You are on page 1of 15

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp.

18-32

RECONHECIMENTO PRECOCE DO QUADRO DE SEPSE EM TERAPIA INTENSIVA: ATUAO DO ENFERMEIRO


Rosane Kraus Schmitz1 | Telma Pelaes2 | Maria Cristina Paganini3

RESUMO
Objetivo: Identificar como os enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital Oncolgico de referncia no Paran reconhecem os sinais e sintomas da sepse. Mtodos: Foi realizada uma pesquisa exploratria, descritiva, com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os oito Enfermeiros que atuam na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital escola considerado referncia em oncologia no Paran. A coleta de dados ocorreu no perodo de Maro de 2010, atravs de um questionrio estruturado. Resultados: Foram elencadas quatro categorias sendo elas: Conceituando sepse: expresses e termos utilizados pelos enfermeiros; Identificando a origem e a causa da sepse; Relacionando as alteraes dos sinais vitais sepse; Reconhecimento precoce da sepse: mecanismos prticos. Consideraes finais: Os Enfermeiros na sua maioria afirmam que conseguem reconhecer a sepse precocemente, mas suas respostas mostram que reconhecem sua forma grave ou quando evolui a um choque sptico. Se faz necessrio uma melhor compreenso ou atualizao sobre o assunto, para reduzir os altos ndices de mortalidade associados com a sepse no tratada. Palavras-chave: Enfermeiros; Sepse; Unidade de Terapia Intensiva; oncologia.

ABSTRACT
Objective: To identify how nurses from the Intensive Care Unit of a cancer hospital in Parana recognize the signs and symptoms of sepsis. Methods: This exploratory, descriptive, qualitative approach involving eight nurses working in intensive care unit of a teaching hospital considered a benchmark in oncology in Parana. Data collection occurred from March 2010 through a structured questionnaire. Results: After analysis identified four categories namely: Conceptualizing sepsis: expressions and terms used by nurses; Identifying the origin and cause of sepsis, correlating the changes in vital signs of sepsis; Early recognition of sepsis: practical mechanisms. Conclusion: The nurses say they mostly fail to recognize sepsis early. The answers, however, show that nurses recognize the severe or when it evolves to septic shock. For this you need to upgrade or improve the understanding on the subject, to reduce the high mortality associated with sepsis not treated Keywords: Nurses; sepsis, Intensive Care Unit, oncology.

Graduanda do Curso de Enfermagem da Faculdade de Cincias Biolgicas e da Sade da Universidade Tuiuti do Paran. Mestre em Distrbios da comunicao. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Cincias Biolgicas e da Sade da Universidade Tuiuti do Paran. 3 Enfermeira do Hospital de Clnicas UFPR Mestre em Assistncia de Enfermagem; Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paran; Doutoranda Programa Interunidades EEUSP.UTP: Rua Sydnei Rangel dos Santos , 238 CEP 82010-100. E-mail : telma.pelaes@utp.br
2

18

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

INTRODUO

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o setor que rene recursos humanos especializados, materiais especficos e infra-estrutura prpria para o tratamento de pacientes em estado crtico, atravs de uma prtica assistencial contnua visando o restabelecimento das funes vitais do corpo (AMANTE, ROSSETTO, SCHNEIDER, 2009). Esta prtica assistencial assegurada pelo enfermeiro, lder da equipe de enfermagem e alcanada atravs da Utilizao da Sistematizao da Assistncia Enfermagem (SAE), que segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, 2002) busca a identificao da sade-doena atravs de um mtodo e uma estratgia de trabalho cientfico que ir embasar as aes da equipe de enfermagem, contribuindo para a promoo, preveno, recuperao e reabilitao da sade. O COFEN na resoluo n. 293/2004 estabelece ainda, que devam ser consideradas 17,9 horas de enfermagem por leito em 24 horas, por paciente em UTI, no que tange ao planejamento do cuidado. Segundo Cavalheiro, Shiramizo, Moura Junior (2009) a sepse uma das causas mais freqentes de admisso em UTI, sendo a dcima causa de bitos nos Estados Unidos e a principal nas Unidades de Terapia Intensiva de todo o mundo. Mediante a gravidade do assunto o enfermeiro deve estar preparado para detect-la precocemente. No Brasil, um estudo publicado em 2004 mostrou que 61,4% dos pacientes internados em UTI desenvolveram sepse, cerca de 35,6% desenvolveram na forma mais grave. No ano de 2005, dados do DATASUS, mostram que ocorreu cerca de 54,365 casos de internamentos para tratamento de sepse no Sistema nico da Sade (SUS),

representando em mdia 0,5% do total das internaes deste sistema. Estima-se uma prevalncia de morte por sepse ainda maior, este fato tem representado um pesado fardo tanto no ponto de vista social quanto econmico para os sistemas de sade de todo o mundo (CARVALHO, TROTTA, 2003). Sepse, do grego sepsis (podrido de matrias ou tecidos orgnicos) definida como Sndrome de Resposta Inflamatria Secundria (SIRS), a partir de um foco infeccioso comprovado ou suspeito, e, caso no seja diagnosticada e tratada a tempo, pode

19

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

comprometer o funcionamento de vrios rgos, evoluindo para o bito (KNOBEL, BEER, 2005). Stenbit e Serio, (2007) em seus estudos afirmam que as manifestaes tardias da sepse levam ao choque refratrio e as disfunes de rgos como, por exemplo, insuficincia renal e leso pulmonar aguda. Os pacientes oncolgicos, em funo do desenvolvimento do prprio cncer, que considerado um fator de risco para a sepse, ou pela utilizao intensa de terapia antineoplsica, podem desenvolver sepse em sua forma mais grave (VOOS, 2009). Segundo Leite (2007) o enfermeiro o membro da equipe de sade que, usualmente, permanece ao lado dos pacientes durante todo o processo de internao, ou seja, sade-doena, o que o torna elemento essencial para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, o enfermeiro deve perceber e reconhecer as alteraes principalmente dos sinais vitais no incio da sepse para um prognstico positivo alm de reconhecer possveis alteraes orgnicas, como dispnia (disfuno pulmonar), oligria, alterao do nvel de conscincia, no geral insuficincia de mltiplos rgos que ocorrem j no estado severo da sepse. O exerccio profissional em UTI vem se caracterizando, pela utilizao de um saber especfico, diante da complexidade existente neste setor. Com isso os profissionais envolvidos necessitam de constante aperfeioamento, atualizao de seu conhecimento e incorporao de novos conceitos. Com tantos avanos tecnolgicos nesta rea, a equipe de enfermagem deve acompanhar esta evoluo e requer assim enfermeiros preparados para lidar com essa clientela e ambiente especializado (FERREIRA, SILVA, 2008). Bernardina et al (2010) afirmam que a atuao do enfermeiro intensivista requer conhecimento cientifico para realizar uma avaliao e compreenso dos sinais e sintomas de forma ininterrupta com a finalidade da preveno, deteco e identificao precoce de complicaes. Frente ao exposto, a presente pesquisa se prope a identificar como os enfermeiros de uma UTI Oncolgica reconhecem a Sepse.

OBJETIVO Identificar como os enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital Oncolgico de referncia no Paran reconhecem os sinais e sintomas da sepse.

20

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

MTODOS

Foi desenvolvido um estudo exploratrio, descritivo, com abordagem qualitativa. O mtodo qualitativo o que se aplica ao estudo da histria, trabalha com o universo de significados, das representaes, das crenas, das percepes e das opinies, das relaes, produtos das interpretaes que os humanos fazem a respeito de como vivem, constroem seus artefatos e a si mesmo, sentem e pensam (MINAYO, 2007). Esse tipo de abordagem mais adequada para explorao e compreenso das vivncias e discursos dos enfermeiros em relao sepse. Os participantes da pesquisa foram oito enfermeiros que trabalham na UTI de um hospital referncia em oncologia no Paran. Esses enfermeiros so distribudos da seguinte forma: dois no turno matutino, dois no perodo do vespertino, quatro nos plantes noturno, par e mpar. Para participar do estudo, a pesquisadora conversou com cada um previamente sobre a pesquisa que iria desenvolver, verificando datas e local apropriado para as coletas de dados sem informar o tema para impedir que procurassem na literatura informaes, alterando os dados e resultado da pesquisa. Foram atendidos os princpios da Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade, explicado o objetivo da pesquisa e o carter voluntrio da mesma, aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE, aps os devidos esclarecimentos sobre a importncia do estudo. A pesquisa foi avaliada pelo Comit de tica (CEP) do hospital onde foi realizada a pesquisa e aprovado sem restries no dia 09/03/2010. A coleta de dados foi feita em dois dias consecutivos no ms de maro, mediante a aplicao de um questionrio estruturado (anexo 1), contendo trs perguntas abertas elaborada pela pesquisadora principal, tendo por objetivo analisar o entendimento dos enfermeiros sobre o conceito de sepse, as alteraes nos sinais vitais que os pacientes com sepse apresentam e se conseguem reconhec-la precocemente. Para garantir o anonimato dos participantes foram utilizadas cores (branco, verde, amarelo, azul, lils, rosa, vermelho, laranja) colocando ao final de cada fala.

21

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

Primeiramente, foi feita a caracterizao da amostra, em seguida foi realizada a anlise dos dados atravs da temtica proposta por Minayo (2007) que desenvolve a anlise seguindo as seguintes etapas:

1 Etapa Ordenao dos dados. Nesta etapa as respostas obtidas foram lidas vrias vezes pela pesquisadora, para separar as falas de cada sujeito participante do estudo. Foi distribudo as cores para identificao e anonimato dos sujeitos.

2 Etapa Classificao dos dados. A partir da leitura e releitura do material foram elaboradas as categorias do estudo. Nesta etapa ocorreu o aprofundamento nas respostas dos enfermeiros que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva onde foi realizado o estudo, para apreender as significaes que os mesmos expressam. Todo o material foi aproveitado para constar na anlise, para chegar ao objetivo do trabalho e, portanto respondem o objetivo da pesquisa.

3 Etapa Anlise final. Aps a elaborao das categorias foi procurado relacionar os dados aos referenciais tericos da pesquisa, procurando elucidar o objetivo da mesma. nessa etapa que se articula as respostas ou idias dos sujeitos com a literatura. As apresentaes dos resultados incluem citaes literais dos entrevistados para ilustrao, em nmero suficiente para determinar e caracterizar aquele segmento de anlise.

RESULTADOS E DISCUSSO

Os resultados sero apresentados a seguir, sendo esses divididos na primeira parte em grficos, configurando a caracterizao dos enfermeiros envolvidos na pesquisa e em seguida, atravs da apresentao das categorias resultantes da analise de discursos, por Minayo (2007). O grfico 1 mostra que o tempo de formao profissional dos entrevistados que prevalece de 4 e 5 anos. Juntos representam 74%, caracterizando os enfermeiros desta

22

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

UTI Oncolgica como jovens em tempo de formao, ou seja, a instituio contrata enfermeiros com pouca experincia profissional. Cunha e Holanda (2005) referem que um hospital escola, como o caso da instituio envolvida na pesquisa, contrata com maior freqncia enfermeiros recm formados que est em busca de seu aprendizado, de aprimorar suas tcnicas e obter maior segurana.

Grfico 1: Tempo de formao profissional dos enfermeiros da UTI Oncolgica, Curitiba, Maro de 2010.

13% 13% 37% 5anos 4anos 3anos 9anos 37%

Existe tambm uma rotatividade de enfermeiros, o grfico abaixo caracteriza este fato, pois a UTI deste hospital escola foi fundada em 1972, estando a 38 anos atendendo pacientes com doena neoplsica que necessitam de cuidados intensivos, o maior tempo de contrato de trabalho entre os enfermeiros no perodo que foi desenvolvido a pesquisa varia de 3 anos 5 anos, 38% dos sujeitos seguido de 37% que trabalham de 1 ano 3 anos, permanncia dos enfermeiros relativamente baixa. Cunha e Holanda (2005) justificam esta rotatividade e baixa permanncia, devido complexidade do trabalho realizado pelos enfermeiros em UTIs, alm do grande nmero de atividades assistncias que estes pacientes necessitam, gerando tenso, sobrecarga de trabalho, ansiedade, cansao, estresse, levando h desligamento ou abandono do trabalho.

23

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

Grfico 2: Tempo de trabalho na instituio com funo de enfermeiro, Curitiba, Maro de 2010

25% 38% 1ms - 1ano 1 ano - 3 anos 3 anos - 5 anos 37%

A partir da anlise de contedo das respostas encontradas nos questionrios aplicados foram destacadas as categorias ou indicadores descritos abaixo: 1. Conceituando sepse: expresses e termos utilizados pelos enfermeiros; 2. Identificando a origem e a causa da sepse; 3. Relacionando as alteraes dos sinais vitais sepse; 4. Reconhecimento precoce da sepse: mecanismos prticos;

1. CONCEITUANDO ENFERMEIROS.

SEPSE:

EXPRESSES

TERMOS

USADOS

PELOS

Apreende-se, pela fala dos enfermeiros que os termos e expresses mais usadas para conceituar a sepse so infeco generalizada e infeco sistmica sendo que esta infeco segundo os mesmos pode evoluir a bito se no for tratada. Ainda referem o longo tempo de hospitalizao destes pacientes sem apresentar uma melhora no quadro. Revelam que pacientes com este diagnstico so comuns em UTIs. Explicam que a sepse apresenta sinais e sintomas caractersticos sendo notadas primeiramente alteraes nos sinais vitais, como exemplo febre. Matos e Victorino (2005) explicam que devido alta taxa de mortalidade relacionada com a sepse, surgiu a necessidade da padronizao de critrios para diagnstico e conceitos, em 1991 foi realizado a conferncia de consenso de Sepse, citada por Diament e Lomar (2005), Knobel e Beer (2005), Oliveira e Viana (2009), a Sepse definida como Sndrome de resposta inflamatria secundria (SIRS) descrita

24

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

abaixo, a partir de um foco infeccioso comprovado ou suspeito, e, caso no seja diagnosticada e tratada a tempo, pode comprometer o funcionamento de vrios rgos, evoluindo a bito. SIRS traduz a reao do organismo presena de infeco, sendo caracterizada pelos no mnimo 2 dos sintomas a seguir: alterao da temperatura ( T >38C ou <36C), Freqncia cardaca maior que 90 batimentos por minuto, Freqncia respiratria maior que 20 movimentos por minuto ou presso parcial de oxignio menor que 32 mmHg, essas so as alteraes dos sinais vitais mas a SIRS apresenta ainda leucocitose (Leuccitos > 12.000/mm) ou 10% de formas jovens (bastes) (MESQUITA, 2009). Almeida (2009) afirma que sepse uma das causas mais significativas de bito dentre os pacientes de alto e mdio risco das Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Esteban et al (2007) comentam que metade dos pacientes com sepse so tratados nas Unidades de Terapia Intensiva. No Brasil em 2005, dados da DATASUS, ocorreu cerca de 54,365 casos de internamentos para tratamento de sepse no Sistema nico da Sade (SUS). Os depoimentos dos enfermeiros deste estudo ilustram o exposto.

Infeco generalizada com foco definido ou indefinido com sinais e sintomas caractersticos (Laranja). Infeco generalizada que acomete vrios rgos, caracterizada por febre, alteraes dos sinais vitais... (Lils). Sepse uma infeco sistmica... muito comum em UTI, causa uma inflamao podendo levar a falncia mltipla de rgos, se a sepse no for tratada rapidamente pode levar morte (Verde).

2. IDENTIFICANDO A ORIGEM E A CAUSA DA SEPSE.

Quanto origem da infeco, ou seja, a causa primria da sepse, trs participantes consideram como sendo de foco pulmonar e ps- operatrio ou procedimento invasivo por outros trs. O fato de ser uma UTI oncolgica, recebendo muitos pacientes neoplsicos com imunidade baixa tambm considerado por um sujeito. Os tipos de infeco que mais evoluem para sepse segundo estudos de Calandra e Cohen (2005) so de 30% a 40% proveniente da corrente sangunea, 40% trato urinrio, outros focos comuns eram infeco de ferida operatria, endocardite e infeces

25

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

abdominais (primria e secundria), no relatam foco pulmonar, mas os sujeitos podem ter citado mediante suas experincias, seu cotidiano na UTI, como demonstrado nos relatos abaixo:

Sepse... causada por bactrias. Pode se originar de uma infeco pulmonar ou de qualquer outro rgo... (Verde). ... pacientes ps-operatrios com imunidade baixa (Lils). ... foco pulmonar abdominal entre outros... (Rosa). ... estado clnico do paciente e/ou procedimentos invasivos... (Amarelo).

3. RELACIONANDO AS ALTERAES DOS SINAIS VITAIS SEPSE.

Em relao aos sinais vitais, as participantes indicam a febre, taquicardia, hipotenso, hipertenso e dispnia, presente no paciente com quadro de sepse conforme apresenta o quadro abaixo.
Quadro 1: Alteraes dos Sinais Vitais na Sepse segundo entrevistados,Curitiba, 2010. Sujeito Branco Azul Laranja Lils Rosa Verde Amarelo Vermelho Febre X X X X X X X X Taquicardia X X X X X X X X X X X X X X Hipotenso X X Hipertenso Dispnia

Pelos resultados demonstrados no quadro acima possvel constatar que a Hipertermia o evento relacionado sepse mais citado, lembrada por todos os sujeitos alm da taquicardia citada sete vezes. Exemplificado nas citaes abaixo.

Febre, taquicardia, dispnia, rebaixamento do nvel de conscincia (Lils). Hipotenso, perfuso perifrica diminuda, hipertermia, pele fria (Vermelho).

26

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

De acordo com o consenso de Sepse realizado em 1991 e atualizado em 2001 pela Conferncia Internacional de Definio da Sepse, citada por Carvalho e Trotta (2003), Diament e Lomar (2005) e atualmente, por Henkin, et al (2009), no quadro de sepse ocorre a alterao de 2 dos 4 sinais da Sindrome da Resposta Inflamatria Sistmica (SIRS) secundria infeco. Ainda segundo estes autores ocorre hipotenso (PAM < 90 mmHg) quando se estabelece a sepse grave ou choque sptico, cinco dos entrevistados relacionam este sinal como sendo da Sepse, ficando claro a dificuldade da distino entre os sinais presentes no quadro da Sepse, Sepse grave e choque sptico. Mesquita (2009) afirma que os enfermeiros devem conhecer e diferenciar estes e outros conceitos para reconhecer as manifestaes clnicas iniciais de um paciente com quadro de sepse. Segundo Carvalho e Trotta (2003), citado tambm Henkin, et al (2009), sepse grave quando ocorre a sepse associada com disfuno de rgos e hipoperfuso tecidual, caracterizada por oligria ou alterao do nvel de conscincia, hipotenso arterial, acidose ltica, quando a hipotenso e a hipoperfuso persiste aps ocorrer ressuscitao volmica adequada fica caracterizado o choque sptico. A hipertenso citada por dois participantes, no foi encontrada associada sepse ou com a identificao precoce da mesma.

4. RECONHECIMENTO PRECOCE DA SEPSE: MECANISMOS PRTICOS.

Os participantes ao serem questionados se conseguiriam reconhecer a sepse precocemente, responderam como demonstra o grfico abaixo:

27

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

Grfico 2: Reconhecimento precoce de um paciente com sepse, Curitiba, Maro de 2010.

25%
Sim No Depende

13%

62%

A partir das respostas dos participantes pode-se verificar que 13% ou seja, um sujeito no reconhece precocemente a sepse, 62% dos sujeitos conseguem sim reconhecla, alguns pelas alteraes nos Sinais Vitais, alterao do nvel de conscincia, conforme relatos abaixo citados;

Paciente apresenta alterao do nvel de conscincia, pulso filiforme associado taquicardia, hipertermia muitas vezes no diminui mesmo com antitrmico (Branco). Observar sinais vitais, febre, taquicardia, dispnia, infeces locais (incises cirrgicas que apresentam dor, calor, rubor, edema) presena de exsudato nas incises cirrgicas. Estar atento as respostas ventilatrias do paciente (Lils). ... Aumento de temperatura, aumento da freqncia cardaca, queda da presso, (Verde). Alteraes de sinais vitais, hiperglicemia, PVC baixa tudo isto em alterao pode ocasionar a sepse, resultado de culturas em geral (Rosa).

Alteraes dos sinais vitais j foram citadas anteriormente na tabela 1, no que diz respeito alterao do nvel de conscincia, Mesquita (2009), afirma que no quadro de sepse grave esperado paciente confuso, letrgico, desorientado e agitado alm de ocorrer uma hipoperfuso cerebral. Sabe-se que deve ser controlada a glicemia dos pacientes com sepse, pois o quadro de hiperglicemia piorra o prognstico destes pacientes, segundo Viana e Oliveira (2009), Nascimento et al (2009), citada tambm por Calandra e Cohen (2005), deve-se manter os nveis glicmicos < 150mg/dL, com monitorizao freqente no mximo a cada duas horas.

28

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

A hiperglicemia e a resistncia insulina ocorrem devido ao chamado estresse orgnico, gerado em situao como sepse, trauma dentre outras situaes comuns em UTI, independentemente da histria pregressa de Diabetes Mellitus (NASCIMENTO, et al, 2009). Quando o diagnstico da sepse no precoce permitindo alguma interveno, pode evoluir para choque, falncia orgnica e bito, mas isso no sempre fcil, pois suas manifestaes podem ser confundidas ou despercebidas (CHAVES, LISBOA, FILHO, 2009). Est dificuldade relatada por um sujeito.

Paciente pode apresentar sinais vitais estveis por mais de 48horas e alterar repentinamente mascarando o incio do quadro... (Amarelo).

O reconhecimento precoce da sepse e seus diferentes aspectos clnicos pelo enfermeiro so de extrema importncia no s para o diagnstico, mas para as definies dos planos teraputicos e estratgias de monitorizao (MESQUITA, 2009). Existe uma Campanha mundial chamada Campanha sobrevivendo sepse, no Brasil ela coordenado pelo Instituto Latino Americano da Sepse, o hospital pode se cadastrar e participar tendo alguns benefcios como segundo os organizadores reduo em 5 anos de 25% dos bitos relacionado com a sepse, reduo de custos, recebem treinamentos sobre novas prticas, dentre outros.

CONSIDERAES FINAIS

A pesquisa de campo apresentou que os enfermeiros afirmam reconhecer a sepse precocemente, no entanto, suas respostas mostram que reconhecem na sua forma grave ou quando evolui para um choque sptico. Este dado confirmado quando citam alteraes dos sinais vitais que esto presente no inicio do quadro, como hipotenso, hiperglicemia, alterao no nvel de conscincia, sendo que estes sinais so tardios. Uma melhor compreenso ou atualizao sobre a esse assunto, poder ajudar efetivamente a reduzir os ndices de mortalidade, hospitalizao e custos associados com a sepse no tratada, que evolui para sepse grave, choque sptico em pacientes crticos. No caso de doena neoplsica o quadro ainda mais grave, devido falta de condies de recuperao do paciente, o que exige maior preparo do enfermeiro.

29

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

REFERNCIAS
ALMEIDA, A.J.L. Sepse: preocupao mundial. Viso e assistncia de enfermagem em Portugal.. In:__. VIANA, R.A.P.P. Sepse para Enfermeiros. 1ed. So Paulo, SP: Ed. Atheneu, 2009. Cap. 18, P. 201- 208. AMANTE, L. A.; ROSSETTO, A. P.; SCHNEIDER, D G. Sistematizao da Assistncia de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva sustentada pela teoria de Wanda Horta. Revista da escola de Enfermagem da USP, So Paulo, Vol. 43. N1. Mar. 2009. BERNARDINA, L.D; SALLUM, A.M.C; CHEREGATTI,A.L. Principais choques e distrbios hemodinmicos em terapia intensiva. In:__. CHEREGATTI, A.L; AMORIM, C.P. Enfermagem, Unidade Terapia Intensiva. 1ed. So Paulo, SP: Ed. Martinari, 2010. Cap. 13, P. 397-422. CALANDRA, T.; COHEN, J. The International Sepsis Forum Consensus. Conference on Definitions ofInfection in the Intensive Care Unit. Crit Care Med, 2005; 33 / 1538-1548. CARVALHO, P.R.A; TROTTA, E.A. Avanos no diagnstico e tratamento da sepse. Jornal de Pediatria, Rio Grande do Sul, Vol. 79. P. 195 203. 2003 CAVALHEIRO, A. M.; SHIRAMIZO, S. C. P. L; MOURA JUNIOR, D. F. Relato de caso: cuidado ao paciente em sepse grave sob a ptica da enfermagem. Revista virtual SOCESP, vol. 19, N2, 2009: Disponvel em: http://www.socesp.org.br/revistasocesp/edicoes/volume19/v19_n02_tx13c.asp. Acesso em 24/05/2010. CHAVES, M.H.M. LISBOA, M.C. FERREIRA FILHO, U.R. A importncia da otimizao precoce. In:__. VIANA, R.A.P.P. Sepse para Enfermeiros. 1ed. So Paulo, SP: Ed. Atheneu, 2009. Cap. 3, P. 23-31. COFEN 272/2002. Disponvel em: http://www.corenam.com.br/institucional/index/p/legislacao/v/resolucao272-2002. Acesso em: 05 Nov. 2009. COFEN Resoluo COFEN n 293/2004 Disponvel em: http://www.saude.mg.gov.br/atos_normativos/legislacao-sanitaria/estabelecimentos-de-saude/exercicioprofissional/res_293.pdf Acesso em 21/02/2010 16:07. CUNHA, I.C.K.O.; HOLANDA, F.L. Tempo de permanncia de enfermeiros em um hospital-escola e valores monetrios despendidos nos processos de admisso, desligamento e provimento de novo profissional. Revista Latino-Americana de Enfermagem, So Paulo, Vol. 13, No 5, Sep/Oct 2005. DIAMENT, D.; LOMAR, A.V. Sepse. In:__. VERONESI, R; FOCACCIA, R. Tratado de Infectologia. 3 ed. So Paulo, SP: Editora Atheneu, 2005. Cap 67. ESTEBAN, et al. Sepsis incidence and outcome: Contrasting the intensive care unit with the hospital ward. Crit Care Med, 2007; 35 / 1284-89. HENKIN, C.S. et al. Sepse: uma viso atual. Scientia Medica, Porto Alegre, V19, N3, p.135-144, 2009. INSTITUTO LATINO AMERICANO DA SEPSE: Disponvel em: http://www.sepsisnet.org/participe.html. Acesso em 25/05/2010, 22::07. KNOBEL, E.; BEER, I. Objetivos Hemodinmico na sepse. Revista Prtica Hospitala. 2005 Disponvel em: http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2038/paginas/materia%2023-38.html .Acesso em 15 Out. 2009. LEITE, R. C. B. O. Assistncia humanizada de Enfermagem ao paciente oncolgico. In:__. MOHALLEM, Andrea Gomes da Costa et al. Enfermagem Oncolgica. Barueri, So Paulo: Manole LTDA, 2007. Pg. 188 a 191. MATOS, G.F.J.; VICTORINO, J.A. Consenso Brasileiro de Sepse. Critrios para o diagnstico de sepse, sepse grave e choque sptico. 2005. Disponvel em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/15323. Acesso em 24 Fev. 2010. MESQUITA, A.M.F. Cuidados Iniciais: O Enfermeiro identificando a sepse. In:__. VIANA, R.A.P.P. Sepse para Enfermeiros. 1ed. So Paulo, SP: Ed. Atheneu, 2009. Cap. 2, P. 11-21. MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 10 ed. So Paulo: Hucitec, 2007.

30

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

NASCIMENTO et al. Controle rigoroso da glicemia com infuso contnua de insulina. In:__. VIANA, R.A.P.P. Sepse para Enfermeiros. 1ed. So Paulo, SP: Ed. Atheneu, 2009. Cap. 5, P. 43-52. STENBIT, A.; SERIO, K. J. Sepse. In_IRWIN, Richard S; RIPPE, James M. Manual de Terapia Intensiva. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007,pag. 757 a 761. VIANA, R.A.P.P; OLIVEIRA, J.B. Definies e condutas baseadas em evidencias. In:__. VIANA, R.A.P.P. Sepse para Enfermeiros. 1ed. So Paulo, SP: Ed. Atheneu, 2009. Cap. 1, P. 1- 10. VOOS, F.L. Atuao do farmacutico clinico na otimizao do tratamento da sepse grave de pacientes oncolgicos em UTI. 2009.66 f. Trabalho de concluso de curso (Especializao em Farmcia Oncolgica) Hospital Erasto Gaertner, Curitiba, 2009.

31

Reconhecimento precoce do quadro de sepse... pp. 18-32

ANEXO 1

INSTRUMENTO DE PESQUISA

QUESTIONRIO PARA ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Tempo que trabalha na Instituio: Tempo de formao profissional:
Vamos abordar um tema importante para a vida e sade das pessoas, vamos falar sobre sepse. Queremos que se sinta a vontade para responder as questes a seguir sem constrangimentos, as respostas so sigilosas e serviro para uma melhor organizao dos servios que atendem os pacientes com sepse.

1-

O que voc entende por sepse?

2-

Que alterao nos sinais vitais pode se verificar em um paciente com sepse?

3-

Voc consegue reconhecer precocemente a sepse? Se sim como?

32

You might also like