You are on page 1of 3

NOTA SOBRE A KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DE CARBAPENEMASE-KPC

A Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase, popularmente conhecida como KPC, uma bactria restrita a ambiente hospitalar, cuja caracterstica a produo de uma betalactamase denominada carbapenemase, que tem a propriedade de inibir a ao dos antibiticos carbapenmicos (imipenem, meropenem e ertapenem), dificultando ou reduzindo as opes teraputicas disponveis. O surto de Klebsiellas multirresistentes est freqentemente relacionado ao uso indiscriminado de antibiticos, tais como as cefalosporinas de terceira gerao, por exemplo, a ceftriaxona, cefotaxima e ceftazidima, associado a transmisso horizontal entre os pacientes, quando a equipe de sade no lava as mos antes e depois de manipular um paciente, e por ltimo, no coloca em prtica as precaues de contato nos pacientes com infeco ou colonizao por bactrias multirresistentes. Essa bactria pode causar infeco hospitalar que costuma acometer pacientes imunodeprimidos, especialmente os que se encontram nas unidades de terapia intensiva. importante enfatizar que os pacientes de UTI tambm apresentam vrias portas de entrada para infeces, tais como sonda vesical de demora, cateter venoso central, tubo orotraqueal, cnula de traqueostomia, e s vezes feridas de decbito, facilitando muito a infeco por bactrias multirresistentes. As formas de transmisso so, basicamente, pelo contato com secrees ou excreo de pacientes infectados ou colonizados pela bactria multirresistente, sendo as mos no lavadas da equipe de sade, e seus instrumentos de trabalho, como o estetoscpio por exemplo, os principais modos de transmitir de um paciente para outro.

O paciente com infeco pela Klebsiella pneumoniae produtora de KPC apresenta sinais e sintomas como febre ou hipotermia, taquicardia, piora do quadro respiratrio, e nos casos mais graves hipotenso, inchao e at falncia de mltiplos rgos. Em relao ao stio de infeco, a bactria produtora de KPC pode causar Pneumonia Associada Ventilao Mecnica, Infeco do Trato Urinrio, Infeco de Corrente Sangunea, Infeco de partes moles e outros tipos de infeco. As opes teraputicas para o tratamento da Klebsiella pneumoniae produtora de KPC so poucas. Pode ser usada a Polimixina B, Tigeciclina e at os aminoglicosdeos, porm, confirmado pelo resultado da cultura e antibiograma, lembrando que a Tigeciclina no tem boa concentrao urinria. Obs: necessrio que o Laboratrio da Instituio seja rpido nos resultados das culturas e que tenha excelente interao com a equipe de sade e CCIH (Comisso de Controle de Infeco Hospitalar) dos hospitais.

As medidas preventivas recomendadas para combater as KPC so:

Lavagem das mos antes e depois de manipular um paciente (SEMPRE). Precaues de contato nos pacientes com infeco ou colonizados por bactria multirresistente.

Precaues de contato nos pacientes com forte suspeita clnica de infeco por bactria multirresistente. Identificao precoce do paciente com infeco, mediante a realizao de culturas de vigilncia, incluindo a cultura do swab anal. Educao permanente da equipe de sade a respeito da lavagem das mos, precaues de contato e o perigo das bactrias multirresistentes.

Implementar a adeso dos profissionais de sade higienizao das mos; Reforar os cuidados com limpeza e desinfeco de superfcies, mobilirios e artigos que entram em contato com o paciente; Restringir visitas (caso ocorram, os visitantes devem ser orientados utilizao das precaues de contato para evitar a disseminao do microrganismo). Enfatizar o uso racional de antimicrobiano pelos mdicos.

Elaborao: Enf Ms. Rosangela de Oliveira Servio Estadual de Controle de Infeco/COVSAN/SVS/SES-MT

Colaborao: Francisco Kennedy Scofoni Faleiros de Azevedo Mdico Infectologista/ Membro da CECIH/SES-MT

You might also like