You are on page 1of 22

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS TRABALHO E ENERGIA NDICE


TRABALHO E CONCEITOS1 POTNCIA6 TEOREMA DA ENERGIA CINTICA8 CONSERVAO DA ENERGIA MECNICA9 SISTEMAS NO CONSERVATIVOS 17 TRANSFORMAES ENERGTICAS 22

Trabalho e Conceitos
1. Uma fora F na direo do deslocamento varia ao longo da trajetria, conforme o grfico
ForaXDeslocamento abaixo.

F (N)

6 4

8 d (m)

-6

www.fisicanovestibular.com.br

2 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna a) Diga em quais intervalos, ao longo do deslocamento, o Trabalho foi motor, nulo ou resistente. Justifique. b) Calcule o Trabalho total da fora F ao final do deslocamento de 8 m. CORREO a) O Trabalho Motor quando a Fora positiva, e ajuda, acelera o corpo. O Trabalho Resistente quando a Fora negativa, e atrapalha (atrito, por exemplo), freia o corpo. Logo, o Trabalho Motor de 0 at 6m e Resistente de 6 at 8 m. b) O Trabalho dado pela rea do grfico ForaXDeslocamento. Observando o grfico, temos um Trapzio na parte positiva da Fora e um Tringulo na ( B + b).h b.h parte negativa. Trabalho = ATrap - ATri = 2 2 (6 + 4).8 2.6 T= = 34 J 2 2

2. Uma fora F, no sentido do deslocamento, atua sobre um corpo conforme o grfico


ForaXDeslocamento abaixo.

F (N) 8

d (m)

De acordo com o grfico, correto afirmar que o Trabalho realizado pela fora F sobre o corpo vale, em Joules: a) 80. b) 48. c) 40. d) 32.

CORREO
O Trabalho dado pela rea sob o grfico, no caso, um trapzio, mas tambm pode ser dividido ( B + b).h em um retngulo e um tringulo. Calculando a rea do trapzio: A = 2 www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna (6 + 4).8 A=T = = 40 J 2 GABARITO: C.

3. Uma fora F igual a 15 N atua sobre um bloco m de 6 Kg formando um ngulo igual a 60 o


com a horizontal, conforme o esquema abaixo.

F
m

c) Calcule o Trabalho realizado pela fora ao longo de um deslocamento de 8 m. d) Qual o Trabalho das foras Peso e Normal? Justifique. CORREO a) Aplicao direta de frmula: T = F.d.cos 1 T = 15.8. = 60 J 2 b) Peso e Normal so perpendiculares ao deslocamento. Foras perpendiculares ao deslocamento no realizam trabalho! TP = TN = 0! = 90 e cos 90 = 0!

N
m

4. Um corpo sofre a ao de uma fora F ao longo de seu deslocamento d . A figura ilustra


a situao.

O ngulo formado entre a fora e o deslocamento . Considerando estas informaes correto afirmar que o Trabalho realizado pela fora: www.fisicanovestibular.com.br

a) motor e pode ser calculado por = F.d.cos . c) motor e pode ser calculado por = F.d . d) resistente e pode ser calculado por = F.d .

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

b) resistente e pode ser calculado por = F.d.cos .

CORREO
Somente a componente da fora na direo do deslocamento realiza Trabalho! Veja:

Esta componente est encostada (adjascente!) ao ngulo e se relaciona ao cosseno. Assim, pelo sentido da figura, a fora acelera o corpo, transfere energia (cintica) a ele e pode ser calculado por = F.d.cos . O trabalho neste caso Motor.

OPO: A.
5. Para subir do trreo para o primeiro andar, uma pessoa pode escolher 3 alternativas: ir
a) b) c) d) pela escada, mais ngreme; ir de elevador e ir pela rampa, menos inclinada. Sobre o Trabalho realizado pelo Peso da pessoa podemos afirmar corretamente que: maior pela escada. o mesmo por qualquer caminho. maior pelo elevador. maior pela rampa.

CORREO
O PESO uma fora CONSERVATIVA. Neste caso, o TRABALHO NO DEPENDE DA TRAJETRIA, o mesmo pelos 3 caminhos.

OPO: B.

6. O trabalho da fora elstica dado por:


onde

=
E

kx 2

FE e x a deformao (espremida ou esticada) da mola (m).

o Trabalho da Fora Elstica (J), k a constante elstica (dureza) da mola (

N ) m

Se dobrarmos a deformao x da mola, o mdulo do Trabalho realizado pela Fora Elstica: a) no se altera. b) dobra. c) quadruplica. d) reduz-se metade. www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

CORREO
Da equao fornecida, o Trabalho neste caso proporcional ao quadrado da deformao. Assim, se a deformao dobra, o trabalho aumenta 2 2 = 4, ou seja, quadruplica.

OPO: C.
7. a) CALCULE o TRABALHO de uma fora resultante na direo do deslocamento que varia

conforme o grfico Fora versus deslocamento abaixo. b) CLASSIFIQUE o Trabalho realizado pela fora. FR(N)

12

d (m)

CORREO
Comeando pela letra b) Trabalho Motor, pois a Fora (e o Trabalho) positiva, acelera o corpo, ajuda o deslocamento. a) O Trabalho dado pela rea do grfico FR x d. No caso, a figura um trapzio. Ento:

= rea =

( B + b).h (12 + 8).5 = = 50 J 2 2

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Potncia
8. (UFMG 2006)
Marcos e Valrio puxam, cada um, uma mala de mesma massa at uma altura h, com velocidade constante, como representado nestas figuras:

Marcos puxa sua mala verticalmente, enquanto Valrio arrasta a sua sobre uma rampa. Ambos gastam o mesmo tempo nessa operao. Despreze as massas das cordas e qualquer tipo de atrito. Sejam PM e PV as potncias e TM e TV os trabalhos realizados por, respectivamente, Marcos e Valrio. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que A) TM = TV e PM = PV . B) TM > TV e PM > PV . C) TM = TV e PM > PV . D) TM > TV e PM = PV .

CORREO: o tradicional conceito de Energia Potencial Gravitacional, ou Trabalho da Fora Peso, por sinal uma fora conservativa, cujo trabalho no depende da trajetria, mas apenas da altura. E g = mgh ! Como as alturas so iguais, os trabalhos so iguais! Observe que se desprezou os atritos.
E . E eles gastam o mesmo tempo, o t que parece passar desapercebido para alguns alunos! Logo, as Potncias tambm so iguais!

J a Potncia a taxa de Trabalho (ou Energia) por tempo: P =

OPO: A. 9. Uma pessoa sobe do trreo ao primeiro andar. Ela pode ir pela escada ou por uma rampa.
a) O TRABALHO realizado pela fora Peso maior em qual caso? Explique, em no mximo 4 linhas. Procure ser claro, objetivo e correto. E, no encha lingia!

b) A POTNCIA desenvolvida pela pessoa maior em qual caso? EXPLIQUE.

CORREO
a) O TRABALHO do Peso dado por = mgh. Como a altura a mesma, pela escada ou rampa, o trabalho o mesmo. b) A POTNCIA a taxa de energia com o tempo. As escadas so mais inclinadas, mas so menores. Gasta-se energia por menos tempo nelas, e a potncia ento maior. www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

(UFMG/03) Para chegar ao segundo andar de sua escola, Andr pode subir por uma escada ou por uma rampa. Se subir pela escada, com velocidade constante, ele demora 10 s; no entanto, se for pela rampa, com a mesma velocidade, ele leva 15 s. Sejam WE o trabalho realizado e PE a potncia mdia desenvolvida por Andr para ir ao segundo andar pela escada. Indo pela rampa, esses valores so, respectivamente, W R e P R . Despreze as perdas de energia por atrito. Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que A) WE W R e PE < P R . B) WE W R e PE > P R . C) WE = W R e PE < P R . D) WE = W R e PE > P R . CORREO Questo inteligente, envolvendo os conceitos de Trabalho da Fora Peso (Energia Potencial Gravitacional) e Potncia. Primeiramente, quanto ao Trabalho do Peso, este dado por m.g.h . Como a altura, pela escada ou pela rampa, a mesma, ento, os trabalhos so iguais! Com relao Potncia,

10.

P=

Trabalho(energia) . tempo

A potncia inversamente proporcional ao tempo. Para o mesmo

trabalho, quanto menor o tempo, maior a potncia. Assim, pela escada, com tempo menor, a potncia maior! OPO: D.

(UFVJM/2007) Duas alunas, Maria (m) e Fernanda (f), de mesma massa, chegam juntas ao porto da escola. Para ir ao 2 andar, onde ficam as salas de aulas, Maria usa a escada. Fernanda vai pelo elevador e chega primeiro. Considerando W o trabalho e P a potncia do peso de cada uma delas no deslocamento descrito, a relao CORRETA entre esses fenmenos fsicos a expressa na alternativa A) Wm > W f e Pm = Pf B) Wm = W f e Pm = Pf C) Wm = W f e Pm < Pf D) Wm > W f e Pm > Pf

11.

CORREO

Conceitos de Trabalho e Potncia. Primeiro, o trabalho. O Peso uma fora conservativa: seu trabalho no depende da trajetria. S depende de onde comea (trreo) e onde termina (2 andar), igual para as duas. Assim, o trabalho do peso das duas foi o mesmo! No o trabalho das duas! Veja que quem foi de elevador gastou obviamente menos energia, mas tambm no foi esta a pergunta. J quanto a Potncia, ela inversamente proporcional ao tempo: Quem gastou menos tempo, a Fernanda, tem a maior Potncia.

P=

Energia = tempo

OPO: C.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Teorema da Energia Cintica


12.
a) b) c) d) Um corpo de massa 2 kg parte do repouso e atinge velocidade de 10 m/s. Calcule o trabalho realizado pela resultante das foras.

5J. 10J. 20J. 100J.

CORREO
Aplicao direta do Teorema da Energia Cintica:

= EC =

EC

Ci
2

mv 2

m v0 2

m(v v 0 ) = 2
2

Partindo do repouso, v0 = 0. Ento:

m(v v 0 ) 2(102 02) = = 100 J . FR = 2 2


2

OPO: D.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Conservao da Energia Mecnica


13. (UNI-BH, 2005) Considere a oscilao de um pndulo simples e suponha desprezvel a resistncia do ar. Ao ser abandonado na posio A, ele passa pelo ponto mais baixo de sua trajetria na posio B, onde a energia potencial considerada igual a zero, conforme se v na figura:

Todas as alternativas abaixo so corretas, EXCETO: a) A energia potencial em A maior do que em B. b) A energia cintica em A maior do que em B. c) A energia cintica em B igual potencial em A. d) Existe uma posio intermediria, onde as energias cintica e potencial so iguais. a) b) c) d) CORREO Sim, pois a energia potencial a da altura e A est mais alto que B. No, pois em A o pndulo abandonado, est parado! A energia cintica a do movimento! Em B, o pndulo passa com certa velocidade, tendo portando maior energia cintica que em A. Como no houve atritos, a Energia Mecnica se conserva e, claro, o que havia em A de energia da altura (Potencial Gravitacional) transformada em energia da velocidade (Cintica) no ponto B. Tambm correto: na metade da altura entre A e B, as energias iro se dividir meio a meio. GABARITO: B

14.

(UERJ - modificada) Numa partida de futebol, o goleiro bate o tiro de meta e a bola, de massa 0,5kg, sai do solo com velocidade de mdulo igual a 10m/s, conforme mostra a figura.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

10

No ponto P, a 2 metros do solo, um jogador da defesa adversria cabeceia a bola. Considerando g=10m/s2 e desprezando-se o atrito, a velocidade da bola no ponto P vale, em m/s, aproximadamente: a) b) c) d) 0 3,9 5 7,7

CORREO
A ENERGIA MECNICA se conserva quando o atrito desprezvel. Assim: EM f = EM i

E +E
C

mvf 2

+ mgh =

m vi 2

2 f

+ gh = v

2 i

2 f

10 + 10 x 2 =
2

v f = 60 v f 7,7
2

m s

GABARITO: D (UFMG) Trs meninos, Joo, Carlos e Pedro, encontram-se no topo de trs escorregadores de mesma altura, mas de inclinaes diferentes conforme indica a figura. Os meninos, inicialmente em repouso, descem pelos escorregadores. Despreze qualquer fora de atrito. Considere Pedro imediatamente antes de chegar ao solo. Com relao aos mdulos dessas velocidades, a afirmativa correta : a) vC < vJ < vP b) vC = vJ = vP c) vC > vJ > vP d) No possvel especificar uma relao entre os mdulos das velocidades sem saber o valor das massas dos meninos.

15.

v ,v
C

e J

as respectivas velocidades de Carlos, Joo e

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

11

CORREO
Sem atritos, a Energia Mecnica se conserva. Assim:
2 a mesma para todos...

mgh =

mvf

v gh =

2 f

A velocidade final s depende da altura e da gravidade, que

GABARITO: B.

16.

(UFMG 2005)

Daniel e Andr, seu irmo, esto parados em um tobog, nas posies mostradas nesta figura:

Daniel tem o dobro do peso de Andr e a altura em que ele est, em relao ao solo, corresponde metade da altura em que est seu irmo. Em um certo instante, os dois comeam a escorregar pelo tobog. Despreze as foras de atrito. CORRETO afirmar que, nessa situao, ao atingirem o nvel do solo, Andr e Daniel tero A) energias cinticas diferentes e mdulos de velocidade diferentes. B) energias cinticas iguais e mdulos de velocidade iguais. C) energias cinticas diferentes e mdulos de velocidade iguais. D) energias cinticas iguais e mdulos de velocidade diferentes. CORREO Daniel tem o dobro do peso, e da massa, mas metade da altura de Andr. h Assim: E G = mgh , E G = 2mg = mgh ! Daniel tem a mesma Energia Potencial 2 Gravitacional que Andr! Como o atrito desprezvel, eles chegaram l embaixo com a mesma Energia Cintica (conservao!). 2 mv Porm, como E C = e eles no tm a mesma massa, tambm no podem ter a 2 mesma velocidade! Alis, qual deles tem a maior? GABARITO: D

www.fisicanovestibular.com.br

17.

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna (UFSJ 2 2006) Observe a figura abaixo.

12

Como se v, ela representa uma rampa em forma de parbola, pela qual uma bola pode rolar sem escorregar. A bola tem massa m e est localizada no ponto B, a uma altura h da base da rampa (ponto A). Com relao energia potencial e cintica da bola CORRETO afirmar que A) nos pontos B e A, a bola tem, respectivamente, mxima energia cintica E igual a m v2 e energia potencial nula. B) nos pontos B e A, a bola tem, respectivamente, mxima energia potencial U igual a mgh, e mxima energia cintica E igual a m v2 . C) no ponto A, a energia cintica E mxima e a bola tem velocidade v igual a 2E/m. D) a energia potencial da bola quando ela atinge o ponto B' igual energia potencial da bola em B menos a energia cintica consumida no trajeto de B at A.

CORREO
Questo tpica de Energia Mecnica. V-se que em B temos a maior altura e, ao descer, a bola deve passar por A com a maior velocidade. Energia Potencial Gravitacional est relacionada altura, e Energia Cintica Velocidade. Pronto, letra B. Alis, as frmulas mostradas na questo esto corretas. Fcil... Mas tem gente que vai querer complicar!

OPO: B. 18.
(UFMG/2007) Antnio precisa elevar um bloco at uma altura h. Para isso, ele dispe de uma roldana e de uma corda e imagina duas maneiras para realizar a tarefa, como mostrado nestas figuras:

www.fisicanovestibular.com.br

13 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Despreze a massa da corda e a da roldana e considere que o bloco se move com velocidade constante. Sejam FI o mdulo da fora necessria para elevar o bloco e TI o trabalho realizado por essa fora na situao mostrada na Figura I. Na situao mostrada na Figura II, essas grandezas so, respectivamente, FII e TII . Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que
A) B) C) D) 2FI = FII FI = 2FII 2FI = FII FI = 2FII e e e e TI = TI = 2TI = TI = TII . TII . TII . 2TII .

CORREO
Questo envolvendo roldanas (polias), fora e trabalho tambm caiu no vestibular de 1999. Roldanas so um tema comum tratado dentro das Leis de Newton, mas creio que esta questo vai pegar muita gente. Comeando pelo Trabalho , ou neste caso Energia Potencial Gravitacional EPG, para erguer um mesmo bloco de massa m at a mesma altura h temos:

=E

PG

= m.g.h

. Ora, at a mesma

altura teremos o mesmo trabalho! Pergunta comum: o trabalho da fora Peso, conservativa, no depende da trajetria. Quanto Fora necessria para erguer o bloco, a varia. Como o bloco vai subir em linha reta com a velocidade constante: 1a Lei de Newton, MRU FR = 0. As traes nas cordas devem equilibrar o peso do bloco. Veja na figura:

FI = T = P

T
P

T
P

FII = T , 2T = P T =

P 2

No primeiro caso, a roldana utilizada apenas por praticidade, para puxar de baixo. A mesma nica corda que segura o peso d uma volta em cima e puxada. No segundo caso, usa-se a roldana para dividir o peso. A trao da corda esticada puxa dos dois lados da roldana para cima e o peso se divide, metade em cada lado. Claro, para a corda sozinha embaixo, ela segura o peso inteiro, mas a fora feita sobre ela, na parte de cima da roldana...

OPO: B.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 19. (UFMG/2007) QUESTO 02 (Constituda de dois itens.) Um bungee-jump instalado no alto de um edifcio, como mostrado na Figura I:

14

Esse aparelho constitudo de uma corda elstica que tem uma das extremidades presa a uma haste, acima de uma plataforma de salto. A extremidade livre dessa corda alcana o mesmo nvel que a plataforma, a 50 m do solo, como mostrado na Figura I. Guilherme decide pular desse bungee-jump. Inicialmente, ele amarrado extremidade da corda, que se distende, lentamente, at que ele fique em equilbrio, pendurado a 20 m da plataforma, como mostrado na Figura II. A massa de Guilherme 60 kg. Em seguida, Guilherme retorna plataforma, de onde se deixa cair, verticalmente, preso corda elstica. Considerando essas informaes, 1. CALCULE a constante elstica da corda.

CORREO
Questo novamente envolvendo Leis de Newton, particularmente a 1a: Equilbrio FRes = 0 . Veja: o Peso anula a Fora Elstica. Temos:

mg P = FE mg = kx k = x
3

FE

k=

60 .10 20

N = 30 m

P

2. CALCULE a menor distncia que Guilherme vai atingir em relao ao solo.

CORREO
www.fisicanovestibular.com.br

15 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Neste caso, vamos aplicar a Conservao da Energia Mecnica. Assim, vamos desprezar os atritos. medida que Guilherme cai, a corda estica mais aumentando a fora elstica e retardando seu movimento, at parar. Esta a altura mnima do solo (e os praticantes devem conhec-la, sob pena de graves acidentes!). Neste ponto, toda a energia potencial gravitacional da queda foi transformada em potencial elstica. Ou, o nvel de referncia para a altura este, a altura mnima. Veja o esqueminha. Outra coisa importante que comea a cair ao mesmo tempo em que comea a esticar a corda, logo h = x.

EPG = EPE

kx 2 mg h = 2
2

h=x

2mg 2. 60 .10 = 40 m x=h= = k 30 hmn = 50 40 = 10 m

50 m

hmn

20.

(UFMG/96) Quando uma bola cai de uma certa altura, sua energia potencial Ep vai se transformando em energia cintica Ec. Considere Ep=0 no nvel do solo, onde a altura nula. Despreze a resistncia do ar. O grfico que melhor representa as energias potencial Ep (linha continua) e cintica Ec (linha tracejada) em funo da altura da bola

CORREO Sem atritos, a energia MECNICA se conserva. Ora, ento, tudo o que se perde de energia CINTICA se transforma em POTENCIAL gravitacional. Podemos fazer um esquema assim:
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

16

EM = EC + EG

20 = 20 + 0 20 = 19 + 1 20 = 18 + 2

Neste esquema, vemos que o que se perde de uma ganha-se da outra energia, de forma linear. Assim, altura maior maior EG e menor EC enquanto altura menor maior EC e menor EG. Alguns alunos confundem porque sabem a frmula da energia cintica, EC =
m.v 2 , e 2

acham que como varia com o quadrado da velocidade, o grfico deve dar uma curva, parbola, certamente, porm o grfico plotado em funo da altura, e EG = mgh , funo linear. OPO: A. 21.
a) 10 m b) 15 m c) 20 m d) 1 m (FUVEST/87) Uma pedra com massa m = 0,10 kg lanada verticalmente para cima com energia cintica Ec = 20 joules. Qual a altura mxima atingida pela pedra?

CORREO A altura mxima se d sem atritos, quando a Energia Mecnica se conserva. Ento, na subida, o corpo perde energia cintica e ganha potencial gravitacional. Tradicionalssima! Calculando:

EG = EC mgh = EC hmx = hmx = 20 = 20 J 1 10 10


OPO: C.

EC mg

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

17

Sistemas no conservativos
22.
UFMG

Na figura, est representado o perfil de uma montanha coberta de neve.

Um tren, solto no ponto K com velocidade nula, passa pelos pontos L e M e chega, com velocidade nula, ao ponto N. A altura da montanha no ponto M menor que a altura em K. Os pontos L e N esto a uma mesma altura. Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que A) a energia cintica em L igual energia potencial gravitacional em K. B) a energia mecnica em K igual energia mecnica em M. C) a energia mecnica em M menor que a energia mecnica em L. D) a energia potencial gravitacional em L maior que a energia potencial gravitacional em N. CORREO Pelo enunciado, como o tren PRA EM N, conclui-se que houve perdas de energia mecnica devido ao atrito. Lembre-se que EM = EC + EP .Assim, quanto mais para direita o ponto estiver, menos energia mecnica o tren tem, j que o atrito a vai dissipando. Apenas comentando a letra D, pontos na mesma altura SEMPRE tm a mesma energia potencial gravitacional! GABARITO: C

23.

(UFMG/08) Observe o perfil de uma montanha russa representado nesta figura:

Um carrinho solto do ponto M, passa pelos pontos N e P e s consegue chegar at o ponto Q. Suponha que a superfcie dos trilhos apresenta as mesmas caractersticas em toda a sua extenso. Sejam ECN e ECP as energias cinticas do carrinho, respectivamente, nos pontos N e P e ETP e ETQ as energias mecnicas totais do carrinho, tambm respectivamente, nos pontos P e Q.

www.fisicanovestibular.com.br

Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que A) ECN = ECP e ETP = ETQ. B) ECN = ECP e ETP > ETQ. C) ECN > ECP e ETP = ETQ. D) ECN > ECP e ETP > ETQ.

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

18

CORREO
Questo sobre Energia Mecnica, e tradicional. praticamente idntica interpretao das questes da UFMG de 97 e 2001. Mesmo assunto, Energia, mesmo estilo, montanha russa com atrito! por isto que bom para o aluno tratar de estudar! Conclumos que h atrito, pois solto o bloco no consegue chegar da mesma altura do outro lado. Este atrito vai dissipando Energia Cintica, que faz parte da Mecnica, ao longo da trajetria (gera calor, som, mas nem vem ao caso). Logo, quanto mais para frente (para a direita) menos energia Mecnica. Assim, N e P, apesar de estarem na mesma altura, no tm a mesma energia Cintica. At chegar em P, o atrito converte energia Mecnica em calor, por exemplo. A energia Cintica em N, antes, maior. E P, que est antes, tem mais energia Mecnica, pois at Q o mesmo atrito rouba mais energia Mecnica. Em situaes com atrito, a Energia Mecnica no se conserva.

OPO: D.

24.

(UFMG/2009) Uma bola lanada horizontalmente, de certa altura, e cai sobre uma superfcie rgida, plana e horizontal. Uma parte da trajetria dessa bola est mostrada nesta fotografia estroboscpica, que consiste na superposio de diversas imagens registradas em instantes consecutivos:

Nessa figura, tanto na escala horizontal quanto na vertical, cada diviso mede 10 cm. A massa da bola de 0,20 kg e, na foto, o intervalo de tempo entre uma exposio e outra de 0,020 s. Considerando essas informaes, 1. DETERMINE o mdulo da velocidade da bola no instante em que ela lanada horizontalmente. JUSTIFIQUE sua resposta. www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 2. CALCULE a energia dissipada na segunda coliso da bola com a superfcie. JUSTIFIQUE sua resposta.

19

CORREO
Questo interessante, que envolve CINEMTICA VETORIAL e CONSERVAO DA ENERGIA. O item 1 trata da Composio de Movimentos. Veja na figura. Podemos separar o movimento da bola em duas direes: na horizontal, que nos interessa para clculo da velocidade de lanamento solicitada, e desprezando-se os atritos, o que deve ser justificado na questo, a gravidade no atua e teremos um Movimento Retilneo Uniforme. Na vertical, com atuao da acelerao da gravidade, o movimento Uniformemente Variado. Embora no iremos utilizar as equaes deste na resoluo desta questo. Discutidos os conceitos e analisada a figura, partimos para a soluo.

g

vlanamento

h 18 cm

d
Veja que, separando a distncia d e contando, uma por uma, as posies ocupadas pela bolinha, encontramos 9 posies. Sabemos, do enunciado, que a escala horizontal de 10 cm e que o intervalo entre as fotos foi de 0,020 s. 9x0,02=0,18 s . Como o movimento uniforme, temos:

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

20

d 10 cm cm m v= = = 55,555 = 55 = 0,55 t 0,18 s s s

Quanto ao segundo item, envolve a Conservao da Energia Mecnica. Se no houvesse atritos, som, algum calor gerado no impacto, deformao permanente na bola e no local do impacto, a Energia Mecnica se conservaria e a bola voltaria mesma altura! Mas, pela figura e observando a escala, vemos uma diferena de altura h 18 cm. Tambm seria aceitvel 19 cm, talvez 17 cm, afinal a medida no visual, mas tem escala. Supondo que, durante o vo da bola, o atrito com o ar seja desprezvel, toda a energia dissipada que implicou nos 18 cm de diferena na altura foi devida ao choque. Podemos calcular a energia dissipada, ento, pelo conceito de Energia Potencial Gravitacional, que faz parte da Mecnica, e com a diferena de altura.

Edissipada = Egravitacional perdida = mg h = 0, 2.10.0,18 = 0,36 J

Questo interessante. E lembrando que fotografias como esta so comuns nos bons livros de Fsica. De forma que o aluno no s j as viu, como tambm deve ter feito outras semelhantes. Haver erros de avaliao na escala e erros de justificativas nos dois itens, com certeza. J que no se aceita, no padro de correo, que contas sejam feitas sem discorrer corretamente sobre a teoria envolvida.

25.

(ENEM/1998) (DL-C3-H8) A eficincia de uma usina, do tipo da representada na figura, da ordem de 0,9, ou seja, 90% da energia da gua no incio do processo se transforma em energia eltrica. A usina Ji-Paran, do Estado de Rondnia, tem potncia instalada de 512 Milhes de Watt, e a barragem tem altura de aproximadamente 120m. A vazo do rio Ji-Paran, em litros de gua por segundo, deve ser da ordem de:

(A) 50 (B) 500 (C) 5.000 (D) 50.000 (E) 500.000

CORREO
Agora a pergunta j mais complexa, e envolve conhecimento qualitativo e tambm quantitativo: frmula e conta! Traduzindo a estria e o tratando dos fenmenos: a gua cai, sua Energia Potencial Gravitacional se converte em Cintica, e 90% desta energia Cintica convertida em Eltrica!

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Duas frmulas: gravidade (

21

= mgh ,

onde E

energia gravitacional(J), m massa (kg), g a

Substituindo:

) e h altura(m). 2

P=

E t

, P Potncia(W), E a energia(J) e t o tempo(s).

512.10 .1 90%.E 0,9.mgh P.t 5 P= = m= = = 4,74.10 Kg t t 0,9.g .h 0,9.10.120


Note que transformamos os milhes em 10 6, levamos em conta os 90% e usamos o tempo de 1s, porque se pede a vazo em litros por segundo! Uma ltima lembrana de que a densidade da gua igual a 1 g/ cm 3. 1 litro de gua pura tem massa de 1 kg! O que nos leva a algo da ordem de 500.000 litros por segundo!

OPO: E.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

22

Transformaes Energticas
26.
(ENEM/1998) (CF-C3-H8) Na figura abaixo est esquematizado um tipo de usina utilizada na gerao de eletricidade.
gua

Gerador

Turbina

Torre de transmisso

Analisando o esquema, possvel identificar que se trata de uma usina:


(A) (B) (C) (D) (E)

hidreltrica, porque a gua corrente baixa a temperatura da turbina. hidreltrica, porque a usina faz uso da energia cintica da gua. termoeltrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento. elica, porque a turbina movida pelo movimento da gua. nuclear, porque a energia obtida do ncleo das molculas de gua.

CORREO
Tambm simples a questo, embora j necessite de um conhecimento acadmico: o nome dado pela Fsica a um tipo de Energia. Mas uma parte de conhecimento geral: gua caindo de uma altura h, movendo a turbina, trata-se de uma usina HIDRELTRICA, alis, a mais utilizada no Brasil. A energia do movimento da gua, que convertida em energia eltrica, chamada CINTICA.

OPO: B.
(ENEM/1998) (SP-C3-H8) No processo de obteno de eletricidade, ocorrem vrias transformaes de energia. Considere duas delas: I. cintica em eltrica II. potencial gravitacional em cintica Analisando o esquema na figura da questo anterior, possvel identificar que elas se encontram, respectivamente, entre:
(A) (B) (C) (D) (E)

27.

I- a gua no nvel h e a turbina, I- a gua no nvel h e a turbina, I- a turbina e o gerador, I- a turbina e o gerador, I- o gerador e a torre de distribuio,

II- o gerador e a torre de distribuio. II- a turbina e o gerador. II- a turbina e o gerador. II- a gua no nvel h e a turbina. II- a gua no nvel h e a turbina.

CORREO
Consideremos apenas as converses de energia: transformao de Energia Cintica, do movimento da gua, em Eltrica, ocorre entre a turbina, na qual a gua passa em movimento, e a eletricidade sai, na outra ponta; j Potencial Gravitacional em Cintica ocorre na queda dgua, entre a gua no nvel h e a turbina.

OPO: D.
www.fisicanovestibular.com.br

You might also like