You are on page 1of 9

RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 5 n.

3 Jul/Set 2000, 21-29

AVALIAO DA EFICINCIA DOS PAVIMENTOS PERMEVEIS NA REDUO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL Paulo Roberto de Arajo, Carlos E. M. Tucci e Joel A. Goldenfum
Instituto de Pesquisas Hidrulicas da UFRGS - Porto Alegre RS Caixa Postal 15029 CEP 91501-970 Porto Alegre, RS

RESUMO
A utilizao dos pavimentos permeveis em reas urbanas visa: reduzir a vazo drenada superficialmente, melhorar a qualidade da gua e contribuir para o aumento da recarga de gua subterrnea. Neste estudo foi avaliada a eficincia dos pavimentos permeveis na reduo do escoamento superficial, atravs de simulaes experimentais, comparando o escoamento gerado em diversos tipos de pavimento e no solo compactado. Foram efetuados experimentos utilizando simulador de 2 chuva em mdulos de 1 m , para quatro diferentes tipos de coberturas urbanas: a) terreno existente; b) superfcies semi-permeveis; c) superfcies impermeveis e; d) superfcies permeveis. A anlise comparativa entre os pavimentos permeveis e os outros tipos de pavimentos permitiu avaliar a reduo no escoamento superficial gerado e fornecer elementos para escolha desta soluo em diferentes projetos de reas urbanas, tais como estacionamentos e passeios de reas pblicas e privadas.

INTRODUO
A ocupao urbana atravs de reas impermeveis como telhados, passeios, ruas, estacionamentos e outros, altera as caractersticas de volume e qualidade do ciclo hidrolgico, trazendo como resultado o aumento das enchentes urbanas e a degradao da qualidade das guas pluviais. A drenagem urbana tem sido desenvolvida com o princpio de drenar a gua das precipitaes o mais rpido possvel para jusante, produzindo aumento da freqncia e magnitude das enchentes. Este aumento traz consigo o acrscimo da produo de lixo e a deteriorizao da qualidade da gua. As aes pblicas para as solues desses problemas no Brasil esto voltadas, na maioria das vezes, somente para as medidas estruturais. As solues geralmente encontradas por parte do poder pblico tm sido as redes de drenagem, que

simplesmente transferem a inundao de um ponto para outro a jusante na bacia sem que se avaliem os reais benefcios da obra. Estas aes de viso local atuam sobre o efeito e no sobre as causas do aumento da vazo, que so: o aumento das superfcies impermeveis; aumento da densidade de drenagem (microdrenagem); reduo da rugosidade; mudanas de geometria de cursos dgua naturais. A tendncia moderna na rea de drenagem urbana, a busca da manuteno das condies de pr-desenvolvimento atuando na fonte da gerao do mesmo. Para tanto deve-se utilizar de dispositivos de acrscimo de infiltrao e do aumento de retardo do escoamento. Um tipo de dispositivo utilizado com este fim o pavimento permevel, que capaz de reduzir volumes de escoamento superficial e vazes de pico a nveis iguais ou at inferiores aos observados antes da urbanizao, reduo do impacto da qualidade da gua e dos sedimentos. Neste estudo so apresentadas a instalao experimental e as simulaes utilizadas com o objetivo de analisar a eficincia de pavimentos permeveis na reduo de escoamento superficial, em comparao com solo compactado e tambm com pavimentos impermeveis e semi-permeveis.

PAVIMENTO PERMEVEL
Pavimento Permevel um dispositivo de infiltrao onde o escoamento superficial desviado atravs de uma superfcie permevel para dentro de um reservatrio de pedras localizado sob a superfcie do terreno (Urbonas e Stahre, 1993). Segundo Schueller (1987), os pavimentos permeveis so compostos por duas camadas de agregados (uma de agregado fino ou mdio e outra de agregado grado) mais a camada do pavimento permevel propriamente dito. O escoamento infiltra rapidamente na capa ou revestimento poroso (espessura de 5 a 10 cm), passa por um filtro de agregado de 1,25 cm de dimetro e espessura de aproximadamente 2,5 cm e vai para uma cmara ou reservatrio de pedras mais profundo com agregados de 3,8 a 7,6 cm de

21

Avaliao da Eficincia dos Pavimentos Permeveis na Reduo de Escoamento Superficial

dimetro. A capa de revestimento permevel somente age como um conduto rpido para o escoamento chegar ao reservatrio de pedras. O escoamento, neste reservatrio, poder ento ser infiltrado para o subsolo ou ser coletado por tubos de drenagem e transportado para uma sada. Assim, a capacidade de armazenamento dos pavimentos porosos determinada pela espessura do reservatrio de pedras subterrneo (mais o escoamento perdido por infiltrao para o subsolo). Urbonas e Stahre (1993) classificam os pavimentos permeveis basicamente em trs tipos (Figura 1): i. pavimento de concreto poroso; ii. pavimento de asfalto poroso; iii. pavimento de blocos de concreto vazados preenchidos com material granular, como areia ou vegetao rasteira, como grama. A camada superior dos pavimentos porosos (asfalto ou concreto) construda de forma similar aos pavimentos convencionais, mas com a retirada da frao da areia fina da mistura dos agregados do pavimento. Os blocos de concreto vazados so colocados acima de uma camada de base granular (areia). Filtros geotxteis so colocados sob a camada de areia fina para prevenir a migrao da areia fina para a camada granular. Urbonas e Stahre (1993) mencionam que no existem limitaes para o uso do pavimento permevel, exceto quando a gua no pode infiltrar para dentro do subsolo devido a baixa permeabilidade do solo ou se o nvel do lenol fretico for alto, ou ainda se houver uma camada impermevel que no permita a infiltrao. Neste caso o pavimento permevel poder funcionar como um poo de deteno, utilizando para isso uma membrana impermevel entre o reservatrio e solo existente. O sistema de drenagem com tubos perfurados espaados de 3 a 8 m deve completar este dispositivo nesta situao. O sistema dever prever o esgotamento do volume num perodo de 6 a 12 horas. H, igualmente, restrio quando a qualidade da gua de infiltrao levar poluio de guas subterrneas. A utilizao dos pavimentos permeveis, em um contexto geral, pode proporcionar uma reduo dos volumes escoados e do tempo de resposta da bacia para condies similares ou at mesmo, dependendo das caractersticas do subsolo, condies melhores que as de prdesenvolvimento, desde que seja utilizado racionalmente, respeitando seus limites fsicos, e desde que seja conservado periodicamente (trimestral-

mente) com uma manuteno preventiva, evitando assim o seu entupimento. As principais limitaes destes dispositivo podem ser: quando a gua drenada fortemente contaminada, haver impacto sobre o lenol fretico e o escoamento subterrneo; falta de controle na construo e manuteno que podem entupir os dispositivos tornando-os ineficientes.

DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO PERMEVEL Equaes - O dimensionamento envolve a determinao do volume drenado pela superfcie ou por outra contribuinte que escoe para a rea do pavimento. A precipitao obtida com base no tempo de retorno escolhido e da curva intensidade, durao e freqncia do local. Para o dimensionamento de um sistema de infiltrao total (sem tubos de drenagem na parte superior do reservatrio), o reservatrio de pedras deve ser grande o suficiente para acomodar o volume do escoamento de uma chuva de projeto menos o volume de escoamento que infiltrado durante a chuva. O volume de escoamento superficial gerado pela precipitao pode ser estimado atravs de: Vr = (ip + c ie) . td (1)

onde Vr o volume de chuva a ser retido pelo reservatrio (em mm), ip a intensidade mxima da chuva de projeto (em mm/h), ie a taxa de infiltrao do solo (em mm/h), td o tempo de durao da chuva (em horas) e c um fator de contribuio de reas externas ao pavimento permevel, que pode ser estimado pela equao: c= i p .Ac Ap (2)

onde Ac rea externa de contribuio para o pavimento permevel e Ap rea de pavimento permevel. A profundidade do reservatrio de pedras do pavimento permevel determinado por: H= Vr f (3)

onde H a profundidade do reservatrio de pedras (em mm) e f a porosidade do material.

22

RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 5 n.3 Jul/Set 2000, 21-29

(i) e (ii) Concreto ou Asfalto Poroso

(iii) Blocos de Concreto Vazados

Figura 1. Pavimento permevel (Urbonas e Stahre, 1993).

A porosidade pode ser determinada pela equao: f = VL + VG VT (4)

gua a reter pode-se estimar a profundidade do reservatrio de pedras. Aconselha-se, por questes prticas, utilizar profundidade mnimas do reservatrio de pedras de 15 cm.

onde VL o volume de lquidos, VG o volume de vazios e VT o volume total da amostra.

INSTALAO EXPERIMENTAL
O experimento, efetuado na rea do Instituto de Pesquisas Hidrulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), consistiu na simulao de chuvas sobre diferentes tipos de superfcie. As simulaes de chuva tm por objetivo determinar as leis de infiltrao e o escoamento superficial na escala pontual para relacion-la posteriormente com a dinmica da gua em parcelas e bacias maiores. Elas fornecem um melhor conhecimento dos processos bsicos da produo de escoamento em diversas situaes, no espao e no tempo, permitindo comparar a eficcia do uso dos pavimentos permeveis em relao a outros tipos de coberturas na reduo do volume de gua de um escoamento superficial gerado por um determinado evento de chuva. O simulador de chuvas utilizado nas simulaes foi o aparelho concebido por Asseline e Valentin (1978). Segundo Silveira e Chevallier (1991), este simulador tem a capacidade de gerar precipitaes com intensidades variveis sobre 2 uma parcela alvo de 1 m .

Estimativa dos parmetros - Os pavimentos permeveis somente so viveis para taxa de infiltrao superior a 7 mm/h. Para a sua estimativa deve-se realizar uma sondagem a uma profundidade de 0,6 a 1,2 m abaixo do nvel inferior do reservatrio de pedras a fim de verificar o tipo de solo existente (j que tipos de solos com um percentual superior a 30% de argila ou 40% de silte e argila combinados no so bons candidatos para este tipo de dispositivo). A camada impermevel ou o nivel do lenol fretico no perodo chuvoso deve estar pelo menos 1,2 m abaixo do pavimento. Para determinar a profundidade do reservatrio de pedras, necessrio selecionar o tipo de material a ser utilizado no mesmo. Schueller (1987) recomenda o uso de brita 3 ou 4 no reservatrio de pedras. Foram feitos alguns ensaios de porosidade para uma brita 3 (comercial) e chegou-se a valores de porosidade da ordem de 40 a 50%. Desta forma, com os valores de porosidade e volume de

23

Avaliao da Eficincia dos Pavimentos Permeveis na Reduo de Escoamento Superficial

A gua bombeada a uma vazo constante at um aspersor fixado a um brao, cujo movimento pendular define a intensidade da chuva 2 aspergida sobre a parcela de 1 m . O dispositivo de asperso fixado no topo de uma torre metlica de aproximadamente 4 m de altura. As quatro faces laterais da torre so cobertas com tecido resistente para minimizar o efeito do vento sobre o jato do aspersor. O circuito hidrulico composto de uma bomba eltrica e um tonel dgua, que alimenta o aspersor atravs de um conjunto de mangueiras. Dois manmetros, um colocado logo a jusante da bomba eltrica e outro no alto da torre, servem para controlar a presso, que deve ser constante e compatvel com a vazo do aspersor. Para realizar 2 as medies na parcela de 1 m , esta isolada por um quadro metlico vazado cravado na superfcie a ser avaliada. No lado que recebe o fluxo do escoamento superficial h pequenos furos (que devem estar posicionados ao nvel do terreno) pelos quais a gua atinge uma calha coletora que rene todo o fluxo e o remete, por um tubo, cuba de um lingrafo (Silveira e Chevallier, 1991).

A simulao no solo compactado foi efetuada para se ter um parmetro das condies de pr-urbanizao do local de testes. provvel que o terreno escolhido tenha as suas condies naturais de infiltrao modificadas, em funo de ter havido um pr-adensamento por motivo do trfego que existiu no passado. Este fato coincide com uma situao generalizada que ocorre nas reas urbanas, onde o solo natural alterado sofrendo uma compactao mecnica natural, alm de misturas com outros materiais de diferentes granulometrias. A parcela de solo compactado tinha declividade variando de 1 a 3% (declividade mdia de 2%). A superfcie apresentava-se coberta por vegetao rasteira tpica da regio. O solo argiloso at a profundidade de 70 cm segundo classificao USDA (Cauduro e Dorfman, 1990). Aps esta profundidade o solo est classificado como franco.

Pavimento impermevel
Foi necessrio efetuar-se simulaes de chuva sobre uma parcela impermevel para se ter um parmetro de comparao de locais totalmente impermeabilizados, como passeios, estacionamentos de shopping centers e supermercados. A superfcie escolhida para representar a parcela impermevel foi o pavimento de concreto de cimento, areia e brita (Figura 2), devido ao fato de tal superfcie ser muito utilizada nos locais citados anteriormente e por ser de fcil execuo. O pavimento de concreto foi construdo em um mdulo de dimenses 3 x 3 m e espessura entre 10 e 12 cm, sendo isolada uma parcela de 1 m 2 atravs de um quadro metlico chumbado no pavimento. A construo foi efetuada de modo que o pavimento ficasse no mesmo nvel da rua.

SUPERFCIES ESTUDADAS
As superfcies escolhidas para execuo dos ensaios de simulao de chuva foram (Figura 2): Solo compactado com declividade de 1 a 3%; Pavimentos impermeveis: uma parcela de concreto convencional de cimento, areia e brita, com declividade de 4%; Pavimentos semi-permeveis: uma parcela de superfcie com pedras regulares de granito com juntas de areia, conhecidas por paraleleppedos, com declividade de 4%; e outra parcela revestida com pedras de concreto industrializado tipo pavi S igualmente com juntas de areia, conhecida por blocket, com declividade de 2%; Pavimentos permeveis: uma parcela de blocos de concreto com orifcios verticais preenchidos com material granular (areia) com declividade de 2% e uma parcela de concreto poroso com declividade de 2%.

Pavimentos semi-permeveis
Foram utilizados dois tipos de pavimentos semi-permeveis: blocos de concreto industrializado do tipo Pavi S (blockets) e paraleleppedos de granito (Figura 2). A escolha destes pavimentos ocorreu em funo de que tais superfcies so muito utilizadas na regio da grande Porto Alegre e por apresentarem uma boa taxa de infiltrao de gua por suas juntas de areia. Os pavimentos de blocos de concreto e de paraleleppedos j existiam na rea experimental, construdos para experimentos anteriores, sendo que a escavao de cada superfcie foi feita de modo que a superfcie ficasse no mesmo nvel da rua e que as pedras ficassem confinadas lateralmente (Genz, 1994).

Solo compactado
A parcela de solo compactado (Figura 2) foi instalada sobre uma antiga rua de cho batido (que hoje se encontra desativada), executada em um corte do terreno natural h mais de 40 anos atrs.

24

RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 5 n.3 Jul/Set 2000, 21-29

Figura 2. Pavimentos simulados.

As pedras interiores na parcela de 1 m de paraleleppedo tm um tamanho mdio de 13 x 18 cm, em 7 linhas paralelas face coletora. As juntas tm uma largura mdia de 1 cm e perfazem 6 linhas contnuas, paralelas face coletora, com 6 juntas por cada linha de pedra. As 2 pedras interiores da parcela de 1 m de blocos de concreto industrializados formam nove linhas no sentido paralelo face coletora, possibilitando 8 linhas de junta, com cinco juntas por linha de pedra e juntas com espessura mdia de 4 mm. Antes de comear as simulaes foi necessrio executar uma limpeza em ambas as superfcies, pois apresentavam-se cobertas por vegetao rasteira do tipo capim. Esta vegetao indica a presena de matria orgnica e sedimentos mais finos nas juntas de areia dos pavimentos e possivelmente este material possa a vir reduzir a taxa de infiltrao destas superfcies devido ao entupimento causado por estas partculas. Esta situao, mais uma vez, coincide com uma situao generalizada que ocorre a estes tipos de pavimentos, onde as partculas so carreadas para as juntas e o entupimento inevitvel.

zados e vazados do tipo S e uma parcela de concreto poroso (Figura 2).


No dimensionamento do reservatrio de pedras foi utilizado o sistema de infiltrao total, onde a nica maneira da gua sair do reservatrio de pedras atravs da infiltrao para o subsolo. Foi adotada chuva de durao de 10 min, com perodo de retorno de 5 anos. Utilizando-se a curva IDF do Posto Redeno, na cidade de Porto Alegre (Goldenfum et al., 1990), obtm-se a intensidade mxima de chuva igual a 111,9 mm/h, estimando-se, portanto, o volume a ser retido pelo reservatrio em 17,5 mm. Sendo a porosidade da brita 3 igual a 46%, obteve-se uma altura de reservatrio de 37,3 mm. Esta profundidade baixa porque foi utilizada uma chuva com perodo de retorno relativamente pequeno e por no haver reas de contribuio externas para o pavimento permevel. Como seria impossvel a execuo de uma camada de brita com esta espessura, j que a prpria dimenso da brita ultrapassaria aquela altura, resolveu-se adotar uma profundidade de 150 mm, correspondente mnima espessura verificada em projetos semelhantes.

Pavimento permevel
Foram utilizadas duas superfcies de pavimentos permeveis: blocos de concreto industriali-

Blocos Vazados - O mdulo de blocos vazados foi construdo para que a superfcie pronta ficasse no mesmo nvel da superfcie e os blocos ficassem confinados lateralmente. A escavao foi executada em uma rea de 2,0 x 2,0 m, com pro-

25

Avaliao da Eficincia dos Pavimentos Permeveis na Reduo de Escoamento Superficial

fundidade de 20 cm. No centro desta foi novamente escavado no terreno uma abertura com rea de 1,0 x 1,0 e espessura de 15 cm, com a funo de futuramente ser o reservatrio de pedras dos pavimentos permeveis. O solo, na base da abertura, no foi compactado para evitar uma reduo na capacidade de infiltrao do terreno. Na base da abertura de 1,0 x 1,0 foi colocado um filtro geotxtil com a finalidade de separar o agregado grado do solo e assim evitar a migrao do solo para o reservatrio de pedras, quando este estiver na condio de enchimento. O vo de 1,0 x 1,0 m foi preenchido com brita 3 de granito at o topo, perfazendo uma espessura final de agregado igual a 15 cm. Aps a compactao manual do agregado, novamente foi colocado um tecido geotxtil sobre a camada de agregado com a finalidade de prevenir a migrao da areia mdia da camada superior para dentro do reservatrio de pedras. Uma camada de 10 cm de areia mdia foi colocada sobre todo o mdulo de 2,00 x 2,00. Por fim, os blocos vazados foram assentados sobre a areia e as juntas e os orifcios dos blocos de concreto foram preenchidos com areia. A declividade final da parcela ficou em 2%.

Concreto poroso - O pavimento de concreto poroso (tambm denominado concreto sem finos) foi executado seguindo o trao 1:6 da Tabela 1, com brita 1 (comercial) de granito. O concreto sem finos deve ser pouco adensvel e a vibrao aplicada por perodos muito curtos, para que a pasta de cimento no escorra para o fundo. Tambm no se recomenda o adensamento com soquetes pois podem resultar massas especficas localizadas elevadas. Para o concreto sem finos no existem ensaios de trabalhabilidade; somente possvel avaliar visualmente se a camada de revestimento das partculas adequada. Os concretos sem finos tm baixo valor de coeso; por isso as formas devem ser mantidas at que se tenha desenvolvido uma resistncia suficiente. A cura mida importante, especialmente em climas secos e com ocorrncia de vento devido s pequenas espessuras da pasta de cimento (Neville, 1982). A construo foi semelhante dos blocos vazados com a nica diferena no revestimento superficial, que foi o concreto poroso com espessura de 15 cm. SIMULAO DAS SUPERFCIES
Foram efetuadas simulaes da chuva de projeto (durao de 10 min, perodo de retorno de 5 anos e intensidade de 111,9 mm/h) sobre as parce-

las de solo compactado, pavimento impermevel (concreto), pavimentos semi-permeveis (blocos de concreto e paraleleppedos) e pavimento permevel (blocos de concreto vazados). O resumo dos resultados das simulaes pode ser observado na Tabela 2. O coeficiente de escoamento obtido pela razo entre a chuva e o escoamento totais. A umidade do solo antes da simulao de chuva foi calculada a partir da calibrao da curva de umidade em relao contagem de sonda de nutrons e est referenciado profundidade de 50 cm. Os escoamentos foram discretizados em intervalos de 30 segundos e, por apresentarem grande variabilidade em decorrncia desta discretizao, passaram por um filtro de mdia mvel dos 3 primeiros elementos. Em funo deste filtro os hidrogramas comeam a decair antes dos 10 minutos (tempo de durao da simulao). A Figura 3 apresenta os escoamentos superficiais observados nas simulaes. Nas simulaes no mdulo de concreto observou-se escoamento superficial imediatamente aps o incio da chuva. O coeficiente de escoamento neste pavimento foi 44% superior ao da simulao no solo compactado. Este coeficiente mostra que praticamente toda a chuva gerou o escoamento coletado na cuba do lingrafo. A diferena (5%) entre os volumes precipitado e escoado se deu devido parcela de gua que fica retida no quadro metlico e a uma pequena absoro no concreto, no sendo registrada pelo lingrafo. Ao trmino da simulao, o tempo de esvaziamento foi maior que o das outras superfcies. Isto ocorreu devido ao armazenamento de gua nas irregularidades da superfcie do concreto e tambm pelo acmulo de gua dentro do quadro metlico, causado por falta de capacidade de vazo do tubo que saa da face coletora. Este resultado refora a necessidade de utilizao de dispositivos de reduo do escoamento superficial, uma vez que o excesso gerado em reas cobertas com este tipo de pavimento (ou outros pavimentos impermeveis) contribui diretamente para o crescimento das cheias urbanas. Nas simulaes nas superfcies semipermeveis o escoamento superficial tambm comea imediatamente aps o incio da chuva, mas os volumes gerados so inferiores aos do concreto. Na simulao no mdulo de paraleleppedos, o coeficiente de escoamento , inclusive, menor do que o observado no solo compactado: nos blocos de concreto observou-se coeficiente de escoamento 22% superior ao do solo compactado; nos paraleleppedos foi registrado coeficiente de escoamento 11% menor que o do solo compactado. Pode-se concluir que, embora no haja garantia de manu-

26

RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 5 n.3 Jul/Set 2000, 21-29

Tabela 1. Caracterstica dos concretos sem finos para agregado de 9,5 a 19 mm. (McIntosh, Botton e Muir, 1956 apud Neville, 1982).

Relao Cimento/agregado em volume 1:6 1:7 1:8 1 : 10

Relao gua/cimento em masas 0,38 0,40 0,41 0,45

Massa Especfica 3 (Kg/m ) 2020 1970 1940 1870

Resistncia a Compresso 28 dias - MPa 14 12 10 7

Tabela 2. Resultados das simulaes de chuva nas superfcies simuladas.

Solo Concreto Compactado Data Hora Incio Intensidade simulada (mm/h) Chuva total (mm) Escoamento total (mm) Coeficiente de escoamento Umidade inicial do solo (cm /cm )
3 3

Bloco de Concreto 29/07/98 15h20min 116 19,33 15,00 0,78 32,71

Paraleleppedo 13/10/98 11h20min 110 18,33 10,99 0,60 32,72

Concreto Poroso 13/04/99 120 20,00 0,01 0,005 0,329

Blocos Vazados 27/01/99 110 18,33 0,5 0,03 32,24

03/06/98 14h06min 112 18,66 12,32 0,66 32,81

28/10/98 15h15min 110 18,33 17,45 0,95 32,73

14h55min 10h08min

Esc. Sup. (mm/h)

120 100 80 60 40 20 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Trmino da chuva

11

12

13

14

15

Tempo (min.)
Solo Compac. Blockets Paraleleppedo s Concreto Bloc. Vazados Conc. Poroso

Figura 3. Escoamento superficial observado nas diversas superfcies ensaiadas.

27

Avaliao da Eficincia dos Pavimentos Permeveis na Reduo de Escoamento Superficial

teno das condies de pr-desenvolvimento, h uma significativa reduo em comparao com o escoamento gerado em superfcies impermeveis. Seu uso em reas urbanas, embora possa acarretar aumento de escoamento superficial em relao a reas ainda no ocupadas, pode contribuir para o controle da gerao de escoamento superficial quando instalados em substituio a pavimentos impermeveis. importante ressaltar que se observou um volume de escoamento gerado no pavimento de paraleleppedo bastante inferior ao dos blocos de concreto. As possveis causas para tal diferena so: a rea da junta da parcela de blocos de concreto menor do que a de paraleleppedos, o que se traduz em menor capacidade de infiltrao. Os blocos de concreto tm uma junta de aproximadamente 4 mm, perfazendo uma rea mdia de juntas de 5% da rea da parcela, enquanto que o pavimento de paraleleppedos tm uma junta de aproximadamente 10 mm, correspondendo a uma rea mdia de 10% da rea da parcela; o pavimento de paraleleppedo mais irregular que o dos blocos de concreto possuindo mais depresses nas juntas e tendo, consequentemente, mais capacidade de reteno de gua; possvel ter ocorrido algum vazamento de gua atravs das laterais do quadro metlico da parcela de paraleleppedo, reduzindo o escoamento superficial medido e provocando uma taxa de infiltrao (calculada por balano hdrico da parcela) bem maior que a da realidade. Na simulao de chuva nos pavimentos permeveis praticamente no ocorreu escoamento superficial. O pequeno escoamento gerado foi provavelmente devido ao arremate de concreto junto face coletora do quadro metlico. Foram efetuadas trs simulaes de chuva nos blocos vazados e para as trs simulaes o resultado foi o mesmo (apenas 0,5 mm de escoamento gerado). J na parcela de concreto poroso, nos trs ensaios realizados na parcela o coeficiente de escoamento no passou de 0,01. Observa-se, portanto, que estes pavimentos no apenas mantm as condies originais de gerao de escoamento superficial, mas podem reduzir estes valores a praticamente zero, dependendo das condies antecedentes e da capacidade do reservatrio de pedras. Com isto, mostram ser dispositivos altamente recomendados

para o controle dos volumes escoados. Levando em conta seu baixo poder de suporte e problemas de manuteno, recomenda-se que estes pavimentos sejam utilizados em caladas e em estacionamentos para veculos leves em reas de shopping centers e grandes supermercados.

ANLISE DO CUSTO
O custo obtido para a implantao de cada pavimento pode ser visto na Tabela 3. Todos os componentes de material e mo-de-obra foram retirados de REGISUL (1999). Nos custos de mode-obra foram includos todos os custos indiretos gastos com encargos sociais. O uso de pavimentos permeveis pode eliminar a necessidade de caixas de captao e tubos de conduo da gua, pois o dispositivo praticamente no gera escoamento quando as condies locais permitem sua adoo prevendo-se infiltrao plena no solo. Alm dos custos de implantao dos pavimentos permeveis existe o custo de manuteno que consiste na limpeza dos poros dos pavimentos porosos (concreto poroso) com jatos dgua e mquinas de aspirao de sedimentos e poeiras. Estes custos no foram estimados devido inexistncia de empresas especializadas na manuteno deste tipo de dispositivo no pas. No entanto, para se ter uma idia o custo mdio gasto em um manuteno nos Estados Unidos na ordem de 1 a 2% do custo de implantao do dispositivo.

CONCLUSES
Nas simulaes efetuadas no mdulo de pavimento impermevel praticamente toda chuva gera escoamento superficial, com acrscimo de 44% no coeficiente de escoamento, em comparao com a simulao no solo compactado, mostrando a potencialidade de crescimento das cheias urbanas em funo de uma utilizao intensa deste tipo de cobertura. As simulaes nas superfcies semipermeveis apresentaram escoamento superficial inferior ao do concreto: nos blocos de concreto observa-se crescimento de 22% no coeficiente de escoamento e nos paraleleppedos registrada queda de 11% neste coeficiente, sempre em comparao com o solo compactado. O seu uso em reas urbanas pode contribuir para o controle da gerao de escoamento superficial quando instalados em substituio a pavimentos impermeveis. Na simulao de chuva no pavimento permevel praticamente no ocorreu escoamento

28

RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 5 n.3 Jul/Set 2000, 21-29

Tabela 3. Custo de implantao dos pavimentos.

Tipo de pavimento Blocos de concreto Paraleleppedo Concreto impermevel Blocos vazados Concreto poroso

Custo unitrio (m ) 10,10 16,74 13,14 18,22 19,06

superficial. Sugere-se, por questes de resistncia estrutural e de manuteno, que estes pavimentos sejam utilizados em estacionamentos para veculos leves, especialmente em reas de shopping centers e grandes supermercados, uma vez que eles mostram ser dispositivos altamente recomendados para o controle dos volumes escoados, apresentando inclusive reduo em comparao com as condies de pr-desenvolvimento. Neste estudo no foi analisada a capacidade de reduo da carga de poluentes pelo uso de pavimentos permeveis, mas este tambm um dos grandes benefcios deste tipo de pavimento. As limitaes identificadas foram quanto a necessidade de manuteno e o maior custo por 2 m . O aumento do custo especfico pode ser compensado pela reduo da drenagem resultante da rea, j que grande parte do volume se infiltrar. Deve-se ressaltar tambm, que o pavimento apresentar uma melhoria importante para inundaes freqentes e de alto risco, no entanto quando o reservatrio estiver cheio para grandes volumes de precipitao o pavimento poder apresentar uma menor ineficincia do que apresentada nos experimentos.

ORSTOM, srie Hydrology , Paris, Vol. 15, n. 4, p. 321-50. CAUDURO, F. A., DORFMAN, R. (1990) Manual de ensaios de laboratrio e de campo para irrigao e drenagem Porto Alegre, PRONI, IPH/UFRGS, 216p. GENZ, F. (1994) Parmetros para a previso e controle de cheias urbanas Porto Alegre, UFRGS - Curso de Ps-Graduao em Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental. D 180. Dissertao de Mestrado. GOLDENFUM, J. A., CAMAO, B., SILVESTRINI, J. (1990) Chuvas Intensas em Porto Alegre Determinao de Curvas I-D-F Porto Alegre, IPH/UFRGS, 26p. NEVILLE, A. M. (1982) Properties of Concret (Portugus) Propriedades do Concreto. So Paulo, PINI. XVI, 738p. IL. REGISUL discriminada (1999) Listagem discriminada de composies de servio Porto Alegre. Maro. SCHUELLER, T. (1987) Controlling Urban Runoff: A Practical Manual for Planning and Designing Urban BMPs Washington, metropolitan Washington Council of Governments. SILVEIRA, A. L. L. e CHEVALLIER, P. (1991) Primeiros Resultados sobre Infiltrao em Solo Cultivado Usando Simulao de Chuvas (Bacia do rio Potiburu, RS) In: Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos, 9, 1991, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ABRH/APRH. 4v. v. 1, p. 213-21. URBONAS, B. e STAHRE, P. (1993) Stormwater Best Management Practices and Detention Prentice Hall, Englewood Cliffs, New Jersey, 450p.

Analysis of Permeable Surfaces in Overland Flow Control ABSTRACT


Porous pavements are used in urban areas in order to reduce the overland flow as well as to improve the water quality and groundwater recharge recovery. In this paper an evaluation of the porous pavements efficiency in the reduction of overland flow is presented. Experimental simulations using a 2 rainfall simulator were performed over 1 m parcels, with five different types of urban soil pavements: a) natural soil; b) concrete pavement; c) granite stones; d) concrete S-shaped blocks; e) and concrete garden blocks. A comparative analysis of the behaviour of the porous pavements and other surfaces made it possible to verify the reduction of overland flow and provided elements for the selection of these devices in different urban area projects.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos o suporte financeiro provido atravs dos projetos de pesquisa Avaliao e controle dos impactos ambientais decorrentes da urbanizao (PRONEX - MCT, CNPq, FINEP) e Controle de cheias devido a urbanizao (RECOPE/REHIDRO - Subrede 3 - MCT, FINEP). Agradecemos, tambm, o auxlio prestado na execuo dos experimentos pelo bolsista de iniciao cientfica Andr Mitto e pelos hidrotcnicos Paulo dson Marques e Luiz Gregrio Raupp.

REFERNCIAS
ASSELINE, J. e VALENTIN, C. (1978) Construction et mise au point dun infiltrmetre aspersion Cah.

29

You might also like