You are on page 1of 6

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CERES COM EXTENSO DE BASE EM: Rialma, Rianpolis, Santa Isabel, e Ipiranga de Gois.

Rua 29 n. 27 Setor Vila Nova Ceres-Go Fone: (62) 3323-1562 Filiado FETAEG e a CUT E-mail: strceres@hotmail.com

PROJETO GUA LIMPA


Recuperao e conservao dos recursos hdricos da Zona Rural de Ceres, integrado ao desenvolvimento rural sustentvel e com a participao comunitria.

Informaes Complementares 1. IDENTIFICAO DO PROJETO


Ttulo (nome do projeto): N. do Convnio Anterior: Processo N.

Projeto gua Limpa (Recuperao e conservao dos recursos hdricos da Zona Rural de Ceres, integrado ao desenvolvimento rural sustentvel e com a participao comunitria)
Localizao: Ceres UF: Gois Durao: Incio: 01/02/2013

08012.003863/201253

rea do projeto: Meio Ambiente Consumidor Defesa da Concorrncia Bens e Direitos: Artstico Esttico Histrico Turstico Paisagstico

Trmino:31/01/2014

Indicao da origem dos recursos pleiteados FDD CNPJ: 02.381.851/0001-71 DDD: 62 Fax: 3323 1562

Proponente: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres Endereo: Rua 29 n 27, Setor Vila Nova

Municpio:

Ceres

UF: GO

CEP: 76.300-000 Tel.: 3323 1562 E-mail: marcosfaceres@hotmail.com Homepage: Populao do Municpio: 20.686

Regime jurdico (Direito Privado): Organizao de Base Organizao Ambientalista Outras entidades civis

2. DADOS DO RESPONSVEL PROPONENTE E COORDENADOR


Responsvel Proponente / Representante Legal (dados residenciais) Nome: Orlando Luiz da Silva RG: 1298359/2 via CPF: 278.639.641-72 End.: Rua 29 n 27 Setor Vila Nova Ceres - GO Telefone: (62) 8533-2832 E-mail: orlandoluizdasilva@hotmail.com Coordenador do Projeto (dados residenciais) Nome: Orlando Luiz da Silva RG: 1298359/2 via CPF: 278.639.641-72 End.: Rua 29 n 27 Setor Vila Nova Ceres - GO Telefone: 62 8533 2832 E-mail: orlandoluizdasilva@hotmail.com

3. DESCRIO DOS EVENTOS EDUCATIVOS


- Realizaremos um Programa de Educao Ambiental que ser desenvolvido em duas atividades: Ciclo de Palestras: Provavelmente sero realizadas nas Escolas Municipais Domingos Mendes da Silva e Pequeno Prncipe, Colgio Estadual Virglio do Vale, Escola Estadual So Tomaz de Aquino, Escola Estadual Maria Carmelita, Colgio Estadual Hlio Veloso, Colgio Estadual Joo XXIII e Instituto Federal Goiano-Campus Ceres. Caso haja a necessidade de ampliarmos este leque de informaes s demais escolas desta municipalidade, sejam elas municipais, estaduais e ou

particulares, assim faremos de forma a atender a nossa demanda local. Ambiente e horrios para os ciclos de palestra: Sero realizados nas prprias escolas ou instituio, de preferncia em auditrios e ou salas de reunies conforme disponibilizao da coordenao e ou diretoria destes. Com relao ao horrio, utilizaremos o prprio horrio de aula desde que este no venha a comprometer o rendimento dos estudantes, levando em considerao que os horrios de aula geralmente so das 07 s 11:30 horas e das 13 s 17:30 horas. Nosso objetivo atender aproximadamente um pblico de 200 pessoas num total. Composta por estudantes, professores e comunidade em gera (conselhos estudantis, pais e funcionrios dos estabelecimentos). Programa-se, passvel de mudana conforme anlise e aprovao do projeto, que os ciclos de palestras sejam realizados no perodo de maio e junho de 2013. Dando preferncia realizao destes em datas comemorativas ligadas ao meio ambiente. Haver distribuio de folders com a finalidade de divulgar as aes desenvolvidas pelo projeto. (Contedo melhor especificado no Item 04) As escolas e instituies de ensino recebero em torno de 300 cartilhas (contedo melhor especificado no Item 04), sendo este nmero passvel de mudana em caso de maior necessidade da mesma em outra demanda, implementando suas bibliotecas com material de pesquisa e estudo. Nos ciclos de palestra abordaremos os temas Recuperao e Conservao do Cerrado e Recursos Hdricos. Haja vista que a importncia do bioma cerrado e a necessidade de conservao de seus recursos hdricos frente s ameaas existentes na atualidade. Cursos de Capacitao: Nosso intuito desenvolver os cursos no auditrio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Municpio de Ceres, que tem capacidade de atendimento de aproximadamente 200 pessoas e por se tratar de um local de fcil acesso e conhecimento de toda a populao. Os horrios destes sero de preferncia das 13 as 17 horas (perodo vespertino), de forma a interferir o mnimo possvel nos afazeres rotineiro das famlias dos agricultores familiares. Sero capacitadas aproximadamente 40 famlias da rea rural desta municipalidade, o equivalente a aproximadamente 160 pessoas. Os cursos esto programados para ser realizados no perodo de novembro de 2013 a janeiro de 2014 (passvel de mudana), com programao para 03 (trs) encontros com temas distintos, a serem ministrados de forma tericos expositivos. Os temas a serem abordados: Gesto de Recursos Hdricos, Recuperao de reas Degradadas e Agroecologia. Cada participante receber um kit composto por mochila, pasta de plstico transparente de elstico, uma caixa de lpis de cor grande, borracha, caneta esferogrfica, lpis (grafite), bloco de anotaes e papel A4. Recebero tambm um cantil (garrafa squeeze) e uma cartilha educativa como matria de apoio (contedo melhor especificado no Item 04).

Ressaltamos que as cartilhas esto inclusas no oramento proposto para este projeto, anexo ao SICONV, porm, SALIENTAMOS AINDA que a CFDD no costuma apoiar projetos destinados a simples produo de material informativo, sendo assim, estamos dentro dos parmetros, pois, nosso material informativo vem em complementao a uma srie de atividades desenvolvidas neste projeto.

4. MATERIAL INFORMATIVO
Quanto ao material informativo e de divulgao impresso ou web flyer (folder, cartaz, cartilha e outros) deve-se

discriminar, no que for pertinente, ao contedo a capa, o miolo, o formato, o tipo de papel, o nmero de pginas, o nmero de dobras, a quantidade, o custo unitrio e o custo total. H necessidade, ainda, d e enviar o prottipo ou boneco do referido material (que dever, em caso de aprovao do projeto pelo Conselho, ser submetido apreciao por parte desta Secretaria Executiva antes de ser impresso). Sero confeccionados folders impressos (prottipo em anexo) com tinta colorida em papel reciclado do tamanho de uma folha A4, duas dobras, com a finalidade de divulgar as aes desenvolvidas pelo projeto, no municpio e regio. Ser um material que tratar de forma sucinta sobre as nascentes de crregos e rios, matas ciliares, a importncia da gua, degradao dos recursos hdricos e conservao e recuperao dos recursos hdricos. As cartilhas educativas sero utilizadas nos cursos de capacitao dos agricultores familiares e distribuio nas escolas e instituies de ensino. Sero elaboradas com linguagem acessvel e figuras ilustrativas, impressas em papel reciclado, com tinta colorida, contendo 30 pginas e encadernadas com grampos. Ser uma ferramenta de apoio para os cursos de capacitao e conscientizao da populao em geral que tiver acesso a esta. A cartilha educativa abordar os seguintes assuntos: Capa (prottipo em anexo); Temas a serem abordados (contedo) Anotaes (espao para anotaes).

O contedo predisposto nas cartilhas educativas ser: Caracterizao do bioma cerrado; O que so os Recursos Hdricos Como recuperar os Recursos Hdricos de nosso municpio; A importncia do Reflorestamento; Dicas teis (receitas, curiosidades e manual passo a passo);

A dimenso da cartilha educativa ser de 15,5 cm x 22,5 cm. Objetivo das cartilhas: informar e conscientizar a todas as pessoas que tiverem acesso a este material, sobre os temas em questo.

5. DESCRIO DO BEM LESADO QUE SE PRETENDE RECUPERAR


A falta de manejo ambiental nessas regies est comprometendo os recursos hdricos devido degradao das reas de Preservao Permanente, m utilizao da gua, poluio, retirada da vegetao nativa e livre acesso de animais domsticos s fontes. As reas remanescentes de cerrado sofrem com desmatamentos e queimadas, retirada de madeira nativa e abertura de novas reas de pastagens e lavouras. A zona rural de Ceres possui poucas estruturas de conservao do solo, apresentando problemas como: graves eroses e compactaes de solo, causadas pelo pisoteio do gado e m utilizao de implementos agrcolas, que impedem a infiltrao da gua da chuva e assoreiam nascentes e crregos.

6. EFEITOS POSITIVOS MENSURVEIS ESPERADOS NO MDIO E LONGO PRAZO,


VOLTADOS ESPECIFICAMENTE PARA A CONCEPO DOS OBJETIVOS. INDICAR TAMBM BENEFICIRIOS (DIRETOS E INDIRETOS)
O projeto gua Limpa, espera com suas aes contribuir para melhoria do meio ambiente, conservao dos recursos hdricos e elevao da conscincia ambiental dos agricultores familiares e populao em geral do municpio de Ceres. Sero realizados quarenta diagnsticos socioambientais participativos (biomapas) nas propriedades envolvidas para localizar as nascentes, matas ciliares e reas degradas que sero trabalhadas no perodo do projeto. Espera-se com isso criar um banco de dados, para registro e acompanhamento futuro das reas recuperadas. O projeto ir recuperar vinte nascentes e trinta hectares de matas ciliares nas reas de preservao permanentes dos crregos Gameleira, Sap, Fundo, Palmital, Palmitalzinho, So Pedro, Grande, Alegrete, Mestre e Fartura. Far o saneamento ambiental em dez propriedades atravs da construo de dez fossas spticas biodigestoras. E ainda sero recuperados 800 hectares de solo com tcnicas de conservao (bacias de contenso e curvas em nvel), localizados na rea rural do municpio de Ceres-GO. O projeto desenvolver um programa de educao ambiental voltado para jovens e adultos da rea rural. Ir capacitar quarenta famlias de agricultores em gesto de recursos hdricos, recuperao de reas degradadas e agroecologia. Alm de desenvolver um ciclo de palestras nas escolas regionais abordando a importncia da preservao do meio ambiente e do bioma cerrado. Espera-se que as aes desenvolvidas pelo projeto gua Limpa contribuam para a conservao dos recursos hdricos e biodiversidade da regio, servindo de modelo demonstrativo aos demais agricultores do municpio e regio do Vale do So Patrcio. Sendo assim passvel de ser reaplicado em mdio prazo no restante do municpio e em longo prazo na regio. Os Beneficirios diretos so aqueles agricultores que recebero algum benefcio do projeto, tais como cercas, mudas, curvas de nvel, fossas spticas biodigestoras, capacitao ou assistncia tcnica. Beneficirios indiretos a populao em geral do municpio de Ceres e regio que se beneficiaro dos efeitos positivos que as aes do projeto podem proporcionar como a melhoria do meio ambiente, ou elevao da conscincia ambiental da populao.

7. CARACTERIZAO DO PROPONENTE/ COMPROVAO DA CAPACIDADE (ADMINISTRATIVAS, RECURSOS HUMANOS E FINANCEIRA) PARA A EXECUO DO PROJETO Informar histrico sucinto da Instituio (Natureza Jurdica, tempo de funcionamento, responsveis, ltimos projetos executados), organograma, estrutura administrativa, declarao de capacidade tcnica e operacional. (instalaes, equipamentos, tecnologia, mo de obra qualificada e a porte financeira). HISTRICO O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CERES e uma organizao da sociedade civil, representiva de classe, filiado a FETAEG, CUT e a CONTAG, fundado em 1973, com base no municpio de Ceres, Rialma, Santa Isabel, Rianpolis e Ipiranga de Gois. Foi reconhecido pelo ministrio do Trabalho pela carta sindical em 29 de outubro de 1977. A principal bandeira de luta dos sindicatos naquela poca era a sade atravs do FUNRURAL. Em 1980 foi eleita uma nova diretoria que possua um ideal e perfil de inovao, sendo que a partir da o sindicato comeou a discutir varias outras bandeiras de luta como reforma agrria, aposentadoria rural, financiamentos agrcolas, habitao rural, organizao social em associaes e produtivas atravs de cooperativas. Em 1996, conseguimos junto ao governo federal atravs de mobilizaes nacional a criao de uma das mais importantes polticas pblicas para o setor com a criao do PRONAF. O sindicato tem participado de todos os eventos promovidos por entidades que defende o interesse da classe trabalhadora. Na ultima dcada temos priorizado a garantia dos direitos j conquistados e promovemos nos ltimos anos 07 encontros de mulheres trabalhadoras rurais e 03 encontros de jovens alm de participar de todas as marchas das margaridas promovidas pela CONTAG e dos festivais da Juventude rural estadual e nacional. Realizamos tambm Seis encontros da 3 idade. Nos ltimos trs anos em parceria com o SENAR realizamos mais de 30 treinamentos de capacitao do trabalhador rural entre eles seis de recuperao de matas ciliares e reas degradadas. Desde o ano de 2004 o sindicato e membro efetivo nas discusses do conselho consultivo do projeto Poes, guas do Cerrado e Cerrado Vivo do Programa Petrobras Ambiental nos municpios de Rialma, Santa Isabel, Nova Gloria e Goianesia. A partir de 2005 com a criao do territrio de identidade Vale So Patrcio participamos de todas as discusses de implantao e de projetos de infraestrutura, meio ambiente, cultura e outros que viso a melhoria de vida dos nossos agricultores familiares, no apenas dos municpios base do sindicato e sim de todo o territrio que envolve 14 municpios. Ressalta-se ainda que na base do sindicato possui quatro assentamentos de reforma Agrria que foram criados com o apio deste sindicato, sendo que todos a comunidade est organizadas em associaes e cooperativas. A partir de Setembro de 2010 o sindicato passou a oferecer aos seus scios agricultores familiares atividades de Ater (Assistncia Tcnica e Extenso Rural) facilitando ao acesso ao credito e acompanhamento da produo. No mais recente o sindicato vem acompanhado e ajudando a articular a comercializao dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar (PNAE) e Programa de Aquisio de Alimentos da Conab (PAA), compra de milho da CONAB abaixo de preo de mercado. O Sindicato est desenvolvendo discusses e mobilizaes com autoridades e comunidades a necessidade de realizar aes de recuperao, conservao e conscientizao no uso dos recursos naturais na regio do Vale do So Patrcio. Um dos maiores desafios da entidade atualmente est voltado para a busca de um desenvolvimento sustentvel para as comunidades do meio rural, com o aumento da renda, melhoria da qualidade de vida, acesso a educao, sade, assistncia social a comunidade rural e incluso dos Jovens, mulheres e principalmente idosos nas discusses e nas tomadas de deciso da comunidade, assim buscando condies que incentivem a permanncia da famlia no campo, coibindo o grande xodo rural que atualmente possui na regio. A atual diretria e constituda conforme o estatuto social da Instituio com doze membros, sendo trs membros executivos e trs suplentes. Um conselho fiscal com trs membros efetivos e trs suplentes que se revezam ao longo de uma gesto de 04 anos (07/2009 a 06/2013). Tambm e respeitado pela a instituio a participao de no mnimo 30% da diretoria formada por mulheres. Diretor Presidente Orlando Luiz da Silva Diretor Tesoureiro Geraldo Borges Filho Diretora Secretria Geral e de Mulheres Geni Rodrigues

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres possui sede prpria com 08 salas e um auditrio com capacidade para 150 pessoas e conzinha para preparo de alimentao. Uma sub-sede no municpio de Ipiranga de Gois. A entidade possui sete computadores e um projetor disponveis para o desenvolvimento das atividades da entidade. Tambm possui 02 veculos que so utilizados para a realizao de deslocamentos dos diretores e scios.

_______________________________ Orlando Luiz da Silva

You might also like