You are on page 1of 3

QUESTES DE PORTUGUS ASSUNTO: TEMAS VARIADOS FUMARC - 2013 - TJM-MG - Tcnico Judicirio 1.

As alternativas seguintes destacam trechos do texto que foram reescritos apenas deslocando-se termos ou expresses. Assinale aquela na qual essa alterao sinttica tambm implica uma mudana de significado. a) '[] das normas ortogrficas da lngua portuguesa, que est prximo de completar 500 anos, apenas sofreu alteraes a partir do incio do sculo passado.' [linhas 1-2] [] das normas ortogrficas da lngua portuguesa, que est prximo de completar 500 anos, sofreu apenas alteraes a partir do incio do sculo passado. b) Em qualquer poca, contudo, a ortografia corresponde a uma tentativa imperfeita de registro escrito de um sistema essencialmente dinmico e complexo [...].' [linhas 15-17] Contudo, a ortografia corresponde, em qualquer poca, a uma tentativa imperfeita de registro escrito de um sistema essencialmente dinmico e complexo [...]. c) Houve tentativas de se retomarem as linhas mestras desse documento em 1915 e em 1931, mas somente em 1943 se avana, no Brasil, em carter efetivo. [linhas 22-24] Houve tentativas, em 1915 e em 1931, de se retomarem as linhas mestras desse documento, mas somente em 1943 se avana, no Brasil, em carter efetivo. d) 'Em sua essncia, o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, de 2009, pouco apresenta de efetivamente novo em relao ao disposto [...].' [linhas 33-34] O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, de 2009, pouco apresenta, em sua essncia, de efetivamente novo em relao ao disposto [...].

FUMARC - 2013 - TJM-MG - Tcnico Judicirio 2. Apresentam-se, abaixo, segmentos do texto acompanhados de afirmativas ligadas ao tema principal nele tratado. I. Em qualquer poca, contudo, a ortografia corresponde a uma tentativa imperfeita de registro escrito de um sistema essencialmente dinmico e complexo: a lngua exercida por uma comunidade, caracterizada por seus dialetos e pelos traos sociais de seus falantes. [linhas 15-18] i. A partir do momento em que passa a ter ortografia oficial, uma lngua passa a contar com um conjunto de regras que no apenas permitem seu registro para alm da oralidade, como tambm lhe conferem estabilidade e prestgio. II. interessante observar que, antes da publicao dessa obra exordial, a lngua portuguesa era escrita segundo ortografias de orientao especialmente latinizante, a exemplo do que tambm se praticava em quase todos os demais vernculos que j se haviam diferenciado no mundo neolatino. [linhas 7 -10] ii. A profuso de obras de cunho gramatical dedicadas ao portugus nos ltimos sculos indica a busca in- cessante de descrio da estrutura e do funcionamento da lngua, bem como a necessidade de fixao de normas gramaticais mais cultas. III. Em sua essncia, o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, de 2009, pouco apresenta de efeti - vamente novo em relao ao disposto no encontro multinacional de pases falantes da lngua portuguesa ocorrido em 1990. [linhas 33-35] iii. Os portugueses tm defendido, atravs de movimentos populares e de debates acadmicos bastante in- flamados, uma posio conservadora e abertamente contrria adoo dos termos do Acordo de 2009, por eles considerado ineficaz para sanar os problemas ortogrficos existentes. Nos pares (I, i), (II, ii) e (III, iii), as afirmativas (i, ii, iii), se corretas, a) extrapolam o disposto no texto, mas enfraquecem os argumentos principais dos trechos que acompanham, respectivamente. b) extrapolam o disposto no texto e no dialogam diretamente com os argumentos principais dos trechos que acompanham, respectivamente. c) extrapolam o disposto no texto, mas fortalecem os argumentos principais dos trechos que acompanham, respectivamente. d) esto contidas no texto, mas apenas duas delas dialogam diretamente com os argumentos principais dos trechos que acompanham, respectivamente. www.portuguesprapassar.com.br

QUESTES DE PORTUGUS FUMARC - 2013 - TJM-MG - Tcnico Judicirio 3. Leia as assertivas apresentadas abaixo.

I. Toda gramtica revolucionria, pois tem como objetivo representar, da melhor maneira, a complexidade da fala da sociedade segundo as regras da modalidade escrita. II. Fenmenos como a comunicao atravs de meios eletrnicos frequentemente subvertem as regras orto- grficas consuetudinrias. III. Os gramticos portugueses usam uma orientao gramatical diferente daquela encontrada no Brasil, haja vista o fato de que a lngua nacional o brasileiro. CORRETO afirmar que: a) apenas uma das assertivas representa uma inferncia que pode ser diretamente feita a partir do texto. b) apenas duas das assertivas representam inferncias que podem ser diretamente feitas a partir do texto. c) as trs assertivas representam inferncias que podem ser diretamente feitas a partir do texto. d) nenhuma das assertivas representa uma inferncia que pode ser diretamente feita a partir do texto.

FUMARC - 2013 - TJM-MG - Tcnico Judicirio 4. A funo sinttica de cada par de expresses destacadas em negrito est INCORRETAMENTE identificada pelo respectivo termo sublinhado em: a) que est prximo de completar 500 anos [linhas 1 e 2] = que, em 1517, recebeu o primeiro conjunto de regras ortogrficas [linhas 10 e 11] - sujeito b) mas fundamentalmente um quadro complexo e pluricntrico [linha 40] = admirvel [linha 2] - predicativo do sujeito c) a lngua exercida por uma comunidade [linha 17] = crticas particularmente severas e absolutamente pertinentes feitas por acadmicos [linhas 35-36] - aposto d) que... a lngua portuguesa era escrita segundo ortografias de orientao especialmente latinizante [linhas 7-9] = a necessidade de reviso de seus termos[linhas 38-39] - objeto direto

FUMARC - 2013 - TJM-MG - Tcnico Judicirio 5. uma inferncia CORRETA e que pode ser feita diretamente a partir do disposto no texto:

a) A impossibilidade de impedir a mudana lingustica implica necessariamente o carter artificial das convenes ortogrficas b) Em virtude de se terem processado modificaes pouco numerosas na ortografia portuguesa, potencialmente fcil a leitura de textos medievais impressos. c) Nos perodos imediatamente posteriores adoo de novas normas ortogrficas, as flutuaes observadas na escrita so devidas baixa escolaridade do indivduo. d) As questes de variao e de mudana lingustica so muito mais srias nos Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa do que no Brasil ou em Portugal.

www.portuguesprapassar.com.br

QUESTES DE PORTUGUS GABARITOS: 16 - A 17 - B 18 - D 19 - C 20 - B

www.portuguesprapassar.com.br

You might also like