You are on page 1of 8

1.

0 INTRODUO

Titulao o mtodo pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substncia particular, mediante a adio de um reativo-padro que reage com ela em proporo definida e conhecida. A adio de um reativo-padro (um reativo de concentrao conhecida e freqentemente designado como reativotitulado) se regula e se mede de alguma maneira, na maioria dos casos com uma Bureta onde no se deve existir nenhuma bolha de ar dentro da mesma para que no haja um erro de leitura do volume adicionado, requerendo-se um mtodo de indicao para saber quando a quantidade do reativo normal juntado precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substncia que se determina. Por conseguinte, conhecendo a proporo em que reagem as substncias e tendo determinado a quantidade de uma substncia (o reativo titulado) necessria para reagir nesta proporo, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substncia presente no frasco da reao. (BASSET, 1981). preciso inicialmente definir o conceito de solues, que na verdade a mistura homognea de duas ou mais substncias, onde teremos a diviso de solvente e o soluto, o primeiro caracterizado em seu estado fsico lquido e o que tem a maior poro, j o segundo se apresenta em estado slido em poro menor, na unio dos dois, teremos uma soluo. Uma soluo pode se apresentar nos trs estados fsicos, gs, lquido ou slido. (CONSTANTINO, 2004). O intuito da analise volumtrica determinar a quantidade de substancias desconhecida por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma soluo de concentrao conhecida (padro) com a amostra cuja concentrao ou quantidade desconhecida. (CONSTANTINO, 2004).

2.0 OBJETIVO

Consideramos como objetivo principal desse trabalho a padronizao de soluo de cido clordrico de 0,1 molar. Alm da titulao em dois procedimentos diferentes da substncia distinta utilizando a soluo de HCl.

3.0 DESENVOLVIMENTO

3.1 MATERIAL E MTODOS

Bquer de 500 mL. Bureta Balo volumtrico de 500 mL Proveta de 10 mL cido cloridrico Brax Vermelho de metila gua destilada

Procedimento: Foi calculado o volume de cido concentrado necessrio para preparar 500 mL de soluo 0,10 N, medindo com a proveta o volume de cido calculado, colocando no bquer aproximadamente 300 mL de agua destilada e adicionou-se vagarosamente e com agitao o volume de cido concentrado, depois foi transferido a soluo para o balo volumtrico de 500 mL e completado o volume com gua destilada at a marca do menisco. Foi pesado 0,50 g de brax e transferida para um erlenmeyer de 150 mL, dissovendo na menor quantidade possvel de agua, juntando 4 gotas do indicador vermelho de metila.

3.2 RESULTADOS E DISCUSSO

Tabela 1: Volume de cido clordrico utilizado para titular o vermelho de metileno presente no cido. N de verificao 1 2 Volume de cido no ponto final 18,5 mL 37,7 mL

FONTE: Laboratrio de Qumica, UFPI, Alunos do 3 perodo de farmcia, 2013.2. necessrio aproximadamente 18,85 mL de acido clordrico para fazer a titulao. Preparamos uma soluo de HCl com 0,1 molar em 100 mL de gua destilada. Inicialmente, achamos a massa molar do HCl, como pode ser observado a seguir: Massa atmica relativa do cloro (Cl): 35,45 Massa atmica relativa do hidrognio (H): 1,01 Somando a massa atmica dos elementos do cido clordrico, encontramos como resultado a massa molecular de 36,46 g/mol, que utilizaremos um valor aproximado, 36,5 g/mol. massa molar x volume em litros 40 g/mol x 0,1 L Entretanto, o HCl no uma substncia totalmente pura. Seu ndice de pureza nem se aproxima dos 100%, sendo 37%. Observando o frasco, tomamos nota de algumas informaes importantes que nos auxiliou na busca pelo volume de HCl necessrio no preparo da soluo. O recipiente contm 1 L de HCl, e possui massa igual a 1,19 Kg. Utilizando a frmula a seguir encontraremos a molaridade total da substncia, ou seja, desconsiderando seu ndice de 37% de pureza e utilizando 100%. Molaridade = massa em gramas Assim, M = 1190 g = 32,6 mol/L 32,6 mol/L seria a molaridade do cido clordrico caso esse tivesse pureza de 100%. Utilizando uma operao matemtica conhecida como regra de trs, conseguimos obter a molaridade do HCl de pureza de 37%, com pode ser observado a seguir. 32,6 mol/L equivale a 100% de pureza X mol/L equivale a 37% de pureza Multiplicando o primeiro fator da esquerda com o ltimo fator da direita e dividindo esse produto pelo primeiro fator da direita obteremos X. Nesse caso o valor encontrado para X foi 12,06 mol/L. Ento, a soluo de HCl contida no recipiente, qual possui 37% de pureza, tem molaridade igual a 12,06. Possumos dados suficientes para poder encontrar o volume necessrio para o preparo da soluo de HCl, de 0,1 molar em 100 mL de gua destilada. Utilizaremos a seguinte frmula: Molaridade inicial (Mi) x Volume inicial (Vi) = Molaridade final (Mf) x Volume final (Vf) Ou seja: Mi x Vi = Mf x Vf Substituindo as informaes: 12,06 mol/L x Vi = 0,1mol/L x 100 mL Logo, Vi = 0,829 mL. Arredondando, o volume necessrio para a obteno da soluo desejada ser de 0,8 mL de HCl. 4

Logo aps demos incio ao procedimento prtico, realizado a capela com exaustor, porque o HCl libera um certo vapor quando aberto a ambiente natural. Tomamos o cuidado de despejar certa quantidade em um bquer com o frasco virado contra o rtulo, para que nenhum resqucio de material pudesse danificar o rtulo. Ao misturar o cido clordrico com a gua destilada, observou-se que a mistura rapidamente solubilizou, caracterizando-se como uma soluo homognea.

4.0 CONCLUSO

Atravs do experimento foi possvel conhecer os mecanismos utilizados para a quantificao Do cido clordrico. Nota-se tambm uma concentrao uma pouco alta, pois as pequenas quantidades dos outros cidos presentes na soluo so simultaneamente tituladas com o cido clordrico.

5.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CONSTATINO, M.G. Fundamentos de qumica experimental: So Paulo: Edusp. 2004 BASSET, Denney - Jeffery Mendham. Anlise Inorgnica Quantitativa. 1981.

6.0 Questionrio 1) O que padro primrio? Um padro primrio uma substncia empregada como titulante em uma anlise volumtrica. 2) Qual funo do indicador? O indicador uma substncia que muda de cor em funo do pH da soluo. Sua funo indicar qual o ponto final da titulao, para que agente possa fazer os clculos.

You might also like