You are on page 1of 25

Competncia; diviso da jurisdio. Uma das caractersticas da jurisdio que ela uma coisa s e consequentemente no pode ser dividida.

a. Ento uma das caractersticas da diviso que ela uma e indivisvel. Sobre que ponto de vista ela uma e indivisvel? Sobre o ponto de vista qualitativo. A qualidade do poder que todos os juzes recebem a mesma, ou seja, todos os juzes recebem o poder/dever de julgar (resolver as lides, comandar o processo). claro que no seria inteligente que todos os juzes julgassem todas as coisas, ento a jurisdio acaba sendo fatiada em pedaos sobre o ponto de vista de quantitativo. entregue a mesma qualidade de poder, mas no a mesma quantidade. Cada juiz recebe uma quantidade diferente de jurisdio e isso que ns chamamos de competncia. Qual a competncia do juiz, ou seja, qual a quantidade de jurisdio que o juiz recebeu, quais so os casos que ele pode julgar. A principal classificao da competncia a que leva em considerao o seguinte critrio SOBERANIA DO ESTADO

Analise: Jurisdio o poder/dever do Estado de julgar as lides, ento a jurisdio um dos poder do Estado. O Estado tem trs poderes ,um deles jurisdio. Ento se a jurisdio um dos trs poderes do estado, a coisa mais importante que a gente tem que analisar na jurisdio a SOBERANIA DO ESTADO. Esse poder do Estado tem haver com a Soberania dele (o que ele pode fazer, quem esta sujeito as regras dele, etc) Lembrando a principal classificao da competncia leva em considerao a SOBERANIA DO ESTADO. Qual a finalidade de agente aprender essa classificao? Essa classificao tem uma finalidade pratica procedimental que para saber para quem que iremos propor determinada a ao (caminho da ao). Quem juiz competente para julgar esse caso? Essa primeira pergunta que a gente faz quando a gente vai distribuir uma ao. Segundo essa classificao ns temos duas espcies de competncia: Competncia internacional: quando a ao tiver que ser proposta em outros pases, ou seja, quem vai julgar no vai ser o judicirio brasileiro. Sinnimo: Ela chamada tambm de competncia externa.

Quais so as regras pra gente determinar quando ser nacional e quando ser internacional? Resp.: Pela excluso, quando for nacional no ser internacional e vice e versa(um exclui a outra) Competncia nacional: quando a ao tem que ser proposta no judicirio brasileiro. Sinnimo: Competncia interna. E qual so as regras para a competncia nacional? Usamos os critrios verticais e os critrios horizontais. Eles so usados nessa ordem: Primeiro os verticais Segundo os horizontais. Critrios Verticais: Primeiro ns temos que descobrir em qual andar e vai vir sempre do mais alto ao mais baixo. A primeira coisa que a gente tem que fazer definir o andar depois de definir o andar descobrir a sala. Por isso que o segundo critrio o HORIZONTAL. Agora vamos descobrir os andares. 4 andar: TRIBUNAIS. 3 andar: JUSTIAS ESPECIAIS.(eleitoral, trabalhista, penal militar) 2 andar: JUSTIA FEDERAL COMUM(atende somente a Unio) 1 andar: JUSTIAS ESTADUAIS Quando voc da entrada em uma ao voc normalmente da entrada em uma vara. Geralmente as aes so distribudas em varas. A se voc perde a sua ao l na vara de vido ao principio que a gente viu(Duplo grau de jurisdio) voc tem direito de pedir uma segunda opinio e essa segunda opinio, normalmente vai ser pedida para um TRIBUNAL.(ORGO SUPERIOR) Normalmente as varas tem competncia originaria. Significado de competncia originaria :as aes se originam nas varas. Quando voc perde l na vara voc recorre para tribunal, ento normalmente o tribunais tem competncia recursal. Competncia recursal= Normalmente os tribunais tem competncia para julgar recurso.

Mas as vezes algumas aes comeam nos tribunais, que a chamada competncia originaria dos tribunais.(a ao comea j na tribunal)E foge a regra que que eles tenham competncia recursal.Excepicionalmente eles tero competncia originaria. Ex.: rea civil: mandado de segurana (ao para proteger direito liquido e certo e normalmente usado no tribunal) Mandado de segurana contra ato de ministro no STJ. No segundo andar esto as justias federais. Ns temos a justia federal de dois tipos; A Justia federal especial e justia especial comum. A justia especial so aquelas justias federais que foram criadas com uma finalidade especifica s pra tratar de determinadas lides. Elas no resolvem qualquer questo, s questo especifica. Ex.: Crimes militares, relaes de trabalho, etc. Justia federal comum: mantida pelo governo federal mas trata de questes comuns(genricas). A justia federal especial se divide em: Justia federal especial eleitoral: trata sobre lides envolvendo eleies. A justia eleitoral atua somente no perodo que vai desde a inscrio dos candidatos at o resultado final das eleies. O que determina se vai ser ou no a justia eleitoral para jugar : se for dentro do perodo de eleio justia eleitoral e se for fora outra justia. Justia Penal militar: resolve lides envolvendo crimes militares. Quais so as pessoas que so consideradas militares? Em regra que comete crimes militares so os militares que so as foras armadas. Obs: S considerado militar as foras armadas os outros so foras auxiliares. No so considerados foras armadas porque eles no so federais e sim Estaduais, so elas: Policia militar e corpo de bombeiros. Justia Trabalhista: Resolve lides envolvendo relaes de trabalho. Justia federal comum: Foi criada s com uma finalidade que resolver as lides onde haja interesse da unio. Ex.: Civil, o cara t questionando o imposto de renda dele, ento ele vai propor uma ao na justia federal comum. Justia Estadual: O critrio utilizado para escolher a justia estadual a excluso. No a justia federal especial, no a justia federal comum a justia estadual.

Critrios Horizontais: 1 critrio: Em razo da parte. So criados em razo da parte (acione persona)=competncia em razo da pessoa. A pessoa que esta sob julgamento ser que ela tem uma competncia privativa para ela? Se tiver voc ter que propor uma ao. Isso nada mais que o FORO PRIVILGIADO. Certas pessoas tem o privilgio em funo do cargo que elas ocupam, elas tm o privilegio de serem julgadas em determinados locais. Obs.: Um critrio exclui o outro. Ex. de foro privilegiado: No processo civil o mandado de segurana contra ato da presidenta Dilma s pode ser julgado no STF. Ao para investigar um crime contra o Prefeito a competncia no do juiz l do municpio onde ele prefeito e sim do tribunal de justia. 2 critrio: Em razo da matria. No direito romano era conhecido como competncia racione materie(competncia em razo da matria) Decorre de um principio geral do direito que diz que quando voc tem algo especifico especial isso prevalece sobre aquilo que geral, esse principio chamado de principio da especialidade. EX. no Civil aqui no MA h a vara civil e a vara de famlia. Quando eu tenho uma ao de cobrana eu tenho que propor na vara civil, j uma ao de separao na vara de famlia. Por causa da especialidade. Recapitulando: primeiro critrio (em razo da pessoa tiver algum privilgio) Se no tiver eu vou para o segundo critrio que a matria (se existe um rgo especifico para aquele assunto) Se no tiver um rgo especifico eu vou para a funo do juiz que o terceiro critrio . tambm chamado de competncia funcional. E porque que existe essa competncia em funo do juiz? Por causa de trs possibilidades. Primeira: em decorrncia do juzo Segunda em decorrncia do procedimento Terceira valor da causa. Juzo sinnimo de rgo jurisdicional (vara)

s vezes dentro de um mesmo juzo dentro de um mesmo juzo existem mais de um juiz. O juiz titular, o auxiliar e o juiz substituto. O juiz titular julga as causas principais, o auxiliar as menos importantes(estagio probatrio, aprendendo) e o substituto que s julga na ausncia dos outros dois. Resumindo, a competncia vai variar de acordo com a funo do juiz Segunda possibilidade: Em decorrncia do procedimento Em funo do procedimento pode variar tambm a competncia Terceira possibilidade: em funo do valor da causa Todo processo comea da mesma maneira atravs da petio inicial e uma das ultimas linhas da petio inicial o chamado valor da causa. Esse valor da causa tambm influencia na competncia .EX: nas causas at 40 salrios mnimos voc pode optar pelos juizados especiais,Ento em vez de iniciado na vara vais ser iniciado em razo do valor da causa no juizado especial. Quarto tipo Competncia em razo do territrio. Tem trs sinnimos, tambm chamado de competncia do Foro, racione loci(em razo do lugar ) e competncia territorial. Fundamento Jurdico: uma das caractersticas da jurisdio a chamada aderncia ao territrio. Em funo da aderncia ao territrio ns vamos ter como definir a competncia em razo do lugar. Ex. No processo civil em regra a gente deve propor as aes no lugar do domicilio do ru, para garantir um daqueles princpios gerais do direito, o principio da ampla defesa. J no processo penal completamente diferente, as aes devem ser propostas no local do crime para garantir um dos princpios lgicos que o informativo. Perpetuao da jurisdio. Eu defino a competncia nacional atravs da aplicao do critrios verticais e em seguida o horizontais, dai eu descubro quem o rgo competente para aquela ao. A partir daquele momento que eu j fiz a aplizao desses critrios e eu j descobrir qual o rgo competente para a minha ao o processo vai comear naquele rgo e tem que terminar naquele rgo isso que a perpetuao da jusrisdio. COMEOU NO LUGAR CERTO VAI TERMINAR NO LUGAR CERTO.A jurisdio se perpetua e no fica mudando de lugar. Isso um principio que esta escrito na lei art 87 cpc, mais um daqueles casos que apesar de incrito no cpc mas se aplica tambm ao processo penal por fora do principio da subsidiariedade

Regra da perpetuao da competncia: COMEOU NO LUGAR CERTO VAI TERMINAR NO LUGAR CERTO desde que aquele lugar seja o CERTO. Essa regra tem uma exceo: Excepcionalmente comea no lugar certo e no termina no lugar certo. Isso vai acontecer quando ocorrer a alterao objetiva. Alterao objetiva: quando houver alguma mudana no rgo jurisdicional. Ex. Se foi criado um rgo novo ou se foi instinto um rgo onde a ao estava tramitando. (A claro que a ao ter que sair de l). Alterao subjetiva: quando h modificao em relao aos sujeitos do processo e no rgo. Sujeitos do processo: Autor, ru e juiz. Ento quando houver alterao subjetiva do autor, ru ou juiz a consequncia disso para jurisdio ser nenhuma. Por que a competncia s muda quando h alterao objetiva. Basicamente podemos ver que Competncia a diviso da jurisdio e a sua principal classificao que aquela que leva em considerao o critrio da SOBERANIA DO ESTADO. Descobrimos tambm que existe dois tipos de competncia: A interna ou nacional e a externa ou internacional. Como que eu determino a competncia nacional? Primeiro eu aplico o critrio vertical e depois o horizontal Quais so os verticais? Voc tem que buscar os rgos mais importantes ao menos importantes. 4-TRIBUNAIS 3-JUSTIAS FEDERAIS ESPECIALIZADAS (eleitoral trabalho e penal militar) 2-JUSTIA FEDERAL COMUM 1-JUSTIA ESTADUAL S que tribunais tem vrios, justia especial tem trs, federal s um e a justia estadual s um tambm.Ento depois que eu determino o andar eu tenho que determinar dentro desse andar qual a sala(vara ou tribunal).E a que vem os critrios horizontais. Quais so os critrios horizontais? Nessa ordem: 1-Competncia em razo da parte

2-Competncia em razo da matria 3-Competncia em razo da funo do juiz que essa se subdivide em: a-O juzo (dentro da prpria vara, se h mais de um juiz). b-Procedimento que o caminho que o processo segue c- valor da causa(quanto que t sendo discutido naquele processo) 4- competncias em razo do territrio (local que eu tenho que propor a ao). Depois vimos o fenmeno perpetuao do local da ao (Quando eu aplico esses critrios de forma correta, eu descubro em qual lugar minha ao deve comear e ela deve terminar no mesmo lugar, salvo se ocorrer alguma ALTERAO OBJETIVA, uma mudana de rgo). Mudou o rgo, claro que vai mudar a competncia. Porm existe a possibilidade da modificao da competncia. O que isso? Reparem a perpetuao do local da ao diz que comeou no lugar certo, termina no lugar certo.Mas sque as vezes a ao comea no lugar errado.A claro que ela no vai continuar no lugar errado, isso que modificao da competncia. Voc prope a ao no lugar errado e claro que ela no poder permanecer nesse local. E por que motivo algum iria propor uma ao no lugar errado? Tem duas razes para isso Primeira por ignorncia (no saber os critrios) Segundo,as vezes o cara at sabe os critrios, mas o critrio no interessa pra ele, no bom pra ele. Ex.: Eu sei que eu tenho que propor uma ao em Ribamar, mas eu no resido em Ribamar,trabalho e vivo em So Luis, ai eu proponho a ao em So Lus.(m f) Quando voc props a ao no lugar errado voc no respeitou os critrios de determinao da competncia. Isso gera como consequncia o surgimento da incompetncia. Ns temos duas espcies de Incompetncia que so determinadas com base nos seguintes critrios Incompetncia Absoluta: Nulidade, vicio grave. Incompetncia Relativa: Falha, nulidade no to grave. Ento o critrio descobrir que tipo de falha que contem no processo, se grave ou nem to grave. Quando que a gente considera erro grave da competncia?

Agente sempre analisa o critrios horizontais,pra gente descobrir se os erros so graves. Ento dos quatro critrios horizontais ,dois so considerados graves e dois so considerados leves. Dois iro gerar competncia absoluta e dois vo gerar competncia relativa. Os graves que iro gerar incompetncia absoluta so a pessoa e a matria. Ex.; A pessoa tem foro privilegiado, ento s pode ser julgado naquele lugar e eu proponho ao em outro (erro grave, a pessoa tem que ser julgada naquele lugar no pode ser julgada em outro. EX.: Incompetncia em razo da matria ,questo de divorcio que deve ser proposta na vara de famlia e proposta na vara criminal. Os dois que iro gerar incompetncia relativa so: Quando eu erro a funo ou o territrio. As principais possibilidades de modificao da competncia variam em funo do tipo de incompetncia. Se a incompetncia for grave(absoluta),erro a pessoa e a matria. Eu tenho duas formas de mudar isso: 1- A requerimento. 2- Declinao. A requerimento quando o prprio interessado pede para mudar.( a prpria parte).Isso pode ser feito a qualquer momento por que causa de falha grave .Pode ser apontado pela pessoa a qualquer momento. Por declinao quando o prprio juiz diz que ele no tem competncia para esse caso. Obs.: O juiz nesse caso no fere o principio da indeclinabilidade, pois s no pode de negar exercer a Jurisdio quando ele tem a jurisdio. No que ele no queira julgar ele no pode julgar, pois no tem competncia. Na competncia relativa tem duas possibilidades de mudar: 1-Derrogao 3- Prorrogao Derrogao, quando as prprias partes decidem que no querem aquela competncia. Isso s vai acontecer no processo civil, e uma coisa chamada de foro de eleio, geralmente vem no final do contratos, uma clausula(caso haja algum problema em relao a esse contrato as partes elegem o foro da cidade tal como sendo competente pra resolver qualquer problema.)

Prorrogao da competncia Ex. Eu proponho a ao no lugar errado de proposito, por que pra mim era mais interessante a ao ser proposta em so Lus, embora ele devesse ser proposta em Ribamar. A a outra parte percebe que eu fiz isso de proposito, mas s que pra ela tambm interessante que seja em so luis, ento ela fica calada e no faz nada. Isso que a Prorrogao da incompetncia. quando a incompetncia relativa e a parte que deveria apontar isso no faz nada e fica quieta de proposito, por que interessa pra ela tambm. Resumindo: Derrogao quando as prprias partes tiram a competncia do juiz. Prorrogao um juiz que no tinha competncia, mas que passou a ter. como se a competncia dele se prorroga ,prolonga-se(atinge-se at uma rea que ele no tem. Diferencia da nulidade absoluta e a relativa: Absoluta pode ser questionada a qualquer tempo (ferida do diabtico) Relativa tem que ser apontada no momento certo e se no apontada no momento certo ela desaparece(ferida da pessoa normal). Conflito de Competncia; Ex.; A competncia nacional deve ser definida primeiro examinando os critrios verticais e depois os horizontais. Mas as vezes vamos perceber que a gente vai entrar em um conflito. Por exemplo, se uma pessoa foi agredida ela deve ir em uma vara civil ou numa vara criminal? Criminal, mas se a pessoa que foi agredida uma criana e dentro das varas, temos as varas comuns e tenho as varas dos crimes da criana e adolescente e agora aonde deve ser proposta essa ao? Vara da criana e do adolescente. Mas existe a vara da violncia domestica e essa criana foi agredida pelo prprio pai dentro de casa e agora? vara comum, da criana e do adolescente ou vara de violncia domestica? As vezes ns vamos estar diante desses conflitos de competncia. Isso acontece quando voc fica na duvida sobre qual vara competente. Obs: Conflito de competncia diferente de conflito de atribuio De atribuio quando a duvida em relao a qual rgo ou tipo de funcionrio publico que deve atuar que no seja o juiz e conflito de competncia quando eu tenho duvida sobre qual juiz deve atuar. Ns temos duas espcies de conflito de competncia: O positivo e o negativo O positivo quando dois ou mais juzes querem julgar a mesma causa.

A negativa quando ningum quer julgar.

Principal classificao dos tribunais O critrio utilizado para fazer a classificao dos tribunais a hierarquia. Tem alguns tribunais que do a ultima palavra (DECISO). Ento se ele d a ultima palavra ento ele mais importante do que aquele que deu a palavra antes dele. E graas a esse critrio a gente pode dividir os tribunais em inferiores e os superiores. Os superiores so aqueles que do a ultima palavra. Tem algumas dicas para gente identificar quais so os inferiores e os superiores. So quatro; 1-SIGLA;Todos os tribunais superiores tem na sua sigla a letra S, somente no caso do supremo que esse em vez de significar superior significa supremo que o mais superior de todos. 2-O Tribunais superiores normalmente atuam no terceiro grau em diante. 3-Os tribunais todos eles tem o seu frum(prdio de funcionamento) em brasilia e seu FORO em todo territrio nacional. 4-Os membros dos tribunais superiores so ministros Os tribunais superiores so cinco STF,STJ,TST,TSE,STM Os tribunais inferiores so aqueles que no necessariamente so a ultima deciso. Sinnimos: tribunais regionais,so os que no do a ultima palavra. Seus membros so chamados de desembargadores ao invs de ministros. So os seguintes TER,TRT,TRF e TJs. O STF resolve os conflitos de competncia se o conflito for entre tribunais inferiores ou entre um tribunal superior e um inferior. EX.; entre dois tribunais superiores(TST e o STJ)quem vai resolver o STF Se for entre um superior e um inferior(TRE e TST) vai ser tambm o STF. O STJ que vai resolver se o conflito for entre os tribunais inferiores E ser os prprios tribunais inferiores se o conflitos for entre seus membros. Carreira juridicas a cincia jurdica, principalmente como um processo ainda que indiretamente e muito embora no sejam todas privativas dos bacharis em direito.

Sinnimo: operadores do direito. Principais atrativos das carreiras jurdicas: Estabilidade; Quase todas as carreiras jurdicas dependem de aprovao em concurso publico. Salario: os salrios desses profissionais em comparao com outras carreiras so maiores. Mltiplas possibilidades de carreiras: so dez opes principais e dentro dessas dez elas se desmembram em vrios outras.. Ex. Mp que pode ser federal ou estadual. Juiz pode ser federal ou estadual. Advogado pode ser privado ou publico. Defensor publico que pode ser federal ou estadual.

Dessas dez que so consideradas principais tem trs que so consideradas mais importantes que so; 1 Juiz 2 Advocacia 3 Ministrio publico. Essas trs so mais lembradas porque so consideradas essenciais a administrao publica. Obs; No hierarquia alguma entre as carreiras jurdicas, cada qual tem seu papel definido. As principais carreiras jurdicas so: Ns temos as carreiras jurdicas processuais e os materiais. Carreiras jurdicas processuais so aquelas que vo trabalhar diretamente com processo. Materiais: Vo trabalhar com outras questes que no sejam diretamente com processo, pode ser indiretamente. As processuais principais so :Advocacia, auxiliares do judicirio, auxiliar do ministrio publico, magistratura e ministrio publico. Auxiliar do judicirio O juiz no atua no processo sozinho, ele precisa de uma equipe denominada de Auxiliares do judicirio. Sinnimos: Auxiliares da justia e auxiliares do juiz.

O exemplos principais dos auxiliares do juiz so: 1-Administrador-Adiministra as empresas em litigio e escolhido pelo juiz, mantendo-a em funcionamento enquanto se resolve a lide. 2-Acessor de Juiz: Examina os processos que vo para os magistrados e sugere que deciso ele vai tomar ele segue ou no essa sugesto. 3-Avaliador-s vezes preciso descobrir o valor de determinado bem a o avaliador que faz esse papel. 4-Conciliador-Tenta obter um acordo entre as partes. 5-Contador- vezes preciso fazer clculos no processo. 6-Depositrio- s vezes determinados bens so aprendidos ou penhorados e preciso ficar guardados sobre a responsabilidade do Depositrio. 7-Diretor de secretaria: Antes era chamado de escrivo, o que comanda a secretaria. 9-Distribuidor: o responsvel pela distribuio das aes.(sortear a vara) 10-Leioeiro: o que faz os leiles. 11-Oficial de justia: Cumpre as ordens do juiz. 12-Partidor: Faz a partilha de bens. 13-Perito: faz a chamada pericia( avalio tcnica e cientifica sobre determinado processo). 14- Secretario- o que antigamente era chamado de escrevente. Ele auxiliar do diretor de secretaria. 15-Tradutor-No processo s vezes so juntados documentos em lngua estrangeira e o juiz precisa do tradutor que vai traduzir esse documento. Ou as vezes vai ter uma parte ou testemunha que estrangeiro. Tem tambm os auxiliares do ministrio publico. O ministrio publico no processo no atua sozinho, tambm precisa de uma equipe de apoio igual ao juiz. O s dois principais exemplos so: 1-O assessor 2- Secretario As principais carreiras jurdicas materiais: 1-Auditor-fiscalizam o cumprimento da legislao 2-Cartorario; Vo atuar nos cartrios.

3-Delegado: uma carreira material por que o delegado comanda o inqurito policial que uma fase anterior ao processo. 4- Diplomata; quem atuao diplomtica, embaixador, Consul. 5- Juristas: Que se subdivide em outros dois: Os docentes; Professores de direito. Doutrinadores: Quem escreve sobre direito. Organizao Judiciaria Nacional>

usado os critrio verticais da competncia, 1- STF; supremo tribunal federal e sua principal finalidade o guardio da constituio federal. Composto por 11 ministros. 2- CNJ; conselho nacional de justia e sua finalidades so administrar ,cuidar do financeiro e disciplinar o poder judicirio.(no tem jurisdio, ou seja no resolve nenhum processo e suas decises podem ser confirmadas ou no pelo STF) O MP tem um rgo similar ao CNJ que tem o mesmo papel do CNJ s que em relao ao ministrio publico que o CNMP (conselho nacional do MP) 3- STJ-Superior tribunal de justia; Sua principal finalidade ser guardio das leis federais que composto de 33 ministros. 4- Justias que podem ser: Especiais que so a Eleitoral que organizada da seguinte forma: 1-grau: As que seriam as varas, so as chamadas zonas eleitorais 2 grau: TREs (Tribunal regional eleitoral) 3 grau: TSE(Tribunal superior eleitoral) 5- Justia federal que organizada da seguinte forma 1 grau; varas federais 2-grau;TRF(Tribunal regional federal) e ns s temos cinco no pas. Cada regio vai ter vrios estados que so chamados de sesses. E as cidades onde ficam as varas federais so as subsees. 6- Justia Penal militar: 1-grau; so as auditorias militares. 2-graus;STM (Superior tribunal militar) Obs.: Vejam que a justia federal e a penal militar s tem dois graus ,no tem grau intermedirio. 7- Justia do Trabalho ou justia trabalhista: 1-grau;So as varas de trabalho 2-grau;TRT(tem um em cada Estado)Tribunal regional do trabalho 3-grau;Tribunal superior do trabalho. 8- Justia Estadual:

Organizao do poder maranhense A justia do maranho esta dividida em instancias, lembrando que a instancia a diviso do poder. Quais so elas? So chamadas de primeira ou segunda instancia. A primeira instancia, a gente vai encontrar trs rgos; 1-As varas 2-Os juizados especiais 3- Turma recursal So compostos pelos juzes de direito, ento nas varas, juizados especiais e nas turmas recursais ns teremos juzes de direito na primeira instancia. Onde esto localizados esses rgos? Nas chamadas Comarcas, lembrando que comarca o municpio que tem ao menos um juiz. Mas alm da Comarca ns temos uma coisa chamada TERMO. O que o termo? Tem municpios que so muitos pequenos que no tem demanda suficiente que justifique que tenha um juiz fixo l. Ento nesses casos o juiz da cidade que tem a maior demanda e que tenha um juiz permanente, responde por sua comarca e pela comarca da cidade vizinha que tem a menor demanda e sem juiz fixo. Essa cidade vizinha chamada de TERMO da comarca tal. Resumindo Comarca a cidade que tenha ao menos um juiz e Termo a cidade que no precisa ter um juiz fixo. Essa primeira instancia do poder maranhense dividida em ENTRANCIAS. Obs; Cuidado Entrancia diferente de Instancia,pois a ultima significa a diviso do poder judicirio maranhense. E a primeira instancia dividida em trs entrncias. Que so as seguintes; 1- A entrncia inicial 2- A entrncia intermediaria 3- A entrncia final Os integrantes da primeira entrncia so os juzes de direito ento quando algum faz concurso para juiz. Ele comea na primeira entrncia (cidades menores). Depois de algum tempo de carreira ele pode ser promovido para entrncia intermediaria. Nessas instancia ele comea a se especializar. E por ultimo ele chega na entrncia final que na comarca de so lus. Depois de chegar na ultima entrncia ele s pode pretender uma coisa, ou se aposentar ou ele cai conseguir chegar na segunda instancia. E a segunda instancia exatamente o TRIBUNAL DE JUSTIA. Quem so os integrantes do tribunal de justia? So 27 desembargadores, so integrantes da segunda instancia. Como que se compe o tribunal de justia?

como se ele fosse dividido em cinco pedaos e quatro pedaos so compostos de uma forma e um pedao de outra forma. Quatro pedaos so formados pelos juzes de direito que chegaram a entrncia final.(Antiguidade e merecimento). Como funciona esse Merecimento? avaliada a produtividade desse juiz. Ento surgiu uma vaga e essa vaga por antiguidade ento dos mais antigos um deles escolhido. Prxima vaga por merecimento, avalio da produtividade do juiz e a prxima vaga consequentemente ser por antiguidade e sempre revezando, alternando. E a outra parte que est faltando o chamado quinto constitucional, pois a constituio diz que um quinto de alguns tribunais tem que ser preenchidos por advogados e membros do MP. Ento quatro quintos do tribunal composto por juzes e um quinto composto por advogados e promotores do MP. Mas de que forma? Tambm alternado, a vaga que eu tenho agora para advogados, logo a prxima vaga ser para membros do MP. Lembrando que a partir do momento que ele entra no tribunal ele passa a ser juiz igual aos outros. Qual a finalidade disso? Para que no tenha s uma viso, a viso do advogado uma e a viso do juiz outra. A doutrina diz que isso serve para oxigenar o tribunal. O MINISTERIO PUBLICO Em alguns livros voc vai ver a expresso parque, que uma palavra francesa que significa assoalho, piso. O que seria o MP? o rgo estatal vinculado somente administrativamente ao executivo e que tem como funo principal zelar pela boa aplicao da lei e pela ordem jurdica e pelo estado democrtico de direito. Obs. O M.P. est atrelado administrativamente ao poder executivo e no faz parte do poder judicirio e sim ao executivo. Fundamento Jurdico do MP; O MP defende o chamado interesse publico, ele um representante do povo. Essa a razo principal de existir o MP.

Fundamento legal principal art 127 CF. Comparao entre o MP e a Magistratura (juzes); Duas coisas so importantes, primeira; Pra que o promotor seja atuante, independente e no tenha medo de nada e nem de ningum, ele tem que receber as mesmas condies que o juiz recebe. Que condies so essas? Aquelas que ns j estudamos quando vimos o principio da imparcialidade. Aquelas mesmas garantias e vedaes que o juiz tem. Ex.; Inamovibilidade, ou participar partidos polticos. Em contrapartida o juiz tem que respeitar os princpios gerais do processo. Um promotor no obrigado a respeitar todos. Por exemplo, a inercia o juiz tem que respeitar, mas o promotor no. Ele no precisa que algum o provoque. Ento os princpios so aplicados de forma diferente para os juzes e para os promotores, mas os condicionantes (condies) so os mesmos. Quais so as principais atuaes do MP? O MP atua principalmente em dois papeis; 1- Custos Iuris que significa fiscal do direito. O MP fiscaliza o cumprimento do direito e no s da lei. 2- Parte, autor ou ru da ao. Alm de ser fiscal e parte ele tambm tem as seguintes atribuies; 1-Defesa das instituies publicas. 2-Defesa de alguns direitos especiais, como dos cidados e dos hipossuficientes 3- Defesa de determinados interesses tais como os individuais indisponveis e os scias coletivos ou difusos. 4- Defesa de valores essncias da vida tais como ela prpria, meio ambiente e a sade publica. 5- Vistoria de estabelecimentos, tais como abrigos de idosos e incapazes e prises. Quais as esferas de atuao do MP Federal? O MP na esfera federal atua no 1 grau com o nome de PROMOTOR FEDERAL 2 grau em diante procurador da republica. E o MP Estadual?

1 grau promotor de Justia 2 grau procurador de justia. Pra cada tipo de atuao tem um nome diferente, pra que voc saiba pelo nome do cargo onde aquele promotor atua. E na esfera Municipal? No existe MP na esfera Municipal.

Advocacia A Palavra advogado vem do latim advocatos, cuja tradio seria avocado, trazer algum pro seu lado. Fundamento jurdico; Pra garantir o principio da ampla defesa. Consequentemente garanti uma pena justa. NS temos trs espcies de advogado; Advogado privado Advogado publico Defensor publico Advogados privados so aqueles cujos clientes so a- As pessoas fsicas b- As pessoas jurdicas c- As pessoas formais A remunerao dos advogados privados chamada de honorrios. A advocacia privada se subdivide em outras duas; a-empregador que aquele que dono de um escritrio b- Empregado que so contratados como empregados, nesse caso ele no receber honorrio e sim salario. Advocacia Publica So as pessoas jurdicas de direito publico interno, so aquelas trs espcies que a gente j conhece; a-Unio b- Estados d- Municpios Como que so chamados os advogados que atuam para essas pessoas? Os que atuam para Unio so chamados advogados da Unio. Os do Estado so chamados de Procuradores do Estado. Os do municpio so chamados de procuradores de Municpio.

Eles recebem salrio e pago pelos cofres pblicos. Alm das pessoas fsicas, jurdicas e formais. Temos as PESSOAS FISICAS NECESSITAS, que so as pessoas que no tem condies 18financeiras de contratar um advogado. Nesse caso essas pessoas se submetem a um defensor publico, por que o defensor publica no ir receber honorrio. Quem vai pagar o um ente publico. Obs: S existe defensor publico Federal e Estadual. Processo A etimologia da palavra processo, que vem do latim procedere que significa seguir em frente. Ele foi escolhido por causa do principio da inercia, que diz que o estado s age mediante provocao. E depois de provocado ele no para mais at atingir seu objetivo que resolver a lide. Conceito de Processo; Instrumento que o estado usa para mediante jurisdio, exercendo a jurisdio para resolver as lides. RELAO JURIDICA; uma ligao regulada pelo direito entre pessoas formais, jurdicas e ou naturais. Ns temos duas espcies de relao jurdica; Relao processual e Relao material; Relao jurdica processual a ligao que surge dentro do processo e a material a que surge em outras situaes, por exemplo, nos contratos. aquela formada entre os sujeitos dos processos fazendo surgir este. Quem so os sujeitos do processo? As partes e o juiz Relao jurdica material aquela formada entre os sujeitos do negocio jurdico, ou seja, as partes contratantes. Fazendo surgir o contrato. OBS; Embora o nome completo seja relao jurdica processual ou material, vocs vo perceber que a gente sempre fala s relao material ou relao processual, sempre omitindo o jurdico. Porque no existe uma relao material ou relao processual que no seja necessariamente jurdica. As principais diferenas entre uma e outra; 1- A relao processual acontece no processo e a material nos contratos. 2- Ns j a prendemos que a norma jurdica tambm dividida em duas partes a*-Norma processual e Norma material A material regulamenta tudo que no processo inclusive os contratos. A processual regulamenta o processo. Da vem outra diferena as normas que a gente aplica na relao processual so normas processuais e as normas que a gente aplica nas relaes matrias so normas materiais.

salario do defensor publico

3- Quando h complexidade; Preste ateno no processo voc tem o autor que tira da inercia o Estado que e representado pelo juiz a o juiz manda chamar o ru. Mas existe a possibilidade de um terceiro invadir esse processo, existe a possibilidade do M.P. TAMBM PARTICIPAR DESSE PROCESSO como fiscal do direito. Ento olha como uma relao jurdica processual. Agora olha como uma relao jurdica material, uma pessoa que a gente vai chamar de contratante acerta um negocio com outra pessoa que a gente chama de contratado, ento assinou o contrato acabou. Quanto a complexidade, qual delas complexa e qual delas simples? Resposta; A relao processual altamente complexa e material super simples. Ento a grande difereno QUE A RELAO PROCESSUAL ALTAMENTE COMPLEXA E A MATERIAL ALTAMENTE SIMPLES. 4- Formatao; Qual o formato da relao jurdica processual? Um tringulo Qual o formato da relao contratual? Uma linha horizontal ( linear) 5- Quanto a natureza jurdica; A relao processual como ela tem que ter necessariamente a presena do Estado, ela uma relao de Direito Publico. Ento quanto a natureza jurdica uma relao de direito publico. J os contrato no necessariamente tem que ter a participao Do Estado, entre uma pessoa e outra( entre fsica e outra fsica, uma fsica e uma empresa, uma empresa e outra empresa, etc.).Logo so relaes de direito privado. Ento quanto a relao, a PROCESSUAL de DIREITO PUBLICO e a MATERIAL de DIREITO PRIVADO. 6- Quanto a progressividade; Todo e qualquer processo comea com a PETIO INICIAL , a o Estado precisa chamar o ru, atravs da CITAO, a o ru apresenta sua RESPOSTA DO RU, a vem o chamado DESPACHO SANEADOR, que quando o juiz diz que o processo est em ordem e sem falhas a vem as audincias , logo depois as SENTENAS, depois os RECURSO a pode acontecer coisas que ainda no nos interessa. Na Ordem; a-PETIO INICIAL. b-CITAO C-RESPOSTA DO RU Despacho SANEADOR e-SENTENA f-RECURSO J no contrato duas pessoa assinam o contrato e dizem oque querem e acabou!!! Ento, quanto a progressividade qual dessas duas relaes progressiva? Resp; A relao processual, pois ele segue em frente at resolver a lide. A relao material esttica. Ento a relao processual progressiva e a material esttica.

7- Quanto as requisitos de validade; Para que o processo seja valido ns temos que atender dois tipos de requisitos. O primeiro ns j estudamos, quando a gente falou de ao, agente aprendeu que pra dar inicio ao processo, primeiro a gente tem que acionar o Estado, direito de ao, mas s que a pra exercer esse direito de ao, temos que preencher alguns requisitos que so as chamadas CONDIES DA AO. Ento o primeiro requisito de validade da processual primeiro atender as condies da ao. Nessa sequencia para que o processo seja valido voc primeiro deve aprender as condies da ao e os PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS. Um contrato pra ser valido precisa preencher as condies da ao e os pressupostos processuais? Respostas; NO, Para que um contrato seja valido preciso atender os seguintes requisitos; *Sujeito capaz *Objeto lcito *Forma prescrita, determinada em lei, ou no proibida. Ento para validade de um processo, agente atende dois requisitos ,que so condies da ao e pressupostos processuais. E para validade de um contrato; *sujeito capaz, objeto ilcito, forma prescrita, determinada em lei ou no proibida em lei. Ento so requisitos de validade completamente diferentes, um no tem haver com o outro. 8- Por ultimo as nomenclaturas que so usadas no processo e nos contratos tambm so diferentes, ns temos nomenclaturas genricas e nomenclatura especifica. Nomenclaturas genricas so aquelas que voc pode usar em qualquer contrato. essa daqui; contratante e contratado, esses nomes podem ser usados em qualquer contrato, uma nomenclatura genrica dos contratos. Mas eu tenho tambm as nomenclaturas especificas. Exemplo, contrato de locao eu posso chamar DE CONTRATANTE OU CONTRATADO OU POSSO CHAMAR DE LOCATOR E LOCATRIO. SE FOR UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA, EU POSSO CHAMAR DE CONTRATANTE/CONTRATADO OU POSSO CHAMAR DE COMPRADOR E VENDEDOR. Ento assim que so chamados os nomes que so dados as relaes matrias. No processo a nomenclatura genrica AUTOR E RU,QUE PODE SER USADA EM QUALQUER PROCESSO. Agora ns sabemos que temos trs tipos de processo que so; a- CONHECIMENO b- EXECUO c- CAUTELAR Ento a nomenclatura genrica para qualquer dos trs tipos de processo autor e ru. Mas eles tm nomenclaturas especificas. No PROCESSO CAUTELAR REQUERENTE E REQUERIDO No PROCESSODE EXECUO EXEQUENTE E EXECUTADO No PROCESSO DE CONHECIMENTO AUTOR E RU.

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS; So requisitos que a gente precisa atender para que processo seja valido, consequentemente se agente no atender esses requisitos, o processo no ser valido, pois, ele ter vcios e nulidade. E quando o processo tem nulidade ele ser extinto. Ento a consequncia genrica de no atendimento desses pressupostos, basta no atender qualquer um deles e sua consequncia genrica que O PROCESSO VAI SER EXTINTO. Esses requisitos, so chamados de pressupostos processuais mas o nome completo pressupostos para o desenvolvimento valido e regular do processo. Eles se dividem em duas categorias os objetivos e os subjetivos; Os objetivos so aqueles que se referem ao processo em si. Os subjetivos se referem aos sujeitos do processo. Ento os pressupostos objetivos so requisitos que a gente vai exigir do prprio processo. Os pressupostos subjetivos so requisitos que a gente vai exigir dos sujeitos do processo. Que so esse dois; Juiz e as partes. Os pressupostos objetivos se dividem em outros dois; a- Pressupostos extrnsecos; Vem de fora do processo. b- Pressupostos intrnsecos; Vem de dentro do processo. Os pressupostos extrnsecos so todos negativos, porque na realidade eles no sero atendidos, voc no precisa apresenta-los, pelo contrario voc no pode apresenta-los. Por isso que so chamados de pressupostos negativos, porque eu no posso ter isso daqui. Eles so os seguintes; 123456Acordo prvio Coisa julgada Compromisso arbitral Conexo Continncia Litispendncia OBS; Lembrando QUE EU NO POSSO TER NENHUM DESSES PRESSUPOSTOS!!! 1- Acordo prvio; Antes do processo voc fez acordo com outra pessoa, logo no tem nenhuma necessidade do processo, perde sua finalidade. 2- Coisa julgada; Voc no pode propor um processo que j existe e j foi julgado, que j acabou. 3- Compromisso Arbitral; um documento em que os litigantes decidiram que o problema delas no seria resolvido pelo Estado e sim por um rbitro.

4- Conexo; quando h uma ligao entre duas aes. Ela caracterizada quando * as partes forem iguais ainda que ocupando poles diferentes * causa de pedir igual * pedidos diferentes. OBS; Reparem que partes, causa de pedir e pedido so os tais elementos da ao. Exemplo; Um camarada vai pagar um aluguel, a o proprietrio do aluguel diz o seguinte Esse aluguel t muito baixo, vou passar de 1.000 para 5.000, a pessoa que esta alugando diz que no tem condies de pagar o aluguel. Ento o proprietrio se nega a receber o valor do aluguel de 1.000. Nisso o inquilino vai ajuizar uma ao de consignao de pagamento (deposita em juzo). Quem vai ser o autor dessa ao? O inquilino Quem vai ser o ru dessa ao? O proprietrio Ento as partes so locatrio e locador e as causas de pedir? O que esta por traz disso tudo um contrato de locao e o pedido que p locatrio quer depositar um valor em juzo para que ele no fique com saldo dever e vire inadimplente. No dia seguinte o inquilino entra com uma ao de despejo. Quem vai ser o autor da ao de despejo? O locador Quem vai ser o reu? O locatrio Qual a causa de pedir, oque est por traz dessa ao de despejo? O contrato de locao Qual o pedido do despejo? Pra desocupar o imvel por que o inquilino esta devendo o aluguel. Veja que as partes so as mesmas apenas em polo invertido, diferente, mas so as mesmas partes locador e locatrio. A causa de pedir a mesma, mas o pedido diferente. Mas o pedido diferente. ISSO aqui caracteriza a tal da conexo. Essa duas aes so conexas, ento o que vai acontecer que a ao consignatria foi distribuda e caiu na segunda vara cvel e o despejo caiu na quinta vara cvel o que vai acontecer que ao invs do processo ser extinto que o normal, aqui OS PROCESSOS VO SER REUNIDOS. UM PROCESSO VAI SE JUNTAR COM OUTRO PRA EVITAR DECISES CONFLITANTES.

5- Continncia; quando a gente tiver; *partes iguais. * causa de pedir igual *um pedido mais abrangente que o outro, por isso que continncia, pois um pedido contm o outro. A diferena entre conexo e continncia que enquanto a conexo os pedidos so diferentes, na continncia um pedido maior que o outro, contem o outro. PRESSUPOSTOS INTRISECOS; Os principais se subdividem em positivos (tem que ter isso, existncia de alguma coisa). E negativos (no tem que ter essa coisa, inexistncia de alguma coisa) Positiva; No processo tem que ter o mandato. A- Mandato; Quem atua no processo o advogado em razo da parte, mas para que o advogado represente a parte preciso que ele tenha sido contratado pela parte. ENTO MANDATO O CONTRATO QUE CELEBRADO ENTRE A PARTE E O ADVOGADO Existe uma coisa chamada de INSTRUMENTO; o documento que prova a existncia de um contrato. Exemplo de Instrumento; Escritura que o instrumento que prova que eu celebrei um contrato de compra e venda de bem imvel. Mesma coisa aqui nome do contrato que celebrado entre o advogado e o cliente para que o advogado lhe represente o mandato, e seu instrumento PROCURAO. H outro documento que serve tambm como instrumento que o SUBSTABEECIMENTO. Todos dois so instrumentos do contrato de mandato. A diferena que na procurao quem d os poderes o cliente e que recebe os poderes o advogado X e o substabelecimento que se esse advogado X no vai poder ir em uma audincia , ento ele transfere esses poderes que ele recebeu do cliente pra outro advogado. O nome desse documento de um advogado dando poderes a outro advogado substabelecimento. B- Procedimento adequado; caminho adequado que o processo vai seguir Negativa( aquilo que voc no deve ter); A- A inpcia da inicial: A inicial no pode ser inapta, no serve, t mal feita. Ex.(petio sem pedido) B- Qualquer outra nulidade processual. Exe. Citao invalida

Pressupostos subjetivos; So aqueles que se referem aos sujeitos do processo. Os principais so; A- Os relativos ao juiz; O juiz s pode ser que o juiz s pode ser juiz daquele processo se ele tiver competncia.(diviso de jurisdio). O juiz tem que ter tambm imparcialidade. (o juiz tem que estar acima e equidistante das partes). O juiz tem que ter tambm capacidade processual (o juiz tem que estar apto a participar do processo) O juiz ou as outras partes somente estaro aptos se tiverem os trs requisitos j citados ao mesmo tempo, se faltar algum deles elas no estaro aptas a participar do processo. Os elementos so os seguintes; 1- Capacidade de ser parte; S pode ser parte, autor e ru, os titulares do direito litigioso (as pessoas que esto brigando).Isso determinado por uma das condies da ao que a legitimidade. 2- Capacidade de estar em juzo ;Durante o processo as partes praticam vrios atos processuais, para estar em juzo para praticar atos em juzo as partes tem que ter capacidade cvel 3- Capacidade de postular; fazer suas citaes em juzo. IUS POSTULANDI; direito de postular. Tambm pode ser chamada de capacidade postulatria. O critrio para ser atendida a capacidade postulatria que a parte tem que ser assistida por um advogado. Essas trs capacidades podem ser preenchidas por trs pessoas diferentes, por duas, ou por s uma. Uma criana que a parte ,mas representada por seus pais, e ela precisa de um advogado.( trs pessoas diferente pra poder exercer a capacidade processual) Um adulto parte, ele mesmo estar em juzo, mas precisa de um advogado. (duas pessoas pra voc ter a capacidade processual) Um advogado parte, ele mesmo esta em juzo e no precisa de outro advogado para representa-lo. (uma mesma pessoa ocupando as trs posies).

Processo de conhecimento Pode ser chamado tambm de processo de Cognio Exemplo de processo de conhecimento no cvel; Aes indenizatrias . Exemplo de processo de conhecimento no penal; Quase todas aes no processo penal so de conhecimento. Processo de Execuo; Quando eu j tenho a declarao s que ela no est sendo cumprida. Essa declarao chamada de Titulo Executivo. No cvel podemos ter dois tipos de execuo; O titulo executivo Judicial e Extrajudicial.

Titulo executivo; uma declarao que pode ser executada. Esses ttulos executivos tm duas origens, ou eles so; *Judiciais; Aquele que eu obtive dentro do processo. *Extra Judicial; Eu obtive fora do processo. (Cheque) Obs: S possvel ter titulo extrajudicial no processo cvel. Processo cautelar; USADO PARA CONSEGUIR UMA LIMINAR, eu ainda no tenho um declarao, mas no d pra esperar pela declarao, pois eu tenho URGENCIA. Pra usar o processo cautelar preciso preencher dois requisitos; PERICULUM IN MORA; Perigo da demora. FUMAA DO BOM DIREITO; Presuno da verdade. Temos tambm a TUTELA ANTECIPADA, que uma espcie do gnero Liminar. NO PROCESSO PENAL NO EXISTE TUTELA ANTECIPADA, ENTO NO PENAL VAI CONTINUAR EXISTINDO PROCESSO CAUTELAR, ELE VAI DESAPARECER NO CODIGO DE PROCESSO CIVEL. Atos processuais; so aes humanas praticadas dentro do processo. A forma de praticar os atos processuais em regra ESCRITA EXECEPCIONALMENTE; ORALMENTE NAS AUDIENCIAS. Existe uma alternativa que virtualmente, mas ainda pouco usada. Principal classificao dos atos processuais; Leva em conta o critrio de quem praticou o ato. Os principais so os atos praticados pelo *AUXILIARES DO JUIZ *PELO JUIZ *ATOS PRATRICADOS PELAS PARTES Consenso

You might also like