You are on page 1of 7

IPGU Instituto de Ps Graduao Ltda

MANUAL DE ELABORAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO DE FORMAO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

Prof. Ms. Jean Lus de Souza Diretor Geral do IPGU

Julho 2011

INTRODUO

De acordo com o projeto pedaggico do Curso de Formao de Especialista em Acupuntura do IPGU, para a obteno do grau de formao e/ou especialista ser exigido Trabalho de Concluso de Curso (TCC) nos padres constantes deste manual. Os trabalhos devero seguir a seguinte linha de pesquisa Qualidade de vida: experimentos e estudos em Acupuntura Na execuo do TCC o autor (aluno) dever conduzir a pesquisa, sobre a qual sero avaliadas as informaes disponveis sobre o assunto, permitindo uma perfeita informao da metodologia e concluses obtidas. No TCC, o autor (aluno) apresenta as informaes disponveis, procurando dar uma idia, a mais completa possvel, do estado atual dos conhecimentos sobre o assunto escolhido. O TCC deve ser escrito, com um tratamento objetivo e impessoal, preferivelmente na terceira pessoa do singular, evitando-se referncia pessoal. Assim, devem ser utilizadas expresses como o presente trabalho, o presente estudo, o autor em lugar de meu trabalho, o nosso estudo ou eu. De qualquer modo, importante manter uniformidade de tratamento em todo o trabalho. importante tambm que haja consistncia na apresentao, mantendo-se um padro uniforme em todas as fases do trabalho. Deve ser adotado o sistema internacional, utilizando-se as abreviaturas convencionais e mantendo-se sempre as mesmas unidades na redao do trabalho. Assim se numa parte do trabalho, uma grandeza (por exemplo: peso e altura) for avaliada em quilograma e metros, essas unidades devero ser adotadas em todo o trabalho, quando se referir quelas grandezas. A objetividade e a clareza so caractersticas dos trabalhos cientficos. Isto mais facilmente conseguido empregando se frases curtas, que incluam apenas um pensamento. Por outro lado, frases que tratem de um mesmo aspecto devem ser reunidas em um nico pargrafo, evitando-se pargrafos constitudos por uma nica frase. Deve-se evitar tambm, tanto quanto possvel, expresses vagas como, por exemplo, parece ser, produo alta (ou baixa), e outras que no permitem ao leitor uma idia real do fenmeno descrito, numa viso de senso comum.

CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1 - O Trabalho de Concluso de Curso (TCC) um instrumento para a investigao de problemas reais sob o enfoque cientfico. Art. 2 - O TCC parte integrante do curso de Formao de Especialistas em Acupuntura, sendo obrigatria a apresentao impressa e em CD de um artigo cientfico ou de publicao, ou uma monografia. Art.3 - No caso de artigo cientfico seguir as normas de ABNT. No caso de artigo de publicao seguir as normas da revista que geralmente seguem normas de Vancouver.se optar por monografia, seguir normas de ABNT. CAPTULO II DOS OBJETIVOS Art. 4 - O TCC de Formao de Especialistas em Acupuntura do IPGU deve atender aos seguintes objetivos: 1 - Capacitar o aluno para a elaborao de trabalho cientfico; 2 - Levar o aluno a correlacionar e aprofundar os conhecimentos tericoprticos adquiridos no curso; 3 - Propiciar ao aluno o contato com o processo de investigao; 4 - Contribuir para o enriquecimento das diferentes linhas de pesquisa; 5 - Estimular a pesquisa cientfica; 6 - Facilitar o acesso dos resultados obtidos em seu trabalho com a comunidade externa. CAPTULO III DO ORIENTADOR Art. 5 - Para o curso de Formao de Especialista em Acupuntura o orientador do TCC dever ser professor e/ou supervisor com titulao mnima de especialista. Art. 6 - O orientador do TCC deve ser um professor do IPGU cuja experincia acadmica ou profissional seja de acordo com o tema escolhido pelo aluno orientando. Art. 7 - Cabe ao orientador direcionar o aluno dentro do tema escolhido e na pesquisa bibliogrfica. Art. 8 - O orientador dever assumir compromisso formal de aceite da orientao, conforme modelo de carta (ANEXO 1) para que o aluno apresente ao professor de TCC no incio do trabalho, aceitando o projeto de pesquisa do aluno. Art. 9 - O aluno poder dispor de um Co-orientador, no necessitando que este seja professor do IPGU. Art.10 - O orientador poder assumir, no mximo, doze alunos orientados. Art.11- Cabe ao orientador liberar o encaminhamento do artigo ou monografia

para a entrega: - em Uberlndia, para todos os trabalhos de turmas de todas as cidades, enviar A/C: Prof. Jean Luis de Souza.

CAPTULO IV DO ORIENTANDO Art. 12 - So direitos do orientando: 1 - Ter um professor orientador e definir a temtica da monografia; 2 - Solicitar orientao diretamente ao professor orientador; 3 - Ser informado sobre as normas e regulamentao do TCC. Art. 13 - So deveres do orientando: 1 - Cumprir o cronograma de atividades proposto pelo orientador e pela Instituio; 2 - Seguir as normas deste Manual de TCC e das normas tcnicas no link do site www.ipgu.com.br 3 - Respeitar os princpios ticos e sociais relacionados ao tema proposto e definidos pelo Comit de tica e Biotica do IPGU que atende as normas do Hospital Materno Infantil de Goinia, situado Rua 7 esquina Av. Perimetral, s/no. Setor Oeste -Goinia - GO CEP: 74530-020 Tel.: (62) 3201-3346.

CAPTULO V DO TRABALHO Art. 14 - A escolha do tema livre desde que atenda a linha de pesquisa do curso contida neste Manual do TCC. Art. 15 - O trabalho poder ser feito individual ou com at trs alunos e pode ser: 1 - Reviso bibliogrfica; 2 - Estudo de caso; 3 - Pesquisa de campo 4 - projeto de implantao Art. 16 - A elaborao do TCC obedecer s normas tcnicas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, as que venham a ser expressamente adotadas neste Manual de TCC e aquelas de revistas de publicao. Art. 17 - Os trabalhos que envolvam pesquisa com animais ou seres humanos devem passar pela Comisso de tica e Biotica do Hospital Materno infantil de Goinia. Art. 18 - Fraude na elaborao do trabalho implicar em reprovao no curso. So consideradas fraudes: 1 - Apresentao de trabalho elaborado por outrem; 2 - plgio; 3 - Infidelidade na informao do trabalho de concluso do curso de

graduao ou ps-graduao. Art. 19 - A aprovao do trabalho no implicar em compromisso da faculdade em public-lo. Ele estar no acervo da Biblioteca do IPGU Instituto de Ps Graduao em Uberlndia.

CAPTULO VI DO PROJETO DE PESQUISA Art. 20 - O projeto de pesquisa dever ser a primeira fase para o andamento do trabalho; Art. 21 - O Projeto de TCC, dever conter, as seguintes partes nesta ordem: 1 - Capa; 2 - Introduo (informaes sobre a natureza e a importncia do assunto em relao ao tema, incluindo a justificativa); 3 - Objetivos; 4 - Reviso de Literatura (parte integrante do TCC); 4 - Metodologia; 5 - Cronograma atualizado 6 - Referncias Bibliogrficas. Art. 22 - Na ltima pgina dever constar assinatura do candidato e do orientador, conforme modelo.

CAPTULO VII DA ENTREGA Art. 23- A entrega dever respeitar as datas do cronograma de atividades ao final do curso terico e prtico, ou at no mximo 6 meses aps o trmino do curso. Art. 25 - O aluno dever apresentar um exemplar final encadernado em espiral e um cd se for artigo; e uma cpia encadernada em capa dura preta e em cd se for monografia. Art. 26 - A nota ser finalizada pela bibliotecria e pela coordenao de ps graduao. Art. 28 - Considerar-se- aprovado no TCC o aluno cuja nota seja igual ou superior a 7 (sete). Art. 32 - A reprova na elaborao do TCC implicar no retorno ao orientador e ao aluno com as devidas correes, que devero ser feitas no prazo mximo de trinta dias.

CAPTULO VIII DA METODOLOGIA Art. 33 - O TCC deve ser impresso em papel branco, formato A4, fonte Arial 12, espao entre linhas 1,5; pargrafo superior e esquerdo 3,0 cm; inferior e direito 2,0 cm. Art. 34 - O pr-texto deve conter: 1 - Capa (obrigatrio)*; 2 - Lombada (obrigatrio); 3 - Folha de Rosto (obrigatrio)*; 4 - Ficha Catalogrfica (obrigatrio); 5 - Errata (opcional); 6 - Folha de Aprovao (obrigatria)*; 7 - Dedicatria (opcional)*; 8 - Agradecimentos (opcional)*; 9 - Epgrafe (opcional)*; 10 - Resumo em portugus (obrigatrio); 11 - Resumo em ingls (obrigatrio); 12 - Sumrio (obrigatrio); 13 - Lista de ilustraes (opcional); 14 - Lista de quadros (opcional); 15 - Lista de tabelas (opcional); 16 - Lista de abreviaturas (redues), siglas ou smbolos (opcional). Art. 35 - O texto (corpo do trabalho) deve conter: 1 - Introduo: Contendo o histrico e a justificativa Desenvolvimento: Objetivos Gerais; Objetivos Especficos; Captulos; Materiais e Mtodos; Resultados; Discusso. Concluso:Resposta aos objetivos. - Vide Modelo no www.ipgu.com.br CAPTULO IX DAS DISPOSIES FINAIS Art.36 - Os casos no previstos nesta resoluo sero deliberados pela diretoria acadmica

Anexo 1 TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO Eu, ______________________________________________, Professor (a) do Curso de _________________ desta Instituio, declaro para os devidos fins, estar de acordo em assumir a orientao do Trabalho de Concluso de Curso do (a) aluno (a) ___________________________________________. Ttulo Provisrio: _______________________________________________________ _______________________________________________________ Uberlndia, _______ de ________ de 200 __. _________________________ Nome legvel do professor-orientador _________________________ Assinatura do professor-orientador _________________________ Nome legvel do aluno-orientando _________________________ Assinatura do aluno-orientando

You might also like