You are on page 1of 41

ACIONAMENTO E COMANDOS ELTRICOS

INTRODUO
Antes de comear a falar sobre as diversas formas de acionar e controlar o funcionamento de um motor ou outro dispositivo, vamos primeiro fazer um breve resumo sobre motores. Em geral, as maquinas convertem uma energia em outra. Um motor a combusto converte energia qumica em energia mecnica, um motor eltrico converte a energia eltrica em energia mecnica. Onde ento utilizamos estas converses de energias para gerar diversos tipos de trabalho. Ex. um motor acoplado a uma bomba, faz a movimentao da gua no interior de uma tubulao.

MOTORES ELTRICOS

Com uma construo simples, verstil e de baixo custo, aliado ao fato de utilizar uma fonte de alimentao, a energia eltrica, o motor eltrico hoje o meio mais indicado para a transformao de energia eltrica em energia mecnica (movimento rotativo).

46

Tipos de motores eltricos

47

Motor trifsico (site WEG motores)

Elementos bsicos de um motor


Para entender os elementos de um motor, vamos definir os tipos de motores quando ao tipo de alimentao. Na figura abaixo podemos identificar estes elementos.

Vista explodida (site WEG motores)


48

TIPOS DE ACIONAMENTOS
ACIONAMENTO CONVENCIONAL Conhecido como partidas convencionais de motores utilizam-se de dispositivos eletromecnicos para o acionamento (partida) do motor (ex. contatores eletromecnico, interruptores mecnicos, etc.). ACIONAMENTO ELETRNICO conhecido como partidas eletrnicas de motores utilizam-se de dispositivos eletrnicos que realizam o acionamento do motor (ex. softstarters, inversores de frequncia, etc.).
Os sistemas de acionamento tm como funes bsicas:

A conexo e desconexo do motor rede de alimentao; O comando e o controle das caractersticas de desempenho durante a partida.

Para acionamento de forma segura e precisa destes motores so aplicadas os seguintes tipos de partidas: Partida Direta/ Reversora: Acionamento de pequenos motores; Partida Estrela Tringulo: Acionamento de grandes motores sem carga; Partida Compensadora: Acionamento de grandes motores com carga; Partida com Soft-Starter: Acionamento de grandes motores com carga; Partida com Inversor de Frequncia: Acionamento de pequenos e grandes motores

Caractersticas de partida
O termo partida definido como sendo a passagem de uma maquina do estado de repouso ao movimento em regime de velocidade, incluindo a energizao, arranque, acelerao e se necessrio sincronizao com a fonte de alimentao. A figura abaixo apresenta a sequencia para acionamento de um motor trifsico de corrente alternada.

49

ACIONAMENTO CONVENCIONAL

Partida Direta/Reversora(plena tenso)

Por se tratar de acionamentos de pequenos motores este tipo de partida pode ser manual ou magntica. A partida manual consiste em manobrar um dispositivo que liga e desliga o motor rede de alimentao. Figura abaixo.

50

Partida com chave magntica


A partida com chave magntica (contadora): Consiste em ligar e desligar o motor rede de alimentao. Este dispositivo contm um mecanismo de abertura e fechamento de contados no circuito do motor, que por sua vez pode ser manobrado a distncia eletricamente. A figura abaixo apresenta o circuito de fora para este tipo de partida.

Diagrama principal com partida direta com chave magntica

51

Partida Estrela-triangulo
Este circuito possibilita uma reduo de at 1/3 da corrente de partida do motor. Para isso, o motor devera possuir dupla tenso. A menor tenso dever ser igual tenso de rede e a outra 3 vezes maior. fundamental para a partida com a chave estrela - tringulo que o motor tem a possibilidade de ligao em dupla tenso, ou seja, em 220 / 380 v, em 380/660 v ou 440/760 v. Os motores devero ter no mnimo 6 bornes de ligao acessveis. A partida estrela- tringulo poder ser usada quando a curva de conjugados(torques) do motor suficientemente elevada para poder garantir a acelerao da carga com a corrente de partida na ligao tringulo. Tambm a curva do conjugado (torque) reduzida na mesma proporo. Por este motivo, sempre que for necessria uma partida estrela tringulo dever ser usado um motor com curva de conjugado elevado. Antes de se decidir por uma partida estrela- tringulo ser necessrio verificar se o conjugado de partida ser suficiente para operar a carga. O conjugado resistente da carga no poder ultrapassar o conjugado de partida do motor, nem a corrente no instante da mudana para tringulos poder ser de valor inaceitvel. A chave estrela - tringulo em geral s pode ser empregada em partidas da mquina em vazio, isto , sem carga. Somente depois de ter atingido a rotao nominal, a carga poder ser aplicada. Relao entre tenses da rede e do motor que permitem a ligao estrela-triangulo Motor Rede de alimentao Ligao 220/380 volts 220 volts 380/660 volts 380 volts 440/760 volts 440 volts

52

O esquema principal abaixo apresenta a ligao do motor em estrela-triangulo.

Partida compensadora
Esse tipo de partida normalmente utilizado em circuitos onde a limitao da corrente de partida e importante, ele possibilita baixa corrente de linha e baixas perdas durante as partidas. Este circuito utiliza um autotransformador de potncia elevada com vrios tapes de sada, normalmente 50%, 65% e 80%. O motor nesse caso pode ter apenas 3 terminais de sada, pois o autotransformador ligado na alimentao do motor. Nessa partida o motor pode partir com carga e vai acelerando conforme a comutao dos tapes do autotransformador que pode ser manual ou por meio de contatores. A seguir apresentado o esquema principal de um motor acionado por uma chave compensadora.

53

ACIONAMENTO ELETRNICO

Partida com Soft-Starter


So conhecidas como partidas em rampa, adequada para partidas e paradas suaves, ideais para locais onde no aceitas frenagens bruscas. Este dispositivo tem base eletrnica, o que permite uma serie de ajustes dos parmetros de funcionamento. largamente utilizado em cargas acionadas por motores de potncias superiores e cargas com grande momento de inercia. Ex. ventiladores de grande porte, esteiras transportadoras, bombas, compressores e outros semelhantes.

54

Partida com Inversor de Frequncia


Atualmente este dispositivo tem ganhado espao no uso em sistema de grande porte, pois cada vez mais comum a necessidade de automao de processos alinhada ao aumento da produo. Com isso uma infinidade de equipamentos foi desenvolvida para as mais diversas aplicaes, dentre eles, est o Inversor de frequncia, um equipamento verstil e dinmico e de fcil compatibilidade com outras tecnologias. Um Inversor de frequncia um dispositivo capaz de gerar uma tenso e frequncia trifsicas ajustveis, com finalidade de controlar a velocidade de um motor de induo trifsico. Sua programao e controle so feitos atravs de IHM( Interface Homem Maquina), entradas digitais e/ou analgicas e ainda pode ser acessado via rede industrial.

55

COMANDOS ELETRICOS

Desenvolver um esquema de comando para motores


Como vimos anteriormente motores so acionados eletricamente a distancia, ou seja, aciona um boto ou liga uma chave e pronto o parte contato com circuito de fora, que um grande avano em relao segurana e produtividade. Para entendermos melhor o que um circuito de comando, vamos estudar um processo de um sistema de ar condicionado da figura abaixo.
56

Observa-se que para funcionar de acordo com as especificaes do equipamento, o circuito deve seguir uma ordem de acionamento de cada um dos motores, motor ventilador e compressor. Para o correto funcionamento, o circuito de comando deve ligar o motor do ventilador e aps o compressor, realizada esta sequencia o sistema funciona normalmente. Como pode ser notado para fazer esta sequencia preciso desenvolver um circuito de comando para acionar os motores no tempo certo e evitar o mau funcionamento. Estes esquemas facilita a visualizao do funcionamento de um processo e das condies ao especialista em manuteno reparar, testar, acompanhar o processo sem perda de tempo ou riscos de acidentes e/ou danos materiais. O esquema abaixo faz uma sequencia de ligao de motor de pequeno com partida direta.

Esquema Principal

Esquema de Comando

57

Como pode ser viso no esquema principal de fora, trata de um motor monofsico, com acionamento direto, j no esquema de comando temos vrios componentes interligados que juntos vo acionar o motor e ao mesmo tempo proteger contra picos de corrente.

Dispositivos de comandos e proteo


Quando um simples toque em um boto um operador da inicio a um processo que gera uma diversidade de produtos ou inicia o funcionamento de um sistema de ar condicionado de edifcio ou centro comercial. Neste seguimento vamos conhecer cada dispositivo de comando e de proteo de um circuito de comando.

DISPOSITIVOS DE PROTEO PARA MOTORES: Fusveis; Rel Trmico; Disjuntores. DISPOSITIVOS DE COMANDO, SINALIZAO E AUXILIARES: Botoeiras e Chaves Manuais; Contatores; Rels Temporizadores;
58

Rels Protetores; Sinalizadores Visuais e Sonoros. A seguir vamos conhecer um pouco de cada dispositivo e sua funo no circuito eltrico.

DISPOSITIVOS DE COMANDO, SINALIZAO E AUXILIARES.

Chaves de partida Manual


o mtodo mais simples de acionar uma maquina geralmente utilizada em pequenos motores sem carga, circuito de sinalizao e equipamentos de baixa potencia.

Por se tratar de um dispositivo de manobra manual, este deve ser apenas para abertura e desligamento de equipamentos, manobrar este dispositivo com cargas elevadas gera arcos voltaicos de altas temperaturas. Na figura acima o exemplo de uma chave tripolar e seu desligamento deve ser simultneo paras as trs fases.

Chave liga-desliga ou interruptores


A Chave LIGA-DESLIGA geralmente tem a funo de conectar o desconectar dois pontos, interrompe o cabo de ligao de um determinado equipamento. A chave tem dois terminais, sendo uma de entrada e outro a sada. Sua aplicao em circuitos eltricos bem difundida.

59

Fonte: Catlogo Steck

Botoeiras e Chaves Manuais

As botoeiras, como so conhecidas, so outra forma de acionamento de motores por meio manual e servem para energizar ou desenergizar contatores, a partir da comutao de seus contatos NA ou NF. Existem diversos modelos e podem variar quanto ao formato, cor, tipo de proteo do acionador, quantidade e tipos de contatos. As botoeiras podem ser do tipo pulsante ou com intertravamento. As botoeiras com intertravamento mantm a posio de NA ou NF toda vez que acionada (pressionada), ou seja, permanecem na nova posio at o prximo acionamento. J as botoeiras pulsantes apenas durante o tempo que o boto est pressionado mantm os contatos em NA ou NF, ou seja, Quando liberados retornam a posio anterior.

Fonte: Catlogo Metaltex

60

Contatores
Contator um dispositivo eletromagntico, constitudo de uma bobina que quando alimenta cria um campo magntico no ncleo fixo que por sua vez atrai o ncleo mvel que fecha o circuito. Cessando alimentao da bobina, desaparece o campo magntico, provocando o retorno do ncleo atravs de molas. Em um circuito de fora e controle temos dois tipos de contatores, com funes e caractersticas diferentes. Os contatores principais tem a funo de suportar a corrente drenada pela carga (motor), tambm pode ser utilizado para comandar parte do circuito, desde que seja especificado para este fim. Contator auxiliar, como o prprio nome j diz, ele faz parte apenas do circuito de comando, onde auxilia outros componentes a fazer a sequencia de acionamento da maquina. O principio de funcionando o mesmo.

A bobina ligada atravs dos terminais A1 e A2 e a carga no caso do contator principal circula pelos terminais conforme figura abaixo.

61

Fonte: Catlogo WEG

Os terminais de contado auxiliar devem ser identificados no diagrama esquemtico, com nmeros que informe qual a sua funo no circuito. A figura abaixo representa o como identificar esta funo. O primeiro numero diz a sequencia e o segundo numero diz sua funo. Os nmeros 1 e 2 na posio funo indicam que o contato esta selado(contador desligado), e os nmeros 3 e 4 na posio funo indica aberto(contator desligado).

Fonte: Catlogo WEG

A figura acima exemplifica um contator auxiliar com vrios contatos auxiliares. Especificar um contator para uma aplicao deve ser feita sempre baseada em critrios bem definidos, pois uma escolha errada pode causar danos irreparveis ao contator ou superdimensionar pode gerar um custo alm do necessrio na aplicao.
62

Temporizadores
Os temporizadores, tambm conhecidos como rels de tempo, so dispositivos eltricos utilizados em circuitos de comando com a funo de causar o acionamento de um determinado componente aps um tempo predeterminado. Aplicado em partidas dividida de motores, retardado o acionamento do segundo estagio do circuito. Dispositivo de baixo custo e possibilita varias outras aplicaes. A seguir apresentada a foto de um modelo de rel temporizador.

Fonte: Catlogo Siemens

Reles temporizadores utilizados nos circuitos de comandos constitudos por circuitos eletrnicos, que temporizam e acionam um rel magntico com contatos abertos e fechados. Esse dispositivo tem vrias utilidades nos circuitos de comandos, tais como; temporizao em lgicas de comandos, partidas sequenciais de motores eltricos, sistemas de partida de motores e muitas outras utilidades. A especificao de um temporizador feita utilizando um catlogo de fabricante. A seguir apresentado o esquema eltrico e um diagrama de passo do funcionamento de um rel. Para partida de motores em estrela-tringulo existe um modelo especfico de rel temporizador. A seguir apresentado a foto e os diagramas de funcionamento desse dispositivo.

Fonte: Catlogo Siemens DISPOSITIVOS DE PROTEO PARA MOTORES


63

Fusveis

So os elementos mais tradicionais para proteo contra curto-circuito de sistemas eltricos. Sua operao baseada na fuso do elemento fusvel, contido no seu interior. O elemento fusvel um condutor de pequena seo transversal, que sofre, devido a sua alta resistncia, um aquecimento maior que o dos outros condutores, passagem da corrente. O elemento fusvel um fio ou uma lmina, geralmente, prata, estanho, chumbo ou liga, colocado no interior de um corpo, em geral de porcelana, hermeticamente fechado. Possuem um indicador, que permite verificar se operou ou no; ele um fio ligado em paralelo com o elemento fusvel e que libera uma mola que atua sobre uma plaqueta ou boto, ou mesmo um parafuso, preso na tampa do corpo. Os fusveis contm em seu interior, envolvendo por completo o elemento, material granulado extintor; para isso utiliza-se, em geral, areia de quartzo de granulometria conveniente. A figura abaixo mostra a composio de um fusvel (no caso mais geral). O elemento fusvel pode ter diversas formas. Em funo da corrente nominal do fusvel, ele compese de um ou mais fios ou lminas em paralelo, com trecho(s) de seo reduzida. Nele existe ainda um ponto de solda, cuja temperatura de fuso bem menor que a do elemento e que atua por sobrecargas de longa durao.

Fusvel NH

64

Termostato ou protetor trmico


Instalados entre as bobinas ele monitora a temperatura do embobinado que caso atinja a temperatura de deformao do bimetalico ele abre o enrolamento e desliga o motor, este quando esfria, volta forma anterior e religa o motor. Estes elementos em alguns casos fazem parte do enrolamento do motor.

65

As figuras acima apresentam algumas das formas de proteo de motores com uso de termostatos e reles.

Rel bimetlico de sobrecarga


Estes dispositivos utilizam o princpio da dilatao de partes termoeltricas (bi metlicos). Sua operao est baseada nas diferentes dilataes que os metais apresentam, quando submetidos a uma variao de temperatura. Rels de sobrecarga so usados para proteger indiretamente equipamentos eltricos, como os motores, de um possvel superaquecimento. Estes dispositivos geralmente so utilizados na proteo de motores contra variaes na temperatura do motor. O superaquecimento de um motor pode, por exemplo, ser causado por: Sobrecarga mecnica na ponta do eixo; Tempo de partida muito alto; Rotor bloqueado; Falta de uma fase; Desvios excessivos de tenso e frequncia da rede. Em todos estes casos citados acima, o incremento de corrente (sobre corrente) no motor monitorado em todas as fases pelo rel de sobrecarga. Os terminais do circuito principal dos rels de sobrecarga so marcados da mesma forma que os terminais de potncia dos contatores. Os terminais dos circuitos auxiliares do rel so marcados da mesma forma que os de contatores, com funes especficas, conforme exemplos a seguir. O nmero de sequncia deve ser `9' (nove) e, se uma segunda sequncia existir, ser identificada com o zero. Estes dispositivos so acoplados ao contatores principais, pois funcionam monitorando a corrente do motor que caso necessrio desliga o equipamento.
66

OBS. Este dispositivo deve ser especificado conforme o modelo do contator principal e a corrente nominal do motor.

Disjuntores
Os disjuntores atualmente so dispositivos utilizados com melhor eficcia nas instalaes, pois este dispositivo pode substituir outro em uma mesma instalao, ou seja, um disjuntor no circuito elimina a necessidade de instalar interruptores, rele trmico e rele eletromagntico. So dispositivos que realizam a proteo contra curto-circuito e sobrecarga (proteo trmica e magntica). Existem disjuntores que Possuem knob para o ajuste da proteo da intensidade de corrente (ajuste da proteo trmica). Que deixa este tipo de dispositivo cada vez mais usado em comandos para proteo da rede e carga de sistema ou equipamento.

DIAGRAMAS ESQUEMATICOS Analisar e projetar um circuito de fora e controle


Destinado a facilitar o estudo e a compreenso do funcionamento de uma instalao ou parte dela. Os elementos do diagrama dispem-se de forma que possam facilitar sua interpretao e no seguindo a
67

disposio espacial real. Isto quer dizer que diversos elementos condutores de corrente e os dispositivos de comando e proteo esto representados conforme a sua posio no circuito eltrico e independente da relao construtiva destes elementos. Diagramas de comando so esquemas eltricos com a finalidade de ilustrar um sistema eltrico industrial de forma padronizada e de fcil interpretao de qualquer usurio, na instalao e manuteno desse sistema.

Os diagramas de comando permite a interpretao de um sistema industrial, pois: demonstra a sequncia de funcionamento do circuito; representa os componentes e funes; permite uma rpida localizao dos componentes. O diagrama de comando mais utilizado o diagrama funcional, pois esse diagrama representa os sistemas eltricos de forma prtica com fcil compreenso. Nesse tipo de diagrama, o comando lgico separado da parte de acionamento e so chamados de Diagrama de Comando e Diagrama Principal. A seguir apresentado um exemplo de diagrama de comando funcional.

Diagrama principal ou fora

Diagrama unifilar

68

Legenda bo botoeira desliga b1 botoeira liga F7 rele de sobrecarga F21 fusivel de comando F22 fusivel de comando K1 contator principal(contato auxiliar) K1 contator principal(bobina)

O Funcionamento do circuito de fora: O circuito sempre inicia desligado, as linhas R S T so as fases do circuito interruptas por um contator entre ela e o motor, impedindo o funcionamento do mesmo. Quando esta carga solicitada vamos ao circuito de comado, acionamos o boto b1, nisso possibilitou a reconexo do caminho interrupto pela botoeira, que por sua vez aciona o motor. O contato K1 tambm e acionado e mantem o circuito conectado. Em comandos mais complexos, a localizao dos contatos dos contatores e rels so identificados logo abaixo dos componentes com o nmero da linha em que os contatos esto localizados. Alm da localizao, a identificao dos contatos feita em colunas A para contatos abertos (NA) e F para contatos fechados (NF).

69

Analisando o circuito acima podemos verificar que o mesmo possui um contato de selo, que garante a ele ficar ligado mesmo aps o operador liberar a botoeira b1, a localizao fsica do contato de selo, para este circuito no contator principal C1. A funo e manter o contador atracado enquanto a botoeira b0 no for acionada. O que ocorre para esta conexo se manter que criado um caminho pelo contador, e quando aciona b0 interrompe este caminho. Como pode ser visto anteriormente, quando analisamos um circuito, conseguimos projetar de forma clara como deve ser o funcionamento do sistema. Esta tcnica tambm pode ser utilizada para projetar e montar um circuito funcional que atenda a uma especificao solicitada. As siglas abaixo geralmente so utilizadas para identificar as especificaes de motores e dispositivos de controle e proteo.

70

Partida Direta
Para projetar um circuito com partida direta preciso ter os dados do motor, temos que adotar critrios prticos de dimensionamento baseados em: Caractersticas dos componentes da chave; Nas seguintes condies de servio: Regime de servio contnuo, fator de servio(FS), fator de segurana. Oscilaes na rede Alta corrente de partida Tempo de partida muito longo
71

Dados do Motor: In corrente nominal Tenso nominal Especificao do Contator: K1------ In (motor) IF 1,2xIn (motor); IF IFmx(K1); IF IFmx (FT1). Exemplo: Dimensionamento dos componentes de fora do motor 3F 30 cv 380 v/60HZ IV polos Consultar catlogo para especificar dados dos componentes. In = 42,12 Ip/In = 7,0 Contador: K1 ---- Ie >= 42,12 Contato auxiliar = 1 Rele de sobrecarga - FT1 ---- In.

72

A seguir temos parte da simbologia utilizada nos Diagramas de comando ou principal.

Partida estrela-tringulo

A partida estrela-tringulo a mais utilizada nos sistemas industriais, porm para esse tipo de partida imprescindvel que o motor permita a alimentao em duas tenses, por exemplo; 220/380 V ou 440/760 V. necessrio que o motor tenha no mnimo seis terminais de ligao. Na partida estrelatringulo, os terminais do motor so ligados para uma determinada tenso, 380 V, por exemplo, e o motor alimentado com uma tenso menor, 220 V. Nesse caso, o motor parte com uma tenso reduzida. Como o motor est esperando uma determinada tenso, mas recebeu um valor menor de tenso, sua corrente tambm ser menor. Nesse caso, o conjugado de partida do motor fica reduzido para 25 a 33 % do conjugado na tenso normal. Por isso necessrio analisar no sistema se o motor que vai partir em estrela-tringulo teve ter um conjugado de partida suficiente para garantir sua partida com essa reduo de corrente.
73

A anlise do conjugado pode ser feita utilizando o catlogo do fabricante do motor que fornece as curvas de conjugado. Na partida estrela-tringulo com contatores, so fechados nos terminais do motor na ligao estrela na partida e logo aps um tempo predeterminado por um temporizador essa ligao desfeita e o motor fechado em tringulo. Como se sabe, na ligao estrela o motor alimentado com as fases L1, L2 e L3 nos terminais 11, 2 e 3 e as pontas 4, 5 e 6 so curto-circuitadas. Na ligao tringulo, a fase de L1 deve alimentar as pontas 1 e 6, L2 2 e 4 e L3 3 e 5, conforme ilustrao a seguir.

Caso o motor for conectado em triangulo e ligado numa rede de 380 v haver um sobre aquecimento do motor causado pela corrente excessiva, decorrente da tenso ser maior que a nominal. Nesta condio, o motor poder vir a ser danificado. Por outro lado, ligando o motor em estrela e conectalo a uma rede 220 v, haver uma tenso menor que a nominal aplicada em cada fase. Nesta condio, caso o motor consiga partir e atingir a rotao nominal, a corrente ser menor que a nominal e o motor no conseguira desenvolver a sua potncia nomina. Tambm poder ocorrer que o motor no consiga partir e atingir a velocidade nominal, ficar bloqueado e aumentar a corrente que nele circula.

74

75

SIMBOLOGIA PARA DIAGRAMAS ESQUEMATCOS

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

You might also like