You are on page 1of 6

Geradores de Corrente Alternada Princpio de Funcionamento: Um gerador de corrente alternada (C.A.

.), tambm chamado de alternador, funciona com base na induo de fora eletromotriz num condutor em movimento dentro de um campo magntico (MUSSOI, 2006). Praticamente toda a energia eltrica consumida nas residncias e indstrias fornecida pelos alternadores das usinas que produzem eletricidade. Um alternador simples formado por um campo magntico forte e constante, condutores que giram atravs do campo magntico e algum meio de manter um contato eltrico contnuo dos condutores medida que eles giram (GUSSOW, 2008). Um exemplo simples demonstrado na Figura (1), onde uma espira gira dentro de um campo magntico, gerando uma tenso e uma corrente induzida.

Figura 1. Esquema de gerador de corrente alternada. Fonte: Mussoi, 2006.

No exemplo da Figura (1), a corrente gerada pela induo magntica muda conforme a espira gira (corrente alternada) e tem forma senoidal, isto , varia periodicamente (a cada 360) com o tempo tanto em sua intensidade quanto em seu sentido (Figura 2). O mesmo ocorre com a tenso induzida, ou seja, ela varia periodicamente, em intensidade e polaridade.

Figura 2. Gerao de corrente e tenso alternada por meio do movimento de rotao de um condutor dentro de um campo magntico. Fonte: Mussoi, 2006.

importante ressaltar que quando os terminais a e b da espira esto paralelos ao fluxo magntico, nenhuma linha de fluxo cortada, portanto nenhuma tenso ou corrente induzida. A partir do momento em que o movimento dos condutores corta as linhas de fluxo magntico com um determinado ngulo, uma tenso induzida, o que gera uma corrente. Quando os terminais cortam as linhas de fluxo perpendicularmente, a variao do fluxo mxima, assim como a tenso e a corrente induzida, como observado no grfico da Figura (3a). Numa rotao completa da espira (360), tem-se a tenso indicada no galvanmetro (Figura 3b) saindo de 0, dirigindo-se ao pico positivo com a aproximao do polo norte e em seguida, com a passagem do polo norte, o retorno a 0. Continuando a rotao, com a aproximao do polo sul, a tenso aproxima-se do mximo negativo, atingido o pico com o polo sul do eletrom

frente da bobina (CARVALHO, 2011). Esse ciclo se repete, por exemplo, na rede eltrica, 60 vezes por segundo, 60 Hz, para uma rotao da bobina de 3600 rpm.

Figura 3. A) Grfico da corrente alternada produzida pelo gerador; B)Galvanmetro para medir a tenso alternada. Fonte: Mussoi, 2006.

Desse modo, o princpio no qual a gerao de corrente alternada se baseia baseado na Induo Magntica, definida pela Lei de Faraday (Equao 1), onde Eemf a fora eletromotriz induzida, N o nmero de espiras de uma bobina e o nmero de linhas de fluxo magntico. (1) Circuito equivalente: Nestes sistemas a passagem de corrente alternada produz o fenmeno de reatncia (se comporta aproximadamente como uma resistncia passagem de corrente alternada em um indutor). A reatncia, juntamente com a resistncia, resulta na oposio passagem de corrente pelo circuito, denominada impedncia eltrica. Com isso, pode-se determinar um circuito equivalente para um gerador de corrente alternada (Figura 5), em que Xa a reatncia e Ra a resistncia do circuito.

Figura 5. Circuito equivalente de um gerador de corrente alternada.

Motores de Induo: Princpio de funcionamento: Da mesma forma que na maioria dos geradores de corrente alternada um motor de induo (ou motor assncrono) constitudo por dois circuitos eltricos independentes, sendo um deles fixo e outro mvel, preso ao rotor. utilizado na maior parte dos equipamentos que requerem acionamento eltrico, como toca-discos antigos, ventiladores, ventoinhas de chuveiros pressurizados, bombas d'gua de aqurios e muitos outros aparelhos eletrodomsticos e mesmo em alguns equipamentos eletrnicos que possuam um sistema de ventilao ligado rede de energia, j que os motores de induo operam exclusivamente com corrente alternada (NCB, 20-?).

O enrolamento fixo (indutor), tem seus terminais ligados ao plugue que conecta-se na tomada. Sua funo criar um campo magntico na regio em que se encontra o outro enrolamento, denominado induzido. Esse enrolamento mvel e preso ao eixo, constituindo um circuito fechado em si mesmo, disposto de tal forma que contenha espiras em vrios planos em torno do eixo (GREF, 2005).

Figura 6. Motor de induo. Fonte: Gref, 2005.

A corrente eltrica no enrolamento indutor, sendo alternada, criar um campo magntico varivel. Assim, o fluxo dessa variao, atravs dos vrios planos da espira que compem o enrolamento preso ao rotor, induz um campo eltrico neste enrolamento. Esse campo far surgir uma corrente eltrica no enrolamento induzido (ou rotor), tambm alternada e de mesma frequncia que a corrente no enrolamento indutor (GREF, 2005). Um motor tpico de induo possui um rotor em curto-circuito com dafasamento indutivo de campo e possui uma estrutura bsica conforme a mostrada na Figura (7).

Figura 7. Motor de induo tpico. Fonte: NCB, 20-?.

Tem-se um eletrom em forma de U formado por diversas placas de ferro. Entre os polos do im, denominado estator, colocado um rotor cilndrico tambm feito de chapas e que tem a finalidade de fechar o percurso das linhas do campo magntico criadas pelo eletrom. Os anis de cobre como mostrado na figura (7), tem a finalidade de formar uma espira de curto-circuito e sua ao no sistema retardar a formao do campo magntico em relao ao restante do m. Se forem representados graficamente o campo na bobina e o campo na espira (Figura 8), observa-se uma defasagem entre os dois com o campo na espira se atrasando em relao ao primeiro (NCB, 20-?).

Figura 8. Defasagem entre os campos magnticos. Fonte: NCB, 20-?.

O retardo obtido com essa configurao de do ciclo da alimentao alternada. como se houvesse um campo rotativo entre os polos com uma velocidade que corresponde ao tempo de um ciclo por volta. Assim, o campo entre as peas polares d 60 voltas por segundo, j que a rede de energia de 60 Hz, ou 3600 voltas por minuto, que originar 3600 rpm para o motor (NCB, 20-?). Circuito equivalente: Devido frequncia induzida no rotor ser idntica a do estator, as correntes no rotor produzem um campo girante com velocidade equivalente sncrona com o mesmo sentido do campo do estator. Quando o rotor comea a girar a frequncia da corrente induzida cai para um valor dado pelo escorregamento do motor. Consequentemente, seu valor tambm cai, pois a fem induzida dependente da variao do fluxo, ento se a frequncia diminui a fem induzida diminuiu tambm (SECCHIN, 2011). Desse modo, um aumento de carga reflete em uma diminuio na velocidade do rotor aumentando assim a sua corrente. No motor de induo a carga mecnica e em funo da velocidade, ou do escorregamento, que neste caso proporcional (SECCHIN, 2011). No circuito equivalente a carga mecnica pode ser substituda por uma resistncia pura, pois um aumento de carga no eixo reflete nos terminais do motor um aumento de potncia ativa (SECCHIN, 2011). Sendo assim seu circuito equivalente ser:

Figura 9. Esquema equivalente por fase de um motor trifsico. Fonte: Secchin, 2011.

Onde: r1 resistncia do enrolamento do estator x1 reatncia do enrolamento do estator rp perdas no ncleo xm reatncia de magnetizao r2 resistncia do rotor x2 reatncia do rotor rS resistncia de carga E1 tenso induzida no estator E2 tenso induzida no rotor I1 corrente no estator I2 corrente no rotor

A resistncia carga pode ser escrita em funo do escorregamento, como sendo:

Pode-se ainda fazer algumas simplificaes no circuito equivalente, como: - E1 = E2, pois pode-se supor que as espiras do estator esto na relao de 1:1 com as espiras do rotor, assim a relao de transformao igual a 1. - Em plena carga podemos desprezar a corrente de magnetizao, e podemos ainda supor as perdas no ncleo como constantes. Chega-se ento ao seguinte circuito equivalente:

Figura 10. Esquema equivalente simplificado por fase de um motor trifsico. Fonte: Secchin, 2011.

Ponto de corte (transmisso de energia grfico) A transmisso em corrente alternada utilizada mundialmente pois mostrou-se a maneira mais eficiente de transmitir e distribuir energia eltrica. Porm, esse tipo de transmisso apresenta ainda alguns problemas, como: transmitir grandes blocos de potncia a grandes distncias de forma econmica e com o mnimo de impacto ao ambiente, acrescentar potncia rede sem elevar o nvel de potncia de curtocircuito desta rede e efetuar transmisses subterrneas e subaquticas a distncias maiores que 30 km (isso ocorre devido s limitaes impostas pela gerao de reativos do cabo CA e a necessidade de reatores nas travessias subaquticas, comprometendo economicamente o uso de cabos em corrente alternada). Desse modo, a aplicao de Corrente Contnua em Alta Tenso se d devido ao baixo custo das linhas reas com esse tipo de corrente. Sabe-se que, acima de uma certa distncia (500-800 km), a economia obtida com as linhas maior do que os custos extras provenientes dos terminais, o que torna a transmisso em corrente contnua mais vantajosa. Alm disso, um sistema de transmisso em corrente contnua com dois condutores metlicos equivale na prtica a um circuito duplo de corrente alternada, tendo a mesma confiabilidade a um menor custo, pois ela no afetada pela capacitncia e a indutncia da linha. Mesmo
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/17889/17889_4.PDF

BIBLIOGRAFIA CARVALHO, G. Mquinas eltricas: teoria e ensaios. 4 ed. So Paulo: rica, 2011. NCB. Como funcionam os motores de induo. Instituto Newton C. Braga, 20-?. Disponvel em: <http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3167-mec067>. Acesso em: 20 ago. 2013. GREF. Fsica 3: eletromagnetismo. 5 ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2005.

GUSSOW, M. Eletricidade bsica. 2 ed. So Paulo: Bookman, 2008. MUSSOI, F. L. R. Sinais senoidais: tenso e corrente alternadas. 3 ed. Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina. Gerncia Educacional de Eletrnica. Florianpolis, 2006. SECCHIN, V. Mquinas de corrente alternada. Universidade Federal do Esprito Santo. 2011.

You might also like