You are on page 1of 14

PISCINAS MUNICIPAIS DESCOBERTAS INSTALAES DE TRATAMENTO DE GUAS MEMRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA Este estudo teve em conta as disposies normativas

aplicveis: Normas do Instituto do Desporto para piscinas publicas Norma DIN 19632 sobre filtros para tratamento de guas Norma Portuguesa sobre abastecimento de guas, canalizaes e acessrios. As instalaes destinam-se ao tratamento de guas 1 piscina de recreio, um chapinheiro. 1. - CIRCUITOS DE ALIMENTAAO DAS PISCINAS A alimentao das piscinas feita em circuito fechado sendo a gua sujeita s seguintes operaes de tratamento entre a sada e reentrada das piscinas: - Pr-filtrao - Injeco de floculante - Filtrao - Injeco de neutralizante - Injeco de desinfectante A recirculao da gua ser assegurada por meio de electrobombas interpostas no circuito. 2. - RECIRCULAO DA GUA Para a piscina, foi adoptada a recirculao pelo sistema de hidraulicidade invertida, ou seja, a alimentao d entrada pelas lajes de fundo da piscina. Origina-se assim a movimentao das massas de gua de baixo para cima com transbordo superficial atravs das caleiras laterais do tipo Filandesa. Esta gua de transbordo atravs das caleiras conduzida para um tanque de compensao, do qual se far a aspirao para o tratamento. As entradas de gua nas piscinas ser feita por meio de difusores de fundo com caudal regulvel.
1

As entradas de guas no chapinheiro ser feita pelas paredes laterais

3. - TANQUES DE COMPENSAO Quer a piscina quer o chapinheiro tem o seu prprio tanque de compensao. O tanque de compensao ter as seguintes funes: - Receber a gua da rede - Ter capacidade de absorver os volumes de gua deslocados pelos banhistas - Reserva para a lavagem dos filtros. Os nveis mximos e mnimos sero controlados por bias. Se for atingido o nvel mnimo os grupos electrobombas sero parados automaticamente.

4. - DIMENSIONAMENTO De acordo com a directiva CNQ 23/93 o caudal de recirculao ( Qr ) dever ser:

Piscina de Recreio
rea da piscina = 976 m2 Volume da piscina = 1.245 m3 Profundidade mdia = 1,28m Caudal de recirculao (Qr) 651,2 m3/h Considerando uma velocidade de filtrao mxima de 30 m3/m2h Superfcie de filtrao = 21,71 m2 Optando pela instalao de 5 filtros de dimetro 2.350 m (rea de filtrao de 21,07 m2 ) o ciclo de recirculao ser de 1,91 horas.

Chapinheiro rea = 87 m2 Volume do chapinheiro =55,2 m3 Profundidade mdia = 0,6 m Caudal de Recirculao (Qr) = 58 m3/h Considerando uma velocidade de filtrao mxima do 30 m3/m2h Superfcie de filtrao = 1,93 m2 Optando pela instalao de 2filtros de dimetro 1,200 mm (rea de filtrao de 2,26 m2 ) o ciclo de recirculao ser de 0,77 horas.

5 . - GRUPOS ELECTROBOMBAS

Piscina de Recreio
A circulao entre a piscina e os filtros ser feita por cinco grupos de electrobombas tendo um de reserva.

Chapinheiro
A circulao entre o chapinheiro e os filtros ser feita por dois grupos electrobombas tendo um de reserva. - Tipo de Grupos - Electrobombas, centrfugos, de eixo horizontal monocelulares, para funcionamento a 1500 r.p.m. de velocidade de rotao. - Caudal/grupo - 130 m3/h a 14 m.c.a. (Piscina de Recreio) - 34 m3/h a 12 m.c.a ( Chapinheiro )

As bombas funcionaro sempre em carga, pelo que sero instaladas na casa das mquinas, numa cota inferior do tanque de compensao.

6. FILTROS O sistema de filtrao adoptada o de filtrao directa com coagulao, empregando filtros de presso, rpidos em carga filtrante de areia e com velocidade de filtrao de 30 m3/m2h. Os filtros a instalar para a piscina sero equipados com 5 vlvulas de manobra , que permitam comandar as operaes de filtrao normal, lavagem enxugamento, esvaziamento e isolamento da restante instalao. 7. CONTROLO DA QUALIDADE DA GUA Uma gua bem tratada significa estar clara e cristalina, bacteriologicamente em bom estado, sem cheiros desagradveis a cloro. Para tal ser instalado um sistema que faa a medio e correco automtica dos valores de pH e cloro livre, dando para tal, aos doseadores respectivos, ordem de injeco de produto. - CLORO o produto desinfectante mais utilizado, na desinfeco das guas das piscinas. As solues desinfectantes de Hipoclorito de Sdio, sero injectadas nas condutas dos circuitos de abastecimento das piscinas a jusante dos rgos de filtrao ou de permutao de calor, por meio de picagens adequadas a efectuar em troos de PVC. - Cloro residual livre, que corresponde parte do cloro que est presente na gua e que possui o verdadeiro poder desinfectante, correspondente ao cido hipocloroso HOC1. - PH Este parmetro muito importante pois dele depende, em grande parte, o poder desinfectante do cloro. Para uma piscina o valor do PH situa-se entre 7,4 e 7,6.
4

Se o PH estiver inferior a 7,4 dever ser adicionado um produto alcalino, por exemplo Carbonato de Sdio, estando superior a 7,6 dever ser adicionado um acido, por exemplo cido clordrico. Para o controle do PH os reagentes sero injectados nas condutas de circulao, a montante dos rgos de filtrao.

l. OBJECTO E DESCRIO GERAL Referem-se estas condies Tcnicas Especiais, s instalaes de tratamento de guas das piscinas municipais descobertas de Torre Novas. As instalaes previstas so em circuito fechado sendo a gua de abastecimento geral proveniente da rede pblica local. As I.T.A. so constitudas na generalidade por: - Unidades de Pr-filtrao - Grupos Electrobombas - Unidades de Doseamento de Reagentes - Redes de Tubagem de Alimentao, Aspirao, Retorno e limpeza da piscina, com todos os seus acessrios e vlvulas. 2. UNIDADES DE PR-FILTRAGEM N de Unidades: uma por cada grupo de electrobomba Sero constitudas por corpo em ferro fundido, equipadas com cestos retentores em ao inox proporcional aos caudais de passagem - furos, com dimetros compreendidos entre 5 e 8 mm. A tampa dos Pr-Filtros dever permitir vedao total gua e manobra de abertura fcil. As entradas e sadas dos Pr-Filtros sero flangeadas e com os dimetros correspondentes s ligaes a efectuar. Devero ser acompanhados de 1 cesto de reserva, um por cada bomba.

3. GRUPOS ELECTROBOMBAS DE RECIRCULAO


5

- Piscina de Recreio: N de grupos: 6 (5 efectivos + 1 de reserva instalado ) - Caudal de elevao por grupo :130 m3/hora - Altura total de elevao : 16 m.c.a. - Potncia do motor : 12,5 Cv - N de rotaes : 1450 rpm - DN : 125/110 - Chapinheiro N de grupos: 2 (1 efectivo + 1 reserva instalada) - Caudal de elevao por grupo : 34 m3/hora - Altura total de elevao : 12 m.c.a - Potncia do motor : 3 CV - N de rotaes : 1450 rpm - DN 75/63 Devero ser de eixo vertical com o corpo em ferro fundido, revestido de pintura epoxida, sendo, o impulsor em bronze e o veio construdo em ao inoxidvel de alta resistncia. As ligaes s tubagens sero sempre feitas por flanges PN 10. Devero ter pr-filtro incorporado, e equipadas com dispositivos de denagem automtica de ar.. As electrobombas devero ser providas de dispositivos anti-vibrticos, nas ligaes s tubagens de aspirao e compresso, e nas ligaes aos suportes de fixao. Os concorrentes devem apresentar pormenores e especificar as solues propostas. Cada bomba dever ser equipada com manmetro indicador da presso de servio. Os grupos electrobombas devero ser equipados individualmente com variadores de velocidade controlados por sinal de um transdutor de presso, instalado a jusante do colector de compresso. Os variadores vo permitir uma rampa de acelerao/desacelerao, de modo a evitar golpes de arete na instalao no arranque e paragem. O ndice de proteco mnima dos motores ser IP-55. As instalaes de bombagem devero ser protegidas por dispositivos, que permitam a sua paragem automtica por falta de gua nas condutas de alimentao (descida do nvel do tanque de compensao abaixo do nvel "alarme"). Os concorrentes devero indicar as disposies adoptadas para proteco dos grupos contra golpes de arete.
6

Os concorrentes devero apresentar catlogos correspondentes ao equipamento proposto, contendo informaes respeitantes ao tipo, caractersticas dimensionais, velocidade, potncia em diferentes regimes e curvas de rendimento, que esclaream os limites de funcionamento das bombas propostas. Ref- Herborner Astralpool 4. FILTROS Piscina de Recreio a) N de unidades : Piscina de Recreio - 5 filtros Chapinheiro 2 filtros b) Constituio: - Sero construdos em polister reforado a fibra de vidro, funcionamento sob presso, cilndricos (eixo vertical) com leito filtrante em areia slica e lavagem em contracorrente por inverso dos circuitos de entrada; - Sero providos com duas bocas homem, com dimetro de 500 mm, para inspeco e limpeza - uma no topo superior e outra na virola, a altura no superior a 1 metro do fundo e visor em vidro, que permita a observao da expanso do leito, nas operaes de lavagem; - Sero equipados com manmetros de presso entrada e sada da gua, com escala de leitura de 0 a 4 Kg/cm2 com graduao s dcimas; - Os filtros sero ainda equipados de 2 torneiras de prova por unidade, uma colocada na entrada e outra na sada, do tipo macho esfrico, para efeitos de recolha da gua para anlise. Disporo ainda de uma vlvula de descarga, montada no fundo, com tubagem ligada ao esgoto. c) Caractersticas dimensionais - Piscina de Recreio - Dimetro interior mnimo: - Altura do leite filtrante - Superfcie de filtrao: - Presso de servio: - Entrada e retorno: - Velocidade filtrao: - Chapinheiro 2.350 m 1,2 mts 4,3 m2 4 Kg/cm2 140 mm 30 m3/m2xh

- Dimetro interior mnimo: - Altura do leite filtrante - Superfcie de filtrao: - Presso de servio: - Entrada e retorno: - Velocidade filtrao:

1,200 m 1,2 mts 1,13 m2 4 Kg/cm2 75 mm 30 m3/m2xh

d) Vlvulas de manobra e tubagem frontal - Os filtros sero equipados individualmente com sistema de 5 vlvulas de manobra, que permitam as operaes de lavagem em contracorrente, por inverso do caudal, enchaguamento e filtrao; - As vlvulas sero do tipo borboleta e com vedantes em vitom. - Dever prever-se em cada filtro uma vlvula automtica de purga de ar, colocada no topo mais alto dos mesmos. . Ref - Astralpool 5. UNIDADES PARA TRATAMENTO DA GUA ( Opcional )

ULTRAVIOLETAS Sero instalados sistemas de esterilizao por ultravioletas, aplicados na tubagem de alimentao aos difusores de fundo. Devero ser montados com o respectivo bYpass Os ultra violetas tero lmpadas policromticas de mdia presso, com espectro de radiao entre 180 mm e 400 nm que cobre a curva germicida Outra aco dos ultravioletas na gua da piscina a desinfeco matando bactrias, vrus, fungos etc. As caractersticas dos aparelhos de desinfeco por UV sero as seguintes : - A radiao UV ser de 60 mJ7cm2, no fim da lmpada considerando uma transmissibilidade de 90% - 3 Lmpadas de alta intensidade e mdia presso de 4 Kw e com tempo de vida estimado de 8.000 horas - Cmara em ao inoxidvel AISI 316L e com extremos flangeados

- Dispositivo automtico de limpeza de matria orgnica ou impurezas do tubo de quartzo sendo a frequncia de actuao regulvel e controlado pelo microprocessador - O quadro elctrico ter instalado o controlador com display que nos permite visualizar e programar os valores de regulao e permite a informao: . - O quadro elctrico ter instalado o microprocessador com display que nos permite visualizar e programar os valores de regulao e permite a informao: - Indicao do estado de operao - Arranque automtico de limpeza - Intensidade de UV - Calibrao do sensor de UV - Indicao do n de horas de operao da lmpada - Indicao do n de arranques - em situao de falha a causa indicada no display -Passsword de proteco do teclado Sadas de operao e alarme - Indicador de falhas combinado (sada 230V/2.5A) -Indicador de Intensidade (sada 4-20 mA) - Alarme de baixa Intensidade Ref - Astralpool

6.- MEDIDOR CONTROLADOR DE PH REDOX E CLORO RESIDUAL LIVRE Para controlo da qualidade e desinfeco da gua utilizaremos um sistema que mede e corrige permanentemente os teores de pH, cloro residual livre e redox. - Gama de medio/regulao: PH 0....14 CLORO 0....6 ppm de C12 Redox 0 900 mv.

- O sinal de sada para as bombas doseadoras, ser proporcional ao desvio dos valores pr-determinados, ou seja, o n de impulsos por minuto para a
9

bomba doseadora, ser tanto maior, quanto maior for o desvio dos valores requeridos; - Interruptor de valor limite com sada de rel comutvel para um limite ajustvel; - Rel de alarme de desvio dos valores programados para ligar a buzina; - No sero admitidos controladores com funcionamento "ON/OFF"; - O caudal de gua a passar pelas sondas para anlise ser controlado por debitometro. - Acoplado ao porta sondas ser instalado um sensor de fluxo que detecta a passagem de gua pelas sondas. Caso no haja a passagem de gua nas sondas, dar essa informao ao controlador de modo a parar o funcionamento das bombas doseadoras. - O controlador ter capacidade de interligao a um computador ( sadas de 4-20 ma) de modo a se poder registar os valores de pH, cloro livre e redox, alm de permitir a sua visualizao em placar electrnico na recepo das piscinas.

7.- BOMBAS DOSEADORAS Para a dosagem de Hipoclorito de sdio e para a correco do PH sero utilizadas bombas doseadoras com as seguintes caractersticas: - Sero bombas electromagnticas de comando electrnico, com um movimento mximo de 1,25 mm, o que torna o accionamento praticamente sem desgaste; - A cabea de dosagem, especialmente concebida para produtos qumicos, ser em acrlico, equipado com vlvula de purga de ar e by-pass regulvel e com diafragma de dosagem, que garanta uma elevada preciso da capacidade de dosagem, mesmo contra presses variveis e durao bastante longa; - Caudal de 18 lt/h a 5 bar; - Dispor de rel de alarme em caso de falha da bomba e dispositivo que permita parar a bomba sempre que o caudal seja inferior ao programado; - Dispor de uma ligao para um interruptor de nvel, para controlo do aprovisionamento do produto qumico. No caso de indicao de depsito vazio, a bomba desliga automaticamente e assinala visualmente, atravs de uma lmpada, a falta de produto qumico; - A caixa da bomba doseadora, ser em material sinttico Luranyl, reforado a fibra de vidro ( proteco IP 65 );
10

- Depsito em polietileno de alta densidade com tampa, graduado em lts, com capacidade de 250 lts e equipado com agitadores manuais em polipropileno; - As bombas doseadoras alm de comandadas pelos controladores tero um disposivo que permita o seu funcionamento manual. Os concorrentes devero apresentar catlogos com as especificaes tcnicas de todos equipamentos propostos para o tratamento de guas.

7. TUBAGEM E ACESSRIOS Toda a rede de tubagens ser em PVC, DURONIL KM (PN10) ou equivalentes conforme indicaes do projecto. Os acessrios tais como "curvas", "ts", sero de material idntico. Toda a rede de tubagem no interior das piscinas devero correr em caleiras prprias no beto de fundo das piscinas. A tubagem enterrada dever assente num macio sobre terras bem compactadas de modo a evitar deslizamentos e absorver as impulses geradas nas diferentes condies de escoamento. Todos os acessrios enterrados sero reforados a fibra de vidro para dimetros superiores a 200 mm, inclusiv. 8. VLVULAS DE SECCIONAMENTO As vlvulas de seccionamento a utilizar devem ser PN16, resistentes corroso e com presses nominais e dimetros correspondentes s tubagens onde sejam instaladas. Para dimetros menores ou iguais a 63 estas devero ser em PVC e de bola com juntas em Viton, sendo vlvulas de borboleta para dimetros superiores com juntas em Viton. Para dimetros superiores sero do tipo borboleta em PVC com juntas em Viton. Para as vlvulas superiores a 250 mm o corpo ser em ferro fundido, o disco em ao inoxidvel e os vedantes em Viton e tero caixa de reduo para a sua manobra..

11

9. VLVULAS DE RETENO As vlvulas de reteno sero de dimetros correspondestes s tubagens onde sejam instaladas. Para dimetros at 110 estas devero ser em PVC, com juntas em viton, sendo em ao inox e flangeadas para dimetros superiores. 10. COLECTORES DE ASPIRAO E COMPRESSO DAS ELECTROBOMBAS DE CIRCULAO Sero feitos em tubo PVC classe 10 kg/cm2 e com acessrios T e redues Cnicas para colagem.

11 DIFUSORES DE ALIMENTO DA PISCINA Para as piscinas est previsto que as entradas de gua se faam a partir da tubagem instalada nas lajes de fundo dos tanques. Sero instalados 54 difusores para a piscina recreio com caudal de 12 m3/h cada. Devero ser construdos em ao inox AISI 316 e do tipo regulvel 12. ESCOAMENTO DE SUPERFICIE Nas zonas de transbordo das piscinas, ser instalada nas caleiras do tipo Finlandesa grelha amovvel, construda em material plstico de cor branca, resistente aos ultravioletas e com superfcie anti-derrapante, assente em perfis de suporte feito em idntico material e prprios para aplicao no beto 13. RALO DE FUNDO DAS PISCINAS Os ralos de fundo a instalar sero em caixa e construdos em polister e fibra de vidro, com sada em tubo de PVC. A grelha ser em ao inox AISI 316. 14. SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA AOS TANQUES O sistema de alimentao de gua aos tanques de compensao das piscinas, destina-se ao enchimento e reposio de gua devido lavagem dos filtros, evaporizao, renovao de gua e outras perdas .
12

Cada sistema ser construdo por : 2 boias de nivel Contador totalizador com ligaes 2 para gua com sada de impulsos para permitir o registo de consumos pelo computador Vlvula motorizada 2 corpo em bronze e alimentada a 24 VAC que vena a presso de 7 bar e tempo de abertura e fecho de 60 seg 3 Vlvulas de passagem do tipo macho esfrico 2 Tubagem PVC para roscada 2 No sero aceites electrovalvulas de fecho rpido, de modo a evitar golpes de arete da instalao

15. ENSAIOS DE ESTANQUECIDADE As tubagens instaladas sero sujeitas, por um perodo no inferior a 24 horas, a um ensaio de presso de 3 vezes a presso que estaro sujeitas. 16. - INSTALAO ELECTRICA A instalao elctrica da casa da maquina, entre os quadros e todos equipamentos previstos, quer sejam fora motriz, comandos ou leitura, dever ser executada a cabo FW e corre em tubo Vd dentro de caleiras ,ou em esteira em PVC at aos equipamentos. A seco dos condutores dever ser determinada no apenas em funo das potncias e dos calibres dos fusveis, mas tambm de modo a que a queda no ultrapasse os 3% entre o quadro e o equipamento. Todos os circuitos devero ser estabelecidos e executados de acordo com os regulamentos de segurana de instalaes de energia elctrica em vigor. Todo cabos sero identificados por numerao prpria na entrada do quadro e nos equipamentos 17. QUADRO ELECTRICO O quadros elctrico ser constitudo em chapa de ao macio com espessura de 2 mm, tratamento por depsito zincor e pintura com esmalte de boa qualidade.
13

Dever possuir barramento de terra e ser cablado com condutores cuja seco no seja inferior a 2,5 mm2 e nas cores regulamentares. A entrada de toda a cablagem ser realizada, pela superior do quadro. Toda a canalizao de sada dever ligar a uma rgua de terminais dimensionados e identificados por nmeros. As suas funes so o alojamento de todo equipamento de potncia, proteco, comando, sinalizao e leitura para as instalaes de tratamento de guas. Na porta dos quadro ficar instaladas as botoneiras para arranque (manaut.)/paragem das electrobombas de recirculao das piscinas. A restante aparelhagem como contactores temporizadores rels, barramentos, transformadores, calhas para alojar os condutores, e ligadores de sada devidamente numerados etc, ficam no seu interior. A instalao de tratamento de guas ser protegida por diferencial de alta sensibilidade (30 mmA). O arranque das electrobombas de circulao ser fe ito por Soft-start. Os motores tero proteco trmica por dijuntores-motores adequados aos consumos dos motores. Toda instalao de comando, bobines de contactoras, rels etc, ser a 24 Volts e 12 volts para as bias de controlo de nvel no tanque de compensao. 18. OMISSES Os concorrentes devero considerar nas suas propostas tudo aquilo que no estando considerado no caderno de encargos e peas desenhadas, julguem necessrio para o bom funcionamento da instalao. 19. PERODO EXPERIMENTAL O adjudicatrio durante o perodo experimental, proceder afinao de todo equipamento, especialmente dos aparelhos de regulao e sinalizao. Durante este perodo, ter ainda lugar, a instruo do pessoal que vai conduzir a instalao, o que se considera includo no fornecimento e no valor da adjudicao. O adjudicatrio continuar responsvel pela conservao da obra e reparao de quaisquer deficincias notadas que no se devam atribuir a incorrecta utilizao, at recepo definitiva. Cabe ao adjudicatrio fornecer os produtos qumicos para o primeiro enchimento; para que na recepo provisria a gua da piscina se encontre em perfeitas condies de utilizao.

14

You might also like