You are on page 1of 19

Dossi:a histriado corpo

Mary

Lucy

Murray

DeI

Prlore

Departamento de Histria, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas/Universidade de So Paulo

"O que esculpimos Mary Douglas

na carne humana uma imagem da sociedade"

1.Veja-se a entrevista de Vinicius Torres Freire com o sociolgo Lucien Sfez, sobre seu livro publicado pela editora Seuil, na Folha de S. Paulo, 7 de abril de 1996, Caderno Mais!, p.5-4 e 5-5.

Tirando a roupa... Na sociedade ocidental,existem temas e assuntos sobre os quais s falamos sussurrando. Emvoz baixa. Ede bom tom usarem-se metforas quando se trata de doenas, regras, defloraes e deformaes. Por outro lado, quando nossos pesquisadores lanam-se sobre as sociedades ditas arcaicas, nada os detm; a descrio da vida sexual dos "selvagens" acompanha-se, quase sempre, dos detalhes mais crus. Suas anomalias so minuciosamente anatomizadas. Ter sido a crtica a essa excessiva "discreo" em relao aos contemporneos que levou historiadores de diferentes formaes metodolgicas a interessarem-se pelo corpo? Tero sido empurrados pelo debate globalizante em torno das noes de "sade"? Afinal, filhosdo seu tempo, como os queria Lucien Febvre, acompanham as discusses e pesquisas sobre biotecnologia, antitabagismo, extirpao preventiva de seios e terapias gnicas, sendo constantemente convidados a opinar sobre o que LucienSfez chamou de "a sade perfetal/: espcie de utopia ps-moderna, que promete "purificar todos os seres geneticamente defeituosos e o planeta, levando o homem de volta ao paraso por meio da cincia"].

Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Ser. v.3 p.9-26 jan./dez.

1995

Lugar do desejo, da vida e da morte, o corpo pode t-Iosatrado por sua fascinao ambgua, pela tensa relao que, enquanto objeto, ele exerce numa sociedade onde se morre miservel e dolorida mente, de males cuja cura se est longe de alcanar (Dei Priore 1994). A Histria do corpo pode ser aind uma singela filha do acaso. No prefcio edio francesa de seu Making sex, body and gender from the Greecks to Freud, Thomas Laqueur (1990) afirma ter trabalhado, durante dez anos, sobre um tema que a princpio se lhe afigurava como "uma histria mais ou menos linear do sexo". Acreditava, ento, reconhecer uma longa durao braudeliana na representao corporal, que remontava aos gregos, quando os signos fsicos da diterena sexual - genitais, rgos internos, processos fisiolgicos e orgasmos eram bem menos distintos do que se tornaram depois. Mas enganara-se. Corpos podem ser muito eloquentes e revelar mudanas nos ngulos de abordagem histrica, ajudando a melhor penetrar as realidades do passado. Podemos invocar vrias explicaes para entender o porqu de uma Histria do corpo, ou simplesmente afirmar (como nos exames vestibulares), que "todas acima so vlidas'~. Contudo, preciso lembrar uma corrente fundamental a desnudar tal objeto: a vertente antropolgica qual, mais tarde, associar-se-a Nouvelle Histoire. Grandes etnlogos da atualidade, sobretudo aqueles que vieram depois de Mareei Griaule, mostraramque uma sociedade se estabelece sobre um sistema global de representaes, unidas por correspondncias, para ns, muitas vezes, irracionais, mas dotadas de uma lgica interna passvelde desvendamento. Como, ento, ignorar a importncia desseselementos de importncia capital (os corpos), se eles asseguram a fecundidade, a reproduo, a doena ou a morte? Em um sistema de mundo no qual as correspondncias se estendem do macrocosmo ao microcosmo, como negligenciar as relaes simblicas que poderiam conduzir, eventualmente, para alm da simples descrio, a explicaes imperiosamente reclamadas pelos hbitos lgicos de nossa cultura? Foi em contado com os etnlogos que os historiadores perceberam a importncia destas manifestaes
obscuras e em parte subterrneas da vida em sociedade (Lvi-Strauss

1983).

O achado Ihes abriu uma poca de esplendor. A partir de elementos que podiam parecer fragmentrios, como os comportamentos fsicos ou psicolgicos, os sistemas de valores ou os sistemas simblicos, as motivaes conscientes ou inconscientesdos atores sociais, reconstituama realidade histrica em profundidade, em sua totalidade. Temasengenhosos e fascinantes passaram a atrair mais e mais leitores, capturados pela familiaridade entre instigantesobjetos de estudo e o vivido histrico (Ribeiro 1994: 10). Neste cenrio, o aporte mais imediato da etnologia Histria do corpo veio por meio de estudos sobre o homem cotidiano. Nesta fase de "pr-histria" da Histria do corpo - lembra Jacques Le Goff (1977: 335-348) -, era preciso dar especial ateno ao domnio da longa durao e do tempo quase imvel dentro do qual se passou a estudar os fatos repetidos e esperados - cerimnias e ritos ligados histria biolgica e familiar: nascimentos, casamentos e mortes. O corpo entrava em cena. Atendia, assim,
aos insistentes reclamos de Michelet,

10

que em seu prefcio, de 1869, Histoire de France, queixava-se do desinteressede historiadores por "tantas circunstncias

fsicas e fisiolgicas". A histria biolgica, mais do que aquela do corpo, decolava. Em 1970, os Anna/es E.s.C. dedicam-lhe um nmero, em que se discutem todas as perspectivas possveis de tal empreitada. Um livro inesquecvel, La logique du vivant, escrito por um bilogo feito historiador, Franois Jacob, jogava gua no moinho da interdisciplinaridade. Marcel Mauss publicava, por seu turno, um artigo

2. Vejam-se, por exemplo, os debates que racharam a historiografia em torno do problema de cultura letrada versus cultura popular.

sobreas tcnicasdo corpo, cujo conhecimento em perspectivahistrica- frisava


ele - deveria ser decisivo para a caracterizao de sociedades e civilizaes. Jacques LeGoff sublinhava, ainda, que a histria da indumentria deveria fornecer ao historiador ocasio para um belo dilogo entre a imobilidade e a mudana (Le Goff 1977: 344).

A etnologia

ensinou

o historiador

a debruar-se

sobre

uma

documentao diferente daquela a que estava acostumado; muito alm do documento escrito, passou a examinar imagens, relatos orais, objetos materiais. Novas descobertas caminharam radiosas, lado a lado com novos e soturnos problemas2. O corpo, por certo, entrara em cena, mas como coadjuvante. No era ainda o ator principal. Deitando na cama... Na segunda metade dos anos 70, e depois, ao longo da dcada de 80, acumularam-setrabalhos e pesquisassobre essesimperativosto profundamente inscritos em nossa cultura quanto comer e beber: o amor e a sexualidade. Da Antiguidade contemporaneidade, os usos do corpo e os sentimentos que este suscitava ilustraram os trabalhos dos mais renomados historiadores. Alguns, mais solertes, estavam atentos para as armadilhas do assunto. Georges Duby, por exemplo, lembrava que, embora as maneiras de amar no fossem mais o que eram antes, e as relaes entre o masculino e o feminino tenham sofrido severas transformaes, as marcas explcitas deixadas pelo amor e pela sexualidade nas sociedades do passado eram bastante tnues. Era difcil interpretar esses raros vestgios, dando conta dos lentos movimentos que apenas adivinhamos ao trabalhar a histria de uma formao moral e sexual da qual s conhecemos a casca e que, de tempos em tempos, muda de pele (Duby 1984: 3). PaulVeynedizia, simplesmente,que tais fenmenos de transformao corriam srios riscosde manter-seindecifrados; estava convencido de que seria excessivamente simplista procurar explicaes, ontem ou hoje, nos fluxos e refluxos do cristianismo (Duby 1984: 47). Apesar das crticas, a historiografia abraou com volpia a possiblidade de estudar a imposio de uma nova tica sexual fundada, a partir da Idade Mdia, na recusa do prazer. E mais, estudou o casamento e a procriao, a medicina e suasrelaes com a sexualidade, as doenas sexualmentetransmissveis, os pecados da carne, a dor e o medo frente gravidez e ao parto, o espectro da masturbao. Os documentos processuais,civis ou religiosos, davam voz a milhares de antepassados, cujas narrativas permitiam ao historiador olhar pelo buraco da fechadura da Histria para ver como se davam os embates entre os corpos, acompanhar seus gestos, observar seus gozos e dores. Botins arqueolgicos, imagens, pintadas ou esculpidas e a literatura de poca permitiram tambm
conhecer a desinibio de culturas no crists. Jean Bottro

(1979, 28-42)

11

3. Ver a bibliografia do que se convencionou chamar de Historiografia da contraveno, ou seja, os trabalhos de Ronaldo Vainfas, Luis Mott, Lana Gama lima, Fernando Londono, Renato Venncio, Magali Engel, Raquel Sohiet, Luciano Figueiredo e os meus mesmos.

debruou-se com sensibilidade sobre textos mesopotmicos, revelando como se "acordavam os coraes" (metfora transparente para o orgasmo), entre assrios e babilnios. A Epopia de Gilgamesh guiou-o por entre as alcovas onde, precedendo os atos, rezavam-se preces para o bom sucesso do coito: "Excita-te como um cervo! Faa-me amor pois sou ardente! Doze vezes como o macho da perdiz". Paul Veyne estudou o aborto e a homossexualidade na Roma antiga, e sobre o casamento avanou a hiptese de que a moral do paganismo no seja muito diferente da moral do cristianismo. No se deve op-Ias, adverte o historiador francs, pois as verdadeiras clivagens ocorrem em outro lugar: entre uma moral dos deveres matrimoniais de cunho puritano e uma moral interiorizada pelo casal, atravs de vrios constrangimentos (Veyne 1984: 51). Na sequncia, PeterBrown (1988) abordou as prticas e as doutrinas de renncia ao sexo - a continncia, a virgindade, o celibato - que se desenvolveram nos crculos cristos do sculo I d.e. O cristianismo transformara por completo o estatuto do desejo e do corpo, que passou a ser visto, ento, como carne decada e derrotada. As primeiras populaes cristianizadas procuravam fugir, como o diabo da cruz, do modelo de pecado emblematizado por Ado e Eva; sua aspirao era o ideal de carne asctica vivenciado por Cristo e Maria, ideal de transcendncia e negao do corpo. Jacques Le Goff discutiu com maestria, que influenciou vrios autores brasileiros3, a "recusa do prazer" na sociedade ocidental. O cristianismo dera ao mundo europeu uma justihcao trancendente, fundamentada, simultaneamente, na teologia e na Bblia (interpretao do Gnesis e do pecado original, ensinamentos de So Paulo e dos pais fundadores da Igreja). Mas ele tambm transformou uma tendncia minoritria em comportamento "normal" da maioria, pelo menos nas classesdominantes, aristocrticas e urbanas, e forneceu aos novos comportamentos um novo enquadramento conceitual (vocabulrio, definies, classificaes, oposies) e um controle social e ideolgico rigoroso, exercido pela Igreja e pelo poder laico a seuservio. Eleoferecia o retratode uma sociedade exemplar realizando sob sua forma ideal um novo modelo sexual: o monaquismo. A Idade Mdia perseguiude forma muitoobjetiva os pecados da carne, encerrando-os numa rede cada vez mais apertada de definies, sanes e interditos. Para a correo de tantos erros, os clrigos (na sua maioria monges irlandeses, extremistas do ascetismo)redigiram penitenciais e manuais de confisso recheados de pecados e penitncias: "Com tua esposa ou com outra deitaste-te por trs, maneira dos ces? Se o fizeste, fars penitncia dez dias a po e gua", decretava, no sculo XII, Buchard de Worms. Os pecados da carne tm a um lugar exorbitante, proporcional aos fantasmase ideais dos militantesmonsticos. Desprezo do mundo, humilhao da carne, o modelo asctico pesou fortemente sobre mores e mentalidades no Ocidente. O corpo, personagem secundrio destas tantas Histrias (pois estudava-se a, a sexualidade) fez sua entrada na Idade Moderna pelas rigorosas mos, e pesquisas,deJean-LouisFlandrin. Em Lesexe et f'Occident( 1988) o autor demonstra que uma "dupla moral" passa a ser vivida pelas populaes do ocidente cristo, sobretudo depois do Conclio de Trento (1545), momento em que a Igreja, de forma severae minuciosa, passa a regular o usodos prazeres dentro do matrimnio. Condutas sexuais matrimoniais e extraconjugais comeam a diferenciar-se; as primeiras, marcadas por estritas prescries quanto ao prazer sexual e um feroz

12

incentivo da exclusiva procriao. As segundas, experimentando tcnicas contraceptivas (o coito interrompido, por exemplo) e uma crescente erotizao. Valendo-se de fontes seriais como as atas de batismo, o historiador indagava se o controle exercido pela Igreja teria marcado a vida sexual dos casais casados, submetendo a sexualidade a um ritmo cujas consequncias mltiplas seriam detectadas na demografia, nas relaes entre sexos, nas mentalidades. Afinal, eram essestempos em que confessores rastreavam prticas por meio de perguntas ao penitente, elaborando, graas a esse interrogatrio, um calendrio do que era considerado" contra a natureza": "Uniste-te tua esposa no tempo das regras? Se o fizeste, fars penitncia dez dias a po e gua... Deitaste-tecom tua esposa no dia do Senhor?Devesfazer penitncia quatro dias a po e gua... Devesconservar a castidade vinte dias antes do Natal e todos os domingos fixados pela lei...". Essa minuciosa anlise o levou a concluir que no sculo VIII, por exemplo, os casais s poderiam se unir durante 91 a 93 dias por ano, sem contar os perodos ditos de "impureza da mulher" (regras, gravidez, ps parto). Em crtica documentao que utilizara, Flandrin (1983) cr mais plausvel a continncia durante os fins de semana, prtica que elevaria o tempo livre da sexualidade conjugal a 184 ou 185 dias por ano. Ele observa, igualmente, um rearranjo no tempo livre da continncia. O total dos interditoscontinua mais ou menoso mesmo, mas a repartio muda: ao longo perodo das trs quaresmas anuais sucede uma fragmentao de pequenas pocas de jejum, de abstinncia e de continncia. Aos textos de Flandrin somaram-se outros. Os anos 70 e 80 foram prolficos: John Boswell (1980), J. Bugge (1975), J.T. Noonan (1969), Aline Rousselle (1983), Jacques Sol (1976) (para ficar nos mais visitados pela historiografia brasileira) percorreram os caminhos e descaminhos da homossexualidade, da virgindade, da contracepo, do adestramento do desejo, do pudor. Seu interessecomum, se podemos simplificar delicadamente a importncia destes trabalhos, era o de estudar comportamentos e prticas. Debruados sobre textos normativos, narrativas e imagens que propunham normas de conduta, ajudaram a deixar em pedaos o vu que cobria a cultura ocidental. Personagemsecundrio, o corpo ainda no era o centro da metfora, o ponto de fuso entre o real e o imaginrio. Sobre seusodores, formas, gestos e rudos no se estabelecera, ainda, um discurso de crenas ou medos. O problema no era a falta de fontes documentais, mas sim, as perguntas que se colocavam s fontes. Neste momento, os historiadores preocupavam-se mais em questionar as relaes entre a vigilncia moral e a articulao do desejo, a infrao e a represso, os atos e a culpa. Os autores, direta ou indiretamente, tinham tambm um dbito para com uma tese sistmica que reforava suas perguntas iniciais documentao. A tese, fundada por Norbert Elias num livro inspirador, Uber den Prozessder Zivilisation (a primeira edio de 1939), postula uma hiptese geral sobre a evoluo dos comportamentos, e em particular das relaes com o corpo, na civilizao europia. O notvel socilogo dos mores estudou as diferentes maneiras atravs das quais os homens comiam, dormiam, se assoavam, dissimulavam suas secrees ou tinham relaes sexuais. Sua habilidade consistiu em ligar os fatos mais prosaicos do cotidiano evoluo da estrutura social do Ancien Rgime. A partir do sculo XVI, um processo civilizatrio imps, primeiro s classes dirigentes, depois, progressivamente, ao conjunto da sociedade, por

13

meio de modelos educativos (manuais de confessores, tratados de civilidade) uma atitude de pudor e autodisciplina em relao s funes fisiolgicas e de desconfiana em relao aos contactos fsicos. A ocultao e o distanciamento entreos corpos deveriam traduzir, nas condutas individuais, a pressoorganizadora, logo modernizadora, que os Estados burocrticos, recentemente constitudos, exerciam na sociedade: a separao em classes de meninos e meninas, o confinamento dos doentes, pobres e desviantes, o declnio das solidariedades locais pertenceriam ao mesmomovimento global, difuso e largamente inconsciente, de remodelagem do corpo social. Como bem sintetiza Andr Burguiere (1988, 152L nascia, ento, um claro paralelismo entre a privatizao do eu, a reorganizao do corpo e apropriao privada dos meios de produo. Esta obra, fundamental em si, favorecia os historiadores que procuravam articular suas pesquisasindividuais a uma explicao abrangente, que desseconta dos fenmenos sociais e econmicos. Ela embasava a articulao simultnea entre histria episdica, conjunturas e estruturas, na qual se captavam as pulsaes dos fenmenos culturais relativos ao corpo, no interior de diferentes tempos histricos. A demografia histrica, mtodo que se expandira ao longo da dcada de 70, ajudava ainda a iluminar os efeitos de certas polticas do corpo nos comportamentos demogrficos (Lebrun 1975; Bardet 1983; Dupquier 1982). Os cuidados matemticos com que eram avaliadas taxas de natalidade, fecundidade, nupcialidade, morbidez e mortalidade aparelhavam os historiadores para interpretar as atitudes diante da vida e da morte. Nestes cerrados clculos, o corpo era um nmero ou um diagnstico, embora servisse para interpretar o mistrio dos comportamentos coletivos. O imenso sucesso e a profuso de textos publicados em torno destes temas no deram lugar a uma reflexo crtica sobre o papel do corpo na histria. As grandes divergncias e polmicas ficaram por conta da maior ou menor ao da Igreja na chamada 11 cristianizaoll ou normatizao dos usosdo corpo e da sexualidade. Debitando-o ao impacto do IImonaquismoll entre as elites do sculo XIII ou laicizao das sociedades desenvolvidas durante o sculo XVIII, historiadores seguiam debatendo assuntos que consideravam fundamentais para pensar o homem na atualidade: a liberao sexual, o fim do casamento como instituio, a fisionomia da famlia contempornea, o amor, etc. Tais ob .etos consagraram os historiadores europeus cujas obras passaram a frequentar as istas de best-sellers (LeRoy Ladurie 1975) mas silenciavam o outro: o corpo, ele mesmo.

O corpo, modo de usar Na dcada de 80, o dilogo da Histria com a Antropologia aguouse. As razes que levaram ao aumento da intimidade entre essas IIduas amigasll, como as chamou Lilia Schwarcz (1994: 69L escoravam-se na busca de lgicas culturais diversas, diluidoras das fronteiras entre o simblico, a imaginao e a objetividade, para explicar os fenmenos histricos. Os historiadores perceberam que o imaginrio e o simblico preenchiam o campo perceptivo e que, num jogo de sutissentidos, emprenhavam as palavras e contaminavam os gestos cotidianos passveis de interpretao. O corpo passa, pois, a interessarao historiador como espao constitutivo de laos sociais. Seusatos, gestos e prticas so elementos de

14

uma cultura, retratam sistemas de valores especficos, organizam um modo de vida. Mais alm,O universo inferno e externo do corpo aprisionado pelas palavras, desenrola-se aos olhos do historiador como um afresco orgnico. Cada orgo ou funo, cada tecido ou secreo abre-seem impressionantereconstituio fisiolgica. Pormeiodas palavras, o corpo se constrie desconstriinfatigavelmente, num complexo fog9de equivalncias e correspondncias, de transbordamentos e

de nivelamento$. . Enestalinhafronteirioqueas imagensda vida interior/exterior


do corpo ganham sentido. Primeiramente, nas fantasias dos arranfos entre dois nveis, um feito de lquidos e vsceras; outro, de sensaes, de desefose de sentimentos. Segundo, na precariedade dos arranjos entre o interno e o externo no qual se evidenciam as relaes com o campo social (mdicas, estticas, religiosas). Tais construes permitem um olhar sobre um corpo que est simultaneamente inteiro e desconjuntado, firme e flutuante, possuindo as virtudes de assent~lo numa representao na qual se aliam as propriedades contraditrias de identidade e fragmentao (Durit 1992: 71-76). . . Ao final da dcada, algumas coletneas chamavam ateno para o dilogo com a antropologia e convidavam a uma sondagem em diferentes compartimentos histricos. Uma das primeiras intitulo-se Le corps Ia Renaissance (Ceard et aI., 1990) e rene trabalhos de especialistas em estudos sobre o Humanismo. Uma noo bsica conduz o teor dos ensaios: a idia de corpo, tout-court, mais significativa em nossa poca do que no perodo enfocado. No se quer dizer com isso que o problema do corpo no existiu durante o Renascimento, momento por excelncia de tantos tratados de medicina, de dana e de cosmtica, sem contar as inmeras representaes do ser humano, cujas particularidades fsicas nunca foram exploradas de forma to convincente. Mas o possante lan que conduziu a culturaocidental na direo de uma apreenso mais completa e fubilosa do ser fsico passava, automaticamente, por consideraes sobre a alma: .ser psquico mais importante, mais srio! mais nobre do que sua contrapartida, ou melhor, seu invlucro corporal. O importante a sublinhar que, desta feita, o corpo na sua realidade corporal (seassim o podemos dizer) e no enquanto determinao conceitual que aparece: corpo e moda vestimentar nos quadros flamengos e italianos do sculo XV; o corpo e a casa, as possveis relaes entre Francisco I e Henrique 11 com os espaos do Chteau Royal de Saint-Germain-en-Laye;o ideal de beleza feminina nos brases poticos de Clement Marot e outros; o conceito de beleza masculina durante. o Renascimento; as funes e significaes da roupa para alm da preservao material do corpo; as possveis e variadas interpretaes das Dame au bain de Franois Clouet; o imaginrio sobre o corpo e a violncia nos tempos das guerrasreligiosas; o corpo do supliciado e as tcnicas anatmicas de disseco; o corpo-armadilha da feiticeira; o corpo em agonia, socializado pelos manuais de bem-morrer,comparado agonia dos mrtires e dos condenados; as relquias corporais; a representao do corpo de Deus na arte do sculo XV;o uso espiritual e teolgico dos cinco sentidos do corpo; a conscincia do corpo na poesia inglesa, de Spencera Milton; o lugar do corpo na iconografia inglesa; a teatralidade

15

do corpo e a dana; o corpo e a msica; a nominao do corpo na linguagem do sculo XVI; a semitica gestual no Renascimento; os cuidados com o corpo inspirados pelas viagens Terra Santa; exerccios, sade e ginstica mdica; a arte da caa como tormadora do corpo do rei; o cavalo como instrumentodos movimentoscorporais; o manejo da espada e a pedagogia do corpo; a anatomia do olho, de Veslio a Kepler; a questo da beleza nos corpos anatomizados por Veslio; o amor e o corpo. A ambio da coletnea modesta; longe de pretender dizer tudo sobre o tema do corpo no Renascimento, ou de querer fazer um balano de domnios j bem explorados, os autores apoiaram-se em disciplinas que dominam, para aclarar de maneira mais fina, o estado atual das "divergncias" sobre a questo. Nada de snteses, que seriam consideradas prematuras, uma vez que coexistem inmerospontos de vista sobre o tema. Explorando, sobretudo, o domnio do imaginrio e do simblico, demonstram que o Renascimento renovou a conscincia que os indivduos tinham ento do corpo, os meios de observ-Io e de modific-Io. E eles terminam por revelar, com grande talento, uma poca em que o corpo foi to amado quanto detestado. Em 1989, Michel Feher, Ramona Nadaff e Nadia Tazzi editam, em trs volumes, o belssimo Fragments for a History of the human body (1989). A perspectiva de uma "outra" coletnea sublinha o aspecto experimental dos estudos sobre o corpo. A noo mesmade "fragmentos", posta no ttulo, implica a negao do carter de snteseda obra. Nela, sequer existe a pretenso de definir o que seja histria do corpo. Os temas e objetos tratados apontam para a extenso do campo a ser explorado e introduzem as variadas tcnicas de abordagem das pesquisas a realizadas. A tnica dos artigos a interdisciplinaridade. Histria, antropologia e filosofia cruzam-se, dando mais musculaturaao conjunto dos textos do que qualquer mirada geral ou do que qualquer esquema previamentedelimitado de assuntos. No primeiro volume, a abordagem verticalizada no domnio da relao do corpo com o divino, com o bestial e com as mquinas que o imitam ou simulam. O segundo cobre as vrias junes entre o "fora" e o "dentro" do corpo: estudam-seas manifestaes- ou a produo - da alma e a expresso das emoes atravs das atitudes corporais e, em outro nvel, as especulaes inspiradas pela sinestesia, a dor e a morte. A terceira abordagem traz tona a oposio clssica entre organismo e funo, mostrando como certo orgo ou substncia corporal podem ser usados para justificar ou desafiar as funes sociais e, reciprocamente, como certas funes polticas e sociais empurram os corpos dos indivduos a preencher funes de um corpo maior, o social ou aquele do universo como um todo. Impossvelresumira riqueza dos textosque inmerosespecialistas como Jacques LeGoff, Thomas W. Laqueur,Giulia Sissa, Franoise Hritier-Aug, Aline Rousselle,LouisMarin, Jean-PierreVernant, Piero Camporesi, Nicole Loraux,Jean-Claude Schmitt, Georges Vigarello, Mario Perniola, entre outros, escreveram. Mas neles, o dilogo entre histria e antropologia evidencia-se. Ele conduzido pelas relaes entrediacronia e sincronia, por aquelas entre natureza e sobrenatural e aborda as correspondncias csmicas da vida coletiva, as diferenas de comportamento ligadas ao meio fsico, ao environment. Todos os signos de

16

experincia para os quais concorre o corpo nas suasprticas cotidianas ou naturais, at a anlise dos mecanismosmentais,de postuladosaprisionados em elaboraes doutrinrias, so campo de estudos para esses historiadores. A abordagem antropolgica da maior parte dos textosconsistenuma leitura minuciosade discursos e de smbolos; primeiramente, renem-se, de forma paciente, os elementos que estabeleceram os discursos; depois, busca-sea sua coerncia e compreenso at chegar, sem induo precipitada ou mecanizao banalizante, ao estudo dos smbolos. Por trs destes, analisam-se os gestos e atos de que so compostos. A opo diacrnica leva a analis-Ios contra o pano de fundo do trabalho profundo e misterioso dos comportamentos coletivos: episdios histricos variados, a constituio de um vocabulrio ou de um "discurso" que Ihesd forma, mutaes, pulses abortadas, so tantos os elementos de interpretao que mais nos fazem pensar em vasos comunicantes entre a fixao histrica de tais smbolos e a sua lenta e muda gestao. Renaissancebodies: the human figure in Eng/ishcu/ture c. 1540-1660,
editado por Lucy Gent e Nigel Llewelyn

(1990) foi, talvez, a primeira coletnea

publicada na Inglaterra sobre a histria do corpo. Sua proposta a de introduzir as vrias maneiras pelas quais a figura humana era representada na arte e na literatura da sociedade inglesa do Renascimento.Os temas visitados variam entre a arte erudita e a cultura "popular", de retratos reais de Isabel I a polmicos impressos ridicularizando o fanatismo religioso, incluindo, ainda, o estudo de miniaturas, modos e maneiras, anatomia, drama e arquitetura. Os autores, historiadores da arte e crticos literrios refletem a diversidade de interpretaes sobre o conceito mesmo de body e de figure: o segundo sugere contornos e representao, as formas do corpo, "un unbodied human form//; a palavra ainda carrega um sentido de abstrao e distncia como se a forma humana fosse vista, externamente, por algum. Body, por contraste, sugere o solidamente n,o-representado fato da existncia, uma material idade inarticulada em si. E a substncia muda da qual figure representa a sombra mais expressiva e nervosa. Enquanto associa-se figure ao que abstrao ou matemtica, body gravita em torno do que morte e anatomia. Os ensaios chamam a ateno para o fato de que a despeito do corpo ser a paisagem mais familiar dos indivduos, no fcil ler seus sentidos. Apenas para demonstrar a descentralizao dos debates e estudos sobre o corpo, vale, ainda, lembrar a coletnea publicada sobre o corpo na sociedade espanhola dos sculos XVI e XVII (1988). Como se representava o corpo na Espanhado sculo de Ouro? Que importncia lhe davam? Que cuidados lhe eram ministrados? Quatro vertentes de trabalhos foram organizadas: o corpo vivido no cotidiano, o corpo em crise, o corpo em festa, o controle social do corpo. Na primeira parte, a mais longa, alis, D. Gelis mostra que no sculo de Ouro duas concepes se opunham: uma rural, na qual o corpo era visto como uma parte do corpo coletivo, e outra, aquela da Igreja, para quem o corpo era fonte de corrupo. Com a descoberta do Novo Mundo e o avano da tcnica, o corpo "se individualiza" e torna-se objeto de maiores cuidados. F. Delpech estudou as marcas de nascena e sua localizao no corpo, reveladoras do carter ou do destino mais ou menos prestigioso daquele que nascera marcado. Baseando-se sobre os livros de fisiognomia do sculo XVI,j. Raudiere de Ia Roche

17

18

mostra que os hbitos e as qualidades dos homens eram conhecidas pela sua semelhana entre algumas partes do corpo (estatura,cabea, rosto) e aquelas de alguns animais. Emseu artigo consagrado ao sono, A. Milhou-Rodie expe como, considerado um pecado associado preguia e gulodice, mas tambm por sua semelhana com a morte, o sono foi reprimido e depois reabilitado, graas a seu aspecto benfico, reparador dos cansaos e fadigas. Que roupas cobriam, ento, os corpos? M.C. Barbaza estudou por meio de arquivos (contratos de casamento, dotes, etc.) as peas vestimentaresda camponesa, evidenciando a semiologia do cdigo vestimentarda mulher rural da poca: matrias, cores, formas revelam quer a hierarquia social, quer o estado civil da mulher (moa, viva, etc.j, ou ainda seu lugar na sociedade. J. Allard debruou-se sobre as regras alimentares prescritas pelos mdicos, que ento recomendavam uma certa sobriedade na alimentao, e que indicavam a quantidade, a qualidade e a ordem na qual devia ser ingerida. Enfim, M.C. Simon Palmer sublinha tudo o que dizia respeito ao corpo do Rei e das pessoas reais como parte de atenes particulares: comida rica e copiosa, ritual de toi/ette minuciosamente ditado, etc: Depois das vivncias cotidianas do corpo, uma segunda parte aborda o corpo do ngulo da doena e do sofrimento. R. Garcia Crcel enfatiza a questo do corpo eclesistico, que criticava a ateno exagerada dada esttica do corpo (vestimentas, maquilagem, etc.j, lembrando que esse, quando morre, termina como poeira. Esta obcessiva referncia morte conduzia a solues supersticiosas. As numerosas vagas de epidemias da poca, sobretudo a peste, no podiam deixar de ser evocadas. Foi do que se encarregou B. Vincent. Para contrabalanar a insuficincia de mdicos e confessores face doena, organizavam-se procisses e rogaes para conjurar o mal, ou realizavam-se Aes de Graas para agradecer a cura ou o fim das epidemias. So os corpos sofridos de doentes, loucos e pobres, encerrados em hospitais em ToIedo que interessaram a R. Saez, que estudou o funcionamento e as farmacopias destes estabelecimentos. Mas o corpo era tambm vtima de violncia, violncia onipresente na Espanha de Ouro. R.Carasco busca suascausas, indica as armas, localiza os locais do crime, o momento e a condio do agressor, bem como as motivaes desta violncia. Corpos reclusos, corpos supliciados e A. Guillaume evoca as Santas Hermandades (polcia rural e tribunal ordinrio de justia) que torturava seus prisioneiros quer para faz-Ios confessar, quer para castig-Ios, encarregando-se at de execues em terrveis condies. Geralmente o suplcio era pblico e sobre esse lado espetacular do corpo supliciado, mutilado, decepado que A. Redondo se baseia para mostrar o quanto o terror e o medo so geradores de ordem. A literatura popular ou erudita ecoa, por sua vez, as dores que podem fustigar o corpo. D. de Courcelles encontrou nos goigs (oraes cantadas na Catalunha), evocaes de corpos doentes, mal formados, corpos de mrtires ou de santos, ungidos por milagres. Impressosem folhas volantes, os goigs, cantados pelos fiis na igreja, traziam-Ihesno somente conforto, mas esperana de ganhar, pelo sofrimento,o cu. Pormeio de toques impressionistas, J.Jauralde Paudemonstra, atravs da poesia clssica, de Garcilaso a Quevedo, a evoluo do espiritual na contemplao do corporal: se as metforas poticas sugerem a beleza do amado,

o corpo igualmente visto como restos que se abandonam ao morrer. E nos sermese na poesia popular do sculo XVII estudados por M.C. Garda de Entrria, o corpo fonte de pecados e ser, consequentemente, objeto de punies (males, peste, horroresdo inferno), donde toda uma tica de comportamentos para ocult-10, preservando a alma das tentaes fsicas. Sylvia Roubaud abre a terceira parte consagrada ao "Corpo em festa" falando de dois traos caractersticos do heri de cavalaria: a beleza e a aptido para as grandes aes. Quanto maior a beleza do cavaleiro (estatura, largura de ombros, braos e pernas bem feitos) mais chances de ser um valoroso guerrreiro. Todavia, esta beleza refletia-senos romances de poca com a mesma linguagem empregada para descrever a beleza feminina; o que resultava numa feminizao de homens cuja virilidade e bravura deviam ser destacadas. Pedro Crdoba observa que o esporte, tal como o concebemos hoje em dia, no existia na Espanha do sculo de Ouro. Nem a palavra existia. O que no quer dizer que no se praticassem exerccios fsicos, na sua maior parte tcnicas de preparao para a guerra. JHuerta Calvo debruou-se sobre as mltiplas facetas por meio das quais o corpo se desdobra em cena, ligadas s diferentes formas de representao: mogigangas (em que o corpo portador de fantasias exticas), icaras (onde o corpo alvo de violencias verbais), bailes (nos quais o corpo se contorce em sensualidade), entremeses (em que o corpo apresenta aspectos grotescos ou obcenos). . Como reagia o corpo social nudez ou s atitudes provocantes, at mesmo grosseiras, evocadas acima? A ltima parte do livro traz elementos de resposta. No que diz respeito nudez, H. Kamen sublinha o fato de que apesar de este problema ter sido abordado sob diversos aspectos (rosto descoberto, decotes, nus no teatro), os dirigentes religiosos espanhis foram incapazes de suprimir a nudez pblica e de purgar o teatro de seu contedo sexual. P. Civil evoca a regulamentao e o aparelho repressivo colocado em ao na segunda metade do sculo XVI, no domnio da indumentria. Ocorreu, no reinado de Felipe li, uma certa uniformizao da roupa de corte; tentou-se fugir dela pela utilizao de excessos contra os quais travou-se uma luta sistemtica. O controle social do corpo analisado por F. Copello e I. Rada, atravs dos personagens antagonistas de D. Quixote e Sancho Pana. O primeiro possui uma aparncia fsica que o impede de ser o perfeito cavaleiro, o segundo no passa de um humilde campons. D. Quixote adestra seu corpo e capaz de ser civil e corts; ele tenta fazer de Sancho um homem distinto, mas esse no chega a se acomodar no interior das regras de civilidade. Corpos rudes versus corpos policiados: os autores mostram as dificuldades que tinham os protagonistas em adaptarem-se aos comportamentos ditados pelo cdigo de seu estatuto social. Uma ltima comunicao, a de L. Lopez Baralt, evoca a imagem dos mouriscos na literatura. Como eram vistose como se viam entre si? A diferena entre as duas comunidades, crist e muulmana no se baseava no fsico, pois ambas tinham, em sua grande maioria, cabelos e olhos castanhos. Mas o curioso que os mouriscos no se viam assim. Emsua literatura oral, no h um nico moreno; todos os personagens so louros e os mouriscos no se distinguem dos cristos - como ainda hoje soe acontecer - seno pelas roupas. Temerosos das sevcias s quais podiam ser submetidos, os mouriscos recusavam, em sua literatura, a sua identidade e viam-

19

-se, no como eram, mas como gostariam de ser. Viagem vertiginosa atravs de usos e costumes em torno do corpo na Espanha, o livro organizado por A. Redondo revela pistas temticas interessantssimas,baseadas em documentos de grande qualidade, mostrando, ainda, que apesar da influncia francesa da Nouvelle Histoire, historiadores em outras plagas souberamaproveitar as contribuies da antropologia e da sociologia para tratar da fabricao cultural, a esttica, a cosmtica, a ergonomia, o esporte, a identidade, os hbitos corporais e toda uma infinita gama de assuntos relativos ao corpo.

A mais tnica combinao

entre antropologia,

histria da medicina e

20

histria das cidades, foi conseguida por Richard Sennet em seu belssimo Flesh and stone - the body and the city in western civilization (1994). "Carne e pedra" a histria das cidades contada atravs da experincia corporal, fsica, de seus habitantes: como homens e mulheres se movimentam, o que vem e ouvem, que odores assaltam suas narinas, o que comem, como esto vestidos, quando se banham, onde fazem amor nas cidades, da antiga Atenas moderna Nova Iorque. O livro de Sennet"usa os corpos como instrumento para compreender o passado e muito mais do que um simples catlogo de sensaes fsicas vivdas no espao urbano. O autor entende que a civilizao ocidental teve persistente dificuldade em honrar tanto a dignidade, quanto a diferena dos corpos humanos e que tais "dificuldades-corpreas" traduziram-se na arquitetura, imiscuiram-seno traado urbano, refletiram-senos projetos de cidades. . Que significado teria a nudez para os antigos atenienses, quando do incio da guerra do Peloponeso, no auge da glria da "plis"? O corpo exposto e desnudo fora, por longo tempo, considerado como o emblema da auto-confiana de um povo, orgulhoso de sua cidade. Mas Sennet entende, diferentemente, que tais ideais fsicos serviram como fonte para tenses entre homens e mulheres, para a formao do espao urbano e para a prtica da democracia ateniense. O segundo captulo enfoca Romano tempo em que o imperador Adriano completou o Pantheon.O autor explora, a, a crena dos romanosem imagens, particularmente aquela da geometria do corpo, e de como eles traduziram esta crena num design urbano e em prticas imperiais. O corpo, a casa, o frum, a cidade, o imprio: tudo se baseava num imaginrio linear. A crtica arquitetnica revelou o gosto romano por uma precisa orientao espacial, espaos com octgonos bem definidos, estruturascom formas simples como o arco romano, um meio crculo, ou construesfeitas a partir de volumesbem definidos. Estedesejo de uma orientao correta revela uma linguagem visual na qual expressa-se a vontade, difcil e desigual, de cada cidado ter o seu lugar reafirmado no espao fsico da cidade. O poder de ver, enxergar, usaros olhos na direo desta paisagem urbana linear e repetitiva, levou, literalmente, os romanos a esmaecer suas sensibilidades; fraqueza esta que os cristos da poca de Adriano comearam a desafiar e a explorar. Numa terceira parte, o estudo procura enfocar como as crenas crists esculpiram o desenho urbano na Alta Idade Mdia e no incio do Renascimento. O sofrimento fsico do Cristo na cruz permitiu aos parisienses do Medievo, pensar na ereco de espaos de piedade e caridade dentro da sua cidade. Taisespaos abrigavam-se em ruas peculiares, livres da agresso fsica e da violncia, tpicas de uma sociedade de mercado em expanso.

Mais a frente, no incio do Renascimento,cristos europeus viam seus ideais de comunidade ameaados pelas ordas de no-cristos e no-europeus que eram lanados na rbita urbana economica. Estasameaadoras diferenas deram origem, por exemplo, criao do Gueto veneziano em 1516. Na quarta e ltima parte, Sennet explora os desdobramentos do espao urbano luz das leiturascientficas modernas sobre o corpo. A revoluo comeou com a publicao do De motu cordis, de Harvey, no incio do sculo XVII, trabalho mdico que alterou, radicalmente, a compreenso da circulao do sangue no corpo; esta nova imagem do corpo, visto como um sistema circulatrio, inspirou no sculo XVIII,tentativasde livre circulao na cidade. Na Parisrevolucionria, por exemplo, esta nova imagem de liberdade corprea entrou em choque com a necessidade de espaos comunitrios onde se exerceriam rituais de sociabilidade. Depois da grande exploso de violncia catrtica, do festival de corpos guilhotinados, os primeiros sinais de passividade apareceram. As pinturas sobre o corpo da emblemtica Marianne mostrama passagem desta combativa substitutade Hrcules a uma mulher pacificada. O triunfo dos movimentos individuais na formao das grandes cidades do sculo XIX levou ao particular dilema, no qual hoje vivemos: o movimento individual do corpo alavancado pela falta de respeito e conscincia dos outros seres humanos? Como se d a tenso entre uma noo de espao individual como espao-sacralizado e aquela outra, de-espao enquanto cena viva, na qual as pessoasexpem as suasdiferenas e discordncias. Debruado sobre os textos de E. M. Foster,cujo cenrio a Londresoitocentista, Sennetdestila idias incrveis sobre como viver em cidades multiculturaisnas quais o "no-lugar" uma evidncia maior do que o conforto ou a segurana. Se Michel Foucaulttoi hbil em revelar os poderes invisveis que controlavam e moldavam sociedades, nas quais os corpos dobravam-see curvavam-se vontade das instituies, Sennet revela os corpos criando as formas da vida civil e a cidade.
As curvas e linhas Imetodolgicas) do corpo Hoje vivemos e pensamos as aventuras de nosso prprio corpo, pois este encontra-se valorizado por noes como sade, erotismo, sexua1idade. Por ser territrio de catstrofes e alegrias, de gozo jubilatrio e dor tristonha, o corpo tornou-semedida do mundo. Os historiadores que se lanaram em outra aventura, aquela de contar-narrar-interpretar a histria do corpo, por meio de obras sistmicas invocam, com insistncia, essa articulao com as demandas contemporneas. "A importncia dada ao corpo, no nosso tempo, contrape-se ao ofuscamento a que estava submetido no passado [...] os novos valores de beleza, felicidade ou juventude identificaram-se com um corpo que se transforma em objeto de cuidados e desassossegos.O projeto de libertao do corpo est presenteem cada momento, exprimindo-se numa dinmica multifacetada e atingindo a imensa teia de relaes sociais", explica Jorge Crespo em sua Histria do Corpo (1990: 7). Indo maisalm, Barbara Maria Stafford (1991 ) sublinhaque a revoluo tcnica e intelectualfoi capaz de iluminar os corpos de fora para dentro, ensinando-nos a ver o invisvel. Estratgiasvisuais e teorias postas em marcha no sculo XVIII,

21

22

momento em que metforas para pensar o que estava "out of sight" eram desenvolvidas, foram substitudas por tcnicas universalizantes de visualizao, componentes corriqueiros da existncia moderna: "Think of the miraculous new medical imaging technologies (CT, PETand MRI scanners)that noninvasively open windows into secret depths of the body and of the brain. Think, too, of electronic imagery that inverts the very notion of substantial labor. In today's workplace, computer monitors 'disembody' information on into ghostly green and amber apparitions that float before the eyes. Think of our legal system in wich courtroom exhibits anatomical models, and even films of the day in the life of an accident victim have metamorphosed the concept of 'eyewitness account' ". O dilogo constante do historiador com outros cientistas sociais faz de seu trabalho um lugar de reflexo sem equivalente sobre o tema do corpo, pois no linear, no coeso. As lentesda antropologia, da sociologia, da arte e literatura ajudaram a revelar um objeto histrico plural e heterogneo, pois, como explica Denise Bernuzzi de Sant'Anna (1995: 13), "estudar o corpo implica, assim, trabalhar segundo uma perspectiva genealgica, voltada apreenso das condies de possibilidad que fazem emergir, em cada poca, as relaes e as oposies entre os corpos, suas designaes e suas especificidades". As curvas e linhas do corpo so por sua vez esculpidas pela lenta respirao histrica: "a histria do corpo deve ser perspectivada na 'longa durao' e confrontada com a multiplicidade de tempos, espaos e de tcnicas elaboradas a partir de atitudes mentaisque no fcil delimitar", adverteJorge Crespo (1990: 572). Mesma longa durao braudeliana invocada por Thomas Laqueur para demonstrar que o Ocidente, desde suas origens, jamais cessou de interrogar-se sobre a diferena e a singularidade dos sexos. O corpo vivo e vivido, experimentado e experiente, transformou-se, assim, em objeto: um objeto capturvel e unificado. Objeto cuja extenso implica, tambm, a sua limitao; o corpo finito, mvel e irretocvel. Mas na sua aparente identidade, imobilidade e finitude ele processo, resultado de gestes sociais e culturais,fruto de representaese de imaginrio, agente de movimentos,fragmento de desordens. Na perspectiva histrica, a distino entrevivos e mortosdesapareceu pois, nas mos do historiador, o corpo resiste s fadigas e s intempries. O corpo polissmicoque o historiador resgata do documento umcorpo de plenitude, ignorante de necessidades e carncias, esplndido, pronto a responder s suas questes. Quando o historiador fala do, e pelo passado, ele compara, ao menos implicitamente, este passado ao seu presente, aquela cultura sua, para detectar o papel e a ao dos indivduose seuscorpos, avaliando, no tempo, transformaes e permanncias. Face a uma outra sociedade que no a sua, historiadores, como etnlogos, espantam-se com a descoberta de sistemas simblicos rigorosos e ancilares a respeito dos usosdo corpo. Estudosrecentes demonstram a vitalidade destescdigos, ainda hoje, em nossavida cotidiana: especialistasem "proxmica", como E.T. Hall, demonstram quais espaos simblicos o homem cria com o seu corpo. A cincia do movimento corporal, a "kinsica" de R.L.Birdwhistell, analisa todos os cdigos implcitos na comunicao no verbal. Espectadores de uma cultura meditica, bem sabemos que as imagens vivas da televiso s fazem reforar a importncia do corpo. O bom de inquirir o passado, que esse nos

permite reconhecer a linguagem de nosso prprio corpo, recuperando gestos que se repetem a sculos. A Cortes apaixonada de Nicolas de Larmessin(figura 1) ou os amantes, pintados por Abraham Bosse (figura 2L por exemplo, trocam carcias que nos so familiares. A Eva de Lucas Cranach (figura 3) no teria ganhado peso depois da introduo do acar americano na Europa? Comparmo-Ia, por exemplo, s gorduchas rosadas de Rubense s bonecas de silicone produzidas, hoje, pelos cirurgies plsticos. A caveira da vanitasbarroca (figura 4) no migrou para o trash-movie? Os corpos so, por natureza, efmeros.Eisporque a prsa do historiador consiste, em grande parte, em representaes que so, tambm, interpretaes dadas pela culturaque as produziu. Taisrepresentaesencontramos, primeiramente nos textos. Estesdissecam, descrevem, cantam, maltratam os corpos. Ou ento, explicam as suas intencionalidades. Outros ainda testemunhamuma reflexo mais abstrata sobre o corpo, aplicando-lhe um julgamento esttico ou moral, ou precisando sua significao dentro da cultura de um determinado tempo. Em todos os casos, importJ ao historiador dar conta das mediaes que se interpem entre as palavras que ele l e os usosdos corpos. Qual a utensilagem mental do narrador? Que objetivos perseguia com o seu texto? Que vocabulrioempregou para tratar do corpo? De outro lado, podemos recorrer s imagens e cultura material: Vaste programme! Nas imagens, da pr-histrta aos nossos dias, encontramos representaes sobre o corpo. E a imagem, contrariamente ao texto, no pode se contentar em evocar, sem mostrar. Os objetos da cultura material, ou seus restos, permitem as mesmasinquiries. Qual a funo de determinada imagem ou objeto numa dada sOciedade? Qual o valor lgico prprio de uma imagem ou de um objeto? A histria do corpo , hoje, uma evidncia. Trabalhos, colquios, livros do conta do interesseem explorar tal objeto. A matriz francesa, mais ancorada nas "mentalidades", depois de ter inspirado vrios ensaios e teses, cedeu lugar a enfoques nos quais a antropologia, a histria da arte e a histria da cultura material dialogam mais agilmente com as fontes documentais. Procurei tratar aqui de uma pontinha do "iceoeriano" resultado destas investigaes. As razes que inspiram esta abordagem, esse recortei encontram-se, insisto, na atualidade: a obcesso eugnica, a crise do Estado enfraquecido na sua misso de policiar as condutas humanas, a emergncia de novos e furiosos vrus. Ora, enquanto tais questes estiverem chamando a ateno do historiador, ele se sentir impulsionado a conhec-Ias atravs da dimenso de seu trabalho. Quanto s fontes a interrogar, elas so inesgotveis como j ficou demonstrado nos exemplos dados. Mas se no houvessemais quaisquer bons motivos para fazer a histria do corpo, encontraramos um nas divagaes de Fedro, um dos mais sensveis personagens de Paul Valry (1996: 34):
"O corpo um instrumento admirvel, pelo qual me asseguro de que os viventes, tendoo cada qual a seu servio, dele no dispem em plenitude; extraem apenas prazer, dor, e os atos indispensveis para viver. Ora confundem-se com ele, ora distraem-se por algum tempo de sua existncia; ora animais, ora puros espritos, ignoram os vnculos universais que possuem. Graas, no entanto, prodigiosa substncia de que so feitos, participam do que vem e do que apalpam; so pedras, rvores, trocam contatos e

23

RESUMOS I ABSTRACTS

Dossi: histria do corpo


Mary Lucy Murray DeI Priore

Este artigo, apresentado como texto-base para a seo "Debates", uma seleo de abordagens sobre as formas pelas quais o corpo humano tem sido representado na Histria.Os assuntos discutidos vo da Antropologia Literaturae incluem a Nova Histria Social, a Histria da Medicina e a Histria da Arte. Embora no se trate nem de um balano exaustivo, nem de um estudo sistemtico de uma poro compacta da Histriado corpo, pocurou-serefletirinterdisciplinarmente a multiplicidade de pontos de vista e assinalar as vertentes principais que as pesquisas em curso, neste domnio, permitem perceber. Estetexto foi submetido a seis especialistas, cuios comentrios so seguidos pela resposta da Autora.
Unitermos: Corpo. Histria do corpo. Histria cultural. Nova Histria social. Anais do Museu Paulista, n.sr. v.3, p.9-26, 1995.

Dossier: History of the human body


Mary Lucy Muray deI Priore

This article, intended as a text for debate, is a collection of views on the ways the human body has been represented in History. Subiects discussed range from Anthropology to Literature and include New Social History, History of Medicine and Art History. Although neither an exhaustive survey nor a systematic study of a compact domain in the History of the human body, it attempts to reflect a crossdisciplinary diversity of approaches and to point out the main trends exhibited by the ongoing research on the matter. This text has been submitted to six specialists whose commentaries Uniterms:Body.History of the human body.Cultural History.New SocialHistory. Anais do Museu Paulista,n.sr.v.3,p.9-26, 1995. are followed by the Author's reply.

Do Teatro da Memria ao Laboratrio da Histria: a exposio museolgica e o conhecimento histrico. Debate (fim)
Ulpiano

T. Bezerra

de Meneses

Resposta aos comentrios de dez especialistas que contriburam no debate de texto publicado no ltimo nmero desta revista. A discusso orientou-sesegundo seis tpicos principais: museushistricos, identidade, ideologia e a categoria de nao; a necessidade de acervos materiais e suas modalidades: acervo patrimonial, operacional, virtual; teatro versus laboratrio; o pblico e suas ambigidades; Histria Pblica: o museu e a Academia.
Unitermos:Museu histrico. Histria e exposio museolgica. Anais do Museu Paulista, n.sr., v.3, p.103-122, 1995.

From the Theater of Memory A debate (end).

to the Laboratory of History: museological

exhibits and historical knoledge.

Ulpiano T.Bezerra de Meneses

Reply to ten comments on a paper published in the last issue of this journal. The discussion follows
along six main lines: History museums, identity, ideology and the category of nation; the need of material collections and their modalities: patrimonial, operational, virtual; theater versus laboratory; visitors and their ambiguities; Public History: the museum and the academy. UnitE?rms: History museum. History and museological exhibits. Anis do Museu Paulista, n.sr., v.3, p.l 03-122, 1995.

297

You might also like