You are on page 1of 101

Indice:

I. CAPTULO - A PR-HISTRIA
I.1. PALEOLTICO
I.1.1. O BIPEDISMO I.1.2. OS INSTRUMENTOS. I.1.3. O FOGO. I.1.4. ARTE RUPESTRE.

I.2. NEOLTICO.
I.2.1. CAUSAS. 1.2.1.1. AGRICULTURA. 1.2.1.2. CRIAO DE GADO.

1.2.2. CARACTERSTICAS. 1.2.2.1. SEDENTARIZAO. 1.2.2.2. NOVOS INVENTOS.

I.

PR-HISTRIA. Os primeiros homindeos apareceram h cerca de quatro milhes de anos. A

Pr-Histria o perodo mais antigo e mais longo do passado da Humanidade e desenrolou-se ao longo de milhes de anos desde o aparecimento dos primeiros homindeos at inveno da escrita (c. 3500 a.C.). No decorrer desta longa etapa, o Homem foi evoluindo fsica, mental e socialmente. Comeou por viver da caa, da pesca, da apanha de frutos silvestres e razes, vegetais e ovos que colhia, ou seja, praticando uma economia recolectora, tendo modificado progressivamente, o seu modo de vida, tornando-se agricultor e sedentrio. Ao mesmo tempo, os instrumentos que foi utilizando, e as suas manifestaes religiosas e artsticas foram, tambm, evoluindo.

Estudemos ento os dois perodos da pr-histria:

o paleoltico e o neoltico.

I.1. O PALEOLTICO.

Esta expresso deriva do grego (paleo-antigo e lthos-pedra) e que significa pedra antiga. Foi o mais longo e mais antigo perodo da Pr-histria, em que os homens s conseguiram fabricar instrumentos de pedra lascada. Por isso mesmo, tambm conhecido por Antiga Idade da Pedra ou perodo da pedra lascada, que se iniciou h cerca de 4 milhes de anos e s terminou quando o Homem passou a ser capaz de produzir, isto , quando passou a dedicar-se agricultura e criao/domesticao de animais (cerca de 10.000 anos a.C.).

Os nossos antepassados apresentavam caractersticas fsicas e mentais diferentes das do homem actual. Chamamos hominizao ao processo de evoluo fsica e intelectual do homem desde o australopiteco, at ao homo sapiens sapiens.

O aparecimento do Australopiteco ocorreu cerca de 4 milhes a.c.. As principais caractersticas deste antepassado so a bipedia, a verticalidade e a libertao da mo.

Em resultado de condies favorveis, o nosso antepassado foi evoluindo fisiolgica e mentalmente e h cerca de 3 milhes de anos, surgiu na frica Oriental o Homo Habilis. Este homindeo tinha um crebro maior do que os seus antecessores e sabia j produzir e utilizar instrumentos de pedra (seixos talhados).

Com o decorrer dos tempos, em frica e tambm noutros continentes, apareceram outros homindeos mais evoludos. O Homo Erectus, que se expandiu pela Europa e sia, sabia produzir instrumentos mais aperfeioados (bifaces) e dominava o fogo.

Cerca de 100 mil a.c. surgiu o Homo Sapiens, de crnio mais longo, que tinha volume cerebral igual ou superior ao do homem actual e realizou progressos tcnicos nos instrumentos utilizados (lanas e raspadores).

Finalmente, o Homo Sapiens Sapiens, de caractersticas fisiolgicas e mentais semelhantes s do homem actual, com o mesmo volume cerebral e face aprumada, expandiu-se tambm atravs da Amrica e da Ocenia, e que aperfeioou os instrumentos de caa (propulsor).

Todas estas transformaes ocorreram durante o paleoltico, perodo da histria da humanidade em que os seres humanos faziam os principais instrumentos de pedra lascada.

I.1.1. O BIPEDISMO.

H cerca de 15 milhes de anos, na frica Oriental e do Sul, ocorreram importantes alteraes climticas que modificaram a paisagem e as condies de vida.

Em resultado do clima se ter tornado cada vez mais seco, os homindeos, isto , os antepassados do Homem, foram obrigados a abandonar a floresta, onde habitavam, e a viver na savana. Esta, mais despida de vegetao do que a floresta, obrigou, como vimos, o nosso mais remoto antepassado - o Australopiteco - a marchar sobre os ps (bipedismo).

Com o decorrer dos tempos, a postura vertical tornou-se permanente levando a outras importantes alteraes do corpo, em particular da mo e do crnio. A mo, progressivamente semelhante nossa, permitiu ao nosso antepassado utilizar os instrumentos que possua. Por outro lado, o crescimento do crnio proporcionou-lhe um crebro maior, o que significou mais capacidade para resolver os problemas que teve de enfrentar.

O Bipedismo trouxe muitas vantagens aos homindeos, nomeadamente:

Libertao das mos para diferentes usos (recoleo, fabrico de instrumentos, etc); Desenvolvimento da habilidade para o transporte de alimentos entre lugares; Decrscimo do consumo de energia em caminhadas a velocidades normais; Aumento do horizonte de viso e melhoria da proteco contra predadores.

I.1.2. OS INSTRUMENTOS.

O processo de hominizao foi simultneo do fabrico dos primeiros instrumentos.

Os materiais mais utilizados no fabrico de instrumentos eram a pedra, o osso, a madeira, os dentes e chifres de animais.

Os primeiros instrumentos, produzidos pelo homo-habilis, os seixos quebrados, eram talhados numa s face.

Foram depois aperfeioados pelo homo-erectus que produziu os bifaces (talados por ambos os lados.

A evoluo das tcnicas de fabrico dos instrumentos permitiu o aparecimento dos raspadores, pontas de seta, agulhas, arcos e flechas, propulsores e azagaias, arpes, anzis e furadores, j no tempo do homo sapiens e do homo sapiens sapiens.

Todos estes instrumentos foram muito importantes, pois eram utilizados pelos nossos antepassados na caa, na pesca e nas outras actividades dirias, tornando, pois, mais fceis tais tarefas indispensveis s necessidades fundamentais dos homens desse tempo, como a alimentao.

Nesse tempo, para se alimentar, os nossos antepassados dependiam em absoluto daquilo que a natureza lhes oferecia, caando, pescando e apanhando frutos e razes, e

colhendo vegetais e ovos, razo pela qual tais instrumentos eram da maior importncia, pois permitiam caar, pescar e apanhar cada vez mais e melhores alimentos.

Praticavam uma

Economia Recolectora, que a designao atribuda ao tipo

de organizao econmica caracterstica do homem primitivo, que se limitava a colher ou recolher, para a sua subsistncia, aquilo que a Natureza lhe proporcionava (recolha de frutos silvestres, gros, plantas e razes, caa, pesca).

Uma vez que apenas se alimentavam do que a natureza lhes oferecia, e porque estes se esgotavam, os homens tinham de se deslocar para outros locais onde os alimentos existissem eram nmadas.

Nomadismo , pois, o modo de vida das populaes primitivas que, por

praticarem a caa e a recoleco, eram obrigadas a deslocar-se frequentemente para outras regies, onde existissem os alimentos necessrios sua subsistncia, por se terem esgotado as reservas alimentares na regio em que anteriormente viviam

I.1.3. O FOGO.

H cerca de 400 mil anos o homo erectus descobriu a forma de produzir o fogo atravs de duas tcnicas por frico com dois bocados de madeira e por choque de duas pedras.

Efectivamente, esse antigo antepassado do homem j acendia fogueiras, como se comprova pelo facto de aparecerem vestgios de fogo em lugares por si habitados. Com esta inveno, o homem primitivo alterou, profundamente, a sua maneira de viver, pois veio permitir-lhe:

- aperfeioar os instrumentos utilizados na caa e na pesca; - cozinhar os alimentos, at a comidos crus, melhorando assim o seu regime alimentar; - defender-se melhor dos animais que o cercavam ou empurr-los para os locais pretendidos; - iluminar as cavernas, de que ocasionalmente se servia, atravs da utilizao da gordura dos animais que abatia; - proteger-se contra o frio.

A descoberta do fogo veio ainda favorecer a reunio do grupo volta da fogueira, contribuindo para o estreitamento de laos entre os seus membros e para o desenvolvimento da linguagem.

I.1.4. A ARTE RUPESTRE. Tambm denominada por "arte parietal" porque, na grande maioria, as suas manifestaes artstico-simblicas e religiosas eram representadas nas paredes e tectos das grutas e cavernas (que o homem do Paleoltico utilizava como abrigo) ou em rochas ao ar livre. Os homens do Paleoltico representaram sobretudo os animais da poca (bisontes, bovinos, cavalos, mamutes, veados...) e s muito raramente a figura humana. Nesta forma de arte podem ainda ser includas as esculturas femininas, smbolos da fecundidade e

proteco da mulher - as "Vnus"-, bem como as esculturas e gravaes de pequenas peas em chifre e marfim (todas elas elementos de arte mvel). A arte paleoltica est associada s crenas religiosas do Homem neste perodo. Acreditava-se ento que a representao das cenas de caa pretendia assegurar uma boa caada atravs do desenho de animais atingidos por setas;

Cena de caa

Bisonte

Animais diversos

Bisonte com a cabea voltada para trs

Por sua vez as Vnus representavam a fecundidade da mulher atravs da representao das suas formas fsicas exageradas.

Vnus de Willendorf

I.2. O NEOLTICO. Costuma designar-se por Revoluo Neoltica ao conjunto de profundas transformaes atravs das quais se deu a passagem do Homem de nmada a sedentrio, o que se tornou possvel graas inveno da agricultura e da pastorcia, actividades que lhe possibilitaram maior controle das fontes de alimentao, permitindo-lhe deixar de ter de mudar de local para se poder alimentar. O homem tornou-se agricultor, pastor e arteso.

I.2.1. CAUSAS. H cerca de 10.000 anos a.c. ocorreram modificaes climticas na Terra (China, Sul da sia, Mdio Oriente, e Amrica Central). O novo clima, quente e hmido levou ao recuo dos gelos para as regies polares e ao aparecimento de plantas gramneas como o trigo e a cevada.

I.2.1.1. A AGRICULTURA. Atravs da observao da queda das sementes e da sua germinao, o homem aprendeu a cultiv-los, assim descobrindo a agricultura. A primeira actividade agrcola ocorreu entre 9000 e 7000 a.C. em certos lugares privilegiados da Srio-Palestina, do sul da Anatlia e do norte da Mesopotmia. Aconteceu tambm na ndia (h 8 mil anos), na China (7 mil), na Europa (6.500), na frica Tropical (5 mil) e nas Amricas (Mxico e Peru) (4.500). Em 3000 a.C., a revoluo neoltica j tinha atingido a Pennsula Ibrica e grande parte da Europa. Os produtos cultivados variavam de regio para regio, mas geralmente consistiam em cereais (trigo e cevada), o milho, razes (batata-doce e mandioca) e o arroz, principalmente. O Homem foi aprendendo ento a seleccionar as melhores plantas para semear e a fazer enxerto de variedades.

I.2.1.2. A CRIAO DE GADO. Simultaneamente descoberta da agricultura, o homem aprendeu a domesticar e criar animais. Esta actividade deu-lhe a possibilidade de no ter de se deslocar para obter a carne e as peles necessrias sua alimentao e conforto, mas tambm o leite e, com a domesticao do boi obteve uma forte ajuda nos trabalhos agrcolas. Os primeiros animais domesticados foram o co, utilizado para caar, vigiar noite e, em algumas zonas, puxar trens e os animais para a alimentao, como a cabra, o carneiro, o porco e o boi.

I.2.2. CARACTERSTICAS DO NEOLTICO. I.2.2.1. A SEDENTARIZAO. O primeiro foco de agricultura e pastorcia ocorreu no 8 milnio a.C., na regio do

crescente frtil.
Com a inveno da agricultura e a domesticao de animais, o homem passou de recolector a produtor, pois comeou a produzir os alimentos necessrios sua sobrevivncia. Isto permitiu-lhe deixar de se deslocar regularmente procura de novos locais para recolher comida e estabelecer-se no mesmo stio; por outro lado, como no podia abandonar as suas terras e rebanhos, passou a viver permanentemente no mesmo local DEIXOU DE SER NMADA E PASSOU A SER SEDENTRIO. Comearam a aparecer os primeiros aldeamentos, pois os agricultores e pastores passaram a concentrar-se em pequenos povoados, junto das terras frteis e e na proximidade de gua.

I.2.2.2. NOVOS INVENTOS. As novas actividades, agricultura e pastorcia, exigiram novas tcnicas e novos instrumentos. Foram desenvolvidas invenes importantssimas e prticas como a cermica pelo aquecimento da argila (necessria para transportar e armazenar os produtos), descobertos e aperfeioados instrumentos, como a foice, o arado, a enxada, o machado, a roda, o barco vela e a tecelagem e aperfeioadas as tcnicas de fabrico de instrumentos, como a aplicao da tcnica do polimento, que os tornou mais resistentes e perfeitos. A m e o almofariz foram inventados para a moagem dos cerais.

Todas estas invenes melhoraram substancialmente a vida do homem do neoltico. Uma nova forma de arte nasceu neste perodo, os meglitos, destinados ao culto dos mortos e dos astros e da natureza, feitos com grandes pedras monolticas como antas e dlmens, grutas artificiais, menires e cromeleques.

Vasilha para cereais

Escultura neoltica em bronze

- Monumentos megalticos (.

Monumento megaltico

Cromeleque

Dlmen

II. CAPTULO O EGIPTO.


II.1. A DESCOBERTA. II.2. O NILO. II.3. FARA. II.3.1. SMBOLOS. II.3.2. ABU SIMBEL. II.4. A RELIGIO. II.4.1. PRINCIPAIS DEUSES II.4.2. JULGAMENTO DE OSRIS. II.5. A CINCIA.

II. O EGIPTO.

O Egipto foi uma das primeiras civilizaes dos grandes rios do Prximo Oriente, ou seja, uma comunidade organizada econmica, social, oltica e religiosamente, tendo-se desenvolvido a partir de 3.500 a.C e durado cerca de trs mil anos. Fica situado no nordeste de frica, num frtil vale fluvial, j que atravessado pelo maior rio do mundo, o Nilo, territrio esse rodeado de desertos. No sculo XVIII, viajantes europeus penetram no Egipto e descobrem as maravilhas da poca faranica. A grandiosa civilizao adormecida h 1500 anos, sai do esquecimento. Durante todo o sculo XVIII vrios viajantes europeus visitam, ento, o Egipto, subindo o Nilo, descobrindo as Pirmides de Gize, os Templos de Karnak, em Luxor, e o Templo de Abu Simbel. Em 1798, Napoleo Bonaparte embarca para o Egipto com o seu exrcito de 38.000 homens, pretendendo apoderar-se do pas a fim de cortar o caminho das ndias aos ricos comerciantes ingleses. Leva consigo 150 sbios e artistas que percorrem o Egipto, estudam a arquitectura, desenham os monumentos, reproduzem as esculturas e os hierglifos e traam mapas.

II.1. A DESCOBERTA DA ESCRITA HIEROGLFICA. Uma das principais manifestaes culturais dos egpcios foi a inveno da escrita hieroglfica, complexo sistema de escrita composto por centenas de sinais. Esta escrita possibilitou o aparecimento de fontes escritas, que nos deram a conhecer a literatura egpcia e os costumes e regras desta civilizao. A escrita hieroglfica foi, durante muito tempo, um mistrio por desvendar. Dois problemas confrontavam os acadmicos que trabalhavam com as inscries - saber se os

hierglifos representavam uma simbologia fontica ou apenas smbolos pictricos, e determinar o significado das palavras individuais. Foi a Pedra de Roseta, que um bloco de granito negro, que proporcionou aos investigadores um texto escrito em egpcio demtico, grego e em hierglifos egpcios e que serviu de chave para o decifrar dos hierglifos por Jean-Franois Champollion, em 1822, e por Thomas Young, em 1823.

A pedra foi descoberta por soldados do exrcito de Napoleo em 1799, enquanto conduziam um grupo de trabalho de engenheiros para o Forte Julien, prximo a Roseta, no Egipto, a cerca de 56km leste de Alexandria. Devido ao tratado da Capitulao, assinado em 1801, a pedra foi cedida s autoridades militares britnicas e levada para preservao no Museu Britnico em Londres. O mdico britnico Thomas Young obteve um substancial progresso em 20 anos de estudo. Mas o mrito final da completa realizao da traduo em 1822 pertence ao estudante francs Jean-Franois Champollion, que desta forma iniciou a cincia de estudo de assuntos referentes ao Egipto, a Egiptologia

II.2. O NILO Esta civilizao desenvolveu-se graas existncia do rio Nilo, o maior rio do mundo, sem o qual o Egipto no seria diferente dos desertos que o cercam. O Nilo corre de sul para norte, desaguando no Mar Mediterrneo, com uma extenso aproximada de 6695 quilmetros. Todos os anos o rio tinha cheias que se iniciavam no Egipto na segunda metade de Julho e terminavam em meados de Outubro e que depositavam nas margens uma detritos aluviais que fertilizavam o solo, o que permitiu que no local prosperasse a actividade agrcola. Os Egpcios dependiam portanto deste rio e das inundaes para a sua sobrevivncia. Alm de fertilizao do solo, o rio trazia grande quantidade de peixes e constitua a principal via de comunicao dentro do territrio egpcio, possibilitando o transporte de produtos artesanais e agrcolas at ao mar mediterrneo. Actualmente o fenmeno das inundaes do Nilo j no existe no Egipto graas construo da barragem de Assuo.

II.3. O FARA.

Depois da unificao do territrio egpcio, por volta de 3.500 a.C. o territrio passou a ser governado por um s rei, chefe supremo do Egipto, o fara, que ocupava ento o topo da pirmide poltica e social do antigo Egipto. A pirmide social egpcia era, pois, encimada pelo Fara e pelos membros da famlia real (sendo habitual que os faras casassem com as suas prprias irms). Abaixo da famlia real, ficavam os nobres, os sacerdotes e os altos funcionrios e escribas (estes tinham no Antigo Egipto uma importncia muito grande, sendo o domnio da escrita uma forma de ascender na escala social). Depois, na pirmide seguiam-se os soldados, artesos e camponeses os primeiros eram homens que se ocupavam da defesa do territrio. Os agricultores e artesos desempenhavam as profisses mais comuns cultivo da terra, pecuria e fabrico artesanal, p. ex. de cestaria, olaria e objectos de metal e madeira. Na base da pirmide, encontravam-se os escravos estes no eram homens livres e desempenhavam as tarefas mais duras e difceis eram utilizados como criados, como trabalhadores na construo de monumentos e na explorao de minas. Muitos dos escravos eram capturados pelos soldados nas campanhas militares. O Fara tinha um poder sacralizado e absoluto, porque se acreditava que descendia directamente dos deuses. Era considerado um Deus vivo, filho do Deus Sol Amon-Ra. No Egipto Antigo, desenvolveu-se, pois, um regime de monarquia teocrtica, em que o fara, simultaneamente rei e Deus detinha o poder da vida e da morte sobre o seu povo e acumulava as funes de sumo-sacerdote, juiz supremo e chefe do exrcito.

II.3.1. SMBOLOS DO FARA.

O fara apresentava-se com uma esttica prpria, resultado do uso de roupas especiais e de determinadas insgnias, que lhe estavam reservadas. No queixo colocava uma barba postia, delgada e rectangular e na cabea usava um pano, o nemes, frente do qual encontrava-se uma serpente denominada uraeus que se acreditava poder repelir os seus inimigos.

Possua vrias coroas, vistas como objectos detentores de uma energia prpria, sendo as mais importantes a coroa branca do Alto Egipto (hedjet) e a coroa vermelha do Baixo Egipto (decheret), que combinadas formavam o pschent ou coroa dupla.

Para alm das coroas, existiam os ceptros, dos quais se destacam o hekat (uma espcie de bculo ou basto) e o nekhakha (um chicote).

O fara poderia ser simbolicamente representado como uma esfinge, e era associado a animais como a pantera, o leo e o boi.

II.3.2. ABU SIMBEL. Abu Simbel um dos mais bonitos templos do Egipto. Este templo tem cerca de 3200 anos. Assim deveria ser preservado e ao fazer-se a barragem de Assuo teve que se subir este templo para uns metros mais acima o que suscitou muita polmica no Egipto, que foi muito mais visitado a partir da. Nessa altura muitos dos pases do mundo uniram-se para realizar esta tarefa muitissmo importante: Salvar o templo de Abu Simbel.

Este trabalho foi muito importante e hoje, uma das razes porque muitas pessoas vo ao Egipto - tm curiosidade de ver este magnifico monumento. A UNESCO foi uma das organizaes que apelou ao mundo para que fosse salvo o templo de Abu Simbel. Depois desse apelo chegou ajuda de todo o lado, quer sob a forma de fundos, quer sob a forma de propostas sobre o modo de como os trabalhos deveriam ser realizados. Foi esse esforo internacional que permitiu "desmontar" os templos em blocos, com vrias toneladas cada por forma a poderem ser elevados cerca de 65 metros. Depois os blocos foram reagrupados voltando a montar-se tudo como se dum enorme "puzzle" se tratasse. Nos trabalhos colaboraram tcnicos de muitos pases, tendo o Egipto recompensado essas naes com a oferta de pequenos monumentos, que foram transportados para diversos stios do mundo. Estes templos foram mandados construir pelo o prprio Ramss II. O fara quis consolidar o seu poder na zona da Nbia e levar at essa regio os costumes egipcios. O templo principal tem quatro enormes esttuas do prprio Ramss II na fachada. Junto dessas quatro esttuas gigantes foram colocadas outras mais pequenas, representando a sua esposa favorita, Nefertari, e alguns dos seus muitos filhos. No interior do templo, na parede oposta porta de entrada encontram-se quatro outras esttuas (de Ramss II e trs deuses) que so iluminadas pelos raios solares que entram no templo duas vezes por ano, antes e depois do solstcio de inverno.

Este efeito dos raios solares, demontrativo dos conhecimentos de astronomia dos antigos egpcios, foi preservado na reconstruo do templo de Abu Simbel.

II.4. A RELIGIO. Os egpcios eram profundamente religiosos. Prestavam o seu culto a vrios deuses, praticando, pois, politesmo. Todos os deuses eram representados com aspecto humano, o que caracteriza a religio egpcia como antropomorfismo. Alguns dos deuses tinham cabea ou corpo de animal. Acreditavam na vida para alm da morte e na reencarnao. Por isso consideravam necessrio conservar o corpo para que a alma pudesse reencarnar, razo pela qual embalsamavam e mumificavam os mortos.

II.4.1. PRINCIPAIS DEUSES. Para os egipcios, os deuses estavam em todo o lado. Quer na Terra onde vivem os Homens como no outro mundo. Para os egpcios foram os deuses que criaram o mundo. Para os egipcios o verdadeiro significado da palavra hieroglifo significa a escrita dos deuses que foi inventada pelo deus Tot. Os seus Deuses principais eram:

R: o Rei dos Deuses e tambm o deus do Sol. Todos os dias percorria a abbada celeste na sua barca. O seu curso mantinha a ordem no mundo. Est frequentemente associado a Amon, um outro deus do sol, inicialmente venerado em Tebas, e depois em todo o Egipto. Por isso R tambm conhecido como

Amon-R. Osris: perante ele que os mortos se apresentam na esperana de terem uma vida eterna, tal como ele tem. Nos tempos em que os deuses reinavam na Terra ele foi o rei do Egipto antes de ser assassinado pelo irmo Set. Devido Interveno de sis e Anbis a sua morte no foi definitiva, pois ele continuar a viver num outro mundo, sem ter o direito de voltar Terra. sis: a deusa mgica. Os seus poderes so tantos que ela pode dar vida ao seu esposo Osris. tambm uma me atenciosa e carinhosa: ela cria o seu filho Hrus, longe do seu terrvel tio Set e salva-o dos perigos que sempre o ameaam. Por isso, para os Egpcios ela a deusa protectora das mulheres e das crianas. a deusa com cornos de vaca e tem um disco solar entre estes. Em muitas representaes confundida com a deusa Hathor. Anbis: o filho ilegtimo de Osris e de Nftis, a irm de sis. Foi ele que fez a primeira mmia: a do seu pai Osris. Graas a este rito, o corpo do seu pai pde ter uma nova vida. A partir da Anbis o deus dos embalsamadores. Este tem tambm um papel importante no outro mundo, pois est encarregado de conduzir os mortos at Osris, que est no mundo dos mortos. Este representado com uma cabea de chacal e pode mesmo tomar o corpo deste animal do deserto. Hrus: o filho e vingador de Osris. Horus, deus com a cabea de falco, tornou-se fara do Egipto aps a morte do seu pai. Este reinou sempre de forma justa e muitos templos foram erigidos em sua honra. Este passou toda a sua vida nos pntanos onde a sua me, sis, o escondeu do terrvel Set. Quando chegou idade adulta que, finalmente, conseguiu conquistar o trono egpcio ao seu temvel tio Set. Set: Inimigo de Osris, o seu irmo Set cobiou o trono do Egipto durante muitos anos. Diz-se que Set retalhou o corpo do irmo antes de o esconder em 14 locais

secretos diferentes. Ele, todas as noites, defende a barca do Sol, combatendo contra a serpente Apopis. Mas este tambm um deus invejoso: assassinou o seu irmo Osris, o legitimo fara, para ficar com o trono do Egipto. Mas Set tambm quem faz nascer o sol todas as manhs. Hator: a deusa mgica. tambm a deusa da msica e ama do futuro fara, a quem d o seu leite. Esta tem dois cornos vaca e por vezes representada por este animal. Khnum: Este deus com a cabea de carneiro ter criado os homens no seu torno de oleiro. venerado em particular, na cidade de Elephantina, no sul do pas. ele que est encarregado de vigiar as margens do rio Nilo e guardar as cavernas de onde os egpcios pensam jorrar inundaes que fertilizam o solo. Bs: Este deus no parecido com nenhum outro; muito popular em todo Egipto por causa das suas caretas este pequeno gnomo feliz e triste afasta os animais mais perigosos como serpentes, insectos e escorpies, e tambm os seres nefastos. Protege os Egpcios na sua vida quotidiana. Hapi: Este deus personifica o Nilo que fertiliza a terra todos os anos. Assim Hapi adorado pelo povo Egpcio e como uma fonte de vida e abundncia. Animais sacrificados e alimentos so lanados em certos locais do Nilo para lhe implorarem que provoque uma inundao suficiente para fazer boas plantaes. Tot: Tot tem os conhecimentos. Inventou a escrita para transmitir o saber. Ele Patro dos escribas e de certo modo escriba dos deuses. Assim, est encarregado de anotar todas as suas decises. Tot tambm o deus da lua e substitui o deus R de noite. Turis: uma deusa com corpo de hipoptamo, cabea de crocodilo e patas de leo. Protege as grvidas devido sua barriga arredondada. Ajuda-as a dar luz e faz com que tenham leite suficiente para amamentarem os seus bebs. Por isso

adorada por todo o povo do Egipto. Bastet e Sekhmet: Bastet a deusa gata, filha de R. uma deusa gata pacfica. Mas, quando ela se transforma em Sekhmet, a leoa, torna-se terrvel. Est ento encarregue de examinar todos os inimigos de R. Por causa dela os Homensestiveram quase a desaparecer da Terra. Sobek: Este deus-crocodilo o soberano das guas doces: lagos, rios, pntanos. tambm o deus da fertilidade: segundo os Egpcios quanto mais crocodilos houver melhores sero as colheitas. Este tambm pode ser chamado de Sebek, Sebek-Ra, Sobk, Suchos, Sobki, e Soknopais ou de Suchos em Grego. Ptah: Este deus o deus dos artesos e dos ourives, sempre representado com um fato branco que lhe d uma aparncia de mmia. A sua esposa a deusa Sekhmet. Ptah adorado sobretudo na cidade de Mnfis. Este tambm pode ser chamado de Tanen, Ta-tenen, Tathenen ou Peteh.

II.4.2. O JULGAMENTO DE OSRIS.

Os egpcios acreditavam que para aceder ao reino dos mortos o defunto deveria passar pela temvel prova da pesagem da alma. Se o corao fosse mais pesado que a pluma de Maet, seria devorado. No Tribunal de Osris, conduzido pelo deus Horus, o defunto era levado para junto de Osris. Sentado no seu trono e rodeado por 42 juzes, Osris, Deus do Alm, presidia cerimnia da pesagem da alma. O defunto deveria, em primeiro lugar, jurar que no tinha cometido qualquer pecado no decurso da sua vida. Tot, o deus dos escribas,

anotava as respostas. Para saber se o defunto tinha dito a verdade, o seu corao era, ento, colocado num dos dois pratos de uma balana, sendo no outro colocado a pluma de Maet. Anbis vigiava a pesagem e, se os pratos se equilibravam, estava provado que o defunto tinha agido bem. O corao era-lhe restitudo e podia entrar no reino dos mortos. No caso contrrio, Ammut, monstro com cabea de crocodilo, corpo de leo e patas traseiras de hipoptamo, apoderava-se do corao e devorava-o. O defunto sofria, ento, o pior dos castigos no chegaria ao Alm, a que todos os egpcios aspiravam.

II.5. CONTRIBUTOS CIENTFICOS.

Copiar o teu esquema.

Grcia: Condies naturais;. Cidades Estado;. As colnias;. A Democracia Ateniense;. A Arte Grega;.

O Teatro Grego;. A Filosofia;. A Ciencia;. A Religio;. Os Jogos Olmpicos.. Roma: 1. Das origens expanso de Roma. 2. A formao do Imprio.
2.1. Factores que a determinaram: 2.2. A expanso romana:

3. A integrao dos povos dominados no Imprio a romanizao. 4. A economia do Imprio. 5. A sociedade imperial. 6. O poder imperial.

7. A civilizao romana. A Vida quotidiana. Literatura e o Direito. A Arte.

A religio. A difuso do Cristianismo no imprio romano.

Muulmanos: Maom, o profeta; Meca, cidade sagrada; O Deus Al; O Coro; Imprio Muulmano: Ocupao do Norte de frica;

Ocupao da peninsula Ibrica; Contributos: Ciencias; Agricultura.

Grcia: Condies Naturais


A Grcia estava situada mesmo no meio de muitas montanhas o que era um dficil modo de viver, pois

tinham que fazer muito para passar por estas. Assim sendo estavam condenados a ir explorar mais territrio para o mar para que a sua vida no fosse s subir e descer as montanhas. A Grcia de antigamente era situada entre onde situada hoje a sia Menor e a Itlia. O seu povo denominava este territrio de Hlade. Este estava banhado pelo mar Mediterrneo e pelo mar negro.

Cidades Estado
As Cidades Estado eram como pequenas comunidades gregas a quem estes chamavam de plis. Como as condies naturais gregas favoreceram que as diversas Cidades Estado se isolassem. Assim comeou a haver alguma rivalidade entre estas. Estes factores contribuiram para que as

cidades tivessem um esprito mais independente, assim cada uma delas construiu um governo. As principais cidades estado eram as de Atenas, Esparta e Tebas. Apesar disso os gregos estarem organizados politicamente em cidades Estados todas estas ficaram com alguns costumes, como por exemplo, a lngua, a religio, os jogos e a actividade comercial.

Colnias

Os gregos foram motivados a expandirem o seu territrio devido ao aumento demogrfico, procura de melhores terras de cultivo e de

melhores condies de vida. Desde o sc. VIII a.C. at ao sc. VI a.C. o povo grego comeou a colonizar outras terras ao longo do mar Mediterrneo e do mar Negro. Assim a Grcia alargou o seu territrio, formando muitas colnias, umas agrcolas e comerciais. Esteas colnias funcionavam de forma parecida das cidades Estados, eram independentes mas continuavam a ser fiis sua mecrpole.

Democracia

Ateniense
No sculo V a.C., havia alguma igualdade entre os cidados dominantes da vida poltica em Atenas. A esta um sociedade carcter de

correspondia

escravos, pois apesar de haver

alguma liberdade esta liberdade esta no era para todos. Esta sociedade esra composta por: - Cidados, que eram homens com o direito de participar no governo da cidade, possuir algumas terras, mas para isso tinham que ter pelo menos 20 anos. - Metecos, que eram estrangeiros que viviam em Atenas. Eram considerados homens livres, mas no tinham o direito de participar no governo da cidade. Estes prestavam servio melitar e pagavam impostos. Eram mais dedicados s actividades comerciais e artesanais. - Escravos, que era o grupo social que no tinha quiasquer direitos. Faziam os trabalhos pesados, como por exemplo os trabalhos executados nas minas e das obras pblicas ou mesmo em trabalhos domsticos. Estes no eram maltratados e podiam pertencer ao grupo dos Metecos ou dos Cidados.

A Arte Grega
Os gregos desenvolveram muitos tipos de arte aqui esto alguns exemplos disso: A Arquitectura: Os gregos desenvolveram muito a sua

arquitectura. Eles criaram um importante estilo de contruo. Neste era costume utilizarem-se diversos capitis. As principais obras em que se utilizaram estes capitis foram o Partnon entre outros monumentos dedicados a outros deuses.

A Escultura: A escultura grega est caracterizada como sendo muito promenorizada e rigorosa. Os gregos faziam principalmente esttuas de deuses e heris, mas tambm tinham algumas esttuas de atletas. O escultor mais conhecido em Atenas foi Fdias que fs muitos dos trabalhos da acrpole ateniense. A Pintura: A pintura grega encontra-se principalmente nos vasos e nas paredes dos tmulos. Os pintores gregos pintavam sobretudo cenas mitolgicas e episdios da vida normal. Estes eram principalmente pintados em vasos de cermica.

O Teatro Grego
No comeo, o teatro grego no era apenas uma narrao dramtica, era um rito religioso em honra a Dionsio (o deus do vinho e das festas, cujo seu lema dizem que era: Beber e comer at deixar de ver). Os teatros gregos eram como se fossem auditrios ao ar livre. A hora do incio do espetculo era logo ao amanhacer. Muitas vezes os cidados assistiam a 3 tragdias, uma tragicomdia (a mistura de uma tragdia com uma comdia) e uma comdia. O teatro era considerado parte da educao de um grego.

Em Atenas, faziam algumas coisas para que as pessoa no deixassem de assistir s fabulosas peas deteatro que eram feitas naquela altura: o comrcio era suspenso durante os festivais dramticos. Os tribunais fechavam e os presos eram soltos da cadeia. O preo da entrada era dispensado para quem no pudesse pagar, e at as mulheres, que no podiam participar de quase todos os acontecimentos pblicos, eram bem recebidas no teatro. Como podemos concluir o teatro era uma coisa muito apreciada pelos gregos assim tanto que faziam todas aquelas coisas para que as pessoas no faltassem ao Espectculos de Dionsio. As duas principais formas do grego, a comdia e a tragdia, acabaram por dominar o teatro Dionisaco, embora as outras formas dramticas no tivessem morrido. Em Atenas, dois festivais eram dedicados todos os anos comdia e tragdia. O festival Dionisaco da cidade, do ms Maro at ao ms Abril, concentrava-se na tragdia. O festival Lneo, que tinha esse nome devido ao ms grego (que era equivalente a Janeiro e Fevereiro), tradicionalmente reservado para a celebrao de

casamentos, era dedicado principalmente comdia. Os treatlogos apresentavam as suas obras a um funcionrio chamado arconte. Se o arconte gostasse da pea e achasse possvel de realizar, a pea seria encenada. Era dado aos autores vitoriosos um corego (um cidado rico para custear as despesas da pea). O corego escolhia ento um tocador de flauta e um coro e continuava com a

encenao. Se o corego fosse generoso, surgia uma produo opulenta. Em cada festival um juri de cidados julgava as peas, e os vencedores recebiam a coroa dio nis

aca. Aqui esto algumas mscaras que eram utilizadas nos teatro gregos:

Como as mulheres no podiam participar tinha que fabricar mscaras que simbolisassem mulheres. Aqui esto Alguns exemplos disso:

A Filosofia
O primeiro Filosofo foi Scrates, mas foram Plato e Aristteles que aprofundaram os seus pensamentos. Actualmente estes trs, Scrates

mais do que os outros dois, so considerados os mestres da filosofia pois as coisas em que eles pensaram mudaram muito o mundo. Pode-se dizer que foi a filosofia que impulsionou o esprito cientifico pois alguns filosofos no se limitaram a acreditar em mitos e Deuses e quis encontrar uma razo para uma coisa acontecer.

A Ciencia
Pitgoras foi quem deu impulso matemtica, esplicando que o universo obdecia a leis aritmticas. A Hitria foi explorada por Herdoto e Tucdides. Hipocrates foi um grande pioneiro da medecina. Homero deu um grande passo na literatura quando escreveu a Odisseia e Hesodo tambm contribuiu com as obras literrias Teagonia e Os Trabalho e os Dias. Pricles e Demstenes desenvolveram a arte de discursar em pblico, ou seja, a arte da oratria.

Os Jogos Olmpicos
Os Jogos Olmpicos foram inventados em 776.C..

Os Jogos Olmpicos eram a mais importante festa do mundo grego. Deles s podiam participar homens livres, de raa grega, e em pleno gozo de seus direitos de cidado. Os Jogos eram dedicados a Zeus, a divindade suprema, e aconteciam na regio de lis a oeste do Peloponeso. O santurio contava com o ginsio, a palestra, o estdio, o hipdromo, alm de um hotel e dois templos, um de Hera e um de Zeus. Este era o maior templo da Grcia continental e possua, em seu interior, a clebre esttua de Zeus, considerada pelos antigos uma das sete maravilhas do mundo. Estes aconteciam em pleno vero, na semana de lua cheia do ms metagitnion que correspondia segunda quinzena de agosto e primeira de setembro do nosso calendrio. Foram celebrados regularmente a partir de 776 a.C., data do primeiro registro dos vencedores. A partir dessa data, os gregos adotaram os Jogos Olmpicos como referncia cronolgica, chamando "olimpada" o perodo de quatro anos entre um festival e outro. Os jogos duravam sete dias. O primeiro e o ltimo eram dedicados a cerimnias religiosas. No primeiro dia, a cerimnia inicial era o juramento solene, no altar de Zeus, os helandices juravam julgar as provas com igualdade e os atletas juravam respeitar todos os regulamentos e agir com lealdade. A seguir, acontecia o sacrifcio no altar de Zeus. Depois, todos seguiam para o estdio e os arautos declaravam a abertura oficial dos jogos. No dia do encerramento, organizava-se outra procisso e um banquete.

As provas consistiam em competies de exerccios corporais de fora ou agilidade.

Os Romanos

8. Das origens expanso de Roma.

A civilizao romana teve a sua origem na cidade de Roma, situada na margem do Rio Tibre, na Pennsula Itlica, no Sculo VIII a.C. Este territrio era habitado por latinos, etruscos, gregos e cartagineses.

At 509 a.C. Roma foi governada como uma monarquia. Naquele ano, uma revoluo liderada pelas famlias mais poderosas, derrubou a monarquia e implantou a repblica romana. Foi nesta nova fase que se iniciou o processo de expanso. O apogeu do processo de expanso ocorreu no sculo II d.C. com a formao do Imprio Romano.

9. A formao do Imprio.
2.1. Factores que a determinaram:

- conquista de novas terras e procura de novos mercados, produtos, matrias primas e mo-de-obra;

- ataques de povos vizinhos exigiram melhores condies de defesa e segurana um bom exrcito;

2.2. A expanso romana:

- teve como ponto central o Mar Mediterrneo;

- a primeira etapa, ocorrida entre os sculos V e IV a.C. levou conquista de toda a Pennsula Itlica;

- a segunda etapa, ocorrida entre os sculos III e II a.C. levou expanso at Siclia, Pennsula Ibrica, Norte de frica, Grcia e Reinos Helensticos da sia Menor e da Sria;

- a terceira etapa, ocorrida entre o Sc. I a.C. e I e II d.C., levou conquista da Glia (actual Frana), do Egipto, da Britnia (actual Inglaterra) e da Dcia (actual Romnia). Nesta fase o Imprio atingiu a sua mxima expanso.

10. A integrao dos povos dominados no Imprio a romanizao.


Agentes e factores que contriburam para o processo de romanizao:

a)

exrcito disciplinado que garantia a manuteno da soberania e da PAX ROMANA dentro das fronteiras do imprio. Era composto por legies, com grande organizao e disciplina;

b)

mercadores e colonos que davam a conhecer os costumes e a cultura romanos;

c)

administrao eficiente, com a criao de colnias (ncleos de populao vindos de Itlia) e a diviso do Imprio em Provncias, em que as cidades mais importantes eram promovidas a Municpios (territrios que tinham alguma autonomia administrativa e financeira)

1) Baetica (Hispania) 2) Lusitania (Hispania) 3) Tarraconesis (Hispania) 4) Narbonensis (Gallia) 5) Aquitania (Gallia) 6) Lugdunensis (Gallia) 7) Belgica (Gallia) 8) Britannia 9) Germania Inferior 10) Germania Superior 12) Rhaetia 13) Italia 14) Sicilia (Italia) 15) Corsica y Sardinia 16) Alpes Penninae (Gallia) 17) Alpes Cottiae (Gallia) 18) Alpes Maritimae (Gallia)

19) Noricum 20) Pannonia 21) Dalmatia 22) Dacia 23) Moesia 24) Thracia 25) Macedonia 26) Epirus 27) Achaea 28) Asia 30) Galatia 31) Lycaonia 32) Lycia 33) Pisidia 34) Pamphylia 35) Cyprus 36) Cilicia

37) Cappadocia 38) Pontus 39) Armenia Inferior 40) Sophene 41) Osroene 42) Commagene 43) Armenia 44) Assyria 45) Mesopotamia 46) Syria 47) Judaea (Palaestina) 48) Arabia Petraea 49) Aegyptus 50) Cyrenaica 51) Numidia 52) Africa 53) Mauretania 54) Baleares (Hispania)

11) Langobardi/Cherusci/Sugambri 29) Bithynia

d)

lngua latina como lngua oficial de todos os povos do Imprio, reforando a sua unidade cultural;

e)

direito romano, que criou uma unidade legal em todo o Imprio, pois todos os povos obedeciam s leis romanas;

f)

obras pblicas, tais como teatros, templos, termas, fruns, sistemas de saneamento, entre outros;

g)

concesso da cidadania a todos os homens livres do Imprio em 212 d.C. pelo Imperador Caracala.

11.

A economia do Imprio.

At ao sculo III a.C. a agricultura e a pecuria tinham sido as principais actividades econmicas.

Com o desenvolvimento de um intenso trfego comercial entre as vrias regies do imprio, muitas mercadorias e produtos circulavam no vasto conjunto de rotas terrestres, martimas e fluviais existentes no Imprio romano, aumentando o comrcio.

Esse aumento do comrcio foi favorecido pela circulao do dinheiro romano o aumento da circulao monetria assim verificado, fez com que mais facilmente se fizessem as trocas comerciais, usando o mesmo meio de pagamento nas vrias Provncias.

A economia passou a ser URBANA, COMERCIAL e MONETRIA. Ainda assim, formaram-se em algumas provncias grandes propriedades agrcolas (latifndios) e desenvolveram-se outras actividades, como a explorao mineira e o artesanato.

Este desenvolvimento econmico s foi possvel graas ao trabalho dos escravos, que foram a principal mo-de-obra na agricultura, nas minas, nas obras pblicas e nos trabalhos domsticos. Chama-se a isto uma ECONOMIA ESCLAVAGISTA.

12.

A sociedade imperial.

A sociedade romana era fortemente hierarquizada e estratificada. A posio social de cada indivduo variava consoante a sua origem familiar e fortuna pessoal. A mobilidade social era possvel graas ao enriquecimento ou empobrecimento do indivduo.

Existiam profundas desigualdades sociais, j que, de um lado existia uma minoria rica e privilegiada, formada por senadores, cavaleiros e cidados, que constituam o grupo que ocupava cargos polticos e administrativos e se dedicava ao comrcio; e por outro uma plebe rural e urbana, formada por camponeses e artesos, aos quais se seguiam os servos libertos e, por fim, os escravos, que no tinham qualquer direito, a no ser a trabalhar.

13.

O poder imperial.

No topo da hierarquia romana encontrava-se o IMPERADOR que concentrava em si todos os poderes, estando-lhe subordinados os magistrados e instituies polticas como o Senado (rgo que tinha o poder legislativo e consultivo). Era o Imperador o comandante supremo do exrcito, o supremo sacerdote, o detentor dos poderes executivo, legislativo e judicial, e o poder tribuncio (direito de veto sobre as decises do Senado).

14.

A civilizao romana.

Vida quotidiana.

As classes ricas viviam em palcios e casas de campo e passavam o tempo a participar na vida poltica, em banquetes e espectculos (teatro, circo e corridas de carros puxados por cavalos) e a frequentar as termas (que eram um dos principais centros da vida social dos romanos, onde se encontravam os amigos e se falava de negcios).

As classes mais baixas, tinham duras condies de vida.

Literatura e o Direito.
Roma teve grandes poetas, como Virglio, autor da Eneida, Ovdeo e Horcio.

Na comdia destacou-se Plauto. Tito Lvio e Ccero foram os principais historiadores.

Ccero O desenvolvimento do Direito foi um dos traos mais importantes desta civilizao. Os romanos organizaram as leis em Cdigos, sistematizando as regras que at ento estavam dispersas, eram repetidas e contraditrias. Dividiram o Direito em trs ramos:

- o Pblico; - o Privado; e - o Internacional.

As leis romanas garantiam os princpios da Justia e da Igualdade, e os cdigos eram aplicveis a todos os habitantes do Imprio.

A arte.
- ARQUITECTURA Aspectos originais: - funcionalidade, marcada pelo sentido prtico e utilitrio das construes;

- monumentalidade, solidez e durabilidade dos edifcios;

- arcos redondos, abbadas e cpulas;

- esteve ao servio da construo das cidades, ou seja, do urbanismo.

O aumento da riqueza da populao romana permitiu o crescimento e embelezamento das cidades. Nestas destacava-se o Frum (ver 2), centro da vida da cidade. Construram-se templos (ver 4), termas e teatros (ver 1 e 3). Construram-se muitas vias de comunicao estradas, pontes (ver 6) e aquedutos (ver 5).

- ESCULTURA E PINTURA: Tendo inicialmente procurado reproduzir os trabalhos dos gregos, foi mais tarde desenvolvida a arte do retrato, quer na pintura, quer na escultura, baseada num grande realismo (reproduo exacta da personagem, de tal forma que se tornava possvel perceber os traos da sua personalidade).

Os romanos eram grandes apreciadores da pintura mural, tendo desenvolvido muito a arte dos frescos pinturas que cobriam as paredes interiores dos edifcios, utilizando cores vivas, efeitos de luz e sombra e as tcnicas da perspectiva, criando a iluso de profundidade.

Os principais temas representados eram religiosos, mitolgicos, da vida quotidiana, paisagens e animais.

A religio. A difuso do Cristianismo no imprio romano.


Os romanos, inicialmente adoptaram os deuses gregos, atribuindo-lhes, no entanto nomes diferentes, p. ex. Zeus, passou a denominar-se Jpiter.

Ao Imperador tambm era prestado culto, porque se entendia que era tambm uma divindade.

O Imperador Teodsio ps fim ao politesmo em 391 d.C. quando decretou o Cristianismo como religio oficial do Imprio.

O Cristianismo religio monotesta baseia-se ensinamentos de Jesus e tem por base os seguintes princpios: - Amor ao prximo fraternidade; - Igualdade entre todos os homens; - Justia, perdo, paz e renncia aos bens terrenos; - Esperana na salvao e na vida eterna.

nos

Esta mensagem, a princpio, porque punha em causa a ordem social, poltica e religiosa existente, gerou forte oposio a Jesus, que acabou por ser condenado morte, por crucificao, em Jerusalm.

A expanso da nova religio no Imprio Romano foi favorecida pelas seguintes condies: 1. forte descontentamento dos escravos (esta religio proclamava a igualdade); 2. povo hebraico mais receptivo a uma nova religio monotesta e a sua disperso pelo espao mediterrneo;

3. unidade cultural do Imprio Romano lngua, leis e administrao; 4. facilidade de comunicaes atravs da rede viria que ligava todo o Imprio; 5. destruio da cidade de Jerusalm, que obrigou deslocao de muitos cristos para diversas zonas do Imprio.

A recusa dos cristos ao culto do imperador e dos vrios deuses oficiais, levou a grandes perseguies. Os cristos eram presos e mortos, sendo at entregues s feras em espectculos sangrentos do circo romano.

Os Muulmanos:
Maom, o profeta: Maom foi quem criou a religio muulmana. Ele foi ento o primeiro muulmano a dizer que havia um deus Al.

Este assumiu-se como sendo o profeta desta religio e desde muito cedo comeou a espalhar esta religio. Maom no era considerado pelos muulmanos como um ser divino, ou mitco, mas sim, um ser humano; contudo, entre os fiis, ele visto como um dos mais perfeitos seres humanos. Maom nasceu em Meca e foi durante a primeira parte da sua vida um mercador que realizou extensas viagens no contexto do seu trabalho. Os muulmanos acreditam que em 610, quando Maom tinha quarenta anos, enquanto realizava um desses retiros espirituais numa das cavernas do Monte Hira foi visitado pelo anjo Gabriel que o mandou recitar alguns versos enviados por Deus. Estes versos seriam mais tarde recolhidos e integrados no Coro. Gabriel comunicou-lhe que Deus tinha-o escolhido como ltimo profeta enviado humanidade.

Meca, cidade sagrada

Meca era considerada a cidade sagrada. Esta era assim considerada pois Maom, o profeta tinha nascido l. Quando os muulmanos resavam, estavam sempre virados para meca, pois esta era a sua cidade sagrada.

Assim Meca passou a ter um grande papel na vida dos muulmanos.

O Deus Al.
Al era um deus

muulmano. Sempre foi o nico e os muulmanos deixaram de acreditar na sua existencia. O primeiro muulmano a acreditar nele diz-se que foi Maom e por isso a cidade onde ele nasceu, e tambm onde se diz que se criou esta religio, di esta ser a cidade sagrada. Os muulmanos desde muito cedo passaram a acreditar em Al pois ainda no tinha tido outros deuses e como este foi o primeiro acreditaram logo nele.

O Coro
O coro o livro sagrado do islamismo. Este como se fosse a bblia para os muulmanos. Acredita-se que quem o escreveu foi Maom.

Imprio Muulmano Ocupao do Norte de frica


Em muito pouco tempo os muulmanos comearam a espalhar-se por outros territrios e assim tambm espalhavam a sua religio e costumes.

Ocupao da Peninsula Ibrica


Em no ano de 711 os muulmanos chegaram peninsula Ibrica. Na Peninsula Ibrica deixaram muitos dos costumes e deixaram tambm a sua religio. Muitas pessoas que eram fieis religio do cristianismo passaram ento a ser muulmanos.

Contributos: Cientificos
Contribuiram para a Matemtica com a lgebra. A astronomia. A navegao com o astrolbio e a bssula e a vela triangular.

Desenvolveram a plvora e o papel. Algumas palavras portuguesas. A arte com os monumentos.

A agricultura A agricultura com instrumentos para regar e algumas rvores de fruto como a oliveira e o limoeiro.

Os muulmanos e a reconquista crist.


Indce: O novo mapa politico da europa.

As invases brbaras A partir do final do sculo II o Imprio Romano entrou em decadencia devido a: -Graves crises econmico-sociais ou seja a decadencia da agricultura, subida de preos, fomes e epidemias; -Crises politicas como por exemplo: a corrupo,

A nobreza e o clero portugus

Durante o perodo da Reconquista, os reis doaram muitas terras ao clero e nobreza, como recompensa pelos servios prestados. As que pertenciam nobreza designavam-se de senhorios laicos ou honras. As terras na posse da igreja, das ordens religiosas ou dos mosteiros,

chamavam-se senhorios eclesisticos ou coutos. Os senhorios gozavam dos direitos de; imunidade (iseno de impostos de justia rgia); asilo: cobrar impostos aos camponeses. As terras da monarquia (coroa), ou seja, do rei, chamavam-se reguengos.

A organizao concelhia
Reis e senhores concederam benefcios aos habitantes dos concelhos (comunidades rurais ou urbanas subordinadas ao rei), criados atravs de cartas de foral, que estabeleciam: direitos e obrigaes dos habitantes, os vizinhos; organizao administrativa do concelho; tributos a pagar e servios a prestar ao rei ou ao senhor; e limites territoriais do concelho.

Os concelhos representaram uma forma eficaz de povoar e organizar o territrio reconquistado, sobretudo no interior e sul do pas. Todos os habitantes eram homens livres que gozavam de iguais direitos e deveres. Os homens-bons (proprietrios e mercadores), designados por cavateiros-vilos aps a Reconquista Crist, eram os membros mais inftuentes e ricos do concelho.

A grande maioria da populao concelhia era composta pelos pees. Tratavam-se de agricuttores, comerciantes e artfices. Os homens-bons em assembeia elegiam os magistrados que durante um ano, governavam o concelho e aplicavam a justia. A administrao dos concelhos contava ainda com representantes do rei: juiz de fora, responsvet pela justia rgia;

alcaide, que assegurava a defesa.

O Fortalecimento do poder real.


Em Portugal o rei representava a autoridade mxima. O seu poder imps-se sempre ao dos senhores feudais. S o rei tinha direito de cunhar moeda e de aplicar a justia suprema. Com a reanimao do comrcio e das cidades, os reis aproveitaram para enfraquecer o poder do clero e da nobreza, de modo a fortalecer a sua prpria autoridade, contando, para isso, com o apoio da burguesia. Entre as medidas que tomaram nesse sentido, h a destacar as inquiries, as confirmaes, as Leis de desamortizao e o beneplcito rgio.

Sempre que era necessrio, os reis convocavam Cortes, para decidir sobre assuntos importantes, tais como a paz ou a guerra e o aumento de impostos. As cortes contavam com representantes do clero, da nobreza e, mais tarde, tambm com elementos do povo. O desenvolvimento comercial nos sculos XII e XIII e a animao dos ncleos urbanos.

Expanso comercial
Entre os sculos XI e XIII verificou-se uma reanimao do comrcio europeu originada pelas seguintes condies: clima de paz. logo, maior segurana nas deslocaes; aumento da produtividade agrcola e acumulao de excedentes; crescimento da populao; melhoria dos transportes martimos e terrestres. O comrcio acompanha tambm este clima de prosperidade.

Feiras e mercados

Em algumas das povoaes reaLizavam-se mercados e feiras que desempenharam um papel importante na renovao do comrcio interno. Todavia, grande parte do comrcio, nomeada mente o itinerante, era realizado por almocreves.

Os mercados constituam um espao de comrcio tocai de carcter permanente, onde se realizava a compra e venda de mercadorias.

As feiras eram tocais de comrcio de grande dimenso, com carcter peridico: semanal, mensal ou anual. Estas coincidiam muitas vezes com as festas religiosas tocais. Dirigiam-se feira mercadores de regies distantes e. at, do estrangeiro. Os reis, de forma a estimularem o comrcio, criavam feiras atravs de cartas de feira, onde se estabeleciam os direitos e obrigaes dos feirantes. Entre os sculos XII e XIII ficaram famosas as feiras de Champagne, em Frana, por ali se transaccionarem produtos do Norte da Europa e at do Oriente. Em Portugal, no reinado de D. Dinis, criaram-se as chamadas feiras francas. Nestas, os vendedores estavam isentos de pagar impostos ao rei.

O crescimento das cidades


A reanimao do comrcio e o crescimento populacional pro vocaram o desenvolvimento das cidades. A populao urbana aumentou. Era composta, essencialmente, por comerciantes, artfices e camponeses que abandonaram os campos. Muitos tiveram que se

instalar fora das muralhas que protegiam as cidades, formando burgos novos.

Rapidamente, volta dos burgos novos, habitados por burgueses, constroem-se outras muralhas, reveladoras do crescimento das cidades.

O dinamismo do mundo rural nos sculos XII e XIII Progressos tcnicos da agricultura
Nos sculos X e XIII, a Europa conheceu inovaes e progressos tcnicos na agricultura: Introduo do moinho de vento e de gua, muito teis na moagem dos cereais;

Instrumentos agrcolas de ferro, como o arado, a charrua e a enxada que permitiram lavrar as terras com mais eficcia;

Sistema de afolhamento trienal, que consistia na diviso da terra em trs parcelas, destinadas s plantaes de inverno, de Primavera e ao pousio (perodo de repouso das terras), estabelecendose uma rotao de culturas;

arroteias, que consistiam na ocupao de novas terras, sob a superviso dos reis, grandes senhores e ordens religiosas;

uso da nora, de e de estrume animal como adubo, que permitiu o cultivo em terras mais pobres.

Todos estes factores conduziram ao aumento das reas de cultivo e da produo agrcola.

Progressos tcnicos dos transportes


Os transportes terrestres foram melhorados com a: generalizao do uso da coelheira, que utilizava a fora animal sem dificultar a respirao e os movimentos;

utilizao de ferraduras, fundamental para os animais suportarem grandes viagens;

atrelagem em fila, que aumentou a resistncia dos cavalos na locomoo e fora de traco.

Por sua vez, os transportes martimos e fluviais beneficiaram da utitzao do teme popa (o barco manobra-se com maior segurana) e de instrumentos de orientao, como a bssola, astrolbio, portulanos e cartas de marear.

Portulano

Carta de Marear

Bssola

Astrolbio

Crescmento demogrfico e ocupao de novos espaos


O aumento dos recursos alimentares, decorrente da introduo das referidas inovaes tcnicas e da melhoria das condies climticas, e o relativo clima de paz conduziram ao aumento progressivo da populao europeia entre os sculos X e XIII.

Este crescimento demogrfico levou numerosas populaes a expandirem-se e a colonizarem novos espaos.

A formao dos reinos cristos no processo da Reconquista Os reinos cristos da Pennsula Ibrica
medida que a Reconquista Crist avanava para sul foram-se formando vrios reinos: Leo e Castela, mais tarde unidos num S; Navarra e Arago.

Em 1086, os Cristos saram derrotados na batalha de Zalaca, o que levou o rei de Leo e Castela, D. Afonso VI, a pedir auxlio nobreza francesa. Contou tambm com o apoio de guerreiros cristos, os cruzados, e de algumas ordens religiosas, como a Ordem de Cluny. A partir do sculo XI este movimento religioso-militar das cruzadas procurou recuperar os lugares santos que se encontravam na posse dos Muulmanos, considerados infiis.

D. Henrique de Borgonha

Entre os cavaleiros franceses, chegaram Pennsula Ibrica D. Raimundo e D. Henrique se destacaram nas lutas contra os Muulmanos. Como reconhecimento D. Afonso VI concedeu a D. Raimundo sua filha legtima, D. Urraca, em casamento, e o governo do condado da Galiza. A D. Henrique foi concedido, em 1097, a mo de D. Teresa, sua filha ilegtima, e o governo do Condado Portucalense, territrio delimitado pelos rios Minho, Douro e Mondego.

Do Condado Portucalense ao Reino de Portugal

Apesar de D. Henrique cumprir os deveres de vassalagem para com D. Afonso VI, isto , obedincia, fidelidade, ajuda militar e conquista de terras aos Mouros, procurou sempre ganhar a autonomia do Condado. Porm, morreu sem que tal acontecesse. Em 1112 sucedeu-lhe D. Teresa que inicialmente seguiu as mesmas orientaes. Contudo, mais tarde, D. Teresa, ao aliar-se nobreza galega, nomeadamente ao fidalgo Ferno Peres de Trava, criou uma situao que poderia conduzir anexao do Condado Portucalense Galiza. Este facto provocou o descontentamento da maior parte da nobreza portucalense, que prestou apoio ao prncipe D. Afonso Henriques, filho de D. Teresa, para lutar contra sua me. Em 1128, D. Afonso Henriques saiu vitorioso na batalha de S. Mamede e assumiu o governo do Condado. A partir desse momento, D. Afonso Henriques preparou o Condado para a independncia poltica. Empenhou-se em con seguir a autonomia face ao rei de Leo e Castela, D. Afonso VII seu primo. Simultaneamente, desenvolveu uma forte aco guerreira na luta contra os Muulmanos, com vista ao alarga mento do condado.

O reconhecimento da independncia de Portugal


O. Afonso Henriques passou a usar o ttulo de rei, aps a sua vitria sobre os Mouros, na batalha de Ourique (1139). Esta situao provocou conflitos poltico-militares com o seu primo, D. Afonso V rei de Leo e Casteta, j que O. Afonso Henriques deixou de lhe pres tar vassalagem como lhe havia jurado. Por conseguinte, s chegaram a um acordo de paz em 1143, quando D. Afonso V reconheceu a independncia poltica de Portugal e D. Afonso Henriques como rei de Portugal, pelo tratado de Zamora. Para consolidar a ndependncia, Afonso Henriques procurou o apoio da Santa S que, nessa poca, o Papa representava a autoridade mxima. Desta forma, D. Afonso Henriques comprometeu-se a prestar vassala gem ao Papa. Porm, s quase quarenta anos depois, em 1179,

o Papa Alexandre III reconhece a independncia do Reino de PortugaL, atravs da Bula Manifestis Probatum.

A definio do territrio portugus


D. Afonso Hennques empenhou-se em alargar o territrio para sul conquistando terras aos Muulmanos. Em 1147 com a ajuda dos Cruzados, recupera duas cidades muito importantes. Lisboa e Santarm. As ordens religiosas (Cluny e Cister) e militares (Templrios. Hospitalrios, Santiago, entre outras) desempenharam tambm uma aco fundamental durante a reconquista, principalmente na regio a sul do Tejo. O primeiro rei de Portugal morre em 1185, quando a fronteira se situava j no Atentejo, com as povoaes de Alccer do Sal vora e Beja. Nos reinados que lhe sucederam continuou-se o alarga mento das fronteiras, com sucessivos recuos e avanos. S em 1249. no reinado de D. Afonso III foi possvel a conqista definitiva do Algarve, incluindo Faro e Silves. De qualquer modo, as fronteiras definitivas de Portugal com Castela s se acertaram em 1297. no reinado de D. Dinis. atravs do Tratado de Alcanises. Este facto torna Portugal um dos pases da Europa com as fronteiras mais antigas, definidas h mais de setecentos anos.

Cristos e Muulmanos na Pennsula Ibrica Ocupao muulmana e resistncia crist


Em 711, Muulmanos oriundos do Norte de frica, sob o comando de Tanque, atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Pennsula Ibrica, derrotando os Visigodos na batalha de Guadalete, no Sul de Espanha. O estado de enfraquecimento do reino visigodo, devido a lutas internas, permitiu que rapidamente conquistassem toda a Pennsula ibrica, com excepo da regio montanhosa do Norte, as Astrias e

Pirenus. Os Muulmanos tentaram ainda conquis tar o reino franco, mas, dessa vez, foram derrotados na batalha de Poitiers, em 732. Os Cristos, que se refugiaram nas Astrias e Pirenus, procuraram recuperar o teTritnio peninsular perdido, atravs de ofensivas mititares em direco ao Sul. O movimento da Reconquista Crist foi lento, marcado por sucessivos avanos e recuos, e contou com o apoio da Santa S e dos reinos cristos da Europa. Contrastes civitizacionais e formas de relacionamento entre os dois mundos As Civilizaes Muulmana e Crist coexistiram durante oito sculos na Pennsula Ibrica, mas apresentavam fortes contras tes nos costumes, religio, lngua, sociedade, cultura e arte. Durante esse perodo, prevaleceu um esprito de tolerncia, de tal forma que alguns Cristos se converteram ao Islamismo religio monotesta fundada por Maom. Outros continuaram Cristos, mas adoptaram formas de vida e costumes dos rabes, sendo conhecidos por Morabes. Verificou-se, ainda, que muitos Muulmanos permaneceram em territrio cristo, mesmo aps a Reconquista, sendo chamados de Mouros. A influncia muulmana era mais forte no Sul da pennsula, onde se desenvolveu uma economia comercial e urbana.

A herana muulmana
A influncia da Civilizao Muulmana na Pennsula ibrica traduz-se em muitos aspectos presentes cultura, na economia, na arte, nas cincias, nas tcnicas agrcolas, entre outras. instrumentos de navegao como a bssola e o astrolbio so de origem rabe, assim como a nora para irrigar os campos. As marcas da arquitectura rabe traduzem-se, essencialmente, em mesquitas e palcios. Utilizavam a cobertura em cpula, os arcos em ferradura e azulejos na decorao. Na Idade Mdia, a vida das mulheres era difcil em toda a parte. A mentalidade religiosa desta poca considerava as mulheres inferiores aos homens, aos quais deviam obedincia. Perante a lei, o homem era dono da mulher e dos filhos. Quando uma mulher casava perdia o seu

patrimnio e direitos a favor do marido. A morte deste, era-lhe atribudo um tero do patrimnio, para sua prpria subsistncia. O homem detinha praticamente o poder a todos os nveis, quer fosse rico ou pobre. Na corte, o rei e os nobres exigiam das damas obe dincia. simpatia, virtude e pureza. As damas da classe superior no tinham liberdade para tomar decises. Os pais decidiam at com quem iriam casar. Estas mulheres, em casa, aprendiam os deveres de uma boa e como gerir as despesas domsticas, governar a criadagem, fiar e tecer. A vida das mulheres do povo era bem diferente, porque tjnham de trabalhar para sobreviver. As camponesas trabalhavam no campo, tanto como os homens, e ainda ficava a seu cargo a horta, o gado mido, a fiao da l, a tecelagem e o fabrico das roupas. Alm disso, estavam encarregadas das actividades domsticas e da educao dos filhos mais novos. Caso vivessem na cidade, trabalhavam no pequeno comrcio ou no artesanato. At as mulheres que se distinguiam como parteiras e curandeiras eram muitas vezes acusadas de prtica bruxaria e cultos demona por aqueles a quem prestar servios mdicos Tal como j estudaste, aps o perodo das invases, instalou-se sobretudo a lei do mais forte. Os humildes pediam proteco aos senhores; e estes e os grandes eclesisticos tinham que prometer obedincia ao rei. Por isso toda a sociedade estava tigada por laos de dependncia. Membros da nobreza e do clero menos poderosos colocavam dsposio de grandes senhores as suas armas e homens, tornando-se, assim, seus vassalos. Como recompensa dos servios e fidelidade recebiam feudos (terras, cargos ou direitos vitalcios) e proteco do senhor. Os grandes senhores por sua vez eram vassalos do rei, considerado o suserano dos suseranos.

Lisboa nos circuito do comrcio europeu

reas e rotas do comrcio europeu nos sculos XIII e XIV


A partir do sculo XII, verificou-se na europa um desenvolvimento do comrcio internacional, com uma rede de rotas comerciais, quer martimas quer terrestres. Estas rotas comerciais desenvolveram o comrcio entre os pases europeus, ligando-o tambm sia e ao Norte de frica. Os grandes centros de trocas comerciais de europa situavam-se principalmente nas grandes cidades do Norte de Itlia, tais como Gnova, Veneza e Florena, intermdirias entre o ocidente e o Oriente; na flandres e no mar baltico, como a Bruges and gand; nas feiras de Champagne. Esta actividade comercial. desenvolveu novas tcnicas de comrcio, tais como contabilidade e clculo e novos meios de pagamento, como as letras de cmbio e os cheques. Face diversificao de moedas surgem os cambistas, que mais trde se tornam banqueiros, ao efectuarem emprstimos em troca do pagamento de juros. Tambm aparecem as primei ras bolsas de mercadores e companhias comerciais.

O comrcio externo portugus


Portugal estabelecia relaes comerciais, quer com a Europa do Norte, como a Frana, a Inglaterra e a Flandres, quer com as regies do Mediterrneo: Itlia, Norte de frica e Sul de Espanha. Lisboa, ao beneficiar de uma excelente localizao geogrfica. ser via de intercmbio e de porto de escala a este comrcio. Era frequentemente visitada por mercadores estrangeiros, sobretudo italianos e ingleses. Muitos destes mercadores fixaram c os seus negcios. Partiam tambm de Lisboa, rumo ao Norte da Europa, mercadores portugueses para comercializarem os seus produtos. Nos sculos XII e XIII, Portugal exportava essencialmente produtos agrcolas vinho, azeite, cortia, frutos secos e sal.

As importaes portuguesas eram sobretudo tecidos, metais, armas, madeiras, especiarias, artigos de luxo e, em maus anos agrcolas, os cereais. Os reis portugueses prestaram apoio marinha mercante e ao comrcio, com uma poltica proteccionista, que contribuiu para o desenvolvimento do comrcio externo portugus. No reinado de D. Dinis, em 1293, criou-se a Bolsa de Mercadores. Com D. Afonso IV estabeleceu-se um tratado de comrcio com a Inglaterra. J o rei D. Fernando facilitou aos mercadores portugueses a construo e compra de navios e fundou em Lisboa, em 1377. a Companhia das Naus.

Cultura monstica
A cultura monstica diz respeito aos monges. Estes desenvolveram uma cultura religiosa e erudita, que teve lugar, sobre tudo, nos mosteiros. L, os monges dedicavam-se cpia de livros de autores grecoromanos, muulmanos e cristos. Estas obras eram decoradas com iluminuras representativas da vida daquela poca. As escolas eclesisticas funcionavam ou nos mosteiros, as escolas monsticas, ou junto das ss as escotas episcopais. O ensino era em latim e o estudo incidia sobre a doutrina crist. Em Portugal, destacaram-se como centros de cultura, alm de muitos mosteiros beneditinos, os mosteiros de Lorvo, Santa Cruz de Coimbra e Alcobaa.

Cultura cortes
Nas cortes dos reis, palcios e castelos dos senhores desenvolveu-se a cultura cortes. A assistia-se a espectculos de jograis, em que a poesia trovadoresca ocupava um lugar importante. Nestas reunies recitava-se:

poesia culta - cantigas de amor que exaltavam o amor e a figura da mulher; poesia popular cantigas de escrnio e maldizer, de crtica social, e cantigas de amigo, nas quais se confidenciava o amor ou saudade de um amado. Alm da poesia trovadoresca, tambm fazem parte da literatura medieval textos em prosa: romances de cavalaria que relatam os feitos lendrios dos cavaleiros do rei Artur; livros de linhagens genealogias de famlias nobres; crnicas.

Cultura popular
A cultura medieval tambm estava presente nas festas, len das, bastes procisses, tradies e msicas populares. Esta cultura popular, transmitida oralmente. desenvolveu-se nos campos e nas cidades e foi divulgada pelos jograis, nas romarias e feiras.

As novas ordens religiosas. A Universidade As ordens mendicantes


O clero acumulou riqueza com as sucessivas doaes de bens Igreja. Esta situao, juntamente com o desenvolvimento da vida urbana, conduziu muitos membros do clero a uma vida de luxo e afastamento dos ideais de pobreza, simplicidade e amor ao prximo. A renovao da Igreja vai ser posta em pr tica, no sculo XI com a fundao das ordens mendicantes:

Ordem dos Franciscanos, fundada por S. Francisco de Assis, em 1209; Ordem dos Dominicanos, fundada por S. Domingos de Gus mo, em 1215. Estas novas ordens religiosas defendiam ideais como a pobreza e a humildade. Viviam do seu trabalho e de esmolas, pois no podiam possuir bens pessoais. Tambm ensinavam e prestavam assistncia aos mais necessitados. Alguns destes monges ensinavam em universidades, tornando-se, por isso, famosos. Em Portugal, o membro mais ilustre foi Santo Antnio de Lisboa.

Criao das universidades


A reanimao do comrcio e o crescimento das cidades trouxe novas necessidades tcnicas. O ensino das antigas escolas eclesisticas, voltado para a formao religiosa, j no era suficiente nem satisfazia as elites urbanas. Era necessria a criao de escolas que pudessem ser frequentadas pelos filhos de burgueses e onde se promovessem os estudos laicos. Assim, nos sculos XII e XIII, surgem por toda a Europa as primeiras universidades, denominadas tambm de Estudos Gerais. Algumas universidades alcanaram grande prestgio, como a de Paris, especializada no ensino da Teologia, a de Botonha, no ensino do Direito, e a de Montpettier, no ensino da Medicina. A maior parte das universidades contava com a proteco do poder rgio e da Igreja Em Portugal a primeira universidade foi fundada em 1290, em Lisboa, no reinado de D. Dinis. L ensinavam-se as Cincias e as Letras. Os trs graus acadmicos concedidos pelas univer sidades eram bacharel, mestre e doutor. No perodo anterior sua fundao, os estudantes que pretendessem prosseguir estudos superiores teriam de frequentar universidades no estrangeiro.

Do Romnico ao Gtico

A arte romnica
O estilo romnico predominou na Europa Ocidental entre os sculos Xl e XII. A arte romnica foi aplicada, sobretudo, na construo de igrejas, mosteiros e abadias. A expanso das ordens religiosas, principalmente a de Cluny e a de Cister, contribuiu para a sua divulgao. Os exemplares de pintura e a escultura desta arte aparecem subordinados arquitectura. pois constituem elementos decorativos dos edifcios religiosos. O estilo romnico apresenta as seguintes caractersticas: Planta em cruz Latina, geralmente com trs naves, uma central e duas laterais, cortadas por um transepto. Nas grandes construes, no corredor de passagem que rodeava o altar-mor, o deambutatrio. abriam-se peque nas capelas; abbada de bero, cobertura dos edifcios em pedra, em semicrculo; arcos de volta perfeita no interior das naves e portais; paredes grossas em granito, com pequenas aberturas, com ou sem vitrais; colunas robustas no interior, arquivoltas, tmpanos e capitis decorados com esculturas bblicas e outras figuras simblicas. O interior sombrio das construes romnicas traduzia o ideal de espiritualidade medieval, de silncio, orao e de meditao. O seu aspecto austero, tipo fortaleza, servia as necessidades de abrigo e defesa das populaes em tempos de guerra.

O Romnico em Portugal.
As construes romnicas em Portugal esto intimamente ligadas ao processo da Reconquista Crist. As construes de natureza religiosa apresentam-se em dois tipos:

edifcios grandiosos, como as ss, erguidas sob a influncia da Ordem de Cluny. Entre outras, destacam-se as ss de Lamego, Braga, Porto, Coimbra e Lisboa; pequenas igrejas rurais que predominam no Norte e Centro do pas. Geralmente, eram construdas apenas com uma nave, com cobertura de madeira. , no entanto, nestas pequenas igrejas que reside a originalidade do romnico portugus. A arte romnica tambm foi aplicada a construes com fins militares, tais como castelos (castelo de Almourol) e civis (Municipalis de Bragana).

A arte gtica
A arte gtica nasceu em Frana, no sculo X e foi rapidamente adoptada por toda a Europa, onde predominou at ao sculo XV. Este estilo artstico surge intimamente ligado renovao econmica e urbana e a um novo esprito de religiosidade. Trata-se de uma arte urbana e de cate drais, que representa a afirmao do poder da burguesia. As principais caractersticas daarquitectura gtica: arcos em ogiva ou de volta quebrada das janelas e dos portais; edifcios muito altos com abbadas, que repartem o seu peso pelas finas colunas, arcobotantes e contra fortes; edifcios com verticalidade e Luz intensa no interior, devido aplicao de rosceas com vitrais e amplas janelas; fachadas e portais decorados com esculturas religiosas. A pintura gtica aparece, sobretudo, nos vitrais das catedrais e nas ituminuras. Na escultura, alm da decorao dos portais e fachadas, tambm se desenvolve a escultura tumutar. A arte gtica em Portugal O nosso pas conheceu tardiamente o Gtico. Iniciatmente, os edifcios mantinham a estrutura-base do Romnico, aos quais aplicavam

alguns elementos gticos. A S Catedral de vora um exemplar desta mistura de estilos. S com o estabelecimento das ordens mendicantes, no reinado de D. Afonso III, que a arquitectura gtica se expande. Em Portugal. o Gtico surge essencialmente na arquitectura religiosa, associado aos mosteiros. Mas tambm se conhecem alguns exemplares de arquitectura militar (castelos de Porto de Ms e Santa Maria da Feiral e CML (Pao dos Duques de Bra gana, em Guimares, e Solar dos Condes de Barcetos). Os monumentos gticos so mais frequentes no Centro e Sul do pas, enquanto os romnicos so mais abundantes no Norte. A maior concentrao de arte gtica em Portugal situa-se em Santarm, com o Convento de 5. Francisco, igrejas de Sta. Clara e da Graa, entre outras. O Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaa so considerados os monumentos mais notveis do Gtico portugus, ambos classificados como patrimnio mun dial, inserindo-se o primeiro no gtico flamejante. O gtico portugus est tambm representado nos elementos decorativos e nas pedras tumulares. Os tmulos de O. Pedro e D. Ins de Castro, em Alcobaa, e de O. Filipa de Lencastre, na Batalha, destacam-se como belos exemplares do Gtico europeu.

Crise econmica e conflitos sociais no sculo XIV


Aos tempos de crescimento econmico da Europa entre os sculos XI e XIII sucederam tempos de profunda crise econ mica e social no sculo XIV. Houve trs grandes calamidades: fome, peste e guerra. A crise agrria A produo agrcola comeou a ser insuficiente para alimentar uma populao em crescimento, devido aos seguintes factores: alteraces climticas, com um clima mais frio e fortes chuvas que destruram as colheitas, provocando maus anos agrcolas;

esgotamento de terras agrcolas, devido a uma explorao prolongada. Com esta situao, a fome instala-se na Europa. As crises cerealferas provocaram falta de alimentos e subida dos preos, dando origem a uma crise econmica. Muitos morreram de fome ou ficaram doentes.

A peste negra
Com uma populao subalimentada e debilitada, juntamente com ms condies de higiene, foi fcil o contgio de doenas epidmicas, sendo a mais grave a Peste Negra Esta epidemia espalhou-se por toda a Europa, incluindo Portugal entre 1347 e 1352. A quebra demogrfica provocada pelo elevado nmero de mortes foi de tal forma catastrfica que a Europa perdeu cerca de um tero dos seus habitantes.

A guerra e as revoltas populares


s calamidades da fome e da peste juntou-se a guerra. Instalaram-se muitos conflitos polticos. Os mais graves foram a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre a Frana e a Inglaterra, e as guerras fernandinas e da independncia, entre Portugal e Castela. Nas suas deslocaes e combates, os exrcitos destruam as reas agrcolas e habitacionais, pilhando e devastando tudo. Durante o sculo XIV sucederam-se os conflitos sociais. As consequncias da crise econmica, as destruies das guerras, as desigualdades sociais, o aumento de impostos para manuteno das guerras e a desvalorizao monetria (o valor da moeda no correspondia ao valor real) provocaram numerosas revoltas sociais. Esta agitao social, movida pelo desespero e misria, sentiu-se nos meios rurais e urbanos de toda a Europa, nomeada mente em Portugal.

A crise do sculo XIV em Portugal

A Peste Negra propagou-se rapidamente em Portugal arrastando o pas para uma grave crise econmica, que se fez sentir nos reinados de D. Afonso IV, D. Pedro I e D. Fernando I. A Peste Negra vitimou aproximadamente um tero da populao portuguesa. A taxa de mortalidade era superior nos centros urbanos, onde a concentrao de pessoas facilitava o contgio da epidemia. Muitos camponeses abandonaram as suas terras e deslocaram-se para as cidades em busca de melhores condies de vida. A falta de mo-deobra rural. provocou uma quebra na produo agrcola, subida de preos e aumento dos tributos que os camponeses pagavam aos senhores. O descontentamento popular era geral, o que conduziu a conflitos e revoltas em toda a Europa. Os reis portugueses procuraram solucionar estes problemas atravs das seguintes medidas: publicao das Leis do Trabalho e tabelamento dos salrios, por D. Afonso IV. em 1349; publicao das Leis das Sesmarias, por D. Fernando, em 1375. Estas leis obrigavam todos os proprietrios rurais a cultivarem as suas terras e os camponeses a trabalhar nos campos e proibiam a mendicidade. No reinado de D. Fernando a situao agravou-se ainda mais, devido s guerras com Casteta, e Portugal viveu uma grave crise financeira que conduziu desvalorizao da moeda e subida de preos.

O Tratado de Salvaterra
O. Fernando considerava-se com direito ao trono de Castela, devido a laos familiares, razo pela qual travou trs guerras entre 1369 e 1382. Em 1383. o Tratado de Satvaterra de Magos ps fim a estas guerras. D. Fernando aceitava casar a sua nica filha D. Beatriz, com o

rei de Castela, D. Joo I. Este tratado colocava como futuro herdeiro ao trono o filho primognito de D. Beatriz. Salva guardava ainda a possibilidade de D. Leonor Teles vir a reger o pas enquanto o filho de D. Beatriz no atingisse os 14 anos. Contudo, este acordo colocava em perigo a independncia da nao, no caso de no existirem descendentes, tendo nessa situao o rei de Castela direito Coroa de Portugal. Pouco tempo depois da celebrao deste tratado, em Outubro de 1383, D. Fernando morre. Instalou-se, ento, uma crise poltica em Portugal com o problema da sucesso ao trono.

A Revoluo de 1383 e a formao da identidade nacional A questo dinstica


Com a morte de D. Fernando em 1383, coloca-se o problema da sucesso ao trono, que dividiu o pas. Grande parte da alta nobreza apoiava D. Beatriz- J a pequena nobreza, a burguesia e o povo apoiavam o Mestre de Avis. De acordo com o Tratado de Salvaterra de Magos, D. Leonor Teles assume a regncia do reino e, logo, manda aclamar D. Beatriz rainha de Portugal. Este facto gerou descontentamento entre o povo de muitas cidades e vilas, receosos da perda da independncia de Portugal neste ambiente que se prepara uma conspirao para afastar D. Leonor e matar o seu conselheiro, o conde Joo Fernandes Andeiro, fidalgo galego. Com este propsito o Mestre de Avis entra no Pao Real e assassina o conde Andeiro. Entretanto, D. Leonor foge para Santarm e pede ajuda a D. Joo I de Castela, seu genro. Nesta altura, o povo dava seguimento revoluo e aclamava nas ruas o Mestre de Avis como Regedor e Defensor do Reino.

A afirmao da independncia nacional


Com a pretenso de travar a revoluo e defender o direito ao trono de sua mulher, D. Beatriz, o rei de Castela, O. Joo I, invade Portugal, no incio de 1384. Cerca a cidade de Lisboa, com um exrcito bem equipado e numeroso, que foi obrigado a retirar-se devido epidemia da peste ter-se propagado e assolado entre as tropas castelhanas. O exrcito portugus, sob o comando de Nuno lvares Pereira, vence os castelhanos na Batalha dos Atoleiros, no Alto Alentejo. Entretanto, em 1385, nas Cortes de Coimbra, o Mestre de Avis aclamado rei de Portugal, com o nome de O Joo I. A tese defendida pelo legista Joo das Regras para defesa dos seus direitos contribuiu para a sua aclamao. Pouco tempo depois, o rei de Castela invade novamente Portugal, com um poderoso exrcito, sendo outra vez derrotado na Batalha de Aljubarrota. Esta conduziu independncta de Portugal. A inglaterra foi sempre aliada de Portugal na luta contra Castela. O casamento de D. Joo com uma princesa inglesa, D. Filipa de Lencastre, consolidou os laos entre Inglaterra e Portugal e deu origem a uma nova dinastia, a Dinastia de Avis. partir de ento, O. Joo I governa Portugal com o apoio da baixa nobreza e da burguesia. Segundo Ferno Lopes, esta nova gerao de gentes substituiu a alta nobreza tradicional que apoiara Castela.

You might also like