You are on page 1of 22

Qual a importncia do pH nas formulaes dos shampoos?

por Sonia Corazza

"O ideal que o shampoo esteja na faixa mais prxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente cido para realizar a neutralizao das cargas estticas e assim facilitar a penteabilidade dos fios"

So tantos os lanamentos em produtos, que a cada dia surgem mais e mais dvidas no cabea de quem escolhe. Vamos falar sobre cabelos, shampoos e caractersticas qumicas das formulaes, para ajudar voc a conseguir a melhor frmula para a caracterstica e condio de seus preciosos fios de cabelo.

Qual a importncia do pH na frmula? O pH a sigla para potencial hidrogeninico, uma rgua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa rgua vai de zero a 14, onde quanto mais prximo de zero, maior a acidez e quanto mais prximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, no sendo nem cido, nem alcalino. Relao entre o pH da pele e o pH do produto O manto hidrolipdico protetor da nossa pele um revestimento composto de substncias ligeiramente cidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente inspito para o desenvolvimento de micro-organismos que possam nos causar mal. Se a gente deseja suavidade na limpeza do couro cabeludo e do cabelo, devemos optar por formulaes com pH nesta faixa ou prxima dessa, isto , pH entre 5,5 e 7,0 . Como ele age no cabelo? No o pH que age no cabelo e sim as substncias qumicas contidas na frmula que de acordo com sua concentrao, tornam o produto final mais cido ou mais alcalino. O ideal que o shampoo esteja na faixa mais prxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente cido para realizar a neutralizao das cargas estticas e assim facilitar a penteabilidade dos fios. Qual a importncia do sal no shampoo? O sal (cloreto de sdio) um eletrlito que em pequenas concentraes ajuda as misturas feitas com alquil sulfatos, como o lauril ter sulfato de sdio - que um tensoativo comum presente nas frmulas de shampoos -, a ganhar um ligeiro aumento de viscosidade. pH substitui o sal? Como o pH no uma matria-prima e sim uma medida de acidez ou alcalinidade de uma frmula, no tem nenhuma comparao com o cloreto de sdio, que um eletrlito doador de viscosidade e consistncia aos shampoos. verdade que shampoo com sal estraga o cabelo deixando-o seco? No, impossvel! Coitado do cloreto de sdio! No ele o responsvel por cabelos secos ou estragados e sim tudo o que a pessoa faz de errado com seus fios de cabelo, como tratamentos qumicos alisantes, descolorantes, tonalizantes, permanentes, tratamentos trmicos com chapinhas, secador de cabelos, baby-liss, somados aos cosmticos de m

qualidade, como shampoos formulados sem ativos que possam repor a estrutura natural dos fios, como os aminocidos, e que acabam sendo desestruturados e perdem suas caractersticas originais de flexibilidade, brilho, maleabilidade, etc. Boas compras!

ENTENDA A IMPORTNCIA DO PH NOS PRODUTOS DE CABELO

ELSEVE QUERA-LISO SOLTO SHAMPOOCOMPRE AQUI Aquelas aulas de qumica na escola podem ter ficado para trs, mas voc saiba que alguns elementos estudados naquela poca podem ajudar a cuidar do seu cabelo? O pH um deles. "pH uma faixa de potencial eletrnico que usamos pra determinar se o meio est cido, bsico ou neutro a partir de uma anlise", explicou a farmacutica Fernanda Vieira. Dependendo do resultado dessa escala o pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e sade dos cabelos. pH equilibrado, fios saudveis Para entender a relao dessa escala com os fios, preciso entender como ela funciona e qual a classificao de cada substncia. Produtos que precisam abrir a cutcula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar tem pH alcalino, como coloraes, alisamentos, relaxamentos e descoloraes. O mestre em frmaco e cosmetologia Rogerio Kreidel

explica que essa abertura de cutculas deixa o cabelo sem vida: "O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a diviso dos fios, a famosa ponta dupla", explicou. O pH cido fecha a cutcula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelo assim como outros tratamentos hidratantes. Rogrio explica que o pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e que por isso importante usar shampoos levemente cidos para manter o equilbrio dos fios: "O pH causa variao nas ligaes intermoleculares dos fios. O ideal usar shampoos com pH de 4 a 5, os levemente cidos. Nessa faixa conseguimos fechar as cutcula sem alterar os fios. Shampoos muito cidos deixam os cabelo rebelde", explicou. Em cremes de tratamento e condicionadores, o cosmetologista explica que o pH ajuda a potencializar o tratamento, porque funcionam melhor com o ambiente cido. Shampoos antirresiduos tem pH neutro O balanceamento entre os dois nveis da escala importante pois o excesso de produtos alcalinos deixa os fios porosos e os de cido, os fios mais oleosos. O truque equilibrar o uso desses tratamentos para evitar que os fios fiquem danificados. Outra dica investir em produtos de pH neutro, como o do shampoo antirresiduos, que faz uma limpeza profunda nos fios sem interferir nas cutculas do cabelo, deixando-os mais bonitos e saudveis.

O pH ideal dos Xampus


Publicado por: Lria Alves de Souza em Curiosidades Qumicas1 comentrio

Seu Xampu cido ou bsico?

Como o pH mexe literalmente com nossa cabea, mais precisamente com nosso cabelo? E se algum te disser que ele pode tanto estragar como contribuir para deixar seus cabelos mais belos? O segredo comea no Xampu que voc usa, voc sabe qual seu potencial hidrogeninico? Talvez voc no saiba nem o significado desse termo, mas ele nada mais do que pH. O pH usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de seu Xampu.

Vamos saber agora sobre a estrutura capilar? A composio qumica do cabelo se estende ao longo dos fios capilares, basicamente constituda por protenas que se ligam entre si para formar longas cadeias atravs de trs diferentes ligaes: ligao dissulfeto, ligao inica e ligao de hidrognio. Na raiz contm ligaes de hidrognio, at a metade dos fios existem as ligaes inicas e, nas extremidades, as pontes dissulfeto (S CH2) completam a estrutura do cabelo.

Mas qual o pH do cabelo? A camada externa que protege o fio, chamada de cutcula capilar, tem pH levemente cido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com seu couro cabeludo devem ser neutros (pH = 4 5,8) ou levemente cidos (at pH = 6,1). Por exemplo, se lavarmos os cabelos com xampu alcalino (pH bsico = 8,5) suas cutculas se abriro, deixando-os opacos. O resultado um cabelo sem brilho, difcil de pentear e embaraado. O curioso que estes danos se acentuam nas extremidades dos fios, sabe por qu? As pontes de dissulfeto que compem essa parte so quebradas em meio alcalino, da aparecem as famosas pontas duplas. Como se viu, a funo de um Xampu no s limpar o cabelo, ele precisa tambm tratlo, agora s escolher o pH ideal. Veja mais! pH bucal: acidez da saliva

Compartilhe!

Tags Relacionadas pH ideal dos Xampus qual o ph do cabelo estrutura capilar

Assuntos Relacionados

Ao detergente e Polaridade
Como a molcula influi na limpeza de superfcies?

Frutose
Conhea as frmulas estrutural e molecular da frutose, quais so os alimentos que contm essa substncia e quais so suas caractersticas principais.

Gs freon

Conhea as utilizaes desse gs.

Louis Pasteur e a Estereoqumica


Associao entre a cristalografia, a qumica e a ptica.

Por que o gelo flutua na gua?


Descubra essa e outras respostas em relao ao gelo.

Produo de N-parafina
O que n-parafina, leo de babau na produo de n-parafina, subprodutos do petrleo, como obter nparafina, fluido de perfurao, enxofre e aromticos, leo diesel, perfurao de poos de petrleo.

A importncia do pH correto no nosso cabelo.


Ol pessoas. Bom, o post de hoje muito importante. sobre o pH dos cabelos. Porque ser que to importante ter ele regulado? Acho que quase todo mundo j ouviu falar de ph na vida, pois isso estudado em Qumica UHAUAHAUHAUA. Mas enfim, vou explicar mesmo assim o que pH. pH uma sigla para Potencial Hidrogeninico, que uma escala que mede o quo cido, Neutro ou Alcalino uma substncia. Essa escala vai de 0 14. 0 o mximo de acidez, 7 neutro e 14 o mximo de alcalinidade (que vocs devem conhecer mais como bases, foi assim que eu aprendi rs.) Ou seja, de 0 6.9 acido, 7.0 neutro sem nenhuma variao e de 7.1 14 alcalino/bsico.

T, mas o que isso tem a ver com os nossos cabelos? Bom, tanto o

nosso cabelo quanto quase todas as coisas (se no me engano, no se determina pH de leos) tem pH. O nvel ideal do pH no nosso cabelo entre 4.5 5.8, ou seja, cido. O que acontece que quando nos submetemos qumicas, como a descolorao por exemplo, os nossos cabelos ficam com o pH alcalino, o que faz nossas cutculas abrirem. Isso prejudica muito os nossos fios, deixando-os porosos. Assim, ele no retm os nutrientes necessrios. J o ph cido fecham as nossas cutculas, fazendo com que ele guarde melhor os nutrientes, fazendo um tratamento ou uma tintura durar por mais tempo.

Eu coloquei esse desenho porque as fotos microscpicas me do muita agonia de olhar. Se quiserem ver fotos mesmo, pesquisem no google, que tem vrias. Eu no consigo olhar rs.

Para sabermos como est o pH do nosso cabelo, devemos somar o pH do cabelo com o do produto que utilizamos e dividir por 2. Por exemplo, se voc tem o cabelo normal, que est com o ph 5 (ainda considerado um pH normal), e usa um shampoo com pH 7, voc soma 5 + 7 = 12. Agora divide por 2 d 6. Ento 6 vai ser o resultado do pH do seu cabelo aps o shampoo. Mas a voc vai usar um condicionador de pH 4 aps o shampoo. Da voc soma o pH que o seu cabelo ficou aps o uso do shampoo (6) e soma com o pH do condicionador (4). 6 +4 = 10. Dividindo por 2 d 5.

Da o seu cabelo vai continuar saudvel! Deixa eu simplificar a conta aqui em baixo rs. shampoo pH 7 + cabelo normal pH 5 = 12 divide por 2 = pH 6 Condicionador ph 4 + cabelo aps o shampoo 6 = 10 divide por 2 = pH 5 Agora, uma pessoa que descolore o cabelo fica o ph dele na faixa dos 10. Ou seja, alcalino. Se for usar os produtos com o mesmo ph da pessoa com os cabelos normais (a que citei acima) vamos ver como fica o ph? shampoo pH 7 + cabelo aps a descolorao pH 10 = 17 divide por 2 = pH 8.5 Condicionador ph 4 + cabelo aps o shampoo 8.5 =12.5 divide por 2 = pH 6.25 Logo o cabelo NO vai estar saudvel. A voc pensa: "Ah, mas nem faz muita diferena, s 1.25 de diferena" Mas te digo, FAZ MUITA DIFERENA SIM. E sabe porque amores? Porque a escala de pH, aumenta 10 vezes para poder chegar no prximo. Por exemplo, o pH 6 10 vezes maior do que o pH 5, o 5 10 vezes maior do que o pH 4, e por a vai... Logo a diferena bem grande. Ento, sempre antes de escolher produtos, procurem saber sobre o pH deles gente. Ele importantssimo para a sade e beleza dos nossos fios. Espero que vocs tenham aprendido bastante no post, e que tenham gostado. Qualquer dvida, sugesto, comentrio, passa nos comentrios. Ah, e quando comentar, deixa o link do seu blog

(se voc tiver um) para eu visitar viu? Beijos :*

Postado por Taylane Britto s 14:16 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: dicas, ph

27 comentrios:
1.
Galeguinha31 de maio de 2013 17:01

adorei o post!!! bjs da ligia do blog da Galeguinha :Responder Respostas

1. Taylane Britto4 de junho de 2013 03:04

Que Beijos

bom

que

gostou

Responder

2. Natali Araujo1 de junho de 2013 06:59

Gostei do post! importante cuidar da saude dos cabelos assim como a saude do corpo!! Obrigada pelas dicas!!!bjus
Responder Respostas

1. Taylane Britto4 de junho de 2013 03:06

Que bom que gostou >< Tambm acho muito importante... O cabelo quando t bonito e saudvel sempre d um up na gente no ? haha Beijos linda.
Responder

3. Miria Luiza1 de junho de 2013 10:21

Amei Dicas

o post, para cuidar bem

achei super dos cabelos nunca linda

esclarecedor... so demais! :)

Mil beijos http://mireialuiza.blogspot.com/


Responder Respostas

1. Taylane Britto4 de junho de 2013 03:07

Adooooooro cuidar dos cabelos Aumenta a auto-estima Mil beijos para voc tambm flor :*
Responder

haha ;)

4. B2 de junho de 2013 18:00

Acho seu cabelo lindo! *-* Indiquei seu blog na tag do selo, d uma olhadinha l pra responder? (: http://thesweetglamour.blogspot.com.br/2013/06/respondendo-tagselo-liebster.html Beijinhos :*

Responder Respostas

1. Taylane Britto4 de junho de 2013 03:08

Dou sim, e assim que der tempo eu respondo amora. Porque j fui indicada para 3 selos contando com esse seu... Beijos :* E obrigada pelo elogio, eu amo o meu cabelo *-* kkk
Responder

5. Michellen3 de junho de 2013 09:48

Gente eu nem sabia que tinha ph para cada tipo de cabelo! Adorei muito do seu post!!! Percebi que seu blog tem dicas bem vlidas!!! Parabns!!! J estou te seguindo no Beijinhos /(.)__ /||\ _||_ http://comente-se.blogspot.com.br/ Espero voc no meu blog!!!
Responder Respostas

blog

na

fanpage. Michellen!!!

1. Taylane Britto4 de junho de 2013 03:13

Que bom que gostou do meu post e achou que o meu blog tem dicas vlidas ^^ Beijos flor :*
Responder

6. Caroline Peixoto3 de junho de 2013 11:24

Indiquei voce para um selinho l no meu blog, espero que goste!! http://pipocacarolmelada.blogspot.com.br/2013/06/segundoselo.html beijos!
Responder Respostas

1. Taylane Britto4 de junho de 2013 03:15

Flor, eu respondo o selinho assim que der, pois j tenho 3 para responder... Obrigada por me indicar... Beijos linda :*
Responder

7. naanyfernandez3 de junho de 2013 11:31

Seguindoo! http://naanyfernandes.blogspot.com.br/
Responder

;)

8. Eduarda Camila3 de junho de 2013 13:58

Adorei o post, eu no sabia o que era ph e sempre ouvia falar hahah Seguindo aqui, retribui? Beijos http://pausaproretoque.blogspot.com.br/
Responder Respostas

1. Taylane Britto6 de junho de 2013 14:01

Agora Beijos :*
Responder

voc

sabe

;)

UAHUAAUHAUHA

9. Dear Lipstick4 de junho de 2013 12:57

Que post interessante...Adorei!! Por acaso nunca liguei muito a essa histria do pH, mas a partir de hoje vou verificar isso ;) *kiss http://dearlipstickblog.blogspot.pt
Responder Respostas

kiss*

1. Taylane Britto6 de junho de 2013 14:03

Eu ligo muito para o Ph, pois quando as cutculas esto muito abertas j viu o estrago n? UAHUAHUAH Beijos linda :*
Responder

10. Laysa Oliveira4 de junho de 2013 22:41

Super informativo esse post, no tinha esse conhecimento ainda Beijos http://heyealaysa.blogspot.com.br/
Responder Respostas

1. Taylane Britto6 de junho de 2013 14:03

Que bom Beijos :*


Responder

que

foi

til

para

voc

^^

11. Ellen Ramos9 de junho de 2013 12:35

O PH responsavel em ajudar ou prejudicar o seu cabelo, ento posts assim colaboram muito com quem gosta de cuidar dos fios. Bjsss http://inlovecabelos.blogspot.com.br/
Responder Respostas

1. Taylane Britto18 de junho de 2013 12:54

Verdade haha Que bom que achou que de muita ajuda o meu post...

^.^ Beijos :*
Responder

12. Dayana Lopes11 de junho de 2013 18:10

Ol! Td T

com

dois

sorteios S

no

blog,

bom? confere: Sorteando

Blog Fanpage @sosorteando Beijo ;***


Responder

13. Bruna Fontes5 de julho de 2013 11:37

Poxa, eu nunca prestei muita ateno nisso, mas vi que realmente importante prestar, pra manter os cabelos lindos tambm, adorei o blog e teu cabelo roxo *-* parabns, seguindo ja! Beijos http://house-b.blogspot.com.br/
Responder Respostas

1. Taylane Britto7 de julho de 2013 23:26

Que bom que gostou flor *---* haha, Obrigada pelo elogio, amooooo o meu cabelo, meu roxinho meu xod haha Beijos linda :*
Responder

14. Luiz Alberto11 de setembro de 2013 08:23

Ol Taylane, estou entrando no ramo de distribuio de produtos para salo e quero me preparar bem para poder apresentar bem os produtos para meus futuros clientes. Seu post me esclareceu muito bem sobre a importncia do pH. E aproveitando que voc pediu o link... http://www.receitamarketing.com/p/cygnus-cosmeticos.html esta a empresa que estou trabalhando e caso tenha alguma opinio pode postar direita do site e aproveite para dar uma curtida. Agradecido Taylane, tanto pelo post, que me ajudou muito, quanto seu comentrio que creio que far. Abraoss e at mas.
Responder

Respostas

1. Taylane Britto18 de setembro de 2013 10:25

Fico feliz que o meu post te ajudou, de verdade... Nesse ramo muito importante estar bem informado, para passar confiana ao cliente. No consegui entender muito bem a proposta do seu site... Mas enfim, te desejo sucesso ;) Beijos :*
Responder

15. Luiz Alberto11 de setembro de 2013 08:27

Ha Taylane, esqueci de indicar tambm... Voc pode fazer um cadastro em um outro site para almentar as visitas do seu blog, o

cadastro gratuito totalmente. s clicar no banner do TROPA GOLD que est na parte inferior do site que lhe indiquei acima, e fazer o cadastro. Valeu Taylane. abraoss e at mas.

You might also like