You are on page 1of 24

EXTERNALIDADES DE PEQUENAS CENTRAIS HIDROELTRICAS

DR GEORGES KASKANTZIS
MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL

EXTERNALIDADES AMBIENTAIS DAS USINAS HIDROELTRICAS Nessa seo se encontram descritos os aspectos da valorao ambiental dos

empreendimentos de gerao de energia hidroeltrica. Alm disso, apresentam-se as metodologias de compensao dos impactos decorrentes dos empreendimentos dessa natureza utilizados pelos rgos responsveis pelo licenciamento ambiental. Os primeiros estudos tcnicos a respeito das externalidades ambientais da gerao de energia hidreltrica foram realizados no incio da dcada de oitenta, especificamente o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Usina ITAIP (IPARDES, 1981). Este trabalho foi apoiado pelo Ministrio do Interior atravs da Secretria de Estado do Planejamento e a Fundao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social (IPARDES). Apesar dos limitados conhecimentos sobre as questes ambientais daquela poca, nesse estudo foram analisados aspectos relativos interao da atmosfera com grandes corpos dgua; impactos no clima e microclima; desenvolvimento de pragas e doenas vegetais; influncia do reservatrio no fretico e outros aspectos. Outro estudo dessa natureza, elaborado pela ELETROBRS no ano de 2000, que merece ser citado denomina-se Metodologia de Valorao das Externalidades Ambientais da Gerao Hidreltrica e Termeltrica com Vistas a sua Incorporao no Planejamento de Longo Prazo do Setor Eltrico (ELETROBRS, 2000). O estudo foi efetuado com recursos do contrato firmado entre ELETROBRS e Banco Interamericano de Desenvolvimento, o qual foi executado pela COPPETEC em conjunto com o consrcio IESA/PROMON/ THEMAG/ENGEVIX.
46

Os objetivos do citado estudo foram: identificar os indicadores de impacto ambiental para subsidiar as tomadas de decises no planejamento da expanso da gerao de energia; definir procedimentos e mtodos requeridos para construir indicadores; indicar as metodologias disponveis para a valorao os indicadores. Os principais contedos descritos no relatrio do estudo so: metodologias de valorao ambiental; categorizao de empreendimentos termo e hidroeltricos para valorao de externalidades; metodologias de valorao das externalidades. Considerando relao conexa dos temas do trabalho da ELETROBRS com o escopo do presente estudo, a seguir so discutidas as externalidades ambientais dos empreendimentos de gerao de energia hidroeltrica.

4.1 IMPACTOS AMBIENTAIS DA GERAO HIDRELTRICA DE ENERGIA. A avaliao dos custos da degradao ambiental da construo e operao de usinas de energia hidreltrica complexa, pois na grande variedade de espcies existentes no mundo esto os seres da diversidade gentica e suas comunidades. A diversidade de espcies um bem valioso demais para ser perdido, por isso a correta avaliao dos impactos adversos dos projetos de usinas hidreltricas sobre a fauna e flora fundamental. Muitas espcies raras ou endmicas, como, por exemplo, o mico-leo e a ona pintada, so encontrados em vrias partes do pas, devendo ser protegidas para no serem extintas. Com relao aos danos da gerao hidreltrica na variabilidade de espcies, com a inundao de reas para formao de reservatrios e os desmatamentos dos habitats, os danos sofridos por estas espcies aumentam consideravelmente.
47

A perda desse patrimnio gentico, de espcies vegetais e animais, tambm ocorre com: a mudana da hidrologia e regularizao das vazes dos rios; alterao no microclima o qual desfavorece a condio dos habitats de algumas espcies, a inundao de uma determinada rea para criao de um reservatrio tornando o local imprprio sobrevivncia das espcies. Quanto condio desfavorvel do habitat devido inundao, os efeitos da eroso em um reservatrio originam fluxos de sedimentos que so depositados no fundo, os quais, por sua vez, influenciam a concentrao de oxignio, favorecendo a formao de metano e gs sulfdrico. Conforme se encontra descritos s folhas 79 do estudo da ELETROBRS, o mtodo da valorao contingente o apropriado para se obter estimativa do valor (de existncia) que os habitantes de um pas ou regio atribuem preservao de um ecossistema. Para aplicar esse mtodo recomenda-se realizar entrevistas para determinar o valor da disposio a pagar (Vcn) que se procura encontrar. Assim, obtm-se a probabilidade da perda definitiva de biodiversidade (n), para cada tipo de empreendimento (termoeltrica e hidreltrica). Para representar as observaes de campo emprega-se a equao (5): ( ) ( )

Observa-se que no estudo desenvolvido pela ELETROBRS foram definidas dez categorias de empreendimentos hidroeltricos em funo do tamanho da rea a ser inundada, caractersticas do ecossistema e o tamanho do ncleo populacional. As categorias para as hidroeltricos estabelecidas no estudo so:

48

1. Hidroeltrica em rea virgem da biorregio Amaznica que inunda uma grande rea e atinge ncleos populacionais pequenos (<100hab/km2); 2. Hidroeltrica em rea de expanso de fronteira da biorregio Amaznica que inunda uma grande rea e atinge ncleos populacionais pequenos; 3. Hidroeltrica em rea fortemente ocupada da biorregio Amaznica que inunda uma grande rea e atinge ncleos populacionais pequenos; 4. Hidroeltrica em rea virgem da biorregio Amaznica que inunda uma pequena rea e atinge ncleos populacionais pequenos; 5. Hidroeltrica em rea de expanso de fronteira da biorregio Amaznica que inunda pequena rea e atinge ncleos populacionais pequenos; 6. Hidroeltrica em rea fortemente ocupada da biorregio Amaznica que inunda uma pequena rea e atinge ncleos populacionais pequenos; 7. Hidroeltrica na biorregio fora da Amaznia que inunda grande rea e atinge ncleos populacionais mdios (>100hab/km2); 8. Hidroeltrica na biorregio fora da Amaznia que inunda grande rea e atinge ncleos populacionais pequenos; 9. Hidroeltrica na biorregio fora da Amaznia que inunda pequena rea e atinge ncleos populacionais mdios 10. Hidroeltrica na biorregio fora da Amaznia que inunda pequena rea e atinge ncleos populacionais pequenos. Observa-se que seis categorias esto inseridas na biorregio Amaznica (16) e quatro referem-se aos ecossistemas do Cerrado e Mata Atlntica (7, 8, 9 e 10). O dano ambiental biodiversidade das hidreltricas est indicado na tabela 4-1. E, na tabela 4-2 se encontram apresentados os danos para aos aspectos culturais.

49

Tabela 4-1. Valor do dano biodiversidade para cada categoria de usina.


Categorias Categoria 01 Categoria 02 Biorregio da Amaznia (1) Categoria 03 Categoria 04 Categoria 05 Categoria 06 Categoria 07 Categoria 08 Biorregio fora da Amaznia (1) Categoria 09 Categoria 10 Caractersticas das categorias Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada maior que 250km2, que representa uma grande rea de inundao ou alagamento. Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada menor que 250km2, que corresponde pequena rea de inundao ou alagamento. Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada maior que 250km2, que representa uma grande rea de inundao ou alagamento. Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada menor que 250km2, que corresponde pequena rea de inundao ou alagamento. Valor do dano VC1 VC2 nulo (2) VC4 VC5 nulo (2) VC7 nulo (2) VC9 nulo (2)

Notas: (1) Valor econmico que um indivduo estaria disposto a pagar para preservar um grupo de espcies vegetais ou animais encontrados dentro ou fora da biorregio Amaznica. (2) probabilidade definitiva de perda das espcies destas categorias praticamente total, pois a chance de encontrar espcies em reas fortemente exploradas (categorias 3 e 6) na biorregio Amaznica e nas reas com mdia e pequena densidade demogrfica (categorias 8 e 10) muito pequena. Ento o valor econmico do recurso natural nulo.

Conforme descrito nesse trabalho, na valorao contingente por existncia o indivduo no consome fluxo e sim percebe o estoque de vidas animais e vegetais. Recomenda-se elaborar o questionrio para avaliar as espcies que so endmicas, no endmicas, raras, de maneira separada.

Outro impacto que decorre por conta da inundao de reas e da construo e operao das hidroeltricas so danos aos recursos histricos e culturais. Logo, preciso realizar o estudo prvio da rea a ser ocupada pela hidroeltrica visando explorao de stios que possam incluir objetos e peas arqueolgicas. Porm, essa explorao pode alterar ou afetar os componentes, como, por exemplo, a paisagem.

50

O mtodo da valorao contingente pressupe que o indivduo tenha uma disposio a pagar por recursos que possam refletir um costume ou tradio. Por exemplo, na entrevista pode-se perguntar: a) se o indivduo tem conhecimento dos recursos culturais e histricos encontrados, se ele sabe qual a importncia em preserva-los; b) se j ouviu falar em alguma expedio arqueolgica e c) quanto ele estaria disposto a pagar por um local que possui tais recursos.
Tabela 4-2. Valor do dano aos recursos culturais para cada hidreltrica.
Categorias Categoria 01 Categoria 02 Biorregio da Amaznia Categoria 03 Categoria 04 Categoria 05 Categoria 06 Categoria 07 Caractersticas das categorias Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada maior que 250km2, que representa uma grande rea de inundao ou alagamento. Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada menor que 250km2, que corresponde pequena rea de inundao ou alagamento. Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada maior que 250km2, que Categoria 08 Biorregio fora da Amaznia Categoria 09 representa uma grande rea de inundao ou alagamento. Adota-se para estas categorias uma faixa de rea inundada menor que 250km2, que Categoria 10 corresponde pequena rea de inundao ou alagamento. Nulo VR9 Nulo Valor do dano VR1 VR2 Nulo VR4 VR5 Nulo VR7

4.2 BENEFCIOS DA CONSTRUO DOS RESERVATRIOS A criao de reservatrios pela inundao contribui para o aparecimento de novas atividades de recreao. Os tipos de atividades dessa natureza que podem surgir so: balneabilidade; pesca esportiva; navegao; estticas - criao de novas paisagens. Ento, nesse caso, o processo da valorao considera a presena do reservatrio como uma estimativa de benefcio ambiental.

51

Para estimar o valor total de benefcios de uma rea de recreao se utiliza o custo de oportunidade dos gastos em recreao da populao beneficiada com as atividades a serem realizadas no reservatrio. Adota-se que esse valor (VB) corresponde a uma percentagem da renda mdia mensal da populao. Para estimar este valor em cada uma das categorias de empreendimento, recomenda-se adotar os percentuais de renda familiar gastos por classe de renda da populao da regio do projeto. Os dados podem ser obtidos na Pesquisa de Oramento Familiar (POF) do IBGE. Para extrapolar estes percentuais para novos projetos, identifica-se a regio onde se pretende instal-los uma desagregao da populao (estimada em domiclios) beneficiada por classe de renda. Multiplicando os percentuais pela renda mdia de cada classe de renda da populao a ser beneficiada, e desse modo o valor (VB) pode ser calculado com (6):
( ) ( )

Alm disso, necessrio conhecer o nmero de famlias da populao a ser beneficiada. Acredita-se que nas regies pouco povoadas o nmero de pessoas que utilizam o benefcio pequeno, portanto o seu valor nulo. Para as reas fortemente ocupadas da biorregio da Amaznia e fora dela, o valor econmico total dos benefcios (VTB) a partir da criao do reservatrio pode ser estimado, para cada categoria de empreendimento hidreltrico, com a eq. (7): ( )
52

4.3 DANOS AOS PRODUTOS MADEIREIROS As reas de florestas tropicais apresentam vrios usos, como, por exemplo, a extrao de madeira de valor comercial, a rotao de culturas e a pecuria. A extrao de madeira prejudica a cobertura vegetal e deixa a floresta suscetvel ocorrncia de incndios. A perda de produtos extrativos madeireiros e no madeireiros tambm est relacionada com a inundao de reas para a criao de reservatrios e estruturas de apoio. A submerso de grandes massas de vegetais sujeitas oxidao na gua represada pode causar danos a equipamentos da hidroeltrica. O estabelecimento de infraestrutura hidrulica afeta o uso do solo, causando a reduo de superfcies com vegetao natural. Florestas tropicais devem ser vistas como bens econmicos, pois fornecem bens de valor comercial imediato, dos quais so extrados diretamente, a madeira e outros produtos secundrios da silvicultura tais como: ltex; nozes; frutas, etc. Em termos econmicos, o que diferencia os subprodutos da floresta dos comerciais : maior variedade de espcies e produtos; menor frequncia dos ciclos das colheitas; menor colheita por unidade de floresta; vulnerabilidade com relao substituio por produtos plantados de maneira artificial ou sintetizados em laboratrio. A valorao dos recursos florestais madeireiros e no madeireiros consiste na mensurao do valor de uso direto dos indivduos, associados explorao das

53

florestas tropicais, de maneira sustentvel. O mtodo da produtividade marginal um dos mais utilizados nesse tipo de valorao ambiental. O mtodo da produtividade marginal pressupe que os preos permanecem constantes perante as mudanas na proviso do insumo ou fator de produo. Para modular essa hiptese, utiliza-se um horizonte temporal de no mnimo dois anos, que representa o tempo para a tomada de deciso do produtor local. Acredita-se que os clculos realizados com o valor presente, baseados em preos constantes, funcionem como teis indicadores para comparar as opes de uso da terra para as florestas (Referncia). Em suma, o valor econmico do recurso ambiental proveniente da extrao de madeirveis e no madeirveis a receita total lquida gerada para a explorao dos produtos em cada categoria de empreendimento. Assim, a receita total lquida, expressa em unidades monetrias por rea, indica o resultado da quantidade total recolhida de produtos naquela rea a ser afetada multiplicada pela diferena entre o preo mdio destes e dos custos de coleta, transporte e de trabalhadores. Logo, o valor econmico do recurso ambiental (VER) pode ser calculado com a equao:

( )

4.4 DANOS S ESPCIES VEGETAIS A descoberta de novos recursos genticos oriundos de florestas de reas tropicais permite o desenvolvimento de novos produtos farmacuticos e sementes agrcolas. Com a variedade de espcies vegetais presentes na Amaznia Brasileira, certamente novas fronteiras de pesquisa sero abertas em curto espao de tempo.
54

Os produtos farmacuticos so obtidos a partir de substncias advindas de artrpodes e da fauna marinha, assim como, dos fungos e micrbios. A relao dos produtos farmacuticos de sucesso extrados de compostos naturais imensa. Os desmatamentos, as inundaes de reas e criao de reservatrios, bem como, a implantao de infraestruturas hidrulicas que ocorrem no meio podem excluir e reduzir o nmero de espcies vegetais. Para valorar os danos sofridos pelas plantas medicinais, o primeiro passo identificar a variedade de espcies presentes das biorregies da Amaznia e fora dela, as quais apresentam potencial para o desenvolvimento de novas drogas. Depois, devem ser avaliados investimentos em pesquisa e desenvolvimento requeridos para obter novos produtos e considerando aqueles recursos genticos intocados na natureza devem ser conservados. Os pagamentos s companhias que exploram a biodiversidade visando descoberta de novas drogas tambm devem ser identificados. Em geral, os pagamentos realizados por exemplar variam de 50 a 200 dlares, mas o Instituto de Biodiversidade da Costa Rica os valores afirma que deve ser pago o mnimo de U$500,00 por exemplar e incluir tambm os royalties. Ento os termos considerados na contabilidade dos aspectos so: (i) (ii) (iii) (iv) Participao das vendas lquidas dos produtos farmacuticos Receitas financeiras provenientes de novas descobertas; Royalties a serem pagos pelas indstrias farmacuticas; Valor pago para cada um dos compostos descobertos.
55

Em termos matemticos essas expresses podem ser escritas como: ( ) ( ( ) ( ) ) ( ) ( )

( (
( )

) )

4.5 DANOS AO SEQUESTRO DE CARBONO O valor dos servios ambientais fornecidos pela biodiversidade provm de reas intocadas ou em estado praticamente natural. Nestes locais h espcies que podem ser extradas ou utilizadas sem prejuzos para o ecossistema, e outras cuja perda causa uma leso no equilbrio ecolgico. Do ponto de vista econmico, pode-se avaliar a importncia de algumas das funes ecossistmicas da floresta em relao ao valor econmico total do recurso. Em nvel local e global, a floresta utilizada como estoque de carbono. Na verdade, nesse caso, o que est sendo avaliado o servio econmico, ou seja, atribui-se o valor de uso a funo exercida pela biodiversidade. Na tabela 4-3 esto indicados os valores econmicos dos servios prestados pela floresta.

56

Tabela 4-3. Valor presente dos servios da floresta tropica (US$/ha-ano)

calculado com a taxa de desconto anual de 5% e perodo de 20 anos.


Benefcio Valor de uso direto: Plantas medicinais Turismo Produtos extrativismo Valor de uso indireto: Estoque de carbono Controle da vazo hdrica Valor de no uso: Total (US$/ha) 20 anos Local 250 750 20 1250 >0 - 7000 Global 12 250 Local e Global 262 1000 20 1250 > 0 - 7000 0,0 23 1000 - 4000 5,00 293 9023 1017 - 4255 1000 4000 23 5,00 1310 13278

Fonte: Pearce, D & Moran, D, 1994. A substituio da cobertura vegetal natural de um ecossistema seja para culturas agrcolas, pastagem, florestas plantadas, atividades madeireiras ou para dar lugar ao reservatrio de uma hidreltrica, resulta em alteraes na quantidade de biomassa em relao ao inicial. A reduo do estoque de biomassa implica na emisso lquida de gs carbnico, que um dos principais gases de efeito estufa. Logo, uma forma de avaliar a quantidade de carbono liberado na converso da floresta em uma atividade econmica determinar a diferena entre o valor do carbono estocado de uma floresta virgem e a quantidade de biomassa perdida como resultado de cada uso do solo. Na tabela 4.4 se encontram apresentadas as quantidades de carbono emitido a partir da converso de florestas tropicais. Na tabela 4-4, o sinal negativo representa emisso, perda ou liberao de carbono a partir da realizao de uma atividade em substituio a floresta original, e o valor positivo (sem sinal) representa o estoque original de carbono. A queima da flora produz emisso imediata de carbono.

57

Tabela 4-4 . Emisso de carbono a partir da converso de florestas tropicais . Massa Explorao Explorao Agricultura Agricultura (t/ha) de Pecuria Madeira Madeira Rotativa. Permanente. carbono (intensiva) (extensiva) Massa de 79 63 63 107 146 Carbono Floresta 283 -204 - 220 - 220 - 176 - 137 primria Floresta 194 -115 - 131 -131 - 87 - 48 secundria Floresta 115 -36 - 52 - 52 -8 31 aberta

Por outro lado, o incremento do estoque de biomassa em determinada rea leva ao sequestro ou incorporao de xidos de carbono na biomassa vegetal. Do ponto de vista do balano global de emisses, a ltima funo citada uma das possibilidades para manter o equilbrio do sistema ambiental. A contribuio do desflorestamento (ou desmatamento) para a emisso de carbono depende da taxa de eliminao da floresta (ha/ano) - TD e das taxas de emisso de C (t/ano)-TE que, por sua vez, dependem das hipteses adotadas: i. ii. iii. iv. Densidade de biomassa seca da floresta (t/ha) a1; Percentual de biomassa queimada (%) a2; Teor de carbono presente na composio da biomassa (%) a3; Taxa de regenerao da biomassa a4 (adimensional).

Combinando as variveis obtm-se a relao funcional da taxa de emisso anual de carbono por unidade de rea do ecossistema: ( )

Segundo citado por MARGULIS (1991), o contedo mdio de biomassa na vegetao pode variar de 280 400 toneladas por hectare dependendo da regio.

58

Estima-se que a biomassa queimada apresenta 50% de carbono e que sua taxa de regenerao seja igual unidade. Conforme descrito no trabalho de REIS (2008), as emisses provocadas pelo desflorestamento da Amaznia so aproximadamente 90,8 223 t/h (REIS, 1991). A partir desse resultado estima-se que as emisses de CO2 do desflorestamento da Amaznia sejam da ordem de 0,30 0,43 x 10 9 t /ano. O valor mdio do custo ambiental (VSC), da substituio da floresta por uma atividade econmica para as dez categorias de empreendimento expresso como:

onde: o termo (tonelada de C/rea) a quantidade de carbono liberado convertido pela nova atividade implantada em uma determinada rea; ($/t C) corresponde ao custo ambiental causado pela emisso de 1 tonelada de carbono na atmosfera. Para obter o custo total, multiplica-se o custo mdio relativo emisso pela rea total ocupada por ano. O valor presente desse custo estimado levando em conta o tempo requerido para implantar a atividade econmica (SALATI, 1998). Nas tabelas 4-5 a 4.8 encontram-se apresentadas s quantidades de carbono liberado na forma de CO2 para atmosfera, para diferentes tipos de atividades. Na tabela 4-5, pode-se observar o balano de carbono na atividade de reflorestamento com eucalipto em relao biomassa original e das diferentes tipologias de flora. Na tabela 4-6 est indicada a massa de carbono liberado em substituio de matas nativas por milho e soja, que compreende praticamente todo o Estado de
59

Minas Gerais (regies Norte e Nordeste), o Norte do Estado da Bahia, e partes de Gois e do Mato Grosso do Sul. O balano de carbono para converso das matas nativas para pastagens e servios agro-silvo-pastoris se encontram apresentados na tabela 4-7 e 4-8.
Tabela 4-5. Balano de carbono de reflorestamento de eucalipto em relao biomassa original para diferentes tipologias de matas nativas . Tipologia vegetal Campo Caatinga Cerradinho Mata Cerrado Cerrado Participao na rea desmatada (%) 19 03 17 04 01 56 Estoque original de C (t/h) * 12,1 26,6 12,1 90,5 59,2 24,2 23,0 Imobilizao de C na floresta de eucalipto (t/ha) ** 7,4 7,4 7,4 7,4 7,4 7,4 7,4 Carbono Liberado (t/ha) 4,7 19,2 4,7 83,1 51,8 16,8 15,6

Mdia ponderada das tipologias

(*) refere-se floresta nativa no clmax; (**) refere-se aos estoques mdios anuais ao longo de um ciclo de 21 anos, com cortes no 8, 15 e 21 ano. Foram adotados os seguintes parmetros para a floresta: incremento mdio de 25,0m3 estreos/ha; densidade aparente da lenha das matas midas - 0,7t/m3; de cerrades 0,55t/m3, de cerrado 0,45 t/m3; eucalipto - 0,55 t/m3, coeficiente lenha/biomassa = 0,65. Tabela 4-6. Balano de carbono para atividades agrcolas, cultivo de milho seguido de soja em relao biomassa original para vrios tipos de matas.
Tipologia vegetal Campo Caatinga Cerradinho Mata Cerrado Cerrado Participao na rea desmatada (%) 19 03 17 04 01 56 Estoque original de C (t/h) * 12,1 26,6 12,1 90,5 59,2 24,2 23,0 Imobilizao de C na floresta de eucalipto (t/ha) ** 7,2 7,2 7,2 7,2 7,2 7,2 7,2 Carbono Liberado (t/ha) 4,9 19,4 4,9 83,3 52,0 117,0 15,8

Mdia ponderada das tipologias

(*) Refere-se s florestas nativas; (**) considera a biomassa produzida em termos de matria seca (gros + resduos agrcolas) durante um ciclo anual com cultura de milho seguida de soja. Considerou-se a produtividade mdia de 5.000kg/ha para o milho e 1800 kg/ha para a soja.
60

Tabela 4-7. Balano de carbono de pecuria e pasto em relao biomassa original para diferentes tipologias de matas nativas.
Tipologia vegetal Campo Caatinga Cerradinho Mata Cerrado Cerrado Participao na rea desmatada (%) 19 03 17 04 01 56 Estoque original de C (t/h) * 12,1 26,6 12,1 90,5 59,2 24,2 23,0 Imobilizao de C na floresta de eucalipto (t/ha) ** 6,1 6,1 6,1 6,1 6,1 6,1 6,1 Carbono Liberado (t/ha) 6,0 20,5 6,0 84,4 53,1 18,1 16,9

Mdia ponderada das tipologias

(*) Refere-se s florestas nativas no clmax; (**) Assume que o carbono contido na matria seca produzida a ser produzida, referentes a um pasto de zootecnia bem manejado, em termos mdios para principais gramneas utilizadas na regio. Tabela 4-8. Quantidades de carbono e CO 2 emitidas por ano na atmosfera na substituio do servio por atividade agro-silvo-pastoris.
Destinao de uso do solo rea (ha/ano) Agricultura Eucalipto Pastagens 225.000 200.000 225.000 Carbono liberado para o meio (t/ha) C (t/ha) 15,8 15,6 16,9 16,2 CO2 (t/ha) 57,9 57,2 62,0 59,4

Mdia ponderada (*)

* Refere-se mdia ponderada em relao s reas destinadas a cada um dos usos do solo, para um total de 650.000 hectares desmatados por ano no Brasil para fins de carvoejamento. Para estimar ao valor de um hectare afetado por estes efeitos, adota-se um valor intermedirio do custo de oportunidade de captura de carbono na ordem de US$ 24/ tonelada de carbono (MEDEIROS, 1995) no caso das atividades agro-silvopastoris na regio dos cerrados, conforme apresentado na tabela 4-8. O custo ambiental mdio decorrente da liberao de compostos de carbono para atmosfera, devido substituio de matas nativas por atividades agro-silvo61

pastoris (agricultura, eucalipto pastagem), exploradas para carvoejamento de US$ 388,80/ ha (16,2 toneladas de carbono por hectare para um custo de US$ 24/tonelada de carbono) (MEDEIROS, 1995).

4.6 DANOS FACE EROSO DO SOLO Durante a construo e operao das hidreltricas ocorre a eroso do corpo receptor, principalmente a montante do reservatrio. Nesse caso, a aplicao da metodologia de valorao tem por finalidade a obteno da estimativa do valor do dano relativo ao uso direto do corpo hdrico. O desmatamento e a inundao de reas para criar reservatrios, aliados com a chuva aceleram a eroso do solo. O solo erodido transportado at o corpo hdrico e reservatrio sedimentando-se no fundo. O material particulado que se acumulado aumenta a turbidez e diminui a concentrao do oxignio da gua. Com o aumento da sedimentao diminui capacidade de armazenamento de do reservatrio, o que implica na reduo dos benefcios econmicos provenientes da sua explorao, como, por exemplo, a produo de energia; a proviso de gua para a irrigao de culturas, o controle de enchentes e a produo pesqueira. Para estimar o valor econmico da perda de benefcios provenientes desse sistema ambiental, em geral, emprega-se o mtodo da produtividade marginal. As principais etapas que deve ser executadas no citado mtodo so: identificao das atividades econmicas que geram benefcios; a obteno da funo dose-resposta relativa eroso do solo; a estimativa da perda anual total de solo; a estimativa da

62

quantidade total de material erodido que sedimenta no reservatrio; e a estimativa do impacto da sedimentao do reservatrio. A funo dose-resposta geralmente adotada para estimar a perda anual de mdia de solo por eroso a Equao Universal de Perda de Solo (WISCHMEYER e SMITH, 1961, citado por ITURRI, 1975), que tem a forma: ( )

onde: PAS - perda mdia anual de solo (t/ha); K - fator de erodibilidade do solo; R fator de erosividade da chuva; LS fator de declividade do terreno; C fator de preparo e cobertura do solo; P fator que indica as prticas conservacionistas. Aplicado o valor da perda mdia anual de solo calculado, pode-se estimar a perda anual total de solo (PAT) com a equao (16): ( )

A estimativa da quantidade total de material erodido obtida com (17): ( ) ( )

onde: S taxa de sedimentao anual do reservatrio multiplicado pelo fator 0,67 (m3); PAT perda anual total de solo (toneladas); E eroso dos canais dos canais do reservatrio; B frao do leito ocupada pelos sedimentos; D taxa de despejo de sedimentos. A ocupao do leito por sedimentos e a taxa de despejo dependem das categorias dos empreendimentos hidreltricos. Ento, os benefcios anuais brutos (BE) variam em funo da capacidade do reservatrio e a taxa de lanamento de sedimentos e o seu valor monetrio pode ser estimado com a equao (18): ( ) ( )

63

onde: BE benefcios anuais brutos para determinada capacidade de estocagem do reservatrio (unidades monetrias); BEO benefcios anuais brutos da capacidade efetiva tima no alterada pela sedimentao (unidades monetrias); D taxa de despejo de sedimentos; CE capacidade efetiva tima do reservatrio (m3); CR capacidade remanescente de armazenamento (m3); (CE-CR) reduo acumulada da capacidade efetiva do reservatrio (m3). 4.7 DANOS AOS RECURSOS MINERAIS A valorao dos danos provocados aos recursos minerais pela construo e a operao de hidreltricas realizada visando estimativa das perdas ambientais resultantes do esgotamento e a no disponibilidade futura dos recursos minerais. O modelo utilizado para obter-se a estimativa o mtodo do custo de uso, o qual admite a possibilidade de que os recursos exaurveis, considerado ativos noproduzidos, sejam substitudos por ativos produzidos para garantir rendimentos para as futuras geraes. Ento, adota-se a hiptese que o desinvestimento por esgotamento pode ser compensado pelo investimento em bens de capital que sejam capazes o suficiente para gerar as receitas esperadas no futuro. Assim, a parcela de capital deve corresponder parte da receita, que deve ser convertida em um fundo de investimento capaz de prover uma srie infinita de renda verdadeira, de modo que o valor presente deles seja igual. O custo de uso estimado com a equao (19):

onde: U custo estimado (unidade monetria), r taxa mdia de retorno do capital (%); n tempo de esgotamento do recurso considerando taxa de explorao anual; RL receita lquida da explorao do recurso natural (unidades monetrias).

64

A receita lquida indicada na equao (19) pode ser estimada com a equao (14) para cada tipo de empreendimento, pela diferena da receita bruta (RBm) e somatrio dos termos da equao (20): consumo intermedirio (CI); remunerao fator do trabalho (RFT); retorno do capital para estoque fixo acumulado (de capital) para a realizao da produo (CF) (todos em unidades monetrias). ( ) ( )

Os dados relativos ao valor de produo podem ser obtidos nos anurios do Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM), exceto o petrleo. Adota-se que este valor seja proporcional a quantidade de minerais encontrada nas reas. Os valores do consumo intermedirio remunerao ao fator trabalho so estimados a partir das sries de despesas com operaes industriais e do total de salrios ara os estabelecimentos da indstria extrativa mineral, disponveis. A estimativa do retorno do capital exige um procedimento mais elaborado. Deve-se construir uma srie de estoques de capital para cada minrio selecionado como o inventrio perptuo (referencia). Para tanto, podem ser utilizados os dados de investimento em prospeco e extrao de recursos, os quais esto disponveis nos relatrios anuais de lavra do DNPM (Motta, 1995). O resumo dos efeitos econmicos das hidreltricas, os quais so usualmente considerados nos projetos dessa natureza esto apresentados na tabela 10.

65

Tabela 4-9. Principais efeitos econmicos e potenciais impactos ambientais dos projetos de usinas hidreltricas.
EFEITO ECONMICO Pesca Abastecimento IMPACTO AMBIENTAL Alterao do regime hdrico Assoreamento do reservatrio e eroso das encostas Alterao na qualidade do recurso hdrico (gua) Interferncia na flora e fauna aqutica Interferncia na flora terrestre Alterao do regime hdrico Assoreamento do reservatrio e eroso das encostas Alterao do regime hdrico Interferncia na flora terrestre Interferncia na fauna aqutica Alterao do regime hdrico Assoreamento do reservatrio e eroso das encostas jusante e montante e das margens Alterao do regime hdrico Assoreamento do reservatrio e eroso das encostas Interferncia na flora terrestre Interferncia na fauna e flora aquticas Interferncia na flora terrestre Alterao no uso do solo Interferncia nos stios minerais ASPECTO AMBIENTAL

rea inundada

Agricultura

rea inundada rea inundada rea inundada rea inundada

Perda de benefcios das atividades econmicas

Navegao

Irrigao

Extrao de madeira Danos aos recursos minerais

rea inundada rea inundada

66

Benefcios provenientes da criao do reservatrio

Atividades de recreao

Dano aos recursos culturais e histricos

Patrimnio cultural

Perda da biodiversidade

Patrimnio gentico (animal e vegetal)

Alterao do regime hdrico Alterao da qualidade da gua Interferncia na flora e fauna aquticas e flora terrestre Interferncia nos ncleos urbanos Interferncia nos ncleos rurais Interferncia na populao indgena Interferncia nos stios arqueolgicos Alterao do regime hdrico Assoreamento do reservatrio e eroso das encostas Alterao do microclima local Alterao da qualidade da gua do corpo hdrico Interferncia na flora e fauna aquticas, na flora terrestre e na avifauna.

rea inundada

rea inundada

rea inundada

67

You might also like