You are on page 1of 52

Desacelerao e Milagre Econmico: dcadas de 60 e 70

Prof. Marcelo de Oliveira Passos Universidade Federal de Pelotas Departamento de Economia Mestrado em Organizaes e Mercados - PPGOM

Causas da crise dos anos 60


O perodo aps 1962 foi marcado por uma crise poltica e uma queda no ritmo de crescimento econmico. Conforme Bresser Pereira (1985) apud Loureiro (1995, p. 43), as causas desse perodo de retrao podem ser divididas em causas polticas e causas estruturais.

Causas da crise dos anos 60


As causas polticas so: 1. renncia do presidente eleito Jnio Quadros, em 1961, com menos de um ano de governo. 2. insegurana poltica e a incapacidade administrativa do governo Joo Goulart (19611964), vice-presidente de Jnio, que o sucedeu em uma situao poltica muito delicada.

Causas da crise dos anos 60


3. "Jango" se identificava com os movimentos progressistas (de esquerda). 4. Os setores mais conservadores da sociedade e os militares no queriam nem que ele assumisse. "Jango" foi deposto pelo golpe militar de 1964.

Governo de Jnio Quadros


O vice-presidente era Joo Goulart; Jnio se elege com um discurso moralista; Apoio da classe mdia, dos latifundirios; de parcela da classe industrial, de militares conservadores. Sua eleio interessava aos Estados Unidos, que buscava contrabalanar o impacto poltico da Revoluo Cubana de 1959.

Economia no governo de Jnio Quadros


A Economia no breve governo de Quadros: foco no pagamento da dvida externa e no controle da inflao; Instruo n 204: favorecimento das importaes e exportaes primrias, em detrimento da industrializao interna; Quadros, em alguns momentos, priorizava sua sua base de apoio e, em outros, a contrariava. 25 de agosto: renncia do presidente.

Parlamentarismo
Durao: janeiro a agosto de 1961. Reao conservadora posse de Joo Goulart e instaurao do regime poltico parlamentarista (setembro de 1961 a janeiro de 1963). Joo Goulart estava em viagem China quando Jnio renunciou. O presidente que tomou posse foi o presidente da Cmara dos Deputados. As Foras Armadas e o Congresso Nacional impediram a posse de Joo Goulart aprovando uma emenda constitucional que instaurou o sistema parlamentar de governo.

Jango se torna ser presidente


No plebiscito de 1963 o pas voltou a ser presidencialista e Joo Goulart recupera seu poder como presidente da repblica. Governo Goulart: de janeiro de 1963 a maro de 1964. Cenrio poltico se torna conturbado e Goulart reage com medidas polticas e administrativas que o aproximam dos setores da esquerda e dos movimentos sociais e populares. Aprova o Estatuto da Terra (1963). Institui a Lei de Remessa de Lucros.

Plano Trienal
A inflao dispara e aumentam as reaes contrrias ao Governo, tanto dentro do pas como no exterior. Setores favorveis ao capitalismo e uma maior aproximao com os EUA se voltam contra setores favorveis aos sindicatos e aos camponeses. O Plano tenta fomentar o crescimento nos setores agrcola e industrial.

Plano Trienal
Tenta promover polticas de controle da inflao e do dficit pblico e, ao mesmo tempo, retomar a prtica do planejamento econmico (em desuso no Brasil, desde o Plano de Metas). Reaes fortes da elite brasileira. O plano se torna invivel por inconsistncias de seus objetivos e por causa da falta de apoio.

Reformas de base
Ministros e intelectuais nacionalistas e progressistas propem mudanas que deveriam ocorrer de forma pacfica e sem vis revolucionrio. Reformas agrria, universitria, tributria, do estatuto do capital estrangeiro, administrativa, eleitoral, bancria e urbana. Em 1964: comcio das Reformas de Base e assinatura do decreto Supra. Comcio na Central do Brasil. Revolta dos Marinheiros e anistia concedida por Goulart. Reunio no Automvel Clube.

O incio dos anos de chumbo: 1964


Marcha pela Famlia em So Paulo com apoio do governador Adhemar de Barros e de setores da direita. 20/03/1964: Marechal Castello Branco critica em memorando o Comcio das Reformas. 25/03/1964: primeiros conflitos militares 31/03/1964: acirramento do conflito. 01/04/1964: Joo Goulart vai Porto Alegre e depois se exila Uruguai. Ranieri Mazzili assume governo interino sob junta militar provisria. 1965: decretado o fim das eleies.

A economia no governo Goulart


No houve aumento do consumo agregado como proporo do PIB. Estagnao do consumo agregado contribui para a desacelerao do PIB. A taxa de investimento oscila bastante no perodo e bem menor do que a existente no perodo JK. Desvalorizao do cruzeiro pela Instruo n204 ajuda na reverso do dficit comercial registrado em 1960.

A economia no governo Goulart


O preo das exportaes e as importaes mostram que a elasticidade do comrcio exterior do Brasil foi muito afetada com a poltica de verdade cambial implementada no perodo de 1960 a 1961; Entre 1960 e 1964, as importaes caram e os preos subiram. A soma dos resultados do saldo do balano de pagamento dos anos de 1960 a 1964 mostram valor prximo ao supervit de 1961; A desvalorizao cambial e o resultante supervit de 1963 e 1964 reduziram o tamanho do dficit do balano de pagamentos.

A economia no governo Goulart


1961-1964: pequeno aumento na massa salarial em relao s perdas decorrentes da inflao. Trabalhadores so afetados com a inflao e o gio cambial em seus produtos consumidos. A poltica salarial instaurada com a Consolidao das Leis do Trabalho, em 1943, evita que o custo da especulao cambial recaia em sua totalidade sobre os trabalhadores.

A economia no governo Goulart


O PIB per capita dado apresentou queda resultante do menor ritmo de implementao do modelo substitutivo de importaes, no perodo 1960-1964; A acumulao de capital de no apresenta mudanas estruturais importantes na dcada de 1960. Agravamento da inflao. Desequilbrio da relao entre os termos de troca.

Causas da crise dos anos 60


As causas estruturais da crise so: 1. houve uma crise de superproduo, pois havia capacidade ociosa e no era o melhor momento para o setor privado investir (os investimentos se reduziram e o crescimento econmico ficou menor). 2. os preos de nossos produtos exportveis caram (deteriorao dos termos de troca).

Causas da crise dos anos 60


4. a inflao crnica,herdada dos anos 50 se intensificou devido a instabilidade poltica, aos problemas no balano de pagamentos do pas, ao crescimento do dficit pblico; 5. acirramento do conflito distributivo (ampliao das distncias inter-classes, inter-setoriais e inter-regionais, acirramento das desigualdades sociais e elevado aumento da concentrao de renda).

Causas da crise dos anos 60


3. As exportaes sofreram com a falta de polticas especficas para a sua promoo e diversificao. Os produtos primrios dominavam a pauta de exportaes e possuam pouca elasticidade-renda e estavam sujeitos s grandes flutuaes das cotaes internacionais.

Desacelerao a partir de 1962


Para Serra (1984), a desacelerao da economia brasileira a partir de 1962 ocorreu devido concluso de um grande ciclo de investimentos realizados na segunda metade da dcada de 50. Eles se concentraram no tempo, em alguns setores e em projetos de grande porte. Isto gerou a descontinuidade do processo de crescimento econmico e a instalao da crise.

Plano Trienal
O Plano Trienal (1963) tentou estabilizar a economia com as propostas de Celso Furtado. Elas objetivavam a promoo do desenvolvimento econmico, a estabilizao dos preos e a promoo de uma melhor distribuio de renda. Tambm pretendiam combater as disparidades inter-regionais do pas. Seriam empreendidas reformas de base: reforma agrria, reforma do ensino, reforma fiscal etc.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


O PAEG (Plano de Ao Econmica do Governo), de 1964/66 foi elaborado pela equipe de Roberto Campos e Otvio Gouveia de Bulhes. Com uma anlise ortodoxa da situao econmica brasileira ambos acreditavam no diagnstico de inflao de demanda.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Ela deveria ser combatida por uma reduo da atividade econmica e pela compresso dos salrios. Achavam tambm que o governo deveria reduzir os seus gastos e aumentar a arrecadao fiscal para combater o dficit pblico. Ocorreu ento uma queda significativa no ritmo de crescimento do PIB.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Serra (1984) considera que o I privado caiu, mas o I pblico continuou elevado. Para ele, o PAEG (no perodo do Mal. Castelo Branco) objetivou: 1. liberalizar suavemente as importaes; 2. eliminar o dficit fiscal do governo implantando um novo cdigo tributrio, de 1966, que recuperou a capacidade de financiamento do governo brasileiro; promovendo um maior rigor na fiscalizao, adotando a correo monetria nos impostos e elevando as tarifas pblicas, no sentido de torn-las menos defasadas.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


3. apertar moderadamente o crdito para conter a demanda; 4. modificar a lei de remessa de lucros para facilitar a entrada de capitais estrangeiros diretos no pas (que s vieram depois de 1969). 5. comprimir os salrios.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Conforme Loureiro (1995, p. 47), a inflao caiu de 90% em 64 para 28% em 67. Nos anos do chamado milagre a inflao manteve a tendncia declinante: 15,5% em 1973. O dficit oramentrio caiu de 4,2% do PIB para 1,2% , nos anos de 1963 e 1966.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Para Lessa (1981), o PAEG foi muito importante para o surto de crescimento no perodo do milagre Ele ressalta o papel da reforma financeira que criou o BNH, as financeiras e fomentou o desenvolvimento do mercado de capitais.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Lessa (1981) admite, por outro lado, que o PAEG ajudou a concentrar renda e criar tenses sociais. O autor cita o FGTS que facilitava a dispensa dos trabalhadores e a aprovao de uma lei antigreve mais rigorosa.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Reformas que tentavam um novo padro no inflacionrio de financiamento da acumulao de capital; Reformas tributria, fiscal e da poltica tarifria: criao de mecanismos de financiamento do gasto pblico; Exploso da dvida pblica e indexao generalizada da economia; 1965 poltica arrocho dos salarial; Supresso do direito de greve e da estabilidade no emprego;

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Esvaziamento dos sindicatos; Reduo dos salrios nos anos seguintes implementao da poltica salarial; Aumento da concentrao de renda Perda da participao das rendas do trabalho no total dos rendimentos;

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Expanso mais intensa dos bens de consumo durveis e de determinados tipos de servios consumidos pelas classes altas; Bens de consumo no durveis tiveram comportamento bem menos dinmico; Controle da inflao cria condies para a rpida expanso da economia a partir de 1968; Crescimento no setor de construo civil, agricultura e nos produtos de exportao;

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


afrouxamento da poltica monetria e creditcia iniciando-se em 1967; aumento do financiamento para compra de bens de consumo; aumento do endividamento das famlias; estmulo do incremento da produo do setor produtor de bens industriais de consumo durvel; Expanso do setor de construo civil residencial;

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


amplia o do cr!dito imo"ili#rio por meio do $%&' ("oom) imo"ili#rio* "eneficiando as classes m!dias' crescimento de ind+strias de "ens de cons,mo n o d,r#veis' retomada dos investimentos estatais'

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


Aprofundamento do processo de abertura da economia brasileira; eliminao de entraves e procedimentos burocrticos relativos ao comrcio exterior; incentivos fiscais de exportao; introduo de minidesvalorizaes cambiais a partir de 1968; reestruturao da dvida externa com alongamento dos prazos; novo acordo de garantias para o capital estrangeiro;

Milagre econmico: 1967-1973


O milagre econmico coincidiu com uma fase de grande expanso da economia mundial: Mercados internacionais possuam elevada liquidez; rpido crescimento da dvida externa brasileira; crescimento dos investimentos externos diretos; pases desenvolvidos passam a buscar mo de obra barata, novos mercados e acesso a matrias-primas nos pases perifricos; Brasil mantm as importaes de tecnologia e bens de capital.

Milagre econmico: 1967-1973


Bases para o acelerado crescimento da economia brasileira no perodo 1967-1973: Aumento da demanda interna por bens de consumo durveis, devido maior concentrao de renda e ao crescimento do crdito direcionado ao consumidor; expanso do setor de construo civil; aumento das exportaes, graas expanso do comrcio internacional e poltica de estmulo governamental s exportaes; Ingresso de volume representativo de capitais estrangeiros; Aumento dos investimentos pblicos e privados.

Milagre econmico
Esgotamento do milagre econmico: Desequilbrios setoriais (inter-setoriais e intrasetoriais); 1974 crise internacional de liquidez; 1973 crise do petrleo; Elevao significativa dos preos dos produtos primrios no mercado internacional;

Milagre econmico: 1967-1973


Resultado: crescimento nos preos desses produtos na economia brasileira; Elevao dos preos dos produtos importados; Desequilbrios na balana de pagamentos; Queda nos investimentos privados a partir de 1974; Declnio contnuo da economia at 1980.

Milagre econmico: 1967-1973


-.. O // P%D e a (marc0a forada) Fim dos (1nos do,rados) do capitalismo' 2olapso da ordem internacional de $retton 3oods' Eleva o dos preos do petr4leo* em 56-7' 1,mento das ta8as nominais de 9,ros' Desacelera o das ta8as de crescimento do P/$ das economia centrais' - Desacelera o da economia "rasileira at! 56:;'

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


$ases para o acelerado crescimento da economia "rasileira no per<odo 56=:56-7> 1,mento da demanda interna por "ens de cons,mo d,r#veis* devido a alta concentra o de renda e a amplia o do cr!dito ao cons,midor' 1mplia o do setor de constr, o civil' 1,mento das e8portaes* graas ? e8pans o do com!rcio internacional e ? pol<tica de est<m,lo governamental ?s e8portaes' Entrada de vol,me consider#vel de capitais estrangeiros' 1,mento dos investimentos. Esgotamento do (milagre econ@mico)> DeseA,il<"rios setoriais' 56-B C /rr,p o da crise internacional' 56-7 C crise do petr4leo' 2rescimento s,"stancial dos preos dos prod,tos prim#rios no mercado internacional'

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


1prof,ndamento do processo de a"ert,ra da economia "rasileira' Elimina o de entraves e procedimentos ",rocr#ticos relativos ao com!rcio e8terior' /ncentivos fiscais de e8porta o' /ntrod, o de minidesvalorizaes cam"iais a partir de 56=:' Deestr,t,ra o da d<vida e8terna com alongamento dos prazos' %ovo acordo de garantias para o capital estrangeiro' O (milagre econ@mico) coincidi, com ,ma fase de grande e8pans o da economia m,ndial. Mercados internacionais estavam em sit,a o de liA,idez' D#pido crescimento da d<vida e8terna "rasileira' 2rescimento dos investimentos e8ternos diretos' Pa<ses desenvolvidos passam a ",scar m o de o"ra "arata* novos mercados e acesso a mat!rias-primas nos pa<ses perif!ricos' $rasil mant!m a importa o de tecnologia e "ens de capital.

Plano de Ao Econmica do Governo (PAEG)


1prof,ndamento do processo de a"ert,ra da economia "rasileira' Elimina o de entraves e procedimentos ",rocr#ticos relativos ao com!rcio e8terior' /ncentivos fiscais de e8porta o' /ntrod, o de minidesvalorizaes cam"iais a partir de 56=:' Deestr,t,ra o da d<vida e8terna com alongamento dos prazos' %ovo acordo de garantias para o capital estrangeiro' O (milagre econ@mico) coincidi, com ,ma fase de grande e8pans o da economia m,ndial. Mercados internacionais estavam em sit,a o de liA,idez' D#pido crescimento da d<vida e8terna "rasileira' 2rescimento dos investimentos e8ternos diretos' Pa<ses desenvolvidos passam a ",scar m o de o"ra "arata* novos mercados e acesso a mat!rias-primas nos pa<ses perif!ricos' $rasil mant!m a importa o de tecnologia e "ens de capital.

O milagre econmico brasileiro: 19671973


De 1967 a 1973 o Brasil cresceu 11,2% ao ano. No perodo do Gal. Costa e Silva iniciou-se a recuperao do crescimento econmico. Principais caractersticas do perodo, conforme Serra (1984): 1. o setor de bens de consumo durveis (automveis, geladeiras, foges, etc.) continuou liderando o crescimento industrial; 2. importaes e exportaes aumentaram bastante. As exportaes duplicaram e se diversificaram.

O milagre econmico brasileiro: 19671973


3. entrada de capitais externos no pas, principalmente emprstimos; 4. o crescimento da produo agrcola se manteve em nvel modesto; 5. a taxa de inflao, embora ainda elevada, manteve-se declinante;

O milagre econmico brasileiro: 19671973


6. o acesso ao crdito permitiu a recuperao e o dinamismo da produo de bens de consumo durveis e do setor de construo civil => via novos instrumentos de intermediao financeira; Outros elementos importantes no contexto do perodo do milagre foram: 1. alta capacidade ociosa da economia como um todo; 2. poltica monetria mais frouxa; 3. abundncia de recursos nas economias capitalistas centrais (mais emprstimos externos para financiar nosso crescimento).

O milagre econmico brasileiro: 19671973


Caracterstica bsica do ciclo expansivo de 1967/73: despropores inter e intra-setoriais do crescimento econmico (Serra, 1984). Isto ocorreu devido ao relativo atraso de uns setores face a outros. Ex: menor crescimento de bens de produo em relao ao dos bens de consumo durveis e nodurveis e da construo civil (dinamizada pelo BNH, com recursos do FGTS).

O milagre econmico brasileiro: 19671973


Essa desproporo foi suprida pela importao de bens intermedirios e de capital => dficit na balana comercial j em 1971. Serra (1984): a demanda externa aquecida e o programa de minidesvalorizaes cambiais de 1967 estimularam X e reduziram a oferta interna de alimentos. Entre 66/67 e 72/73 ela caiu em 3% e a renda per capita aumentou mais de 50%.

O milagre econmico brasileiro: 19671973


Primeira crise do petrleo: em 1973, provocada pela formao do cartel de pases produtores (OPEP). Isto contribuiu para a deteriorao do balano de pagamentos e para o grande aumento da dvida externa bruta (de 72 a 74, cresceu mais de 80%).

O milagre econmico brasileiro: 19671973


Em 72 a dvida externa bruta era de US$ 9,5 bi. Em 74 ela sobe para US$ 17,2 bi. Em 1984, aps o segundo choque dos preos do petrleo e da consolidao do II PND (que manteve a estratgia de endividamento), a dvida subiu para US$ 91 bi (cresceu quase 10 vezes em relao a 1972).

O milagre econmico brasileiro: 19671973


Serra (1984): as despropores estruturais da economia brasileira no poderiam ser resolvidas no curto prazo. Elas aumentariam as importaes se a economia continuasse a crescer tanto.

O milagre econmico brasileiro: 19671973


Serra (1984): as despropores estruturais da economia brasileira no poderiam ser resolvidas no curto prazo. Elas aumentariam as importaes se a economia continuasse a crescer tanto.

Referncias
1. BRESSER PEREIRA, L. C. Desenvolvimento e Crise no Brasil: 1930-1983. So Paulo: Brasiliense, 1985. 2. LESSA, C. Quinze anos de poltica econmica. So Paulo: Brasiliense, 1981. 3. LOUREIRO, A. L. J. Guia Prtico de Economia Brasileira. Macei: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 1995. 4. SERRA, J. Ciclos e mudanas estruturais na economia brasileira. In: LESSA, C. et al. Desenvolvimento Capitalista no Brasil, vol.1. So Paulo: Brasiliense, 1984.

You might also like