You are on page 1of 6

BIOLOGIA II Prof.

: Vincius (Minguado)

LISTA 9 MORFOLOGIA VEGETAL


ORIENTAES
A lista 9 aborda a morfologia das plantas (raiz, caule e folha). Mantenha sempre o foco e a ateno ao resolver as questes e nunca deixe de treinar a escritas das dissertativas! Bons estudos! =D Quem acredita sempre alcana Caules areos eretos: haste, tronco, colmo (ex.: cana-de-acar), estipe (ex.: coqueiro) e claddio (ex.: cactos); Caules subterrneos: rizoma (ex.: bananeira), tubrculo (ex.: batata) e bulbo (ex.: cebola).

RESUMO TERICO
RAIZ A raiz de uma planta tem funo de sustentao e de absoro de nutrientes do solo. Suas principais partes so: Coifa: protege a zona meristemtica (ponta da raiz); Zona meristemtica: composta de tecido meristemtico indiferenciado; Zona de distenso (zona lisa): participa no crescimento longitudinal; Zona pilfera: possui pelos absorventes que retiram gua e sais minerais do solo; Zona das ramificaes (suberosa): caracterizada pelo aumento na espessura e por ramificaes.

FOLHA A principal funo das folhas a realizao da fotossntese, efetuando trocas gasosas com o meio. Os principais tipos de folha so: acculas (ex.: pinheiro), espinhos, spalas e ptalas, brcteas, cotildones e gavinhas.

(folha de dicotilednea)

(folha de monocotilednea)

EXERCCIOS RESOLVIDOS
1. (UFPR) A figura abaixo representa a ponta de uma raiz de alho, vista ao microscpio de luz. As linhas tracejadas A e B representam duas posies onde poderia ser cortada a raiz.

Os principais tipos de razes so: Aquticas; Areas: raiz escora (ou suporte), raiz sugadora (haustrio), raiz tabular, raiz estrangulante, raiz respiratria (pneumatforos), raiz grampiforme (ou aderente) e raiz velame. Subterrneas: raiz axial, raiz fasciculada e raiz tuberosa. CAULE O caule responsvel pela ligao entre as folhas e a raiz e tambm por fornecer suporte mecnico s folhas. Os principais tipos de caule so: Caules areos rastejantes: no apresentam tecidos rgidos de sustentao;
CASD Vestibulare BIO II

Responda: a) Qual dos dois cortes (A ou B) certamente inibir a continuidade do crescimento da raiz? b) Com base nos conhecimentos de botnica, justifique sua resposta. Resoluo: a) O corte B. b) O corte transversal (B) separar a regio apical que contm o meristema primrio, responsvel pelo crescimento longitudinal da raiz.

2. (UEL) Observe a figura:

EXERCCIOS PROPOSTOS
1. (UFRN 2012) O palmito juara extrado do topo de uma palmeira parente do aa, outrora abundante em toda a Mata Atlntica. Para essa extrao realizado um corte que produz um nico rolo de palmito e responsvel pela parada de crescimento e morte da rvore. Uma alternativa para a produo comercial de palmito a pupunha, que, alm de ser mais fcil de cultivar, diferente da juara, capaz de sobreviver mutilao, fazendo brotar novos ramos. Essa limitao de sobrevivncia da palmeira juara ao corte se explica porque, a) na retirada do palmito do interior do caule, h comprometimento da conduo da seiva. b) nessa planta, inexiste tecido de expanso celular alm daquele encontrado no pice do caule. c) em todas as palmeiras, no h folhas alm daquelas localizadas no topo da planta. d) nessa espcie, a ausncia de gemas laterais no permite a formao de novos ramos. 2. (UEL) Geralmente, caules subterrneos que acumulam substncias nutritivas, denominados tubrculos, so confundidos como sendo razes tuberosas que tambm acumulam reserva de amido. Um caso tpico desse equvoco seria o de classificar a batata-inglesa como raiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma caracterstica que diferencia um tubrculo de uma raiz tuberosa? a) O tubrculo possui plos absorventes para a absoro de gua. b) A raiz tuberosa possui gemas axilares para o crescimento de ramos. c) O tubrculo possui coifa para proteger o meristema de crescimento. d) A raiz tuberosa possui gemas apicais para desenvolver novas razes. e) O tubrculo possui gemas laterais para desenvolver ramos e folhas. 3. (UEL 2008) Alguns organismos buscam estratgias diferenciadas de nutrio. Pntanos e solos arenosos, pobres em nitrognio, abrigam vegetais com estratgias e modificaes morfofisiolgicas que auxiliam na obteno de nitrognio fora do solo em que vivem. Dentre os grupos abaixo, assinale aquele que possui os vegetais que se encaixam nesta estratgia: a) Pteridfitas. b) Epfitas. c) Carnvoras. d) Parasitas. e) Micorrizas. 4. (UFRS) Assinale a alternativa que contm somente razes utilizadas na alimentao. a) mandioca - rabanete - cenoura - beterraba. b) rabanete - cebola - batata-inglesa - alcachofra. c) batata-inglesa - inhame - mandioca - beterraba. d) gengibre - beterraba - alho - batata-inglesa. e) cebola - mandioca - beterraba inhame
CASD Vestibulares

A obra A or do mangue faz aluso s plantas de hbito arbreo tpicas do mangue. Com base nos conhecimentos sobre essas plantas, considere as armativas a seguir. I. Possuem razes escoras como adaptao ao solo instvel para a sustentao do vegetal. II. Suas razes realizam trocas gasosas diretamente com o ambiente areo como adaptao a um solo pobre em oxignio. III. Possuem razes com baixo potencial osmtico de suco celular, gastando energia para absorver gua do solo salgado. IV. Suas razes possuem orifcios, denominados pneumatdios para realizar a absoro e excreo de sais. Assinale a alternativa correta: a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. Resoluo: I - CORRETA: So razes adventcias que se desenvolvem a partir de certas regies do caule e cuja funo aumentar a sustentao da planta. Essas razes so denominadas razes escoras ou suporte. II - CORRETA: Possuem razes respiratrias ou pneumatforos adaptados realizao de trocas gasosas com o ambiente. Por viverem em solos encharcados e pobres de oxigenao, as razes crescem rente superfcie e lanam projees para fora do solo, denominadas de pneumatforos. Estes possuem grande nmero de pneumatdios, pequenos orifcios atravs dos quais ocorrem trocas gasosas. III - INCORRETA: As clulas das razes de plantas de mangue possuem um alto potencial osmtico de suco celular quando comparado com o do solo. Portanto, as clulas so hipertnicas em relao ao meio externo, o que possibilita a absoro de gua por osmose por transporte passivo, sem gasto de energia. Alternativa A.

Frente II

5. (Puccamp) Tubrculos que possuem botes vegetativos como as batatas-inglesas, escamas que acumulam substncias nutritivas como as das cebolas e claddios que apresentam reserva de gua como os dos cactos so, respectivamente, tipos de: a) raiz, caule e folha. b) raiz, folha e caule. c) raiz, raiz e caule. d) caule, folha e folha. e) caule, folha e caule. 6. (PUC-MG) A figura abaixo destaca partes da estrutura de trs diferentes (vegetais).

8. (Puccamp) Se o convidarem para saborear um belo cozido portugus, certamente a ltima coisa que experimentar entre as iguarias do prato ser a batata, pois ao ser colocada na boca sempre parecer mais quente... Mas ser que ela est sempre mais quente, uma vez que todos os componentes do prato foram cozidos juntos e saram ao mesmo tempo da panela? Sabemos que, ao entrarem em contato, objetos com temperaturas diferentes tendem a trocar calor at ficarem com a mesma temperatura. Parece estranho, no? Uma coisa certa: ao comer o cozido a chance de voc queimar a boca com a batata muito maior do que com o pedao de carne. Comprove isso no prximo cozido que tiver oportunidade de comer.
(Anbal Figueiredo e Maurcio Pietrocola, "Fsica um outro lado - Calor e temperatura." So Paulo: FTD, 1997)

A figura a seguir esquematiza a parte subterrnea de um p de batatas.

Com base em seus conhecimentos, correto afirmar, EXCETO: a) Rizoma uma estrutura encontrada em samambaia e em bananeiras. b) Tubrculos so razes que apresentam ndulos ricos em substncias nutritivas. c) No bulbo como os da cebola, folhas modificadas e armazenadoras revestem uma pequena poro interna de caule. d) Rizomas, tubrculos e bulbos so estruturas tipicamente subterrneas. e) Batata-inglesa e car so exemplos de plantas que possuem tubrculo. 7. (Unifesp) Um estudante tem a tarefa de extrair substncias de reserva de plantas. Porm, est em dvida sobre qual ou quais so essas substncias e de onde extra-las. Assinale a alternativa que contm a resposta e o procedimento corretos para essa tarefa. a) O estudante extrair somente amido, que a substncia de reserva dos vegetais. O amido produzido nas folhas e acumulado nas razes; logo, apenas razes devero ser usadas. b) H a possibilidade de se trabalhar com amido e lipdio, as substncias de reserva dos vegetais. Lipdios so encontrados somente nas sementes e amido, somente em razes e caules. c) Protenas e lipdios so as substncias de reserva mais abundantes nos vegetais. Podem ser extrados de qualquer rgo, mas principalmente dos frutos e razes. d) Substncias de reserva nos vegetais so carboidratos, lipdios e protenas. Podem ser extrados de qualquer rgo da planta, mas principalmente de razes e caules (carboidratos) e de sementes e frutos (lipdios e protenas). e) Amido e outros carboidratos constituem a nica forma de reserva nas plantas. Podem ser extrados de qualquer rgo vegetal, embora se concentrem nas razes e nos caules.
CASD Vestibulares

A legenda correta para essa figura a seguinte:

9. (Puccamp) Considere a figura a seguir que representa tipos de razes encontrados em plantas dos manguezais.

Sobre as razes esquematizadas seguintes afirmaes:

fizeram-se

as

I. Algumas tm funo de suporte, permitindo melhor fixao no ambiente considerado. II. Outras tm funo respiratria, uma vez que nelas h estruturas capazes de permitir entrada e sada de ar dos seus tecidos. III. H, tambm, razes com funo sugadora, permitindo que a planta retire alimento de outros vegetais. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I b) II c) III d) I e II e) II e III
3

Frente II

10. (Puccamp) As folhas da carnaubeira, palmeira caracterstica de algumas reas da caatinga, so revestidas por uma espessa camada de cera. Outras plantas da mesma regio tambm apresentam esta caracterstica, considerada uma adaptao para: a) impedir ataques de insetos. b) atrair polinizadores. c) diminuir a perda de gua. d) otimizar a respirao. e) aumentar processos de gutao. 11. (Fuvest) Duas plantas da mesma espcie, que vivem em ambientes distintos, apresentam folhas morfologicamente diferentes, representadas nas figuras A e B.

13. (UFF) Em estudos com Arabidopsis thaliana, um vegetal terrestre, foram utilizadas plantas jovens com gentipo mutante (M), que no apresentam a formao de uma estrutura presente na raiz, e plantas jovens com gentipo normal (N). As plantas foram cultivadas em soluo nutritiva em condies adequadas ao crescimento, entretanto, com metade da concentrao de fosfato recomendada para essa espcie. Aps um ms de cultivo, o teor de fosfato foi avaliado na matria seca das plantas, fornecendo os resultados apresentados no grfico a seguir: a) Qual das regies da raiz foi afetada pela mutao? Justifique sua resposta.

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________


b) Suponha que as plantas jovens com gentipo normal, ao serem transferidas da soluo nutritiva para o solo, tenham sido cortadas na regio logo abaixo daquela afetada pela mutao nas plantas mutantes (M). Quais foram s regies perdidas e como isso afeta o crescimento e funcionamento da raiz?

a) Indique, justificando, qual das folhas corresponde planta que vive em campo aberto e qual corresponde planta que vive no interior de uma floresta.

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________


b) Se recortarmos um quadrado de mesma rea de cada uma dessas folhas e extrairmos a clorofila, de qual amostra se espera obter maior quantidade desse pigmento? Por qu?

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________


14. (UFRJ 2003) A soma da rea superficial de todas 2 as folhas encontradas em 1m de terreno denominada SF. O grfico a seguir apresenta a SF de 3 ecossistemas distintos (A, B e C). Nesses trs ambientes, a disponibilidade de luz no um fator limitante para a fotossntese.

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________


12. (UFAL) Cactos so plantas adaptadas a climas secos. Eles tm uma aparncia bem caracterstica devido ao caule verde e grande quantidade de espinhos. a) Por que a transformao de folhas em espinhos uma adaptao a ambientes secos?

________________________________ Identifique qual dos trs ecossistemas corresponde a deserto, explicando a relao entre a SF e as ________________________________ um caractersticas ambientais deste ecossistema. ________________________________ ________________________________ ________________________________ b) Por que o caule do cacto verde? ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ _______________________________
4 Frente II CASD Vestibulares

15. (UFC) O corpo dos vegetais superiores composto por dois conjuntos bsicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manuteno do indivduo como uma unidade dentro da populao, as estruturas reprodutivas so responsveis pela propagao deste indivduo e pela conseqente manuteno do estoque gentico da espcie. No que se refere s estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir: a) Quais as funes do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funes de cada rgo.

a) Indique a vantagem de as razes do barbatimo atingirem vrios metros de profundidade, em sua competio com as gramneas.

________________________________ ________________________________ ________________________________


b) Cite duas outras caractersticas das plantas do cerrado que possibilitam sua adaptao s condies da seca.

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ 17. (UFRJ) A distribuio das folhas de uma planta ao
b) Quais as caractersticas morfolgicas (ou fisiolgicas) de cada um desses rgos? Cite pelo menos duas caractersticas de cada um. longo dos ns presentes no caule segue padres de organizao conhecidos como filotaxia. Na "filotaxia oposta" as folhas aparecem aos pares em cada n e cada folha est diametralmente oposta outra. Alm disto, o par de um n forma ngulo de 90 com os pares imediatamente superior e inferior. Em geral, os ns so tambm distantes entre si.

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________


c) Normalmente, os caules e as razes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padro de crescimento um tanto quanto diferente. Cite dois exemplos de caules subterrneos e dois exemplos de razes areas.

________________________________ ________________________________ Explique a importncia da filotaxia oposta para os ________________________________ processos metablicos das plantas. ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ 16. (UERJ) Barbatimo e gramnea convivem lado a ________________________________ lado no cerrado ________________________________
18. (UFSC) Assinale as proposies que apresentam CORRETAMENTE os tipos de razes, suas caractersticas e exemplos de vegetais que as possuem. 01) Razes fasciculadas possuem um eixo central mais desenvolvido e esto presentes nos vegetais chamados dicotiledneas, como o milho e a grama. 02) As razes respiratrias, presentes nos mangues, promovem uma maior absoro de oxignio. 04) Razes tabulares aumentam a estabilidade de rvores frondosas, como as figueiras. 08) As razes sugadoras dos vegetais parasitas, como o cip-chumbo, penetram nos caules de plantas hospedeiras, sugando a seiva de que necessitam. 16) A raiz tuberosa, presente na cenoura e beterraba, acumula substncias nutritivas.
5

A figura anterior mostra o extraordinrio desenvolvimento das razes do barbatimo, em comparao com as razes da gramnea. At os 2 metros representados na figura, no aparecem sequer razes absorventes do barbatimo, que esto em profundidade ainda maior.
CASD Vestibulares

Frente II

RESOLUES E GABARITOS
1. [D] Como essa palmeira no possui gemas laterais, ao se cortar o topo dela, elimina-se a gema apical, levando a planta morte. 2. [E] A presena de gemas ou brotos caracteriza o caule. 3. [C] Plantas carnvoras alimentam-se de insetos para suprir sua necessidade de compostos nitrogenados, j que o solo em que vivem geralmente pobre nesses compostos. 4. [A] 5. [E]

absoro de gua e elementos minerais que ocorre, principalmente, na zona pilfera. 14. O ecossistema B. Uma menor SF diminui a perda de gua por evaporao/transpirao, condio importante para a sobrevivncia da planta em um ambiente onde h pouca disponibilidade de gua. 15. a) As razes fixam a planta ao solo (ou outro substrato qualquer), absorvem e conduzem gua e sais minerais e atuam, por vezes, no armazenamento de reservas nutritivas. O caule sustenta s folhas, flores e frutos e realiza a conduo da seiva inorgnica para as regies fotossintetizantes e da seiva orgnica para todas as demais partes da planta, podendo, ainda, acumular reserva nutritiva e gua e atuar na propagao vegetativa (reproduo assexuada) das plantas. b) As razes so geralmente aclorofiladas, no segmentadas, desprovidas de folhas e gemas e, subterrneas. A raiz formada pela coifa, zona lisa ou de crescimento, zona pilfera ou de absoro, zona suberosa ou de ramificao e colo ou coleto, que separa a raiz do caule. Os caules, em geral, so areos, podendo ser fotossintetizantes ou no. Sua estrutura externa composta por ns, entrens, gemas terminais e laterais. As gemas laterais localizam-se nas axilas de folhas e so responsveis pela formao das ramificaes do caule. c) So exemplos de razes areas: suporte ou escora, raiz tabular, raiz estrangulantes, raiz grampiforme e razes respiratrias ou pneumatfaros. So exemplos de caules subterrneos: rizoma, tubrculo e bulbo. 16. a) Captao de gua que est disponvel no lenol fretico subterrneo, no alcanado pelas razes das gramneas. b) Galhos retorcidos das rvores, espessa casca dos caules, folhas coriceas e revestidas por cera ou plos. 17. A filotaxia oposta impede que uma folha faa sombra sobre a outra, permitindo uma maior captao de luz, necessria para a fotossntese. 18. [02 + 04 + 08 + 16 = 30] 01 INCORRETO. Razes fasciculadas no possuem eixo central desenvolvido e so caractersticas de monocotiledneas; 02 CORRETO. Em manguezais o solo geralmente pobre em oxignio. Assim, as razes respiratrias das plantas que vivem nessas regies tm a funo de absorver esse gs; 04 CORRETO. Razes tabulares tm funo de sustentao; 08 CORRETO. As razes do cip-chumbo, por exemplo, atingem os tecidos condutores de seiva elaborada da planta hospedeira. 16 CORRETO. Razes tuberosas so go de reserva para a planta.

6. [B] Tubrculos so exemplos de caules subterrneos e no de razes. 7. [D] As razes e caules apresentam alta concentrao de carboidratos, principalmente o amido. Sementes e frutos apresentam alm de carboidratos solveis e insolveis, leos e protenas. 8. [A] 9. [D] I CORRETA. As razes escora das plantas de mangue tm a funo de aumentar a fixao da planta ao solo; II CORRETA. No esquema, esto representadas razes respiratrias (pneumatforos); III INCORRETA. Razes sugadoras so caracte-rsticas de plantas parasitas e no de plantas de mangue. 10. [C] A espessa camada de cera consiste numa adaptao ao meio, protegendo contra a perda de gua para o ambiente por transpirao. 11. a) A folha A caracterstica de plantas que vivem no interior da floresta. Caractersticas principais: grande superfcie, grande quantidade de cloroplastos e clorofila. Isso importante devido competio pela luz no interior da floresta. A folha B caracterstica de plantas que vivem em campo aberto. Caractersticas principais: superfcie reduzida, menor quantidade de cloroplastos e clorofila. No h competio pela luz. O limbo bastante recortado favorece a passagem do ar em situaes de vento no campo aberto. b) Como j citado em a, haver maior quantidade de clorofila na folha A. Isso porque ela tpica de regies com intensa competio pela luz. 12. a)Como os espinhos so finos e pontiagudos, sua rea de contato com o ambiente pequena, evitando a perda de gua. b)Trata-se do caule tipo claddio, que capaz de realizar fotossntese. 13. a) A regio pilfera ou de absoro. Os resultados mostram que a planta mutante tem menos fosfato na matria seca do que a planta normal. A planta mutante, portanto, absorveu menos fosfato pelas razes, pois, a regio da raiz responsvel pela absoro de sais minerais e gua foi afetada pela mutao. b) Foram perdidas a coifa e a zona lisa. Sem estas partes, a raiz no crescer em extenso, pois perdeu as regies que tm a capacidade de formar novas clulas para diferenciao e de crescer por alongamento celular. Entretanto, a raiz poderia continuar o processo de
6

Frente II

CASD Vestibulares

You might also like