You are on page 1of 10

English through Music:

Descrio da Eletiva:
J que a msica o veculo que ajuda a memorizar a letra, ela ser utilizada para despertar o interesse dos alunos na lngua inglesa, trabalhando o vocabulrio e a estrutura do idioma atravs da prpria msica. Fazendo uso de atividades baseadas na seleo de msicas populares em ingls (atuais ou no) que exemplificam estruturas da lngua inglesa que so importantes, mas difceis de aprender. Os exemplos so apresentados de forma sistemtica e repetitiva sendo, portanto, suficientes para facilitar a aprendizagem de tais estruturas e vocabulrio. Como avaliao, tem por verificar se os alunos aprenderam o vocabulrio e a estrutura bsica da lngua a cada aula, usando o material de forma que mostre a eles que possam se beneficiar com a msica de uma forma divertida.

Eletiva

Objetivos:
O objetivo treinar o ouvido, desenvolvendo melhor a compreenso auditiva. Aprender sentenas, no s palavras individuais, exercitando o seu listening (ouvido) voc aperfeioa o seu speaking (fala) tambm, tendo mais facilidade para se comunicar em ingls. As palavras, as estruturas e as informaes das msicas ficaro guardadas na sua biblioteca mental e estaro disponveis para posterior uso, quando a oportunidade aparecer. Alm de motivar o aluno a traduzir msicas trabalhando no s individualmente como em grupo tambm. Tende a incentivar a autonomia e autoconfiana dos alunos ao traduzir da lngua inglesa e para ela com exerccios divertidos e de acordo com a msica da semana. Ainda, promove debates de assuntos interessantes e/ou atualidades em algumas msicas.

Um Dia de Mestre
Descrio do Projeto e seus Objetivos:
Como o nome j diz, todos os alunos tero um dia como professores. O projeto tende a dar liberdade para os alunos e incentiv-los a procurar mais sobre elas, seja a parte gramatical, o vocabulrio, fatos interessantes ou outros vdeos relacionados. Sendo protagonistas e tendo seus conhecimentos valorizados pelo professor, o aluno passa a sentir que sua bagagem cultural relevante no seu processo de ensino/aprendizagem, que ele pode fazer parte da construo de seu conhecimento. Tem por principal objetivo valorizar os saberes do aluno protagonista, elevando sua autoconfiana e sua autoestima, tornando o caminho do professor e do aluno mais tranquilo para atingir a aquisio de novos saberes na formao deste aluno, o principal personagem de todo o processo educacional.
(O nome original foi ideia da professora de Humanidades Tereza Gentil).

Apresentao de Alunos & Games


Descrio do Projeto e seus Objetivos:
Em 2012.1, foi possvel perceber que dois tempos por aula eram suficientes para os alunos conseguirem completar a Worksheet, corrigirmos e fazermos a traduo juntos, trabalhando o vocabulrio da msica da semana. Portanto, fiz uma tentativa de algo diferente na primeira aula de 2012.2. Essa tentativa foi uma atividade de numerar os versos da msica sem ouvi-la, no final da aula, aps as atividades que j fazamos. A primeira tentativa foi excelente; no entanto, no decorrer das aulas foi ficando montona essa atividade somente, por esse motivo, fui criando novas atividades e mostrando aos alunos nas aulas. Os alunos comearam a ficar motivados e queriam dar ideias de Games e escolher as msicas da semana e foi a partir desse desejo deles que comecei com as apresentaes em grupos. A princpio, os grupos eram formados sem superviso e poderiam ter at seis integrantes, mas com o passar do tempo, chegamos concluso de que trs alunos eram suficientes para montar a apresentao. O objetivo inicial desse Projeto era motivar os alunos a apresentar o vocabulrio das msicas se divertindo. Aps o objetivo inicial ser atingido, vieram ideias novas e atividades que exigiam mais criatividade tanto da professora quanto dos alunos protagonistas dentro e fora de sala de aula, j que as aulas so preparadas fora do horrio da Eletiva.

Msica atravs da Expresso Corporal


Descrio do Projeto e seus Objetivos:
Expresso, em msica, o conjunto de todas as caractersticas de uma composio musical que podem variar de acordo com a interpretao. Muitas vezes as msicas no precisam ser traduzidas para haver o entendimento; elas podem ser representadas por imagens, vdeos e, no caso especfico do projeto, em gestos. Normalmente, traduzir todas as palavras da msica uma tarefa rdua devido rapidez com que elas so cantadas; no entanto, a grande maioria delas e o sentido geral da frase so possveis de ser expressos atravs de gestos. Para que isso acontea, necessrio que o aluno saiba a traduo da msica para poder trabalhar nos gestos junto com a professora e formar uma apresentao gesticular. O objetivo ampliar a reflexo que envolve a educao e a linguagem corporal como elementos fundamentais no processo educativo que enfatizado na proposta pedaggica privilegiada em uma nova cultura de movimento. Alm disso, age em conjunto com a possibilidade de descoberta ou redescoberta da corporeidade nos alunos, sendo possvel, assim, gerar memrias a partir das percepes e dos sentimentos provocados pela vivncia do corpo em movimento.

Dana Interpretativa
Descrio do Projeto e seus Objetivos:
A msica atravs da expresso corporal exige a noo de timing, cronometrar os gestos conforme as palavras so ditas na msica. A dana no diferente, especialmente a dana interpretativa, pois visa no s interpretar, mas tambm traduzir o que a msica diz. Apesar de ser uma forma de expresso corporal, , no entanto, um item a parte do projeto acima, pois envolve tudo o que foi descrito mais a noo de ritmo em conjunto com a de timing. um projeto que leva tempo, pois a coreografia tem que ser de acordo com a traduo da msica, para isso, esta tem que ser passada para os alunos para que a coreografia seja criada e compartilhada com o restante dos alunos. Motivar os alunos a traduzir as msicas conforme suas interpretaes. Na dana interpretativa o aluno precisa de imaginao, esprito criador e personalidade, sem as quais a capacidade de interpretar no se desenvolve em toda a extenso e intensidade. V-se, portanto, que tanto a criana, como o jovem e o adulto podem adquirir conhecimentos gerais atravs da dana ou acumul-los para bem desempenh-la. A presena da dana nas escolas s vem a beneficiar os alunos, ampliando o valor pessoal de cada indivduo.

Relatrio
de alguns

Projetos
e suas

Atividades

Projetos da Eletiva ETM:


Apologize (2012): Dana Interpretativa com um Hip Hop Remix no final.
- Alunos: Richards Raphael, Gabriel Fonseca, Ana Carolina Vargas, Eustquio Silva, Joo Marcos. Participao ao longo do Projeto:Luiz Felipe de Jesus e Carlos Eduardo Teixeira.

Hit Me Baby (2012): Interpretao da msica a partir da expresso corporal. I


- Aluno:. Luiz Felipe de Jesus. Participao ao longo do Projeto: Jonathan Jacintho.

Call Me Maybe (2012): Histria de acordo com a msica, dana interpretativa e final com uma moral da histria escolhida pelos alunos.
- Alunos:.Jonathan Jacintho, Iasmin Souza, Lorrani Netto ,Wellington Paulo.e Daniel Arajo (gravao)

A Thousand Miles (2013): Interpretao corporal de forma engraada

da msica a partir da expresso

- Alunos:. Breno dos Anjos, Gabriel Fonseca, Miguel Thompson e Yuri Julio.

Unplugged (2013.1): Aula acstica da Eletiva. Verso das msicas passadas na Eletiva at ento, cantada pelos alunos 2013.1 e tocada no violo por um deles.
- Alunos:. Luiz Felipe de Jesus e alunos 2013.1.

InterRemix (2013): Interpretao da msica a partir da expresso corporal de forma engraada


- Alunos:. Ana Carolina Vargas e Gabriel Fonseca (edio final). Participao ao longo do Projeto: Claudio Rosrio, Miguel Thompson, Luiz Felipe de Jesus e Carlos Eduardo Teixeira.

Divas on the Floor (2013): Explicao do que foi feito no vdeo pelas alunas, interpretao da msica a partir da expresso corporal e as alunas cantando a msica como fundo musical.
- Alunos:. Tainara Ottoni, Rafaela Gonalves e Breno dos Anjos.

Orientaes Curriculares para o Ensino de Disciplinas Eletivas:


O Ensino Fundamental tem como objetivo geral para a sua estruturao curricular, a utilizao de diferentes linguagens - verbal, matemtica, grfica, plstica, corporal - como meio para expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produes da cultura. Assim, segundo o PCN do Ensino Fundamental (1999), a escola, em cumprimento ao seu papel primordial, deve pensar num currculo como instrumentao da cidadania democrtica, contemplando contedos e estratgias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realizao de atividades nos trs domnios da ao humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experincia subjetiva, incorporando como diretrizes gerais e orientadoras as quatro premissas apontadas pela UNESCO para a educao na sociedade contempornea: Aprender a conhecer saberes que permitem compreender o mundo; Aprender a fazer desenvolvimento de habilidades e o estmulo ao surgimento de novas aptides; Aprender a conviver aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepo das interdependncias; Aprender a ser preparar o indivduo para elaborar pensamentos autnomos e crticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginao. Logo, conforme o PCN (1999), a partir desses princpios gerais, o currculo deve ser articulado em torno de eixos bsicos orientadores da seleo de contedos significativos, tendo em vista as competncias e habilidades que se pretende desenvolver no Ensino Fundamental, considerando o contexto da sociedade em constante mudana e a prova da validade e de relevncia social desse currculo. Para tal, a Lei n 9.394/96 (LDB) determina a construo dos currculos com uma Base Nacional Comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela (Art.26) e, portanto, referenciados nos requerimentos legais e nas premissas do Plano de Ao do Ginsio Experimental Carioca, essa proposta ser includa no desenho curricular, a fim de possibilitar ao educando a construo do seu prprio currculo; ampliar conceitos, procedimentos ou temticas de uma disciplina ou rea de conhecimento que no so garantidas no espao cotidiano disciplinar; possibilitar o desenvolvimento de projetos de acordo com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem ou, ainda, favorecer a preparao para a sua futura aquisio de capacidades especficas para o trabalho. No entanto, o desenvolvimento da parte diversificada no implica em profissionalizao, mas na diversificao de experincias escolares com o objetivo curricular, ou mesmo aprofundamento de estudos, quando o contexto assim exigir, atravs de situaes didticas diversificadas, tendo como foco principal o desenvolvimento e consolidao dos conhecimentos das reas, de forma contextualizada, referindo-os a atividades de prticas sociais e produtivas.

Enfim, a parte diversificada dever, portanto, ser integrada Base Nacional Comum para que o currculo faa sentido como um todo seja atravs do enriquecimento, ampliao, diversificao, desdobramento de contedos da Base Nacional Comum ou de parte deles, por meio de estudos focalizados em problemas (situaes-problema) selecionados pela equipe escolar, de forma que eles sejam organicamente integrados ao currculo, superando definitivamente a concepo de projeto como atividade extra curricular. Assim, a parte diversificada decisiva na construo da identidade de cada escola e cabe aos professores despertar nos estudantes a curiosidade e o aprofundamento de temticas por eles sugeridas, articulando-se com as demais disciplinas, favorecendo um espao rico e diversificado para discusses, estudos, intervenes, produes, criatividade, atitude interdisciplinar, construo do conhecimento e enriquecimento do currculo individual e da Escola.
Prof Thereza Paes Barreto/ Consultora UFPE/ICE

Eletiva Ginsio Experimental Carioca Ansio Teixeira Tema: English through Music Ingls atravs da Msica
Professora: Daniele Costa Couto Nmero de alunos: 20 Local a ser desenvolvida a eletiva: Sala 1 Durao: maro a julho. Faixa etria: 7 ao 9 ano

Ementa/ Justificativa: J que a msica o veculo que ajuda a memorizar a letra, ela ser utilizada para o despertar do interesse dos alunos na lngua inglesa, trabalhando o vocabulrio e a estrutura do idioma atravs da prpria msica. Objetivo Geral: Motivar o aluno a traduzir msicas trabalhando tambm a compreenso auditiva. Objetivos especficos: Incentivar a autonomia e autoconfiana dos alunos ao traduzir a lngua inglesa com exerccios divertidos e de acordo com a msica da semana; e, ainda, promover debates de assuntos interessantes e/ou atualidades em algumas msicas. Disciplinas correlacionadas: Lngua portuguesa, atualidades e msica. Estratgias e procedimentos: Atividades baseadas na seleo de msicas populares em ingls (atuais ou no) que exemplificam estruturas da lngua inglesa que so importantes, mas difceis de aprender. Os exemplos so apresentados de forma sistemtica e repetitiva sendo, portanto, suficientes para facilitar a aprendizagem de tais estruturas. Recursos Materiais: Data show, caixa de som e netbook. Avaliao: Verificar se os alunos aprenderam o vocabulrio e a estrutura bsica da lngua, usando o material de forma que mostre a eles que possam se beneficiar com a msica de uma forma divertida.

3) Eletiva

You might also like