You are on page 1of 20

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

Jorge Pedro Sousa

ndice
Introduo . . . . . . . . . . 1 A fotograa na imprensa: 2 O fotojornalismo . . . . 3 A encerrar . . . . . . . . Referncias bibliogrcas . . . . . . . . . um cenrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 4 10 17 19

Introduo
produto da Revoluo Industrial, inundou de imagens as sociedades contemporneas. A sua histria uma histria de transformaes revolucionrias que geraram continuamente novos usos para as fotograas, incluindo o fotojornalismo (Sousa, 2004). A inteno de relatar os factos como eles sucederam esteve por trs das primeiras fotograas de notcias. Estas cumpriram a dupla nalidade de xar os acontecimentos para a posteridade e de mostrar a quem no estava l como esses acontecimentos tinham decorrido (Sousa, 2004, p. 25). Uma inteno testemunhal presidiu, portanto, emergncia de um primeiro fotojornalismo sem fotojornalistas.

F otograa,

Universidade Fernando Pessoa e Centro de Investigao Media & Jornalismo. jorgepedrosousa@hotmail.com.

Jorge Pedro Sousa

Todavia, o propsito de documentar os acontecimentos da actualidade com verdade desse fotojornalismo pioneiro logo foi subvertido pela colorao articial de algumas das primeiras fotograas de acontecimentos, paradoxalmente com o objectivo de as tornar mais realistas. Imediatamente a seguir, Roger Fenton, primeiro indivduo pago para fazer uma foto-reportagem ou seja, o primeiro fotojornalista prossional de sempre, tambm cou na histria por realizar uma cobertura selectiva e, por vezes, encenada de um conito a Guerra da Crimeia. A primeira foto-reportagem realizada por um fotojornalista prossional tornou-se, assim, o primeiro exemplo de uma foto-reportagem dissonante da realidade global que pretendia mostrar. De facto, enviado para a Crimeia, em 1855, para cobrir a guerra que opunha uma coligao franco-britnica aos otomanos, Fenton recebeu instrues para no mostrar a face cruel da guerra. Fotografou o conito com um enfoque positivo. As suas imagens no mostram mortos (melhor dizendo, uma s, censurada, mostra mortos inimigos alinhados), mas apenas jovens garbosos nos seus uniformes. Numa nica imagem, um ferido sorridente carinhosamente socorrido; noutra, balas de canho juncam o campo de batalha, sendo a nica que sugere, sem mostrar, que a violncia esteve presente durante o conito.

Fig. 1 Colorao articial de fotograas de notcias prtica comum de manipulao destinada a emprestar realismo s imagens.

www.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

Figs. 2 e 3 Roger Fenton, 1855, Crimeia. Fotograas que no mostram a face cruel da guerra.

Assim sendo, pode dizer-se que o fotojornalismo, desde que surgiu, ofereceu contemporaneidade uma vasta gama de fotograas-problema que chamam a ateno para o estatuto da imagem fotojornalstica e da prpria actividade. Equacionar esse estatuto ganha particular dimenso devido enorme profuso de fotos que so quotidianamente usadas com ns jornalsticos. O objectivo desta reexo , assim, o de contribuir para problematizar o estatuto da imagem fotojornalstica e do fotojornalismo enquanto actividade prossional.

www.bocc.ubi.pt

Jorge Pedro Sousa

A fotograa na imprensa: um cenrio

O fotojornalismo uma faceta do jornalismo que se joga, sobretudo, nos jornais e revistas e nos meios on-line. Por vezes, a televiso tambm pode recorrer a fotograas jornalsticas, quando no possui imagens animadas dos acontecimentos, mas o fotojornalismo , sobretudo, um produto da imprensa e para a imprensa, em papel e no ciberespao. De qualquer modo, o sentido de especicidade informativa do fotojornalismo parece estar a perder-se. Por um lado, a tendncia geral para a mistura de informao, entretenimento e persuaso tem abastardado e banalizado o jornalismo em geral e o jornalismo com imagens em particular. Por outro lado, num mundo que endeusa o indivduo e a aparncia, a cedncia dos fotojornalistas aos critrios fotognicos de outros tipos de fotograa, nomeadamente da fotograa publicitria, e a proliferao da fotograa de pessoas marcada pelo esteticismo mascaram as verdadeiras funes do fotojornalismo. Um jornalismo sem fronteiras nem limites um jornalismo descaracterizado que s foradamente pode ser encarado como verdadeiro jornalismo, capaz de providenciar informao til e signicante aos cidados e de lhes permitir construir conhecimentos relevantes sobre a realidade. H, na verdade, uma crescente indiferenciao no espao do imagtico, decorrente da partilha de identicadores entre diversas formas de fotograa. A fotograa jornalstica, por exemplo, tenta repetir, com frequncia, os critrios estticos da fotograa publicitria, principalmente nos retratos. Produzem-se fotos enfticas, coloridas, limpas, claras, bem iluminadas, formais, das quais os retratados saem favorecidos na sua aparncia.

www.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

Fig. 4 Mugshot de Paris Hilton: o fotojornalismo, em especial no retrato, vai buscar publicidade e mesmo fotograa utilitria modelos de expresso.

Fig. 5 Capa da revista Sbado, de Portugal. A ilustrao fotogrca intensica o obscurecimento das fronteiras do fotojornalismo.

www.bocc.ubi.pt

Jorge Pedro Sousa

Fig. 6 Fotograa de estdio de Antnio Pedro Ferreira, publicada na revista nica, do jornal portugus Expresso, ilustrando uma matria sobre jogadoras de futebol feminino. A fotograa tem inteno jornalstica, mas emula a fotograa de moda e a fotograa publicitria, diluindo as fronteiras do fotojornalismo.

Paradoxalmente, alguma fotograa publicitria tem, nos temas e nas formas, cultivado formas de expresso do fotojornalismo mais clssico, recorrendo ao preto-e-branco e a toda uma panplia de recursos de mimetizao da instantaneidade prpria do fotojornalismo, como a captura de imagens que valem pelo que mostram e no pela esttica nem pelo enquadramento. Provam-no, por exemplo, as imagens do fotgrafo Oliviero Toscanini para as campanhas publicitrias da Benetton. Assim, cada vez menos se consegue identicar a que paradigma pertence uma determinada fotograa, devido ao intercmbio esttico, estilstico e expressivo entre as vrias tipologias de expresso fotogrca.

www.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

Fig. 7 Oliviero Toscanini mimetiza o paradigma fotojornalstico nas campanhas publicitrias da Benetton.

A permeabilidade entre os diferentes gneros e formatos fotogrcos, agudizada e crescentemente facultada pela digitalizao, gera tambm o recurso s tcnicas de persuaso imagtica prprias da publicidade e da propaganda por parte da fotograa jornalstica. A estereotipizao de sujeitos (Sousa, 2006) ou o abandono da funo referencial que deve presidir fotograa jornalstica nas imagens digitalmente manipuladas (Sousa, 2004a; 2004b), por exemplo, transferem para o terreno do virtual o que deveria estar no terreno do real.

Fig. 8 Esta imagem iconogrca, referencial e verdadeira, mas tambm redutora e estereotipada e, neste sentido, virtual. Nela, a mulher muulmana reduzida s suas vestes.

www.bocc.ubi.pt

Jorge Pedro Sousa

Fig. 9, 10 e 11 Em Maro de 2003, o fotojornalista Brian Walski, do Los Angeles Times, usou duas fotos para fabricar virtualmente a primeira imagem. Foi demitido, pois os valores jornalsticos implicam o compromisso referencial do jornalista com a realidade.

No que as imagens virtuais no possam ser usadas em fotojornalismo. Podem. Mas desde que sirvam melhor o propsito informativo e o leitor seja avisado que est perante um cenrio ctcio (Sousa, 2004a; 2004b). possvel que na imprensa coexistam vrios tipos de imagem, em equilbrio, desde que as suas nalidades no se confundam. As classicaes so, portanto, necessrias para claricar os contedos fotogrcos que coexistem na imprensa. As derivaes estticas, as imagens virtuais e mesmo as provocaes artsticas que cerwww.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

tos fotojornalistas-autores do s imagens fotogrcas tornam premente essa necessidade. O leitor tem de poder situar cada imagem que recebe atravs dos meios jornalsticos e identicar e destrinar entre o que manifestao artstica, persuaso, mera ilustrao e informao. Obviamente, isto pressupe que o leitor necessite de possuir conhecimentos e competncias que lhe permitam reconhecer o cdigo da imagem, lendoa tendo em conta o contexto apropriado. Alm disso, uma verdadeira implicao do leitor na descodicao da imagem fotogrca impe que esta seja acompanhada de elementos referenciais que permitam a sua leitura clara. Uma legenda capaz de ancorar o sentido da foto, a autoria, a fonte, informao sobre a hipottica submisso da imagem a alteraes digitais so, neste campo, dados que devem ser facultados ao receptor, pois o contexto comunicativo referencial relevante para a obteno de informao. A fotograa , de facto, um sistema expressivo complexo, podendo funcionar como ndice, cone ou smbolo. A clebre foto de Capa da morte de um soldado republicano durante a Guerra Civil de Espanha, cuja autenticidade ainda hoje se discute, indicia as condies da sua produo e autoria, referencia o acontecimento e tornou-se smbolo da morte na guerra.

Fig. 12 Esta clebre foto de Robert Capa indicia as condies da sua produo, um cone do momento da morte de um soldado republicano durante a guerra civil de Espanha e um smbolo da morte na guerra. A fotograa jornalstica pode ser ndice, cone e smbolo, simultaneamente.

De qualquer modo, a funo referencial, icnica, da imagem aquewww.bocc.ubi.pt

10

Jorge Pedro Sousa

la que mais deve perseguir-se no fotojornalismo, j que este busca, antes de mais, prover o leitor de informao, mas a fotograa jornalstica pode, efectivamente, cumprir uma multiplicidade de funes para alm da informativa, incluindo o desfrute esttico ou o entretenimento. Ela abarca, ainda, diferentes registos. A inteno, por exemplo, pode centrar-se na linguagem instantnea da fotograa de acontecimentos ou, pelo contrrio, numa lgica documental, em que o momento se desvaloriza em funo da riqueza na signicao. Ao nvel expressivo, tambm a imagem fotogrca admite mltiplos registos, no enquadramento, na composio, nos aspectos cromticos, na transmisso da ideia de movimento ou no grau com que o motivo enfatizado atravs do controlo da profundidade de campo. Perante este cenrio, o que distingue o fotojornalismo?

O fotojornalismo

O acto de classicar permite a adopo de uma postura desperta e crtica e combate o caos cognitivo. Classicar, categorizar, prprio do ser humano, pois economiza esforo no acto de descodicao das mensagens. O esclarecimento do que o fotojornalismo implica a sua categorizao e um imperativo que decorre da anlise crtica da actividade. Ora, sendo ela um actividade complexa que gera um produto multifacetado e, tambm ele, complexo a fotograa jornalstica, qualquer claricao e classicao do que o fotojornalismo ter de implicar factores como a nalidade e o uso, a prtica, o produto e o contexto comunicativo. Uma primeira diculdade que se levanta na hora de classicar o fotojornalismo a incrvel diversidade de imagens que se reivindicam ou podem reivindicar como sendo fotojornalsticas. Fotograas de acontecimentos, como a fotograa de Capa anteriormente referida, so, certamente, fotojornalsticas. Mas tambm fotograas documentais como a me migrante, de Dorothea Lange, podem reivindicar-se do campo do fotojornalismo; ou ainda fotograas extraordinariamente estticas e impressivas, como a clebre foto de Henri Cartier-Bresson de um jovem
www.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

11

parisiense de expresso malandra e orgulhosa, carregando garrafas de vinho; e ainda as imagens de moda, de culinria, etc. Em acrscimo, muitos fotgrafos reivindicam-se do campo do fotojornalismo, apesar de no convergirem e muito menos coincidirem na expresso, na intencionalidade, na prtica e no produto e at no contexto comunicativo em que as suas imagens so difundidas.

Fig. 13 e 14 A enorme diversidade de imagens que se podem reivindicar como pertencendo ao campo do fotojornalismo torna difcil categorizar a actividade e o que uma fotograa jornalstica. Estas duas imagens, a primeira do projecto FSA (Me Migrante, de Dorothea Lange) e a segunda de Henri Cartier-Bresson (rue Mouffetard, Paris), exemplicam a complexidade dessa classicao.

www.bocc.ubi.pt

12

Jorge Pedro Sousa

neste limbo de ambiguidade que se move, pois, a actividade que se designa por fotojornalismo, na sua nsia de captar, desvelar ou interpretar o mundo ou mesmo de sobre ele acentuar determinados pontos de vista, sempre atravs de fotos conjugadas com um texto que as deve complementar e contextualizar, porque a imagem tem vrios problemas ontolgicos: por um lado, a imagem no consegue informar sobre determinados assuntos, sendo a palavra necessria para que o sentido gerado seja o pretendido; por outro lado, a fotograa no consegue mostrar conceitos abstractos, como a paz ou a inao, mas apenas sugeri-los. Mesmo quando se pensa no fotojornalismo como a actividade orientada para a produo de fotograas com valor informativo para a imprensa, repara-se que uma grande parte dos fotojornalistas se rege realmente por esta proposio. Mas outros no. H quem, entre os fotojornalistas, se situe margem do sistema de produo miditica, apostando em concepes individuais da produo fotogrca e numa fotograa mais criativa, tendo por nalidade, por exemplo, a publicao de livros, a manuteno de blogs fotogrcos ou a realizao de exposies. A prpria ambiguidade das origens do fotojornalismo contribui para explicar esta tenso. Por um lado, fotgrafos como Kertsz e CartierBresson no se coibiram, j nos anos vinte e trinta do sculo passado, de exporem em galerias e publicarem ao mesmo tempo as suas fotos em revistas to diferentes como a Vu e a Arts et Mtiers Graphique; por outro lado, esses e outros fotgrafos, como os do projecto fotodocumental Farm Security Administration, pretendiam e pretendem publicar as suas fotos na imprensa. Isso evoca, alis, uma armao do director do Farm Security Administration, Roy Striker (cit. In Gutires Espada, 1980, p. 97): se a par do valor informativo as fotograas tiverem valor esttico, tanto melhor. Em todo o caso, um observador no correr riscos se ao contemplar uma fotograa de notcias publicada na imprensa, acompanhada de um texto que d suporte informativo imagem, disser que se trata de fotojornalismo. Mas. . . e se a observao recair sobre fotos documentais do Farm Security Administration ou de um dos projectos fotodocumentais de Sebastio Salgado? Tratar-se- de fotojornalismo? E se, num jornal, olhar para uma fotograa de comida que acompanha uma receita culinria e que tenha sido realizada por um fotojornalista. . . ser
www.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

13

isso fotojornalismo? Ou ainda, se reparar em ilustraes fotogrcas, igualmente fabricadas por fotojornalistas para publicao na imprensa. fotojornalismo?

Fig. 15 Fotograa do projecto Gnesis, de Sebastio Salgado. Sero os projectos fotodocumentais uma forma de fotojornalismo?

Margarita Ledo Andin (1995, p. 46), por exemplo, admite por completo o documental na imprensa. Mais, para ela, a imprensa ca incompleta se, fogacitada pela velocidade e submetida hegemonia da actualidade, no admitir o tempo mais lento do fotodocumentalismo, que apela ao contexto, profundidade e, em suma, reexo, e que, frequentemente, transgressor das convenes fotojornalsticas, invocando o conceito (o direito?) de autoria e a responsabilidade correspondente. O fotgrafo-autor torna-se responsvel pelas fotos que faz e pelos pontos de vista que estas possam sugerir. Mas igualmente verdadeiro que um rgo de comunicao social generalista, dirigido ao grande pblico, se rege por normas, convenes e linhas editoriais susceptveis de interessarem a muita gente e representa um esforo colectivo de produo de informao de interesse geral. Portanto, no pode viver maioritariamente ancorado s idiossincrasias e formas pessoais de expresso de cada jornalista ou, para o caso, de cada fotojornalista. As situaes atrs retratadas, a posio terica de Margarita Ledo e o seu contraponto evidenciam que existem diculdades reais em caracterizar o fotojornalismo e, sobretudo, em encontrar uma denio universalmente vlida. De qualquer modo, regra geral, quando se fala de fotojornalismo fala-se de fotos de acontecimentos ou problemticas de
www.bocc.ubi.pt

14

Jorge Pedro Sousa

interesse jornalstico (ou seja, que tm suciente valor noticioso para interessarem ao grande pblico), mesmo quando no reguladas pelos critrios dominantes de newsmaking. Quando elas so poderosas, podem imergir o leitor na problemtica ou no acontecimento fotogracamente referenciado e comunicam-lhe os aspectos signicantes da realidade fotografada. Para ampliar o debate sobre o que o fotojornalismo, uma outra questo deve colocar-se. Ser necessrio ser-se fotojornalista para se fazer fotojornalismo? Ter a actividade de ser forosamente conotada com uma actividade prossional, desenvolvida por prossionais? Ora, da mesma forma que um indivduo que arranja a torneira de casa no forosamente um canalizador, tambm o cidado ou mesmo o jornalista cidado que produz ocasionalmente, por vezes com um mero telefone celular, umas fotograas com interesse noticioso no ser um fotojornalista. Um fotojornalista no o apenas por ter um carto que o identica enquanto prossional e jornalista e por ser remunerado pelo seu trabalho. Um fotojornalista submete-se a leis, cdigos, linhas editoriais e convenes noticiosas a que o cidado reprter no precisa de se submeter ou at, muitas vezes, nem sequer necessita de conhecer.

Fig. 16 As fotograas do cidado reprter, como estas dos atentados terroristas islmicos no metro de Londres, sero fotojornalismo, ou o fotojornalismo deve ser restrito ideia de actividade desenvolvida por prossionais devidamente remunerados e submetidos a leis, cdigos e convenes editoriais?

Retomando uma tese de 1997 (Sousa, 1997), reevocada em 2004


www.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

15

(Sousa, 2004a; 2004b), e tendo-se em considerao a complexidade do assunto e a necessidade de abordar a categorizao e delimitao conceptual do fotojornalismo em funo das variveis anteriormente descritas a nalidade, o uso, a prtica, o produto e o contexto comunicativo, prope-se uma descrio conceptual do fotojornalismo em duas dimenses: Fotojornalismo (sentido lato): No sentido lato, pode entender-se por fotojornalismo a actividade de realizao de fotograas informativas, explicativas, interpretativas, documentais ou meramente ilustrativas para a imprensa ou para outras plataformas de difuso informativa. Neste sentido, o fotojornalismo caracteriza-se pela nalidade (explicativa, informativa, documental ou ilustrativa) e pelo uso que dado s fotos (consumo de informaes, explicaes ou mesmo opinies porque a fotograa tambm pode sugerir opinies sobre a realidade). O produto obtido no mbito do fotojornalismo, quando este encarado em sentido lato, pode, ou no, ser diferente do resultado nal do processo fotojornalstico quando a actividade encarada em sentido estrito. O fotodocumentalismo e o jornalismo dos cidados (cidado foto-reprter) podem ser considerados fotojornalismo desde que se encare o fenmeno de forma ampla, ou seja, em sentido lato. Fotojornalismo (sentido estrito): Em sentido estrito, possvel entender por fotojornalismo a actividade prossional que visa informar, explicar, esclarecer ou mesmo marcar pontos de vista atravs da fotograa de acontecimentos e da cobertura sistemtica de assuntos de interesse jornalstico atravs de rgos jornalsticos. O interesse jornalstico, no entanto, pode variar de um para outro rgo jornalstico e no tem necessariamente de estar conectado aos critrios de noticiabilidade dominantes, mas antes aos critrios determinados pela audincia especca de cada rgo e pela linha editorial que o serve e que aquela que permite a celebrao de um contrato implcito entre o receptor e um determinado rgo jornalstico o receptor escolhe os rgos
www.bocc.ubi.pt

16

Jorge Pedro Sousa

jornalsticos que lhe do a informao que quer e necessita, tratada da forma que melhor corresponde aos seus gostos e aptides. Embora a nalidade do fotojornalismo, em sentido estrito, tambm seja informar, explicar, opinar ou at mesmo formar, e o uso que dado s fotos possa ser o mesmo que no fotojornalismo em sentido lato, o produto fotogrco que normalmente resulta do fotojornalismo prossional quotidiano diferente, j que se centra nas fotograas de notcias e no noutro tipo de imagens. A prtica tambm diferente, pois regida pela pauta agendada quotidianamente e pelas convenes editoriais de cada rgo jornalstico. Diferente tambm poder ser o contexto comunicativo, j que, em sentido estrito, o fotojornalismo se vincula a plataformas jornalsticas de difuso de contedos, ganhando j outras leituras quando se faz arte atravs de exposies e fotolivros. Tendo em conta a distino acima estabelecida entre fotojornalismo em sentido estrito e fotojornalismo em sentido lato, o fotodocumentalismo, que fotojornalismo em sentido lato, distinguir-se-ia do fotojornalismo em sentido estrito o fotojornalismo quotidiano pelos seus processos, lentos e reectidos, afastados do ritmo frentico da fabricao quotidiana de notcias. Os fotgrafos podem ser os mesmos. Isto , um fotojornalista de um jornal dirio ou de uma agncia de notcias pode converter-se em fotodocumentalista em ocasies especcas. Mas a maneira de trabalhar no fotodocumentalismo e no fotojornalismo quotidiano divergente. O fotojornalista prossional cuja actividade se centra na fabricao quotidiana de fotograas de notcia raramente sabe as condies exactas que encontrar para realizar o seu trabalho, o que dever fotografar e como o poder fazer. Poder-se-ia abrir uma excepo para as foto-reportagens e foto-ensaios em profundidade, que podem obedecer a um plano. Pelo contrrio, o fotodocumentalista assenta a sua produo em projectos fotodocumentais que implicam o estudo to exaustivo quanto possvel de um assunto, do seu contexto, das condies que pode encontrar quando quiser fotograf-lo e da maneira de o fotograwww.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

17

far. O fotodocumentalismo , assim, mais pensado e pausado do que o fotojornalismo quotidiano. Por isso, tende a providenciar aos leitores foto-informao mais profunda e completa e um usufruto esttico mais intenso. Sendo o fotodocumentalismo mais livre, as expresses fotodocumentais so tambm mais diversas e complexas do que as do fotojornalismo de notcias. Alm disso, enquanto a fotograa de notcias tem, geralmente, uma importncia momentnea, reportando-se ao horizonte informativo da actualidade, a produo fotodocumental tem, tendencialmente, uma validade quase intemporal. O documentalismo social, forma mais comum de fotodocumentalismo, procura abordar com profundidade quer temas estritamente sociais quer os acontecimentos, fenmenos e problemas que afectem a vida humana. Enquanto o fotojornalista tem por ambio comum mostrar a quem no estava l o que aconteceu num determinado momento, tendendo a basear a sua produo na linguagem fotogrca do instante, o documentalista social procura documentar e, por vezes, inuenciar as condies sociais e o seu desenvolvimento. Mesmo que parta de um acontecimento circunscrito temporalmente, o documentalista ou documentarista social tende a centrar-se na forma como esse acontecimento revela e afecta as condies de vida das pessoas envolvidas.

A encerrar

Foi objectivo deste trabalho contribuir para a delimitao conceptual do fotojornalismo e ajudar a compreender o estatuto da imagem fotogrca. No que diz respeito ao primeiro objectivo, parece ser pertinente encarar a actividade em sentido estrito e em sentido lato. Prope-se que, em sentido estrito, o fotojornalismo possa ser encarado como a actividade desenvolvida por prossionais no seio de organizaes noticiosas ou em regime livre e que centrada na obteno de fotograas com valor noticioso sobre a actualidade relevante e signicante, para serem difundidas por plataformas jornalsticas. Em sentido lato, o fotojornalismo pode ser encarado como a actividade de obteno de fotograas com valor informativo, ilustrativo ou documental, por prossionais do

www.bocc.ubi.pt

18

Jorge Pedro Sousa

jornalismo ou no, tendo em vista a sua difuso pblica atravs das mais variadas plataformas, jornalsticas ou no. Quanto ao estatuto da imagem fotojornalstica, pode dizer-se que mais complexo do que confuso, pois as vrias tendncias e estilos conviventes na expresso fotojornalstica acabam por enriquecer o fotojornalismo, ao multiplicarem os pontos de vista atravs dos quais a realidade signicante pode ser abordada. Mesmo quando se fabrica uma realidade visual virtual, a imagem obtida pode ter valor informativo ou explicativo acrescentado. O consumidor da fotograa ter de ser informado sobre o facto de estar perante uma manipulao imagtica, sobretudo quando esta no for evidente. H que considerar, por isso, que, ocasionalmente, o ccional imaginado pode ter mais potencial de gerao de conhecimento sobre o real do que as abordagens visuais icnicas da realidade. preciso, porm, no esquecer, como disse Szarcowski (cit. In Gutirrez Espada, 1980, p. 97), que pode mentir-se tanto num sistema documental como em qualquer outro sistema. Apesar da tentativa de destrina e claricao da prtica e do produto, o fotojornalismo e ser sempre uma actividade larga e ambgua, j que inclui uma vasta gama de expresses fotogrcas desenvolvidas, ou no, por prossionais, o que torna o produto fotojornalstico altamente complexo. Contudo, em todos os sentidos, a ambio mxima do fotojornalismo parece continuar a corresponder mais antiga vocao da fotograa: dar testemunho. Mais importante ainda, considere-se o fotojornalismo em sentido estrito ou em sentido lato, os receptores tm direito a esperar do jornalismo mensagens informativas que lhes ofeream referncias adequadas sobre a realidade signicativa, em especial sobre o horizonte de actualidade em que esto imersos a cada momento. No jornalismo, essa tarefa tem sido mais encomendada s palavras do que s imagens, embora quer umas tenham potencialidades que as tornam complementares em matria de informao. Estranhamente, talvez se possa armar que muitas vezes quer umas quer outras so mais usadas para realar banalidades do que para gerar conhecimento relevante sobre a realidade. No nal desta reexo, talvez se deva enfatizar, portanto, a necessidade de se usar a fotograa jornalstica de uma forma socialmente responsvel. Encontrando parte da sua natureza e da sua razo de ser na capaciwww.bocc.ubi.pt

Estatuto e expressividade da fotograa jornalstica: um ensaio

19

dade de congelar momentos e pormenores, a fotograa jornalstica permite contrariar a vertigem da velocidade e do ritmo frentico comuns nos meios que usam a imagem em movimento em particular, a televiso em favor de uma atitude mais contemplativa e reexiva, mais profunda e at mais crtica, que permita ao receptor informar-se e criar um conhecimento mais amplo da realidade, sem prejuzo do desfrute esttico e emotivo. Convivendo bem com o ritmo tendencialmente mais vagaroso do documentarismo, podendo apelar a mais lentido e profundidade na anlise do real, a fotograa jornalstica continua, portanto, a ter lugar prprio entre os gneros e formatos da expresso jornalstica e os fotojornalistas continuam a ter lugar no sistema miditico, ainda que este possa solicitar crescentemente competncias multimdia aos prossionais da informao. Um jornalista com competncias multimdia ser sempre um jornalista incompleto se no dominar a expresso fotojornalstica e se no possuir uma slida cultura geral, tanto quanto um fotojornalista que s saiba de fotojornalismo nem sequer de fotojornalismo sabe.

Referncias bibliogrcas
GUTIRREZ ESPADA, Luis (1980). Historia de los mdios audiovisuales (desde 1926): cine e fotograa. Vol. 2. Madrid, ediciones Pirmide. LEDO ANDIN, Margarita (1995). Documentalismo fotogrco contemporneo. Da inocncia lucidez. Vigo, edicins xerais de Galicia. SOUSA, Jorge Pedro (1997). Fotojornalismo Performativo: O Servio de Fotonotcia da Agncia Lua de Informao. Porto, Edies Universidade Fernando Pessoa. SOUSA, Jorge Pedro (2004a). Uma Histria Crtica do Fotojornalismo Ocidental. 1a reimpresso. Florianpolis, Letras Contemporneas.

www.bocc.ubi.pt

20

Jorge Pedro Sousa

SOUSA, Jorge Pedro (2004b). Fotojornalismo. Introduo Histria, s Tcnicas e Linguagem da Fotograa na Imprensa. Florianpolis: Letras Contemporneas. SOUSA, Jorge Pedro (2006). Estereotipizao e discurso fotojornalstico nos jornais portugueses Pblico e Dirio de Notcias. Lbero, ano VIII, n.o s 15-16, pp. 68-75.

www.bocc.ubi.pt

You might also like