You are on page 1of 12

1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES .

Os Canais de Energia Tendino-Musculares no acompanham a alternncia do Yang e do Yin, nem a relao Interior-Exterior, mas sim o sistema de unio conhecido como "Unio dos 3 Yin e dos 3 Yang": Os trs Yang do P unem-se na face, no processo do osso zigomtico, no ponto ID-18 (Quanliao); Os trs Yin do P unem-se na regio do pbis, no ponto VC-3 (Zhongji); Os trs Yang da Mo unem-se na regio frontoparietal, no ponto VB-13 (Benshen);

Os trs Yin da Mo unem-se em cada lado do trax, no ponto VB-22 (Yuanye). Os distrbios energticos dos Canais de Energia Tendino-Musculares manifestam-se nas regies por onde passam, e seus sintomas podem ser puramente locais (articulares, tendinosos, musculares, sseos...), dificilmente estando ligados s afeces das Vsceras ou dos rgos. Estes Canais de Energia Secundrios so muito importantes no tratamento das afeces causadas por agentes externos (Energia Perversa).

CLASSIFICAO DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES Os Canais de Energia Tendino-Musculares so classificados de acordo com a sua situao energtica topogrfica: do Exterior para o Interior, dos Canais de Energia situados mais superficialmente para os mais profundos. A) Canais de Energia Tendino-Musculares do P: Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga (Tai Yang do P); Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar (Shao Yang do P); Canal de Energia Tendino-Muscular do Estmago (Yang Ming do P); Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas (Tai Yin do P): Canal de Energia Tendino-Muscular do Fgado (Jue Yin do P); Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins (Shao Yin do P).

B) Canais de Energia Tendino-Musculares da Mo: Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado (Tai Yang da Mo); Canal de Energia Tendino-Muscular do Triplo Aquecedor (Shao Yang da Mo): Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Grosso (Yang Ming da Mo); Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo (Tai Yin da Mo); Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao-Sexo (Jue Yin da Mo); Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao (Shao Yin da Mo).

PROCESSOS DE PENETRAO DA ENERGIA PERVERSA NOS CANAIS TENDINO-MUSCULARES Todos os Canais de Energia Principais possuem vias de Energia Secundrias (Canais de Energia TendinoMusculares), que se comunicam com a epiderme. Quando o corpo agredido pela Energia Perversa, esta passa primeiro pelos Canais de Energia Secundrios para depois penetrar os Canais de Energia Principais. A Energia Perversa, aps penetrar os Canais de Energia Secundrios, vai agredir inicialmente os Canais de Energia Yang, que so mais superficiais, sendo o Canal de Energia Unitrio Tai Yang, composto pelos Canais de Energia do Intestino Delgado e da Bexiga, que o primeiro a ser atingido, pois o mais superficial, aquele que se abre para o Exterior. Aps acometer o Tai Yang, a Energia Perversa segue para o Shao Yang (Triplo Aquecedor + Vescula Biliar), que est na situao intermediria, e, depois, para o Yang Ming ( Intestino Grosso + Estmago ), que o Canal de Energia Yang mais profundo, aquele que se abre para o Interior; somente depois do acometimento de todos os Yang que a Energia Perversa vai penetrar os Canais de Energia Yin, percorrendo tambm o sentido Exterior/Interior.

Canais de Energia Yin: Tai Yin (Pulmo + Bao/Pncreas), que se abre para o Exterior; Jue Yin (Fgado + Circulao-Sexo), que intermedirio; Shao Yin (Rim + Corao), que se abre para o Interior. importante ressaltar que nem sempre a Energia Perversa passa pelos rgos ou pelas Vsceras. Ela pode, na regio do trax, atravs de Canais de Energia Secundrios, passar de um para outro Canal de Energia. Quando a Energia Perversa o Vento ou a Umidade, ela pode acometer desde o incio os Canais de Energia Yin, sem afetar os Canais de Energia Yang. Na fase inicial da doena, quando a Energia Perversa agride, e estando o Qi Correto do corpo ainda forte, ocorrer uma luta entre estas duas Energias causando febre e sensao de Plenitude, que so manifestaes Yang. Quando o Qi Correto exaure, as manifestaes so de frio e de sinais de Vazio, significando o acometimento dos Canais de Energia Yin. A Energia Perversa pode acometer dois ou mais Canais de Energia ao mesmo tempo com manifestaes clnicas prprias ou, ainda, manifestar-se no seu Canal de Energia acoplado. Enfim, o processo de penetrao no constante e no obedece a critrios fixos. A evoluo depende do estado da Energia de Defesa Wei e da Energia Essencial. So estas duas Energias que vo condicionar a penetrao ou no da Energia Perversa, que pode penetrar o corpo somente quando estas duas Energias ( Wei e Yang) esto enfraquecidas.

DIAGNSTICO DAS AFECES ENERGTICAS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

O diagnstico de acometimento dos Canais de Energia Tendino-Musculares simples e bastante preciso. Para se localizar o acometimento na pele, msculos, tendes, articulaes, deve-se ater-se sintomatologia clnica e procura dos pontos dolorosos, cujas posies mostram o Canal de Energia Tendino-Muscular afetado. Os pontos dolorosos situados na pele so os locais onde ocorre a concentrao de Energia Perversa. Os Canais de Energia Tendino-Musculares possuem pequenos Canais de Energia que terminam em inmeros pontos na epiderme ( Pontos Ashi ) que ficam dolorosos quando so acometidos pela Energia Perversa. Muitas vezes, estes pontos correspondem aos pontos do Canal de Energia Principal, s que os pontos Ashi esto localizados mais superficialmente e atravs destes pontos dolorosos que se faz o diagnstico do Canal de Energia Tendino-Muscular acometido. Alm de dor nestes pontos, ocorre tambm dor espontnea ou sob presso dos pontos de reunio dos Canais de Energia Tendino-Musculares.

TRATAMENTO DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES O tratamento das afeces energticas do Canal de Energia Tendino-Muscular baseia-se na fisiopatologia energtica. Portanto, estando o Canal de Energia Principal em Vazio de Qi e de Sangue, os Canais de Energia Tendino-Musculares estaro tambm em Vazio, propiciando a penetrao de Energias Perversas, que levaro o Canal de Energia Tendino-Muscular afetado a um estado de Plenitude. Consequentemente, o ponto de origem (Ting), o trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular e as partes moles circunvizinhas tornam-se dolorosos, assim como o ponto de reunio dos Canais Tendino-Musculares correspondentes. Deve-se ento, para o tratamento, fortalecer o Canal de Energia Principal e derivar a Energia para o Canal de Energia Tendino-Muscular pelo estmulo do ponto Ting; logo aps, retirar a Energia Perversa estagnada ou presente nos Canais de Energia Tendino-Musculares, estimulando ou sangrando os pontos dolorosos situados nestes Canais e, tambm, o ponto de Unio.

3 A) CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES YANG DO P A.1) Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga Trajeto do Canal de Energia l) O Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga inicia no ponto Ting do Canal de Energia Principal da Bexiga, ponto B-67 ( Zhiyin ), localizado no 5 dedo do p, segue para o malolo lateral e sobe pela face nterolateral da perna at o joelho; nesta regio, toma sentido descendente indo at o malolo lateral, onde se ramifica para o calcneo; desta regio, segue o sentido ascendente indo at a regio posterior do joelho, onde se ramifica num Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio que vai para os grupos musculares posterolaterais da perna, subindo at a fossa popltea onde se depara com o Canal de Energia precedente; 2) Em seguida, o Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga passa pelos msculos laterais da coxa, sobe lateralmente o abdome e trax e, na altura do ombro, ramifica-se: um ramo sobe posterolateralmente o pescoo, de onde sai um Canal de Energia para a lngua, segue margeando o crnio, passa pela face entre o nariz e as sobrancelhas e vai para o nariz e para a maxila, onde se ramifica; o outro ramo margeia o ombro, vai para o trax, e sobe para a regio supraclavicular, indo para o osso mastide, onde se ramifica; 3) Da regio supraclavicular, parte um Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio que vai para a bochecha, onde se ramifica. O Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga pode ser atacado pelas Energias Perversas, que causam as seguintes manifestaes: Dores lancinantes e edema doloroso no 5 dedo do p e na regio do calcneo; Contratura dos msculos da regio posterior do membro inferior Sensao de dor semelhante de fratura na coluna vertebral; Contratura dos msculos ao longo da coluna vertebral e do pescoo; Impossibilidade de levantar o brao e de movimentar o ombro; Dor lancinante localizada na escpula e na regio da fossa supraclavicular; Hemicrania e nevralgias faciais. Tratamento das Afeces Energticas do Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto B-67 ( Zhiyin ) do Canal de Energia Principal da Bexiga; se a regio periungueal estiver enegrecida, deve-se fazer a sangria com a agulha triangular, pois o que se enegreceu indica, alm da estagnao de Energia, estagnao de Sangue; Dissipar os pontos dolorosos situados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga e estimular o ponto de unio ID-18 (Quanliao), localizado na face; Fortalecer o Canal de Energia Principal da Bexiga fazendo uso do ponto de tonificao B-67 (Zhiyin), ou aplicar as regras de tonificao pelo Princpio dos Cinco Movimentos.

A.2) Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar Trajeto do Canal de Energia 1) O canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar comea no ponto Ting VB-44 ( Zuqiaoyin ) do Canal de Energia Principal da Vescula Biliar, situado na margem ungueal lateral do 4 dedo do p ; segue pela face ntero-lateral do p e vai para o malolo lateral e face lateral da perna e do joelho; 2) Um Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio parte da extremidade superior da tbia e vai para a coxa e quadril; 3) Um segundo Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio penetra a regio da coxa; 4) Um terceiro Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio parte do quadril, indo para a regio da ndega e ao osso cccix;

4 5) Um ramo vertical procedente da face lateral do joelho passa pela parte lateral da coxa, do quadril e do abdome onde se dividi em dois ramos, um ramo indo para o trax, seguindo para a regio anterior do ombro, e o outro para o trax e os seios e posteriormente para a regio da fossa supraclavicular; 6) Os dois ramos procedentes do trax unidos compe um Canal de Energia conjunto que passa atravs da orelha; esse novo Canal situa-se anteriormente ao Canal de Energia Principal da Bexiga, vai para a fronte, cruza com o Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar do lado oposto, no topo do crnio, no ponto VG-20 ( Baihui ), desce para a regio mandibular e se insere na bochecha; 7) Um Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio vai ao ngulo externo do olho, onde se insere no osso do assoalho da rbita, e o outro segue para o nariz, nele terminando. O Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar pode ser atacado pelas Energias Perversas, que se manifestam por: Contratura muscular e dor do 4 dedo do p Contratura muscular e dor situada no malolo externo, assim como ao longo da perna na sua face lateral; Flexo e extenso do joelho dolorosas e limitadas, contratura muscular e dor na fossa popltea; Dores na face ntero-lateral da coxa at a regio do quadril; Dores na face posterior da coxa at o cccix; Dores nos flancos at a regio axilar, nos seios e na regio supraclavicular; Dificuldade de mover os olhos para os lados. O Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar divide-se na fossa supraclavicular, e os seus ramos cruzam a linha mdia, unindo-se ao Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar do lado oposto e indo para a regio ceflica. Por esse motivo, a sintomatologia contralateral entre a cabea e o resto do corpo. Quando o Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar chega fronte, ele se depara com os Canais de Energia Curiosos Yin Qiao e Yang Qiao, que cruzam a linha mdia; logo, a sintomatologia tambm contralateral: por isso que um traumatismo ceflico direita provoca paralisia do lado esquerdo.

Tratamento das afeces do Canal Tendino-Muscular da Vescula Biliar Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting VB-44 (Zuqiaoyin) do Canal de Energia Principal da Vescula Biliar; Dissipar os pontos dolorosos localizados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar e estimular o ponto de unio ID-18 (Quanliao) situado na face; Fortalecer o Canal de Energia Principal da Vescula Biliar utilizando o ponto de tonificao VB-43 (Xiaxi) ou o Princpio dos Cinco Movimentos.

A.3) Canal de Energia Tendino-Muscular do Estmago Trajeto do Canal de Energia l) O Canal de Energia Tendino-Muscular do Estmago comea no ponto E-45 ( Lidui ), ponto Ting do Canal de Energia Principal do Estmago, localizado na margem ungueal lateral do 2 dedo do p; recebe Canais de Energia Tendino-Musculares Secundrios do 3 e do 4 dedos do p, vai para o dorso do p e do tornozelo, sobe lateralmente pela perna, pela coxa, pelo quadril, segue pelo flanco do abdome, e, na altura das ltimas costelas, torna seu sentido posterior, inserindo-se na coluna vertebral dorsal; 2) No tornozelo, forma-se um novo Canal de Energia Tendino-Muscular, que segue pela margem anterior da tbia e face anterior do joelho, unindo-se ao ramo anterior atravs de um Canal de Energia TendinoMuscular Secundrio; 3) Do joelho, um novo Canal de Tendino-Muscular segue pela face anterior da coxa, indo para a regio plvica onde vai juntar-se com os rgos do aparelho reprodutor; desta regio, segue pela parede ntero-lateral do abdome e do trax, e, na altura o da regio supraclavicular, dirige-se para o pescoo, contorna os lbios e segue para o olho, onde se une ao Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado;

5 4) Um ramo secundrio parte da mandbula e atravessa a face, conectando-se com a orelha. O Canal de Energia Tendino - Muscular do Estmago pode ser atacado pelas Energias Perversas, que provocam as seguintes manifestaes: Contraturas musculares dos msculos localizados no dorso do p, entre o 2, 3 e 4 dedos do p na face ntero-lateral da perna Cimbras nos msculos da coxa; Inchao doloroso na parte anterior da pelve; Espasmo dos msculos abdominais; Dores na fossa supraclavicular; Dores e contraturas dos msculos do pescoo e da mandbula; Espasmo muscular da boca; Flacidez dos msculos das plpebras; Deformao sbita da boca. Caso sejam acometidos pelo Calor Perverso, os msculos tornam-se flcidos; caso sejam acometidos pelo Frio, tornam-se mais rgidos.

Tratamento das Afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular do Estmago Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting E-45 ( Lidui ) do Canal de Energia Principal do Estmago, situado no 2 dedo do p; Dispersar os pontos dolorosos localizados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular do Estmago e estimular o ponto de unio ID-18(Quanliao), situado na face; Fortalecer o Canal de Energia Principal do Estmago atravs do ponto de tonificao E-41 (Jiexi) ou atravs de tonificao pelo Princpio dos Cinco Movimentos.

Ponto de Unio dos Trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yang do P Os trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yang do P ( Bexiga, Vescula Biliar e Estmago) apresentam uma regio em comum, localizada na face, no osso zigomtico correspondente ao ponto ID-18 ( Quanliao) do Canal de Energia Principal do Intestino Delgado. No acometimento energtico de um ou mais Canais de Energia Tendino-Musculares Yang do P, pode ocorrer bloqueio ou estagnao de Qi que, nesta regio, provoca dor, que pode manifestar-se atravs da nevralgia facial. O diagnstico energtico do acometimento dos Canais de Energia Tendino-Musculares Yang do P est baseado na presena de nevralgia facial e irradiao de dor, e esta dor irradiada que vai caracterizar o Canal TendinoMuscular afetado; assim: Afeco energtica do Canal de Energia Tendino-Muscular da Vescula Biliar: a nevralgia acompanhada de dor que desce da fronte para o ngulo da mandbula, passando pela regio temporal; Afeco energtica do Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga: a nevralgia facial acompanhada de dor no canto interno do olho; Afeco energtica do Canal de Energia Tendino-Muscular do Estmago: a nevralgia facial acompanhada de dores nos lbios e na asa do nariz, irradiando-se para o canto interno do olho. Para o tratamento de nevralgia com as suas irradiaes dolorosas, deve-se seguir os princpios gerais de tratamento das afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular afetado, conforme j mencionado anteriormente.

6 B) CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES YIN DO P B.l) Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins Trajeto do Canal de Energia 1) O Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins inicia abaixo do 5 dedo do P, passa pelo R-1 ( Yongquan) do Canal de Energia Principal dos Rins, segue juntamente com o Canal de Energia Tendino - Muscular do Bao/Pncreas at o malolo medial e se insere no osso calcneo. Na face interna da perna, na tuberosidade medial da tbia, une-se ao Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga, segue paralelamente ao Canal de Energia Tendino Muscular do Bao/Pncreas at o tringulo de Scarpa, onde dirige-se para os genitais, penetra o abdome e segue pela face anterior da coluna vertebral, dispersando-se na nuca; 2) Um Canal de Energia Tendino-Muscular Secundrio origina-se dos genitais, contorna a regio gltea do lado oposto, segue pela massa muscular localizada ao longo da coluna vertebral, indo at a nuca onde se insere no occipital, e se junta ao Canal de Energia Tendino-Muscular da Bexiga. O Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins pode ser atacado pelas Energias Perversas, que causam as seguintes manifestaes: Contratura dos msculos localizados na regio plantar; Dores no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins. Os distrbios energticos do Canal de Energia Tendino Muscular dos Rins so qualificados essencialmente por contraturas musculares generalizadas: se os distrbios so de carter Yin, situados no interior do abdome, o doente tm a sensao de peso na parte anterior do corpo ( trax e abdome ), no podendo fazer a hiperextenso da coluna vertebral; se o distrbio de carter Yang, manifestando-se no Exterior do corpo o doente tm a sensao de peso na regio lombar, no podendo fazer a flexo da coluna vertebral.

Tratamento do Canal de Energia Tedino-Muscular dos Rins Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting R-1(Yongquan) do Canal Principal dos Rins, situado na planta do p; Dispersar os pontos dolorosos situados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins e estimular o ponto de unio VC-3(Zhongji), localizado na parede anterior da pelve; Fortalecer o Canal de Energia Principal dos Rins fazendo uso do ponto de tonificao R-7 (Fuliu) ou pelo processo de tonificao baseado no Princpio dos Cinco Movimentos.

B.2) Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas Trajeto do Canal de Energia 1) Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas comea no ngulo ungueal medial do hlux, no ponto Ting BP-1 ( Yinbai ) do Canal Principal do Bao/Pncreas, seguindo para o malolo medial; sobe verticalmente, passando pela tuberosidade interna da tbia, pela face medial da coxa, seguindo para o tringulo de Scarpa; dirige-se para os genitais, penetra o abdome, insere-se na cicatriz umbilical e segue para a regio lateral e pela parede interna do trax de onde segue at a coluna vertebral, na regio dorsal, onde se insere. O Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas sendo atacado pelas Energias Perversas apresenta as seguintes manifestaes: Contratura muscular e cimbras nos msculos do hlux, dor na face medial do tornozelo; Dores na perna e na face interna do joelho; Dores na parte interna da coxa at a regio inguinal; Dores lancinantes, intolerveis, nos genitais externos; Dores na cicatriz umbilical e nos lados do abdome; Dores irradiadas em toda a superfcie interna do trax e na parte mdia da coluna vertebral e regio toracolombar.

7 Tratamento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto BP-1 (Yinbai) do Canal Principal do Bao/Pncreas, situado no hlux; Dispersar os pontos dolorosos localizados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas e estimular o ponto de unio VC-3 (Zhongji), situado na face anterior da pelve; Fortalecer o Canal de Energia Principal do Bao Pncreas fazendo uso do ponto de tonificao BP2 (Dadu) ou pelo processo de tonificao baseado no Princpio dos Cinco Movimentos.

B.3) Canal de Energia Tendino-Muscular do Fgado Trajeto do Canal de Energia O Canal de Energia Tendino-Muscular do Fgado inicia no ponto Ting F-1 ( Dadun ) do Canal Principal do Fgado, localizado no ngulo ungueal lateral do hlux; segue pela face medial do p, passa anteriormente ao malolo medial, sobe pela face medial da tbia, indo para a regio abaixo da tuberosidade interna da tbia, segue para o abdome, indo para o tringulo de Scarpa, e dirige-se para os genitais. O acometimento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Fgado pelas Energias Perversas provoca: Dor na snfise pbica; Dores no hlux, que se irradiam para o malolo medial; Dores na tuberosidade da tbia e na face medial do joelho; Contraturas e dores musculares na face medial da coxa; Disfuno dos genitais, impotncia, contrao dos genitais pelo Frio, flacidez dos genitais Calor; Dores agudas nos genitais externos e no canal da uretra;

pelo

Estando alterado o Yin da parte genital, o paciente torna-se impotente. Isso ocorre porque nos casos de excesso sexual, o Yin fica "ferido", por isso, o Yang torna-se enfraquecido, advindo da a impossibilidade de ereo; Quando o distrbio causado pela penetrao do Frio Perverso, o Yin torna-se retrado, do mesmo modo que o pnis retrai; quando o Canal atacado pelo Calor Perverso, o Yin est dilatado e o pnis em ereo, sem poder voltar a forma normal (priapismo).

Tratamento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Fgado

Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting do Canal de Energia Principal do Fgado, F-1 (Dadun), situado no hlux; Dispersar os pontos dolorosos localizados no percurso e estimular o ponto de unio, o VC-3 (Zhongji), situado na pelve; Fortalecer o Canal de Energia Principal do Fgado fazendo uso do ponto de tonificao F-8 (Ququan), ou pelo processo de tonificao baseado no Princpio dos Cinco Movimentos.

Ponto de Unio dos Trs Canais Tendino-Musculares Yin do P Os trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yin do P ( Rim, Bao/Pncreas, Fgado) unem-se novamente na regio do pbis, no ponto VC-3 (Zhongji) do Ren Mai, localizado na linha mdia, um tsun acima da snfise pbica. neste ponto que eles penetram e se inserem nos msculos da parede anterior do abdome e do trax. Quando a Energia Perversa procedente dos Canais de Energia Tendino-Musculares atacam estas regies, ela ocasiona dores no baixo-ventre e na snfise pbica.

8 A dor no baixo-ventre, mais propriamente na snfise pbica, o sintoma comum dos trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yin do P afetados. O diagnstico do Canal de Energia Tendino-Muscular atacado faz-se pelos seguintes sintomas associados: Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins: dores no baixo-ventre e na snfise pbica, acompanhadas de dores na regio lombar, dolorosas leve presso; Canal de Energia Tendino-Muscular do Bao/Pncreas: dores no baixo- ventre e na snfise pbica, acompanhadas de dor na cicatriz umbilical com irradiao para o trax. Canal de Energia Tendino-Muscular do Fgado; dores situadas no baixo-ventre, na snfise pbica, sem irradiao para outras regies; . Uma vez constatado o Canal de Energia Tendino-Muscular afetado, para o tratamento deve- se seguir os princpios gerais de tratamento dos Canais de Energia Tendino-Musculares.

C) CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES YIN DA MO C.l) Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo

Trajeto do Canal de Energia l) O Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo comea no ponto Ting P-11(Shaoshang) do Canal de Energia do Pulmo, situado no ngulo ungueal radial no polegar, inserindo-se na eminncia tenar; passa perto da artria radial, segue pelo antebrao, inserindo-se no meio do cotovelo, sobe pela face medial do brao e penetra a regio da axila, reaparecendo na fossa supraclavicular; insere-se no ombro, retorna fossa supraclavicular, penetra o trax, insere-se no trax, ramica- se na regio da crdia e se insere lateralmente.

O acometimento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo pelas Energias Perversas provoca: Contraturas musculares e dores musculares no trajeto do Canal Tendino-Muscular: as dores so muito agudas e esto associadas a sinais de opresso torcica e ansiedade; Ombro doloroso com limitao de abduo; Dor na regio dos hipocndrios; s vezes pode manifestar-se por hematmese.

Tratamento das Afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting do Canal de Energia Principal do Pulmo, o P-11 ( Shaoshang ), localizado no polegar; Dispersar os pontos dolorosos situados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo e estimular o ponto de unio VB-22 (Yuanye), localizado no trax; Tonificar o Canal de Energia Principal do Pulmo pelo ponto de tonificao P-9 (Taiyuan) ou pela tcnica de tonificao atravs do Princpio dos Cinco Movimentos.

C.2) Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao-Sexo Trajeto do Canal de Energia l) O Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao-Sexo comea no ponto Ting CS-9 ( Shangchong) do Canal de Energia Principal da Circulao-Sexo, situado no ngulo ungueal radial do dedo mdio da mo; segue pela palma da mo e face anterior do antebrao, insere-se no meio do cotovelo e sobe pela face ulnar do brao , inserindo-se na axila, onde se ramifica para os lados; um Canal de Energia Secundrio penetra profundamente o trax, inserindo-se na parede interna do mesmo e no diafragma.

9 O acometimento do Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao-Sexo pelas Energias Perversas provoca: Contraturas musculares e dores musculares no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular; Dores da regio axilar e torcica; Opresso torcica.

Tratamento das Afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao -Sexo Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting do Canal de Energia Principal da Circulao-Sexo, o CS-9 (Shangchong), localizado na mo; Dispersar os pontos dolorosos situados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular e estimular o ponto de unio VB-22 (Yuanye), localizado no trax; Tonificar o Canal de Energia Principal da Circulao-Sexo utilizando o ponto de tonificao CS-9 (Shangchong) ou pelo processo de tonificao baseado no Princpio dos Cinco Movimentos.

C.3) Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao Trajeto do Canal de Energia 1) O Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao origina-se no ponto Ting C-9 (Shaochong) do Cana l de Energia Principal do Corao, situado no ngulo ungueal radial do 5 dedo; segue para a face ulnar do punho, insere-se no processo estilide da ulna, segue pelo antebrao, insere-se na parte interna do cotovelo, chega axila e se une ao Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo; penetra o trax, segue equidistante aos mamilos, insere-se na parede interna do trax e segue para a regio da crdia, indo at a cicatriz umbilical, onde se fixa. O acometimento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao pelas Energias Perversas provoca: Contraturas musculares dolorosas ao longo do trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular; Contratura muscular dolorosa na face medial do cotovelo quando da flexo; Contratura muscular e dores no peito; Inchao doloroso na cicatriz umbilical.

Tratamento das Afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao Para o tratamento, deve-se: Estimular o ponto Ting do Canal de Energia Principal do Corao, o C-9 (Shaochong); Dissipar os pontos dolorosos situados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao e estimular o ponto de unio VB-22 (Yuanye), localizado no trax; Tonificar o Canal de Energia Principal do Corao estimulando o ponto de tonificao C-9 (Shaochong) ou pelo princpio de tonificao baseado nos Cinco Movimentos.

Ponto de Unio dos Trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yin da Mo Os trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yin da Mo (Pulmo, Circulao-Sexo, Corao) unem-se ao lado da caixa torcica, na regio subaxilar, no ponto VB-22 (Yuanye) do Canal de Energia Principal da Vescula Biliar. por meio deste ponto de Acupuntura que esses trs Canais de Energia Tendino-Musculares penetram a caixa torcica e se ramificam nos msculos desta regio. Os distrbios dos trs Canais TendinoMusculares Yin da Mo ocasionam dores subaxilares impedindo a elevao do brao.

10 O acometimento dos trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yin da Mo caracteriza-se pelo sintoma comum da dor na regio subaxilar. O diagnstico do Canal de Energia Tendino-Muscular feito baseando-se na propagao da dor: Canal de Energia Tendino-Muscular do Pulmo: dor subaxilar acompanhada de dores do trax, indolor palpao; dores na regio supraclavicular e nos ombros, acompanhadas de sensao de opresso torcica e ansiedade. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto VB-22 ( Yuanye ), ponto de unio, e os pontos dolorosos situados no ombro e no trax, e tonificar o Canal de Energia Principal do Pulmo pelo ponto P-9 (Taiyuan). Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao-Sexo: a dor subaxilar acompanhada de dor nos lados, que piora com a presso, e dores que pioram com a presso no trax, acompanhadas de sinais de opresso torcica. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto VB-22 ( Yuanye ), ponto de unio, e os pontos dolorosos situados no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular da Circulao- Sexo, e tonificar o Canal de Energia Principal da Circulao-Sexo. Canal de Energia Tendino-Muscular do Corao: dor subaxilar acompanhada de dores abdominais, localizadas entre a cicatriz umbilical e a base do corao, com sinais de estagnao de Energia . Para o tratamento, deve-se estimular o ponto VB-22 ( Yuanye ), ponto de unio, e os pontos dolorosos do trajeto do Canal de Energia, e tonificar o Canal de Energia Principal do Corao.

D) CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES YANG DA MO D.1) Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado Trajeto do Canal de Energia 1) O Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado origina-se no ponto Ting do Canal Principal do Intestino Delgado, o ID-1 ( Shaoze ), localizado no ngulo ungueal ulnar do 5 dedo; insere-se no punho, segue pela face lateral do antebrao, insere-se no epicndilo lateral, vai pela regio posterior do ombro e regio posterolateral do pescoo e se insere no osso mastideo, de onde parte um Canal Secundrio que contorna a orelha, passa em frente a ela, desce, insere-se na mandbula e sobe para o ngulo externo do olho. O Canal Principal segue para o ngulo mandibular, passa em frente a orelha, chega no ngulo externo do olho e se insere na fronte.

O acometimento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado pelas Energias Perversas ocasiona: Dores musculares na face lateral do brao at o ombro; Dores no 5 dedo irradiadas para o epicndilo lateral do cotovelo; Dores musculares na face posterior do ombro irradiando-se at o pescoo; Viso fraca; Perda da audio, otalgia e dores no queixo; Contratura dos msculos do pescoo ( torcicolo ); inchao e sensao de frio e de calor no pescoo.

Tratamento das Afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado

Para o tratamento, deve-se:

Estimular o ID-1 (Shaoze), ponto Ting do Canal de Energia Principal do Intestino Delgado; Dispersar os pontos dolorosos localizados no percurso do Canal Tendino - Muscular e estimular o ponto de unio VB-13 (Benshen), situado na regio frontoparietal; Fortalecer o Canal de Energia Principal do Intestino Delgado fazendo uso do ponto de tonificao ID3 (Houxi) ou atravs do princpio de tonificao baseado nos Cinco Movimentos.

11 D.2) Canal de Energia Tendino-Muscular do Triplo Aquecedor

Trajeto do Canal de Energia 1) O Canal de Energia Tendino-Muscular do Triplo Aquecedor origina-se no ponto Ting TA-1 ( Guanchong ) do Canal de Energia Principal do Triplo Aquecedor, no ngulo ungueal ulnar no 4 dedo; insere-se no punho, segue pela face posterolateral do antebrao, insere-se no cotovelo e vai para o ombro, indo pela face lateral do brao. Segue para o pescoo, onde se une ao Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado, chega mandbula, penetra profundamente a garganta e torna a aparecer na base da lngua. Um Canal de Energia Secundrio parte da mandbula, passa em frente orelha, chega ao ngulo externo do olho e se insere na fronte. O acometimento do Canal Tendino-Muscular do Triplo Aquecedor pelas Energias Perversas ocasiona: Contratura da lngua. Cimbras e contraturas musculares no percurso do Canal de Energia Tendino-Muscular;

Tratamento das Afeces do Canal de Energia Tendino-Muscular do Triplo Aquecedor Para o tratamento, deve-se: Estimular oTA-1 (Guanchong), ponto Ting do Canal de Energia Principal do Triplo Aquecedor; Dispersar os pontos dolorosos localizados no percurso do Canal de Energia Tendino- Muscular e estimular o ponto de unio VB-13 (Benshen), situado na regio frontoparietal; Fortalecer o Canal de Energia Principal do Triplo Aquecedor estimulando o ponto de tonificao TA-3 (Zhongzhu) ou aplicando o princpio de tonificao baseado nos Cinco Movimentos.

D.3) Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Grosso Trajeto do Canal de Energia 1) O Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Grosso origina-se no ponto Ting IG-1 (Shangyang), localizado no ngulo ungueal radial do dedo indicador; insere-se no punho, segue pela face lateral do antebrao, inserindo-se lateralmente ao cotovelo, vai pelo brao e se insere no ombro; desta regio, sai um ramo que contorna o ombro e vai at a coluna dorsal; o outro ramo vai para o pescoo, de onde sai um novo ramo que vai para o ngulo da mandbula, onde se insere na maxila; dessa regio, sai um outro ramo que vai para a fronte e para o crnio, onde cruza a linha mdia, indo at o ngulo mandibular do outro lado da face. O acometimento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Grosso pelas Energias Perversas ocasiona: Dores,cimbras e contraturas musculares no trajeto do Canal de Energia Tendino-Muscular; Cefalia; O brao no faz o movimento de abduo; O pescoo no pode realizar o movimento de rotao.

Tratamento do Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Grosso

Para o tratamento, deve-se: Estimular o IG-1 (Shangyang), ponto Ting do Canal de Energia Principal do Intestino Grosso; Dispersar os pontos dolorosos localizados no percurso do Canal Tendino-Muscular e estimular o ponto de unio VB-13 (Benshen), situado na regio frontoparietal; Fortalecer o Canal de Energia Principal do Intestino Grosso estimulando o ponto de tonificao IG-11 (Quchi) ou atravs do princpio de tonificao baseado nos Cinco Movimentos.

12 Ponto de Unio dos Trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yang da Mo Os trs Canais de Energia Tendino-Musculares Yang da Mo (Intestino Delgado, Triplo Aquecedor, Intestino Grosso ) ligam-se ao lado da fronte, no ponto VB-13 (Benshen). Nesta regio, as Energias Perversas que penetram os Canais de Energia Tendino-Musculares Yang da Mo causam o quadro clnico de enxaqueca. O diagnstico do Canal de Energia Tendino-Muscular afetado feito pela presena da enxaqueca e irradiao da dor; assim: Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Delgado: a enxaqueca acompanhada de dores no pescoo, no ombro, na mandbula, na orelha e no canto externo do olho. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto VB-13 ( Benshen ), os pontos dolorosos da face e do percurso do Canal de Energia Tendino - Muscular, e tonificar o ponto ID-3 ( Houxi ) do Canal de Energia Principal do Intestino Delgado; Canal de Energia Tendino-Muscular do Triplo Aquecedor: a enxaqueca acompanhada de dores no pescoo, no ombro, no canto do olho e na garganta, acompanhadas de sensao de contratura da lngua. Para o tratamento, deve-se puncionar o ponto VB-13 ( Benshen ), os pontos dolorosos da face e do percurso do Canal de Energia Tendino-Muscular e o ponto de tonificao TA-3 (Zhongzhu) do Triplo Aquecedor; Canal de Energia Tendino-Muscular do Intestino Grosso: a enxaqueca acompanhada de contratura, de calor ou de dor na bochecha e cefalia "em capacete", que contorna a fronte e desce para o maxilar inferior do outro lado da face. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto VB-13 (Benshen), os pontos dolorosos da face e do percurso do Canal de Energia Tendino-Muscular, e tonificar o Canal de Energia Principal do Intestino Grosso atravs do ponto IG-11 (Quchi).

You might also like