You are on page 1of 17

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

Grande Oriente do Brasil


Fundando em 17-06-1822

LEI PENAL MANICA


LEI N 001/79, DE 16 DE ABRIL DE 1979 E\ V\ Lei Penal Manica PARTE GERAL

TTULO I Da Aplicao da Lei Penal Art. 1 - No h delito manico sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. Art. 2 - Nenhum Maom pode ser punido por fato que lei manica posterior deixa de considerar delito, cessando, em virtude dela, a execuo e os efeitos da sentena condenatria. Pargrafo nico - A Lei posterior que, de outro modo, favorecer o delinqente aplica-se ao fato no definitivamente julgado e, na parte em que comina pena menos rigorosa, ainda ao ato julgado por sentena condenatria irrecorrvel. Art. 3 - proibida a extensiva interpretao da lei por analogia ou paridade, quer para qualificar delitos, quer para a aplicao de penas. Art. 4 - A presente Lei se aplica aos Maons jurisdicionados ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Art. 5 - Aplica-se a Lei Penal Manica, sem prejuzo de Tratados ou Convenes com outras Potncias Manicas Nacionais ou estrangeiras, ao delito cometido, no todo ou em parte, em territrio brasileiro, ou que nele, embora parcialmente, produziu ou deveria produzir seu resultado. contra O GRANDE ORIENTE DO BRASIL, Grandes Orientes Estaduais, Corpos Manicos ou Maom da Obedincia do GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Art. 6 - O delito se entende praticado no momento da ao ou da omisso, ainda que outro seja o
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (1 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

momento do resultado. Art. 7 - Considera-se praticado o fato no lugar em que se desenvolveu a atividade delituosa, no todo ou em parte e ainda que sob forma de participao, assim como onde produziu ou deveria produzir-se o resultado. Nos delitos omissivos os fatos considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ao omitida. Art. 8 - As infraes penais manicas praticadas no estrangeiro ficam sujeitas s leis manicas brasileiras, sendo agente-jurisdicionado ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL e o fato seja apenado no Brasil. Art. 9 - A sentena de outra Potncia, para produzir efeitos na jurisdio do GRANDE ORIENTE DO BRASIL, deve ser homologada: I - pelo Supremo Tribunal de Justia Manica do GRANDE ORIENTE DO BRASIL. II - pelos Tribunais Estaduais, quando Nacional. 1 - Inexistindo Grande Oriente Estadual, a sentena ser homologada pelo Supremo Tribunal do GRANDE ORIENTE DO BRASIL. 2 - Das homologaes pelos Tribunais de Justia Estaduais, caber recurso voluntrio para o Supremo Tribunal de Justia Manica.

Dos Prazos Art. 10 - No cmputo dos prazos no se inclui o dia do comeo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio da Era Vulgar adotado no mundo profano. Art. 11 - As regras gerais deste CDIGO aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso.

Da Jurisdio Penal Art. 12 - A jurisdio penal manica exercida pelo Corpo competente na rea territorial, para a investigao dos delitos para aplicao das penas respectivas. 1 - A jurisdio penal manica exercida:

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (2 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

I - pela Loja; II - pelo Grande Oriente Estadual; III - Pelo GRANDE ORIENTE DO BRASIL. 2 - A jurisdio do GRANDE ORIENTE DO BRASIL, se estende a todos os Maons que lhe so filiados em todo o territrio nacional; a do Grande Oriente Estadual os Maons a ele subordinados no territrio do Estado ou Territrio respectivo; a Loja, aos Maons do respectivo Quadro; aos Maons irregulares residentes no Oriente da jurisdio territorial da Loja e aos que a Lei Processual especificar.

TTULO II Do Delito Manico Art. 13 - Delito a violao dolosa ou culposa da Lei Penal Manica, assim como dos preceitos gerais e fundamentais da Instituio e dos princpios normativos do GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Art. 14 - O resultado, de que depende a existncia do delito, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Pargrafo nico - A omisso relevante como a causa quando o comitente devia e podia evitar o resultado. Art. 15 - Diz-se do delito: I - consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio. II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pargrafo nico - Pune-se a tentativa, com a pena correspondente ao delito, diminuda de 1/3 (um tero) metade, podendo o julgador, no caso de excepcional gravidade, aplicar a pena do delito consumado. Art. 16 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo, ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. Art. 17 - Diz-se do delito: I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo;
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (3 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

II - culposo, quando o agente, deixando de empregar a cautela, a ateno ou a diligncia ordinria ou especial, a que estava obrigado, em face das circunstncias, no prev o resultado que poderia prever ou, prevendo-o, supe, levianamente, que no se realizaria ou que poderia evit-lo. Art. 18 - Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como delito, seno quando o pratica dolosamente. Art. 19 - A ignorncia ou a errada compreenso da lei manica no exime da pena. Art. 20 - isento de pena quem comete o delito por erro quanto ao fato que o constitui, ou quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. 1 - No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como delito culposo. 2 - Responde pelo delito o terceiro que determina o erro, ou para sua execuo contribui. 3 - O erro quanto pessoa contra a qual o delito praticado no isenta de pena. 4 - No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno da pessoa com quem o agente queria praticar o delito. Art. 21 - No h delito quando o agente praticou o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular do direito. Art. 22 - Considera-se em estado de necessidade quem praticar um mal para preservar direito seu ou alheio, de perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, desde que o mal causado, pela sua natureza e importncia, seja consideravelmente inferior ao mal evitado, e o agente no era legalmente obrigado a arrostar o perigo. Art. 23 - Entende-se em legitima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Art. 24 - O agente que, em qualquer dos casos de excluso de delito, excede culposamente os limites da necessidade, responde pelo fato, se este punvel, a ttulo de culpa. 1 - No punvel o excesso quando resulta de escusvel medo, surpresa ou perturbao de nimo em face da situao.
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (4 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

2 - Ainda quando punvel, o fato, por excesso doloso, o julgador pode atenuar a pena. Art. 25 - Os atingidos por doenas mentais so isentos de pena, cabendo aos rgos do ministrio Pblico encaminh-los aps o conhecimento do fato esfera administrativa. Art. 26 - No excluem a responsabilidade penal: I - a emoo ou paixo; II - a embriaguez, voluntria ou culposa pelo lcool, ou substncia de efeitos anlogos.

TTULO III Da Imputabilidade Penal Art. 27 - No imputvel quem, no momento da ao ou omisso, no possui a capacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, em virtude de doena mental. Art. 28 - No igualmente imputvel o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior, era ao tempo da ao ou omisso, inteiramente incapaz de entender o carter delituoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

TTULO IV Do Concurso de Agente - Da Co-autoria Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o delito, incide nas mesmas penas cominadas ao autor. Art. 30 - So autores: I - os que diretamente praticarem o delito resolvido por si ou por outrem; II - os que, tendo resolvido a execuo do delito, por qualquer meio, exercitarem ou cometerem a outrem a execuo.

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (5 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

Art. 31 - So co-autores os que, de qualquer modo, concorrerem. por ao ou omisso, para o delito. Art. 32 - So cmplices: I - os que, no sendo autores, prestarem auxilio execuo do delito, ou fornecerem instrues para comet-lo; II - os que, antes ou durante a execuo, prometerem auxlio ao agente, ocultarem ou destrurem os instrumentos e vestgio do delito. Art. 33 - So tambm cmplices os que, conscientemente, emprestarem sua casa para reunio de Maons que pretendam cometer delito manico. Art. 34 - Se, por erro acidente na execuo, atingido bem jurdico diverso do visado pelo agente, responde este por dolo, se assumiu o risco de causar este resultado, ou por sua culpa, se o previu, ou podia prever, e o fato punvel como delito culposo. Art. 35 - No autor do delito quem o pratica sob coao fsica irresistvel, respondendo somente o coator. Art. 36 - No delinqente quem comete o delito: I - sob coao moral, que lhe suprima a faculdade de agir segundo sua prpria vontade; II - em obedincia a ordem no manifestante ilegal, de superior hierrquico. Art. 37 - Tambm delinqente quem, para proteger direito prprio, ou de pessoa a quem est ligado por estreitas relaes de parentesco ou afeio, contra perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, sacrifica direito alheio, ainda quando superior ao direito protegido, desde que no lhe era razoavelmente exigvel conduta diversa.

TTULO V Das Penas

CAPTULO I Art. 38 - As penas principais so:

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (6 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

I - suspenso dos direitos manicos; II - expulso. Art. 39 - Pena acessria: inabilitao para exerccio de cargo manico. Art. 40 - A execuo da pena de suspenso dos direitos Manicos, por prazo no superior a cinco (5) anos, admite a suspenso condicional, a juzo do Tribunal competente para o recurso, ante as circunstncias mencionadas no artigo 49 e o sincero arrependimento do condenado, manifestado de prprio punho, ressarcidos os prejuzos porventura causados. 1 - O prazo da suspenso condicional o mesmo da condenao. 2 - Compete ao Venervel da Loja do interessado encaminhar a solicitao da suspenso condicional com o Parecer das Luzes, a quem caber a fiscalizao do comportamento do beneficiado. 3 - Ser revogada a medida se o interessado incidir em novo processo manico, com queixa ou denncia recebidos, devendo, ento, cumprir a pena suspensa sem prejuzo da decorrente do novo processo. Art. 41 - Os delitos manicos do 1 grau, especificados no artigo 71, sero punidos com a suspenso dos direitos manicos por um ano e meio (1,5), no grau mximo; suspenso dos direitos manicos por um ano (1), no grau mdio, ou suspenso dos direitos manicos por seis (6) meses, no grau mnimo. Art. 42 - Os delitos manicos do 2 grau, especificados no artigo 72, sero punidos com a suspenso dos direitos manicos por quatro (4) anos, no grau mximo; suspenso dos direitos manicos por trs (3) anos, no grau mdio; ou suspenso dos direitos manicos por dois (2) anos, no grau mnimo. Art. 43 - Os delitos manicos do 3 grau, especificados no artigo 73, sero punidos com a pena de suspenso dos direitos manicos por sete (7) anos, no grau mximo; suspenso dos direitos manicos por seis (6) anos, no grau mdio; ou suspenso dos direitos manicos por cinco (5) anos, no grau mnimo. Art. 44 - Os delitos manicos do 4 grau, especificados no artigo 74, sero punidos com a pena de expulso da Ordem, no grau mximo; suspenso dos direitos manicos por dez (10) anos. no grau mdio; ou suspenso dos direitos manicos por oito (8) anos, no grau mnimo. Art. 45 - Ao condenado por qualquer dos delitos especificados nos incisos I, II, III, IV. V, VI e VII do artigo 71, se aplica a pena acessria da inabilitao para o exerccio de qualquer cargo manico, pelo prazo correspondente a 2/3 (dois teros) da pena principal aplicada, a critrio do julgador, observado o disposto nos artigos 39 e 48. Art. 46 - A pena de expulso pe termo vida manica do condenado.
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (7 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

Art. 47 - A pena de suspenso dos direitos manicos no pode exceder a dez (10) anos, quando cumulativa, num ou mais processos. Pargrafo nico - A condenao acumulada superior a dez (10) anos de suspenso dos direitos manicos converte-se automaticamente em expulso.

DA APLICAO DA PENA (Fixao da Pena)

CAPTULO II Art. 48 - Na aplicao da pena devem ser levados em conta os antecedentes, a personalidade do agente, a intensidade do dolo, da culpa, os motivos, as circunstncias e conseqncias do delito. Art. 49 - A reincidncia em infrao apenada com suspenso de direitos manicos determina a aplicao dessa pena, aumentada da metade do seu prazo mximo. Art. 50 - Em qualquer circunstncia, as penas sero sempre aplicadas cumulativamente, quer se trate de duas ou mais infraes, obedecidas as restries deste Cdigo. Art. 51 - A condenao de Maom pela Justia profana, em delito cuja pena seja de recluso e ultrapasse de dois (2) anos de deteno, ou um delito infamante, implicar na expulso da Ordem que ser decretada pela Justia Manica mediante processo iniciado na Loja. Art. 52 - A condenao de Maom pela Justia profana, em delito culposo ou em contraveno penal, s importar em suspenso dos seus direitos, na forma prevista no artigo anterior, quando a ao delituosa importe em incompatibilidade com os princpios que a Maonaria defende. Art. 53 - A absolvio de Maom na Justia profana em delito praticado contra Irmo, no obsta ao processo no foro manico. nem o exime da responsabilidade penal manica.

Das Circunstncias Agravantes e Atenuantes Art. 54 - As circunstncias agravantes e atenuantes influiro na agravao ou atenuao das penas aplicveis aos delinqentes. No influir, porm, a circunstncia agravante que for elemento

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (8 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

constitutivo do delito. Art. 55 - Prevalecero agravantes sobre as atenuantes quando preponderar a perversidade do delito, a extenso do dano e a intensidade do alarma causado pelo delito, ou quando o delinqente for habituado a ms aes ou desregrado nos costumes. Art. 56 - Prevalecero as atenuantes sobre as agravantes quando o delito no for revestido de circunstncia indicativa de maior perversidade ou quando o delinqente no tiver compreendido a extenso e as conseqncias de sua responsabilidade. Art. 57 - Haver compensao, quando forem de igual importncia, intensidade e nmero. Pargrafo nico - So circunstncias preponderantes as que resultem motivos determinantes do delito, da personalidade do agente e da reincidncia. Art. 58 - A existncia de circunstncias agravantes ou a preponderncia destas levam a pena ao mximo; a inexistncia de agravantes e atenuantes ou a sua compensao levaro ao mdio da pena e a existncia simplesmente das atenuantes ou a preponderncia destas determinaro a imposio do mnimo da pena. Art. 59 - Quando, em uma s inteno e no mesmo ato, o Maom cometer mais de um delito a pena a aplicar ser do grau mximo da do delito mais grave. Pargrafo nico - Nessa hiptese, no haver compensao de circunstncias agravantes e atenuantes se, porm, os delitos forem de igual gravidade somar-se-o as penas dos delitos praticados. Art. 60 - So circunstncias agravantes: I - ter o delinqente cometido com premeditao; II - ter reincidido, o que ocorrer quando praticar delito de natureza semelhante do qual j tenha sido condenado; III - ter o delinqente cometido o delito por motivo ftil ou reprovado; IV - ter sido cometido o delito com traio, surpresa, abuso de confiana, disfarce, arrombamento, entrada ou tentativa de entrada em casa do ofendido ou com ajuste entre dois ou mais agentes; V - promover ou organizar a cooperao no delito ou dirigir a atividade dos demais agentes; VI - ser o delinqente inferior em grau ou autoridade dos demais agentes, em relao ao ofendido; VII - haver no delinqente superioridade, procurada, em armas ou fora, de sorte a impedir a defesa e a

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (9 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

repulsa ofensa, por parte do ofendido; VIII - ter sido praticado o delito no interior do Templo Manico; IX - ter o delinqente praticado o delito em estado de embriaguez visvel, no sendo esta habitual; X - quando o mal do delito for aumentado por qualquer circunstncia, inclusive o estado valetudinrio do ofendido; XI - a inatividade ou irregularidade procuradas pelo delinqente, posterior ao comeo da execuo do ato punvel, para embaraar o julgamento e a efetiva aplicao da pena; XII - o no-comparecimento, sem justificativa, perante o Tribunal Manico, quando devidamente intimado por autoridade competente; XIII - a no-sujeio espontnea do delinqente aos Corpos e s Autoridades encarregadas de manter a lei manica; XIV - promover ou organizar a cooperao no delito ou dirigir a atividade dos demais agentes. Art. 61 - So circunstncias atenuantes: I - falta, no delinqente, de pleno conhecimento do mal praticado e de direta inteno de o praticar; II - ter o delinqente cometido o delito em oposio execuo de ordens ilegais, excedendo nos meios bastante obstculo; III - o arrependimento manifestado por escrito e dirigido Loja ou ao Corpo a que est diretamente subordinado, ressarcidos os prejuzos porventura causados. IV - servios relevantes prestados como tais anteriormente reconhecidos; V - ter partido do ofendido a provocao; VI - a pronta restituio, paga, ou reparao da coisa subtrada, destruda, danificada, ou a satisfao do dano causado; VII - a sujeio espontnea do delinqente aos Corpos e s Autoridades encarregadas de manter e executar a lei manica; VIII - ter o delinqente praticado o delito por medo ou ameaas invencveis.

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (10 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

TTULO VI Da Ao Penal Art. 62 - A ao penal manica se exercita: a) por queixa da parte ofendida; b) por denncia da autoridade competente, provocado ou no esse procedimento pela parte interessada. Pargrafo nico - Nos casos da ao a que se refere a alnea "a" deste artigo, poder a autoridade competente aditar ou no a queixa, devendo, no entanto, acompanhar a tramitao do processo, salvo a desistncia ou revelia da parte ofendida, caso em que cessa sua interveno para prosseguir no feito.

TTULO VII Da Extino da Punibilidade Art. 63 - A ao penal se extingue: I - pela morte do delinqente; II - por anistia, emanada do Poder competente; III - pelo perdo do ofendido; IV - pela prescrio. Art. 64 - A pena se extingue: I - com a extino da ao penal; II - pelo cumprimento da pena no lapso da condenao; III - pelo indulto concedido pelo Poder competente; IV - pela reabilitao. Art. 65 - O cumprimento da pena se suspende por ato do Soberano Gro-Mestre Geral, ouvido o

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (11 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

Conselho Federal da Ordem, quando se tratar de delinqente primrio, no sendo de expulso a pena aplicada. Art. 66 - A reincidncia ou a prtica de qualquer outro delito importa na revogao da suspenso e obriga ao cumprimento da pena de condenao suspensa e mais a do novo delito praticado. Art. 67 - A condenao prescreve no mesmo prazo da ao penal. Art. 68 - A prescrio da ao resulta exclusivamente do lapso de tempo decorrido do dia em que o delito foi cometido e se interrompe pelo julgamento da procedncia da ao. Pargrafo nico. - A prescrio da condenao comea a correr do dia em que passar em julgado a sentena, ou daquele em que for interrompida, por qualquer modo, a execuo j comeada. Interrompe-se pela reincidncia, o que acontecer, tambm, com a prescrio da ao penal. Art. 69 - Salvo os delitos com a pena de expulso da Ordem, que so imprescritveis, os demais prescrevero no dobro do tempo da pena mxima aplicvel ao delito, e para a da condenao, a pena aplicada em concreto. Art. 70 - Para prescrio da ao ter-se- em vista o mximo da pena aplicvel ao delito, e para a da condenao, a pena aplicada em concreto.

PARTE ESPECIAL

TTULO VIII Dos Delitos em Espcie Art. 71 - So delitos manicos do 1 grau: I - Descumprir os deveres do cargo ou funo em que esteja investido; II - permitir, nos trabalhos da Oficina ou de qualquer outro Corpo manico, a permanncia de Maom que no tenha qualidade para assisti-los; III - proceder com abuso de autoridade, ou praticar ato discricionrio no exerccio do cargo ou funo manica; IV - deixar de encaminhar, na poca prpria, Fazenda do Grande Oriente Estadual ou da
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (12 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

FEDERAO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, os metais para esse fim recebidos de Maons e Lojas; V - frustrar ou impedir o livre exerccio do direito de voto, ou a liberdade de palavra, quando usada em termos convenientes; VI - proceder eleio de Maom, sabendo-o inelegvel para cargos na Oficina ou em outro Corpo Manico; VII - iniciar profano rejeitado; filiar, ou regularizar Maom com postergao das prescries legais; VIII - negligenciar nas sindicncias concernentes admisso de profano, prestando informaes inverdicas ou ocultando fato ou circunstncia de que tenha cincia, visando possibilitar a admisso de quem no possua qualidade para ingressar na Ordem. Incorre nas mesmas penas desse inciso o proponente, que, ciente da falta de qualificao do profano, o prope admisso na Ordem. IX - usar expediente reprovvel para obter votos em eleio; X - imprimir, publicar, ou divulgar por qualquer meio na imprensa profana, escrita ou falada, assunto que prejudique o bom conceito do GRANDE ORIENTE DO BRASIL; XI - deixar de socorrer, injustificadamente, viva, filhos pais ou irmos de Maom, moral e materialmente necessitados. Art. 72 - So delitos manicos do 2 grau: I - desobedecer aos Regimentos, s Luzes da Oficina ou s autoridades de qualquer Corpo ou Poder Manico; II - descumprir, intencionalmente, as deliberaes da Oficina ou de qualquer Corpo ou Poder Manico; III - conduzir-se no meio manico ou no mundo profano de modo reprovvel; IV - perturbar a regularidade dos trabalhos da Oficina ou de qualquer Corpo Manico, faltando com o respeito devido s Luzes ou aos Irmos; V - promover ou propiciar desarmonia ou rivalidade entre Irmos, Lojas ou Corpos Manicos da Obedincia; VI - impedir o livre exerccio de funo ou atribuio legalmente cometida a Irmo, autoridade ou Corpo manico; VII - abusar da honestidade, ou boa f de Irmo ou de pessoa de sua famlia;

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (13 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

VIII - faltar com o dever de fraternidade a Maom regular, no lhe prestando, injustificadamente, a ajuda ou o socorro de que carea; IX - praticar ao ou omisso que prejudique Irmo, Loja ou a Ordem; X - deixar de saldar dvida contrada no meio manico ou no mundo profano, postergando o dever de fraternidade ou prejudicando o bom conceito da Ordem. Art. 73 - So delitos manicos do 3 grau: I - invadir atribuies de autoridades de qualquer Corpo Manico, atribuir-se poder, ttulo de qualidade que no possui, ou usar jia, insgnia ou qualquer outro smbolo manico a que no tenha direito; II - praticar ato manico estando legalmente privado de faz-lo; III - discutir em recinto manico ou no mundo profano, matria de natureza poltico-partidrioreligiosa, sectarista ou racial, envolvendo o prestigio da Instituio; IV - discutir ou divulgar no mundo profano fato ocorrido em Loja ou em qualquer Corpo Manico cujo conhecimento por profano importe em prejuzo da Instituio; V - concorrer para o enfraquecimento ou abatimento de Coluna de qualquer Loja; VI - promover, sem ser sua atribuio e sem permisso dos Poderes competentes, correspondncia com Potncia Manica ou autoridade profana sobre assunto de natureza manica, reservado ou proibido da competncia exclusiva de autoridade manica, reservado ou proibido. No constituem o ilcito supra as comunicaes, expedientes e cortesia entre Lojas das cidades fronteirias do Territrio Nacional e entre Lojas e autoridades de Pas vizinho, bem como a correspondncia manica entre Irmos de outra obedincia, que no envolva o prestgio do Grande Oriente do Brasil; VII - contrair divida, alienar ou gravar patrimnio de qualquer Corpo Manico sem autorizao da autoridade competente; VIII - deixar de comparecer, sem motivo justificado, a sesso de Conselho de Famlia ou de Tribunal Manico, quando citado, na qualidade de parte, ou intimado, na de testemunha; IX - prestar falso testemunho; X - prevalecer-se do exerccio de posio profana para prejudicar direito ou interesse de Irmo ou de qualquer Corpo Manico; XI - promover, em Juzo profano, qualquer ao cvel ou penal contra Irmo, sabendo sua qualidade e
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (14 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

filiao do GRANDE ORIENTE DO BRASIL, sem o prvio procedimento conciliatrio na jurisdio administrativa ou judicial manica; XII - iniciada a ao cvel ou penal contra Maom, de qualidade e filiao no conhecida. deixar de promover conciliao manica e composio profana para soluo da questo; XIII - obter ou tentar obter vantagem ilcita negociando objeto, cargo, grau, honraria ou qualquer outro efeito manico; XIV - facilitar a profano o conhecimento de smbolo, ritual, cerimnia ou de qualquer ato reservado a Maom. Art. 74 - So delitos do 4 grau: I - trair juramento manico, por declarao expressa, manifestao pblica ou de qualquer meio que caracterize indubitavelmente a traio; II - atentar contra a soberania ou a integridade da Federao GRANDE ORIENTE DO BRASIL; III - fomentar, tentar promover a separao de Grande Oriente Estadual ou de Loja federada ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL; IV - promover cisma ou particular de organizao de jurisdio manica alheia ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL; V - desobedecer s leis, regulamentos ou resolues emanadas de autoridade manica, ou opor-se por meios ilegais contra autoridade de qualquer dos Poderes constitudos da Ordem, ou contra membros destes Poderes; VI - atentar contra a honra e dignidade de membros dos Altos Poderes da Ordem ou promover por qualquer forma de expresso, falada ou escrita, no meio manico ou no mundo profano, conceito desairoso ou crtica vituperina contra qualquer dos poderes ou de seus membros; VII - prejudicar as relaes amistosas do GRANDE ORIENTE DO BRASIL com outra Potncia Manica, ou o estabelecimento de relaes com aquelas com as quais no mantm; VIII - instituir, filiar-se, professar ou prestar obedincia a organizao irregular, inclusive de natureza poltico-partidria, cujos princpios, atividades ou ideologias conflitem com os que a Maonaria defende e proclama; IX - injuriar, caluniar ou difamar Irmo, seus familiares, autoridade manica ou qualquer Corpo Manico, ofendendo-lhe a honra ou reputao no meio manico ou no mundo profano; X - praticar ato de improbidade no exerccio de cargo manico;
http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (15 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

XI - falsificar, inutilizar, destruir ou ocultar livros, documentos, jias, insgnias ou smbolos manicos em prejuzo da Loja, de Corpo Manico ou da Ordem; XII - prestar informaes falsas, alterar ou ocultar documentos ou fato para fraudar interesse material ou moral da Loja, de qualquer Corpo Manico ou do GRANDE ORIENTE DO BRASIL; XIII - haver-se com falta de decoro no meio manico ou no mundo profano, praticando atos contrrios moral ou aos bons costumes, inclusive dar-se embriaguez, prtica de jogo proibido ou prtica de atividade reprovvel; XIV - praticar violncia fsica contra Irmo ou pessoa de sua famlia. Art. 75 - Nos delitos previstos no art. 74, incisos VI e IX somente se procede mediante queixa.

TTULO IX Disposies Gerais Art. 76 - Da pena de expulso, quando aplicada pelo Tribunal do Jri da Loja, cabe recurso ex-officio do Venervel para o Supremo Tribunal de Justia Manica. Art. 77 - A responsabilidade penal exclusivamente pessoal, Contra Lojas e Corpos Manicos, cabem as medidas administrativas estabelecidas na legislao especfica sem prejuzo da ao penal contra seus dirigentes em exerccio. Art. 78 - A condenao do delinqente, nos crimes que envolvam dano material, torna certa a obrigao da satisfao, ou a obrigao de indenizar o dano material, resultante do delito. Art. 79 - Nos casos omissos, serviro de elemento subsidirio o Cdigo Penal Brasileiro e as leis penais das Potncias Manicas estrangeiras, que forem compatveis com a Constituio do GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Art. 80 - Este Cdigo entrar em vigor no dia 21 de abril de 1979.

TTULO X Disposies Finais

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (16 de 17)5/8/2005 22:50:57

Grande Oriente do Brasil

Fundando em 17

Art. 81 - Para atender a despesas de transporte, alimentao e hospedagem das partes e testemunhas, quando tenham de se apresentar perante os Tribunais, por convocao regular lcito o fornecimento de numerrio conta de verba oramentria. Pargrafo nico - Compete aos Relatores a provocao da Presidncia dos Tribunais para atendimento pelos Gro-Mestres da referida despesa. Art. 82 - No prazo mximo de noventa (90) dias a contar da promulgao da presente lei, devero os Tribunais organizar nos seus regimentos internos, a forma de processo e julgamento dos delitos de sua competncia. Pargrafo nico - Para esse fim podero promover-se convocaes extraordinrias. E dos regimentos internos, assim aprovados, sero trocados exemplares entre todos os Tribunais. Art. 83 - Os processos em andamento sero decididos pela forma em vigor do seu incio, entendendose, como tais aqueles que j tiveram queixa ou denncia oferecidas. Pargrafo nico - A disposio do presente artigo s se aplica s novas disposies legais. Art. 84 - Esse Cdigo entra em vigor no dia 21 de abril de 1979, revogadas as disposies em contrrio.

Ns, Osires Teixeira, Gro-Mestre Geral da Ordem do GRANDE ORIENTE DO BRASIL, fazemos saber a todos os Maons, Lojas, Delegacias e Grandes Orientes Estaduais, que a Soberana Assemblia Federal Legislativa adotou e ns sancionamos a Lei Penal Manica. Dado e traado no Gabinete do Gro-Mestre Geral, ao Oriente Poder Central, aos 16 de abril de 1979 da E\ V\ -Osires Teixeira, Gro-Mestre Geral do GRANDE ORIENTE DO BRASIL.

http://www.lojasacademicas.com.br/Legislacao/Lei_Penal/leipenal.html (17 de 17)5/8/2005 22:50:57

You might also like