You are on page 1of 4

Tipos de Redao ou composio Tudo o que se escreve recebe o nome genrico de redao.

Existem trs tipos de redao: descrio, narrao e dissertao. importante que voc consiga perceber a diferena entre elas. Descrio o tipo de redao na qual se apontam as caractersticas que compem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Sua estatura era alta e seu corpo esbelto. A pele morena refletia o sol dos trpicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade. Os traos bem desenhados compunham uma fisionomia calma, que mais parecia uma pintura. Narrao a modalidade de redao na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Em uma noite chuvosa do ms de agosto, Paulo e o irmo caminhavam pela rua mal iluminada que conduzia sua residncia. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era entretanto somente um bbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa. Dissertao o tipo de composio na qual expomos ideias gerais, seguidas da apresentao de argumentos que as comprovem. Muitos debates tem havido sobre a eficincia do sistema educacional brasileiro. Argumentam alguns que ele deve ter por objetivo despertar o estudante a capacidade de absorver informaes dos mais diferentes tipos e relacion-las com a realidade circundante. Um sistema de ensino voltado para a compreenso dos problemas scio-econmicos e que despertasse no aluno a curiosidade cientfica seria por demais desejvel. Caractersticas da Narrao Narrao o relato dos fatos ordenados em sequncia lgica com incluso de personagens. So elementos fundamentais da narrao: o fato, o episdio ou o incidente (O que?): a personagem ou personagens envolvidos nela (Quem?) Ocorre, contudo, a presena facultativa de outras circunstncias, seguindo o seguinte esquema: Como? Onde? Quando? Por qu? Por isso: Modo como se desenvolvem os fatos Local ou locais de ocorrncia Tempo, epca e momento em que se deu o fato Causa ou motivo do acontecimento Consequncia ou resultado

Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero Uma noite, ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigues de Freitas e morreu afogado.

Como? Onde? Quando?

Por qu? Por isso:

Joo Gostoso Uma noite Chegou no bar Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa morreu afogado

Estrutura da Narrao Uma Narrao contm as seguintes partes: Exposio: uma apresentao do assunto ou tema Complicao: o desenrolar dos acontecimentos, ao das personagens ou conflito entre personagens e situaes. Clmax: o auge do conflito, o ponto culminante da histria ou o suspense da narrativa. Desfecho: a resoluo do conflito, a concluso da histria. As partes da narrao acham nitidamente delimitadas no seguinte poema de Manuel Bandeira Pardalzinho O pardalzinho nasceu livre, quebraram-lhe a asa Sacha lhe deu uma casa, gua, comida e carinhos foram cuidados em vo, A casa era uma priso O pardalzinho morreu O corpo sacha enterrou No jardim, a alma, essa voou Descrio Observe o texto a seguir: Ele nojento, asqueroso. Um inseto mesmo. E to pequeno, to baixo, que ningum nota sua presena. Mas ele nunca est sozinho. Iguais a ele existem aos milhes s em sua casa. E, olha, no se iluda: eles so todos iguais. Totalmente sem escrpulos, fazem mal a moas e rapazes, adultos e crianas. Ele um ser to desprezvel, que respirar perto dele pode causar at alergia. E sabe o que ele gosta mais de comer? Restos de pele humana.

Dissertao Estrutura bsica da dissertao O texto dissertativo, assim como o narrativo e o descritivo, deve apresentar-se organizado, obedecendo seguindo diviso Introduo Serve para preparar o leitor Deve estar relacionada com o que se via discutir ou expor no desenvolvimento Deve ser breve, apenas um pargrafo No deve desviar-se do que estar contido no desenvolvimento Deve ser objetiva, portanto sem rodeios.

Desenvolvimento a parte mais significativa da redao So apresentados os raciocnios lgicos, a argumentao, as controvrsias e dedues a substncia do trabalho No pode ser menor que a introduo

Concluso o fecho da redao Nela, o redator pode resumir os pontos de vista Apresentar uma sntese das idias contidas no desenvolvimento No pode ser dispensada Deve ser breve e ter carter geral Apenas um pargrafo.

Tema e Ttulo Tema: a idia sobre a qual o texto dever ser desenvolvido; o assunto sobre o qual se escrever. As grandes capitais dos Estados brasileiros so depositrias de graves problemas sociais." Ttulo: uma expresso geralmente curta, colocada antes do incio da redao; uma referncia ao assunto de que tratar o texto. As capitais e os seus problemas Estruturando uma dissertao: argumentao Imagine que voc queira dissertar sobre o seguinte tema: O mundo moderno caminha atualmente para sua prpria destruio. Sua primeira providncia deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: Por qu? Ao iniciar sua reflexo sobre o tema proposto e sobre uma possvel resposta para a questo procure recordar-se do que j leu ou ouvir a respeito dele.

O ideal, para que sua dissertao explore suficientemente o assunto, que voc obtenha duas ou trs respostas para a questo formulada; estas respostas denominam-se argumentos. Observe agora quais argumentos podemos encontrar para este tema. Uma possibilidade pensar que o mundo pode vir a destruir-se por causa dos inmeros conflitos internacionais que tem ocorrido nestes ltimos tempos. Assim, j teramos o primeiro argumento: Tem havido inmeros conflitos internacionais Pensando um pouco mais sobre o porqu de estarmos beira da destruio, podem ocorrer mais dois argumentos. - o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico - permanece o perigo de uma catstrofe nuclear Desta maneira, obtermos o seguinte quadro: Tema: O mundo moderno caminha atualmente para a sua prpria destruio Porqu? (argumentos) Tem havido inmeros conflitos internacionais O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico Permanece o perigo de uma catstrofe nuclear Para elaborar a introduo, basta copiar o tema e acrescentar a ele os argumentos. Na introduo os argumentos so apenas mencionados. Neste primeiro pargrafo informamos apenas o assunto de que a dissertao vai tratar. (tema) O mundo moderno caminha atualmente para a sua prpria destruio, (argumento 1) pois rem havido inmeros conflitos internacionais, (argumento 2) o meio ambiente encontra-se ameaado por srie desequilbrio ecolgico e, alm do mais, (argumento 3) permanece o perigo de uma catstrofe nuclear. No desenvolvimento, casa argumento dever ser convenientemente desenvolvido em pargrafos, assim um pargrafo para cada argumento. Na concluso basta s um pargrafo. Nele deve estar presente novamente o proposto no incio. Resumindo todos os procedimentos que utilizamos para construir uma dissertao, chegamos ao esquema: TTULO 1 Pargrafo: Tema + Argumento 1 + Argumento 2 + Argumento 3 2 Pargrafo: Desenvolvimento do Argumento 1 3 Pargrafo: Desenvolvimento do Argumento 2 4 Pargrafo: Desenvolvimento do Argumento 3 5 Pargrafo: Expresso inicial + reafirmao do TEMA + observao final.

You might also like