You are on page 1of 20

Nmero 16 - Dezembro 2008

Grupo Schaeffler: na vanguarda da evoluo tecnolgica.

A GENTE LuK INA FAG pertence Schaeffler Iberia Automotive Aftermarket

Ainda no conhece?
Visite www.RepXpert.com e descubra as possibilidades do portal da oficina. Informao tcnica, instrues de montagem, ferramentas de gesto... Descubra como fcil usufruir das vantagens da RepXpert: Qual o torqumetro necessrio para a montagem do rolo tensor de um Peugeot 307 com cdigo de motor RHS standard? Esta soluo pode ser encontrada em www.RepXpert.com

1. Clicar para aceder ao catlogo

2. Abrir o Catlogo Repxpert

3. Iniciar a pesquisa por veculos

4. Inserir a marca solicitada

5. Ir para o modelo solicitado

6. Seleccionar o tipo de motor (RHS) e entrar no modelo

7. Pesquisa por dados tcnicos

8. Seleccionar o prestador

9. Ir para Manuais tcnicos

10. Ir para Desmontar e montar a correia dentada

11. Seleccionar o modelo standard

12. Encontramos a soluo!

Um parceiro de confiana
Perante o perodo de dificuldades que atravessamos, desejo lanar uma mensagem de calma e optimismo. Face ao alarmismo e desconfiana cumpre apenas agir com deciso para superar esta conjuntura e sair dela fortalecidos. No Grupo Schaeffler consideramos que os negcios do nosso sector tm a capacidade suficiente para fazer frente a esta situao sem medo. Chegou pois o momento de tirar proveito das vantagens de contar com um parceiro de confiana. Vantagens como as que fornecem no apenas os nossos produtos, mas a formao de qualidade e o acesso informao estratgica que proporcionamos aos nossos clientes. Por isso, continuamos a apostar em fornecer o mximo apoio oficina, oferecendo ferramentas e programas contnuos de formao que lhe permitam maximizar a qualidade e o rendimento do seu trabalho, adaptando a sua empresa s necessidades do mercado. Todo este valor acrescentado que acompanha os produtos das marcas LuK INA e FAG, pode ser encontrado em www.repxpert.com, autntico exponente da nossa forma de trabalhar para o seu servio. Neste mesmo nmero da Gente LuK INA FAG, mostramos-lhe de que forma o portal da oficina pode, por exemplo, ajud-lo na gesto do seu negcio. Visite o stio e aproveite as vantagens que disponibiliza para o seu servio. Carlos Sanrigoberto Presidente Automotive Aftermarket Schaeffler Iberia

NA CAPA
Conhea a fundo os detalhes do desenvolvimento tecnolgico da LuK, as novas tecnologias para motores de INA, as vantagens do rolamento de cubo compacto da FAG e o novo catlogo de volantes de motor para veculos industriais.

4
BOXES
No perca as informaes de servio de INA, as consequncias de montar uma embraiagem SAC sem a ferramenta adequada e veja como gerir melhor a sua oficina com a ajuda da RepXpert.

8
Aprenda tudo sobre os automveis hbridos e no perca o melhor do DTM e o campeonato europeu de camies onde a equipa Buggyra obteve um triunfo histrico.

REA DE DESCANSO

14
NOTCIAS
Chegaram os novos catlogos das marcas do Grupo Schaeffler. Alm disso, descubra como circular 180.000 quilmetros com uma embraiagem LuK de VI e as

STAFF
Schaeffler Iberia Automotive Aftermarket C/ Lanzarote 13 Pol. Ind. Norte - 28703 San Sebastin de los Reyes (Madrid) Tel.: +34 916 586 680 Fax: +34 916 586 681 www.schaeffler-aftermarket.com gentelukinafag@schaeffler.com Ediao: Schaeffler Iberia, S.L. Conselho Editorial: Jos Jaime Mateo, Ignacio Naranjo y Carlos Sanrigoberto. Redaco: Marta Alejos, Gustavo Gonzlez, Jos Jaime Mateo y Vctor Velasco. Depsito Legal: M-23941-2008 Proibida a reproduo total ou parcial dos originais desta revista sem a autorizao expressa dos seus editores.

17

novidades do XXI Congresso de Ancera e Motortec 2009.

GENTE

NA CAPA

Produto

Bimassa e SAC:
da
u

impossvel compreender o automvel actual sem nos aproximarmos aos componentes que

permitiram a sua evoluo. As tecnologias de trans misso desenvolvidas pela LuK desempenharam um papel fulcral neste processo, facilitando a viabi lidade dos propulsores mais inovadores.

O presente e o futuro

tecnologia

Os fabricantes de componentes desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do automvel moderno. Em forma de resposta s necessidades da indstria, redefiniram o conceito de automvel em busca de uma maior segurana (ABS, ESP, faris de xnon...) ou um maior conforto (climatizador com filtro anti-plen, materiais isolantes mais eficazes), por citar alguns exemplos. Dentro deste processo evolutivo, a LuK respondeu s necessidades crescentes das mecnicas actuais e contribuiu para o desenvolvimento de novos conceitos de transmisso como o CVT ou as alteraes robotizadas.

Embraiagem auto-AJUSTvel SAC


Outros aspectos da evoluo dos sistemas de transmisso so a durabilidade e o tamanho da embraiagem. A embraiagem auto-ajustvel SAC, desenvolvida pela Luk, dura at 50% mais e oferece uma reduo significativa da fora de accionamento do pedal. Para alm disso, o seu tamanho reduzido foi fundamental para que os automveis do segmento compacto possam equipar mecnicas de elevado torque. O aumento do par motor das mecnicas actuais implica o aumento do tamanho da embraiagem. Em 2007, 20% dos automveis produzidos na Europa utilizam tecnologia SAC patenteada pela LuK, que oferece ao mercado uma gama de 200 referncias com 2.200 aplicaes.

VOLANTE BIMASSA
o caso do volante bimassa LuK, desenvolvido perante a necessidade de uma embraiagem capaz de absolver o ndice crescente de vibraes dos motores em meados dos anos 80. Com um grau mximo de amortizao de 150 (face aos 38-40 dos volantes rgidos), o volante bimassa LuK permitiu reduzir as vibraes no habitculo e a cadeia cinemtica bem como o consumo, graas ao funcionamento do motor em regimes mais baixos. Sete geraes aps e em constante evoluo, a tecnologia Bimassa LuK faz parte das ltimas evolues dos propulsores TDI e FSI, proporcionando conforto na conduo e contribuindo para a reduo de emisses. Esta tecnologia a nica que foi fabricada de acordo com as especificaes dos construtores de automveis, e garante as prestaes e fiabilidade da mecnica. Esta tecnologia no pode ser comparada de forma alguma com alternativas de volante rgido existentes no mercado. Como prova de tal, mais de 70% dos veculos diesel utilizam o volante bimassa (4.500.000 em 2007). A LuK o principal especialista nesta tecnologia: o fabricante exclusivo de 80% das aplicaes do parque automobilstico de volantes bimassa.

RepSetPro
A aplicao para o mercado de aftermarket da tecnologia de transmisso desenvolvida pela LuK tem o seu expoente mximo no RepSetPro, um conceito de comercializao que fornece mais segurana e fiabilidade na reparao bem como uma facilidade no momento de realizar pedidos e gerir o seu armazenamento. Em 2007 um em cada dois veculos produzidos na Europa utilizam um sistema hidrulico de desembraiagem. Esta tendncia crescente dnos uma ideia do potencial de mercado deste kit.

Em suma...
- As tecnologias de transmisso desenvolvidas pelo LuK contriburam para o desenvolvimento do automvel. - Mais de 70% dos veculos diesel fabricados em 2007 utilizam volante bimassa. - A embraiagem auto-ajustvel SAC, desenvolvida pela LuK, dura at mais de 50%.

GENTE

NA CAPA

Inovao

Novas tecnologias

de alto rendimento so duas das novas tecnologias que a INA introduziu no campo dos motores. Por um lado, o sistema regulador da rvore de cames com vlvula central permite vantagens tanto em termos de espao como em velocidade de regulao e, por outro lado, a correia dentada de alto rendimento, entre outras vantagens, consegue transmitir mais potncia que as correias actuais.

anto o sistema regulador da rvore de cames com vlvula central como a correia dentada

motores

INA para

u Sistema regulador da rvore de cames


A utilizao do sistema regulador da rvore de cames da INA permite que o ngulo de rotao deste em relao cambota varie, garantindo um tempo de controlo ptimo numa gama ampla de regimes e estados de carga do motor. Desta forma, uma boa regulao das vlvulas afecta directamente as prestaes e a dinmica de conduo, bem como o consumo de combustvel e, em consequncia, as emisses de CO2. A regulao da rvore de cames regula-se de forma contnua. Durante este processo, o sistema de gesto do motor realiza uma comparao entre o ngulo actual e o ngulo objectivo. Posteriormente, a unidade reguladora fica cheia de leo na direco de acerto requerida atravs de uma vlvula solenide que regula o tempo de controlo requerido. Os sistemas reguladores so montados tradicionalmente sobre a rvore de cames atravs de um parafuso central. No entanto, no novo sistema regulador de INA, o componente hidrulico da vlvula de controlo encontra-se integrado no parafuso central. Isto gera vantagens em termos de espao e velocidade de regulao, uma vez que o acerto acontece com grande rapidez devido proximidade da vlvula e da unidade reguladora, em comparao com os sistemas tradicionais. O que se traduz pela possibilidade dos tempos de controlo serem corrigidos rapidamente, optimizando o potencia do motor.

Correia dentada para o accionamento da distribuio


Graas s novas caractersticas da correia dentada de alto rendimento da INA, a resistncia do conjunto aumentada e tambm a deformao do perno reduzida. Para alm disso, em combinao com a alta qualidade de superfcie das malhas articuladas de preciso, obtm-se um comportamento claramente melhorado face ao desgaste da correia. Desta forma, aumenta-se a vida til da correia dentada INA relativamente s correias convencionais. A eficcia e fiabilidade da unio a presso so desenvolvidas em simulaes dinmicas e atravs de clculos de elementos finitos. Foram testadas em ensaios de resistncia rotura e em ciclos de desgaste no banco de provas no veculo. Uma srie de veculos de teste superou at ao momento aproximadamente um milho de quilmetros de circulao por estrada. Os pernos de correia para as correias de controlo INA so produzidos em fbricas de rolamentos de agulhas altamente especializadas na denominada qualidade de rolamento.

Em suma...
- Graas vlvula central do sistema regulador hidrulico da rvore de cames de INA, reduz-se o consumo de combustvel e a emisso de gases contaminantes. - A vida til da correia dentada de INA mais longa que a das correias convencionais.

GENTE

NA CAPA

Rolamento
industriais
u

Inovao

vez a reparao de cubos em veculos industriais no mercado livre de substituio. Graas a este pro duto, o grupo Schaeffler oferece s oficinas uma soluo de servio para a manuteno de cubos de roda de mltiplos veculos industriais graas diversidade de aplicaes deste rolamento de cubo FAG.

rolamento compacto FAG, apresentado em Automechanika 2008, permite pela primeira

compacto de cubo para veculos


A diviso aftermarket do grupo Schaeffler Automotive apresentou na passada edio de Automechanika os novos rolamentos compactos para a reparao de cubos em veculos industriais, uma soluo de servio que permite, pela primeira vez, a interveno mecnica destes componentes no mercado de substituio. O rolamento compacto consiste numa unidade de rolamento j prmontada e lubrificada para um cubo de roda, composta por dois rolamentos de cilindros cnicos que, aps a montagem, se unem com um anel de segurana. Por exemplo, os veculos industriais da marca Volvo, com trs referncias FAG, podem ser reparados graas a este rolamento compacto de cubo aproximadamente 20 modelos de cubos de roda diferentes que so montados em mais de 700 veculos industriais Volvo diferentes.

De fcil montagem para a oficina


Os rolamentos de cubo compactos FAG garantem uma montagem fcil na oficina. Para alm das indicaes de montagem detalhadas, a diviso de aftermarket do grupo Schaeffler Automotive oferece como um servio adicional a ferramenta de montagem necessria para a reparao especializada que vem junto com o resto dos produtos. Graas diversidade de aplicao do rolamento de cubo compacto poupa-se, para alm disso, superfcie de armazenamento e simplifica a realizao de pedidos.

Em suma...
O rolamento compacto de FAG permite pela primeira vez a reparao de cubos em veculos industriais no mercado da substituio. Graas diversidade de aplicao do rolamento de cubo compacto poupa-se tambm na superfcie de armazenamento e simplifica-se a realizao de pedidos.

GENTE

NA CAPA

Produto

Catlogo de

a montagem de uma embraiagem ou de compo nentes relacionados com este sistema impres

veculos industriais
u
O novo catlogo de volantes de motor LuK para veculos industriais est disponvel em quatro idiomas (alemo, ingls, francs e espanhol). Tratase de algo mais que um catlogo j que para alm das aplicaes para camio das marcas DAF, Mam e MercedesBenz, e para autocarro Mam e MercedesBenz, inclui uma descrio tcnica detalhada do produto bem como um diagnstico de possveis avarias. Alm disso, um elemento diferenciador deste catlogo so as fotografias que se incluem de cada referncia bem como dos kits de reparao, que incluem parafusos de fixao, anilhas de reteno e chumaceiras piloto.

volantes de motor para

cindvel ter muito cuidado. Todas as etapas de substi tuio devem realizarse de forma exacta para evitar posteriores avarias. Por esta razo, a LuK acaba de lanar no mercado um completo e prtico catlogo de volantes de motor para veculos industriais no qual pode encontrar tanto a descrio tcnica do produto como um diagnstico de avarias passo a passo.

A orientao precisa da embraiagem cabe a um borde de centragem ou aos pernos de centragem. No contorno exterior do volante motor encontra-se fixada por calado uma coroa dentada, na qual encaixa o pinho do motor de arranque ao ligar o motor. O centro do volante motor contm a chumaceira piloto no qual se apoia o eixo primrio da caixa de mudanas.

Diagnstico de avarias
Este catlogo inclui a descrio de seis possveis avarias dos volantes de motor para veculos industriais: (1) Mossas ou riscos na centragem (centragem da carcaa); (2) volante motor danificado pelo calor/azulescuro, manchas e fendas de calor; (3) riscos no forro do disco de embraiagem do lado do volante motor; (4) o ou os pernos de centragem, brocas de centragem no esto correctamente orientados; (5) o anel de centragem parcialmente partido e (6) superfcie reflectora, mossas e fendas causadas pelo calor. Nesta rubrica, entre outras advertncias, tambm se adverte para o facto da funo de uma embraiagem nova no estar garantida se no se substitui o volante motor ou, pelo menos, se rectifica cuidadosamente, ainda que actualmente, o preo do produto no justifique esta operao que, de qualquer forma, altera as condies originais do volante.

Funes do volante motor


O volante motor a interface entre o motor e o sistema de embraiagem e cumpre diversas funes. Os motores de combusto funcionam de forma irregular devido sua estrutura. Este facto acentua-se quantos menos cilindros tm e quanto menores o nmero de rotaes. Os motores diesel dos veculos comerciais funcionam a rotaes comparativamente baixas ou inclusivamente tempos superiores sem carga. O volante motor permite compensar amplamente esta desvantagem da marcha irregular, j que se encontra aparafusado cambota e, graas acumulao de energia na sua massa, providencia um modo de funcionamento regular. De igual forma, a pea de montagem fabricada em fundio cinza de primeira qualidade aloja a embraiagem e, juntamente com o prato de presso da embraiagem, o responsvel pela transmisso de potncia por frico ao disco de embraiagem.

Em suma...
O novo catlogo de volantes de motor LuK inclui referncias para camio e autocarros Mam, DAF e MercedesBenz. Esta nova edio inclui a funo do produto bem como um diagnstico de avarias.

GENTE

BOXES

Informao de servio

Conselhos
para a

nesta entrega de conselhos para a oficina dedicada aos produtos INA. Como vamos demonstrar, as semelhanas de algumas peas podem induzir em erro. Desta forma, convm ignorar as identificaes visuais e ter em conta a aplicao correcta para cada motor. De outra forma, corremos o risco de provocar prejuzos graves.

processo de montagem adequado e a correcta identificao das peas so os protagonistas

montagem de tensores

e polias

6. Montar a correia dentada segundo as indicaes do fabricante do

Indicao para a montagem de tensor de correia 533 0079 20


Para mudar o tensor de correia 533 0079 20, imprescindvel desapertar as duas polias tensoras antes de montar a correia tensora. De outra forma, no possvel realizar a montagem da correia dentada. Instrues para a instalao correcta 1. Montar a unidade nova de tensor de correia de acordo com as indicaes do fabricante do veculo. 2. Desapertar a porca da polia tensora (2). 3. Desapertar o excntrico da polia tensora (1) no sentido horrio, at que este se encontre no topo direito. 4. Desapertar o parafuso da polia de investimento (3). 5. Desapertar o excntrico de polia de investimento (4).

veculo. importante recordar que para montar a correia dentada no se devem utilizar ferramentas de alavanca (p. ex. chaves de fendas). Fabricante: Opel-Vauxhall (Omega-B, Vectra-B), Saab (9-5, 9000) Motor: 2.5 V6, 3.0 V6 Referncia LuK-AS: 533 0079 20 Referncias originais: Opel: 56 36 417, 56 36 420, 56 36 730, 5636730, 90528222, 90570844, 9120501, 9128444, 9120501, 9128444 Saab: 4623906, 4773842 Vauxhall: 9128444

533 0079 20

533 0079 20

GENTE

BOXES

Perigo de confuso das polias tensoras 531 0399 20 e 531 0500 20


Ao mudar o tensor da distribuio deve ter-se em conta a aplicao exacta para cada veculo, j que um erro pode causar prejuzos graves no motor. Alm disso, muitas das polias parecem iguais vista desarmada quando na realidade apresentam diferenas que as fazem nicas. Este o caso das polias tensoras 531 0399 20 e 531 0500 20, que apresentam uma geometria diferente na chapa de cima quase imperceptvel, e por isso no devem ser trocadas em nenhuma situao. Fabricante: Audi (A3, TT, TT Roadster), Seat (Alambra, Leon, Toledo II), Skoda (Octavia), Volkswagen (Bora, Golf IV, New Beetle). Motor: 1.8, 1.8T Referncia LuK-AS: 531 0399 20, 531 0500 20 Referncias originais: 531 0399 20: 06B 109 243 (actual) 531 0500 20: 06B 109 243 F (actual), 06B 109 243 D, 06B 109 243 A

531 0399 20

531 0500 20

Mudana de material da superfcie da polia tensora 531 0606 20


O fabricante de camies e autocarros IVECO substituiu o tensor de correia com polia de plstico (OE n 500 346 277) por um tensor de correia com polia metlica (OE n 504 106 749). Para este modelo, o INA oferece o modelo com polia metlica.

Polia de plstico

Polia de metal
GENTE
9

BOXES

Informao de servio

Montagem e desmontagem

entro das novidades da FAG para veculo industrial, apresentamos neste mesmo nmero

de um rolamento de cubo compacto


u Advertncias
de acordo com o fabricante doveculo. realizado apenas porpessoas qualificadas.

de GENTE LuK INA FAG o novo rolamento de cubo compacto. Para se familiarizarem com os detalhes deste produto recm-chegado, dedicamos esta informao de servio a ilustrar os fundamentos da sua instalao.

PASSO 6
Extrair com uma prensa hidrulica ambas as pistas dos rolamentos do cubo. Ateno: O cubo da roda tem de estar colocado numa posio perfeitamente horizontal na prensa. Uma inclinao na prensa pode provocar danos no cubo da roda.

A desmontagem e a montagem do cubo da roda podem diferenarse Recomendamos que a mudana do Rolamento de Cubo Compacto seja Norma geral, devem ser tidas em conta as indicaes do fabricante do veculo.

PASSO 1
Desmontar o cubo da roda de acordo com as indicaes do fabricante do veculo.

PASSO 7
Limpar o cubo da roda e eliminar a massa antiga. Importante: O cubo da roda deve estar limpo, seco e isento de massa antes de montar o novo rolamento do cubo compacto. Antes de montar as duas metades do mesmo, deve certificar-se que ocubo no est danificado.

PASSO 2
Limpar a manga completamente e cobrila com um pano limpo durante a montagem docubo da roda.

PASSO 3
Desmontar a anilha de segurana (fixao) comuma ferramenta adequada (ex. uma chave de fendas).

PASSO 8
Retirar a segurana de transporte (ver a seta) do novo Rolamento de Cubo Compacto. Importante: As duas metades do rolamento esto prontas para ser instaladas. Foram pr-montadas elubrificadas. Por esta razo, a junta trica e o anel de segurana (ver setas) no devem ser removidos.

PASSO 4
Retirar o rolamento interior e exterior do cubo da roda com uma ferramenta adequada (ex. puno de lato).

PASSO 5
Retirar o rolamento interior turao. e exterior com os anis de ob-

GENTE

do rolamento de cubo compacto dentro da embalagem

Aspecto

10

BOXES

Nota: As juntas tricas esto apenas disponveis nos Rolamentos de Cubo Compacto para eixo traseiro.

PASSO 12
Colocar a ferramenta de presso fornecida juntamente com o rolamento de cubo compacto. A fora de presso mxima de 40 KN. Importante: A fora de presso deve apenas ser transmitida no anel exterior dos rolamentos de cubo compactos, o que s pode ser garantido pela ferramenta de presso fornecida.

PASSO 9
Colocar a metade interior do rolamento de cubo compacto. Importante: Ter em conta a orientao do rolamento e as marcas de montagem. O rolamento interior compacto est assinalado com a inscrio Inboard. Esta marca (ver foto) deve ficar na face visvel da parte interior do cubo.

PASSO 13
Encaixar o anel de segurana com uma cunha de plstico ou uma ferramenta similar. Importante: O anel de reteno est encaixado logo que oua um clique suave. Agora as partes dos rolamentos esto unidas uma outra.

PASSO 10
Colocar a ferramenta de presso fornecida juntamente com o Rolamento de Cubo Compacto A fora de presso mxima de 40 KN. Importante: A fora de presso deve apenas ser transmitida no anel exterior dos rolamentos de cubo compactos, o que s pode ser garantido pela ferramenta de presso fornecida. Importante: Aps a montagem presso da metade interior do rolamento de cubo compacto interior, verifique a colocao dajuntatrica (seta). Nota: Apenas nos Rolamentos de Cubo Compacto para o eixo traseiro.

PASSO 14
Comprovar a colocao correcta do anel de segurana. Nota: Se a montagem foi realizada correctamente, o anel de segurana encontrase na ranhura correspondente epode girar livremente na mesma.

PASSO 15
Montar o cubo da roda de acordo com as instrues do fabricante de veculos. Importante: O pescoo do eixo deve encontrar-se livre de massa e sujidade.

PASSO 11
Dar a volta ao cubo sobre a prensa para colocar a metade exterior do Rolamento de Cubo Compacto. Importante: Ter em conta a orientao do rolamento e as marcas de montagem. O rolamento exterior compacto est assinalado com a inscrio Outboard. Esta marca (ver foto) deve ficar na face visvel da parte exterior do cubo. Verifique a colocao correcta dajunta de obturao (seta).

Em suma...
Antes de proceder montagem, o cubo da roda tem de estar limpo, seco e isento de massa. As duas metades do rolamento esto prontas para ser instaladas, foram pr-montadas e lubrificadas. O rolamento de cubo compacto de FAG fornecido com uma ferramenta de presso indispensvel para a sua montagem correcta.

GENTE

11

BOXES

A CONSULTA
PODE MONTAR UMA EMBRAIAGEM AUTO ajustvel SAC SEM A FERRAMENTA ADEQUADA?
Montar uma embraiagem auto ajustvel SAC sem utilizar a ferramenta apropriada provoca vrias consequncias no funcionamento posterior da embraiagem. Por exemplo, trepidao e libertao incorrecta do disco de embraiagem. Os problemas surgem durante o aperto em cruz dos parafusos de fixao do prato de presso ao volante de inrcia. O diafragma sensor ser dominado por esmagamento antes que a carcaa da embraiagem tenha realizado um contacto total com a superfcie do volante motor. Como consequncia, o anel de acerto girar imediatamente tentando ocupar todo o espao disponvel entre a carcaa e o diafragma, sendo a distncia maior do que deveria, uma vez que a massa no foi introduzida totalmente no interior da carcaa da embraiagem. Por isso, o anel de acerto ter saltado e a embraiagem no estar totalmente apertada. Se alm disso, caso se tenha tentado montar a embraiagem SAC sobre um volante bimassa num Renault Megane, Laguna, Space, o volante motor bimassa pode chegar a ser inutilizado durante o aperto dos parafusos, uma vez que se tero quebrado os fios de rosca dos orifcios de fixao do volante bimassa.

POR QUE NECESSRIO UTILIZAR A FERRAMENTA ESPECIAL PARA A MONTAGEM DAS EMBRAIAGENS AUTO ajustveis?
Porque desta forma evitam-se os problemas anteriormente mencionados. Alm disso, utilizando esta ferramenta pressiona-se sobre o diafragma antes do aperto dos parafusos, fazendo com que a massa se introduza integralmente no interior da carcaa. Desta forma, impede-se que o anel de acerto introduza o sistema de cunha entre o diafragma e a carcaa, j que ao elevarse a massa anula-se qualquer espao disponvel entre os componentes mencionados. Colocando os parafusos de fixao do prato de presso ao volante de inrcia e ao soltar o parafuso sem-fim de utilizao para embraiagens SAC, podemos observar a forma como o sistema se ajusta correctamente em funo da espessura do disco que equipa a verso de embraiagem com a qual estamos a trabalhar. Dever ser tido em conta que quando se realiza esta operao se est a trabalhar com material de liga, parafusos mtricos de 6 milmetros, que apenas entram em contacto com um fio de rosca de cada parafuso e que a carga inicial sobre o disco das embraiagens auto ajustveis muito alta. Com a ferramenta adequada, os parafusos entraro de forma livre at tocar na carcaa da prensa, j que no tm que vencer a fora do diafragma nem a do diafragma sensor. importante saber que o par de aperto final recomendado para estes parafusos de 10Nm.

GENTE

12

BOXES

O REPXPERTO
Um guia prtica para uma gesto eficiente
A ferramenta Gesto de Oficinas do Club RepXpert quer oferecer aos mais de 8.000 parceiros ajuda para a realizao de uma gesto eficaz e ecolgica da sua empresa, abordando todos os pontos chaves para um rendimento eficiente e uma rentabilidade positiva. A RepXpert oferece s oficinas um guia prtico para o ajudar no seu dia-a-dia graas ferramenta Gesto de Oficinas. Esta aborda temas to importantes para a actividade dos profissionais da reparao como vendas, obteno de benefcios, organizao, formao contnua e eliminao de resduos, fornecendo informaes para que a oficina trabalhe constantemente com dados actualizados sobre cada alnea. Para comear e sob o lema Apenas aquele que conhece o seu mercado poder explorlo com exactido, a ferramenta Gesto de Oficinas da RepXpert oferece a possibilidade de conhecer o parque automobilstico da zona de aco da oficina. Na alnea, vendas, este portal aborda a importncia do marketing para atingir o xito empresarial, combinando preo, produto, distribuio e comunicao da forma mais conveniente para cada empresa e em cada mercado. Por outro lado, ao seleccionar a pergunta: conhece os seus potenciais clientes? Est disponvel uma anlise dos tipos de clientes e das expectativas da oficina em relao aos mesmos. Em Obter Benefcios

(1), a oficina dispe de respostas a perguntas tais como: qual o objectivo de um servio de recepo directa, fidelizao de clientes, optimizao do rendimento ou planificao de pedidos. Para ajudar a tomar as decises empresariais necessrias, cada dois meses sero dadas respostas concretas graas a um artigo activo entre a oficina e o Clube RepXpert. Ao aceder a Organizao (2) dispe de uma anlise potencial da oficina, tendo em conta dias produtivos, empregados, horrios, grau de aproveitamento das horas potenciais, etc. Formao e eliminao de resduos, fundamentais para a oficina A alnea Formao Contnua (3) oferece oficina a possibilidade de conhecer as ltimas tecnologias e de obter a informao mais actualizada atravs de vrios seminrios disposio dos parceiros, sobre temas que abarcam desde a cadeia cinemtica at ao tratamento de dados no mbito automobilstico. Por ltimo, na alnea Eliminao de Resduos (4) dispe de informaes sobre a legislao em matria de resduos e meio ambiente, legislaes locais, resduos especiais, documentao necessria e outros dados relevantes. Definitivamente, o portal do profissional com a ferramenta Gesto de Ateliers pretende auxiliar de forma prtica e til as oficinas, oferecendo solues concretas, que pretendem fazer de cada oficina um negcio rentvel, bem gerido e orientado para satisfazer as necessidades do cliente e atingir os objectivos marcados.

QUER PARTICIPAR?
Envie as suas consultas para: gentelukinafag@schaeffler.com
GENTE
13

REA DE DESCANSO

Automveis hbridos

Rumo a uma

verde
u

tecnologia

do dos hbridos plenamente dominado, at data, pelas marcas japonesas, e a situao no parece que v mudar nos prximos anos. Convidamo-lo a conhecer os automveis que esto a ter mais xito no caminho para a sustentabilidade.
hbrido, coincidindo com as primeiras e durssimas normas anti-contaminao do estado da Califrnia, EUA. Mas a Toyota desmarcou-se das tentativas falhadas iniciais (incluindo o veculo elctrico desenvolvido pela General Motors), com a segunda gerao do Prius. O Prius tem um motor elctrico (68 cv) engrenado s rodas e recebe a energia de uma bateria de alta densidade ou de um motor trmico (78 cv), somando ambos para um mximo de 112 cv. O segredo deste carro reside sobretudo no sistema de gesto electrnica HSD (Hybrid Sinergy Drive) que controla o gerador e que divide a potncia da forma mais adequada em cada momento, para alm de dispor de uma bateria com a maior densidade do mercado. Desta forma, pode circular at aos 40 Km/h em determinadas circunstncias apenas em modo elctrico, e o que mais importante, de regenerar energia na travagem ou de fornecer energia ao motor trmico sempre que necessrio. Na prtica, o Prius funciona melhor (menos consumo) quanto pior o trfico, e vice-versa. Para alm disso, oferece um leque de solues tcnicas de alto nvel: no tem caixa de velocidades (tem um complexo sistema de engrenagens planetrias), tem um sistema de paragem e de arranque automtico, um coeficiente aerodinmico Cx de 0.26, um motor trmico 1.5 de ciclo Atkins que favorece o rendimento a um regime mdio, ou solues como ar condicionado elctrico e o nico sistema de travagem electrohidrulico disponvel no mercado. Uma srie de aspectos tcnicos que situam o seu consumo mdio real em 5 ou 5,5 litros aos 100 (4,5 anunciados) por menos de 24.000 euros. O Prius acabou por ser o primeiro hbrido campeo de vendas da histria e transformou-se num smbolo inclusivamente em certos crculos sociais (vrias estrelas de Hollywood conduzem um), o que no o deixa isento de crticas; alguns

om as marcas europeias centradas no desenvolvimento de mecnicas de gasleo, o merca-

Um veculo hbrido , basicamente, um automvel que mistura o motor clssico de exploso com um motor elctrico movido por uma bateria. Ficou demonstrado que o desenvolvimento deste tipo de carros representa um futuro imediato, situandose a meio do processo de transio dos veculos de combusto clssicos para uma fonte alternativa de energia que seja 100% elctrica ou que funcione a hidrognio. Terminando assim com a ideia optimista que colocava a produo em massa de veculos a clula de combustvel pelos anos de 2010 ou 2015. Encontramo-nos s portas de uma nova era na qual os veculos a diesel e gasolina de baixa cilindrada e alta potncia competiro com os hbridos. E de entre todos eles, o Toyota Prius representa um segmento fixo no mercado que apenas o tempo se encarregar de situar. H uns anos houve uma pequena luta entre a Toyota (com o Prius I) e a Honda (com o Insight) ao colocarem no mercado o primeiro veculo

GENTE

14

REA DE DESCANSO

Este propulsor tambm ser ampliado na Volkswagem Touareg e no novo Porsche Panamera. Para ento j estar disponvel no mercado o Prius III, que anuncia entre outras coisas placas solares no tecto. O lanamento mais esperado, para alm dos j comentados, ser o do Chevrolet Volt. O Volt a grande esperana da General Motors que se encontra em srias dificuldades financeiras, que desta forma d a volta ao conceito de hbrido: Tratase de um automvel elctrico de 151 cv que se carrega na rede domstica, e que nestas circunstncias capaz de percorrer at 64 Km sem recarregar baterias e em circuito urbano. Se no passar dessa marca, no existe qualquer emisso para alm da gerada na central elctrica. Para percursos mais longos, ligaacusam a Toyota de o vender abaixo do seu custo real, ou de que a produo da sua bateria tudo menos ecolgica. De qualquer forma, a Toyota beneficiou desta experincia para colocar na sua marca de luxo Lexus trs veculos hbridos de altas prestaes com resultados espectaculares. Sem oferta de mecnicas diesel, actualmente a venda de Lexus em Espanha chega aos 40% de hbridos, e em pouco tempo, toda a sua gama contar com um hbrido, para daqui a uns anos oferecer apenas esta opo. De entre elas, destaca-se a espectacular concepo do SUV de luxo RX400h, que conta com dois motores elctricos e um trmico, um deles apenas para dar traco s rodas traseiras. se um motor trmico estacionrio 1.0 turbo para alimentar a bateria, capaz de funcionar com gasolina ou etanol, o que leva a autonomia acima dos 400 kms. o prximo passo na evoluo dos hbridos, um carro elctrico em que o motor trmico passa a ser o secundrio. Se as previses e expectativas se cumprirem, talvez em 2010 o Volt, que tem uma carroaria com formas normais, pode tornar-se num carro com um impacto igual ou superior ao que o Prius deixou nestes anos. O tempo dir.

E onde se encontram os restantes?


Os restantes levam j algum tempo a trabalhar arduamente para responder. O melhor situado a Honda com a sua segunda gerao do Civic Hybrid no mercado. Com um preo bastante acessvel e algumas mudanas na esttica para melhorar a aerodinmica, conta com um motor elctrico de 20 cv capaz de fornecer energia da bateria, apesar de no ter a opo de se deslocar apenas em modo elctrico, o que tambm no constitui uma vantagem definitiva. Outras grandes marcas europeias trabalharam arduamente para colocar no mercado os seus primeiros hbridos. A Mercedes ter a partir de 2009 uma nova verso do classe S (400 Hybrid) que conta tambm com um discreto motor elctrico de 20 cv capaz de se recarregar em fases de travagem ou reteno (como os japoneses) com um consumo para 279 cv de 7,9 litros aos 100 de homologao, por experincia, muito difceis de reproduzir no trfico real. Longe de ficarem por aqui as coisas, as perspectivas animam-se cada vez mais: A Audi lana todos os anos prottipos do seu A1 com um sistema hbrido, e as marcas francesas Citron e Peugeot tm quase pronto um C4 e 308 hbrido que combina um 2.0 Turbo diesel com um motor elctrico. O Cayenne Hybrid ter um motor elctrico de uns 50 cv ligado paralelamente a um V6 3.6 de 290 cv, com o qual a Porsche pretende atingir um consumo de 8,9 litros aos 100 (actualmente 12,9).

Em suma...
Os japoneses so os grandes dominadores desta tecnologia. O Toyota Prius o lder do segmento. A aposta da General Motors o esperado Chevrolet Volt.

GENTE

15

REA DE DESCANSO

2008: uma temporada

ibrante

resultados das duas categorias nas quais o Grupo Schaeffler mostra o seu apoio como patrocinador: O DTM e o Campeonato Europeu de Camies. Aps examinar os resultados, podemos concluir que 2008 foi um ano repleto de emoo e triunfos que permitiu aos apaixonados desfrutar at a ltima curva.
curso, a primeira prova ter lugar no circuito alemo de Hockenheim, no prximo dia 26 de Abril, no percam!

temporada de automobilismo est prestes a terminar. Chegou o momento de recapitular os

Um ano triunfal para a Buggyra


Os rapazes da equipa Buggyra que participaram no Campeonato Europeu de Camies terminaram a temporada de forma triunfal. Esta equipa privada, patrocinada pela LuK e FAG, levou os seus pilotos ao lugar mais alto do pdio: O DTM, ou campeonato alemo de turismos, uma das categorias automobilsticas com mais prestgio e considerada como a Frmula 1 dos turismos. Com um calendrio de 12 provas, o espectculo do DTM percorre a Alemanha, Itlia, Inglaterra, Espanha e Frana. Com uma grelha composta por vrias equipas oficiais da Audi e Mercedes Benz e pilotos de nove nacionalidades diferentes, a espectacularidade dos duelos e os carros do DTM marcaram o auge deste campeonato no panorama motorizado. Na sua aposta contnua em apoiar o desporto, o Grupo Schaeffler patrocina dois pilotos proeminentes do DTM. O primeiro deles o sueco Matias Ekstrom, que recebe o apoio de Luk ao volante de um Audi da equipa Abt Sportline, o piloto escandinavo terminou em terceiro lugar na classificao geral, aps conseguir trs vitrias e trs terceiros lugares numa nica temporada na qual demonstrou os seus dotes de campeo, que j deixava adivinhar ao vencer o campeonato nas temporadas de 2004 e 2007. A outra aposta na categoria o alemo Mike Rockenfelher, patrocinado pela INA e piloto da equipa Audi Sport Team Rosberg. Estreou-se na categoria em 2007, Mike um piloto brilhante que j provou o doce sabor da vitria em competies como a Porsche Cup ou as 24 horas de Lemans, onde venceu na categoria GT2. Para ele, 2008 foi uma temporada de adaptao na qual conseguiu pontuar em duas provas. A temporada 2009 do DTM j est em O piloto checo David Vrsecky foi proclamado campeo europeu de camies 2008 seguido pelo seu companheiro, o suo Markus Bosiger. Alm disso, a Buggyra realizou um campeonato por equipas tendo uma temporada sem comparao na sua categoria. Comportando-se a um alto nvel durante as nove provas do campeonato, a equipa tornou-se o rival de referncia nesta categoria espectacular.

Em suma...
O campeonato alemo de turismos consagra-se como o campeonato mais espectacular. A LuK patrocina o piloto sueco Matias Ekstrom, bicampeo do DTM. A Buggyra termina uma temporada excepcional com vitrias em pilotos e marcas.

GENTE

16

NOTCIAS

Mais de 180.000 quilmetros com uma embraiagem LuK de VI


A maior frota de autocarros de Ibiza, Ibizatours, com 250 autocarros que realizam o trajecto do aeroporto para os diferentes hotis da ilha, foi a protagonista desta nova experincia com uma embraiagem LuK. O encarregado de informar sobre os resultados da montagem de uma embraiagem LuK num veculo industrial foi o chefe de oficina desta frota, Francisco Abelhaneda, um profissional com mais de 25 anos de experincia no mundo da reparao. Ele prprio referiu que, graas montagem desta embraiagem num autocarro MAN da frota, tem realizado trs temporadas, ou seja, 180.000 quilmetros. Esta nova experincia vem demonstrar a qualidade e fiabilidade dos novos produtos de embraiagem da LuK para veculos industriais.

MOTORTEC 2009 adia a sua comemorao no ms de Maro


Atendendo procura e interesses do sector, a MOTORTEC, ou Salo Internacional de Equipamentos e Componentes para Automobilismo, realizar a sua dcima edio entre os dias 10 e 14 de Maro de 2009. A deciso de adiar a realizao foi tomada pelo Comit Organizador a pedido das prprias empresas expositoras. Tal ter uma repercusso directa sobre os interesses comerciais, bem como nas estratgias de marketing das empresas expositoras, beneficiando do novo posicionamento de MOTORTEC no calendrio internacional e do seu distanciamento dos principais encontros do sector. A feira, que se desenvolver em Ifema, contou na anterior edio com 804 expositores e 1.873 empresas participantes, entre as que se destacaram, para alm das 551 empresas espanholas, as de pases como China, Taiwan, Itlia e Alemanha, numa superfcie de 46.672 metros quadrados. Desta vez, o salo abre tera-feira e ficar aberto at sbado, suprimindo o domingo, como solicitado pelos expositores, mas alargar o horrio at s vinte horas, o que facilita a visita feira das

Os membros da oficina da Ibizatours.

oficinas de Madrid. O grupo Schaeffler participa neste encontro com um stand de 400 m2 (E01) no pavilho 9.

Portugal vai comercializar veculos elctricos a partir de 2011


No mbito da estratgia emisses zero, o governo portugus e a aliana Renault-Nissan assinaram um acordo de colaborao entre o sector pblico e privado, para implementar um sistema nacional de transporte no contaminante. Neste projecto o governo portugus compromete-se a dar apoio a vrios sectores fundamentais, com especial ateno s organizaes necessrias para a criao de uma rede nacional de estaes de recarga de veculos elctricos bem como a sensibilizao do utilizador sobre os veculos elctricos. A RenaultNissan compromete-se a comercializar estes veculos a partir de 2011, sendo Portugal um dos primeiros pases do mundo que contar com modelos inditos totalmente elctricos. Jos Scrates, Primeiro-ministro de Portugal, afirmou que ao incentivar os portugueses a utilizar veculos elctricos estamos a reduzir a nossa dependncia das importaes de petrleo e a ajudar o meio ambiente. Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, por sua vez, declarou que com a subida do petrleo e as preocupaes actuais sobre as emisses de CO2 consideramos que a implementao a larga escala de veculos com emisses zero constitui a verdadeira soluo a longo prazo para uma mobilidade sustentvel.

GENTE

17

NOTCIAS

Chegaram

catlogos
u

os novos

cas do grupo Schaeffler: LuK, INA e FAG, apresentaram dez novos catlogos. Com um design renovado, so mais simples de utilizar e oferecem uma informao mais completa.

om o motivo da realizao da vigsima edio da feira Automechanika de Frankfurt, as mar-

O grande encontro europeu da Automechanika foi o momento escolhido para apresentar em sociedade os novos catlogos de LuK INA e FAG. Estas novas edies, completamente revistas, proporcionam imensa informao em alemo, ingls, francs e espanhol. A informao sobre cada seco do catlogo encontra-se agora nestes quatro idiomas (cinco em alguns casos) para agilizar a pesquisa da verso lingustica correcta. Com um design que permite aceder informao de forma rpida e intuitiva graas ao seu ndice de acesso directo a todas as seces, os novos catlogos so uma nova amostra do compromisso do grupo Schaeffler com a melhoria contnua do servio aos seus clientes. As novidades incluem catlogos de Luk (embraiagens para veculos comerciais ligeiros e turismos e sistemas hidrulicos para turismos), INA (Polia livre do alternador, Componentes de transmisses por correias turismo, Componentes de transmisses por correias VI e Taqus de vlvulas para turismo) e FAG (Kit de rolamentos de roda para turismos e rolamentos de rodas e jogos de juntas para VI). Os catlogos LuK, INA e FAG podem ser descarregados de forma instantnea e gratuita visitando a pgina de Internet www.schaeffleraftermarket.com

tos cobre 65 fabricantes. Uma das suas novidades a contracapa em forma de marcador destacvel, que contribui de para uma consulta fcil do catlogo e uma pgina de amostra explica como utilizar o catlogo de forma eficaz. As abreviaturas utilizadas no menu principal encontram-se explicadas detalhadamente nas pginas iniciais do catlogo que tambm incluem uma lista dos smbolos bem como o cdigo de pedido. Um catlogo enumera o modelo do veculo, ano de fabricao, informao especfica do veculo e, se estiver disponvel, RepSet, volante bimassa, disco e prato de embraiagem, correia hidrulica (CSC) e acessrios. A informao tcnica e os conselhos relevantes complementam o catlogo, por exemplo: instrues de montagem das embraiagens, diagnstico de avarias, conselhos de servio, informao sobre o correia hidrulica CSC e as embraiagens auto regulveis (SAC) e as instrues ilustradas da montagem do SAC para as quais se indica a utilizao de uma ferramenta especial. Outra novidade destacvel o novo catlogo INA de componentes de transmisso por correia para turismo e comercial ligeiro, que permite uma utilizao mais simples para consultar as suas 605 pginas repletas de informao. Este novo catlogo inclui 1.700 artigos e aproximadamente 4.700 ligaes a modelos de veculos a partir do ano 1967, com uma gama de produtos que abrange aplicaes para 53 fabricantes e explica claramente a diferena entre o SET, KIT e as peas individuais.

Informao acessvel
Nos novos catlogos apresentados importa destacar o de embraiagens para turismo e comercial ligeiro da LuK. Nas suas 390 pginas, enumera mais de 2.000 produtos e 5.000 ligaes. A gama de produ-

GENTE

18

NOTCIAS

O Grupo

Schaeffler

alcana o seu objectivo


na

se uma nova era de colaborao e desenvolvimento comum no qual ambos grupos podero enfrentar o futuro conjuntamente. Este passo consolida a Schaeffler como um dos principais prestadores da indstria do automvel a nvel mundial.

erminadas as negociaes para a participao do Grupo Schaeffler na Continental AG, abre-

Continental

conversaes sobre os projectos de cooperao tero incio logo que possvel, j que a Schaeffler v um valor potencial considervel na Continental AG. Os benefcios desta operao tm um enorme alcance para ambas as companhias, que podero beneficiar mutuamente do seu conhecimento tecnolgico, estabelecendo as bases para desenvolver os componentes do futuro. Uma pesquisa apaixonante atravs da investigao e o desenvolvimento das tecnologias automvel que ter como protagonistas a todos os nossos colaboradores, entre os quais a oficina tem um papel crucial. Convidamo-lo a fazer parte desta nova era.

Acerca dA Continental AG
A Continental AG uma empresa alem com sede em Hannover lder no fabrico de pneumticos e de sistemas electrnicos de segurana e assistncia. Fundada em 1871, actualmente a empresa emprega mais de 150.000 pessoas divididas por mais de 200 localizaes em todo o mundo. considerado o quarto fabricante mundial de pneumticos, e proprietrio de marcas como a Continental, Uniroyal, Semperit, Barum ou General Tire entre outras. Desde 1995, dispe de uma diviso centrada em controlos electrnicos de segurana denominada CAS (Continental Automotive Systems), que engloba marcas como ATE, Temic, TEVES e VDO.

O Grupo Schaeffler consolidou a sua participao na Continental AG. De acordo com as declaraes do Dr. Juergem M. Geissinger, presidente e conselheiro delegado do Grupo Schaeffler, Este resultado um grande xito para ns. Alcanamos o nosso objectivo de obter uma participao estratgica na Continental AG. O que implica - continua Geissinger que as conversaes com a Continental sobre os projectos de cooperao podem comear, de forma a identificar oportunidades no mercado para ambas as companhias, atravs da consolidao da experincia em desenvolvimento e inovao. A Schaeffler e a Continental podem agora desenvolver solues enfrentando conjuntamente os desafios tecnolgicos dos veculos do futuro. De facto, as

GENTE

19

You might also like