You are on page 1of 8

O MODERNISMO EM ALBERTO CAEIRO

Lorena Arajo de Oliveira Borges

Alberto Caeiro foi o primeiro grande heternimo de Fernando Pessoa. De acordo com sua biografia, ele nasceu em 16 de abril de 1889, em Lisboa. Era rfo de pai e me e nunca exerceu uma profisso digna do homem moderno. Estudou at a 4 srie e levou uma vida pobre em Ribatejo, onde escreveu O Guardador de Rebanhos e O Pastor Amoroso. De volta Lisboa, ele ainda produziu Os Poemas Inconjuntos antes de morrer, aos 26 anos, de tuberculose, em 1915. Caeiro um poeta da objetividade, que tinha o intuito de registrar as sensaes vivenciadas sem o intermdio do pensamento (ABDALA JNIOR, 1994). Era um homem ligado natureza e, simplesmente, no era dado a qualquer tipo de pensamento filosfico que, segundo ele, serviam apenas para obstruir a viso. [] o poeta que foge para o campo, pois, sendo poeta e nada mais, poeta por natureza, deve procurar viver simplesmente como as flores, os regatos, as fontes, os prados, etc., que so felizes apenas porque, faltando-lhes a capacidade de pensar, no sabem que o so (MOISS, 1999, p. 244). Utiliza-se de versos

prosaicamente livres para se portar contra o transcendentalismo

saudosista, uma vez que para ele as coisas no tinham sentido oculto algum, e a hipocrisia e falsidade da poesia compassiva humanitria

(SARAIVA, 2008). Proclama-se um anti-metafsico, que nega o

pensamento (responsvel por um mundo complexo e problemtico) e conclama o reconhecimento do

mundo a partir de uma objetividade


Figura 1 - Alberto Caeiro por Fernando Pessoa

visual. Considera-se um simples guardador de rebanhos, que considera a sensao como a nica realidade a ser vivida e, portanto, transformada em poesia. Por essas caractersticas, Alberto Caeiro era considerado uma espcie de mestre tanto para os outros heternimos lvaro de Campos e Ricardo Reis quanto para prprio Pessoa. Ao longo de sua jovem vida, produziu 104 poemas, 49 em O Guardador de Rebanhos, 6 em O Pastor Amoroso e 49 em Poemas Inconjuntos.

O Orfirsmo: a primeira gerao modernista

O Orfismo considerado o primeiro Modernismo portugus e est intimamente associado grande instabilidade social e poltica pela qual passava a primeira Repblica, iniciada em 1910. importante ressaltar que esse o momento em que a Europa se prepara para viver a Primeira Grande Guerra, o que estava causando muitas tenses tambm no meio artstico. Nesse momento, alguns escritores se reuniram em torno de um movimento esttico ps-simbolismo. Fernando Pessoa, Mrio de S-Carneiro, Almada-Negreiros e Santa-Rita Pintor so os nomes mais significativos dessa fase. Em 1915, eles fundam a revista chamada Orfeu, que tinha o intuito de servir como porta voz para os ideais estticos daquela gerao. Na abertura do nmero inicial, Lus de Montalvor estabelece os princpios dessa publicao
Puras e raras suas intenes com seu destino de Beleza o do: Exlio! Bem propriamente, ORPHEU, um exlio de temperamentos de arte que a querem como a um segredo ou tormento Nossa pretenso formar, em grupo ou idia, um nmero escolhido de revelaes em pensamento ou arte, que sobre este princpio aristocrtico tenham em ORPHEU o seu ideal esotrico e bem nosso de nos sentirmos o conhecermo-nos [] E assim, esperanados seremos em ir a deito de alguns desejos de bom gosto e refinados propsitos em arte que isoladamente vivem por a (in MOISS, 1999, p. 230)

A inteno desse grupo era criar uma poesia que fugia ao que era proposto pelo Simbolismo/Decadentismo. Queriam uma poesia alucinada, chocante, irritante, irreverente, que provocasse a burguesia; queriam uma poesia que se colocasse contra o provincianismo e a literatura estereotipada da tradio neo-simbolista e neo-romntica. Assim, a introduo do primeiro nmero de Orpheu mostra, exatamente, a falta de um programa esttico dessa primeira gerao modernista. [] pretendiam mais derrubar as formas artsticas

convencionais pelo escndalo. Tambm sob esse aspecto no conseguiram ser radicais por impossibilidade ideolgica. Continuavam ainda impregnados de uma religiosidade esotrica proveniente do misticismo do decadentismo-simbolismo (ABDALLA JNIOR, 1994, p. 135). Mas essa gerao tambm tinha outros monstros. A angstia geral que tomava conta da Europa e do Mundo causavam uma ansiedade e um sentimento de indagao generalizado. O homem do sculo XIX no poderia adentrar no sculo XX e isso ficou claro com o grande conflito mundial que teve incio em 1914.
A guerra de 1914 manifestao ntida dessa crise, provocada pela necessidade de abandonar as velhas e tradicionais formas de civilizao e cultura (de tipo burgus) e de buscar novas frmulas substitutivas. O homem posta-se frente do espelho, sozinho, perante a prpria imagem, e angustiase porque vive uma quadra de ausncia de verdade absolutas capazes de explicar-lhe a incoerncia visceral e a sem-razo do existir. A anarquia instala-se como fruto do relativismo, nascido com a grande viragem histrica representada pela cultura romntica, de que o Modernismo legtimo continuador. Est-se no pice do processo, ou no incio dum estgio mais avanado, como os anos posteriores vieram mostrar. Nessa atmosfera, a poesia substitui os mitos, transformando-se, ela prpria, num mito (MOISS, 1999, p. 239-240)

, portanto, nessa atmosfera de ter que se reinventar que o poeta modernista se encontra. E essa necessidade vai perpassar a obra e a vida das personalidades mais ilustres desse perodo.

Caractersticas do modernismo europeu

A grande instabilidade poltica e social caracterstica do incio do sculo XX, com a crise da sociedade liberal-burguesa, representada pela Primeira Guerra Mundial e a crise de 1929, geraram uma profuso de sentimentos que deram origem aos movimentos de vanguarda europeus. Conforme aponta Abdalla Jnior (1994) o modernismo tambm foi marcado pela influncia de ideologias irracionalistas do final do sculo XIX e incio do sculo XX. Dentre estas, podemos destacar: 1. O pensamento filosfico de Nietzsche: defende o surgimento de uma nova aristocracia do pensamento, de carter anticristo, que aceitaria o cumprimento de um destino irracional;

2. O intuicionismo de Bergson: contra o racionalismo; em busca de um conhecimento natural e espontneo e no promovido pela cincia, inteligncia, tcnica ou vida social; 3. O anti-humanismo de Heidegger: a existncia individual como determinao do prprio indivduo e no como determinao social. Dentre os movimentos de vanguarda que surgiram dessas influncias, est o Futurismo. O Futurismo a primeira das tendncias modernistas. Trata-se de um movimento artstico e literrio que surge em 1909, com a publicao do Manifesto Futurista. Rejeitava o moralismo e o passado, com obras que se baseavam na velocidade e nos desenvolvimentos tecnolgicos do final do sculo XIX. No manifesto supracitado, possvel apontar algumas caractersticas desse movimento:
1. Ns queremos cantar o amor ao perigo, o hbito energia e temeridade. 2. Os elementos essenciais de nossa poesia sero a coragem, a audcia e a revolta. 3. Tendo a literatura at aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o xtase e o sono, ns queremos exaltar o movimento agressivo, a insnia febril, o passo de corrida, o salto mortal, a bofetada e o soco (in ABDALLA JNIOR, 1994, p. 137).

Alm de impulsionar a literatura do incio do sculo, o Futurismo deu origem a outros movimentos, como o Cubismo, o Cubofuturismo e o Surrealismo.

Aspectos modernistas em O Guardador de Rebanhos

Os principais temas relacionados obra de Caeiro so o subjetivismo, o sensacionismo, a anti-metafsica e o pantesmo naturalista. Caeiro o poeta que se est sob influncia do intuicionismo de Bergson. Possui um carter anti-lrico, fugindo s rimas e s imagens que no alcancem os seus sentidos, como podemos observar abaixo.
Sou um guardador de rebanhos. O rebanho os meus pensamentos E os meus pensamentos so todos sensaes. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mos e os ps E com o nariz e a boca. Pensar uma flor v-la e cheir-la E comer um fruto saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de goz-lo tanto. E me deito ao comprido da erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz

Caeiro um poeta que pensa com os sentidos, como ele mesmo deixa claro, o que marca a segunda caracterstica de sua poesia: o sensacionismo. Trata-se de uma perspectiva que reproduz sensaes que pode ser remetida esttica simbolista-decadentista multiplicando-as estruturalmente e fixando-as no poema com maior ambigidade (ABDALLA JNIOR, 1994). O sensacionismo aspira uma renovao puramente artstica e rejeita o postulado de destruio do passado.
Creio no mundo como num malmequer, Porque o vejo. Mas no penso nele Porque pensar no compreender O Mundo no se fez para pensarmos nele (Pensar estar doente dos olhos) Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo... Eu no tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza no porque saiba o que ela , Mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe por que ama, nem o que amar Amar a eterna inocncia, E a nica inocncia no pensar

A caracterstica anti-metafsica de Caeiro pode ser reconhecida pela recusa ao pensamento e compreenso, ao mistrio e ao misticismo. O poeta no busca descrever fundamentos, condies, leis ou o sentido da realidade. Preocupa-se apenas em sentir os elementos que o cercam e falar sobre eles.
H metafsica bastante em no pensar em nada. O que penso eu do mundo? Sei l o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. Que idia tenho eu das cousas? Que opinio tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma E sobre a criao do Mundo? No sei. Para mim pensar nisso fechar os olhos E no pensar. correr as cortinas Da minha janela (mas ela no tem cortinas). O mistrio das cousas? Sei l o que mistrio! O nico mistrio haver quem pense no mistrio. Quem est ao sol e fecha os olhos, Comea a no saber o que o sol E a pensar muitas cousas cheias de calor.

Para finalizar, temos a presena de um pantesmo naturalista, uma vez que o poeta acredita que Deus est na simplicidade de todas as coisas. No se trata de um agnosticismo, uma vez que este acredita que o ser humano no possui capacidade cognoscvel de conhecer ou apreender a existncia ou no de Deus ou de deuses. Caeiro apreende Deus, mas apenas por aquilo que ele pode experimentar a partir dos seus sentidos. O nico sentido ntimo das cousas elas no terem sentido ntimo nenhum. No acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, Sem dvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro Dizendo-me, Aqui estou! (Isto talvez ridculo aos ouvidos De quem, por no saber o que olhar para as cousas, No compreende quem fala delas Com o modo de falar que reparar para elas ensina.) Mas se Deus as flores e as rvores E os montes e sol e o luar, Ento acredito nele, Ento acredito nele a toda a hora,

E a minha vida toda uma orao e uma missa, E uma comunho com os olhos e pelos ouvidos. Mas se Deus as rvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Para que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e rvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez, para eu o ver, Sol e luar e flores e rvores e montes, Se ele me aparece como sendo rvores e montesE luar e sol e flores, que ele quer que eu o conhea Como rvores e montes e flores e luar e sol. E por isso eu obedeo-lhe, (Que mais sei eu de Deus que Deus de si prprio?). Obedeo-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e v, E chamo-lhe luar e sol e flores e rvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora.

Consideraes finais

Foi possvel observar, a partir das caractersticas apontadas, de que maneira o Modernismo se insere na obra de Alberto Caeiro. Seja pela primazia dos sentidos frente ao pensamento ou pelo pantesmo naturalista presente em sua obra, o poeta prope caminhos para a construo de um novo homem, necessrio diante de todas as mudanas impostas pelo final do sculo XIX e incio do sculo XX. Entretanto, a maior caracterstica modernista de Caeiro se encerra em sua prpria existncia. ele, enquanto heternimo, que contm os ares de incerteza e a angstia de um indivduo que se v diante da clivagem do homem, submerso sua condio de sujeito. a possibilidade de se dividir que permite a Pessoa estabelecer, por conta prpria, o seu processo de individuao, sem submergir ao peso que se colocou nas costas dessa gerao de poetas. Enquanto poeta que cinde seu ser em outros, gerando uma profuso de sujeitos, cada um influenciado por suas prprias vivncias, Pessoa permite que toda a angstia e ansiedade caractersticas desse momento encontrem vazo, transformando-se no grande poeta do modernismo portugus.

Referncias Bibliogrficas

ABDALA JNIOR, B. PASCHOALIN, M. A histria social da literatura portuguesa. 2ed. So Paulo: tica, 1994. CAEIRO, A. O guardador de rebanhos. 2000. Disponvel em: <http://www.clube-deleituras.pt/upload/e_livros/clle000127.pdf>. ltimo acesso: 12 dez. 2013. MOISS, M. A literatura portuguesa. So Paulo: Cultrix, 1994. SARAIVA, A. J.; LOPES, O. Histria da literatura portuguesa. 15ed. Porto: Porto Ed., 2008.

You might also like