You are on page 1of 64

Programa de Governo

So Bernardo do Campo

Programa de Governo

2009/2012

Agradecimentos Apresentao Editorial 1.So Bernardo acolhedora,inclusiva e de oportunidades


Sade Educao Cultura Esporte e Lazer Segurana Alimentar e Nutricional Incluso Social: Assistncia Social Criana e Adolescente Mulheres e Poltica de Gnero Igualdade Racial Terceira Idade Pessoas com Deficincia Juventude

01 03 04 07
09 11 14 16 18 19 19 20 21 22 23 24 25

2.So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos


Transporte e Trnsito Habitao Poltica Urbana Segurana Gesto Ambiental gua, Esgoto, Drenagem e Resduos Slidos Meio Ambiente e reas de Mananciais

26
28 30 32 34 36 38 40

3.So Bernardo crescendo em ritmo de Brasil


Desenvolvimento Econmico Sustentvel Gerao de Emprego e Renda Economia Solidria

4.So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente


Participao Cidad Relao com as Comunidades Religiosas Modernizao Administrativa

42
44 46 47

5.So Bernardo engajada no fortalecimento da Ao Regional

48
50 51

ndice

Expediente
Esta uma publicao da frente So Bernardo de Todos, Esta Mudana Inclui Voc! referente ao Programa de Governo de Luiz Marinho para a gesto 2009/2012 da Prefeitura de So Bernardo do Campo. permitida sua reproduo parcial ou total, desde que mencionada a fonte. Endereo: Rua Continental, 334 Bairro: Jardim do Mar CEP 09750-060 So Bernardo do Campo Tel: 4122-4458 Jornalista responsvel: Srgio Alli Mtb. 18.988 Ilustraes: Thiago Palma Fotolitos e impresso: Simetal ABC Grfica e Editora Ltda. CNPJ: 06.889.433/0001-26 Coligao So Bernardo de Todos - PT/PTB/PDT/PV/PRTB/PRB/PTN/PSL/PHS/PR/PSC CNPJ: 09.946.308/0001-07 Tiragem:

01

A Coordenao do Programa de Governo de Luiz Marinho

agradece a todos os integrantes dos grupos de trabalho que colaboraram na pesquisa e redao de cada tema deste Programa de Governo.

Agradecimentos
02

03

com grande satisfao que apresento o Programa de Governo do companheiro Luiz Marinho para So Bernardo do Campo. Quem conhece o Marinho como eu conheo, primeiro do movimento sindical e depois como ministro do meu Governo, sabe da sua competncia e no duvida que a sua candidatura seja a nica que representa o caminho da mudana para a nossa querida So Bernardo do Campo. Tenho convico que ele far da cidade que escolhi para viver e criar os meus filhos uma cidade mais fraterna, acolhedora, justa e de oportunidades para todos. As propostas do companheiro Marinho esto presentes neste Programa de Governo, elaborado a partir de uma srie de debates com as foras polticas representadas pela coligao que o apia e a sociedade civil. Marinho deu mostras de sua capacidade e preparo ao articular uma aliana ampla e qualificada com 11 partidos, que indicou o Frank Aguiar para vice e obteve o importante apoio do companheiro Mauricio Soares. No tenho dvida que a eleio do Marinho vai significar uma nova era para a nossa cidade. E que os projetos sociais e de desenvolvimento do governo federal finalmente sero implementados em So Bernardo, levando benefcios a uma parcela da populao que ignorada pelo atual governo municipal. A regio do ABC vive um novo momento e eu fico extremamente feliz pelo meu governo ter contribudo para a retomada do dinamismo econmico que foi a marca da regio desde a chegada da indstria automobilstica, nos anos 1950, at o fim dos anos 1980. Vejo a economia do ABC se recuperar, vejo a indstria automobilstica crescer e os postos de trabalho aumentar em todos os setores. So Bernardo precisa aproveitar esse momento, colocar-se no ritmo do Brasil e transformar essa recuperao econmica em qualidade de vida para sua populao. esse o grande sentido da candidatura do companheiro Marinho a prefeito da cidade para onde vou voltar a morar em 2011, onde tenho minhas razes, onde aprendi tudo na vida, onde nasceram minha esposa, Marisa, e meus filhos. Tenho ainda dois anos de mandato e nesse perodo eu e Marinho vamos fazer uma parceria para recuperar a nossa cidade. So Bernardo um municpio privilegiado e tem recursos para assegurar qualidade de vida sua populao, mas falta inverso de prioridades. Com Marinho prefeito, com bons vereadores e a populao participando e fiscalizando o governo, estou certo que a cidade poder crescer ainda mais, distribuindo renda, promovendo a justia social e retomando o papel de liderana regional. Essa minha certeza. Esse o meu voto.

Luiz Incio Lula da Silva Presidente da Repblica

Apresentao
04

Editorial
05

Uma viso inovadora de gesto pblica para garantir mais qualidade de vida nossa populao o que pretendemos implantar em nossa cidade. E isso que apresentamos a voc nas prximas pginas. Voc vai conhecer agora o nosso Programa de Governo, que na realidade no um elenco de promessas, mas sim um compromisso que assumo com cada morador da nossa querida So Bernardo do Campo. A experincia adquirida nos ministrios do Trabalho e da Previdncia Social, somada adoo das mais bem sucedidas polticas pblicas utilizadas no Brasil e no mundo, orienta nossos passos na busca de solues para a melhoria da qualidade de vida na nossa cidade. Essas propostas vo orientar as aes durante o nosso governo. Elaboradas a partir de debates com todos os setores - partidos da coligao, associaes de bairro, organizaes no governamentais, empresrios, comerciantes, profissionais liberais - nossas propostas esto abertas s contribuies da sociedade. Isso porque queremos apresentar um Programa de Governo que atenda, de fato, expectativa da populao. Essas propostas refletem nosso vnculo com a histria da cidade e nosso compromisso com a maioria da populao, para garantir que todos tenham uma boa qualidade de vida. Elas refletem o nosso objetivo de potencializar a vocao industrial de So Bernardo do Campo, estimulando a vinda de novos empreendimentos, gerando mais emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento humano e social. H muitos anos, o PT tem conduzido a bandeira da inverso de prioridades. E ela tem sido assumida por vrios outros partidos, o que permitiu a construo da ampla coligao que me apia. E em So Bernardo, mais que em qualquer outro local, essa questo fundamental. Precisamos urgentemente voltar nossos olhos para a populao da abandonada periferia. Faremos um governo que, sem discriminar ningum, ter sempre em foco que quem mais precisa da ao efetiva do poder pblico a populao mais sofrida da periferia. Queremos uma cidade onde todos possam participar das decises sobre os investimentos pblicos e fiscalizar os servios prestados pela Prefeitura. Uma cidade onde esses servios sejam suficientes e eficientes, geridos de forma moderna e transparente. Vamos trabalhar para construo de uma cidade mais agradvel, justa e com incluso social, pois ela nosso ncleo mais forte, depois da famlia. na cidade que as pessoas nascem, moram, estudam, trabalham e se divertem. Nela, tudo o que o poder pblico faz afeta mais diretamente nossas vidas. Da a responsabilidade do governante, que deve gerir o municpio de forma planejada e articulada com a sociedade civil organizada, estabelecendo parcerias com diferentes atores da comunidade e com os governos estadual e federal.

Como vocs vero, estamos apresentando um Programa de Governo bastante ambicioso. Para isso, alm da ao da administrao municipal, trabalharemos de forma articulada com outras esferas de poder, independentemente de quem esteja frente do governo estadual ou federal, ao contrrio do que faz a atual administrao, que boicota aes do governo Lula, prejudicando a populao de nosso municpio. Para viabilizar uma das nossas aes centrais na rea de transportes - a extenso do metr at nossa cidade - a participao das demais esferas de governo ser fundamental. Negociarei desde o primeiro dia com o presidente Lula e com o governador Jos Serra. Nosso Programa de Governo vai centrar sua atuao em torno de cinco grandes marcas: So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos So Bernardo crescendo no ritmo do Brasil So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente So Bernardo engajada no fortalecimento da ao regional Para viabilizarmos cada uma dessas marcas, apresentamos um grande nmero de projetos que so um compromisso meu e da coligao que me apia. Alguns so absolutamente prioritrios, por isso, eu e a equipe que me acompanhar no Pao no mediremos esforos para sua efetivao. So eles: Construo de um hospital geral municipal Humanizao do atendimento nas unidades de sade Melhoria da segurana no municpio Construo de parques na periferia, com equipamentos de qualidade e cmeras de monitoramento e guardas treinados para essa tarefa Integrao do sistema de transportes, com implantao do bilhete nico Municipalizao gradual do ensino de 5 a 8 sries Essas propostas vo exigir um dilogo permanente entre Executivo e a Cmara Municipal, balizado pela tica poltica, pelo respeito mtuo e pela capacidade de estabelecer convergncias em projetos de interesse coletivo. Este documento representa meu compromisso com a cidade. Compromisso que s se viabilizar se a populao puder cobr-lo. Ao longo do meu governo, pretendo abrir espaos de prestao de contas para que a populao possa cobrar a realizao de tudo com o que me comprometi. E garanto que esses compromissos comearo a ser cumpridos desde o primeiro dia de mandato. Um forte abrao!

Luiz Marinho

06

inclusiva e de oportunidades

So Bernardo acolhedora,

07

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.


A cidade o territrio onde as pessoas vivem, trabalham, produzem, criam suas famlias e desenvolvem suas potencialidades e seus talentos. Para isso, precisam de bens e servios que em grande parte dependem da atuao do poder pblico municipal, como o caso da Sade, da Educao, da Cultura e do Esporte e Lazer. Um dos resultados mais visveis da desigualdade e da excluso social em So Bernardo a situao de pobreza absoluta em que vive parcela significativa da nossa populao. No podemos aceitar que em nossa cidade, com os recursos que ela tem, ainda existam pessoas morando em alojamentos, em condies subumanas. obrigao da sociedade e em especial do governo municipal transformar essa realidade e assegurar condies dignas de vida a todos. A incluso social, dessa maneira, deve dar conta dos aspectos sociais, econmicos, urbanos e polticos da vida na cidade. Cabe Prefeitura buscar garantir permanentemente o acesso ao atendimento integral para todos que procuram a rede pblica de Sade, oferecendo servios de qualidade e tratamento humano e respeitoso. Tambm compete ao municpio assegurar na Educao pblica o acesso cincia, tecnologia, s artes e filosofia, contribuindo para que os futuros cidados desenvolvam suas habilidades e potencialidades. Nossa cidade deve ser acolhedora: nela que convivemos com nossas famlias, nossos amigos, nossos vizinhos. em nossa cidade que, independentemente de onde tenhamos nascido, nos sentimos aceitos, nos sentimos parte integrante de sua identidade e atuamos como construtores e participantes de seu desenvolvimento. Tambm queremos uma cidade inclusiva, que assegure acesso s polticas pblicas para todos os seus moradores. E que respeite e valorize as caractersticas do ser humano, suas opes e diferenas de raa, de gnero, de gerao, de opo religiosa, de orientao sexual, de condies fsicas ou mentais. Mas a cidade tambm deve ser o espao que nos propicie as oportunidades e os meios para sermos o que sonhamos e o que nossas habilidades e talentos nos permitam ser. Uma cidade assim, acolhedora, inclusiva e de oportunidades a So Bernardo que construiremos!

08

Sade
09

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Propostas de Ao:
Construir o Hospital Municipal de So Bernardo do Campo com 150 leitos. Estabelecer parceria com a Santa Casa de Misericrdia, a partir de sua incluso na rede SUS. Implantar o Programa Sade da Famlia, priorizando os bairros de maior vulnerabilidade. Garantir a melhoria e a humanizao do atendimento na rede de sade pblica, assegurando uma postura de ateno e cuidado que responda efetivamente expectativa da populao. Atender demanda gerada no municpio, dentro do princpio da universalidade, com ateno integral sade, de forma humanizada e com equidade. Introduzir e ampliar os programas do Ministrio da Sade, tais como Programa Sade da Famlia (PSF); Programa Brasil Sorridente; Programa de Atendimento Domiciliar (PAD); Programa de Internao Domiciliar (PID); Farmcia Popular, SAMU (Servio Mvel de Atendimento de Urgncia); Hiperdia; CAPS (Centros de Ateno Psico-Social); Sade do Idoso; Sade da Mulher; entre outros. Garantir o atendimento da demanda de partos no municpio. Reestruturar os servios de pronto-atendimento, adequando-os demanda das diferentes regies, mantendo servios 24 horas e compatveis com as necessidades da populao. Aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos populao na rede de sade ou em domiclio.

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.


Ampliar o atendimento odontolgico nas Unidades Bsicas de Sade. Criar e reestruturar a Vigilncia Sanitria, a partir de constatao das necessidades levantadas e realizar aes preditivas, preventivas e curativas. Estabelecer as competncias e contrapartidas na relao com a Fundao ABC. Aprimorar os programas de ateno integral sade da criana e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficincia, DST/AIDS e de sade mental. Capacitar os servidores para o atendimento humanizado. Propiciar a capacitao de profissionais nas reas de geriatria, gerontologia e outras.

10

Educao
11

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Propostas de Ao:
Municipalizar o ensino fundamental de 5 a 8 sries. Eliminar o dficit de vagas na educao de 0 a 5 anos, atendendo plenamente a atual demanda. Implantar o programa Rede de Desenvolvimento e Educao, articulando universidades e centros universitrios para que criem projetos de pesquisa em nvel de ps-graduao, com apoio das empresas, a serem desenvolvidos por professores da rede municipal de ensino junto s suas comunidades, possibilitando a elaborao de propostas para suas demandas e potencialidades locais. Construir Centros Integrados de Educao e Lazer como espaos de convivncia e desenvolvimento de programas educativos, socioculturais e de lazer. Efetivar a adeso ao Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) do governo federal, seguindo as 28 diretrizes pautadas em resultados de avaliao de qualidade e de rendimento dos estudantes, criando o ciclo de nove anos no Ensino Fundamental. Estabelecer um padro de qualidade na rede municipal de educao, de forma a garantir o bom atendimento a todos os alunos, sem restrio. Reestruturar a proposta pedaggica voltada ao atendimento de jovens e adultos, organizando um currculo voltado ao mundo do trabalho e que considere as diversidades, especialmente quanto s questes de gnero, raa e gerao, incluindo lazer e cultura no processo educacional.

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.


Manter a oferta de vagas na rede municipal de ensino, com critrios de acesso democrtico e transparente, promovendo a permanncia dos alunos e desenvolvendo esforos pela ampliao gradual da oferta. Aperfeioar a rede de ensino fundamental do municpio. Aprimorar os programas de alfabetizao de jovens e adultos. Implantar programas do governo federal, como Brasil Alfabetizado e ProJovem, de modo que esses dialoguem com os novos programas da EJA Municipal. Aprimorar a poltica de entrega dos uniformes e materiais escolares, assegurando sua qualidade e prazos de entrega. Aprimorar o transporte escolar para os alunos da rede municipal. Promover o conhecimento cientfico, humanstico, artstico, tecnolgico e o desenvolvimento de valores ticos. Considerar a informtica e as novas linguagens de comunicao, juntamente com a formao permanente e a valorizao dos educadores, a reorientao curricular e os mtodos de avaliao como aspectos indissociveis do processo educacional. Reorganizar as orientaes para a construo do Plano Poltico Pedaggico, de modo que ele contemple as necessidades, especificidades e decises das escolas. Potencializar o papel da escola nas campanhas educativas sobre temticas de segurana, do meio ambiente, de sade, de trnsito e outras. Reestruturar as aes para execuo dos convnios, aprimorando o acompanhamento, a superviso e qualificando a parceria com as entidades filantrpicas que atendem crianas de 0 a 5 anos. Enfrentar os fatores de evaso escolar, especialmente dos alunos jovens e adultos. Ampliar e qualificar os atuais projetos e programas em andamento: Bibliotecas Interativas, Laboratrios de Informtica, Ateli de Artes e Info-Rede. Elaborar e implementar um plano de manuteno para os equipamentos da rede de educao, pensando num espao que respeite as necessidades do brincar, de fantasiar e produzir conhecimento e pesquisa. Adotar como fio condutor os princpios da Educao Inclusiva, Democrtica e Solidria em todos os nveis e modalidades de ensino. Aprimorar a formao permanente dos educadores, com troca de experincias entre eles.

12

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.


Criar canais de comunicao e assegurar a execuo de programas de elevao de escolaridade para os educadores. Consolidar a capacitao dos educadores na utilizao da informtica e de outras linguagens de comunicao. Garantir a incluso das crianas com deficincia, assegurando acessibilidade, equipamentos e formao para os profissionais da rede municipal de ensino. Implantar Programa de Educao para o Mundo do Trabalho, dirigido aos adolescentes com idade entre 14 e 17 anos. Estabelecer parcerias com as entidades sindicais nos Centros de Educao do Trabalhador, possibilitando o aumento da oferta de cursos. Fortalecer a relao entre ensino, pesquisa e extenso nas instituies de 3 grau do municpio, tendo presentes as necessidades do desenvolvimento local e regional.

13

Propostas de Ao:
Transformar o Vera Cruz no Plo Cultural Cinematogrfico e Centro Audiovisual do ABC, implantando e disponibilizando estdios de produo, de edio, de animao, de converso de mdias para uso profissional e amador, articulado Empresa Brasil de Comunicao. Realizar anualmente a festa Muitos Povos, Uma Cidade, grande evento de repercusso metropolitana, com objetivo de reunir as manifestaes culturais de todos os imigrantes e migrantes. Criar o Festival Latino-Americano de Cultura Multimdia, a partir da requalificao dos Estdios Vera Cruz. Criar o Museu do Trabalho e do Trabalhador. Constituir um parque na Chcara Silvestre para preservar seu patrimnio ambiental, a maior rea verde preservada prxima ao Centro da cidade. Revitalizar o Museu do Folclore, no casaro da Chcara Silvestre, mantendo programao cultural permanente e aproveitando sua rea externa para encontros de grupos folclricos e festivais de cultura popular. Investir na formao cultural, abrangendo as diversas linguagens artsticas, com atividades voltadas para diferentes grupos (adeptos do rock, do hip-hop, das histrias em quadrinhos e do RPG, das escolas de samba, entre outros), alcanando as comunidades das regies perifricas da cidade. Desenvolver um amplo programa de visitas monitoradas para os alunos da rede municipal Pinacoteca Municipal, Cidade da Criana, o Museu da Cidade e ao Centro de Pesquisa do Folclore. Fortalecer e dinamizar as aes do Fundo Municipal de Cultura, objetivando maior participao dos produtores culturais da cidade.

Cultura
14

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.


Criar o Programa Teia Teatral, destinado a incentivar e subsidiar a permanncia de grupos teatrais de reconhecida importncia para residncia temporria e desenvolvimento de atividades de formao em teatros da cidade. Criar o Programa Municipal de Fomento s Artes em So Bernardo, que dar apoio a iniciativas nas linguagens teatral, musical, literria, coreogrfica, plstica e das culturas populares tradicionais e contemporneas. Criar um programa permanente de apoio s comunidades das escolas de samba e de ao cultural voltada s manifestaes do samba. Aprimorar o Salo de Arte Contempornea, a Mostra de Cinema Brasileiro e a Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de So Bernardo do Campo. Realizar censo cultural na cidade para identificar o que seus diversos atores culturais criam e produzem. Promover a adeso e a incorporao do municpio ao Sistema Nacional de Cultura, grande rede de informao e articulao entre atores da rea. Participar do Plano Nacional do Livro e Leitura, cujo objetivo promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas. Criar Pontos de Cultura no municpio, com apoio do Ministrio da Cultura. Exposio itinerante nas escolas de obras dos diversos artistas da cidade, com palestras e atividades desses artistas com os alunos. Promover visitas dos alunos da rede municipal aos atelis dos artistas da cidade e realizar oficinas no formato ateli aberto. Promover exposio do acervo de obras da Prefeitura em mostras fixas e itinerantes nos diversos equipamentos pblicos.

15

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Propostas de Ao:
Implantar o Projeto FelizCidade, em parques e praas, promovendo oficinas e aulas das diferentes manifestaes culturais e esportivas e construindo pistas para caminhada, playground, reas para atividades corporais ao ar livre e formao da comunidade, alm de quadras e campos esportivos. Criar o projeto de lazer nos bairros, por meio de estrutura mvel (nibus ou caminho-ba), levando divertimento a todas as regies da cidade, em especial as mais carentes e distantes. Fortalecer as prticas esportivas na rede de escolas municipais, comeando pela iniciao esportiva, passando pela disseminao do esporte em larga escala e em diferentes modalidades, at a descoberta de talentos para o esporte competitivo. Assegurar o investimento no esporte de alto rendimento, potencializando parcerias com a iniciativa privada. Valorizar as demais dimenses do esporte: amador (por meio das respectivas ligas, clubes e demais organizaes), recreativo, paraolmpico e no-olmpico. Valorizar o futebol de campo como espao de convivncia coletiva e democratizar o uso dos campos destinados sua prtica. Resgatar o maior evento de futebol da cidade, a Copa So Bernardo, criada em 1989. Implantar um frum permanente entre a administrao municipal, os clubes e a Liga de Futebol.

Esporte e Lazer
16

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.


Reestruturar o Volkswagen Clube, potencializando-o como espao pblico de esporte e lazer. Desenvolver o Programa Escola Aberta para promover a abertura das escolas pblicas nos fins de semana, realizando atividades como torneios esportivos, capoeira, dana de salo, oficinas culturais, videoteca e palestras de interesse da comunidade. Assegurar a formao dos agentes sociais e dos servidores do Esporte e do Lazer, em parceria com os projetos sociais e universidades. Implantar o Projeto de Bem com a Vida para promover orientao e prtica de atividades fsicas no mbito das UBSs, como caminhadas, recuperao de cardacos, acompanhamento de hipertensos, entre outros.

17

Propostas de Ao:
Implantar o Restaurante Popular de So Bernardo do Campo, em parceria com o governo federal. Articular amplo Programa Integrado de Segurana Alimentar e Nutricional, articulando a poltica de segurana alimentar e nutricional com a poltica de incluso social, a economia solidria e o desenvolvimento econmico. Viabilizar a implantao de merenda diferenciada, no sentido de atender as necessidades nutricionais das crianas matriculadas nas escolas municipais das regies mais carentes da cidade. Implantar o Banco Municipal de Alimentos, com a captao de alimentos junto rede de comercializao para distribuio populao carente. Ampliar o acesso da populao de baixa renda a alimentos de qualidade. Ampliar o Programa de Hortas Comunitrias, com assistncia tcnica para as comunidades. Estimular a constituio de associaes de pequenos agricultores com fins produtivos e oferecer apoio tcnico e logstico aos investimentos. Ampliar e aprimorar o funcionamento de equipamentos pblicos como mercado municipal e feiras-livres. Estimular a criao de hortas nos espaos pblicos com o objetivo de realizar atividades educativas para os alunos da rede municipal. Criar o Conselho Municipal de Segurana Alimentar e Nutricional e realizar a Conferncia Municipal de Segurana Alimentar e Nutricional. Promover cursos de capacitao no processamento de alimentos. Promover uma ampla campanha de combate ao desperdcio alimentar.

Segurana Alimentar e Nutricional


18

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Incluso Social
19

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Assistncia Social
Propostas de Ao:
Criar um programa municipal que garanta a integrao dos programas de transferncia de renda federal, estadual e municipal para ampliar o atendimento s pessoas em situao de vulnerabilidade. Estabelecer estratgias para a implantao do Sistema nico da Assistncia Social. Planejar as aes de assistncia social, tendo como centro a famlia e a comunidade. Atendimento prioritrio das aes da Assistncia Social aos beneficirios dos programas de transferncia de renda, visando emancipao das famlias. Adequar a rede de Centros de Referncia da Assistncia Social (Cras) para atender a demanda do municpio nas regies de maior vulnerabilidade. Efetivar os Centros de Referncia Especializados da Assistncia Social (Creas). Criar o Centro de Referncia da Pessoa em Situao de Rua (CRPSR). Estabelecer poltica social especial, em parceria com o governo federal, para a comunidade indgena no bairro Curucutu. Estabelecer diretrizes para prestao de servios scio-assistenciais, definir padres de qualidade e implementar mecanismos de controle e avaliao dos servios das entidades parceiras da Prefeitura. Aumentar a oferta de programas complementares, como microcrdito, capacitao profissional, alfabetizao de adultos, cooperativismo e aes de educao, cultura, esporte e lazer para famlias em situao de vulnerabilidade social.

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Criana e Adolescente
Propostas de Ao:
Promover aes integradas nas reas da Assistncia Social, Cultura, Educao, Esportes, Lazer e Sade, enfocando prioritariamente a preveno e a ateno famlia. Promover articulaes com o governo federal e o estadual para aplicao de recursos financeiros na cidade, ampliando a oferta de servios criana, ao adolescente e s suas famlias. Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas as formas de violncia decorrentes de negligncia, abuso, maus-tratos, explorao sexual e crueldade em relao criana e ao adolescente. Privilegiar atividades scio-educativas em meio aberto para crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade, com destaque para as aes voltadas permanncia e ao sucesso na escola. Implantar no municpio o Plano Nacional de Convivncia Familiar e Comunitria, com a participao de entidades que realizam o atendimento s crianas e aos adolescentes em situao de abrigamento, Conselhos de Direitos e Tutelares e Assistncia Social. Aderir ao Programa de Promoo e Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente, para fomento e apoio a planos, programas e projetos municipais/ regionais de atendimento protetor criana e ao adolescente vtima de violncia e ao adolescente em conflito com a lei, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Incluso Social

20

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Mulheres e Poltica de Gnero


Propostas de Ao:
Consolidar, ampliar, divulgar e qualificar os servios de atendimento s mulheres vtimas de violncia. Realizar atendimento integral, humanizado e de qualidade s mulheres em situao de violncia, alm de aes que visem reduzir os ndices de violncia contra as mulheres. Ampliar as campanhas de combate violncia contra a mulher e os servios de atendimento s vtimas. Criar o Centro de Apoio e a Casa Abrigo para mulheres vtimas de violncia. Desenvolver ou ampliar programas e servios que contribuam para a reestruturao da vida das mulheres que sofreram violncia domstica. Implantar as medidas previstas na Lei Maria da Penha. Priorizar as mulheres chefes de famlia e de baixa renda nos diversos programas sociais do municpio. Desenvolver programas e atividades de cultura, esporte e lazer destinados s mulheres nos equipamentos pblicos municipais. Fortalecer a Frente Regional de Combate Violncia Mulher. Realizar, em parceria com o movimento de mulheres, o Encontro Mulher e Direitos Humanos, entre outras atividades. Garantir a consolidao de polticas pblicas que garantam a defesa dos direitos dos setores social e culturalmente discriminados. Potencializar no nvel municipal as aes do programa Brasil Sem Homofobia.

21

Incluso Social

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Igualdade Racial
Propostas de Ao:
Realizar formao permanente dos servidores nas questes relacionadas aos direitos humanos, visando um atendimento que elimine qualquer manifestao de discriminao. Implantar sistema municipal de coleta de dados do quesito cor e raa. Elaborar um mapa scio-econmico da etnia negra para orientar as aes transversais entre secretarias. Implantar o programa da sade da populao negra que, entre outras aes, especialize profissionais em doenas com agravo nesta populao; amplie pesquisa neste campo e inclua a sade da mulher negra no programa PAISM (Programa de Assistncia Integral Sade da Mulher). Garantir acesso e permanncia aos representantes das religies de matriz africana nos hospitais e funerrias, sem restries s indumentrias prprias. Implantar no currculo escolar municipal a Lei Federal 10.639/03, que institui o ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira. Apoiar as iniciativas e as atividades ligadas expresso da cultura hip-hop, capoeira e a dana afro. Garantir no acervo de memria e patrimnio da cidade informaes que valorizem a participao da populao negra na formao cultural da cidade. Promover aes que valorizem a cultura negra, contribuindo com o debate sobre o enfrentamento intolerncia. Introduzir o enfoque racial nos cursos de formao dos profissionais da Guarda Civil Municipal e dos operadores do Direito em todos os nveis. Promover aes voltadas garantia dos direitos e valorizao da cultura da comunidade indgena moradora do municpio.

Incluso Social

22

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Terceira Idade
Propostas de Ao:
Ampliar as condies de utilizao, pelos idosos, dos espaos existentes, com ofertas de servios e atividades de convivncia, incluindo o atendimento especfico aos que esto em situao de vulnerabilidade. Ampliar o programa Pontos de Encontro, sobretudo nos bairros com maior concentrao de pessoas idosas. Incentivar agncias e operadores de turismo da cidade a promover atividades de lazer e turismo para a populao idosa, em consonncia com as iniciativas do governo federal. Incentivar o setor privado e as ONGs a gerarem alternativas de moradia para pessoas idosas sem proteo familiar. Incentivar a produo cultural e de lazer para as pessoas idosas. Estimular as atividades das Universidades Abertas da Terceira Idade. Promover a valorizao da pessoa idosa e a conscientizao familiar quanto s suas necessidades e direitos. Ampliar, por meio de parcerias, o Programa de Cuidadores de Pessoas Idosas. Ampliar e readequar o Centro Dia da Pessoa Idosa.

23

Incluso Social

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Pessoas com Deficincia


Propostas de Ao:
Implantar polticas e programas desenvolvidos pelo governo federal de forma integrada s polticas e programas locais para pessoas com deficincia, descentralizando a oferta dos servios. Garantir o cumprimento da legislao voltada ao segmento das pessoas com deficincia, pelo prprio poder pblico e pela iniciativa privada. Reestruturar o Centro Recreativo Esportivo Especial Bairro Assuno (Creeba), ampliando suas atividades. Aprimorar as aes da Escola de Educao para pessoa com deficincia. Estabelecer parcerias e convnios com entidades que tenham trabalho com este segmento. Estimular o trabalho voluntrio de assistncia s pessoas com deficincia. Assegurar o esporte para pessoas com deficincia nas diversas modalidades, como basquete, futebol de cinco e atletismo, entre outras. Desenvolver campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficincia. Assegurar a acessibilidade das pessoas com deficincia promovendo a adaptao de caladas e acessos a prdios pblicos, o transporte especial, o acesso a rteses e prteses e a capacitao de familiares para a reabilitao baseada na comunidade, de acordo com o Decreto Federal 5296/04.

Incluso Social

24

So Bernardo acolhedora, inclusiva e de oportunidades.

Juventude
Propostas de Ao:
Transformar as praas pblicas em espaos destinados a aes esportivas e culturais, respeitando a diversidade das regies da cidade. Realizar parcerias com o terceiro setor para propagar aes juvenis nos diversos espaos e regies da cidade. Reestruturar o Juventude Cidad, por meio de adequao de cursos que atendam as reais necessidades dos jovens da cidade. Criar o Conselho Municipal de Juventude, para formular diretrizes, discutir prioridades e avaliar programas e aes governamentais. Implantar o projeto ProJovem, em parceria com o governo federal, visando ampliar o atendimento aos jovens entre 15 e 29 anos excludos da escola e da formao profissional, e trabalhando em trs eixos: elevao escolar, qualificao profissional e ao comunitria. Implantar o projeto Cultura Viva, em parceria com o governo federal, visando fortalecer as manifestaes culturais e a produo audiovisual nas comunidades e nas escolas. Implantar, em parceria com o governo federal, o Protejo - Projeto de Proteo dos Jovens em Territrio Vulnervel, que visa formao e a incluso de jovens expostos situao de violncia domstica ou urbana e jovens moradores de rua. Implantar, em parceria com o governo federal, o projeto Reservista Cidado, dirigido a jovens oriundos do servio militar, para que exeram papel de lderes comunitrios voltados para a preveno da violncia. Desenvolver na cidade o programa Juventude e Meio Ambiente, do governo federal, que visa formao e o fortalecimento de lideranas ambientalistas jovens. Implantar o projeto Primeiro Emprego, em parceria com o governo federal, para oferecer qualificao scio-profissional a jovens de 16 a 24 anos, desempregados, com renda mensal per capita de at meio salrio mnimo. Promover campanhas informativas sobre sexualidade e drogadio. Garantir atendimento adequado e diferenciado aos jovens em situao de drogadio e s suas famlias, para que sejam tratados como dependentes qumicos sujeitos de direitos. Ampliar o programa Turma Cidad, incluindo aspectos relacionados cidadania e aos direitos humanos.

25

Incluso Social

So Bernardo com qualidade de vida

para todos, em todos os cantos.

26

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Sem dvida, o morador de So Bernardo tem orgulho de seu municpio, de sua histria. E o que ele espera cada vez mais que esse orgulho se baseie no s em slogans e discursos, mas tambm em melhoria de sua qualidade de vida. Qualidade de vida poder morar com dignidade. desfrutar de espaos de lazer e de cultura com segurana. ver seu filho praticando esportes e competindo pela cidade. poder se deslocar dentro do municpio sem que isso gere apreenso. poder andar de nibus rapidamente entre os bairros, sem ter de passar pelo centro, e pagando uma nica tarifa. ter uma vida saudvel, com gua de qualidade, com esgotos tratados. viver em uma cidade que respeite o meio ambiente. Qualidade de vida tambm cuidar bem do patrimnio municipal, hoje malcuidado ou abandonado. O Parque Estoril e o Vera Cruz, equipamentos com enorme potencial de utilizao pela populao local, encontram-se abandonados e subutilizados, mas poderiam atrair pessoas de outros municpios, trazendo mais recursos para a nossa cidade. Situao ainda pior temos na represa Billings e na Estrada Velha, equipamentos de enorme atrao e onde a municipalidade no tem qualquer capacidade de interveno. Qualidade de vida garantir que mulheres, negros e negras, idosos, jovens, pessoas com deficincia, enfim, que todos possam desfrutar de tudo o que a cidade proporciona. Qualidade de vida para todos, em todos os cantos garantir segurana, moradia, transporte e meio ambiente saudvel, inclusive em bairros distantes, o que no acontece em So Bernardo. Equipamentos de lazer s existem nos bairros mais privilegiados. Para ter acesso a boas opes de cultura, necessrio que os moradores se desloquem para o Centro. Poucas cidades do Pas mostram esse nvel de excluso local. A limpeza e a manuteno das ruas na periferia so servios indignos de uma populao que mora numa cidade com o terceiro maior oramento do Estado. Por isso, precisamos desenvolver projetos que tornem nossa So Bernardo mais igualitria, mais acessvel e mais segura.

27

Propostas de Ao:
Implantar a integrao tarifria e o bilhete nico. Implantar terminais de transporte coletivo, ligando as diversas regies da cidade sem necessariamente passar pelo Centro. Atuar para garantir extenso da linha do metr para So Bernardo do Campo. Reestruturar a rede de linhas de transporte coletivo, visando maior racionalizao e eficincia. Articular a integrao fsica, operacional e tarifria do transporte coletivo urbano com o transporte pblico metropolitano. Negociar com a EMTU a melhor utilizao dos terminais e do corredor de trleibus. Negociar a implantao de novas linhas intermunicipais ligando os principais centros de bairro da cidade Capital e outras cidades da regio. Assegurar a ampliao da frota de nibus em operao, visando melhorar a qualidade do atendimento e a adequao da oferta de nibus demanda, em especial nos horrios de pico. Desenvolver treinamento permanente para os trabalhadores que operam no transporte coletivo, visando a excelncia no atendimento da populao usuria. Melhorar as condies de conforto e de informao aos usurios nos pontos de embarque e desembarque. Estudar e viabilizar solues para melhorar as condies de acessibilidade dos moradores das vrias regies da rea de mananciais ao centro urbano.

Transporte e Trnsito
28

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Aperfeioar o servio de atendimento aos usurios de transporte coletivo. Instalar sistema eletrnico de monitoramento para efetivo controle operacional da frota do transporte coletivo. Implantar, de forma gradativa, o uso de combustveis limpos na frota de nibus do municpio. Concentrar esforos para o barateamento da tarifa. Formar a Cmara de Transporte e Trnsito, envolvendo poder pblico, populao e indstria automobilstica, visando elaborao de solues e iniciativas de melhorias na rea. Aprimorar os servios de txi, de transporte de escolares e de fretamento. Aprimorar a elaborao das estatsticas de acidentes de trnsito, visando identificao dos locais de maior incidncia de acidentes para orientar as intervenes de engenharia, fiscalizao, operao e educao de trnsito. Implantar ciclofaixas e ciclovias. Aprimorar e intensificar os servios de manuteno e implantar sinalizao viria horizontal, vertical e semafrica. Aprimorar programa permanente de educao para o trnsito voltado para crianas em idade escolar e adultos em geral, ou seja, pedestres, condutores e passageiros. Criar e implantar programa de segurana para o pedestre, inclusive no entorno das escolas. Ampliar o sistema eletrnico de controle operacional, constitudo por central semafrica inteligente, monitoramento por cmeras e painis de mensagens variveis. Zelar para que projetos de empreendimentos considerados geradores de trfego contenham medidas para reduzir os impactos na circulao viria. Preparar a cidade para os impactos do Rodoanel e implantar aes necessrias para minimizar seus efeitos negativos no trnsito.

29

Propostas de Ao:
Enfrentar e reduzir o dficit habitacional, buscando diferentes linhas de financiamento e aes de parcerias. Eliminar os alojamentos habitacionais no menor prazo possvel, criando alternativas de moradia para a populao neles abrigada em condies subumanas. Promover a regularizao fundiria das reas j ocupadas. Elaborar o Plano Municipal de Eliminao das reas de Risco. Garantir a funo social da propriedade urbana definida pelo Estatuto da Cidade. Identificar as reas vazias que no cumprem a funo social da propriedade para criar novas Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social) e destin-las para produo de habitao social pelo setor pblico ou privado (Habitao de Interesse Social ou Habitao de Mercado Popular). Elaborar o Plano Municipal de Habitao, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que dever definir aes de curto, mdio e longo prazo, por meio da participao cidad, com ateno especial para as reas de assentamentos subnormais, de mananciais e para as reas conurbadas. Elaborar legislao especfica para produo de habitao social, estabelecendo condies de licenciamento e parmetros urbansticos e edilcios especiais para estimular sua produo. Criar o Sistema Municipal de Habitao, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Habitao
30

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Criar as condies para que o municpio possa aderir de forma plena ao Sistema Nacional de Habitao. Apoiar o Fundo Municipal da Habitao, promovendo o investimento coordenado dos recursos da rea. Garantir prioritariamente o acesso da populao com renda de at trs salrios mnimos aos programas habitacionais. Elaborar critrios para o atendimento habitacional, priorizando as demandas. Os programas devero incentivar a diversidade social, combinar solues habitacionais com aes qualificadas de gerao de renda e estimular a reforma de prdios vazios. Melhorar a qualidade do ambiente urbano e implementar uma poltica habitacional compatvel com as polticas de gesto e de saneamento ambiental, em especial em reas de risco e de preservao ambiental, como os mananciais. Promover a urbanizao, regularizao fundiria e recuperao ambiental de assentamentos precrios. Produzir novas moradias, por meio de mutiro associativo, financiamento de habitao de interesse social (HIS) e parceria empresarial, entre outros. Apoiar a autoconstruo na reforma e ampliao de moradias, melhorando as condies de habitabilidade da populao. Ampliar o programa de aluguel social para garantir o acesso da populao s condies dignas de moradia.

31

Propostas de Ao:
Revitalizar o Riacho Grande e o Parque Estoril como pontos de turismo, cultura e lazer; ampliando o acesso da populao, implantando uma base de esportes nuticos e criando um circuito de caminhadas pelas diversas trilhas existentes. So Bernardo de muitos centros promover a revitalizao urbanstica, econmica e cultural dos centros de bairros. Promover a renovao urbana e a revitalizao do Centro da cidade. Implantar poltica de controle de poluio visual na cidade, negociando com a iniciativa privada novos formatos para publicidade ao ar livre e prazos para adaptao. Esta poltica buscar uma valorizao da paisagem urbana e tambm uma melhor organizao do mercado publicitrio, eliminando a competio predatria por espaos livres que s degrada a qualidade do cenrio urbano. Priorizar a execuo de obras virias que faam a ligao entre bairros, reduzindo o trfego no Centro da cidade e incentivando o uso do transporte coletivo. Concluir o viaduto inacabado sobre a Via Anchieta, na altura do km 22,5, interligando a Avenida Caf Filho e a Avenida Faria Lima. Criar o Programa So Bernardo Bem Cuidada, priorizando o planejamento integrado dos trabalhos de manuteno da cidade, como capina, limpeza de bueiros, poda de rvores, pintura de guias, sinalizao, desratizao e iluminao, garantido uma cidade limpa e bem-cuidada.

Poltica Urbana
32

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Implantar parques e praas na periferia, dotando-os de segurana e descentralizando as prticas de cultura, esporte e lazer promovidas pela Prefeitura. Aperfeioar e ampliar o sistema de coleta seletiva, coleta de resduos e limpeza urbana. Realizar a arborizao e o ajardinamento dos espaos pblicos e orientar sua adequada conservao. Melhorar as condies de acessibilidade nas caladas e passeios pblicos. Promover a reviso do Plano Diretor, buscando compatibilizar a ocupao do solo urbano com diretrizes que assegurem o desenvolvimento sustentvel, e rever a legislao complementar j aprovada, visando sua simplificao. Elaborar, debater e negociar a legislao complementar ao Plano Diretor, especialmente as normas relativas s Operaes Urbanas Consorciadas. Elaborar e aplicar a Lei das Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social) para viabilizar a urbanizao e a regularizao de assentamentos precrios e loteamentos irregulares. Elaborar legislao complementar para o Centro da cidade e centros de bairros, objetivando fomentar o comrcio e estimular o uso residencial. Implantar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), garantindo que sua composio represente os vrios segmentos da sociedade.

33

Propostas de Ao:
Tornar realidade o Gabinete de Gesto Integrado Municipal (GGIM), implantando programas de segurana social voltados para a preveno da criminalidade e a cultura da paz. Cabe ao CGIM articular as diferentes esferas de governo em aes de segurana no municpio. Implantar um amplo sistema de monitoramento das principais vias e equipamentos pblicos, por meio de cmeras de vdeo, para prevenir e inibir a violncia urbana. Elaborar o Plano Municipal de Segurana, com participao de representantes dos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e rgos pblicos ligados segurana pblica. Criar o Observatrio da Criminalidade no municpio, sob a direo do Gabinete de Gesto Integrado Municipal (GGIM), e manter atualizado sistematicamente o Mapa da Criminalidade como pr-condio para estabelecer as aes gerais ou localizadas de preveno. Revitalizar o convnio com o Pronasci (Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania), do Ministrio da Justia, visando implantar projetos que articulem polticas de segurana e aes sociais preventivas e direcionadas prioritariamente s causas da violncia. Implantar o projeto Mulheres da Paz, que capacita mulheres que atuam em locais de maior risco de criminalidade, visando reintegrao de crianas e adolescentes com maior grau de vulnerabilidade.

Segurana
34

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Implantar o projeto Mediao de Conflitos, que visa capacitar e profissionalizar agentes para criar nas comunidades equipes de Mediao de Conflitos que faam diagnsticos e atuem na preveno, facilitando o dilogo entre possveis protagonistas de conflitos. Implantar o projeto Crculo de Justia Restaurativa, que busca criar equipes especializadas em capacitar a prpria comunidade a restabelecer a convivncia social adequada, minimizando os efeitos negativos aps a ocorrncia de um crime em seu espao de atuao. Implantar o projeto So Bernardo Legal, criando comisso composta por agentes da Guarda Municipal e fiscais das reas de Tributos Mobilirios e Imobilirios, Higiene e Sade, Postura e Abastecimento, com o sentido de orientar os donos de bares a cumprir as normas de funcionamento e assim prevenir situaes de violncia. Realizar campanhas sistemticas de desarmamento geral da populao, em particular, o pblico juvenil, com base na Medida Provisria 417, que ampliou indefinidamente o prazo para o desarmamento mediante indenizao. Manter programa de apoio ao jovem dependente qumico e atuar com rigor visando o cumprimento do Estatuto da Criana e Adolescente na proibio de venda de bebidas alcolicas, armas e outros produtos para menores de 18 anos. Atuar pelo desarmamento infantil, incentivando a troca de armas de brinquedo por revistas em quadrinhos. Atuar de forma integrada com os Conselhos Tutelares, resguardando as competncias legais de cada rgo. Criar o programa Vizinhana Solidria, com o objetivo de prevenir os atos de desrespeito convivncia, procurando gerar coletivamente nas comunidades um cdigo de conduta. Capacitar e especializar setores da Guarda para atendimento em escolas, fortalecendo a ronda escolar e a ao nos parques. Manter e ampliar o monitoramento por alarme nas escolas e equipamentos da Prefeitura. Manter atualizada a estrutura da Guarda Civil Municipal, com a compra programada dos instrumentos e equipamentos necessrios para a adequada prestao de servios. Rever o atual estatuto da Guarda Municipal e adequ-lo s necessidades de uma guarda civil, de forma a estimular seus componentes a agirem de forma preventiva e socialmente motivados. Implantar os servios internos de acompanhamento psicolgico e de assistncia social e ampliar o programa de capacitao permanente, com o objetivo de melhorar o desempenho fsico e mental dos servidores da Guarda Municipal. Criar a Corregedoria da Guarda Municipal.

35

Propostas de Ao:
Elaborar e implementar a Poltica Municipal de Gesto e Saneamento Ambiental. Revisar o Plano Diretor do municpio para sua adequao Poltica Municipal de Gesto e Saneamento Ambiental e Lei Especfica da Billings. Fortalecer o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Fortalecer o Fundo Municipal de Meio Ambiente para recebimento e alocao de recursos provenientes de multas, impostos e outros a serem utilizados em aes de proteo e conservao ambientais. Implantar o Sistema de Gesto Ambiental Municipal em conformidade e integrado ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e ao sistema estadual. Implantar o Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental, oferecendo respostas mais rpidas ao empreendedor. Intensificar aes de fiscalizao ambiental integrada aos demais rgos ambientais. Implantar sistema de controle com nfase na preveno de eventos crticos de poluio, fixando, inclusive, metas de reduo.

Criar sistema de monitoramento de reas de risco, articulado com a Defesa Civil, e executar as obras prioritrias.

Gesto Ambiental
36

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Estabelecer meios de reduo de passivo ambiental, em parceria com os responsveis, identificando e caracterizando as reas contaminadas do municpio, bem como propondo solues e intervenes adequadas a cada caso. Reforar as medidas mitigadoras e compensatrias para usos e ocupaes do solo e atividades com potencial de impacto sade humana e/ou ambiental. Oferecer orientao gratuita populao para orientao sobre os procedimentos e legislaes ambientais, assim como em aes de defesa dos cidados prejudicados por danos ou passivos ambientais. Implementar, fortalecer e ampliar aes integradas de educao ambiental, envolvendo os diversos setores na mobilizao da populao para a resoluo de problemas locais e regionais. Criar a Rota de Ecoturismo da Serra do Mar, articulando a Calada de Lorena, a Represa Billings e o Riacho Grande como plos de atrao. Promover a Educao Ambiental na Rede Municipal de Ensino.

37

Propostas de Ao:
Rever o Plano de Investimento da Sabesp previsto no termo de transferncia dos servios de gua e esgoto. Retomar o planejamento e a fiscalizao dos servios de gua e esgoto. Atuar para garantir a melhoria da qualidade da gua da Represa Billings, preservando os objetivos que orientaram sua criao. Criar usina verde de incinerao de lixo com produo de energia. Trabalhar para ampliao e diversificao da cobertura das redes de abastecimento de gua e do esgotamento sanitrio no municpio. Elaborar e implementar o Plano Diretor de gua e Esgoto. Articular aes visando execuo de obras e outros servios que viabilizem o tratamento dos esgotos pela Estao de Tratamento de Esgotos da Sabesp (ETE ABC). Intensificar as aes de fiscalizao para eliminar o despejo de esgotos em redes de guas pluviais e de guas pluviais em redes de esgotos, visando minimizar o retorno dos dejetos em perodos de chuva e a poluio de galerias e crregos. Elaborar e implementar o Plano Setorial de Drenagem, visando identificar os pontos de alagamento ou inundao, as solues necessrias e a priorizao de aes e obras.

gua, Esgoto, Drenagem e Resduos Slidos


38

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Combater enchentes, executando obras de drenagem, desenvolvendo projetos de recuperao de APPs (reas de Preservao Permanente) e definindo padres de ocupao do solo que permitam aumentar sua permeabilidade. Garantir o cumprimento dos cronogramas de manuteno, limpeza de margens e desassoreamento de crregos, bem como a limpeza das bocas-de-lobo. Manter a gesto junto ao governo do Estado, buscando a implantao de sistemas que minimizem os problemas de inundao do municpio. Implantar sistemas para controle e monitoramento de inundaes. Intensificar a captao de recursos destinados expanso e melhoria do sistema de drenagem. Estimular as prticas de reduo, triagem, reciclagem e reutilizao de resduos slidos, bem como a organizao do mercado de reciclveis e o fomento gerao de emprego e renda, estimulando a organizao de associaes comunitrias e cooperativas de catadores.

39

Propostas de Ao:
Preservar as reas de mananciais, compatibilizando o uso econmico e social com a recuperao do passivo ambiental. Prover e/ou melhorar a infra-estrutura e os servios nas reas de mananciais sem afetar a sustentabilidade ambiental. Garantir a realizao de obras de saneamento ambiental em reas de mananciais, selecionando tecnologias compatveis com a sua preservao e conservao. Realizar a regularizao fundiria de loteamentos em reas de mananciais, envolvendo os moradores no projeto, e intensificar as aes de fiscalizao, planejamento e educao ambientais, visando o controle de ocupao e atividades destas reas, considerando a Lei Especfica da Billings. Criar e implantar unidades de conservao municipais e implementar seus respectivos planos de manejo, consolidando a proteo dessas reas. Recuperar ambientalmente assentamentos precrios localizados em APPs (reas de Preservao Permanente). Buscar parcerias com as demais esferas de governo para desenvolver projetos para recuperao da APRM (rea de Proteo e Recuperao dos Mananciais), tais como obras de saneamento, atividades de lazer e educao ambiental e iniciativas econmicas no impactantes e compatveis com a conservao ambiental da rea, como ecoturismo e produo vegetal.

Meio Ambiente e reas de Mananciais


40

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.

So Bernardo com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.


Evitar a ocupao irregular de reas ambientalmente sensveis como APPs (reas de Preservao Permanente) e APRM (reas de Proteo e Recuperao dos Mananciais) por meio do aprimoramento do sistema de fiscalizao e controle municipal. Elaborar e implementar mecanismos e estratgias de despoluio e recuperao de solo, gua e ar. Estimular e apoiar parcerias e iniciativas prprias da comunidade para a requalificao ambiental de reas pblicas e privadas, incentivando a prtica da conservao. Manter presena ativa na Cmara de Compensao Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a fim de garantir o recebimento da compensao devida aos municpios. Garantir o repasse estadual de recursos provenientes de compensaes ambientais, como o ICMS ecolgico devido ao municpio, e sua conseqente aplicao em projetos ambientais.

41

em ritmo de Brasil.

So Bernardo crescendo

42

So Bernardo crescendo em ritmo de Brasil.


Aps 25 anos de estagnao, a economia brasileira voltou a crescer. Cresce a produo e, com isso, o nvel de emprego, a renda e o consumo da populao. Como exemplo desse cenrio, a indstria automobilstica bate recorde de produo e de vendas no Pas. Estamos entre o Litoral, com novas perspectivas em funo das recentes descobertas da Petrobras, e a Capital, maior ponto de convergncia econmica da Amrica Latina. Fazemos parte da regio do Grande ABC, quarto maior plo de consumo do Pas. Assim, as portas para um futuro prspero e socialmente justo esto abertas. Mais de R$ 500 milhes somaram-se aos cofres municipais nos ltimos cinco anos, oriundos principalmente de maiores repasses do ICMS e do IPI, tributos diretamente relacionados atividade econmica. No entanto, So Bernardo no vem acompanhando esse ritmo de desenvolvimento econmico e social. Todo o potencial gerado pela dinmica nacional e global no est sendo aproveitado na forma de polticas pblicas ousadas e inclusivas. A dvida pblica consolidada do municpio j ultrapassa meio bilho de reais, apesar dos elevados ganhos tributrios gerados pelo crescimento econmico. A maior parte das obras do Programa So Bernardo Moderna to propagandeado pelo atual governo municipal est parada por falta de investimentos e de vontade poltica. A dbil viso de futuro do atual prefeito levou-o a decises profundamente equivocadas e prejudiciais para a cidade, como a recusa de cesso de um terreno para a instalao do campus da Universidade Federal do ABC em So Bernardo. A mudana de que necessitamos inclui aes que explorem as oportunidades atuais, reforcem nossas vocaes econmicas tradicionais e impulsionem novas frentes de gerao de renda e emprego. Nossa cidade deve integrar-se s aes regionais e buscar articulaes slidas e duradouras com os governos estadual e federal e, por meio de polticas integradas e inovadoras, alavancar as potencialidades de nossos jovens, homens e mulheres. O compromisso de um governo de mudana, portanto, fazer nossa cidade crescer em ritmo de Brasil, de forma econmica e ambientalmente sustentvel, rompendo, assim, com a inrcia paralisante que nos governa atualmente.

43

Propostas de Ao:
Criar o Poupa-Tempo do Empreendedor, capaz de dar respostas s demandas de instalao de novas empresas ou de ampliao das j existentes, de modo a reduzir o custo de fazer negcios em So Bernardo. Instituir um Programa de Incentivo Logstica Integrada, cujo objetivo a distribuio e a transferncia de cargas para a Regio Metropolitana de So Paulo e outras localidades, alavancando as oportunidades logsticas decorrentes do Rodoanel e do Porto de Santos. Instituir um Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das cadeias de leo e gs, da indstria grfica, e da indstria moveleira, entre outras cadeias correspondentes s vocaes econmicas do municpio. Estimular a modernizao industrial, favorecendo a ocupao de terrenos e prdios ociosos ou abandonados, visando expanso do parque industrial de So Bernardo do Campo com a preservao da qualidade ambiental do municpio. Criar no Vera Cruz o Plo Cultural Cinematogrfico e Centro Audiovisual do ABC, com programas de formao profissional e de gerao de emprego e renda. Criar a Cidade Digital, oferecendo acesso gratuito de banda larga internet, com disponibilizao de um pacote mnimo de servios para toda a cidade.

Desenvolvimento Econmico Sustentvel


44

So Bernardo crescendo em ritmo de Brasil.

So Bernardo crescendo em ritmo de Brasil.


Implantar uma rede de telecentros pblicos voltados para a incluso digital, especialmente da juventude. Criar programa de estmulo inovao e ao desenvolvimento tecnolgico, apoiando especialmente as pequenas e mdias empresas e sua relao com as universidades. Dar prioridade para as aes do PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) no municpio. Manter um dilogo permanente com o setor automotivo, visando compartilhar o planejamento estratgico da cidade com o das grandes montadoras, articulando regionalmente o fortalecimento dos diferentes parceiros do setor. Implantar um Centro de Convenes, promovendo o turismo de negcios na cidade. Implantar o Trade Center de So Bernardo do Campo. Vincular So Bernardo do Campo s redes internacionais de cooperao voltadas ao desenvolvimento sustentvel e proteo ambiental, priorizando as relaes no mbito do Mercosul. Aprimorar o Sistema Pblico de Emprego, Trabalho e Renda no municpio de So Bernardo do Campo, incorporando e revendo o precrio Centro de Trabalho e Renda criado em 2008. Centralizar as aes voltadas para o desenvolvimento local sustentvel e solidrio, articulando a Incubadora de Empreendimentos Econmicos Solidrios, o Banco do Povo Regional, o Portal de Negcios Solidrios, Ncleo de Tecnologia Social e o Sistema Pblico de Emprego, Trabalho e Renda. Criar a Rota do Vinho de So Bernardo, visando fomentar a economia familiar, valorizar a cultura local e incentivar o turismo na cidade. Rever a composio e o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econmico. Criar programa de estmulo instalao de condomnios empresariais, visando reduo de custos e, conseqentemente, atraindo novas indstrias e potencializando o parque local.

45

Propostas de Ao:
Ampliar a poltica de microcrdito para pequenos empreendedores, por meio do Banco do Povo. Consolidar o Programa de Incubadora de Cooperativas. Aperfeioar as aes do Centro Pblico de Trabalho e Renda. Estimular o desenvolvimento da prtica do cooperativismo. Apoiar as pequenas e mdias empresas, favorecendo sua competitividade no mercado. Estimular as iniciativas associativas, por meio de grupos de produo, comercializao, compras compartilhadas, cadeias produtivas, associaes e cooperativas nos diversos setores da economia.

Gerao de Emprego e Renda


46

So Bernardo crescendo em ritmo de Brasil.

Economia Solidria
47

So Bernardo crescendo em ritmo de Brasil.


Propostas de Ao:
Criar o Frum Municipal de Economia Solidria. Organizar o comrcio informal de ambulantes. Estimular o intercmbio entre os empreendedores, para criarem uma rede de economia com o objetivo de divulgar e comercializar seus produtos e servios.

com gesto participativa, transparente e eficiente

So Bernardo democrtica,

48

So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente


A Participao Cidad fundamental na nossa concepo de administrao municipal. Ela deve ser incorporada ao dia-a-dia da gesto pblica, no apenas como uma diretriz, mas tambm como marca e mtodo de trabalho. Entretanto, as experincias em andamento de democratizao da gesto pblica local tm mostrado que a mera criao dos espaos de participao, como conselhos e fruns, no suficiente para garantir que essa participao ocorra de fato. necessrio capacitar os diversos atores da sociedade civil e do poder pblico para exercitar o controle social da gesto dos servios implementados. Esse processo exige uma prtica pedaggica da participao cidad que possibilite populao o efetivo exerccio da democracia e da cidadania ativa no fortalecimento das esferas pblicas e na construo de uma nova cultura poltica. No atual governo, as camadas populares no tm voz, nem vez. Mas ns vamos trabalhar para alterar esse quadro. Nosso compromisso incentivar e abrir canais efetivos de participao da comunidade na gesto da nossa cidade. Ela contribui para desenvolver os valores de solidariedade, justia, unio, respeito ao outro, tolerncia, humildade, esperana, abertura ao novo e disponibilidade mudana como elementos de uma tica universal que deve estar na base das aes de educao para a cidadania. Entendemos que h uma clara articulao entre essas aes e aquelas referentes modernizao administrativa e reforma do Estado no plano local. Pretendemos que toda a Prefeitura se empenhe na constante melhoria da produtividade, buscando de forma participativa um novo modelo baseado em um programa de Gesto de Qualidade. Para isso, so muito importantes iniciativas que tenham como objetivo agilizar e qualificar o atendimento, descentralizar os postos de informao, e disseminar o uso da Tecnologia da Informao e da internet como meio de interao com os muncipes. Nosso compromisso realizar uma administrao transparente, eficiente e democrtica, capaz de incorporar efetivamente a participao dos cidados, permitindo maior controle social sobre a prestao do servio pblico e as aes realizadas.

49

Propostas de Ao
Realizar o planejamento de mdio e longo prazo, com participao da sociedade, tendo como perspectiva: So Bernardo 2020 a cidade que queremos. Implantar o Oramento Participativo Cidado. Implantar o projeto Gabinete Aberto, por meio do qual o prefeito vai realizar audincias pblicas nas quais pessoas ou grupos possam apresentar, propor e discutir temas. Instituir novos canais de participao cidad. Democratizar a elaborao do Oramento Municipal, promovendo a participao da sociedade local no planejamento, no acompanhamento e na fiscalizao da execuo oramentria. Difundir a experincia do Oramento Participativo nas diversas regies da cidade, reforando o carter democrtico do controle social sobre as aes da administrao municipal. Consolidar os canais de participao, como os conselhos gestores de unidades ou de polticas pblicas, no intuito de ampliar os espaos de deciso. Promover a articulao entre os diversos canais de participao cidad, na esfera municipal, estadual ou federal.

Desenvolver processos de formao continuada para conselheiro, conselheiras e lideranas comunitrias, objetivando acesso informao sobre o funcionamento do poder pblico e das especificidades da administrao municipal. Implantar experincias de mutiro como forma de qualificao e apropriao dos espaos pblicos. Desenvolver aes de participao cidad no conjunto do governo. Estimular a participao das crianas e dos jovens no desenvolvimento da gesto e nas decises que lhes dizem respeito, estimulando o seu protagonismo e fortalecendo sua conscincia de cidadania. Implantar o OCA - Oramento da Criana e do Adolescente, possibilitando o acompanhamento das aes do municpio voltadas para esse pblico.

Participao Cidad
50

So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente

Relao com as Comunidades Religiosas


51

So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente

Propostas de Ao:
Criar e manter canais de dilogo permanente com a comunidade religiosa. Construir uma pauta de aes e servios por meio dos quais as comunidades religiosas possam contribuir para a coletividade, em parceria com a administrao municipal. Estabelecer uma poltica de cesso de equipamentos disponveis na Prefeitura para realizao de eventos ou celebraes da comunidade religiosa. Apoiar e promover fruns, debates e eventos que fomentem a religiosidade na cidade e na regio, respeitando a diversidade de orientao religiosa e a separao igreja-Estado. Aproveitar melhor a atuao social das comunidades religiosas, articulando-a com a estrutura de atendimento social da administrao.

Propostas de Ao:
Criar 11 postos de atendimento da Prefeitura nos bairros, aproximando do muncipe o acesso aos servios e informaes. Implantar um moderno sistema de atendimento ao cidado via telefone e internet, garantindo o acompanhamento adequado da solicitao do muncipe e com prazos pr-definidos para a execuo do servio. Implantar uma subprefeitura na regio do Grande Alvarenga e reestruturar as Subprefeituras de Riacho Grande e Rudge Ramos, dotando-as de equipamentos e recursos necessrios para seu pleno funcionamento. Implantar a Mesa de Negociao Permanente com o Sindicato dos Servidores, adotando instrumento normatizador e regulador da relao do governo com o funcionalismo. Modernizar o processo de trabalho, com a implantao de sistemas tecnolgicos capazes de agilizar o fluxo de informaes e a qualidade das aes desenvolvidas. Criar o Observatrio de Polticas Pblicas para a produo de informaes de todas as reas para orientar as aes do conjunto do governo. Criar programa de formao continuada para os servidores pblicos, promovendo uma nova dinmica organizacional baseada na promoo da qualificao e no desenvolvimento das pessoas, na perspectiva de constituio de um quadro permanente de gestores pblicos. Garantir que os servidores participem de forma concreta na discusso, na implantao e na avaliao das aes realizadas. Implantar o planejamento estratgico que norteie todas as aes do governo, onde cada secretaria incorpore esta ferramenta de gesto na sua prtica diria. Utilizar o Oramento Municipal para medir eficincia, eficcia e concretude das aes estabelecidas no Plano de Governo. Dar tratamento matricial aos projetos do governo, garantindo cooperao e articulao das diferentes reas e definindo com clareza os escopos e atribuies de cada uma delas. Instituir poltica de recursos humanos que valorize, respeite e reconhea os servidores, com investimento em capacitao e na qualificao profissional, sempre com vistas melhoria da qualidade do servio prestado.

Modernizao Administrativa
52

So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente

So Bernardo democrtica, com gesto participativa, transparente e eficiente Criar nova estrutura organizacional que d conta das especificidades do Programa de Governo e que diminua os nveis hierrquicos, garantindo que as decises fluam mais rapidamente dentro da mquina administrativa. Implantar um processo de mudana da cultura organizacional, visando romper com as posturas e procedimentos burocrticos e estimular novas atitudes do servidor, com nfase na reflexo sobre o trabalho de integrao das diferentes reas da Prefeitura e na capacitao para as aes transversais que articulem essas reas. Implantar o acompanhamento e o gerenciamento das aes do governo, baseados na metodologia do Planejamento Estratgico Situacional, garantindo o cumprimento das definies oramentrias. Implantar a Ouvidoria Municipal como um canal de comunicao direta entre o cidado e a Prefeitura, com o objetivo de atender diretamente os muncipes em reclamaes sobre os servios prestados ou por solicitaes no atendidas. Utilizar os sistemas de Tecnologia de Informao na busca de agilidade, simplificao das tarefas, reduo de custos das operaes e prestao direta e transparente de servios e informaes aos muncipes.

53

no fortalecimento da ao regional

So Bernardo engajada

54

So Bernardo engajada no fortalecimento da ao regional.


Vivemos um perodo de enormes perspectivas para a regio do Grande ABC. O crescimento da economia nacional e os instrumentos de distribuio de renda implcitos na poltica social do governo Lula vm garantindo para todo o Pas e para a nossa regio em particular uma melhoria constante nos principais indicadores de desenvolvimento social. A regionalidade do Grande ABC ganhou vitalidade a partir de 1990, em um ambiente totalmente diverso do atual. Os impactos da globalizao, aps pelo menos uma dcada de estagnao, traduziram-se em elevados ndices de desemprego, no abandono da regio por parte de muitas empresas e, conseqentemente, na perda de importncia relativa do Grande ABC na economia nacional. Em termos polticos, no entanto, a regio se movimentou. Lideranas partidrias, sindicais e de diversas entidades da sociedade regional se uniram numa trajetria de consolidao institucional que resultou no surgimento do Consrcio Intermunicipal do Grande ABC e, na segunda metade da dcada de 1990, na Cmara do Grande ABC e na Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC. Cabem, assim, as indagaes: por que, em uma conjuntura favorvel como a que estamos vivendo, h um sensvel arrefecimento nos processos de elaborao e execuo de aes regionais? Estaria o Grande ABC explorando todas as potencialidades de desenvolvimento geradas pelo atual contexto econmico? Encontraremos as respostas a essas questes no plano poltico. A perda de um grande lder regional, como o saudoso Celso Daniel, parte da explicao. Outra a omisso ou aes pouco mais que protocolares das lideranas atuais. Como resultado, temos cidades que pouco ou nada se falam e articulaes com as esferas estadual e nacional praticamente inexistentes ou boicotadas. Ao sabor quase que exclusivamente da dinmica global, a regio do Grande ABC necessita reencontrar-se com seu protagonismo histrico. Para tanto, So Bernardo do Campo tem muito a contribuir, desde que abandone a inrcia, o desinteresse regional e as prticas polticas provincianas e exclusivistas, e eleja um prefeito que tenha como um dos eixos centrais do seu Programa de Governo a revitalizao da regionalidade. A diretriz geral do nosso Programa de Governo em relao regionalidade, portanto, restabelecer a importncia poltica de So Bernardo no contexto da regio e, a partir da, contribuir para impulsionar aes que capitalizem para o Grande ABC as tendncias favorveis surgidas no plano federal.

55

So Bernardo engajada no fortalecimento da ao regional.

Propostas de Ao:
Transformar o atual Consrcio Intermunicipal do ABC em Consrcio Pblico. Fortalecer o Planejamento Estratgico Regional, a partir de aes que reforcem a sistemtica de acompanhamento das metas propostas, de cobrana dos responsveis pelas suas execues nos prazos acordados e de implementao de medidas de adequao. Buscar uma soluo regional compartilhada pelas prefeituras para a destinao dos resduos slidos. Ampliar a capacidade tcnica e profissional e a amplitude das aes da Agncia de Desenvolvimento Econmico Regional e da Cmara Regional do Grande ABC. Fortalecer a Universidade Federal do ABC (UFABC), contemplando tambm, em suas atividades de ensino, pesquisa e extenso, a transformao da sociedade e do territrio da regio. Incluir a regio no Sistema Paulista de Parques Tecnolgicos. Atuar para garantir a extenso das linhas do metr para o ABC, a concluso da linha de trleibus DiademaBrooklin e a transformao do ramal ferrovirio Luz-Paranapiacaba em metr de superfcie. Preparar a cidade para os impactos decorrentes do Rodoanel e potencializar seus benefcios.

02 56

So Bernardo engajada no fortalecimento da ao regional.


Articular com os municpios do Grande ABC e com os municpios da Regio Metropolitana de So Paulo e da Baixada Santista a construo de uma gesto metropolitana integrada, compartilhada e participativa. Articular polticas regionais que enfrentem a excluso e a discriminao no mundo do trabalho, desenvolvam aes que fomentem o trabalho autnomo e a economia solidria, consolidando e ampliando o microcrdito, criando campanhas e construindo pactos pelo trabalho decente. Elaborar aes e programas regionais voltados diversidade, dirigidos a grupos especficos, como crianas, adolescentes, idosos, pessoas com deficincia, mulheres e negros. Lutar pela qualidade dos servios de atendimento sade, com base na cooperao e complementaridade de aes, organizando redes integradas para a assistncia em diversas especialidades mdicas que envolvem os equipamentos municipais e estaduais disponveis. Formular polticas voltadas ao combate violncia urbana, articuladas com os setores organizados da sociedade regional e com a polcia Militar e Civil. Manter o compromisso de erradicar o analfabetismo, por meio do fortalecimento e da ampliao do Mova Regional. Garantir a implantao do Parque Regional Chcara da Baronesa. Consolidar e ampliar as obras de combate s enchentes na regio e desenvolver uma gesto regional integrada das guas pluviais. Atuar para garantir o tratamento integral do esgoto na regio. Participar ativamente de rgos e sistemas regionais e estaduais de gerenciamento de recursos hdricos, saneamento e meio ambiente, em especial de consrcios intermunicipais e agncias, comits e subcomits de bacia hidrogrfica. Articular a criao de escritrios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e do Ministrio das Cidades, facilitando o dilogo e a tomada de decises entre os entes federados e os governos municipais. Criar grupo de trabalho permanente e sistemtico de acompanhamento das aes na rea de Proteo dos Mananciais Hdricos da Billings.

57

www.luizmarinho13.can.br

You might also like