You are on page 1of 8

PROJETO

O projeto woyzeck/Experincias 1 e 2 uma encenao do texto de Georg Buchner, de 1836, realizada por alunos e professores do Departamento de Artes Cnicas da UFOP. Fruto de uma pesquisa do uso de novas tecnologias na cena teatral, a encenao utiliza projees, vdeos e texturas sonoras, pr-gravadas e produzidas ao vivo, como forma de, ora complementar, ora propor desafios ao trabalho dos atores em cena. O texto foi adaptado de maneira colaborativa - sob a orientao de um dramaturgo e contando com a cooperao de todos os participantes - durante cerca de oito meses; perodo em que tambm foram testadas vrias formas de integrao de aparatos de mdias, como cmeras e amplificadores de vozes, ao processo criativo dos atores. O resultado uma montagem em que as tecnologias de mdias, e a prpria linguagem miditica, surgem como elementos do jogo teatral operado pelos atores e tcnicos conjuntamente. Foram realizadas duas apresentaes de o projeto woyzeck, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2012, no Departamento de Artes Cnicas da UFOP, como forma de abertura do processo, onde puderam ser testadas as duas Experincias que compem a encenao. Esta a terceira e mais recente montagem desse coletivo de artistas, que pesquisa, desde 2010, a utilizao de elementos tecnolgicos, miditicos e da msica eletroacstica como fonte de criao teatral.

PROPOSTA DE ENCENAO
A encenao de o projeto woyzeck dividida em duas experincias de montagem distintas, mas complementares, resultantes dos experimentos de jogo do ator com mdias audiovisuais realizados durante o processo criativo. Na Experincia 1, atores e espectadores partilham a mesma sala de apresentaes. Os atores interagem com as projees, usadas de diversas formas, mesclando filmagens de vrias partes do planeta, vdeos produzidos em estdio e aes captadas ao vivo durante a apresentao. As linguagens da internet, do vdeo-arte e de noticirios televisivos so exploradas teatralmente no jogo dos atores. A trilha sonora composta de colagens de sons e rudos e de msicas originais, e executada mesclando partes pr-gravadas com a execuo de instrumentos ao vivo. Na Experincia 2, os espectadores acompanham o espetculo em uma sala em separado, ao lado da sala ocupada pelos atores, cujas aes so transmitidas ao vivo para a sala dos espectadores, de uma maneira aproximada forma como a televiso funcionava antes da inveno do videoteipe. A encenao basicamente a mesma da Experincia 1, com pequenas mudanas e eventuais entradas presenciais dos atores na sala dos espectadores. No entanto, ao usar o recurso da transmisso ao vivo, a Experincia 2 se abre possibilidade de uma reflexo sobre a linguagem televisiva, ao mesmo tempo que pretende evidenciar a potencialidade da presena do ator nos momentos de entrada na sala dos espectadores. Um dos focos da encenao a ateno questo da corporalidade e da presena dos atores; elementos que ganham relevo no contexto das montagens em que as tecnologias, e em especial as mdias audiovisuais, so usadas com maior nfase. Em vrias cenas, a tecnologia foi abordada em sua potencialidade de causar deslocamentos na percepo da presena do ator por parte do espectador. Na encenao, o corpo vivo do ator colocado em uma situao de exame, s vezes de confronto, diante da projeo, amplificao, processamento eletrnico e virtual de sua imagem e de sua sonoridade no palco. Distanciando-se de uma concepo de construo psicolgica ou metdica de personagens, o trabalho dos atores foi estimulado tanto pelo jogo teatral quanto pela mixagem de linguagens distintas. Na encenao de o projeto woyzeck, optamos pela ideia de que Woyzeck um palhao, diferenciando-se da forma de atuao de todos os outros. Em toda a montagem, as cenas transitam entre o teatro e a dana.

PROPOSTA DRAMATRGICA

A pea original de Georg Buchner de 1836, cuja fragmentao de cenas antecipou as dramaturgias contemporneas. Nela, acompanhamos a trajetria de Woyzeck, um soldado de baixa patente confrontado pelas hierarquias sociais e polticas estabelecidas. A relao de Woyzeck com a prostituta Marie, me de seu filho, tensa e incerta. Com um texto aberto e fragmentado, a pea de Buchner motiva encenaes inovadoras ainda em nosso tempo. Na montagem de o projeto woyzeck, tanto a adaptao do texto quanto a encenao buscam refletir sobre a proliferao das imagens na sociedade, seu poder de coao sobre as pessoas e sobre as novas formas de alienao contemporneas que elas podem provocar. O dramaturgo Mrcio Oliveira trabalhou com o grupo durante todo o processo, propondo textos que eram burilados em jogos entre os atores. O texto assume diversas formas de enunciao: voz direta dos atores, captada por microfones e processada por aparelhos, projetada em imagens e pr-gravada em estdio.

DIMENSO ACSTICA
O trabalho sonoro de o projeto woyzeck foi pensado e implementado como parte integral da cena, como uma dimenso prpria da encenao que envolve msica, captao sonora e emisso vocal. A relao entre a voz dos atores e a msica, composta originalmente para o espetculo, foi trabalhada como planos que se colocam uns sobre os outros. A esfera musical da encenao foi composta a partir da mixagem de rudos e texturas sonoras, criadas a partir da experimentao dos atores com microfones de captao ligados a aparelhagens de efeitos de som. Pesquisou-se, tambm, msicas do acervo popular brasileiro, como o caso de Pra Qu Mentir, samba de 1937, de autoria de Noel Rosa, que foi completamente modificado de forma a dialogar com a encenao proposta. Finalmente, a dimenso acstica de o projeto woyzeck se concretiza atravs da mescla de bases pr-gravadas com a execuo ao vivo de instrumentos musicais, integrando-se pesquisa formal da encenao que busca evidenciar os confrontos e interaes entre o artista e a tecnologia.

FICHA TCNICA

Atuantes: Mariella Siqueira, Sebastio Caetano, Geraldo Rocha e Mrcio Oliveira Souza da Silva Concepo geral: Ernesto Valena Dramaturgia: Georg Buchner e Mrcio Oliveira Souza da Silva Colagens, paisagens sonoras e msica original: Gomesz Criao de vdeos e operao de som: Ernesto Valena Iluminao: Lucas de Jesus Filmagem em Experincia 2: Maxwel Antunes

O GRUPO
A equipe que participa da montagem de o projeto woyzeck integrada por alunos e professores do Departamento de Artes Cnicas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). O interesse da equipe voltado para a explorao das potencialidades do jogo teatral com novas tecnologias da cena, abarcando tambm a interseco entre teatro e educao. A montagem integra o projeto Caixa Preta: Laboratrio de Interao do Ator com Novas Tecnologias, um MediaLab ligado ao Departamento de Artes Cnicas e atualmente em estgio de implementao, com intervenes que variam da dana instalao. A prtica do grupo caracterizada por processos de pesquisa de linguagem de longa durao.

CURRCULO
Rubrica Apresentada no Teatro Universitrio da UFMG, em maio de 2010. Performance de baixa tecnologia, utilizando fitas K7 gravadas e fones de ouvido. Media Lo-Fi Apresentada no Teatro Universitrio da UFMG, em dezembro de 2010, e no Esquyna Espao Coletivo Teatral, em setembro de 2011. Montagem explorando projees e sonoridades, baseada no texto clssico de Eurpedes. Transformas Montada no 8 Encuentro Internacional do Instituto Hemisfrico de Performance & Poltica, realizado em So Paulo, em janeiro de 2013. Vdeoinstalao com projees simultneas.

CONTATOS
Ernesto Valena - (31) 9691-9684 Mariella Siqueira - (31) 9241-2373

You might also like