You are on page 1of 15

INSTITUTO SUPERIOR DE CINCIAS JURIDICAS E SOCIAIS

Parceria entre Cabo Verde e a Unio Europeia

ALUNOS: ELISANDRA GONALVES EUCLIDES DOS REIS CURSO: Economia 4 Ano Disciplina: Economia internacional ME Professor: Joo de Pina Resumo: O presente trabalho tem por objectivo analisar a parceria entre a Unio Europeia e Cabo Verde e os seus principais acordos de parcerias.

CONTEDO: 1. Introduo 2. Relao UE -Cabo Verde num contexto Dos Pases ACP 2.1. A Conveno de Lom 2.2. O Acordo de Cotonou 3. Acordos de parceria econmica-APE 3.1. Uma anlise crtica dos APE

4. Cabo Verde e a Unio Europeia 5. Acordos de cooperao cambial 6. A parceria especial Cabo verde unio europeia 6.1. OS 6 PILARES DA PARCERIA ESPECIAL 6.2.Os Grandes Objectivos da Parceria CV EU 7. Acordo de pesca entre a Unio Europeia e Cabo Verde 7.1 Anlise crtica do acordo de pesca 8. Anlise da troca comercial entre Cabo verde e a unio europeia 9. Consideraes Finais 10. Referncias bibliogrficas

11. Fonte

Introduo

A independncia de cabo verde em 1975, permitiu uma longa e frutfera relao com pases com os quais estabeleceu vantajosas relaes de amizade e de cooperao em vrios domnios. A sua poltica externa periodiza a cooperao (tanto bilaterais como multilaterais) como forma de promover o desenvolvimento endgeno do pas e a sua insero na economia mundial, neste sentido, reveste-se de capital importncia a busca de parceiros estratgicos e viveis para esse processo de desenvolvimento, no entanto, Cabo Verde continua a ser economicamente vulnervel. Devido sua estrutura econmica pouco favorvel, tornou indispensvel o recurso ao Mercado internacional, o qual o pas, por ser um pequeno Estado, com uma economia aberta e com forte dependncia do comrcio e da ajuda externa, necessita de estabelecer parcerias a nvel internacional. Neste contexto o Presente trabalho tem por objectivo analisar a parceria entre a Unio Europeia e Cabo Verde, portanto, ao longo da nossa abordagem iremos analisar os principais acordos de parceria entre cabo verde e a unio europeia, desde a conveno de Lom, o acordo de Cotonou, a parceria especial entre Cabo Verde e a Unio Europeia, acordos de parceria econmica e os seus benefcios para cabo verde e tambm achamos por conveniente analisar a acordo de cooperao cambial, a parceria especial e entre outros aspectos que merecem a nossa ateno, enfim, iremos analisar Tambm a troca comercial entre Cabo verde e a UE.

2. Relao UE -Cabo Verde num contexto Dos Pases ACP

2.1.

A Conveno de Lom

A relao entre Cabo Verde e a Unio europeia iniciou com a adeso de Cabo Verde Conveno de Lom I, dois anos aps a sua independncia em 1975; essas relaes desenvolveram-se atravs das sucessivas Convenes de Lom, as quais foram substitudas, a partir do ano 2000, pelo acordo de Cotonou. A conveno de Lom assinada em 1975 combinava um regime de comrcio de acesso preferencial ao mercado europeu dos produtos oriundos dos pases de frica, Carabas e Pacfico (ACP) com um pacote de ajuda financeira e tcnica. No ano de 1977, pas beneficiou pela primeira vez de um apoio ao abrigo da sua adeso conveno de Lom. Tratou-se ento de desenvolver projectos no domnio da reflorestao, proteco e valorizao dos recursos hdricos e dos solos. Em 1981, j no mbito de Lom II, os apoios foram essencialmente destinados para infra-estruturas como o Aeroporto do Sal, programas de saneamento e electrificao da cidade da Praia e ainda para reflorestao Os apoios provinham ento no apenas do FED mas tambm de outros financiamentos comunitrios. Ao abrigo de Lom III, projectos foram financiados para domnios como o fornecimento de gua potvel, electrificao e infra estruturao dos bairros do Palmarejo e de So Filipe. Foram ainda neste mbito que se desenvolveram projectos de natureza regional nos domnios da energia solar, reflorestao, e do ambiente.

2.2 . O Acordo de Cotonou


As relaes especificas com a Unio Europeia, encontram-se formalizadas, quer directamente, quer no quadro da Conveno de Lom, e, como se deixou afirmado no acordo de Cotonou que Cabo Verde ratificou em 23 de Outubro de 2002. O relacionamento comercial UE/Cabo Verde rege-se actualmente pelo Acordo de Cotonou que carece de ser complementada nos termos do Acordo com a celebrao do APE Acordo de Parceria Econmica que ir estabelecer as preferncias comerciais recprocas neste quadro global de referncia.

O Acordo de Cotonou um acordo comercial entre a Unio Europeia e os pases ACP. Assinado a 23 de Junho de 2000 em Cotonou, Benim, este acordo entrou em vigor 1 de Abril de 2003 visando regulamentar a relao ACP-UE pelo menos at 2020, sendo que afectar mais de 100 estados: os 25 Estados-membros da UE e os 77 pases ACP e sucede Conveno de Lom. O objectivo primordial do acordo a reduo da pobreza at sua erradicao, o desenvolvimento sustentvel, e a integrao progressiva e faseada dos pases ACP na Economia Mundial. O acordo de Cotonou constitui o principal instrumento de ajuda da UE para Estados da frica, Carabas e Pacfico (ACP),uma vez que, O acordo est em conformidade com as regras da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) e permite aos Estados ACP participarem plenamente no comrcio internacional, prevendo a negociao de acordos de parceria econmica regionais com o objectivo de liberalizar as trocas comerciais. O acordo sublinha a situao vulnervel dos pases ACP e a importncia da cooperao e da ajuda ao comrcio. A este respeito, a cooperao em matria comercial no est restrita apenas s prticas comerciais, mas abrange tambm a proteco dos direitos de propriedade intelectual ou o respeito das normas internacionais do trabalho. A nova parceria combina a ajuda para o desenvolvimento, a dimenso poltica e os aspectos comerciais. O seu principal objectivo a reduo da pobreza nos Estados ACP. O novo quadro institucional foi moldado por uma conjuntura internacional que fora uma progressiva liberalizao do comrcio. A cooperao da UE com os pases em desenvolvimento financiada pelo oramento da unio e por programas de apoio comunitrio de cooperao financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED). O FED o principal instrumento financeiro de cooperao sendo financiado directamente pelos Estados Membros e constitui um fundo especfico adicional ao Oramento Comunitrio destinado aos Estados ACP

3. Acordos de parceria econmica


Os APE constituem instrumentos concebidos para transformar as relaes comerciais em regimes compatveis com as regras de Organizao Mundial de Comrcio e que visam alcanar a liberalizao comercial considerada como um objectivo que contribuir para o crescimento econmico, criao de riqueza e desenvolvimento sustentvel. Estes abrangiam no s a circulao das mercadorias mas estendiam tambm a sua aco a assuntos to diversos como o comrcio de servios, os controlos nas alfndegas e as barreiras tcnicas, as medidas de facilitao do comrcio, as medidas sanitrias e fitossanitrias, a cooperao na agricultura e pesca, os movimentos de capitais, a poltica de concorrncia, os direitos de propriedade

intelectual, os contratos pblicos, os assuntos de natureza ambiental e social e o acesso aos fundos de apoio ao desenvolvimento.

3.1. Uma anlise crtica dos APE

As negociaes dos APE tm sido criticadas pela falta de transparncia e pela ausncia de adequados mecanismos de consulta e debate . Na realidade, a gesto activa do processo negocial um aspecto fundamental para os ACP, pois estes pases podem tentar obter concesses especiais que defendam os seus interesses, uma vez que se advoga que as extremas disparidades no poder negocial podem de facto comprometer o futuro do desenvolvimento dos estados ACP. Dado que muitos pases ACP no possuem capacidade administrativa ou especialistas na matria para levar a cabo negociaes equilibradas com Unio Europeia e que muitos dos negociadores dos ACP so pagos pela prpria EU. Se este o caso, reflectindo de forma to evidente a disparidade da capacidade negocial entre as partes contratantes, ento com que bases cientficas devem os pases ACP negociar os APE? Como que se pode esperar que as regies concluam um acordo que v de encontro aos seus problemas socioeconmicos? sobre estas questes que reflectiremos seguidamente. Os Acordos de Parceria Econmica (APE) entre a UE e os seus parceiros em frica, no Pacfico e nas Carabas (Pases ACP) foram inicialmente concebidos para integrar uma poltica de desenvolvimento e uma poltica comercial numa estrutura abrangente no mbito do Acordo de Cotonou. Contudo, agora que as negociaes atrasadas entraram numa fase crucial, torna-se claro que o desenvolvimento no tido em considerao nos acordos. O contedo dos acordos apenas determinado por interesses comerciais, tornando os APE em tratados que so essencialmente acordos de comrcio livre, o que ir resultar uma vez mais na abertura de novos mercados para produtos da UE. Por outras palavras, o desenvolvimento assume uma vez mais um papel secundrio face aos interesses comerciais. Como tal, os APE, como actualmente se apresentam, no so coerentes com a poltica de desenvolvimento.

4. Cabo Verde e a Unio Europeia

Cabo Verde tem tido relaes privilegiadas com a Unio Europeia a mais de trs dcadas. A Repblica de Cabo Verde e a UE esto unidas por laos histricos, humanos, religiosos, lingusticos e culturais. Partilham valores sociopolticos fundamentais, tais como a defesa da democracia e dos direitos humanos e a promoo da boa governao, da paz, da segurana e da luta contra o terrorismo e a criminalidade. Partilham, em especial, as prioridades em matria de luta contra o trfico ilegal de droga e a imigrao clandestina, o que incentiva Cabo Verde a intensificar a cooperao policial e judiciria com a UE. A adeso de Cabo Verde Conveno de Lom I, dois anos aps a sua independncia em 1975 deu incio ao desenvolvimento de relaes tanto com a unio, como relaes bilaterais com os membros da prpria unio Europeia. A partir desse momento Cabo verde comeou a ter um acesso preferencial ao mercado europeu, assim como os outros pases da ACP.

5. Acordos de cooperao cambial


AS fortes relaes econmicas com Portugal e, simultaneamente com a unio europeia no seu todo, levaram o governo Cabo-Verdiano, em 1998, a decidir sobre a convertibilidade do Escudo cabo-verdiano em paridade com o euro, mantendo-se o cambio fixo em 1 Euro=110,264CVE. Esta situao trouxe vantagens nas relaes comerciais com a Unio Europeia assim no investimento externo, garantindo uma maior confiana decorrente da inexistncia de flutuao cambial
. O ACC aprofundou, conforme pretendido, a abertura da economia de Cabo Verde e

as suas relaes com Portugal e com a Europa. Esse aprofundamento teve impactos visveis no padro de especializao produtiva e de comrcio externo do pas, bem como na estrutura da sua Balana de Pagamentos. O notvel desenvolvimento recente do sector dos servios tursticos e da construo imobiliria assegurou uma maior cobertura das importaes pelas exportaes de bens e servios, apesar do dfice crnico que decorre das caractersticas estruturais do pas. Acordo de Cooperao Cambial entre Cabo Verde e Portugal permitiu: (i) A ligao da moeda cabo-verdiana moeda nacional portuguesa e, posteriormente, ao Euro; ii) A disponibilizao por parte de Portugal de uma facilidade de crdito para o reforo das reservas cambiais de Cabo Verde ; (iii) A adopo por parte de Cabo Verde de critrios da Unio Europeia (UE) como referncia, implementando medidas de poltica econmica compatveis com a salvaguarda da paridade cambial entre as duas moedas. Com efeito, sabe-se que a par da reconhecida estabilidade poltica, a estabilizao da economia cabo-verdiana possibilitada, em grande medida, pelo Acordo de

Cooperao Cambial com Portugal desempenhou um importante papel nos grandes feitos recentemente alcanados pelo pas, designadamente: (i) a sada de Cabo Verde da lista dos Pases Menos Avanados, (ii) o estabelecimento de uma Parceria Especial com a UE e (iii) a adeso do pas Organizao Mundial do Comrcio

6. A parceria especial Cabo verde unio europeia


A nova orientao, conhecida como Parceria Especial um processo evolutivo tem como base um dilogo permanente sobre a evoluo de Cabo Verde e introduz novas dimenses no relacionamento com a UE. Ela pretende ultrapassar a mera relao de dador-beneficirio e abarcar outros interesses comuns em matria de segurana e desenvolvimento, de modo a permitir um grau de cooperao significativamente maior, que possibilite a Cabo Verde participar progressivamente nalgumas polticas e programas da UE. A Parceria Especial contempla 6 reas de aco prioritrias chamadas "Pilares". 6.1. OS 6 PILARES DA PARCERIA ESPECIAL: Boa governao; Segurana e estabilidade; Integrao regional; Transformao e modernizao; Sociedade do conhecimento e da informao; Luta contra a pobreza e desenvolvimento.

I. II. III. IV. V. VI.

6.2.

Os Grandes Objectivos da Parceria CV EU

A transformao que Cabo Verde requer a adopo e a absoro gradual de normas mais modernas e sofisticadas de convivncia colectiva, de governao e de gesto.

Para Cabo Verde a Parceria Especial, que pretende ultrapassar o quadro tradicional de ajuda ao desenvolvimento, deve constituir um instrumento de apoio ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde, em consonncia com a Estratgia de Transformao de Cabo Verde. Esta Estratgia visa a edificao de uma economia aberta e estvel, com uma qualidade elevada de gesto e baseada em normas, mecanismos e instrumentos que melhorem a credibilidade interna e externa do seu funcionamento, sintonizando o sistema econmico europeu com o cabo-verdiano. indispensvel que os operadores econmicos europeus encontrem o mesmo clima de

investimento e de trabalho e tenham as mesmas referncias que as europeias na concretizao das iniciativas. A parceria oferece a Cabo Verde uma oportunidade de alcanar um patamar mais elevado nos domnios da governao, da segurana e estabilidade, da transformao e modernizao e de melhoraras condies de acesso ao conhecimento e informao. Trata-se de um processo vital para o objectivo de elevao do desempenho das infra-estruturas institucionais visando facilitar as trocas comerciais, sobretudo na expectativa de Cabo Verde se desenvolver como um pas provedor de servios especializados.

7. Acordo de pesca entre a Unio Europeia e Cabo Verde


O sector das pescas ocupa um lugar relevante no mbito da cooperao entre a UE e CV. O primeiro Acordo Geral de Pesca entre as duas partes foi assinado em 1990. A partir desta data foram rubricados vrios acordos e protocolos, privilegiando uma cooperao de longo prazo. O mais recente, 2010, prev um montante global de 435 mil euros. Deste montante, 325 000 euros por ano ser alocado implementao do sector das pescas em CV e os restantes 60 000 euros para promover a pesca durvel e responsvel. Segundo este novo protocolo, 74 navios europeus ficam autorizados a pescar nas guas territoriais cabo-verdianas. No referido protocolo, as autoridades cabo-verdianas engajaram-se a alocar 80% da contribuio financeira do acordo implementao de uma poltica sectorial para as pescas. Cabo Verde participa, semelhana dos outros Estados da ACP, nos programas regionais. Alm disso, o pas membro da ICCAT e da Comisso sub-regional das pescas e satisfaz as normas sanitrias da UE para a exportao. O acordo de pesca entre a UE e CV permite aos navios europeus pescarem espcies altamente migratrias nas guas cabo-verdianas. Todavia, nenhuma captura efectuada por navios europeus da UE em CV representa mais de 0,2% de capturas de stocks. Globalmente, o Acordo permitiu UE e s autoridades cabo-verdianas a manuteno de um dilogo poltico com vista a promover uma pesca durvel e responsvel.

7.1 Anlise crtica do acordo de pesca


Para se ter uma Viso mais Realista, convm analisar um conjunto de questes. Todos os Cabo-Verdianos sabem Da importncia do sector das pescas para a camada da populao mais pobre e da importncia dos recursos pesqueiros na Dieta alimentar dos Cabo-Verdianos, agora imaginem, com todos estes navios grandes a pescar nas nossas guas como que ficam os nossos pequenos pescadores que no tem recursos para a pesca industrial, ser que sobrar recursos pesqueiros para ns, uma vez que estes navios estrangeiros capturam grandes quantidades de peixes nas nossas guas.

O acordo estipula uma quota limite para quantidade de pescado que estes navios devem capturar, a questo que se coloca o seguinte, como fazer com que estes cumpram o limite de pesca se ns no temos recursos suficientes para fiscalizar todos estes navios? Como que fica a questo da sustentabilidade no que toca a recursos marinhos existentes nas nossas guas? Contudo de se notar que este acordo pouco transparente e que beneficia a penas a comunidade europeia, podendo por em causa a questo do desenvolvimento sustentvel do nosso pas , Enfim no ganhamos nada com isso uma vez que o montante que recebemos no ser suficiente para consertar os danos futuros causados pelo acordo, por isso defendemos a necessidade de se reformular este acordo.

8. Anlise da troca comercial entre Cabo verde e a unio

europeia
Para se ter uma noo mais realista do quanto a unio europeia se revela um grande parceiro de cabo verde, propomos uma descrio do comrcio externo do pas, o que se manifesta quase inteiramente na zona econmica europeia. do conhecimento de todos de que na relao entre cabo verde e a unio Europeia, cabo verde tem um saldo comercial bastante deficitrio, encontrando-se, ainda muito dependente, de importao de bens alimentares, petrleo, medicamentos, electrodomsticos e outros. Pretende-se analisar neste captulo a estrutura e a evoluo das trocas comerciais entre Cabo Verde e Unio europeia entre o 3 trimestre de 2012 e o 3trimestre de 2013. Da cordo com os dados estatsticos do comrcio externo de Cabo Verde, a Unio europeia constitui no s o nosso principal fornecedor como tambm o nosso cliente principal.

Fonte: instituto nacional de estatstica de Cabo Verde (2013)

Analisando as exportaes, Constata-se que a zona econmica europeia absorve cerca de 96,5% dos nossos bens exportados, sendo os Principais bens exportados so; Conservas de peixes, peixes e crustceos, calados, vesturio, Bebidas alcolicas e entre outros.

Fonte: instituto nacional de estatstica de Cabo Verde (2013)

Relativamente aos pases membros da EU nos quais o pas mantem relaes comerciais, temos a Espanha como nosso maior cliente absorvendo cerca de 70,0% das exportaes do pas para a zona econmica Europeia, seguido de Portugal com 11,1%. No que toca importao, actualmente a europa constitui o nosso principal fornecedor representando cerca de 81,2% das importaes Cabo-Verdianas, sendo Portugal o nosso maior fornecedor representando cerca de 41,8% do total das

importaes na zona econmica europeia, seguido da Espanha com cerca de 17,2%.

Fonte: instituto nacional de estatstica de Cabo Verde (2013)

Fonte: instituto nacional de estatstica de Cabo Verde (2013)

No perodo em anlise, Portugal manteve a liderana entre os fornecedores de Cabo Verde, com 43,0% do total (54,0% na zona econmica em que se insere). A seguir aparecem os Pases Baixos com 19,5% (contra 13,2% no 3T 2012), como se depreende do grfico abaixo. Os principais bens importados por cabo verde so os seguintes;

Fonte: instituto nacional de estatstica de Cabo Verde (2013)

9. Consideraes Finais

A integrao progressiva e faseada de Cabo Verde na Economia Mundial evoluiu positivamente desde a sua independncia em 1975 at os dias actuais, por detrs dessa evoluo encontramos os principais factos que contriburam para esse progresso. A integrao de Cabo Verde no bloco econmico da Comunidade Econmica dos estados da frica Ocidental (desde 1977), a paridade fixa do Escudo de Cabo Verde face ao Euro a partir de 1998, a assinatura de acordos comerciais especficos, nomeadamente, o Crescimento Africano e Opportunity ACT (AGOA) e o acordo de Cotonou (2000), a introduo do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em Janeiro de 2004 e o Acordo de Parceria Especial com a Unio Europeia, tm sido factores de suma importncia no desenvolvimento econmico do pas. Neste contexto, o objectivo deste trabalho consistiu na identificao dos principais acordos de cooperao entre cabo verde e a unio europeia, quer num contexto dos pases da ACP- UE como num contexto mais directo Cabo Verde -UE. Tendo em conta a parceria entre cabo verde e a unio europeia deparamos com a necessidade de voltar s origens dessa parceria que teve incio com a adeso de Cabo Verde conveno de Lom em 1977 e que se desenvolveu e se estendeu at os dias actuais, analisamos

tambm o comrcio eterno de cabo verde, facto este que revela a importncia crucial da zona econmica europeia na economia Cabo-Verdiana, sendo que, estes actualmente se revelam nossos principais cooperadores a nvel do comrcio externo.

10.Referncias bibliogrficas

Documentos; -Estudo de Impacto de um Acordo de Parceria Econmica, (relatrio final);

Dossi: Parceria Especial UE/Cabo Verde;


A PARIDADE CAMBIAL E AS SUAS VANTAGENS PARA A ECONOMIA CABOVERDIANA de Djamila Tavares Gomes Varela; relacoes_entre_a_ue_e_cv_2012_pt de Jos Manuel Pinto Teixeira OS ACORDOS DE PARCERIA NO DOMNIO DAS PESCAS Estatstica do Comrcio Externo Ano 2013; E entre outros documentos relevantes;

Stios De pesquisa
www.google.com, Instituto nacional de estatsticas de cabo Verde (www.ine.cv) Delegao de unio europeia em Cabo Verde (http://eeas.europa.eu) Cmara de Comrcio, Indstria e Turismo Portugal Cabo Verde(http://www.portugalcaboverde.com) DIRECO GERAL DAS ALFNDEGAS De Cabo Verde(http://www.dgap.gov.cv) E Entre outros sites nacionais e internacionais.

You might also like