You are on page 1of 5

1

ASPECTOS LEGAIS DOS BENEFCIOS FLEXVEIS

No Brasil, ao contrrio de pases como os EUA, no existe legislao especfica para regulamentar os planos flexveis, porm necessrio estar atento s leis laborais e o enquadramento fiscal dos vrios benefcios, para garantir que o sistema opere de forma eficiente.

Esse programa no elimina todos os males, nem ser certamente o mais adequado para organizaes de pequena dimenso, sem benefcios ou com uma cultura acentuadamente paternalista. Porm mais uma opo estratgica a considerar na rea de compensao total, pode ativar o valor muitas vezes oculto dos benefcios, quer na esfera do colaborador por via de maior conhecimento e satisfao, quer do lado da empresa porque, se bem desenhado, planejado e implementado, ser um mecanismo de controle de custos a prazo.

Para fazer parte da lista dos flexveis, o item deve ser considerado um benefcio aos olhos das normas trabalhistas, ou seja, no pode ser salrio, no pode sofrer incidncia do INSS e do Imposto de Renda. Deve ser considerado uma despesa operacional e no constituir receita tributvel para o funcionrio.

Sempre que a empresa implanta uma poltica de benefcios, deve se preocupar com a natureza jurdica desse programa. A legislao trabalhista considera salrio utilidade s vantagens fornecidas ao empregado e que configurem uma economia de seus gastos, quando tais vantagens no so fornecidas como ferramentas ou instrumentos de seu trabalho. H ainda que se analisar e evitar a configurao de prejuzo ao empregado, no que concerne aos seus benefcios atuais.

Acompanhando uma tendncia que se iniciou na jurisprudncia, a legislao trabalhista foi alterada com uma nova redao do artigo 458 da CLT, excluindo do rol de vantagens que possam configurar salrio utilidade, alguns benefcios:

1.

vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos

empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestao do servio; 2. educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de compreendendo os valores relativos matrcula,

terceiros,

mensalidade, anuidade, livros e material didtico; 3. transporte, destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno,

em percurso servido ou no por transporte pblico; 4. assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada

diretamente ou mediante seguro-sade; 5. 6. seguros de vida e de acidentes pessoais; previdncia privada;

Assim, qualquer que seja a forma de fornecimento desses benefcios, havendo ou no co-participao do empregado, desde que efetuada a opo escrita pela participao nos benefcios e autorizados expressamente por eles os descontos em folha, os benefcios acima no configuram salrio utilidade (art. 458, 2 CLT).

H, no entanto, outros benefcios que so considerados como salrio utilidade pelo mesmo artigo 458 da CLT em seu caput: compreendem-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras

prestaes que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. A alimentao, no entanto, para as empresas inseridas no Programa de Alimentao do Trabalhador PAT, no tm natureza salarial, conforme artigo 6. Do Dec n 05, de 14 de janeiro de 1991. Assim, desde que a empresa esteja inserida no PAT ao fornecer alimentao (seja vale-refeio, seja cesta bsica, seja alimentao em refeitrio), e fornea como demais benefcios os previstos no pargrafo 2. do artigo 458 da CLT, os riscos de configurao de salrio utilidade so muito remotos.

Para maior segurana da empresa e em vista de eventualmente haver descontos em folha da contribuio do empregado aos benefcios concedidos, aconselho que a alterao da forma de concesso dos benefcios seja efetuada atravs de instrumento coletivo.

Com efeito, o artigo 462 da CLT considera indevidos os descontos no previstos em lei ou contrato coletivo (acordo ou conveno). Agindo assim, a empresa estar mais protegida juridicamente. O Acordo Coletivo deve prever as formas de opo: autorizao de desconto, exerccio da opo, eventual alterao, e outros elementos previstos em lei. Individualmente dever ser feita a opo pelo empregado de forma escrita e arquivada em seu pronturio. O mesmo ocorrendo com as alteraes posteriores. A autorizao expressa de desconto em folha prevista no Acordo Coletivo dever constar do termo de opo e ser firmada pelo empregado.

Apesar de ser um assunto recente, a jurisprudncia ptria, inclusive em decises recentes do Tribunal Superior do Trabalho, aos poucos esto acolhendo o programa de benefcios flexveis, conforme se verifica no excerto transcrito a seguir:

RECURSO DE REVISTA. PARCELA PAGA RECLAMANTE SOB A RUBRICA ALIMENTAO/REFEIO. PLANO DE BENEFCIOS FLEXVEIS. DESCONTO PARCIAL PELO

EMPREGADO. NATUREZA JURDICA. Hiptese em que a reclamante percebia parcela paga sob a rubrica alimentao/refeio, com desconto no percentual de 20% sobre os benefcios recebidos. Desconto parcial do benefcio amparado na existncia de Plano de Benefcios Flexveis. Particularidade em que se afasta a natureza salarial da parcela (salrio in natura), mormente quando no h meno no acrdo do Tribunal Regional do Trabalho da existncia de simulao no ato de custeio por parte do empregado, com o que se conclui que a fruio do benefcio, escorado no denominado Plano de Benefcios Flexveis, era-lhe vantajosa. (Processo: TST - RR 89500-35.2005.5.04.0012, Rel. Horcio Raymundo 17.10.2008). de Senna Pires, 6 Turma, Publicado em

Nesse

caso,

percebemos

que

ex-empregada

pleiteava

reconhecimento do vale refeio como verba de natureza salarial, mas os magistrados entenderam que pelo fato desse item fazer parte do Programa de Benefcios Flexveis, o que lhe trazia diversos benefcios, no h que se falar em verba de natureza salarial.

Ademais, certo que esse programa no pode acarretar aos seus beneficirios: 1. Discriminao: oportunidades de benefcios diferentes para

colaboradores da mesma faixa hierrquica/salarial.

2. Prejuzo: o empregado deixa de ter acesso a benefcios exigidos em lei e que era anteriormente oferecido pela empresa. 3. Falta de instrumento coletivo: imprescindvel a negociao coletiva (por meio de acordo coletivo ou conveno coletiva), requisito de validade e formalizao da nova relao firmada.

Assim, certo que a implantao de programa de benefcios flexveis possvel, mas deve ser instrumentalizada em acordo coletivo e gerenciada com muito cuidado evitando-se os riscos indicados acima.

You might also like