You are on page 1of 4

25/12/13

25/12/2013

Guia de Profisso 2013: Engenharia Civil |


POSTS COMMENTS

Inicial

Sobre o Enem

Sisu

ProUni

Provas e gabaritos

Contato

Search this website

Search

Guia de Profisso 2013: Engenharia Civil


SEPTEMBER 6, 2013 POR INFOENEM

Vagas para Engenharia


www.manager.com.br Vagas Abertas para Engenheiros Seu emprego est aqui. Cadastre-se!

TBA Engenharia Projetos


www.tbaengenharia.com.br Especializada em Projeto Estrutural Arquitetura e Engenharia

Kit Wireless Wacom para Linha Intuos5, Bamboo Engenharia Civil Online

Receba GRATUITAMENTE os Manuais do SiSU e ProUni 2014


Engenharia civil o ramo da Engenharia que lida com a concepo, construo e manuteno do ambiente fsico, construdo ou natural, incluindo obras como estradas, barragens, edifcios e pontes. Em outras palavras, o engenheiro civil est capacitado e habilitado para projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construo ou reforma. Dessa forma, a atuao desse profissional inclui a anlise das caractersticas do solo, o estudo da insolao e da ventilao do local e a definio dos tipos de fundao. Baseando-se nesses estudos, desenvolve o projeto, especificando partes importantes como as redes de instalaes eltricas, hidrulicas e de saneamento do edifcio, alm de definir o material que ser utilizado na construo. J no canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padres de qualidade e de segurana. Vale ressaltar tambm que, alm de todas essas responsabilidades e funes, e assim como todo engenheiro, existem grandes possibilidades na ocupao em cargos administrativos.

Cadastre seu e-mail abaixo

Confirmar

Fique atento!
Manuais do SiSU e ProUni 2014 Guia do Participante - Redao Acesse o Edital do Enem 2013

Mdia Salarial inicial Segundo o CREA-SP, o salrio mdio inicial de R$ 3.732,00 (6 horas dirias).

Publicaes recentes
Inep j se prepara para o Enem 2014 Onde esto os melhores cursos? Segundo o Guia dos Estudantes 2013, estes so os melhores cursos de Engenharia Civil do pas. Quando sai o resultado do Enem 2013? MEC elimina 1,5 mil candidatos por fraudes no Enem 2013 Guia de Profisso 2013: Geografia Redao ENEM 2013: Possveis Abordagens Previso para as inscries SiSU 2014 Sisu 2014: Mais nove cursos na UTFPR Escolas vo ao MP contra divulgao de notas do Enem Enem pode ter questes de Francs, Alemo e Mandarim Guia de Profisso 2013: Psicologia Redao do ENEM: vocs perguntam, ns respondemos.

www.infoenem.com.br/guia-de-profissao-2013-engenharia-civil/

1/4

25/12/13

Guia de Profisso 2013: Engenharia Civil |


Categories
Artigos (213) Enem 2011 (211) Enem 2012 (308) Enem 2013 (235) Enem 2014 (1) Geral (755) Notcias (580) Prouni (116) Redao (68) Sisu (235)

InfoEnem nas Redes Sociais

Entrevista Para conhecer mais sobre essa badalada engenharia, convidamos o Engenheiro Civil Lucas Biffe, 25 anos, formado pela UNESP (Campus Ilha Solteira/SP) no ano de 2011 e com passagem pela UNIVERSIDADE DO PORTO (Portugal graduao sanduche), no ano de 2009. No momento Lucas atua como Engenheiro Civil de Obras. 1- Porque escolheu o curso de Engenharia Civil? Sempre gostei de construir coisas, desde os tempos de LEGO. E tambm, nos tempos de escola, era bom aluno na rea de exatas. Assim, encontrei na Engenharia Civil a profisso perfeita que encaixou no meu perfil. 2 O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo. Curso de Engenharia no fcil, seja ela Civil, Mecnica, Eltrica preciso muito estudo, dedicao, empenho, determinao e muitas, muitas horas sem dormir. Devido ao curso ser integral, a carga horria extremamente elevada. So muitas disciplinas, muitos trabalhos, muitas provas, e tudo ao mesmo tempo. Ento, se voc no se organizar, e se empenhar nos estudos, voc vai sofrer mais ainda. Mas no fim, a recompensa da formatura vale todo o esforo. 3 Como exercer a profisso de engenheiro civil? Conte-nos um pouco sobre sua rotina. Vida de engenheiro civil no fcil. A responsabilidade que voc tem, ao construir algo, e fazer com que aquilo se sustente, e o fato de estar lidando com vidas, algo que pode (e vai) tirar seu sono, sua tranqilidade. Mas, a grande recompensa de, ver uma obra de arte, se transformar numa estrutura para o bem da populao a maior gratificao para um engenheiro civil. 4- No atual momento econmico brasileiro, qual a sua opinio em relao ao mercado de trabalho e as oportunidades para os engenheiros civis? Hoje, o mercado de trabalho est aquecido. Copa do mundo, Olimpadas, obras do PAC, melhoria da infra-estrutura das grande cidades, so contribuintes para que este mercado acelere. Porm, a realidade que isto no vai ser para sempre. A oferta de engenheiros est grande tambm, e a tendncia que o mercado comece sua desacelerao. 5- Gostaramos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informao que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou no) a sua profisso. Fique a vontade. A rea da engenharia linda. exaustiva mas vale cada pingo de suor no corpo. Vale a pena seguir carreira e procurar o seu diferencial quanto aos outros, sempre!!! E com uma boa universidade, de renome, prestigiada, um comeo para se destacar quanto aos muitos que esto por vir. Portanto, dedique-se, estude bastante, e SER UM GRANDE PROFISSIONAL!!!

Quer mais informaes sobre esta promissora carreira? Ento d uma olhada nos sites e blogues que separamos abaixo! E no se esquea que na sexta-feira que vem tem mais Guia de Profisso 2013 aqui no Portal infoEnem! http://www.engenhariacivil.com/ http://engenhariacivil.wordpress.com/ http://conversadeengenheiro.blogspot.com.br/ http://www.pergunteaoengenheiro.com.br/ http://engenhariacivilpcp.blogspot.com.br/ http://www.engenhariacivilbrasil.com/ http://www.ecivilnet.com/

*A equipe infoEnem agradece ao Engenheiro Civil Lucas Biffe, pela colab orao e entrevista que contrib ui para deciso de nossos leitores interessados nesta profisso.
Tw eet Curtir 19 pessoas curtiram isso. Seja o primeiro entre seus amigos.

www.infoenem.com.br/guia-de-profissao-2013-engenharia-civil/

2/4

25/12/13

Guia de Profisso 2013: Engenharia Civil |

Voc pode gostar tambm: 1. Guia de Profisso 2013 Engenharia Qumica 2. Guia de Profisso 2013: Engenharia de Produo 3. Guia de Profisso 2013: Engenharia Eltrica 4. Guia de Profisso 2013: Engenharia da Computao

Engenharia de Produo
ubc.edu.br/ Curso de Engenharia de Produo a. Distncia Braz Cubas. Inscreva-se!

Receba GRATUITAMENTE os Manuais do SiSU e ProUni 2014

Cadastre seu e-mail no campo abaixo


Confirmar

Comments
Mauricio says:
08/09/2013 at 20:27

Quando vo postar sobre jornalismo ? Reply

InfoEnem says:
09/09/2013 at 14:11

Ol Maurcio. Em breve. Continue nos acompanhando! att Fernando Reply

Deixe um comentrio
Name * Email * Website

www.infoenem.com.br/guia-de-profissao-2013-engenharia-civil/

3/4

25/12/13

Guia de Profisso 2013: Engenharia Civil |

Post Comment

SEPTEMBER 6, 2013 POR INFOENEM

Pgina Inicial

InfoEnem.com.br - Quem Somos - Contato

www.infoenem.com.br/guia-de-profissao-2013-engenharia-civil/

4/4

You might also like