You are on page 1of 6

Introducao

Antes da inveno do plstico, as nicas substancias que podiam ser moldadas eram a argila( cermica ) e o vidro. Argila e vidro endurecidos eram utilizados para armazenar, mas eram pesados e frgeis. Algumas substancias naturais, como ltex de seringueira e borracha, eram viscosas e moldveis. A borracha no era muito til para armazenar, pois acabava perdendo a capacidade de voltar ao formato original e ficava viscosa quando aquecida. Quimicamente falando, os plsticos so materiais orgnicos polmeros sintticos. Material orgnico por sua obteno vem atravs do petrleo, que uma substancia resultante da decomposio de matria orgnica, polmeros pois so compostos qumicos de elevada massa molecular e sintticos so obtidos a partir de substancias mais simples. A matria-prima dos plsticos o petrleo, mas como este composto por uma complexa mistura, possui diferentes temperaturas de ebulio. possvel separa-los atravs de um processo conhecido como destilao fracionada ou craqueamento.

Propriedade dos plsticos


As propriedades dos plsticos definidas principalmente pela qumica orgnica dos polmeros. So elas: Dureza Densidade Resistncia ao calor Solventes orgnicos Oxidao Radiao ionizante

Alguns exemplos de materiais plsticos e suas aplicaes:


Tipo de material Caractersticas Aplicaes

Acrilonitrila-butadieno- Excepcional resistncia e Revestimento de refrigeradores, estireno (ABS) tenacidade, resistente a distoro brinquedos, dispositivos de termoplsticos trmica e inflamvel. segurana em auto-estradas. Acrlicos (polimetacrilatos) termoplsticos Excepcional transmisso da luz e Lentes, recipientes transparentes resistncia a intempries. de aeronaves e cartazes de rua. anticorrosivas, antiadesivos e

Quimicamente inertes em quase Vedaes Fluorocarbonos (teflon) todos os ambientes, excelente revestimentos propriedade eltrica. peas.

Boa resistncia mecnica, baixo Poliamidas (nilons) Revestimentos para fios e cabos, coeficiente de atrito, absorve gua termoplsticos. cabos e puxadores. e alguns outros lquidos. Polietileno termoplstico. Polister termoplstico Quimicamente resistente, isolante eltrico, duro. e Garrafas flexveis, peas baterias, bandejas de gelo. de

Fitas de gravao magntica, Uma das pelculas plsticas mais vestimentas, cordes de pneus de resistentes, resistncia a umidade, automveis, recipiente de cidos, graxas e solventes. bebidas. Excelente combinao de propriedades mecnicas e Moldes eltricos, ralos, adesivos, resistncia corroso, usados com laminado de fibra de relativamente barato, boa vidro. propriedades eltricas.

Epxi termofixos

Polisteres termofixos.

Excelentes propriedades eltricas Capacetes, barcos em fibras de e baixo custo; pode ser formulada vidro, componentes de carroceria para uso a temperatura ambiente de carros, cadeiras e ventiladores. ou a altas temperaturas.

Classificao dos plsticos


Os plsticos podem ser subdivididos em termoplsticos e termofixos. Termofixos: Aps o resfriamento e endurecimento, esses plsticos matem o formato e no conseguem voltar a sua forma original. So rgidos e durveis. Eles podem ser utilizados em pecas de automveis, de aeronaves e pneus. Alguns exemplos so: poliuretano, polister, resinas epxi e de fenol.

Termoplsticos: Os termoplsticos so menos rgidos do que os termofixos e podem ficar amaciados com o aquecimento, voltando a sua forma original. So facilmente maleveis para produzir filmes, fibras, e embalagens. Alguns exemplos so: polietileno, polipropileno e cloreto de polivinila(PVC).

A seguir, alguns dos plsticos mais usados.

Tereftalato de polietileno (PET ou Pete) Poliestireno (Isopor) Cloreto de polivinila (PVC) Politetrafluoroetileno (Teflon) Cloreto polivinlico (Saran) Polietileno, LDPE e HDPE: Polipropileno (PP)

Fabricao do plstico
Para fabricar os plsticos, os qumicos e engenheiros qumicos devem fazer o seguinte em escala industrial: 1. 2. 3. 4. Preparar as matrias-primas e os monmeros. Realizar reaes de polimerizao. Processar os polmeros em resinas de polmero finais. Fabricar produtos com acabamento.

Primeiro, eles comeam com as diversas matrias-primas que formam os monmeros. Etileno e propileno, por exemplo, vm do petrleo bruto, que contm os hidrocarbonetos que formam os monmeros. As matriasprimas de hidrocarboneto so obtidas com o processo de "craqueamento" utilizado no refinamento de petrleo e de gs natural (veja Como funciona o refinamento de petrleo). Assim que vrios hidrocarbonetos so obtidos pelo craqueamento, so processados quimicamente para formar os monmeros de hidrocarboneto e outros monmeros de carbono (tais como estireno, cloreto de vinil, acrilonitrila) utilizados nos plsticos. Em seguida, os monmeros realizam reaes de polimerizao em grandes usinas de polimerizao. As reaes produzem resinas de

polmero, que so coletadas para um novo processo. O processo pode incluir a adio de plastificantes, tintas e substncias qumicas resistentes ao fogo. As resinas de polmero finais esto geralmente em forma de grnulos ou bolhas. Por fim, as resinas de polmero so processadas em produtos plsticos finais. Geralmente, so aquecidos, moldados e deixados esfriando. H diversos processos envolvidos nesta etapa, dependendo do tipo de produto. Extruso os grnulos so aquecidos e misturados mecanicamente em uma longa cmara, forados atravs de uma pequena abertura e resfriados com ar ou gua. Este mtodo utilizado para fazer filmes plsticos. Moldagem por injeo: os grnulos de resina so aquecidos e misturados mecanicamente em uma longa cmara, forados sob bastante presso para dentro de um molde que j esfriou. Este processo utilizado para recipientes como embalagens de manteiga e iogurte. Moldagem por sopro: esta tcnica utilizada juntamente moldagem por extruso ou injeo. Os grnulos de resina so aquecidos e comprimidos em um tubo lquido, parecido com creme dental. A resina entra no molde frio e o ar comprimido soprado para dentro do tubo da resina. O ar expande a resina contra as paredes do molde. Este mtodo utilizado para fazer garrafas plsticas. Moldagem por rotao: os grnulos de resina so aquecidos e resfriados em um molde que pode ser girado em trs dimenses. A rotao distribui o plstico igualmente ao longo das paredes do molde. Esta tcnica utilizada para fazer objetos plsticos grandes e ocos (brinquedos, mveis, equipamentos esportivos, fossas, latas de lixo e caiaques).

Reciclagem do plstico
Polmeros naturais, tais como amidos, celulose, protena de soja, leo vegetal, triglicerdeos e polisteres bacterianos, podem ser extrados de

colheitas e bactrias. Alm disso, plantas e micro-organismos so capazes de produzir substncias como cido ltico, que pode ser polimerizado em bioplsticos (cido poliltico, por exemplo). Existem duas estratgias para produzir bioplsticos. Fermentao: As bactrias ou outros micro-organismos produzem em massa os biopolmeros em bio-reatores (tanques de fermentao). Os biopolmeros (cido ltico, polister) so extrados dos bio-reatores e processados quimicamente em forma de plsticos. Fbricas de engenharia gentica como bio-reatores: Biotecnlogos introduzem genes bacterianos em plantas. Esses genes se codificam para as enzimas fabricarem plsticos bacterianos. As plantas crescem, so colhidas e os plsticos do material da planta so extrados . A vantagem dos bioplsticos que eles so produzidos a partir de fontes renovveis (bactrias, plantas) em vez de fontes no-renovveis (petrleo, gs natural). Alm disso, os bioplsticos so biodegradveis, ou seja, podem se decompor no ambiente. A indstria de bioplsticos potencialmente importante. Com a tecnologia atual, os bioplsticos podem ser de fabricao mais cara, mas a biotecnologia est avanando rapidamente, e a produo pode se tornar mais econmica no futuro. Reciclando plsticos Os plsticos feitos com petrleo no deterioram, mas muitos tipos (incluindo PP, LDPE, HDPE, PET e PVC) podem ser reciclados. Cada tipo possui um cdigo e um nmero de identificao, mas alguns plsticos no so to viveis economicamente para a reciclagem. Assim que so coletados, os plsticos passam pelas seguintes etapas:

inspeo para eliminar elementos contaminantes e tipos inadequados de plstico; triturao e lavagem; separao com base na densidade; secagem; fundio; drenagem atravs de telas finas para remover mais elementos contaminantes; resfriamento e triturao em grnulos; revenda s empresas de plstico.

A descoberta do plstico revolucionou nossa sociedade, introduzindo uma grande variedade de produtos leves, resistentes, flexveis com diversas utilizaes. Embora eles tenham o problema do descarte, possvel fazer reciclagem. Alm disso, novas pesquisas sobre biopolmeros podem permitir a produo de novos produtos bioplsticos de fontes renovveis que sejam biodegradveis e melhores para nosso meio ambiente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Termopl%C3%A1stico http://pt.wikipedia.org/wiki/Termorr%C3%ADgido http://www.infoescola.com/quimica/plasticos/ http://ciencia.hsw.uol.com.br/plastico4.htm http://www.usinaciencia.ufal.br/multimidia/livros-digitais-cadernostematicos/Plasticos_caracteristicas_usos_producao_e_impactos_ambientais.pdf http://www.mundoeducacao.com/quimica/polimero-termoplastico-termorrigido.htm

You might also like