You are on page 1of 8

2 Elemento de Avaliao Histria da Idade Mdia - sculos XII - XV

Professora: Maria de Lurdes Rosa Jos Paulo Nunes Pardim n 38008

Introduo

Este trabalho consiste em analisar, referir e mostrar quatro documentos cuja temtica gira em torno dos comerciantes do perodo medieval, entre os sculos XII e XIV. Tcnicas e prticas financeiras que eram mais comumente utilizadas pelos comerciantes deste perodo entre as cidades e italianas e depois se estendendo por todo territrio europeu. Tambm poderemos perceber, pela anlise dos documentos, como viviam estes homens pelos diferentes lugares que passavam enquanto exerciam seu modo de vida. Estes documentos so: um do sculo XII e trs de diferentes momentos do sculo XIV. O primeiro e mais antigo, indica o incio do grande impulso comercial, numa caracterizao de como os homens das cidades italianas para, entre outras coisas, diminuir o prejuzo em caso de algo vir a dar errado nos negcios, agrupavam-se em sociedades1. O segundo a prova de como estes comerciantes em diferentes cidades e por intermdio de representantes, apoiados num sistema financeiro de circulao monetria, faziam circular valores no apenas entre cidades italianas, mas por toda a Europa2. Os dois ltimos alm de indicarem mais destas prticas financeiras ainda mostram como os comerciantes tentavam proteger da melhor maneira seus negcios, como mantinham certas prticas em segredo em prol de sua descendncia e famlia. Tambm nos d mostras de como viviam e seu crculo de relaes, chegando at reis no caso de comerciantes poderosos3.

Medieval trade in the Mediterranean world: illustrative documents , New York, Columbia University Press, 1990, p. 179. 2 Ibid., p. 231. 3 Gene A. Brucker, Two memoirs of Renaissance Florence; the diaries of Buonaccorso Pitti and Gregorio Dati, New York, Harper & Row, 1967, (Harper torchbooks, TB 1333).

Tendo como objetos de estudo quatro fontes primrias, vou identificar o contexto histrico em que esto inseridas no desenvolvimento comercial em que fizeram parte na Idade Mdia. Na primeira uma formao de sociedade entre comerciantes sediados na cidade de Gnova. Vou situar os comentrios em torno do momento histrico em que h este tipo de desenvolvimento comercial muito ainda relacionado com as cruzadas e como os comerciantes conseguiam entre lucro nos transportes de guerreiros para o Mdio Oriente, potencializavam a viagem e faziam comrcio para o retorno a cidade italiana. A segunda, letra de cmbio, sem dvida. Nesta vou relatar como eram feitas as transaes, como eram reguladas tipos de prticas financeiras diferentes entre as cidades para que o negcio flusse sem uma perda maior para algum dos lados da transao. Na terceira e quarta como so duas fontes que tratam do mesmo assunto, Livros Secretos, vou comentar a particularidade de cada um. Para os dois mercadores florentinos de pocas relativamente prximas, se no a mesma, mostro como o primeiro est numa clara empresa para um investimento pessoal, um freelancer se podemos dizer assim. Mostra seus passos e acontecimentos de sua aplicao financeira. Na quarta um outro negociante florentino, alm das preocupaes que lhe eram peculiares em relao as prticas comerciais, importante salientar como descreve seu modo de vida e suas relaes na corte do rei francs.

Passo a comentar agora o primeiro documento, com o ttulo de A Formao de uma Sociedade Genovesa datada de 11634. O texto trata de uma sociedade para transporte martimo, a princpio para Tnis. Desde o sculo XII, j era prtica comercial, nas cidades costeiras italianas o transporte de guerreiros para a terra santa, aproveitavam e faziam negcios para o retorno, seja com cristo ou at os muulmanos da regio do Mdio Oriente e norte de frica. Comea assim, por motivo de mais investimento nos pesados gastos que uma empresa deste tipo tinha, e tambm para dividir os prejuzos caso algum infortnio acontecesse, como por exemplo naufrgios ou saque dos piratas muulmanos do Mediterrneo. Foi assim que comearam a formar-se sociedades, que tiveram impulso principalmente no sculo XII por vrias cidades italianas e com nomes diferentes, como a colleganzia em Veneza5 que j era colocada em prtica desde o sculo XI e a societas genovesa6, esta ultima nossa objeto deste estudo. nesse sentido que a partir de Gnova, que neste perodo tinha uma certa vantagem em relao a Veneza, nomeadamente autonomia comercial no Mar Negro, nas cidades do Mdio Oriente como Jerusalm em muitos de seus bairros, e quase a totalidade da costa latina incluindo Antioquia, tambm negociavam com Constantinopla, cidades do norte de frica e sul da Frana7. Vale a pena lembrar que junto com os progressos do setor tercirio entre os sculos XI ao XIII, tambm foram desenvolvidas tcnicas de construo e melhoramento das embarcaes aumentando muito a capacidade desses navios8. Mas junto a esse aumento de capacidade deveriam investir mais na construo naval, e em caso de prejuzo dos produtos negociveis, entre estes produtos contamos o de escravos pelo Mediterrneo, h que se levar em conta naufrgios e saques da pirataria muulmana.

4 5

Medieval trade in the Mediterranean world: illustrative documents , p. 179. a Gino Luzzatto, Storia Economica di Venezia DallXI al XIV Secolo , 1 , Venezia, Centro Internazionale Delle Arti e Del Costume, 1961, p. 28. 6 Guy Fourquin, Histria econmica do ocidente medieval, Lisboa, Edies 70, 1981, (Lugar da histria, 12), p. 284. 7 Edwin S. Hunt et al., Uma histria do comrcio na Europa Medieval, 1200-1550, 1a ed, Lisboa, Dom Quixote, 2000, (Anais, 29), pp. 88 89. 8 Guy Fourquin, Histria econmica do ocidente medieval, p. 399.

Agora, no segundo documento, O Processo do Crdito: A Letra de Cambio datada de 13399. Com o mtodo derivado da tcnica de contabilidade assentada em trs elementos, ou tripartidas: o registo de movimento de valores em unidades monetrias, a classificao por categorias e a verificao10, sob a tutela de grandes homens de negcio organizados em bancos, que desde o incio deste sculo XIV, espalhavam seus representantes por toda a europa desde Florena11 com o objetivo de fazer negcio e estender a influncia de determinados bancos. Entre os principais bancos estavam a Acciaiuoli, uma companhia de banqueiros florentinos que eram cabea de, incluindo este tipo de relao com a letra de cmbio, estavam tambm envolvidos nos mais diferentes tipos de prticas comerciais e financeiras por toda a Europa e Oriente, entre Bizncio e Terra Santa. Um exemplo do poderio desta companhia mostra que, desde o princpio do sculo XIV, a manuteno de relaes estreitas e grandes vantagens que recebeu dos Angevinos Franceses, mas depois de uma pequenas crise que envolveu invases a Siclia e o abalo nas relaes com o rei Carlos de Valois de Frana, voltam as companhias florentinas a ter vantagem no comercio e prticas comerciais, assim como outras companhias, nomeadamente os Bardi e os Peruzzi. So denominadas super-companhias12 estas casas de origem florentinas, que continuam a expandirem estendendo suas relaes entre os negociantes do territrio onde hoje Frana, Pases Baixos e Inglaterra. no sculo XIV que ocorre tambm a guerra de Chioggia13, envolvendo principalmente duas potncias martimas de ento, Veneza e Gnova, e tambm outras menores cidades mercantis. Esta guerra visava mais a hegemonia do controle do trfico mercantil pelo Mediterrneo desde o Mdio Oriente at a sada para o Atlntico. Esta guerra deu alguma vantagem para Florena em muitas relaes comerciais, principalmente para as companhias bancrias, mediante o risco de se investir em companhias que estavam em guerra aberta.
9

Medieval trade in the Mediterranean world: illustrative documents, p. 231. Guy Fourquin and Fernanda Baro, Histria econmica do ocidente medieval, p. 406. 11 Edwin S. Hunt et al., Uma histria do comrcio na Europa Medieval, 1200-1550, p. 93. 12 Ibid. 13 Gino Luzzatto, Storia Economica di Venezia DallXI al XIV Secolo , p. 140.
10

Na sequncia vou tratar de um mesmo assunto mas citando dois comerciantes do sculo XIV, so eles Gregrio Dati14 e Buonaccorso Pitti15. O tema ser os seus Livros secretos. So dirios que acompanhavam estes comerciantes por onde andavam, com os quais registavam sua prtica comercial, assim como inovaes de que eram espectadores pelos lugares onde passavam, e tambm seu modo de vida e relaes. Comeo por relatar o texto com o ttulo Uma Pgina do Livro Secreto de um Mercador Florentino (1384) cujo autor Gregrio Dati. So sequncias, as quais Gregrio Dati descreve como se deu o investimento na sociedade, e o seu desenvolvimento. referido como aconteceu o comeo desta sociedade, dado que Gregrio no tinha dinheiro para investir, mas mesmo assim pela particularidade do seu ramo de comrcio, produo e venda de seda, negcio este que contava com um pblico-alvo nas figuras da burguesia e nobreza, estes produtos saiam do porto de Pisa rumo a Inglaterra ou ao Oriente16. Mostra como em trs anos conseguiu pagar o investimento inicial e ainda obteve lucro. Dos 300 florins de ouro que ficou devendo ao entrar na sociedade, ainda sobraram-lhe depois de trs anos 168 florins de ouro e 7 soldi a fiorino. D mostras, nesta sociedade, como estavam este tipo de prtica financeira do fim do sculo XIV. Derivado possivelmente da passagem da peste negra em meados deste sculo acrescido do grande cisma da Igreja, entre 1378 a 1417. Estes acontecimentos indicam como estes comerciantes, muitas vezes sem dinheiro, tentavam se introduzir entre sociedades para mais facilmente conseguirem algum lucro e se protegerem de algum prejuzo maior. No segundo documento tambm vou tratar de um outro livro secreto, nomeadamente A Atividade de um Mercador Florentino no Sculo XIV, cujo autor Buonaccorso Pitti. Diferente de Gregrio Dati, Buonaccorso Pitti vem de uma famlia florentina poderosa. E derivado a isto poderemos notar na leitura do texto, para onde expande sua influncia.

14

Gene A. Brucker, Two memoirs of Renaissance Florence; the diaries of Buonaccorso Pitti and Gregorio Dati, p. 108. 15 Ibid., pp. 44 47. 16 Guy Fourquin and Fernanda Baro, Histria econmica do ocidente medieval, p. 388.

Vivendo entre a corte do rei francs Carlos VI, e em jogos realizados entre Frana, Pases Baixos e Inglaterra, este comerciante, jogador e apostador, estava atento e fazia ainda relatos pormenorizados de suas transaes financeiras, entre a apreciao de jogos e passatempo entre nobres. Mediante o documento fcil verificar que entre suas viagens conseguiu e tem representantes comerciais num vastssimo territrio, entre a Inglaterra e Florena, de onde despacha os produtos negociados e envia suas transaes bancrias. Durante o grande Cisma do Ocidente, em que Roma e Avignon disputam a hegemonia do poder da Igreja, Buonaccorso Pitti sabe jogar, para alm da diverso, tambm o jogo poltico e comercial de ento, circulando entre as potencias, estivessem elas do lado de Roma ou do lado de Avignon.

Concluso

Mediante quatro relatos observamos como acorreu o desenvolvimento do comrcio entre os sculos XII ao XIV. Entre a formao de sociedades, principalmente nas cidades italianas, e as diferentes prticas financeiras aplicadas, conseguimos ter um panorama geral de como, a partir dos territrios italianos, desenvolveu-se por toda a Europa, Oriente e Norte de frica. Com a bibliografia de apoio aprovada pela Professora em sala de aula, uma mais genrica e outra mais especfica, deu-se o desenvolvimento desta anlise sobre quatro documentos distintos.

Brucker, Gene A., Two memoirs of Renaissance Florence; the diaries of Buonaccorso Pitti and Gregorio Dati, New York, Harper & Row, 1967, (Harper torchbooks, TB 1333). Fourquin, Guy; Baro, Fernanda, Histria econmica do ocidente medieval, Lisboa, Edies 70, 1981, (Lugar da histria, 12). Hunt, Edwin S.; Murray, James M.; Costa, Maria de Santos, Uma histria do comrcio na Europa Medieval, 1200-1550, 1a ed, Lisboa, Dom Quixote, 2000, (Anais, 29). Luzzatto, Gino, Storia Economica di Venezia DallXI al XIV Secolo, 1a, Venezia, Centro Internazionale Delle Arti e Del Costume, 1961. Medieval trade in the Mediterranean world: illustrative documents, New York, Columbia University Press, 1990, (Records of western civilization).

You might also like