You are on page 1of 140

XTS 2250 Modelo 3 Manual do usurio

TM

ASTRO

m
ASTRO XTS 2250 Rdio digital porttil Modelo avanado

Manual do usurio

68009336001-A
MOTOROLA, o logotipo com a letra M estilizada, ASTRO e CommPort esto registrados no Escritrio de marcas e patentes dos EUA. Todos os demais nomes de produtos e servios so de propriedade de seus respectivos donos. Os rdios P25 contm tecnologia patenteada pela Digital Voice Systems, Inc. Motorola, Inc. 2004. Todos os direitos reservados. Impresso nos EUA. 09/09. Motorola, Inc. 8000 W. Sunrise Blvd. Ft. Lauderdale, FL 33322 i

A declarao a seguir aplica-se ao seu rdio somente se ele tiver uma etiqueta com o logotipo da FCC, mostrado abaixo. DECLARAO DE CONFORMIDADE
Segundo a Parte 2, Seo 2.1077(a), do Captulo 47 do Cdigo de Regulamentaes Federais dos EUA (CFR 47)

Parte responsvel Nome: Motorola, Inc. Endereo: 8000 West Sunrise Boulevard Plantation, FL 33322, EUA Telefone: 1-888-567-7347 Pela presente declara que o produto: Nome do modelo: XTS 2250 est em conformidade com as seguintes regulamentaes: FCC, Parte 15, sub parte B, seo 15.107(a), 15.107(d) e seo 15.109(a) Dispositivo digital Classe B Como perifrico para computadores pessoais, este dispositivo cumpre com a Parte 15 das normas da FCC. Sua operao est sujeita s duas condies descritas a seguir: 1. este dispositivo no pode causar interferncia prejudicial, e 2. este dispositivo deve aceitar quaisquer interferncias recebidas, incluindo interferncias que possam causar um funcionamento indesejvel. Nota: Este aparelho foi testado e est de acordo com os limites para os dispositivos digitais da Classe B, conforme a Parte 15 das normas da FCC. Esses limites foram estabelecidos para fornecer uma proteo razovel contra interferncias prejudiciais instalao residencial. Este aparelho gera, usa e pode emitir sinais de radiofreqncia e, se no for instalado e utilizado de acordo com as instrues, pode causar interferncia prejudicial s comunicaes de rdio. No entanto, no h garantias de que no ocorrero interferncias em uma instalao em particular.
Se o aparelho causar interferncias prejudiciais recepo de rdio ou televiso, o que pode ser determinado desligando e ligando o aparelho, o usurio deve tentar corrigir essa interferncia por meio de uma ou mais das seguintes medidas:

Reoriente ou reposicione a antena de recepo. Aumente a distncia entre o equipamento e o receptor. Conecte o equipamento a uma tomada de fora pertencente a um circuito diferente do circuito ao qual est conectado o receptor. Consulte a concessionria ou um tcnico com experincia em rdio e televiso.

ii

Normas de segurana e de exposio energia de RF

!
Precauo

Antes de utilizar este produto, leia as instrues de operao para o uso seguro do produto contidas no folheto denominado "Normas de segurana e de exposio energia de RF" que acompanha este rdio. ATENO!

Este rdio deve ser usado somente como uma ferramenta ocupacional, conforme se encontra estabelecido nos regulamentos da FCC (Comisso Federal de Comunicaes do EUA) relativos exposio energia de radiofreqncia. Antes de utilizar este produto, leia as informaes relacionadas energia de radiofreqncia e as instrues de operao que aparecem no folheto Normas de segurana e de exposio energia de RF, que vem includo com o rdio (nmero de publicao Motorola 6881095C98), de modo a garantir o cumprimento dos limites de exposio energia de radiofreqncia. Para consultar a lista de antenas, baterias e demais acessrios aprovados pela Motorola, visite o seguinte website: http:// www.motorola.com/governmentandenterprise/ Direitos autorais do software para computador Os produtos Motorola descritos neste manual podem incluir programas de computador, armazenados em memria semicondutora ou em outros meios, que esto protegidos por direitos autorais (Copyright). As leis dos Estados Unidos e de outros pases outorgam Motorola certos direitos exclusivos sobre os programas de computador protegidos por direitos autorais (Copyright), entre eles o direito exclusivo de copiar ou reproduzir de qualquer forma tais programas. Consequentemente, nenhum dos programas de computador da Motorola protegidos por direitos autorais e contidos nos produtos Motorola descritos neste manual poder ser copiado, reproduzido, modificado, decodificado para fins de engenharia reversa, nem distribudo de maneira alguma, sem a autorizao expressa e por escrito da Motorola. Alm disto, a compra dos
iii

produtos Motorola no pode ser interpretada como a concesso, direta ou implcita, por omisso ("Estoppel"), ou de qualquer outra forma, de uma licena sob os direitos autorais, direitos de patentes ou aplicaes de patente da Motorola, com a exceo da licena de uso normal no exclusiva que se outorga por lei mediante a venda do produto. Direitos autorais da documentao Nenhuma duplicao ou distribuio deste documento ou de qualquer parte dele deve ser feita sem a permisso expressa por escrito da Motorola. Nenhuma parte deste manual deve ser reproduzida, distribuda ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, quer seja eletrnico ou mecnico, para qualquer fim, sem a permisso expressa por escrito da Motorola. Iseno de responsabilidade As informaes contidas neste documento foram examinadas com ateno e so consideradas totalmente confiveis. Contudo, no assumimos nenhuma responsabilidade por qualquer impreciso. Alm disso, a Motorola reserva-se o direito de fazer modificaes a qualquer produto aqui descrito, visando melhorar sua leitura, funcionalidade ou projeto. A Motorola no assume nenhuma responsabilidade por problemas surgidos das aplicaes ou uso de qualquer produto ou circuito descrito no presente documento; nem cobre qualquer licena no mbito de seus direitos de patente nem dos direitos de terceiros.

iv

ASTRO Digital XTS 2250 Rdio modelo avanado


Carto de referncia rpida
Normas de segurana e de exposio energia de RF

Selecione uma zona por meio do menu 1 Pressione U at ZONA 2 3 4 Pressione D, E ou F logo abaixo de ZONA. Pressione U at que a zona desejada seja exibida na tela. Pressione h para confirmar ou PTT para transmitir.

Envio de um alarme de emergncia 1 Com o rdio ligado, pressione o boto de emergncia. O LED fica vermelho; um tom breve de freqncia mdia emitido. Aparece no visor EMERGNCIA 3 .

!
Precauo

Antes de utilizar este produto, leia as instrues de operao para o uso seguro do produto contidas no folheto denominado "Normas de segurana e de exposio energia de RF" que acompanha este rdio.

ATENO!
Este rdio deve ser usado somente como uma ferramenta ocupacional, conforme se encontra estabelecido nos regulamentos da FCC relativos exposio energia de radiofreqncia. Antes de utilizar este produto, leia as informaes relacionadas energia de radiofreqncia e as instrues de operao que aparecem no folheto Normas de segurana e de exposio energia de RF, que vem includo com o rdio (nmero de publicao Motorola 6881095C98), de modo a garantir o cumprimento dos limites de exposio energia de radiofreqncia. Comutador giratrio de 3 posies ________ Boto giratrio de liga/desliga/volume Boto lateral superior ________ Boto PTT Boto lateral 1 ________ Boto lateral 2 ________ Boto de tela inicial Boto de navegao de 4 vias Boto de seleo de 16 posies Boto superior ________ Microfone/ alto-falante Visor Botes de seleo do menu Boto de aplicao (para uso futuro) Teclado

Uma vez recebida a confirmao de recepo, quatro tons so emitidos; o alarme se encerra; o rdio sai da emergncia.

Seleo de um canal Mtodo 1: Mediante o boto giratrio de seleo Aps selecionar a zona desejada, coloque o boto seletor de 16 posies no canal desejado. Mtodo 2: Uso do menu 1 Pressione U at CAN 2 3 4 Pressione D, E ou F logo abaixo de CAN. Pressione U at que o canal desejado seja exibido na tela. Pressione h para confirmar ou PTT para transmitir.

Envio de um alarme de emergncia silencioso 1 Com o rdio ligado, pressione o boto de emergncia. O LED no se acende; nenhum tom emitido. Pressione o boto PTT. O alarme permanece ativado. Para sair: Mantenha o boto de emergncia pressionado durante um segundo. OU Pressione novamente o boto PTT. Envio de uma chamada de emergncia 1 2 Com o rdio ligado, pressione o boto prprogramado de emergncia. Mantenha pressionado o boto PTT. Fale atravs do microfone para anunciar a emergncia. Solte o boto PTT para concluir a chamada.

2 3

Escreva nas linhas pontilhadas os recursos programados no rdio.

Atendimento de uma chamada telefnica 1 Caso oua um tom de chamada como o de um telefone, o LED passa a piscar na cor VERDE e a mensagem CHAMADA TELE e o smbolo m so exibidos no visor. Pressione o boto de resposta de chamada. Pressione o boto PTT para falar; solte-o para ouvir. Pressione h para desligar.

s Indicao de intensidade do sinal recebido (RSSI). Intensidade do sinal


recebido no stio atual (somente modo troncalizado). Quanto mais barras o smbolo contiver, mais intenso o sinal.

Opo NOME NM PGNG

Seleo do menu Seleo de texto Seleo de nmero Mensagem de pager de alerta de chamada Seleo do menu Telefone: Modificaes Senha Nvel de potncia de transmisso Solicitao de reprogramao Ativao e desativao da varredura Bloqueio de stio Chamada de grupo de conversao Visualizao de uma lista Seleo de uma zona

Pgina 53 51 69

2 3 4

b Bateria.
Convencional: pisca quando a bateria tem pouca carga. Inteligente*: O nmero de barras (0-3) indica a carga remanescente da bateria.

* Disponvel no futuro Opo TEL PROG SENH POT RPRO VARR STIO GRCO VER ZONA Pgina 60 51 38 35 79 55 84 73 49 27

Envio de uma chamada telefnica 1 Pressione U at TEL 2 3 4 Pressione D, E ou F logo abaixo de TEL. Pressione U ou V para deslocar-se at o nmero telefnico. Pressione o boto PTT (ou o boto de acesso rpido se o mesmo estiver programado) para falar e solte-o para ouvir.

Comunicao direta. A comunicao feita diretamente com outro rdio ou atravs de um repetidor. Aceso: comunicao direta; Apagado: atravs de um repetidor Monitor (silenciador de portadora). Este canal est sendo monitorado. Varredura. O rdio est fazendo a varredura de uma lista de varredura.

C T

* Disponvel no futuro Opes do menu (consulte "Navegao do menu") Opo BAT CHAM CAN REL DIR EMUD Seleo do menu Bateria inteligente* Chamada privada Seleo de um canal Alterao da hora e data Operao por repetidor/ direta Emudecimento do teclado Pgina 20 64 28 87 75 39

Smbolos de estado no visor

m p p

Chamada recebida. Recebendo uma chamada individual. Modo de visualizao/programao. O rdio est no modo de visualizao ou no de programao. Fixo: modo de visualizao Piscando: modo de programao

Navegao pelo menu


U para localizar a opo do menu
D, E ou F logo abaixo da opo do menu para selecion-la o para navegar pela sublista D, E ou F logo abaixo da opo do menu para selecion-la

h para sair

Sumrio
Declarao de conformidade ............................................................. ii Normas de segurana e de exposio energia de RF ...................iii Direitos autorais do software para computador ................................iii Direitos autorais da documentao .................................................. iv Iseno de responsabilidade ........................................................... iv

Funcionamento geral do rdio..................................... 1


Notaes usadas neste manual ........................................................ 1 Rdio modelo avanado XTS 2250 .................................................. 2 Caractersticas fsicas do rdio modelo avanado XTS 2250 ........... 3 Recursos programveis .................................................................... 4 Visor .................................................................................................. 5 Luz de fundo ..................................................................................... 5 Smbolos de estado .......................................................................... 6 Opo do menu (tecla direta) ............................................................ 8 Botes de seleo do menu ............................................................. 8 Recursos das opes do menu .................................................. 9 Boto da tela inicial (h) .................................................................. 11 Boto de aplicativo .......................................................................... 11 Boto de navegao de 4 vias (o) ................................................ 11 Teclado ............................................................................................ 12 LED indicador ................................................................................. 13 Tons de alerta .................................................................................. 13 Acessrios padro .......................................................................... 18 Bateria ...................................................................................... 18 Estado da bateria inteligente .................................................... 20 Antena ...................................................................................... 21 Clipe para cinto ......................................................................... 22 Cobertura do conector universal ..................................................... 23 Adaptador de microfone/alto-falante remoto ................................... 24 Ligamento e desligamento do rdio ................................................ 26 Ligamento do rdio ................................................................... 26 Desligamento do rdio .............................................................. 26 Zonas e canais ................................................................................ 27 Seleo de uma zona ............................................................... 27 Seleo de um canal ................................................................ 28 Recepo e transmisso ................................................................ 30 Sem usar os botes de ajuste de volume e monitoramento .... 30 Uso do boto pr-programado de ajuste de volume ............... 31

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Uso do boto pr-programado de monitoramento ....................32 Funcionamento no modo convencional ....................................33

Recursos bsicos do rdio......................................... 35


Nvel de potncia selecionvel ........................................................35 Uso do menu .............................................................................35 Uso da chave programada com a funo de nvel de potncia de transmisso. ..........................................................................36 Bloqueio do rdio .............................................................................37 Desbloqueio do rdio ................................................................37 Alterao da senha ...................................................................38 Ativao e desativao dos tons do teclado ...................................39 Uso do menu .............................................................................39 Use o boto pr-programado lateral .........................................39 Opes de silenciador convencional ...............................................40 Silenciador analgico ................................................................40 Silenciador digital ......................................................................40 Cancelamento de PL .......................................................................41 Limitador de tempo de transmisso ................................................42 Emergncia .....................................................................................43 Envio de um alarme de emergncia .........................................43 Envio de uma chamada de emergncia ...................................44 Envio de um alarme de emergncia silencioso ........................46 Bloqueio de desligamento em emergncia ...............................47 Listas ...............................................................................................49 Visualizao de uma lista .........................................................49 Lista de varredura vazia ............................................................50 Modificao de um nmero da lista de chamadas, de paging ou de telefones ..........................................................................................51 Uso do menu .............................................................................51 Modificao de um nome da lista de chamadas, de paging ou de telefones ..........................................................................................53 Uso do menu .............................................................................53 Varredura .........................................................................................55 Ativao e desativao da varredura ........................................55 Excluso de um canal inconveniente ........................................57 Apenas varredura convencional ...............................................58 Chamadas telefnicas (somente sistemas troncalizados) ..............59 Atendimento de uma chamada telefnica .................................59 Envio de uma chamada telefnica ............................................60

Tela de chamada telefnica e mensagens de alerta ................ 63 Chamadas privadas (somente sistemas troncalizados) .................. 64 Atendimento de uma chamada privada .................................... 64 Envio de uma chamada privada ............................................... 66 Mensagem de paging de alerta de chamada .................................. 69 Atendimento de uma mensagem de paging de alerta de chamada ................................................................................ 69 Envio de um alerta de chamada ............................................... 70 Chamadas de grupos de conversao convencionais (somente operao convencional) .................................................................. 73 Selecione o grupo de conversao .......................................... 73 Operao por repetidor ou direta .................................................... 75 Seleo de transmisso por repetidor ou direta ...................... 75

Recursos especiais do rdio...................................... 77


Identificao de chamada (PTT ID) ................................................ 77 Recepo ................................................................................. 77 Transmisso ............................................................................. 77 Visualizao do nmero de identificao do rdio ................... 78 Reagrupamento dinmico (somente sistemas troncalizados) ........ 79 Solicitao de reprogramao (somente no modo troncalizado) .......................................................................... 79 Seleo de habilitao e desabilitao .................................... 82 Controles de sistemas troncalizados .............................................. 83 Failsoft ...................................................................................... 83 Fora de alcance ........................................................................ 83 Bloqueio de stio ....................................................................... 84 Troncalizao de stio ............................................................... 85 Visualizao e mudana de stio .............................................. 85 Hora e data ..................................................................................... 87 Alterao da hora e data .......................................................... 87

Sugestes teis........................................................... 89
Cuidados com o rdio ..................................................................... 89 Limpeza .................................................................................... 89 Manuseio .................................................................................. 89 Bateria ............................................................................................. 90 Autonomia da bateria ............................................................... 90 Carregamento da bateria .......................................................... 90

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Reciclagem e descarte de baterias .................................................91 Antena .............................................................................................93 Freqncias de operao do rdio ...........................................93

Acessrios ................................................................... 95
Antenas ...........................................................................................95 Baterias ...........................................................................................96 Acessrios para transporte ..............................................................96 Clipes para cinto .......................................................................96 Unidades ajustadas ao corpo ...................................................96 Carregadores ...................................................................................97 Cabos de alimentao para carregadores mltiplos e especiais ................................................................................98 Microfones/alto-falantes remotos ....................................................98 Acessrios para vigilncia ...............................................................98 Auscultadores ...........................................................................99 Fones de ouvido com microfone e acessrios ........................101 Mdulo de interface de rdio para microfone de ouvido .........101 Comutadores .................................................................................102

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF................................ 103


Atribuies de canais especiais ....................................................103 Canal de emergncia ..............................................................103 Canal de chamadas no comerciais .......................................104 Requisitos de freqncias de operao ........................................104

Glossrio .................................................................... 109 Garantia comercial .................................................... 113 ndice .......................................................................... 119

Tabela 1: Mapa de canais Utilize o quadro a seguir para indicar as atribuies de canais (Cx) e zonas (Zx) do rdio. Z1 C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 C9 C10 C11 C12 C13 C14 C15 C16 Z2 Z3 Z4 Z5 Z6

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Notas

Funcionamento geral do rdio


Notaes usadas neste manual
Este manual contm vrias notas e indicaes de ADVERTNCIA e de PRECAUO. Estas notaes so utilizadas para ressaltar a existncia de perigos e a necessidade de proceder com cuidado. ADVERTNCIA: Procedimento, prtica, condio, etc. que pode causar leses ou morte se no for seguido com ateno.

!
ADVERTNCIA

!
Precauo

PRECAUO: Procedimento, prtica, condio, etc. que pode causar danos ao equipamento se no for seguido com ateno.

Nota: Uma nota um procedimento, prtica ou condio, etc. que, devido sua importncia, convm destacar. As seguintes notaes especiais identificam certos elementos: Exemplo Boto de iluminao ou D Descrio Os botes e as teclas so representados por meio de um smbolo de tecla ou boto, ou uma letra em negrito. As informaes que aparecem no visor do rdio so representadas com um tipo de fonte especial. As opes do menu so apresentadas de maneira idntica mostrada no visor do rdio. Significa "Pressione o lado direito do boto de navegao de 4 vias".
1

CHAMADA TEL

TELEFONE

Pressione U

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Funcionamento geral do rdio

Rdio modelo avanado XTS 2250


10 1 11 12 2 13 3

14 4 15 5 16 17 7 18 19 8 6

9 20

Funcionamento geral do rdio

Caractersticas fsicas do rdio modelo avanado XTS 2250


Item 1 Antena 21 2 Boto superior (programvel) Pgina Item 11 Chave concntrica de 3 posies (programvel) 12 Boto giratrio de liga/desliga/ controle de volume 13 13 Microfone 14 Boto lateral superior de seleo (programvel) 23 5 8 15 Boto de transmisso (PTT) 16 Boto lateral 1 (programvel) 17 Boto lateral 2 (programvel) 18 Boto de tela inicial 12 10 Boto giratrio de 16 posies (programvel) 19 Boto de navegao de 4 vias 20 Bateria 18 11 Pgina

26

3 4

LED indicador Alto-falante

5 6 7 8 9

Conector universal Exibir Botes de seleo do menu Boto de aplicativo (para uso futuro) Teclado

11

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Funcionamento geral do rdio

Recursos programveis
Os controles programveis do rdio podem ser programados por um tcnico qualificado para controlar vrios recursos ativados por software. A lista a seguir apresenta os recursos que podem ser atribudos a estes controles e os nmeros das pginas onde esto descritos para consulta. Tabela 1: Recursos programveis Recurso Mensagem de pager de alerta de chamada Resposta de chamada Seleo de canal Pgina 69 59 28 Recurso Chamada privada Operao por repetidor/direta Solicitao de reprogramao Ativao e desativao da varredura Bloqueio e desbloqueio de stio Busca de stio Bateria inteligente* Nvel de potncia de transmisso Ajuste de volume Seleo de zona Pgina 64 75 79

Prioridade dinmica

58

55

Emergncia Emudecimento do teclado Iluminao Monitoramento (Monitor) Excluso de sinal inconveniente Telefone: Cancelamento de PL
* Disponvel no futuro

43 39 5 32 57 59 41

84 85 20 35 30 27

Funcionamento geral do rdio

No presente manual, toda referncia a controles "prprogramados" supe que um tcnico qualificado dever atribuir previamente um recurso a um controle determinado, usando o software de programao do rdio.

Visor

TAC 4 CAPITO PAULO PROG SIS VER


MAEPF-27325-A

Esta figura ilustra uma das telas tpicas do rdio. O visor de cristal lquido (LCD) de 64 x 96 pixels mostra o estado, texto e opes do menu do rdio.

Luz de fundo
Se uma iluminao precria dificultar a visualizao do visor e do teclado, pressione o boto pr-programado de iluminao para ativar a luz de fundo do rdio. A luz de fundo ficar acesa pelo tempo pr-programado e se apagar automaticamente; caso deseje apagar a luz imediatamente, pressione novamente o boto de iluminao.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Funcionamento geral do rdio

Smbolos de estado
As duas linhas superiores do visor contm smbolos que indicam o estado do rdio. Tabela 2: Smbolos de estado Smbolo m Indicao Chamada recebida. Pisca quando se recebe uma chamada. Modo de visualizao/programao. Visualizar uma lista (smbolo fixo). Programar uma lista (smbolo intermitente) Indicao de intensidade do sinal recebido (RSSI). Representa a intensidade do sinal recebido no stio atual. Somente operao troncalizada. Quanto mais barras o smbolo contiver, mais intenso o sinal recebido. Bateria Convencional: pisca quando a bateria tem pouca carga. Inteligente: O nmero de barras (0-3) indica a carga remanescente da bateria. Pisca quando o nvel de carga 10% ou menos. Nota: Baterias inteligentes estaro disponveis no futuro. Comunicao direta. Aceso: comunicao direta com outro rdio (sem passar por um repetidor). Somente operao convencional. Apagado: comunicao atravs de um repetidor. Pgina 59

p p s

49

85

18

75

Funcionamento geral do rdio

Tabela 2: Smbolos de estado (cont.) Smbolo Indicao Monitor (silenciador de portadora). O canal selecionado est sendo monitorado. Somente operao convencional. Varredura. O rdio est fazendo a varredura de uma lista de varredura. Pgina

32

55

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Funcionamento geral do rdio

Opo do menu (tecla direta)


A linha inferior do visor contm de uma a trs opes do menu (tambm chamadas de teclas programveis) As opes do menu permitem selecionar um dos vrios menus para se ter acesso aos recursos do rdio. O acesso s opes do menu feito por meio do botes de seleo do menu.

Botes de seleo do menu


Os botes de seleo do menu permitem o acesso s opes do menu de recursos que tenham sido ativadas por um tcnico de radiocomunicaes habilitado. possvel que seu rdio tenha sido programado de maneira diferente do exemplo mostrado a seguir. No entanto, a tela de ativao e desativao de varredura ser similar ao exemplo mostrado:

T VARR
tecla programvel

ATIV

DESA

tecla programvel

Trs botes de seleo do menu

Por exemplo: Para ativar a varredura: Pressione D. O estado selecionado ser exibido na tela VARR ATIV ATIV DESA T

Funcionamento geral do rdio

Recursos das opes do menu


Na maioria do casos, basta pressionar U para visualizar as opes das seguintes funes: Tabela 3: Recursos das opes do menu Recurso Mensagem de pager de alerta de chamada Seleo de canal Opo Pgina do menu Recurso Ativao e desativao da varredura Bloqueio e desbloqueio de stio Opo Pgina do menu

PGNG

69

VARR

55

CAN

28

STIO

84

Modificao de uma lista Emudecim ento do teclado Seleo de nmero Senha Telefone:

PROG

Bateria 51, 53 inteligente* Chamada de grupo de conversao Seleo de texto Hora e data Nvel de potncia de transmisso Visualizao de uma lista

BAT

20

EMUD

39

GRCO

73

NM SENH

51 38

NOME REL

53 87

TEL

59

POT

35

Chamada privada

CHAM

64

VER

49

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Funcionamento geral do rdio

Tabela 3: Recursos das opes do menu Recurso Operao por repetidor/ direta Solicitao de reprogramao Opo Pgina do menu Recurso Seleo de zona Opo Pgina do menu

DIR

75

ZONA

27

RPRO

79

* Disponvel no futuro

10

Funcionamento geral do rdio

Boto da tela inicial (h)


O boto de tela inicial permite retornar tela inicial (padro). Na maioria dos casos, esse o modo atual. Algumas das funes do rdio que podem ser modificadas pelo usurio exigem que as informaes sejam salvas na memria. Ao se pressionar o boto de tela inicial aps usar esses recursos, as informaes sero armazenadas na memria antes de se retornar tela inicial. Em algumas funes no necessrio pressionar o boto de tela inicial para se ir at a tela inicial. Desse modo se reduz a quantidade de botes necessrios para se pressionar.

Boto de aplicativo
Reservado para uso futuro.

Boto de navegao de 4 vias (o)


Este boto utilizado para se deslocar pelas listas do rdio ou pelos itens na tela.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

11

Funcionamento geral do rdio

Teclado
O teclado alfanumrico de 3 colunas e 4 filas de teclas proporciona a interface com os recursos do rdio. O teclado funciona de modo idntico a um teclado de telefone comum quando da digitao dos nmeros. Quando o teclado utilizado para modificar uma lista, cada tecla pode representar diferentes letras do alfabeto. Consulte a lista completa de caracteres na tabela a seguir.
MAEPF-27163-O

Tabela 4: Tabela de insero de caracteres pelo teclado Tecla 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 * # Nmero de vezes que se deve pressionar a tecla 1 0 1 A D G J M P T W * # 2 ( & B E H K N Q U X / . 3 ) % C F I L O R V S + ! 2 3 4 5 6 S 8 Z ? a D g j m 7 t 9 = , ; b e h k n p u w C f i l o q v x y z r s 4 < 5 > 6 7 8 9

12

Funcionamento geral do rdio

LED indicador
Tabela 5: LED indicador Quando o LED est: VERMELHO (constante) VERMELHO (intermitente) Transmisso Canal ocupado Indica:

ou Bateria com carga baixa (se acende ao transmitir) Recebendo uma chamada individual

VERDE (intermitente)

Tons de alerta
O rdio usa tons de alerta para informar ao usurio o estado em que o rdio se encontra. Tabela 6: Tons de alerta Ouve-se: Nome do tom Pressionamento de tecla no vlida Falha no autoteste do rdio Rejeio Advertncia do limitador de tempo de transmisso Quando: quando se pressiona a tecla errada. quando h falha no autoteste da seqncia de ativao do rdio. quando se tenta uma chamada no autorizada. quando faltam quatro segundos para chegar ao limite de tempo.

Tom grave breve

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

13

Funcionamento geral do rdio

Tabela 6: Tons de alerta (cont.) Ouve-se: Nome do tom Alcanou-se o limite de tempo de transmisso Transmisso proibida/ inibio de PTT ACK (confirmao) no recebida Fora de alcance Quando: quando o limite de tempo de transmisso expirou. (quando se pressiona o boto PTT) as transmisses so inibidas. quando no chega confirmao de recebimento ao rdio. (quando se pressiona o boto PTT) o rdio est fora da rea de cobertura do sistema. quando se seleciona um canal no programado do rdio. quando o rdio permanece sem atividade por mais de 6 segundos durante uma chamada individual. quando o sistema est ocupado.

Tom grave prolongado

Modo no vlido Tom de advertncia de chamada individual Um grupo de tons graves (tom de ocupado)

Ocupado

14

Funcionamento geral do rdio

Tabela 6: Tons de alerta (cont.) Ouve-se: Nome do tom Pressionamento de tecla vlido Quando: quando se pressiona a tecla correta.

Autoteste bemquando o autoteste de ativao sucedido do rdio bem-sucedido. Tom breve de freqncia mdia Recepo em canal prioritrio Entrada em alarme de emergncia Eco central Tom prolongado de freqncia mdia quando se detecta atividade em um canal prioritrio. ao entrar no estado de emergncia. quando o controlador central recebe uma solicitao de um rdio. quando o volume alterado em um canal silencioso. ao sair do estado de emergncia.

Ajuste de volume Sada de emergncia

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

15

Funcionamento geral do rdio

Tabela 6: Tons de alerta (cont.) Ouve-se: Nome do tom Failsoft Retorno automtico de chamada Permisso para transmitir Confirmao de recepo de console Chamada individual recebida Quando: quando o sistema troncalizado falha. quando o canal de voz est disponvel desde a solicitao anterior. (quando se pressiona o boto PTT) verifica que o sistema est aceitando transmisses. quando se recebe a confirmao de uma solicitao de reprogramao, alarme de emergncia ou estado. quando se recebe um alerta de chamada ou uma chamada de conversao privada.

Um grupo de tons de freqncia mdia

Alerta de quando o rdio de destino chamada enviada recebe um alerta de chamada. Tom agudo breve Tom de bateria com carga baixa quando a carga da bateria est abaixo do nvel mnimo predefinido. quando o sistema estiver fazendo a busca do rdio de destino para estabelecer uma chamada privada. quando se est esperando pela resposta do rdio de destino da chamada privada. quando se recebe uma chamada telefnica de uma linha terrestre.

Tom de chamada rpido Tom de chamada Chamada aprimorada enviada Chamada telefnica recebida

16

Funcionamento geral do rdio

Tabela 6: Tons de alerta (cont.) Ouve-se: Nome do tom Reagrupamento dinmico Quando: quando o boto PTT pressionado, indica que uma identificao dinmica foi recebida.

Murmrio

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

17

Funcionamento geral do rdio

Acessrios padro
Bateria
Para evitar perigo de exploso:

!
ADVERTNCIA

NO insira a bateria na unidade em reas identificadas como "atmosferas perigosas". NO incinere as baterias descartadas.

Carregamento da bateria A bateria aprovada pela Motorola fornecida com o rdio se encontra descarregada. Antes de usar uma bateria nova, carregue-a por 16 horas no mnimo para assegurar uma capacidade e rendimento timos. A seo "Baterias", na pgina 96, contm uma lista de baterias aprovadas pela Motorola para uso com o rdio XTS 2250. Nota: Ao se carregar uma bateria instalada em um rdio, desligue o rdio para se assegurar que a bateria fique completamente carregada. Carregador de baterias Para carregar a bateria, coloque-a, com ou sem o rdio, em um carregador aprovado pela Motorola. O LED do carregador indica o avano do processo de carga; consulte o manual do usurio do carregador. A seo "Carregadores", na pgina 97, contm uma lista dos carregadores.

18

Funcionamento geral do rdio

Colocao da bateria 1 Com o rdio desligado, insira as trs extenses da parte inferior da bateria dentro das ranhuras situadas na parte inferior do rdio.

Pressione a parte superior da bateria contra o rdio at ouvir um clique caracterstico de que se encaixou no lugar.

Remoo da bateria 1 Com o rdio desligado, deslize para baixo as travas laterais da bateria.

Separe a parte superior da bateria do rdio.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

19

Funcionamento geral do rdio

Estado da bateria inteligente


Assim que este recurso estiver disponvel, permitir que se saiba qual o estado da bateria inteligente. Uso do menu 1 Pressione U at localizar BAT. Pressione D, E ou F logo abaixo de BAT. BAT

CAPACIDADE INIC CARGAS EST

70% 10/01 11

Nota: Se o rdio no estiver sendo alimentado por uma bateria inteligente

DADOS DE BAT INTELIG NO DISPONVEIS

Pressione h para sair.

Uso do boto pr-programado de bateria inteligente 1 Pressione o boto de bateria inteligente. CAPACIDADE INIC CARGAS EST Nota: Se o rdio no estiver sendo alimentado por uma bateria inteligente 70% 10/01 11

DADOS DE BAT INTELIG NO DISPONVEIS

2
20

Pressione h para sair.

Funcionamento geral do rdio

Antena
Consulte a pgina 95 para obter informaes sobre outras antenas disponveis. Colocao da antena Com o rdio desligado, gire a antena no sentido horrio para instal-la.

Remoo da antena Com o rdio desligado, gire a antena no sentido antihorrio para retir-la.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

21

Funcionamento geral do rdio

Clipe para cinto


Colocao do clipe para cinto 1 Alinhe as ranhuras do clipe de cinto com as da bateria.

Pressione o clipe de cinto para baixo at ouvir um clique.

Remoo do clipe para cinto 1 Usando uma chave de fenda plana, pressione o clipe para cinto no sentido contrrio da bateria.

Deslize o clipe para cinto para cima para retir-lo.

22

Funcionamento geral do rdio

Cobertura do conector universal


A cobertura do conector universal est situada do lado da antena do rdio. Ele utilizado para conectar certos acessrios ao rdio. Para evitar que o conector se danifique, proteja-o com a cobertura quando no estiver em uso. Remoo da cobertura do conector 1 Insira uma chave de fenda plana dentro da rea entre a parte inferior da cobertura e a ranhura situada abaixo do conector. Segure a parte superior da cobertura com o polegar enquanto faz uma alavanca com a chave de fenda na parte inferior da cobertura para separ-la do rdio.

Colocao da cobertura do conector 1 Insira a extremidade em forma de gancho da cobertura dentro da parte superior do conector. Pressione a cobertura para baixo at que se encaixe na ranhura. Pressione a lingeta inferior da cobertura debaixo do conector at ouvir o clique indicador de que se encaixou no lugar.
Ranhura superior Extremidade em forma de gancho

Lingeta Ranhura inferior

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

23

Funcionamento geral do rdio

Adaptador de microfone/alto-falante remoto


O adaptador de microfone/alto-falante remoto (RSM) est situado na parte posterior do rdio, um pouco acima da bateria. Ele utilizado para conectar os acessrios do RSM ao rdio (ver pgina 98). O adaptador deve ser retirado caso o RSM no seja utilizado. Remoo do adaptador Levante o lado maior (debaixo do conector de antena) do adaptador e separe-o do rdio com os dedos. Se no conseguir retirar o adaptador facilmente com os dedos, use uma chave de fenda plana pequena para fazer uma alavanca na extremidade maior do adaptador at separ-lo do rdio. Colocao do adaptador 1 Introduza com presso o lado menor do adaptador na cavidade de encaixe situada abaixo do boto liga/desliga e controle de volume de modo que o lado do adaptador com o nome da Motorola fique voltado para fora.

24

Funcionamento geral do rdio

Introduza com presso a extremidade maior do adaptador na cavidade de encaixe situada abaixo do conector de antena.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

25

Funcionamento geral do rdio

Ligamento e desligamento do rdio


Ligamento do rdio
Gire o boto de liga/desliga/ controle de volume no sentido horrio.

Se o autoteste de ativao no detectar problemas, aparecer brevemente Autoteste e depois a tela inicial. Se o autoteste de ativao detectar problemas, aparecer no visor ERRO XX/ YY. (XX/YY um cdigo alfanumrico). Desligue o rdio, verifique a bateria e ligue novamente o rdio. Se o autoteste continuar a detectar problemas, anote o cdigo ERRO XX/YY e entre em contato com um tcnico de manuteno qualificado.

Autoteste

ERRO XX/YY

Desligamento do rdio
Gire o boto giratrio de liga/desliga/controle de volume no sentido antihorrio at ouvir um clique.

26

Funcionamento geral do rdio

Zonas e canais
Uma zona um agrupamento de canais. Um canal um grupo de parmetros de rdio como, por exemplo, pares de freqncias de transmisso/recepo. Antes de usar o rdio para receber ou enviar mensagens, necessrio selecionar a zona e o canal.

Seleo de uma zona


Uso do menu 1 Pressione U at localizar ZONA. ZONA

Pressione D, E ou F logo abaixo deZONA. A zona atual ser exibida no visor (nesse caso, POL) piscando e o nome do canal (DESP N.W.) fixo. Pressione U at encontrar a zona desejada. Por exemplo, FOGO. Pressione h para confirmar a zona e o canal exibidos. Pressione o boto PTT para transmitir na zona e no canal exibidos.

POL

DESP N.W.

FOGO

DESP N.W.

4 OU

FOGO

DESP N.W.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

27

Funcionamento geral do rdio

Uso do comutador pr-programado de zona 1 Se um dos botes do rdio tiver sido pr-programado com o recurso de comutador de zona, coloque o comutador de zona na posio correspondente zona desejada. FOGO DESP N.W.

Nota: Se a zona selecionada no estiver programada, repita a etapa 1. 2 Pressione h para confirmar a zona e o canal exibidos.

NO PROGRMDO

Seleo de um canal
Consulte um tcnico de servio autorizado para determinar qual dos mtodos a seguir o mais apropriado. Mtodo 1: Utilize o seletor de canais pr-programado Depois de selecionar a zona desejada, gire o seletor de canais pr-programado at a posio correspondente ao canal desejado.

28

Funcionamento geral do rdio

Mtodo 2: Uso do menu 1 Pressione U at localizar CAN. CAN

Pressione D, E ou F logo abaixo de CAN. POL O nome do canal atual ser exibido no visor (neste caso, DESP N.W.) intermitente e a zona (POL) fixa. DESP N.W.

3 OU

Pressione U at localizar o nome do canal desejado. Digite o nmero do canal por meio do teclado

POL

DESP S.E.

Nota: Se o canal selecionado no estiver programado, repita a etapa 3. 4 OU Pressione o boto PTT para transmitir na zona e no canal exibidos. Pressione h para confirmar a zona e o canal exibidos.

NO PROGRMDO

POL

DESP S.E.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

29

Funcionamento geral do rdio

Recepo e transmisso
Os usurios que mudam de um rdio analgico para um digital em geral presumem que a ausncia de esttica em um canal digital indica que o rdio no est funcionando corretamente. Este no o caso. Graas tecnologia digital, a qualidade do udio superior, j que permite eliminar o rudo do sinal e obter uma recepo mais ntida de voz e dados. Nesta seo enfatizada a importncia de saber como monitorar a atividade em um canal antes de pressionar o boto PTT para enviar uma transmisso.

Sem usar os botes de ajuste de volume e monitoramento


1 2 3 Ligue o rdio e selecione a zona e o canal desejados. Oua para determinar se est transmitindo. Se necessrio, ajuste o boto de controle de volume.

Mantenha pressionado o boto PTT para transmitir. O LED fica VERMELHO durante a transmisso. Solte o boto PTT para receber (ouvir).

30

Funcionamento geral do rdio

Uso do boto pr-programado de ajuste de volume


1 Ligue o rdio e selecione a zona e o canal desejados. Consulte Ligamento do rdio na pgina 26 e Zonas e canais na pgina 27. Mantenha pressionado o boto de ajuste de volume para ouvir o tom de ajuste de volume. Solte o boto de controle de volume. Se necessrio, ajuste o boto de controle de volume.

3 4

Mantenha pressionado o boto PTT para transmitir. O LED fica VERMELHO durante a transmisso. Solte o boto PTT para receber (ouvir).

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

31

Funcionamento geral do rdio

Uso do boto pr-programado de monitoramento


1 2 Ligue o rdio e selecione a zona e o canal desejados. Pressione o boto de monitoramento para ouvir a atividade no canal. (Consulte a prxima seo, Funcionamento no modo convencional). Se necessrio, ajuste o boto de controle de volume.

Mantenha pressionado o boto PTT para transmitir. O LED fica VERMELHO durante a transmisso.

Solte o boto PTT para receber (ouvir).

32

Funcionamento geral do rdio

Funcionamento no modo convencional


O rdio pode ser programado para receber chamadas de linha privada (PL, Private-Line). 1 Pressione momentaneamente o boto de monitoramento para ouvir a atividade no canal. Ser exibido no visor o indicador do silenciador da portadora Mantenha pressionado o boto de monitoramento para monitorar continuamente. (O tempo que o boto deve ser mantido pressionado programvel). Volte a pressionar o boto de monitoramento ou o boto PTT para voltar ao ajuste original do silenciador.

Nota: Se tentar transmitir em um canal de somente recepo, o rdio emitir um tom que indica uma operao no vlida at que o boto PTT seja solto.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

33

Funcionamento geral do rdio

Notas

34

Recursos bsicos do rdio


Nvel de potncia selecionvel
Este recurso permite ajustar a potncia de transmisso do rdio. Quando o rdio ligado, a configurao padro pr-programada sempre adotada. Este recurso deve ser programado por um tcnico de rdio devidamente qualificado. Selecione BAIXA potncia quando a distncia de transmisso for curta e para economizar a carga da bateria. Selecione ALTA potncia quando a distncia de transmisso for maior.

Uso do menu
1 2 Pressione U para localizar POT. Pressione D, E ou F logo abaixo de POT. O visor exibe o nvel de potncia atual junto com BAIX ou ALTA). POT BAIXA POTNC BAIXA ALTA POTNC BAIXA 3 Pressione D, E ou F logo abaixo do nvel de potncia desejado (BAIX ou ALTA). ALTA ALTA

O novo nvel de potncia de transmisso salvo. O rdio retorna tela inicial.

Nota: Para sair a qualquer momento sem alterar o ajuste, pressione o boto de transmisso h ou PTT. Nota: O rdio retorna configurao padro ao ser desligado e ligado.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

35

Recursos bsicos do rdio

Uso da chave programada com a funo de nvel de potncia de transmisso.


1 Gire o comutador de nvel de potncia de transmisso. O nvel de potncia se fixa em baixa potncia. Gire novamente o comutador de nvel de potncia de transmisso. O nvel de potncia se fixa em alta potncia. BAIXA

ALTA

36

Recursos bsicos do rdio

Bloqueio do rdio
Esta funo proporciona uma maior segurana ao usurio do rdio. Quando um tcnico qualificado ativa esta funo, ser exibido na tela a indicao RDIO BLOQUEADO quando o rdio for ligado.

Desbloqueio do rdio
1 Fornea a senha numrica (8 dgitos no mximo). (Se cometer um erro, use V para retroceder). Pressione o boto prprogramado de seleo depois de inserir a senha. Se a senha estiver correta, o rdio ser desbloqueado. Pressione o boto prprogramado lateral para verificar a senha. O rdio ser desbloqueado se a senha estiver correta. Nota: Se a senha estiver incorreta, o rdio permanecer bloqueado. Nota: A indicao TRAVADO ser exibida aps trs tentativas seguidas incorretas de fornecimento da senha. Desligue e ligue o rdio, e reinicie na etapa 1. TRAVADO

________

BLOQUEADO

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

37

Recursos bsicos do rdio

Alterao da senha
1 2 3 Pressione U at localizar SENH. Pressione D, E ou F logo abaixo de SENHA. Digite a senha antiga SEL 4 5 Pressione D, E ou F logo abaixo de SEL. Digite a nova senha. SEL 6 7 Pressione D, E ou F logo abaixo de SEL. Fornea a senha novamente SEL 8 Pressione D, E ou F logo abaixo de SEL. A senha ser atualizada. Se as duas senhas no coincidirem, repita as etapas 5 a 8. Nota: Este recurso no poder ser acessado novamente aps trs tentativas sem sucesso sem antes desligar e ligar o rdio. SENHA NOVA CONFIRM SENHA NOVA SENH SENHA ANTIGA

38

Recursos bsicos do rdio

Ativao e desativao dos tons do teclado


O usurio pode ativar ou desativar os tons que so produzidos ao se pressionar o teclado.

Uso do menu
1 2 Pressione U para localizar EMUD. Pressione D, E ou F logo abaixo de EMUD. O visor exibe o estado atual Pressione D, E ou F logo abaixo EMUD TONS DESATIV ATIV TONS ATIV DESA ATIV OU DESA

OU

Nota: Pressione o boto h ou PTT para sair sem alterar a configurao.

Use o boto pr-programado lateral


Pressione o boto lateral prprogramado para ativar ou desativar os tons.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

39

Recursos bsicos do rdio

Opes de silenciador convencional


Silenciador analgico
Os recursos de linha privada de tons (PL), linha privada digital (DPL) e silenciador de portadora podem ser atribudos (pr-programados) canal por canal. Estando em: Silenciador da portadora (C) PL, DPL Ocorre: Ouve-se todo o trfego do canal. O rdio somente responde s suas mensagens.

Silenciador digital
Uma ou mais das opes a seguir podem ser programadas no rdio. Pea mais informaes ao tcnico de servios. Esta opo: Silenciador digital ativado pela portadora (COS) Silenciador normal Permite ao usurio ouvir: qualquer trfego digital

qualquer trfego digital que tenha o cdigo de acesso rede apropriado. qualquer trfego digital que tenha o cdigo de acesso rede e o grupo de conversao apropriados.

Comutador seletivo

40

Recursos bsicos do rdio

Cancelamento de PL
Com esse recurso, o usurio pode anular qualquer silenciador codificado (DPL, PL ou identificao de rede) que possa estar prprogramado para um determinado canal. Coloque o comutador pr-programado de cancelamento de PL na posio de cancelamento de PL. Assim se pode ouvir qualquer atividade no canal. O rdio emudece se no houver atividade. Quando este recurso est ativo, aparece no visor o indicador de estado do silenciador de portadora (C).

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

41

Recursos bsicos do rdio

Limitador de tempo de transmisso


O limitador de tempo de transmisso desliga o transmissor do rdio. O timer vem ajustado de fbrica para 60 segundos, porm um tcnico qualificado pode program-lo de 0 a 7,75 minutos (465 segundos). 1 Mantenha o boto PTT pressionado mais do que o tempo programado. O rdio emitir um tom grave breve de advertncia, a transmisso ser interrompida e o LED se apagar at que solte o boto PTT. 2 3 Solte o boto PTT. Pressione o boto PTT para retransmitir. O limitador de tempo de transmisso reinicializado. Ouve-se um tom breve de advertncia A transmisso interrompida O LED se apaga

O LED volta a acender O timer reinicializado O timer reinicializado O LED fica VERMELHO

42

Recursos bsicos do rdio

Emergncia
Se o boto superior (alaranjado) tiver sido programado para enviar um sinal de emergncia, tal sinal anula qualquer outro sinal presente no canal selecionado. O rdio pode ser programado para: Alarme de emergncia Alarme de emergncia com chamada de emergncia, ou Alarme de emergncia silencioso Chamada de emergncia. Consulte um tcnico de rdio qualificado sobre a programao dos recursos de emergncia do rdio.

Envio de um alarme de emergncia


O alarme de emergncia envia uma transmisso de dados ao despachador que identifica o rdio de onde se enviou a emergncia. 1 Com o rdio ligado, pressione o boto de emergncia. O rdio exibir no visor a zona/canal atual alternadamente com a indicao EMERGNCIA, emitir um tom breve de freqncia mdia e o LED ficar vermelho. Se o canal selecionado no aceitar transmisses de emergncia, aparecer na tela SEM EMERGNC. Selecione um canal que mostre EMERGNCIA. EMERGNCIA

O LED fica VERMELHO O rdio emite um tom breve SEM EMERGNC

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

43

Recursos bsicos do rdio

Nota: Para sair da emergncia a qualquer momento, mantenha o boto de emergncia pressionado durante aproximadamente um segundo. 2 Quando receber a confirmao de recepo do despachador, aparecer no visor CONF RECEB, quatro tons sero emitidos, o alarme se encerrar e o rdio sair do modo de emergncia. Se a confirmao de recepo no for recebida, aparecer no visor CONF NO REC, o alarme se encerrar e o rdio sair do modo de emergncia. Nota: Quando o modo de alarme de emergncia com chamada de emergncia tiver sido programado: O rdio entra no estado de chamada de emergncia depois de receber a confirmao de recepo do despachador, ou caso o boto PTT seja pressionado enquanto estiver no modo de alarme de emergncia. V at a etapa 2 "Envio de uma chamada de emergncia", exibida logo abaixo. CONF RECEB Quatro tons O alarme se encerra O rdio sai da emergncia

CONF NO REC

Envio de uma chamada de emergncia


A chamada de emergncia envia um tipo de despacho que atribui ao rdio prioridade de acesso aos canais.

44

Recursos bsicos do rdio

O rdio funciona no modo de despacho normal enquanto est em chamada de emergncia, exceto quando est ativado, em cujo caso volta a um dos seguintes modos: Ao usar este modo: 1 2 Ttico/sem reverso No ttico/com reverso se transmitir: pelo canal selecionado antes de entrar no estado de emergncia. por um canal de emergncia prprogramado. O alarme de emergncia enviado a este mesmo canal.

Com o rdio ligado, pressione o boto de emergncia. O rdio exibir no visor a zona/canal atual alternadamente com EMERGNCIA e emitir um tom breve de mdia freqncia.

EMERGNCIA O rdio emite um tom breve

Nota: Para sair da emergncia a qualquer momento, mantenha o boto de emergncia pressionado durante aproximadamente um segundo. 2 Mantenha pressionado o boto PTT e comunique a emergncia atravs do microfone para enviar a chamada de emergncia. Solte o boto PTT para concluir a chamada.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

45

Recursos bsicos do rdio

Para sair do estado de emergncia, pressione novamente o boto de emergncia durante aproximadamente um segundo (um tcnico qualificado pode alterar esse tempo). O rdio retorna ao modo de funcionamento normal.

Envio de um alarme de emergncia silencioso


1 Com o rdio ligado, pressione o boto de emergncia se o rdio estiver programado com esta funo O visor no muda, o LED no se acende e nenhum tom emitido. Nota: Para sair da emergncia a qualquer momento, mantenha o boto de emergncia pressionado durante aproximadamente um segundo. O visor no muda O LED no se acende Nenhum tom emitido

46

Recursos bsicos do rdio

O estado de emergncia silenciosa continua at que se pressione e mantenha pressionado o boto de emergncia durante aproximadamente um segundo, aps o que o rdio sai do estado de emergncia. Pressione e solte o boto PTT para sair da emergncia silenciosa. O alarme silencioso ser cancelado sem que seja emitido um tom de sada. O usurio poder em seguida iniciar as transmisses de chamadas de voz.

OU

Nota:

Para TODAS as chamadas de emergncia: possvel mudar de canal no modo de emergncia se o novo canal selecionado tambm estiver programado para emergncia. A chamada ou o alarme de emergncia continua no novo canal. Se o novo canal NO estiver programado para emergncia, aparecer no visor SEM EMERGNC e ser emitido um tom indicador de recurso no vlido at que o usurio saia do estado de emergncia ou mude para um canal programado para emergncia.

Bloqueio de desligamento em emergncia


Se o rdio estiver no estado de emergncia e o recurso de bloqueio de desligamento de emergncia estiver ativado, no ser possvel desligar o rdio usando o boto giratrio de liga/desliga.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

47

Recursos bsicos do rdio

Com o bloqueio de desligamento, o rdio s sai do estado de emergncia mediante uma das formas mencionadas nas sees anteriores (alarme de emergncia, alarme de emergncia silencioso ou chamada de emergncia).

48

Recursos bsicos do rdio

Listas
O usurio poder usar listas para armazenar nmeros freqentemente utilizados e associ-los aos nomes correspondentes. Existem quatro tipos de lista: Chamada Pgina Telefone: Varredura

Visualizao de uma lista


1 Pressione U para localizar

VER. 2 3 Pressione D, E ou F logo abaixo de VER. Pressione V ou U para ver os nomes das listas disponveis. Pressione D, E ou F diretamente abaixo da lista desejada para ver a lista. O primeiro membro da lista ser exibido no visor. p indica o modo de visualizao. 5 6 Pressione V ou U para ver outros membros da lista. Pressione h para sair.

VER

PGNG

CHAM

TEL

CF BOMBEIROS p 704321

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

49

Recursos bsicos do rdio

Lista de varredura vazia


Se a lista de varredura no contiver membros, o visor exibir LISTA VAZIA. Para modificar a LISTA VAZIA , basta desativar a varredura ou providenciar para que um tcnico qualificado acrescente membros na lista de varredura. LISTA VAZIA

50

Recursos bsicos do rdio

Modificao de um nmero da lista de chamadas, de paging ou de telefones


Uso do menu
1 2 Pressione U at localizar PROG. Pressione D, E ou F logo abaixo de PROG. As listas editveis sero exibidas na tela. 3 Pressione D, E o F logo abaixo da lista que deseja modificar. O primeiro membro da lista ser exibido na tela. p ir piscar para indicar o modo de programao 4 Pressione V ou U para selecionar o membro da lista que deseja modificar. CF BOMBEIROS p 704321 NM NOME PROG PGNG CHAM TEL

SEGURANA 701111 NM

NOME

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

51

Recursos bsicos do rdio

Pressione D, E ou F logo abaixo de NM. O cursor piscando mostra a localizao do nmero a ser includo. OU O usurio pode usar o teclado para inserir o nmero na posio correspondente ao nome da lista.

SEGURANA 701111_ SALV

Para adicionar um dgito pressione o boto correspondente. Pressione V para apagar dgitos. Se o usurio apagar o nmero completo e pressionar V ou V sair do modo de modificao sem salvar as mudanas. Pressione D, E ou F logo abaixo de SALV para salvar as modificaes. Retorne etapa 4 se quiser efetuar mais modificaes. OU Pressione h para retornar tela inicial.

52

Recursos bsicos do rdio

Modificao de um nome da lista de chamadas, de paging ou de telefones


Uso do menu
1 2 Pressione U at localizar PROG. Pressione D, E ou F logo abaixo de PROG. PGNG CHAM TEL PROG

As listas editveis sero exibidas na tela. 3 Pressione D, E o F logo abaixo da lista que deseja modificar. O primeiro membro da lista ser exibido na tela. p ir piscar para indicar o modo de programao. 4 Pressione V ou U para selecionar o membro da lista que deseja modificar.

CF BOMBEIROS p 704321 NM NOME

SEGURANA 701111 NM

NOME p

Pressione D, E ou F logo abaixo de NOME. O cursor piscando mostra a localizao do caractere a ser includo. OU O usurio pode usar o teclado para inserir o nmero na posio correspondente ao nome da lista.

SEGURANA_ 701111 SALV

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

53

Recursos bsicos do rdio

Para adicionar um caractere pressione o boto correspondente. Consulte e seo "Teclado" na pgina 12. Pressione V para apagar os ltimos dgitos. (Se o usurio apagar o nome completo e pressionar U sair do modo de edio sem salvar as alteraes).

VIGIL_ 701112 SALV

Pressione D, E ou F logo abaixo de SALV para salvar as modificaes. Retorne etapa 4 se quiser efetuar mais modificaes. OU Pressione h para retornar tela inicial.

54

Recursos bsicos do rdio

Varredura
O recurso de varredura permite monitorar o trfego em diferentes canais por meio da varredura de uma lista pr-programada de canais. O rdio pode suportar at 20 listas de varredura distintas. Essas listas devero ser programadas por um tcnico devidamente qualificado. A lista de varredura atribuda ao canal atualmente selecionado poder ser vista da mesma forma que as demais listas. V at a seo "Visualizao de uma lista" na pgina 49.

Ativao e desativao da varredura


Uso do menu 1 2 Pressione U para localizar VARR. Pressione D, E ou F logo abaixo de VARR. O estado atual da varredura ser exibido no visor. VARR DESA ATIV 3 Pressione D, E ou F logo abaixo de ATIV ou DESA. Quando a varredura estiver ativada, o smbolo do estado da varredura (T) ser exibido no visor. DESA T VARR ATIV DESA VARR

OU Para sair do menu de visualizao sem alterar o estado da varredura, pressione h ou o boto PTT.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

55

Recursos bsicos do rdio

Uso do comutador pr-programado para ativar/desativar a varredura Coloque o comutador de ativao/desativao da varredura na posio de ativao ou de desativao da varredura. VARR ATIV O estado atual da varredura ser exibido no visor. Quando a varredura estiver ativada, o smbolo do estado da varredura (T) ser exibido no visor. Nota: Para sair do menu de visualizao sem alterar o estado da varredura, pressione h ou o boto PTT. ATIV DESA

56

Recursos bsicos do rdio

Excluso de um canal inconveniente


Quando o rdio est fazendo a varredura de um canal indesejvel (canal inconveniente) durante a varredura, possvel exclui-lo temporariamente da lista de varredura. 1 Se o rdio estiver sintonizado no canal que deseja excluir, pressione o boto pr-programado de excluso de sinal inconveniente. Repita este procedimento para excluir mais canais. Nota: No possvel excluir os canais prioritrios e o canal designado para transmisso. 2 O rdio continua a fazer a varredura dos demais canais na lista. Para restabelecer a varredura do canal excludo, mude de canal ou desative e ative novamente a varredura.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

57

Recursos bsicos do rdio

Apenas varredura convencional


Realizao de mudanas de prioridade dinmica Enquanto o rdio est realizando a varredura, o recurso de mudana de prioridade dinmica permite mudar temporariamente qualquer canal de uma lista de varredura (exceto o canal com prioridade um) para o canal com prioridade dois. O canal de prioridade dois substitudo passa a ser um canal no prioritrio. Esta mudana permanece em vigor at a varredura ser desativada, sendo que depois a varredura volta ao estado pr-programado. 1 Se o rdio estiver sintonizado no canal que deseja designar como de prioridade dois, pressione o boto de prioridade dinmica. Nota: No possvel mudar um canal de prioridade um para prioridade dois. 2 O rdio continua a fazer a varredura dos demais canais na lista. Para retomar a varredura do canal prprogramado de prioridade dois, preciso sair e entrar novamente na operao de varredura.

58

Recursos bsicos do rdio

Chamadas telefnicas (somente sistemas troncalizados)


Use o rdio para enviar e receber chamadas telefnicas normais. Pode-se usar um telefone de linha fixa para chamar o rdio, ou o rdio para chamar um telefone de linha fixa.

Atendimento de uma chamada telefnica


Use o boto pr-programado de resposta de chamada 1 Ao receber uma chamada m telefnica, o rdio emite um sinal de chamada tipo CHAMADA TEL telefnica, o LED pisca na Sinal de chamada telefnica cor VERDE, o smbolo de chamada recebida (m) pisca O LED pisca na cor VERDE e a mensagem CHAMADA TELE exibida no visor. Pressione o boto de resposta de chamada dentro de 20 segundos depois do incio das indicaes de chamada. Mantenha pressionado o boto PTT para falar; solteo para ouvir. Pressione h para desligar e retornar ao visor inicial.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

59

Recursos bsicos do rdio

Envio de uma chamada telefnica


Uso do menu 1 2 Pressione U at localizar TEL. Pressione D, E ou F logo abaixo de TEL. O ltimo nmero de telefone transmitido ser exibido na tela. Se o usurio desejar chamar este nmero, v at a etapa 4. 3 Pressione U ou V para se deslocar na lista at o nmero de telefone desejado na lista. Pressione D, E ou F logo abaixo de LTI para ir at o ltimo nmero que foi chamado. Pressione o boto PTT para iniciar a chamada telefnica ao nmero que aparece no visor. Pressione o boto prprogramado de acesso rpido para iniciar a chamada telefnica para o nmero que aparece na tela. 555 1234 LIST TEL

POLCIA 555 8523 LTI

OU

60

Recursos bsicos do rdio

Mantenha pressionado o boto PTT para falar e solteo para ouvir. Se a chamada no for respondida, v at a "Tela de chamada telefnica e de mensagens de alerta" na pgina pgina 63.

OU

Pressione h para desligar e retornar ao visor inicial.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

61

Recursos bsicos do rdio

Uso do teclado 1 2 Pressione U at localizar TEL. Pressione D, E ou F logo abaixo de TEL. O visor exibe o ltimo nmero de identificao transmitido ou recebido. 3 Introduza o nmero de telefone desejado usando o teclado. Pressione o boto PTT para iniciar a chamada telefnica ao nmero que aparece no visor. Pressione o boto prprogramado de acesso rpido para iniciar a chamada telefnica para o nmero que aparece na tela. 5 Mantenha pressionado o boto PTT para falar e solteo para ouvir. Se a chamada no for respondia, v at "Tela de chamada telefnica e de mensagens de alerta" na pgina pgina 63. 6 Pressione h para desligar e retornar ao visor inicial. 555 8523 LIST TEL 555 1234 LIST

OU

OU

62

Recursos bsicos do rdio

Tela de chamada telefnica e mensagens de alerta


Quando o boto PTT for pressionado e o sistema telefnico no estiver SEM TELEFONE disponvel, o rdio emite um tom prolongado. Pressione o boto h para encerrar. O rdio volta a exibir a tela inicial. Quando no houver canais disponveis, o rdio emite um tom de ocupado. O rdio se TEL OCUPADO conecta automaticamente assim que se abre o canal. Quando o sistema telefnico est ocupado, o rdio emite um tom prolongado. Tente realizar TEL OCUPADO a chamada novamente mais tarde. Pressione o boto h para desligar. O rdio volta a exibir a tela inicial. O sistema no acusa o CONF NO REC recebimento da chamada do usurio. Pressione o boto h para desligar. O rdio retornar tela inicial. Notas: Ao soltar o boto PTT, o rdio gera um tom agudo que indica ao seu interlocutor de telefone de linha fixa que pode comear a falar. O usurio do rdio tem a opo de discar dgitos adicionais como, por exemplo, um nmero de ramal, os nmeros de identificao pessoal ou de um carto de crdito. Se o rdio foi programado para transmitir ao vivo os dgitos adicionais, cada dgito inserido aps fazer a chamada enviado ao sistema telefnico. Se o rdio foi programado para discagem por armazenamento, os dgitos adicionais so armazenados na memria e posteriormente enviados ao se pressionar o boto PTT. Pressione o boto PTT para enviar dgitos ou voz, porm no ambos ao mesmo tempo.
ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado 63

Recursos bsicos do rdio

Chamadas privadas (somente sistemas troncalizados)


Estas chamadas privadas de um rdio para outro no so ouvidas pelos demais usurios do grupo de conversao atual. O rdio que inicia a chamada verifica automaticamente se o rdio que a recebe est ativo no sistema e se pode exibir o nmero de identificao de chamada recebida.

Atendimento de uma chamada privada


Use o boto pr-programado de resposta de chamada. 1 Ao receber uma chamada privada, o rdio emite dois tons de alerta, o LED pisca na cor VERDE, o smbolo de chamada recebida (m) pisca e a mensagem CHAMADA REC exibida no visor. Pressione o boto de resposta de chamada antes de 20 segundos. Se o nome do originador da chamada estiver na lista de chamadas, ser exibido no visor. OU Se o nome do originador da chamada no estiver na lista de chamadas, o nmero de identificao da chamada entrante ser exibido no visor. M CHAMADA REC Dois tons so emitidos O LED pisca na cor VERDE

64

Recursos bsicos do rdio

Mantenha pressionado o boto PTT para falar; solteo para ouvir. Pressione h ou o boto de resposta de chamada para desligar.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

65

Recursos bsicos do rdio

Envio de uma chamada privada


Uso do menu 1 2 Pressione U at localizar CHAM. Pressione D, E ou F logo abaixo de CHAM. O visor exibe o ltimo nmero de identificao transmitido ou recebido. Se desejar ligar para este nmero, v at a etapa 4. 3 Pressione U ou V para se deslocar pela lista at o nmero de identificao desejado. Pressione D, E ou F logo abaixo de LTI para ir at o ltimo nmero que foi discado. Pressione o boto PTT para iniciar a chamada privada ao nmero que aparece no visor. Pressione o boto prprogramado de acesso rpido para iniciar a chamada privada para o nmero que aparece na tela. CHAM CF BOMBEIROS 704321 LIST

CF BOMBEIROS 704321 LTI

OU

66

Recursos bsicos do rdio

O visor exibe momentaneamente a identificao do rdio chamado, seguida de AGUARDE. Assim que a conexo realizada, a identificao do rdio chamado ir aparecer na tela. Se o sistema no confirmar o recebimento da chamada, ser exibida na tela a indicao CONF NO REC. Se o rdio de destino no responder dentro do prazo mximo pr-definido, o visor exibir NO ATENDE.

AGUARDE

CONF NO REC

NO ATENDE

Uso do teclado 1 2 Pressione U at localizar CHAM. Pressione D, E ou F logo abaixo de CHAM. O visor exibe o ltimo nmero de identificao transmitido ou recebido. 3 Insira o nmero de identificao que deseja chamar usando o teclado. CHAM CF BOMBEIROS 704321 LIST

CF BOMBEIROS 704321 LIST

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

67

Recursos bsicos do rdio

OU Pressione o boto PTT para iniciar a chamada privada ao nmero que aparece no visor. OU Pressione o boto prprogramado de acesso rpido para iniciar a chamada telefnica para o nmero que aparece na tela. 4 O visor exibe momentaneamente a identificao do rdio chamado, seguida de AGUARDE. Assim que a conexo for realizada, aparecer na tela a identificao do rdio chamado. Se o sistema no confirmar o recebimento da chamada, aparecer na tela CONF NO REC. Se o rdio de destino no responder dentro do prazo mximo pr-definido, o visor exibir NO ATENDE.

AGUARDE

CONF NO REC

NO ATENDE

68

Recursos bsicos do rdio

Mensagem de paging de alerta de chamada


O recurso de alerta de chamada permite que o rdio funcione como um pager. Quando outros usurios estiverem distantes de seus rdios ou em um local onde no possam ouvi-los, o usurio poder enviar-lhes um mensagem de paging de alerta de chamada. Com paging de alerta de chamada, o usurio tambm pode verificar se o rdio est ativo no sistema.

Atendimento de uma mensagem de paging de alerta de chamada


1 Ao receber uma m mensagem de paging de alerta de chamada, o rdio PGNG RECEBIDA emite repetidamente quatro tons de alerta, o LED pisca Quatro tons de alerta so emitidos repetidamente na cor VERDE, o smbolo de chamada recebida (m) O LED pisca na cor VERDE pisca e a mensagem PGNG RECEBIDA exibida no visor. Mantenha pressionado o boto PTT para falar e solte-o para ouvir.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

69

Recursos bsicos do rdio

Envio de um alerta de chamada


Uso do menu 1 2 Pressione U at localizar PGNG. Pressione D, E ou F logo abaixo de PGNG. O visor exibe o ltimo nmero de identificao transmitido ou recebido. 3 Insira o nmero de identificao que deseja chamar usando o teclado. Pressione D, E ou F logo abaixo de LTI para ir at o ltimo nmero discado. PGNG CF BOMBEIROS 704321 LIST

CF BOMBEIROS 704321 LTI

70

Recursos bsicos do rdio

Pressione o boto PTT para iniciar o mensagem de paging de alerta de chamada ao nmero que aparece no visor. Pressione o boto prprogramado de acesso rpido para iniciar a busca por paging. AGUARDE ir aparecer na tela. Assim que a conexo for estabelecida, a tela inicial ser exibida. Se o sistema no confirmar o recebimento da chamada, ser exibida na tela a indicao CONF NO REC.

OU

AGUARDE

CONF NO REC

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

71

Recursos bsicos do rdio

Uso do teclado 1 2 Pressione U at encontrar PGNG. Pressione D, E ou F logo abaixo de PGNG. O visor exibe o ltimo nmero de identificao transmitido ou recebido. 3 Digite o nmero de identificao desejado por meio do teclado. PGNG CF BOMBEIROS 704321 LIST

CF BOMBEIROS 704321 LIST

Pressione o boto PTT para iniciar o mensagem de paging de alerta de chamada ao nmero que aparece no visor. Pressione o boto prprogramado de acesso rpido para iniciar a busca por paging do nmero que aparece na tela. AGUARDE aparecer na tela. Assim que a conexo for estabelecida, a tela inicial ser exibida. Se o sistema no confirmar o recebimento a chamada, ser exibida na tela a indicao CONF NO REC.

OU

AGUARDE

CONF NO REC

72

Recursos bsicos do rdio

Chamadas de grupos de conversao convencionais (somente operao convencional)


O recurso de chamada de grupo de conversao permite definir um grupo de usurios de um sistema convencional, de maneira que estes possam compartilhar o uso de um canal convencional.

Selecione o grupo de conversao


1 2 Pressione U at localizar GRCO. Pressione D, E ou F logo abaixo de GRCO. A tela ir exibir o ltimo grupo de conversao selecionado e salvo pelo usurio, juntamente com as teclas de atalho disponveis. 3 Pressione U ou V para encontrar o grupo de conversao desejado. GRCO

OU Use o teclado para inserir o nmero correspondente ao grupo de conversao selecionado da lista.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

73

Recursos bsicos do rdio

Pressione D, E ou F logo abaixo de PREF (para selecionar o grupo de conversao prefixado ou programado), ou abaixo de SEL (para salvar o grupo de conversao e retornar tela inicial). Para sair pressioneh ou o boto PTT, ou gire o boto de seleo de 16 posies.

GRCO 1

PREF

SEL

74

Recursos bsicos do rdio

Operao por repetidor ou direta


No modo de comunicao direta, os rdios no utilizam um repetidor para estabelecer a comunicao entre si. As freqncias de transmisso e de recepo so iguais. No modo de transmisso com repetidor, o alcance dos rdios aumenta j que a conexo entre eles feita atravs de um repetidor que serve para regenerar as transmisses. As freqncias de transmisso e de recepo so diferentes.

Seleo de transmisso por repetidor ou direta


Uso do menu 1 2 Pressione U at localizar DIR. Pressione D, E ou F logo abaixo de DIR. O modo de transmisso atual ser exibido momentaneamente na tela. Pressione D, E ou F logo abaixo de DIR ou REPE. Se o usurio selecionar DIR, o visor exibir r. 4 Pressione h para sair sem alterar o modo de operao atual. DIR MODO DIRETO DIR RPTR MODO REPE DIR RPTR

ou

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

75

Recursos bsicos do rdio

Notas

76

Recursos especiais do rdio


Identificao de chamada (PTT ID)
Recepo
Este recurso permite ver o nmero de identificao do rdio do qual se est recebendo atualmente. Esta identificao pode ter no mximo oito caracteres e pode ser vista pelo rdio que recebe e pelo despachador.

Transmisso
O nmero de identificao do rdio enviado automaticamente cada vez que o boto PTT pressionado. Este recurso definido canal por canal. No caso de transmisses de voz digital, a identificao do rdio enviada continuamente durante a mensagem de voz.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

77

Recursos especiais do rdio

Visualizao do nmero de identificao do rdio


Uso do menu 1 2 Pressione U ou V para encontrar CHAM ou PGNG. Pressione D, E ou F diretamente sob CHAM ou de PGNG. Pressione V. MINHA ID: 701212 Uso do boto pr-programado de chamada ou de paging 1 Pressione o boto de CHAM ou de PGNG. Pressione V. MINHA ID: 701212 CHAM ou PGNG

78

Recursos especiais do rdio

Reagrupamento dinmico (somente sistemas troncalizados)


O recurso de reagrupamento dinmico permite ao despachador reatribuir temporariamente um grupo de rdios a um s canal especial a fim de que possam se comunicar entre si. Este recurso utilizado geralmente durante operaes especiais e sua habilitao deve estar a cargo de um tcnico de radiocomunicaes qualificado. O usurio no observar se o rdio tem este recurso habilitado at que o despachador lhe envie um comando de reagrupamento dinmico. Nota: Caso o usurio tente acessar uma zona ou canal que tenha sido reservado pelo despachador para operar com outros usurios no modo de reagrupamento dinmico, o rdio emite um tom de modo no vlido. Quando o rdio se encontra no modo de reagrupamento dinmico, ele altera automaticamente para o canal de reagrupamento dinmico. O rdio exibe no visor o nome do canal de reagrupamento dinmico e emite um "murmrio". Pressione o boto PTT para falar; solte-o para ouvir. Quando o despachador cancela o reagrupamento dinmico, o rdio retorna automaticamente zona e canal que estava usando antes de ter sido reagrupado dinamicamente.

Solicitao de reprogramao (somente no modo troncalizado)


Este recurso permite ao usurio notificar ao despachador que deseja uma nova designao de reagrupamento dinmico. Uso do menu 1 Pressione U para localizar RPRO. RPRO

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

79

Recursos especiais do rdio

Pressione D, E ou F logo abaixo de RPRO. A solicitao de reprogramao enviada ao despachador.

SOLIC REPROG

Se o rdio emitir um tom - Pressione o boto PTT para enviar novamente a solicitao de reprogramao. OU - Pressione h para cancelar a operao e retornar tela inicial. OU Se o rdio emitir cinco tons, significa que o despachador acusou recebimento de solicitao de reprogramao. O rdio volta a exibir a tela inicial. OU Se o despachador no acusar o recebimento de solicitao de reprogramao dentro de seis segundos, o visor do rdio exibe CONF NO REC e emite um tom grave de alerta. Tente novamente ou pressioneh. CONF NO REC Um tom de alerta

80

Recursos especiais do rdio

Uso do boto pr-programado de solicitao de reprogramao 1 Pressione o boto de solicitao de reprogramao. O visor exibe SOLIC REPROG. A solicitao de reprogramao enviada ao despachador. 2 Se o rdio emitir um tom - Pressione o boto PTT para enviar novamente a solicitao de reprogramao OU - Pressione h para desligar e retornar ao visor inicial. OU Se o rdio emitir cinco tons, significa que o despachador acusou recebimento de solicitao de reprogramao. O rdio volta a exibir a tela inicial. OU Cinco tons Um tom SOLIC REPROG

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

81

Recursos especiais do rdio

Se o despachador no acusar o recebimento de solicitao de reprogramao dentro de seis segundos, o visor do rdio exibe CONF NO REC e emite um tom grave de alerta. Tente novamente ou pressioneh.

CONF NO REC Um tom de alerta

Seleo de habilitao e desabilitao


O despachador consegue classificar os rdios reagrupados em uma de duas categorias: Habilitados para seleo ou desabilitados para seleo. Os rdios habilitados para seleo podem mudar para qualquer canal disponvel, inclusive o canal de reagrupamento dinmico, uma vez que o usurio tenha selecionado a posio de reagrupamento dinmico. Os rdios desabilitados para seleo no podem mudar de canal enquanto estiverem reagrupados dinamicamente. O despachador forou o rdio a permanecer no canal de reagrupamento dinmico.

Os recursos de varredura ou de chamada privada no podem ser selecionados enquanto o rdio estiver desabilitado para seleo.

82

Recursos especiais do rdio

Controles de sistemas troncalizados


Failsoft
O sistema Failsoft evita que as radiocomunicaes sejam interrompidas durante uma falha no sistema troncalizado. Se um sistema troncalizado sofrer uma falha total, o rdio passa para o modo Failsoft e altera automaticamente para seu canal de Failsoft. Durante o funcionamento no modo Failsoft: O rdio transmite e recebe no modo convencional em uma freqncia predeterminada. Um tom de freqncia mdia emitido a cada 10 segundos.

FAILSOFT

Tom de mdia freqncia

Quando o sistema troncalizado volta a seu funcionamento normal, o rdio interrompe automaticamente o funcionamento no modo Failsoft e volta ao modo de funcionamento troncalizado.

Fora de alcance
Quando se sai da rea de cobertura do sistema e o rdio deixa de sincronizar-se com um canal de controle: A mensagem FORA ALCANCE e a combinao atual de zona/canal so exibidas no visor, e/ou emitido um tom grave. FORA ALCANCE Tom grave

O rdio permanecer fora da cobertura at que: seja sincronizado com um canal de controle; sincronize-se com um canal de Failsoft; ou seja desligado
83

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

Recursos especiais do rdio

Bloqueio de stio
Este recurso permite que o rdio s possa conectar-se com um stio especfico e no possa transitar em locais de grupos de conversao de rea ampla. Este recurso deve ser usado com cuidado, pois inibe a capacidade de roaming em outros locais de um sistema de rea ampla. Bloqueio e desbloqueio de stio Uso do menu 1 2 Pressione U ou V at localizar STIO. Pressione D, E ou F logo abaixo de STIO. O estado atual do bloqueio ser exibido momentaneamente no visor. 3 Pressione D, E ou F logo abaixo de BLOQ ou DESBLOQ. STIO STIO DESBLOQ BLOQ STIO BLOQ BLOQ DESB DESB

O novo estado de bloqueio de stio salvo. O rdio volta a exibir a tela inicial.

Uso do boto pr-programado de bloqueio/desbloqueio de stio 1 Pressione o boto de bloqueio/desbloqueio de stio. O estado atual do bloqueio aparece momentaneamente no visor. 2 Mantenha pressionado o boto de bloqueio/desbloqueio de stio at ver o estado de bloqueio desejado. STIO DESBLOQ

STIO BLOQ

84

Recursos especiais do rdio

Troncalizao de stio
Se o controlador de zona perder a comunicao com algum stio, o stio reverte ao modo conhecido como de "troncalizao de stio". A indicao "TRONC STIO" ser exibida na tela, juntamente com a combinao atual de zona/canal atualmente selecionada. Quando isso ocorre, possvel comunicar-se com outros rdios somente de seu stio troncalizado.

Visualizao e mudana de stio


O usurio pode visualizar o nmero de identificao do stio atual e forar o rdio a mudar para um novo stio. Visualizao do stio atual Pressione momentaneamente o boto pr-programado de busca de locais. Aparece no visor o nome do stio atual e o smbolo do indicador de intensidade do sinal recebido (RSSI) correspondente (s) OU Se o rdio estiver buscando um novo stio, o visor mostrar momentaneamente a mensagem VARRED STIO. S STIO 2

VARRED STIO

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

85

Recursos especiais do rdio

Mudana do stio atual Mantenha o boto de busca de locais pressionado para forar manualmente a mudana para um novo local. Ser emitido um tom e a mensagem VARRED STIO aparecer no visor enquanto o rdio busca um novo stio. O rdio voltar tela inicial quando encontrar um novo stio.

VARRED STIO Tom

86

Recursos especiais do rdio

Hora e data
Com esta funo especial possvel programar a hora e a data atravs de um procedimento anlogo ao que se usa em outros dispositivos eletrnicos. A programao do relgio dever ser realizada por um tcnico de radiocomunicao qualificado. O formato predeterminado de apresentao de hora de 12 horas. 12HR 00:00AM

Se o formato 24 horas for selecionado, no aparecer a opo AM/PM. O formato padro de exibio de data MDA. MDA 00/00/00

Alterao da hora e data


1 2 Pressione U at localizar REL. Pressione D, E ou F logo abaixo de REL. O visor exibe a configurao atual. Pressione D, E ou F logo abaixo de MODI.O primeiro item comear a piscar. Pressione X ou Y para modificar o item selecionado. REL 12HR 03:54AM MDA 03/07/01 MODI 3 12HR 03:54AM MDA 03/07/01 SALV 4 24HR 03:54 MDA 03/07/01 SALV

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

87

Recursos especiais do rdio

Nota: Para retornar tela inicial sem salvar as alteraes pressione h. OU Pressione U uma ou mais vezes para deslocar-se at o item que deseja modificar. 5 Pressione X ou Y para modificar o item selecionado. 12HR 03:54AM MDA 03/07/01 SALV 12HR 03:58AM MDA 03/07/01 SALV 6 Pressione U uma ou mais vezes para deslocar-se at o item no campo de data. 12HR 03:58AM MDA 03/07/01 SALV 7 Pressione X ou Y para modificar o item selecionado. 12HR 03:58AM MDA 03/08/01 SALV 8 Uma vez que todas as alteraes tenham sido efetuadas, pressione D, E ou F logo abaixo de SALV para salvar as alteraes e retornar tela inicial.

Nota: Caso ocorra uma chamada enquanto o rdio estiver no menu de ajuste de relgio, o rdio sair do menu de relgio (todas as alteraes realizadas at aquele momento sero perdidas) e o visor exibe a informao da chamada.

88

Sugestes teis
Cuidados com o rdio
Limpeza
Para limpar a superfcie exterior do rdio: 1 2 Misture uma colher de ch de detergente suave em 4 litros de gua (soluo a 0,5%). Aplique a soluo moderadamente com uma escova de cerdas curtas e rgidas (no metlicas) e assegure-se de que no caiam resduos de detergente nas proximidades dos conectores, controles ou fendas. Seque bem o rdio com um pano macio que no solte fiapos. Limpe os contatos da bateria com um pano macio que no solte fiapos para remover todos os vestgios de sujeira ou gordura. No use solventes para limpar o rdio, uma vez que tais produtos podem danificar permanentemente a cobertura do rdio. No submerja o rdio na soluo detergente.

!
Precauo

Manuseio
No golpeie nem deixe cair o rdio desnecessariamente. Nunca segure o rdio pela antena. Evite expor excessivamente o rdio a lquidos. Evite expor o rdio a substncias corrosivas, solventes ou lcool. No desmonte o rdio. Mantenha a cobertura do conector de acessrio no lugar at precisar usar o conector. Coloque a cobertura imediatamente depois de desconectar o acessrio.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

89

Sugestes teis

Bateria
Autonomia da bateria
Existem vrios fatores que determinam a autonomia de uma bateria. Entre os fatores mais importantes cabe mencionar a freqente sobrecarga das baterias e a intensidade mdia da descarga de cada ciclo. Normalmente, quanto maior a sobrecarga de uma bateria e a intensidade mdia da descarga, menor ser o nmero de ciclos que a bateria poder suportar. Por exemplo: uma bateria que seja sobrecarregada e 100% descarregada vrias vezes por dia durar menos ciclos que uma bateria que receba menos sobrecargas e seja 50% descarregada uma vez por dia. Ademais, uma bateria que receba um mnimo de sobrecargas e que tenha em mdia uma descarga de apenas 25% durar ainda mais.

Carregamento da bateria
As baterias Motorola so projetadas especificamente para serem usadas com um carregador Motorola e vice-versa. O carregamento da bateria em um equipamento no fornecido pela Motorola poder acarretar danos bateria e anular sua garantia. Os carregadores de baterias aprovados pela Motorola foram projetados para carregar apenas as baterias descritas na pgina 96. A temperatura da bateria deve ser de aproximadamente 25C (temperatura ambiente), sempre que possvel. O carregamento da bateria a uma temperatura baixa (inferior a 10C) poder ocasionar vazamentos do eletrlito e deteriorao da bateria. O carregamento da bateria a uma temperatura elevada (superior a 35C) reduz a capacidade de descarga da bateria, o que afeta o rendimento do rdio. Os carregadores de bateria rpidos da Motorola contm um circuito sensor de temperatura para assegurar que as baterias sejam carregadas dentro dos limites de temperatura acima mencionados. Estado de carga da bateria O rdio pode indicar o estado de carga da bateria das seguintes maneiras:

90

Sugestes teis

LED e sons o LED pisca na cor vermelha quando o boto PTT pressionado para indicar pouca carga na bateria o rdio emite um breve tom agudo para indicar que a carga da bateria est baixa

Smbolo de medidor de carga convencional O smbolo de carga da bateria (b) aparece no visor quando a tenso da bateria cai abaixo de um determinado nvel. Neste caso, troque a bateria por uma completamente carregada. Smbolo de medidor de carga inteligente Consulte o manual da bateria inteligente. Para que uma bateria possa ser classificada como "bateria inteligente", todas as condies devem ser atendidas. Quando o rdio tem uma bateria inteligente instalada, o smbolo do medidor de carga sempre aparece no visor. O medidor mostra: Se a carga da bateria estiver entre: 71% e 100% 41% e 70% 11% e 40% 10% ou menos (ao chegar nos 10%, o medidor comea a piscar)

b j k l

Troque a bateria por uma completamente carregada quando o medidor de carga indicar o nvel mais baixo.

Reciclagem e descarte de baterias


As baterias recarregveis de nquel-cdmio (NiCd) podem ser recicladas. Porm, nem todas as cidades contam com as instalaes de reciclagem adequadas para este fim. As leis dos Estados Unidos da Amrica e de outros pases estabelecem a reciclagem obrigatria das baterias de NiCd e probem que sejam descartadas em aterros sanitrios ou incineradores. Entre em contato com a entidade local responsvel pelo controle do descarte de resduos para obter

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

91

Sugestes teis

informaes e verificar os requisitos especficos em relao reciclagem em sua rea. A Motorola recomenda e promove a reciclagem das baterias de NiCd. Nos EUA e no Canad, a Motorola participa do programa nacional implementado pela RBRC (Rechargeable Battery Recycling Corporation) para a coleta e reciclagem de baterias de NiCd. Muitos varejistas e concessionrias participam neste programa. Para verificar qual o local de coleta mais prximo de seu domiclio, visite o site da RBRC na Internet (www.rbrc.com) ou ligue para 1800-8-BATTERY. Informaes teis sobre as opes de reciclagem disponveis ao consumidor, s empresas e s entidades governamentais tambm podem ser obtidas.

92

Sugestes teis

Antena
Freqncias de operao do rdio
Antes de instalar a antena, certifique-se de que seja compatvel com a freqncia de operao do rdio. As antenas so sensveis freqncia e indicam a faixa de freqncias por meio de cores codificadas. A cor codificada est situada no centro da base da antena.

Cor

O rdio compatvel com os seguintes tipos de antena: Comp. aprox. pol. VHF flexvel VHF helicoidal VHF helicoidal VHF helicoidal UHF helicoidal UHF helicoidal UHF helicoidal UHF flexvel, banda larga 8 7,6 7 6,5 3,4 3,2 3,2 5,2 mm 203 193 178 165 88 80 79 130 Cdigo de cor do isolante Vermelho Amarelo Preto Azul Vermelho Verde Preto Cinza Faixa de freqncias (MHz) 136174 136150,8 150,8162 162174 403435 435470 470520 403520 N. do kit da antena NAD6563 NAD6566 NAD6567 NAD6568 NAE6546 NAE6547 NAE6548 NAE6549

Tipo de antena

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

93

Sugestes teis

Tipo de antena

Comp. aprox. pol. mm 178 200 86

Cdigo de cor do isolante Vermelho Vermelho Branco

Faixa de freqncias (MHz)

N. do kit da antena

800 MHz, flexvel, meia onda 800 MHz, dipolo 800 MHz, curta, um quarto de onda 700/800 MHz, flexvel

7 8 3,4

806870 806870 806870

NAF5037 NAF5039 NAF5042

178

Verde

764870

NAF5080

94

Acessrios
A Motorola oferece os seguintes acessrios aprovados para aumentar a produtividade do rdio bidirecional porttil XTS 2250. Para consultar a lista de antenas, baterias e demais acessrios aprovados pela Motorola, visite o seguinte website: http://www.motorola.com/governmentandenterprise/

Antenas
NAD6563 NAD6566 NAD6567 NAD6568 NAE6546 NAE6547 NAE6548 NAE6549 NAF5037 NAF5039 NAF5042 NAF5080 VHF flexvel (136174 MHz) VHF (136150,8 MHz) VHF (150,8162 MHz) VHF (162174 MHz) UHF (403435 MHz) UHF (435470 MHz) UHF (470520 MHz) UHF, flexvel (403520 MHz) 800 MHz, flexvel, meia onda (806870 MHz) 800 MHz, dipolo (806870 MHz) 800 MHz, curta, um quarto de onda (806870 MHz) 700/800 MHz, flexvel (764870 MHz)

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo Avanado

95

Acessrios

Baterias
*NNTN6826 NiMH, capacidade ultra alta, submersvel, IMPRES NTN9815 NTN9816 *NTN9857 *NTN9858 NiCd, alta capacidade NiCd, alta capacidade, intrinsecamente segura segundo FMRC NiMH, capacidade ultra alta, FMRC intrinsecamente segura, IMPRES NiMH, capacidade ultra alta, IMPRES

* As baterias contm um circuito de proteo contra excesso de descarga (similar queles presentes nas baterias de ons de ltio) que aumenta a vida til das baterias ao impedir descargas excessivas durante a utilizao. A Motorola recomenda enfaticamente que estas baterias sejam carregadas com carregadores de mesa IMPRESTM aprovados pela Motorola, programados com a verso 3.4 do software dos carregadores de mesa IMPRESTM.

Acessrios para transporte


Clipes para cinto
HLN6853 Clipe para cinto, 5,7 cm (2,25 pol.).

Unidades ajustadas ao corpo


NNTN4115 NNTN4116 NNTN4117 NLN6349 NTN5243 Estojo de couro com passador articulado para cinto de 7,6 cm (3 pol.) e correia em T Estojo de couro com passador articulado para cinto de 6,4 cm (2,5 pol.) e correia em T Estojo de couro com passador para cinto de 7,6 cm (3 pol.) e correia em T Correia para levar o rdio no ombro Correia para levar o rdio no ombro

96

Acessrios

TDN9675

Correia para levar o rdio no pulso

Carregadores
NLN7967 NLN7968 NTN1168 NTN1169 NTN1170 NTN1177 NTN1178 NTN1179 NTN1667 NTN1668 Kit para instalao de carregador mltiplo na parede Kit para instalao de carregador mltiplo em bastidor Carregador rpido individual com duplo regime de carga, 120 V Carregador rpido individual com duplo regime de carga, 220 V (plugue europeu de 2 terminais) Carregador rpido individual com duplo regime de carga, 240 V (plugue ingls de 3 terminais) Carregador rpido mltiplo com duplo regime de carga, 110 V Carregador rpido mltiplo com duplo regime de carga, 240 V (plugue ingls de 3 terminais) Carregador rpido mltiplo de 240 V (plugue ingls de 13 A) Carregador de 110 V para baterias de trs tipos de composio qumica Carregador individual de 220 V para baterias de trs tipos de composio qumica (plugue europeu de 2 terminais) Carregador de 230 V para baterias de trs tipos de composio qumica Carregador rpido individual IMPRES, 110 V Carregador rpido individual IMPRES, 220 V Carregador rpido individual IMPRES, 240 V

NTN1669 NTN1873 NTN1874 NTN1875

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo Avanado

97

Acessrios

NTN4796 NTN7209

Carregador rpido mltiplo para baterias de trs tipos de composio qumica, 110 V Carregador rpido individual de duplo regime sem cabo

Cabos de alimentao para carregadores mltiplos e especiais


NTN7373 NTN7374 NTN7375 Cabo de alimentao intercambivel de 110 V Cabo de alimentao intercambivel de 220 V (plugue europeu de 2 terminais) Cabo de alimentao intercambivel de 240 V (plugue europeu de 3 terminais)

Microfones/alto-falantes remotos
NMN6191 Microfone/alto-falante remoto anti-rudo (inclui conjunto de cabo espiral retrtil de 1829 mm [6,0 ps], conector fmea de udio de 3,5 mm, clipe com articulao giratria, desconexo rpida) Microfone/alto-falante remoto Adaptador de microfone/alto-falante remoto Microfone/alto-falante, 3 peas Microfone/alto-falante, 2 peas Microfone/alto-falante de alta intensidade de som, 2 peas Microfone/alto-falante de alta intensidade de som, 3 peas

NMN6193 NNTN4285 ZMN6031 ZMN6032 ZMN6038 ZMN6039

Acessrios para vigilncia

98

Acessrios

Microfones/receptores integrados CommPort


NTN1624 NTN1625 CommPort com PTT para a palma da mo Microfone de ouvido CommPort com PTT, para nveis de rudo de at 100 dB (requer o adaptador BDN6676) Microfone de ouvido CommPort com PTT de anel, para nveis de rudo de at 100 dB (requer o adaptador BDN6676) Microfone de ouvido CommPort com PTT lateral encaixante, para nveis de rudo de at 100 dB (requer o adaptador BDN6676)

NTN1663

NTN1736

Auscultadores
BDN6641 Microfone de ouvido para nveis de rudo de at 105 dB, cinza ( necessrio pedir tambm o mdulo de interface BDN6671) Auscultador com fone de ouvido padro, bege Auscultador com fone de ouvido de alta intensidade de som (excede os limites da OSHA), bege Auscultador com controle de volume, bege Auscultador, mic. e PTT combinados, bege Auscultador, mic. e PTT separados, bege Auscultador, microfone e PTT combinados, com fone de ouvido de alta intensidade de som (excede os limites da OSHA), bege Auscultador, microfone e PTT separados, com fone de ouvido de alta intensidade de som (excede os limites da OSHA), bege Microfone de ouvido para nveis de rudo de at 95 dB ( necessrio pedir tambm o mdulo de interface BDN6671), preto
99

BDN6664 BDN6665 BDN6666 BDN6667 BDN6668 BDN6669

BDN6670

BDN6677

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo Avanado

Acessrios

BDN6678

Microfone de ouvido para nveis de rudo de at 95 dB ( necessrio pedir tambm o mdulo de interface BDN6671), bege Almofada para fone de ouvido com plugue roscado de 3,5 mm Auscultador com fone de ouvido padro, preto Auscultador com fone de ouvido de alta intensidade de som (excede os limites da OSHA), preto Auscultador com controle de volume, preto Auscultador, mic. e PTT combinados, preto Auscultador, mic. e PTT separados, preto Auscultador, microfone e PTT combinados, com fone de ouvido de alta intensidade de som (excede os limites da OSHA), preto Auscultador, microfone e PTT separados, com fone de ouvido de alta intensidade de som (excede os limites da OSHA), preto Fone de ouvido inservel com microfone e PTT combinados, bege Fone de ouvido inservel, somente para recepo, preto

BDN6719 BDN6726 BDN6727 BDN6728 BDN6729 BDN6730 BDN6731

BDN6732

BDN6780 BDN6781

100

Acessrios

Fones de ouvido com microfone e acessrios


BDN6635 Fone de ouvido VOX reforado com microfone antirudo de brao flexvel (requer o adaptador BDN6673) Fone de ouvido VOX reforado com microfone de garganta (requer o adaptador BDN6673) Fone de ouvido com microfone anti-rudo de brao flexvel e PTT no auscultador Cabo adaptador de fone de ouvido com microfone (para uso com BDN6635 e BDN6645) Adaptador Fone de ouvido com microfone para capacete de segurana (requer o adaptador BDN6676) Fone de ouvido leve com microfone Fone de ouvido ultra-leve com microfone de brao flexvel Fone de ouvido com microfone para colocar sobre a cabea com PTT em linha Fone de ouvido duplo com microfone anti-rudo Transdutor "TEMCO" para colocar na tmpora

BDN6636 BDN6645 BDN6673 BDN6676 NMN1020 NMN6245 NMN6246 NMN6258 NMN6259 RMN4049

Mdulo de interface de rdio para microfone de


BDN6671 Boto de transmisso (PTT) e mdulo de interface ativado por voz (VOX) (para uso com BDN6641, BDN6677 e BDN6678) Mdulo de interface de PTT (para uso com BDN6641, BDN6677 e BDN6678)

BDN6708

ouvido

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo Avanado

101

Acessrios

Comutadores
0180300E83 Comutador remoto de PTT para acionar com o corpo NTN7660 Comutador de rdio em posio inclinada / horizontal ("Man Down")

102

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF


Atribuies de canais especiais
Canal de emergncia
Caso se encontre em uma situao de grave e iminente perigo no mar e precisar de assistncia de emergncia, use o canal 16 de VHF para enviar uma chamada de auxlio s embarcaes que estiverem nas proximidades e guarda costeira dos Estados Unidos. Transmita as seguintes informaes nesta mesma ordem: 1 2 "MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY." "THIS IS _____________________, CALL SIGN __________." (AQUI _____________________, INDICATIVO DE CHAMADA __________) Indique o nome da embarcao que solicita auxlio 3 vezes e em seguida especifique o indicativo de chamada ou outra identificao da embarcao 3 vezes. 3 4 Repita "MAYDAY" e o nome da embarcao. "WE ARE LOCATED AT _______________________." (NOSSA LOCALIZAO _______________________) Indique a localizao da embarcao que solicita auxlio usando qualquer informao que ajude os socorristas a localiz-lo; por exemplo: latitude e longitude posio (indique se est usando o Norte verdadeiro ou o Norte magntico) distncia a que se encontra de algum marco de navegao ou ponto de referncia bem conhecido rumo, velocidade ou destino da embarcao 5 6 7 Indique a natureza da solicitao de auxlio. Especifique de que tipo de assistncia precisa. Especifique o nmero de pessoas a bordo e se alguma delas necessita de assistncia mdica.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

103

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF

Mencione qualquer outra informao que possa ser til aos socorristas como, por exemplo, tipo de embarcao, comprimento e/ou tonelagem, cor do casco, etc. "OVER." (CMBIO)

10 Aguarde uma resposta. 11 Se no receber uma resposta imediatamente, continue perto do rdio e repita a transmisso periodicamente at receber uma resposta. Prepare-se para seguir as instrues recebidas.

Canal de chamadas no comerciais


Para realizar transmisses de natureza no comercial como, por exemplo, fazer comunicados sobre pesca, marcar encontros, programar reparos ou atracaes use o canal 9 de VHF.

Requisitos de freqncias de operao


Todo rdio designado para uso a bordo de uma embarcao deve estar em conformidade com a Parte 80 das normas da Comisso Federal de Comunicaes dos EUA (FCC), conforme descrito a seguir: em embarcaes sujeitas Parte II do Ttulo III da Lei de Comunicaes (Communications Act), o rdio dever ter capacidade para operar na freqncia de 156,800 MHz em embarcaes sujeitas Conveno de Salvamento (Safety Convention), o rdio dever ter capacidade para operar: no modo simplex nas freqncias de estao de embarcao especificadas na banda de freqncias compreendida entre 156,025 e 157,425 MHz, e no modo semiduplex nos dois canais de freqncias especificados na tabela apresentada abaixo.

Nota: Os canais simplex 3, 21, 23, 61, 64, 81, 82 e 83 no podem ser usados legalmente pelo pblico em geral em guas territoriais dos EUA.

104

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF

Para obter informaes sobre os requisitos para radiocomunicaes martimas, consulte o texto completo da Parte 80 das normas da FCC ou consulte a guarda costeira dos EUA. Tabela A-1: Lista de canais de VHF de radiocomunicao martima Nmero do canal
1 2 * 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13** 14 15** 16 17** 18 19 20 * 22 * 24

Freqncia (MHz) Transmisso


156,050 156,100 156,150 156,200 156,250 156,300 156,350 156,400 156,450 156,500 156,550 156,600 156,650 156,700 156,750 156,800 156,850 156,900 156,950 157,000 157,050 157,100 157,150 157,200

Recepo
160,650 160,700 160,750 160,800 160,850 160,950 156,450 156,500 156,550 156,600 156,650 156,700 156,750 156,800 156,850 161,500 161,550 161,600 161,650 161,700 161,750 161,800

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

105

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF

Tabela A-1: Lista de canais de VHF de radiocomunicao martima (cont.) Nmero do canal
25 26 27 28 60 * 62 63 * 65 66 67** 68 69 71 72 73 74 75 76 77** 78 79 80 * * *

Freqncia (MHz) Transmisso


157,250 157,300 157,350 157,400 156,025 156,075 156,125 156,175 156,225 156,275 156,325 156,375 156,425 156,475 156,575 156,625 156,675 156,725 *** *** 156,875 156,925 156,975 157,025 157,075 157,125 157,175

Recepo
161,850 161,900 161,950 162,000 160,625 160,675 160,725 160,775 160,825 160,875 160,925 156,375 156,425 156,475 156,575 156,675 156,725 *** *** 161,525 161,575 161,625 161,675 161,725 161,775

106

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF

Tabela A-1: Lista de canais de VHF de radiocomunicao martima (cont.) Nmero do canal
84 85 86 87 88 *

Freqncia (MHz) Transmisso


157,225 157,275 157,325 157,375 157,425

Recepo
161,825 161,875 161,925 161,975 162,025

Os canais simplex 3, 21, 23, 61, 64, 81, 82 e 83 no podem ser usados legalmente pelo pblico em geral em guas territoriais dos EUA. ** Baixa potncia (1 W) somente *** Banda de guarda Nota: Um "" na coluna "Recepo" significa que o canal somente de transmisso.

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

107

Apndice: Uso para a radiocomunicao martima na faixa de freqncias de VHF

Notas

108

Glossrio
Esta seo contm uma lista de termos especializados que aparecem neste manual. ACK Alerta de chamada ASTRO 25 troncalizado ASTRO convencional Canal Confirmao de recepo de uma comunicao. O rdio recebe uma mensagem junto com um tom audvel. Padro Motorola para radiocomunicaes digitais no modo troncalizado. Padro Motorola para radiocomunicaes analgicas ou digitais no modo convencional. Grupo de caractersticas como, por exemplo, pares de freqncias de transmisso/recepo, parmetros do rdio e cdigos de criptografia. Canal que transporta trfego. Em um sistema troncalizado, um dos canais utilizados para proporcionar um trajeto bidirecional de comunicaes de dados contnuo entre o controlador central e todos os rdios do sistema. Permite responder a uma chamada de conversao privada proveniente de outro rdio do grupo. O cdigo de acesso rede (NAC) utilizado em canais digitais para reduzir a interferncia entre canais de voz que pode ocorrer entre stios e sistemas adjacentes. Esquema de comunicao local mediante o qual uma unidade ignora o repetidor e se comunica diretamente com outra unidade.

Canal ativo Canal de controle

Chamada (de conversao) privada Cdigo de acesso rede

Comunicao direta

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

109

Glossrio

Comutador seletivo

Qualquer trfego digital P25 que tenha o cdigo de acesso rede e o grupo de conversao apropriados. Dispositivo acionado por computador e controlado por software que recebe e gera dados para os rdios troncalizados a ele atribudos. Monitora e dirige as operaes dos repetidores troncalizados. Normalmente se refere s comunicaes entre rdios, algumas vezes atravs de um repetidor. (Ver o termo "Troncalizado"). Desconectar. Indivduo encarregado de administrar o sistema de rdio. Recurso que permite que as comunicaes sejam feitas mesmo em caso de falha do controlador central. Cada repetidor troncalizado no sistema transmite uma palavra de dados a cada rdio para informlos de que o sistema se encontra no modo Failsoft. Sigla em ingls que identifica a Comisso Federal de Comunicaes dos EUA (Federal Communications Commission). Organizao de usurios de rdio que se comunicam entre si. Diodo emissor de luz. Tom subaudvel transmitido de maneira que s os receptores capazes de decodificar este tom possam ouvir a mensagem.

Controlador central

Convencional

Desligar Despachador Failsoft

FCC

Grupo de conversao LED Linha privada (PL)

Linha privada digital Tipo de silenciador codificado mediante (DPL) rajadas de dados. Semelhante a uma PL, exceto pelo fato de que um cdigo digital usado ao invs de um tom.

110

Glossrio

Modo de espera (Standby) Monitoramento (Monitor)

Estado de operao mediante o qual o altofalante do rdio se emudece, mas continua recebendo dados. A atividade do canal pode ser monitorada pressionando-se o boto de monitoramento. Se o canal estiver limpo (no estiver em uso), se ouvir rudo de esttica. Se o canal estiver em uso, se ouvir uma conversao. Como o rdio "abre o silenciador" ao pressionar-se o boto de monitoramento, tambm serve para verificar o nvel de volume do rdio. O usurio fala por um canal prprogramado de emergncia. O alarme de emergncia enviado por este mesmo canal. Nquel-cdmio Nquel-metal-hidreto. Mensagem unidirecional de udio. Conjunto de recursos exclusivos especficos a um rdio. Recurso atribudo a um rdio por um tcnico antes de ser utilizado. Um controle do rdio ao qual pode-se atribuir um recurso. Boto de transmisso (PTT): ao ser pressionado, o boto PTT ativa o transmissor e o rdio comea a transmitir (enviar). A parte do espectro geral de freqncias situada entre a banda de udio e a de luz infravermelha (aprox. entre 10 KHz e 10.000.000 MHz).

No ttico/com reverso

NiCd NiMH Pgina Personalidade Pr-programado Programvel PTT

Radiofreqncia (RF)

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

111

Glossrio

Reagrupamento dinmico

Recurso que permite ao despachador reatribuir temporariamente um grupo de rdios a um s canal especial a fim de que possam se comunicar entre si. Recurso dos sistemas de rdio convencionais que permite que se fale atravs de um equipamento de recepo/ transmisso (repetidor), o qual retransmite os sinais recebidos a fim de melhorar a cobertura e o alcance das comunicaes. Circuito eletrnico especial que compe o receptor de um rdio, cuja funo reduzir ou eliminar os sinais indesejveis antes que sejam ouvidos atravs do alto-falante. Recurso que, ao detectar a presena de uma portadora de RF, abre ou desemudece (ativa) um circuito de udio de recepo. Um circuito silenciador emudece o altofalante do rdio quando nenhum sinal recebido para evitar que o usurio oua rudo. Sinal de RF de natureza contnua em vez de pulstil ou discreta. Sinal de RF de natureza pulstil ou discreta em vez de contnua. O usurio fala pelo canal que estava selecionado antes de o rdio entrar no estado de emergncia. Mtodo que permite compartilhar automaticamente trajetos de comunicaes entre uma grande quantidade de usurios. (Ver o termo "Convencional"). Grupo de canais.

Repetidor

Silenciador

Silenciador da portadora

Sinal analgico Sinal digital Ttico/sem reverso

Troncalizado

Zona

112

Garantia comercial
Garantia limitada
PRODUTOS DE COMUNICAES MOTOROLA I. COBERTURA E DURAO DESTA GARANTIA: MOTOROLA, INC. A ("MOTOROLA") garante os produtos de comunicao fabricados pela MOTOROLA que so mostrados na lista a seguir (o "Produto") contra defeitos de materiais e de fabricao, sob condies normais de uso e servio, durante o perodo de tempo indicado a seguir contado a partir da data de compra: Unidades portteis ASTRO XTS 2250 Acessrios do produto Um (1) ano Um (1) ano

A Motorola poder, a seu critrio, durante o perodo de garantia, efetuar gratuitamente reparos no produto (com peas novas ou recondicionadas), substitu-lo (por um produto novo ou recondicionado) ou reembolsar o preo de compra do produto que esteja com defeito, sempre e quando o produto for devolvido em conformidade com os termos e condies desta garantia. As placas ou demais peas substitudas estaro cobertas pela garantia pelo tempo remanescente do perodo de garantia original aplicvel. Todas as peas substitudas do produto passaro a ser propriedade da MOTOROLA. A MOTOROLA estende esta garantia expressa e limitada somente ao comprador usurio original, sendo que tal garantia no poder ser cedida nem transferida a terceiros. O presente texto constitui a totalidade da garantia do Produto fabricado pela MOTOROLA. A MOTOROLA no assumir obrigao nem responsabilidade alguma por acrscimos e alteraes feitas a esta garantia, exceto se as mesmas forem efetuadas por escrito e reconhecidas por um funcionrio autorizado da MOTOROLA. A MOTOROLA no garante a instalao, manuteno ou servio do Produto, exceto se tal for estipulado mediante acordo por escrito em separado entre a MOTOROLA e o comprador usurio original.
ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado 113

Garantia comercial

A MOTOROLA no ser de modo algum responsvel por equipamentos auxiliares conectados ou usados em conjunto com o produto e que no tenham sido fornecidos pela MOTOROLA. Tampouco ser responsvel pelo funcionamento do Produto com os referidos equipamentos auxiliares, estando estes ltimos expressamente excludos desta garantia. Devido ao fato de que cada sistema onde se utiliza o produto possuir suas caractersticas prprias, a MOTOROLA nega toda responsabilidade relacionada com o alcance, cobertura ou funcionamento geral do sistema sob esta garantia. II. DISPOSIES GERAIS: Esta garantia estabelece o alcance das responsabilidades da MOTOROLA em relao ao Produto. O nico recurso procedente ser, a critrio da MOTOROLA, o de efetuar o reparo ou a substituio do Produto, ou a devoluo do valor de compra. ESTA GARANTIA SUBSTITUI TODAS AS DEMAIS GARANTIAS EXPRESSAS. AS GARANTIAS IMPLCITAS, QUE INCLUEM MAS NO SE LIMITAM A, GARANTIAS IMPLCITAS DE COMERCIALIZAO E DE ADEQUAO A UMA FINALIDADE ESPECFICA, ESTO LIMITADAS VIGNCIA DESTA GARANTIA. EM NENHUM CASO A MOTOROLA SER RESPONSVEL POR DANOS E PREJUZOS CUJO VALOR EXCEDA O PREO DE COMPRA DO PRODUTO, NEM TAMPOUCO POR PERDA DE USO, PERDA DE TEMPO, INCONVENIENTES, INTERRUPO DA ATIVIDADE COMERCIAL, LUCRO CESSANTE OU PERDA DE RECEITAS OU OUTROS DANOS E PREJUZOS INCIDENTAIS, ESPECIAIS OU INDIRETOS DECORRENTES DO USO OU DA IMPOSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR O REFERIDO PRODUTO, NA MEDIDA EM QUE SE PODE NEGAR DE ACORDO COM A LEI. III. DIREITOS GARANTIDOS POR LEIS ESTADUAIS: EM ALGUNS PASES, ESTADOS OU PROVNCIAS, NO SE PERMITE A EXCLUSO OU LIMITAO DOS DANOS E PREJUZOS INCIDENTAIS OU INDIRETOS, OU LIMITAES DURAO DA GARANTIA IMPLCITA E, CONSEQUENTEMENTE,

114

Garantia comercial

AS LIMITAES OU EXCLUSES ACIMA MENCIONADAS PODERO NO SER APLICVEIS. A presente garantia outorga direitos especficos e possvel que existam outros direitos os quais podero variar de uma jurisdio para outra. IV. COMO SOLICITAR SERVIOS SOB A GARANTIA: Para que o Produto possa receber o servio sob a garantia, o usurio dever exibir um comprovante de compra (onde esteja indicado a data de compra e o nmero de srie do produto) e alm disto levar ou enviar o Produto (com transporte e seguro pagos) a um centro autorizado de servio de garantia. A Motorola oferecer o servio de garantia atravs de um de seus centros autorizados de servio de garantia. Para uma maior facilidade, recomendamos que se comunique primeiro com a empresa que vendeu o produto. Pode-se tambm entrar em contato com a Motorola nos Estados Unidos ou Canad atravs do telefone 1-888-567-7347. V. O QUE ESTA GARANTIA NO COBRE: A) Defeitos ou danos decorrentes do uso do produto de maneira diferente da normal ou habitual. B) Defeitos ou danos causados pelo uso indevido, por acidente, infiltrao de gua ou negligncia. C) Defeitos ou danos ocasionados por testes, operao, manuteno, instalao, alterao, modificao ou ajustes inadequados. D) Quebra ou dano nas antenas, exceto se estes forem decorrentes de falhas nos materiais ou na fabricao. E) Modificaes, desmontagem ou reparo no autorizado do Produto (incluindo, entre outros, o acrscimo de equipamentos no fornecidos pela Motorola) que afetem adversamente o Produto ou que interfiram com os testes e inspees normais que a Motorola realiza para verificar as reclamaes de garantia.
ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado 115

Garantia comercial

F) Um produto cujo nmero de srie tenha sido removido ou esteja ilegvel. G) Baterias recarregveis se: qualquer um dos selos localizados sobre o revestimento da bateria apresentarem sinais de ruptura ou de alterao. o dano ou defeito ter sido causado pelo carregamento ou uso da bateria em um equipamento ou servio diferente do produto para o qual ela est especificada. H) Custos de envio ao centro de reparos. I) Um produto que, devido a qualquer alterao ilegal ou no autorizada em seu software/firmware, no funcione de acordo com as especificaes publicadas pela MOTOROLA ou com a etiqueta de homologao da FCC vigente no momento em que o produto tenha sido distribudo inicialmente a partir da MOTOROLA.

J) Arranhes e demais danos de natureza esttica sobre a superfcie do produto que no venham a afetar o funcionamento do mesmo. K) O desgaste e deteriorao produzidos pelo uso normal e habitual. VI. DISPOSIES SOBRE PATENTES E SOFTWARE: A defesa de qualquer demanda interposta contra o comprador usurio correr por conta da MOTOROLA, sempre e quando a mesma estiver baseada em uma reclamao na qual se alegue que o Produto ou as partes do mesmo violam uma patente dos Estados Unidos. A Motorola ir arcar com os gastos e danos decorrentes da deciso indenizatria por danos e prejuzos contra o comprador usurio na referida demanda atribuvel a referida reclamao. No entanto, tal demanda e os gastos correspondentes ficaro sujeitos a seguintes condies:

116

Garantia comercial

A) que o comprador notifique prontamente MOTOROLA, por escrito, sobre qualquer notificao relacionada a esta demanda; B) que a MOTOROLA tenha completo controle da defesa de tal demanda bem como de todas as negociaes orientadas a obteno de algum acordo ou conciliao; e C) se o produto ou alguma de suas partes vier a se tornar, ou ser passvel de se tornar na opinio da MOTOROLA, objeto de alguma demanda devido a uma violao de patente dos Estados Unidos, o comprador dever permitir que a MOTOROLA, a seu critrio e encargo, lhe procure o direito de continuar usando o Produto ou suas peas, ou substitua-o ou modifique-o de maneira que se corrija tal violao, ou ainda que outorgue ao comprador um crdito pelo Produto e suas peas que reflita a depreciao e aceite sua devoluo. Para conceito de depreciao se aplicar uma quantidade igual por cada ano de vida til do Produto ou de suas partes, conforme estabelecido pela MOTOROLA. A MOTOROLA no se responsabiliza por nenhuma demanda relacionada com uma violao de patentes que esteja baseada na combinao do Produto ou de suas peas fornecidas conforme este documento, com software, aparatos ou dispositivos que no tenham sido fornecidos pela MOTOROLA. Tambm no se responsabiliza pelo uso do software ou equipamentos auxiliares no fornecidos pela MOTOROLA que tenham sido incorporados ao produto ou usados conjuntamente com este. O acima mencionado se constitui na totalidade da responsabilidade da MOTOROLA no que se refere a uma violao de patentes no Produto ou em alguma de suas partes. A legislao dos Estados Unidos e de outros pases reservam MOTOROLA certos direitos exclusivos sobre o software da MOTOROLA protegido por leis de propriedade intelectual, entre eles o direito exclusivo de reproduzir e de distribuir cpias do referido software. O software da MOTOROLA somente pode ser usado no Produto no qual ele foi originalmente includo e no poder ser substitudo, copiado, distribudo nem modificado de forma alguma,
ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado 117

Garantia comercial

nem tampouco poder ser usado para criar produtos derivados do mesmo. Fica proibido qualquer outro uso que envolva, mas no se limite a, alterao, modificao, reproduo, distribuio ou engenharia reversa do referido software da MOTOROLA, assim como tambm o exerccio de direitos sobre o mesmo. A compra do produto no pode ser interpretada como outorga de licena, seja por implicao, omisso ("Estoppel") ou de qualquer outra maneira sob os direitos autorais ou de patente da MOTOROLA. VII. LEGISLAO APLICVEL: Esta garantia ser regida em conformidade com a legislao aplicvel do estado de Illinois, Estados Unidos da Amrica.

118

ndice
A
Acesso prioritrio a canal ocupado .....................................83 acessrios acessrios para transporte ......96 antenas ...................................95 auscultadores ..........................99 baterias ...................................96 carregadores ...........................97 clipes para cinto ......................96 comutadores .........................102 fones de ouvido com microfone .............................101 microfones/alto-falantes remotos ..................................98 microfones/receptores integrados CommPort ............99 mdulo de interface de rdio .....................................101 unidades ajustadas ao corpo ......................................96 Acessrios padro ......................18 acessrios para transporte clipes para cinto ......................96 unidades ajustadas ao corpo ..96 acessrios para vigilncia ...........98 auscultadores ..........................99 fones de ouvido com microfone e acessrios .........................101 microfones/receptores integrados CommPort ............99 mdulos de interface de rdio para microfones de ouvido ..101 adaptador de microfone/alto-falante remoto .......................................24 alterao dinmica de prioridade ..................................58 altere a senha .............................38 Antena ........................................21 antena colocao da antena ...............21 freqncias de operao do rdio .......................................93 antenas ....................................... 95 Atendimento de uma chamada privada ...................................... 64 Atendimento de uma chamada telefnica ................................... 59 ativao e desativao dos tons do teclado uso do menu ........................... 39 ativao ou desativao dos tons do teclado .......................... 39

B
bateria ........................................ 18 carregamento da bateria ......... 18 estado de carga da bateria ..... 90 reciclagem e descarte ............. 91 baterias ....................................... 96 bloqueio de desligamento em emergncia ......................... 47 bloqueio do rdio ........................ 37 boto de navegao de 4 vias ... 11 boto de tela inicial ..................... 11 botes de seleo do menu ......... 8

C
cancelamento de PL ................... 41 caractersticas fsicas do rdio ..... 3 carregadores .............................. 97 cabos de alimentao para carregadores mltiplos e especiais ............................... 98 chamadas de grupos de conversao convencionais ...... 73 chamadas individuais ................. 59 Clipe para cinto .......................... 22 cobertura do conector universal . 23 colocao da bateria .................. 19 colocao do adaptador ............. 24 colocao do clipe para cinto ..... 22 comutadores ............................. 102 conector universal colocao da cobertura .......... 23 remoo da cobertura ............. 23

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

119

ndice

Controles de sistemas troncalizados .............................83 cuidados com o rdio limpeza ....................................89 manuseio .................................89

I
Identificao de chamada (PTT ID) .................................... 77

L
LEDs indicadores ........................ 13 ligamento do rdio ...................... 26 limitador de tempo de transmisso ............................... 42 list visualizao de uma lista ........ 49 lista lista de varredura vazia ........... 50 lista de varredura vazia ............... 50 listas ........................................... 49

D
desligamento do rdio .................26 desmontagem do adaptador .......24

E
emergncia .................................43 entrada do menu (tecla programvel) ...............................8 Envie um alerta de chamada ......70 envio de um alarme de emergncia ................................43 envio de um alarme de emergncia silencioso ...............46 envio de uma chamada de emergncia ................................44 envio de uma chamada privada .......................................66 envio de uma chamada telefnica ...................................60 estado da bateria inteligente .......20

M
microfones/alto-falantes remotos ..................................... 98 modificao de um nome da lista ............................................ 53 modificao de um nmero da lista ............................................ 51

N
nvel de potncia de transmisso utilizao da chave prprogramada de nvel de potncia de transmisso ........ 36 notaes usadas neste manual .... 1

F
Failsoft ........................................83 fora de alcance ...........................83 funcionamento no modo convencional ..............................33 funes da seleo do menu ........9

O
opes de silenciador convencional ............................. 40 operao por repetidor ou direta ......................................... 75

G
garantia .....................................113 glossrio ....................................109

H
hora e data ..................................87 modificao da hora e da data ........................................87

R
Reagrupamento dinmico ........... 79 recepo e transmisso .............. 30 Recursos bsicos do rdio ......... 35 recursos programveis ................. 4 remoo da antena ..................... 21

120

ndice

remoo da bateria .....................19

S
seleo Habilitar / desabilitar ................82 seleo de um canal ...................28 seleo de uma zona ..................27 Selecione o grupo de conversao ..............................73 silenciador analgico ..................40 silenciador digital ........................40 smbolo de medidor de carga convencional .............................91 smbolo de medidor de carga inteligente ..................................91 smbolos de estado .......................6 solicitao de novo reagrupamento dinmico uso do menu ...........................79 solicitao de reprogramao .....79 uso do boto pr-programado de solicitao de reprogramao ......................81

visor .............................................. 5 visualizao de uma lista ............ 49 visualizao e mudana de stio ........................................... 85

Z
zonas e canais ........................... 27

T
teclado ........................................12 tela de chamada telefnica e mensagens de alerta .................63 tons de alerta ..............................13 transmisso por repetidor ou direta seleo de transmisso por repetidor ou direta ..................75 troncalizao de stio ..................85

V
varredura ....................................55 ativao e desativao da varredura ...............................55 excluso de um canal inconveniente .........................57 varredura (apenas convencional) realizao de mudanas de prioridade dinmica ...............58

ASTRO Digital XTS 2250 Modelo avanado

121

ndice

Notas

122

Motorola, Inc. 8000 West Sunrise Boulevard, Ft. Lauderdale, FL 33322. MOTOROLA e o logotipo com a letra M estilizada, ASTRO e SmartZone esto registrados no Escritrio de Marcas e Patentes dos EUA (U.S Patent and Trademark Office). Todos os demais nomes de produtos e servios so de propriedade de seus respectivos donos. 2009 Motorola, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso nos EUA.

*68009336001*
68009336001-A

You might also like