You are on page 1of 38

ASSOCIAO DE ENSINO E CULTURA PIO DCIMO FACULDADE PIO DCIMO

MANUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO

Manual orientativo para elaborao dos trabalhos de concluso dos cursos de graduao da Faculdade Pio Dcimo. .

NCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

ARACAJU 2013

SUMRIO

1 2 2.1 2.2 2.3 3

INTRODUO ........................................................................... 4 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA ............................................. 5 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS .................................................. 6 ELEMENTOS TEXTUAIS ......................................................... 22 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS ................................................ 26 ELEMENTOS DE APOIO ......................................................... 29 REFERNCIAS ........................................................................ 36

4
1 INTRODUO

O trabalho de concluso de curso que deve ser apresentado na forma de monografia o documento que representa o resultado de um estudo cientfico de um tema especfico, o qual estudado em mincias, sendo necessariamente compreensvel e de extenso limitada. Embora baseada na consulta investigao cientfica feita por outros, fornece uma atribuio pessoal ao processo da cincia, devendo expressar

conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a coordenao de um orientador, para conhecimento dos trmites o graduando deve consultar a Resoluo N 004/2007/CONSUPEX/FDP e o regulamento especfico do seu curso. Os objetivos de um trabalho de concluso de curso so investigar um determinado tema e propor formas de organiz-lo e analis-lo. A pesquisa deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva, uma vez que o texto cientfico deve conter os seguintes elementos: objetividade, preciso, imparcialidade, clareza, coerncia e impessoalidade. O texto deve ter uma sequncia lgica, apresentando com preciso as ideias da fundamentao terica, as pesquisas, os dados e os resultados dos estudos. Alm disso, para que tenha valor acadmico e seja reconhecido pela comunidade cientfica deve seguir as regras de padronizao definidas por esta, para tanto este manual baseado nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Este manual tem por objetivo orientar a elaborao dos trabalhos de concluso dos cursos de graduao da Faculdade Pio Dcimo.

5
2 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

A estrutura de uma monografia compreende: elementos prtextuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. Elementos pr-textuais: so os elementos que antecedem o contedo do trabalho e o identificam. Podem ser obrigatrios ou opcionais. Capa (obrigatrio); Folha de rosto (obrigatrio); Ficha catalogrfica (obrigatrio); Errata (se necessrio); Folha de aprovao (obrigatrio); Dedicatria (opcional); Agradecimentos (opcional); Epgrafe (opcional); Resumo em lngua verncula (obrigatrio); Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio); Lista de ilustraes (obrigatrio se houver); Lista de tabelas (obrigatrio se houver); Lista de Abreviaturas e Siglas (obrigatrio se houver) e Sumrio (obrigatrio).

Elementos textuais: Todos obrigatrios Introduo; Referencial Terico; Metodologia; Resultados e Discusso e Concluso ou Consideraes Finais.

6
Elementos ps-textuais: Podem ser obrigatrios ou opcionais. Referncias (obrigatrio); Anexo (opcional) e Apndice (opcional).

2.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

A seguir esto os modelos para cada elemento, elaborados de acordo com a norma NBR 14724: Informao e Documentao Trabalhos Acadmicos Apresentao (ABNT, 2011) e suas correlatas.

Modelo da capa: A ser utilizada tanto na encadernao com espiral, quanto na de capa dura. Para tipo e tamanho de fonte e espacejamento veja o item formatao na seo 3.

Modelo da folha de rosto: Anverso:

Verso: Deve ser impressa a ficha catalogrfica Obs.: Solicitar esta ficha Biblioteca da Faculdade Pio Dcimo aps a realizao das correes indicadas pela banca de defesa e antes da impresso final para encadernao.

10

Modelo da folha de aprovao:

11

Modelo de dedicatria

12

Modelo de agradecimentos:

13

Modelo de epgrafe:

14

Modelo de resumo na lngua verncula: De acordo com a NBR 6028: Informao e Documentao Resumo Apresentao (ABNT, 2003).

15

Modelo de abstract (resumo em ingls):

16

Modelo de lista de ilustraes: So listadas na ordem em que aparecem no texto. Sugere-se que uma lista seja estruturada para cada tipo de ilustrao (figuras, quadros, grficos, desenhos, fotografias, organogramas, gravuras e outros), quando houver no mnimo trs elementos do mesmo tipo.

17

Modelo de lista de tabelas: So listadas na ordem em que aparecem no texto.

18

Modelo de lista de abreviaturas: So listadas em ordem alfabtica.

19

Modelo de lista de siglas: So listadas em ordem alfabtica.

20

Modelo de lista de smbolos: So listados na ordem em que aparecem no texto.

21

Modelo de sumrio: Conforme a NBR 6027: Informao e Documentao Sumrio Apresentao (ABNT, 2012b).

22

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

a pesquisa propriamente dita. Consta de: introduo ao tema, reviso da literatura, metodologia (materiais e mtodos), resultados e discusso e concluses ou consideraes finais. Antes de descrever estes itens faz-se necessrio esclarecer como se define o tema/ttulo do trabalho. O ttulo deve indicar de forma objetiva, concisa, clara e delimitada (recorte espacial e temporal) a finalidade do trabalho.

Introduo:

Na introduo o aluno apresenta o tema em estudo e contextualiza a pesquisa realizada, apresentando: a motivao, a importncia/relevncia cientfica e/ou social, a justificativa, a problemtica e a hiptese. Esta contextualizao dever ser temporal (do passado para o presente) e espacial (do global ao local). Para isto usual apenas utilizar citaes estatsticas e clssicas (norteadoras de procedimentos metodolgicos). Importante e obrigatrio finalizar a introduo com o objetivo do trabalho. O modelo de formatao da introduo, que tambm se aplica aos demais elementos textuais, pode ser observado na pgina seguinte.

23

Modelo de introduo: Observar que a partir deste ponto consta a numerao da pgina, que so contadas desde a folha de rosto.

24
Referencial terico:

O referencial terico construdo a partir das pesquisas bibliogrficas realizadas, que possibilitam a determinao dos objetivos, a construo das hipteses e oferece elementos para fundamentar a justificativa ou motivao da escolha do tema e do problema. Atravs da reviso bibliogrfica, o pesquisador obtm os subsdios necessrios para elaborar um histrico da questo, bem como uma avaliao da produo de conhecimento sobre o tema escolhido. A reviso propicia ainda a formulao de sugestes sobre mtodos apropriados para coletar e analisar dados.

Metodologia:

No incio da metodologia deve-se caracterizar a rea/objeto de pesquisa (local e perodo de realizao). Se possvel ilustrar a rea de estudo. Em seguida deve-se descrever detalhadamente o procedimento (passo a passo) adotado para a realizao da pesquisa. Como sugesto para facilitar o entendimento da metodologia, responda para voc mesmo quais foram as etapas para atingir seus objetivos. Deve apresentar o(s) tipo(s) de pesquisa; ferramentas (instrumentos de coleta de dados); definio de amostra/universo materiais, tcnicas, tipos e modelos de equipamentos e modelos matemticos utilizados e o procedimento estatstico aplicado (quando for necessrio) na anlise dos resultados.

25
Resultados e Discusso:

Os resultados obtidos devem ser apresentados de forma clara, objetiva e exata, e podem envolver a tabulao dos dados em grficos, tabelas, figuras, etc., sendo estes acompanhados do texto descritivo. Obrigatoriamente ser apresentado de modo imparcial, sem a interferncia da interpretao pessoal e seguidos da discusso de modo a fornecer evidncias que respondam s perguntas formuladas, estabelecendo relao de causa e efeito, comparando dados obtidos de fontes diferentes, esclarecendo eventuais excees e contradies, etc. Criticas aos artigos consultados podem ser feitas em funo do conhecimento adquirido durante o desenvolvimento do trabalho. Eventualmente podem ser sugeridas novas pesquisas, visando esclarecer resultados no

levantamento bibliogrfico realizado. Embora seja vedado estabelecer interpretaes baseadas nas suas convices pessoas, neste captulo que a originalidade do trabalho se estabelece, o autor dever interpretar os dados baseando-se nas evidncias apontadas pelos artigos consultados.

Concluso ou consideraes finais:

A concluso deve ser objetiva e coesa respondendo as questes levantadas na hiptese da pesquisa e/ou do objetivo formulado.

26

2.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

Referncias:

Correspondem identificao das fontes dos documentos publicados que foram consultados pelo autor da monografia. As referncias devero ser organizadas em ordem alfabtica do prenome do autor e no na sequencia em que surgem ao longo do texto. As referncias podero ser publicaes avulsas (livros, folhetos, separatas, monografias, artigo de peridico, ou apresentado em

congresso, jornada, entre outros.). Obrigatoriamente devero ser utilizadas na monografia o mnimo de 5 (cinco) referncias indexadas entre A1 e B4 (Webqualis CAPES) . Veja na pgina seguinte o modelo e para maior detalhamento consulte a norma NBR 6023: Informao e Documentao Referncias Elaborao (ABNT, 2002a).

27

Modelo de referncias:

28
Apndice e Anexo: Consulte a norma NBR 14724: Informao e Documentao Trabalhos Acadmicos Apresentao (ABNT, 2011).

29
3 ELEMENTOS DE APOIO

Formatao:

A monografia deve ser impressa em papel branco ou reciclado, formato A4, usando tinta na cor preta, com exceo das ilustraes e grficos (quando coloridos). Utilizar fonte Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap e legenda das ilustraes, grficos e tabelas. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. O espacejamento de todo o texto de 1,5 entre as linhas, excetuando-se as: citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e das tabelas e natureza do trabalho, que devem ser digitados em espao simples. Os ttulos das sees e subsees e as referncias devem ser separados por dois espaos simples em branco. Para outros detalhes consulte a NBR 14724: Informao e Documentao Trabalhos Acadmicos Apresentao (ABNT, 2011).

Numerao progressiva: De acordo com a NBR 6024: Informao e Documentao Numerao progressiva das sees de um documento escrito Apresentao (ABNT, 2012a). Vide exemplo no modelo de sumrio.

30
Quantidade de laudas:

Considera-se que a quantidade de laudas no define a qualidade de um trabalho, entretanto recomenda-se que da Introduo ao final das Referncias tenha-se aproximadamente 40 laudas.

Citaes:

As citaes devem ser elaboradas no sistema de chamada AUTORDATA e seguindo o indicado na NBR 10520: Informao e documentao citaes em documentos Apresentao (ABNT, 2002b). Sendo estas possveis em duas formas distintas: citao direta ou indireta A citao direta ou textual a transcrio fiel de trechos da obra do autor consultado; a redao, a ortografia e a pontuao so rigorosamente respeitadas. Estas se apresentao em duas situaes em funo de seu tamanho linear. Quando esta for curta, ou seja, at 3 (trs) linhas de texto, o trecho copiado deve ser inserido no prprio pargrafo, contido por aspas duplas. Exemplos de citaes diretas curtas: Deixa-se a cargo do professor e/ou do aluno a deciso voluntria de se apropriar do contedo do texto, seja com objetivos formativos ou pela simples curiosidade, o que torna o texto uma leitura de segundo plano (BATISTA; MOHR; FERRARI, 2007, no paginado), optativa. No que se concorda com Pires, Abreu e Messeder. (2010, p. 6), quando afirmam que os livros didticos de qumica relatam f atos histrico-cientficos como se fosse algo para ocupar pginas, no permitindo que o aluno descubra o conceito atravs do pensamento do cientista.

31

Na segunda situao, quando o trecho tiver mais do que 3 (trs) linhas, trata-se de uma citao direta longa, e dever estar em um bloco separado, com deslocamento de 4 cm da margem esquerda, com letra em tamanho 11 e espacejamento simples e justificado em ambos os lados, conforme o exemplo que segue: Exemplos de citaes diretas longas: Desta forma concorda-se que:
A teleconferncia permite ao indivduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncia incluem o uso da televiso, telefone, e computador. Atravs de udio-conferncia, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de udio pode ser emitido em um salo de qualquer dimenso. (NICHOLS, 1993, p. 181).

Segundo Nvoa, (2010, p. 3)


Ser professor compreender os sentidos da instituio escolar, integrar-se numa profisso, aprender com os colegas mais experientes. na escola e no dilogo com os outros professores que se aprende a profisso. O registro das prticas, a reflexo sobre o trabalho e o exerccio da avaliao so elementos centrais para o aperfeioamento e a inovao. So estas rotinas que fazem avanar a profisso.

32

A citao indireta, livre ou parfrase se constitui quando o autor do trabalho, atravs de sntese pessoal, reproduz fielmente as ideias do autor consultado, sempre indicando a fonte da qual foi extrada a ideia. Exemplo: O processo de globalizao, ao contrrio de como se apresenta, poderia ser um fator redutivo da chamada fratura social operando para que as populaes carentes tivessem acesso a computadores, Internet e maioria dos recursos informacionais (LEVISKY, 2001). Alm, destas duas formas usuais, ainda se pode fazer a citao de citao (apud ou citado por), que a citao direta ou indireta do texto de um documento ao qual no se teve acesso, mas que se tomou conhecimento apenas por citao em outro trabalho consultado. Somente deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. A referncia do documento original (retirado exatamente como consta no documento consultado) deve estar em forma de nota de rodap, na mesma lauda em que foi citado como demonstrado no exemplo a ser observado no rodap da pgina seguinte.

33
Exemplo:

Portanto, alm do contexto espao-temporal antrpico, faz-se necessrio conhecer as teorias, ideias e embates cientficos da mesma poca a fim de compar-los corretamente ao fato estudado, e tendo em mente as palavras de Crombie (1983, p.18-19) citado por Martins (2001, p. 116):
O historiador da cincia perderia muito se casse na tentao de utilizar o conhecimento moderno para avaliar as descobertas e teorias do passado. precisamente quando faz isso que ele se expe aos maiores perigos. Como a cincia apenas progride fazendo descobertas e detectando erros, a tentao de considerar as descobertas do passado como meras antecipaes da cincia atual e de apagar os erros supondo que no conduziram a parte alguma quase irresistvel.
1

No rodap da pgina:

__________________________ 1

CROMBIE, A. C.. Historia de la ciencia: de San Agustin a Galileo. Madrid: Alianza, 1983.

34
Tabelas: Segundo o IBGE (1993, p. 9) uma forma no discursiva de apresentar informaes, das quais o dado numrico se destaca como informao central, na sua forma identifica-se [sic] espaos e elementos. Portanto a tabela contm informaes de elementos com tratamento estatsticos, (diferente de quadro). Devem ser citadas no texto, inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem e padronizadas conforme norma do IBGE (1993).

Exemplo de tabela: TABELA 1 Consumo de gua por classe social no estado de Sergipe Classe social % de consumo Classe Alta Classe mdia alta Classe mdia Classe C; D e F TOTAL 17 23 51 09 100

Fonte: SANTOS, H. B. Elaborada com dados fictcios a ttulo de exemplo, 2013

35
Lombada da encadernao:

A lombada deve ser elaborada de acordo com a norma NBR 12225: Informao e Documentao Lombada Apresentao (ABNT, 2004). Constando o prenome do autor (ltimo sobrenome), ttulo da obra (que pode ser parcialmente suprimido utilizando-se reticncias), o ano de depsito e a logomarca da editora (no caso: FPD). Alm do espao livre de 30 mm, para aplicao da etiqueta da biblioteca, conforme o modelo que segue:

SANTOS ANLISE DAS CONCEPES.... 2012 FPD Espao de 30 mm

36
REFERNCIAS

ABNT - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e Documentao Referncias Elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a. ______. NBR 6024: Informao e Documentao Numerao progressiva das sees de um documento escrito Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2012a. ______. NBR 6027: Informao e Documentao Sumrio Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2012b. ______. NBR 6028: Informao e Documentao Resumo Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. ______. NBR 10520: Informao e documentao citaes em documentos Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b. ______. NBR 12225: Informao e Documentao Lombada Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. ______. NBR 14724: Informao e Documentao Trabalhos Acadmicos Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

37

You might also like