You are on page 1of 21

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIS

Outubro/2009

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista de Controle Externo Engenharia Eltrica


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova C03, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 100 questes, numeradas de 1 a 100.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos I

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver os Cadernos de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Notcias e mais notcias Confesso que j estou cheio de me informar sobre o mundo. Pela TV, pelo rdio, pelos incontveis canais da Internet, pelos celulares, pelos velhos jornais e revistas no param de chegar notcias, comentrios, opinies formadas. Essas manifestaes me cercam, obrigam-me a tomar conhecimento de tudo, enlaam-me numa rede de informaes infinitas, no me deixam ignorar nenhum acontecimento, do assalto no bar da esquina aos confrontos no Oriente Mdio. Gostaria de descansar os olhos e os ouvidos, daria tudo para que se calassem por algum tempo essas notcias invasoras, e me sobrasse tempo para no saber mais nada de nada... Minha utopia acordar num dia sem notcias, quando os nicos acontecimentos sensveis fossem os da natureza e os do corpo: amanhecer, clarear, ventar, escurecer e andar, olhar, ouvir, sentar, deitar, dormir. Parece pouco, mas mais que muito: impossvel. impossvel fruir esse estado de contemplao melhor dizendo: de pura e permanente percepo de si e do mundo. At porque partiria de ns mesmos a violao desse estado: em algum momento nos cansaramos e passaramos a cogitar coisas, a avaliar, a imaginar, e estenderamos nossa curiosidade para tudo o que estivesse prximo ou distante. Em suma: iramos atrs de informaes. Ficaramos vidos por notcias do mundo. O ideal talvez fosse um meio termo: nem nos escravizarmos necessidade de notcias, nem nos abandonarmos a um confinamento doentio. Mas o homem moderno sabe cada vez menos equilibrar-se entre os extremos. Nossa poca, plena de novidades, no nos deixa descansar. Cada tela apagada, cada aparelho desligado parece espreitar-nos, provocando-nos: Voc sabe o que est perdendo? Desconfio que estejamos perdendo a capacidade de nos distrairmos um pouco com ns mesmos, com nossa memria, com nossos desejos, com nossas expectativas. Bem que poderamos acreditar que h, dentro de ns, novidades a serem descobertas, notcias profundas de ns, que pedem calma e silncio para se darem a conhecer.
(Aristides Bianco, indito)

2.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. No primeiro pargrafo, o autor mostra-se ressentido


com o fato de que s lhe chegam notcias que no tm qualquer importncia.

II. No segundo pargrafo, a utopia referida pelo autor


diz respeito a seu desejo de ter pleno controle sobre os meios de comunicao modernos.

III. No terceiro pargrafo, o autor prope, em substituio utopia referida no pargrafo anterior, a postulao de um sensato equilbrio. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. III, apenas.

_________________________________________________________

No ltimo pargrafo, o autor manifesta sua dvida quanto (A) (B) (C) (D) (E) possibilidade de interiorizao e autoconhecimento do homem moderno. existncia de algo que valha a pena perscrutar dentro de ns. capacidade de reteno de nossa memria pouco exercitada. importncia do silncio, de que brotam profundas revelaes. expectativa de que venhamos a saber filtrar as notcias do mundo.

_________________________________________________________

4.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em: (A) rede de informaes infinitas = cadeia de eventos intransmissveis. impossvel fruir = impraticvel deslizar. parece espreitar-nos = simula divisar-nos. um confinamento doentio = um nocivo insulamento. equilibrar-se entre os extremos = amalgamar as polaridades.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

5.

O autor vale-se da referncia do assalto no bar da esquina aos confrontos do Oriente Mdio para (A) manifestar sua inconformada reao diante da violncia urbana. exemplificar a variao e a desproporo caractersticas dos noticirios. referendar a combatividade das reportagens que denunciam os fatos. acusar o sensacionalismo com que se avaliam fatos polticos. ilustrar a frieza e a uniformidade com que se veiculam as notcias.
TCEGO-Conhecimentos Gerais1

1.

O autor do texto mostra-se, fundamentalmente, insatisfeito com (A) (B) (C) (D) (E) a irrelevncia da maioria das matrias que pesquisa na Internet. o descaso com que os meios de comunicao veiculam informaes. a profuso de informaes que nos fazem esquecer de ns mesmos. a tendncia moderna de valorizar em excesso as aptides individuais. o excesso de estmulos que nos levam a uma permanente autoavaliao.

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


6. Na penltima linha do segundo pargrafo, a frase iramos atrs de informao expressa uma justificativa para o fato que se afirma em: (A) (B) (C) (D) (E) 7. Parece pouco, mas mais que muito. O ideal talvez fosse um meio termo. (...) partiria de ns mesmos a violao desse estado (...) Minha utopia esta: acordar num dia sem notcias (...) (...) pura e permanente percepo de si e do mundo. Por etnia entende-se um grupo de pessoas que partilham vrios atributos, como espao geogrfico, lngua, costumes e valores, e que reivindicam para si o mesmo nome tnico e a mesma ascendncia. Mas sempre h nisso grande dose de subjetividade. Da ser difcil estabelecer fronteiras claras entre as etnias e quantificar os grupos tnicos existentes no planeta. A lngua, por exemplo, que parece um critrio objetivo, no suficiente para determinar diversas etnias, se tomada isoladamente, pois muitos grupos tnicos usam o mesmo idioma. O moderno conceito de etnia desenvolveu-se no sculo Ateno: As questes de nmeros 11 a 20 referem-se ao texto seguinte. A respeito do termo etnia

_________________________________________________________

No ltimo pargrafo, o autor admite que (A) (B) (C) (D) (E) h um tipo de notcias que seria muito proveitoso acessar. no de todo mau que nos envolvamos com as notcias do mundo. seria prefervel distrairmo-nos a ficarmos absortos em ns mesmos. a paz e o silncio deveriam ser as grandes novidades do mundo. s possvel que nos solidarizemos se houver calma e silncio.

XX, em oposio s teorias racistas que evocavam argumentos


de ordem biolgica para justificar a dominao de um grupo humano sobre outros. A cincia considera incorreto falar em diferentes raas quando se trata de seres humanos. Todos os homens pertencem ao gnero Homo e espcie Homo sapiens. Eventuais variaes genticas so mnimas e insuficientes para configurar diferenciaes raciais. Os homens agrupam-se socialmente, e as semelhanas e diferenas que estabelecem entre si decorrem de processos histricos, sempre culturais, jamais naturais. Fundamentalmente, um indivduo pertence a determinada etnia porque acredita nisso, e tal crena compartilhada pelos demais indivduos que compem o mesmo grupo. A existncia de vrios grupos tnicos no interior das mesmas fronteiras nacionais uma situao comum, pois as populaes humanas no so homogneas, em razo das migraes no decorrer da histria. Mas as diferenas tnicas, em diversos casos, so manipuladas para acirrar conflitos de fundo poltico ou econmico. O prprio conceito de raa humana, h muito no admitido pela antropologia moderna, serviu (e por vezes ainda serve) de pretexto para justificar as mais cruis manifestaes de preconceito, violncia e barbrie.
(Adaptado do Almanaque Abril Cultural 2009, p. 123)

_________________________________________________________

8.

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase: (A) (B) Aquele a quem ...... (sensibilizar) os fatos do noticirio deve poupar-se de acompanh-los todos os dias. No ...... (dever) mover a ningum as esperanas ou a crena em que o mundo se torne mais discreto e silencioso. Em qualquer notcia que provenha do nosso ntimo no mais ...... (haver) de se ocultar as verdades que fingimos desconhecer. As pessoas a quem ...... (impor) a TV, diuturnamente, notcias de toda espcie perdem a capacidade de discriminar o que ou no importante. As novidades que dentro de mim se ...... (mascarar) s se revelaro mediante uma anlise introspectiva.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

9.

Est plenamente adequada a correlao entre os tempos e modos verbais na frase: (A) Quem se obriga a se informar o tempo todo acabaria por fartar-se de todas as notcias, sejam elas importantes ou no. Ele no acreditaria se lhe dissermos que estivesse perdendo a capacidade de distrair-se consigo mesmo. Seria preciso que acreditemos que h, dentro de ns, novidades que pedem calma e silncio para se haverem dado a conhecer. S ter sido possvel fruir esse estado de contemplao caso ficssemos concentrados em ns mesmos. Por mais que nos informemos, o real sentido das notcias s se revela quando somos inteiramente senhores da nossa conscincia crtica.

(B) (C)

11.

De acordo com o texto, o conceito de etnia diz respeito, fundamentalmente, (A) s variaes genticas que vm caracterizando, ao longo da Histria, os mais diferentes agrupamentos humanos. a critrios de identificao pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados. a alguns fatores biolgicos pelos quais os homens se distinguem uns dos outros, como a cor da pele ou traos fisionmicos. aos valores culturais que alguns grupos humanos classificam e julgam superiores aos de outros grupos. a critrios cientficos e objetivos, a partir dos quais se pode justificar com mais rigor a reivindicao de superioridade cultural. 3

(D) (E)

(B)

(C)

_________________________________________________________

10.

Transpondo-se para a voz passiva a frase passaramos a imaginar coisas, a forma verbal resultante ser (A) (B) (C) (D) (E) haveremos de passar a imaginar. passariam a ser imaginadas. passariam sendo imaginadas. teramos passado a imaginar. teriam passado a imaginar.

(D)

(E)

TCEGO-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


12. Atente para as seguintes afirmaes: 16.

I. mais difcil quantificar os grupos tnicos existentes do que estabelecer diferenas criteriosas entre as etnias.

Considerando-se a correo da frase e o contexto, o termo sublinhado pode ser substitudo pelo que vem entre parnteses em: (A) A cincia considera incorreto falar em diferentes raas quando se trata de seres humanos. (aonde for o caso de) (...) as semelhanas e diferenas que estabelecem entre si decorrem de processos histricos, sempre culturais, jamais naturais. (em meio a elas) (...) e tal crena compartilhada pelos demais indivduos que compem o mesmo grupo. (se comparte entre os) (...) as populaes humanas no so homogneas, em razo das migraes no decorrer da histria. (no obstante as) (...) serviu (e por vezes ainda serve) de pretexto para justificar as mais cruis manifestaes de preconceito (...) (razo de somenos para)

II. At o final do sculo XIX, o fato de haver raas


diferentes serviu para justificar uma escalada de violncias histricas.

III. O fato de haver diferentes etnias num mesmo


territrio nacional no implica, necessariamente, uma situao de conflito. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 13.

(B)

(C)

I. II. III. I e II. II e III.

(D)

_________________________________________________________

Deve-se entender da leitura do segundo pargrafo que (A) (B) os estudos que levam ao conceito de etnia opemse a fundamentos das cincias biolgicas. a palavra de etnia surgiu como uma espcie de alternativa semntica para veicular o conceito de raa. o conceito de gnero humano estabeleceu-se em funo da invarincia dos nossos fatores genticos. as descobertas cientficas foram desconsideradas na formulao do conceito de etnia. os fatores biolgicos no tm relevncia determinante para a fixao conceitual de etnia. (E)

_________________________________________________________

17.

(C) (D) (E)

Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) So vrios os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo tnico. No so claras as fronteiras em cujas se deseja estabelecer uma objetiva distino entre etnias. So mnimas as variaes genticas de que se poderia levar em conta para configurar alguma diferenciao racial. O fenmeno das migraes um fator concorrente de que as populaes no sejam homogneas. O prprio conceito de raa humana, de cujo ningum duvidava, hoje dado como ultrapassado.

(B)

_________________________________________________________

14.

No quarto pargrafo, afirma-se que conflitos de fundo poltico ou econmico (A) (B) (C) podem ser acirrados por fatores outros, como diferenas tnicas ou invocaes do conceito de raa. tm sua origem em argumentos que s se justificam quando se considera a antropologia moderna. existem sobretudo em funo do instinto de dominao do homem, um impulso natural que provm das diferenas raciais. so, na verdade, conflitos de natureza tnica, embora justificados por razes de ordem racial. ocorrem quando manifestaes de preconceito racial tm como justificativa razes de ordem meramente tnica.

(C)

(D)

(E)

(D) (E)

_________________________________________________________

18.

Representam uma causa e seu efeito, respectivamente, os seguintes segmentos do texto: (A) (...) grupo de pessoas que partilham vrios atribuo tos / h nisso grande dose de subjetividade. (1 pargrafo) Da ser difcil estabelecer fronteiras claras / a lngua o (...) parece um critrio objetivo. (1 pargrafo) O moderno conceito de etnia desenvolveu-se no o sculo XX / em oposio s teorias racistas. (2 pargrafo) (...) um indivduo pertence a determinada etnia porque acredita nisso / e tal crena compartilhada o pelos demais indivduos. (3 pargrafo) (...) migraes no decorrer da histria / as populao es humanas no so homogneas. (4 pargrafo)
TCEGO-Conhecimentos Gerais1

_________________________________________________________

15.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio que se faz sobre o texto: (A) Pode ser que ainda haja quem defende o conceito de raa enquanto razo de superioridade entre todos os seres humanos. A antropologia moderna tem um papel decisivo no conceito de raa, ao qual ela deixou de relevar em funo dos conceitos tnicos. So diferenas histricas, ou mesmo culturais, pelas quais os homens deixam de agregar-se socialmente, estabelecendo-as entre si. Muitas das piores manifestaes de barbrie humana deveram-se manipulao do conceito de raa, hoje rechaado pela antropologia. Ainda que houvessem variaes genticas, elas seriam mnimas para almejarem a configurao de efetivas diferenas raciais entre os homens. (E) (B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


19. Est plenamente adequada a pontuao da frase: (A) Entenda-se que para se considerar a existncia de uma etnia, no pode deixar de ocorrer uma autoidentificao, ou seja uma autoconscincia de grupo social. Foram, de fato, inmeras as atrocidades perpetradas em nome de interesses polticos e econmicos, devidamente mascarados, alis, por razes de ordem racial. De acordo com a antropologia moderna, os grupos tnicos, devem ser considerados a partir de critrios, que incluam aspectos culturais, e fatores histricos. Mesmo as pequenas diferenas tnicas, podem acabar servindo de pretexto, para que alguns grupos se sobreponham aos outros movidos por razes polticas. No h como separar, do conceito de etnia a noo de compartilhamento cultural, pela qual, diferentes grupos humanos, tomam conscincia de sua prpria identidade. prticas religiosas incompatveis com a sua condio social. Aprecio os caracteres moderados e prudentes: ultrapassar a medida, ainda que no sentido do bem, coisa que me espanta, se no me incomoda, e a que no sei como chamar. Mais estranha do que justa se me afigura a conduta da me de (B) Pausnias, que foi a primeira a denunci-lo e a contribuir com a primeira pedra para a morte do filho*; nem tampouco aprovo a atitude do ditador Postmio, mandando matar o filho que, no entusiasmo da mocidade, sara das fileiras para atacar o inimigo, com felicidade, alis. No me sinto propenso nem a aconselhar nem a imitar to brbara virtude. (D) Falha o arqueiro que ultrapassa o alvo, da mesma maneira que aquele que no o alcana. Minha vista se perturba se de repente enfrenta uma luz violenta, quando ento vejo to pouco como na mais profunda escurido.
*Nota: A me de Pausnias depositara um tijolo diante do templo de Minerva, onde se refugiara o rei, seu filho. Os lacedemnios, aprovando-lhe o julgamento simblico, ergueram muros em torno do refgio e deixaram o prisioneiro morrer de fome. (Adaptado de Montaigne, Ensaios)

(C)

(E)

_________________________________________________________

20.

As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente respeitadas na frase: (A) Desenvolveu-se ao longo do sculo XX vrios conceitos cientficos, inclusive o de etnia. Deve-se antropologia moderna alguns avanos histricos, sobretudo no que diz respeito ao conceito de raa. Constam entre as mais cruis manifestaes de barbrie a promoo dos terrores raciais, levada a cabo pelos nazistas. J no se pode lanar mo de razes racistas para se camuflar um interesse econmico ou poltico. No deixaro de haver, infelizmente, novas atrocidades coletivas, em nome de novos pretextos. As questes de nmeros 21 a 30 referem-se ao texto seguinte, do filsofo francs Montaigne, influente pensador do sculo XVI. 21.

Da compreenso geral do texto resulta adequada a seguinte concluso: para Montaigne, (A) a todo vcio corresponde uma virtude, que resulta do exagero dele. desejvel que o equilbrio comande o exerccio das demais virtudes. nenhuma virtude possvel quando quem a pratica no sabe exagerar. a moderao costuma esvaziar a desejvel intensidade das virtudes. a sabedoria da moderao incua, pois o sbio sempre imoderado.

(B)

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

Ateno:

_________________________________________________________

22.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. A virtude pode tornar-se vcio se ao seu exerccio


Da moderao Como se tivssemos infeccioso o tato, ocorre-nos corromper, se as manusearmos em excesso, as coisas que em si so belas e boas. A virtude pode tornar-se vcio se ao seu exerccio nos dedicarmos com demasiada avidez e violncia. E jogam com as palavras os que dizem no haver excesso na virtude porque no h virtude onde h excesso: No sbio o sbio, nem justo o justo, se seu amor virtude exagerado. Trata-se de uma sutileza filosfica. Pode-se dedicar imoderado amor virtude e ser excessivo em uma causa justa. Preconiza o apstolo So Paulo, a esse respeito, um equilbrio razovel: No sejais mais comportados do que o necessrio; ponde alguma sobriedade no bom comportamento. Vi um dos grandes deste mundo prejudicar a religio por se entregar a
TCEGO-Conhecimentos Gerais1

nos dedicarmos com demasiada avidez e violncia.

II. Pode-se dedicar imoderado amor virtude e ser


excessivo em uma causa justa.

III. (...) ultrapassar a medida, ainda que no sentido do


bem, coisa que me espanta. As referncias aos casos da me de Pausnias e do ditador Postmio podem bem ilustrar o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. II, apenas.


5

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


23. Ao citar as frases No sbio o sbio, nem justo o justo, se seu amor virtude exagerado e No sejais mais comportados do que o necessrio; ponde alguma sobriedade no bom comportamento, Montaigne deseja mostrar que (A) ambas as frases admitem que o excesso nem sempre vicioso. a primeira frase apenas ameniza o sentido radical da segunda. a segunda frase desmente o que afirma a primeira. ambas as frases atestam a convenincia da plena moderao. a segunda frase lhe parece mais irracional do que a primeira. (D) 27. preciso corrigir, por falha estrutural, a redao da frase: (A) Nenhuma das virtudes est imune aos defeitos que representam os excessos com que podem ser exercidas. Os excessos da prtica de uma virtude podem constituir o mesmo defeito do qual, por princpio, se desejaria combater. O autor considerou uma sutileza filosfica o que expressa o texto citado, no qual tambm acusa um jogo de palavras. Montaigne no v seno excesso na reao supostamente virtuosa da me de Pausnias, ou na do ditador Postmio. A alegoria do arqueiro demonstra, de modo prtico e objetivo, que a virtude no deve ser buscada nos extremos.

(B)

(B)

(C)

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

24.

Falha o arqueiro que ultrapassa o alvo, da mesma maneira que aquele que no o alcana. Considerando-se o contexto, deve-se entender que a frase acima est expressando, de modo figurado, a seguinte convico: (A) o homem que pratica moderadamente a virtude vale tanto quanto o que exageradamente virtuoso. mais vale a pena tudo arriscar nas altas virtudes do que se conformar com as pequenas. mais fcil visar s virtudes que esto ao nosso alcance do que quelas que mal vislumbramos. os vcios costumam ser to excessivos quanto as virtudes, cabendo em ambos os casos um pouco de moderao. o excesso to condenvel quanto a insuficincia, quando se trata da prtica de uma virtude.

_________________________________________________________

28.

A moderao no fcil de alcanar; h quem veja a moderao como sinal de fraqueza; consideram outros a moderao um atributo dos tmidos sem falar nos que atribuem moderao a pecha da covardia. Evitam-se as viciosas repeties do texto acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) a veja lhe veja a veja veja a ela veja-a - consideram-na outros - lhe atribuem - a consideram outros - atribuem-na - consideram-lhe outros - atribuem-na - consideram-na outros - atribuem-lhe - a consideram outros - a atribuem

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

29.

(E)

Falha o arqueiro que ultrapassa o alvo, da mesma maneira que aquele que no o alcana. O elemento sublinhado na frase acima tem sentido equivalente ao da expresso (A) (B) (C) (D) (E) com a mesma percia. nas mesmas condies. o que tambm ocorre com. conquanto possa ocorrer com. ainda que o mesmo acontea a.

_________________________________________________________

25.

Deve-se entender que a brbara virtude a que alude Montaigne ao final do segundo pargrafo foi assim qualificada porque Postmio (A) (B) (C) se deixou levar pelos excessos da mocidade. se mostrou hesitante diante da insolncia do jovem. demonstrou cruel obsesso pelo senso de disciplina. decidiu punir cruelmente a rebeldia das fileiras. se revelou um sdico diante das hostes inimigas.

_________________________________________________________

30.

(D) (E) 26.

Quanto redao da Nota, ao p do texto, correto afirmar que (A) as formas depositara e se refugiara expressam aes que ocorreram concomitantemente. o pronome lhe, na forma aprovando-lhe, est-se referindo a templo de Minerva. a expresso julgamento simblico est empregada no sentido de julgamento inconsequente. a frase ergueram muros em torno do refgio pode ser substituda, adequadamente, por muraram aonde era o refgio. o tempo da forma verbal refugiara indica ao anterior expressa pelo tempo da forma verbal ergueram.
TCEGO-Conhecimentos Gerais1

_________________________________________________________

No sejais mais comportados do que o necessrio; ponde alguma sobriedade no bom comportamento. A frase acima permanecer correta com a substituio das formas verbais sublinhadas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) sejas seja sede sejas sejas ponhais pe ponhais pe ponhas

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


Noes de Direito Constitucional 31. Compete ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, (A) (B) (C) (D) (E) dispor sobre fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso. escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio. autorizar referendo e convocar plebiscito. autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais. 35. 34. Ato lesivo ao patrimnio pblico e ao meio ambiente, praticado por entidade integrante da Administrao Pblica, poder ser anulado, judicialmente, por meio de (A) (B) (C) (D) (E) mandado de injuno impetrado por partido poltico. ao popular proposta por qualquer cidado. habeas data impetrado por organizao sindical, na defesa dos interesses de seus membros. mandado de segurana coletivo impetrado pelo Ministrio Pblico. habeas corpus impetrado por qualquer indivduo.

_________________________________________________________

Ao organizar o Poder Legislativo, na esfera federal, a Constituio da Repblica prev que (A) a Cmara dos Deputados ser composta de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritrio, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. o Senado Federal ser composto de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio proporcional. a representao de cada Estado e do Distrito Federal no Senado Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. as deliberaes de cada Casa Legislativa sero tomadas pela maioria absoluta de seus membros, salvo disposio constitucional em contrrio. o nmero total de Senadores ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta representantes.

_________________________________________________________

32.

Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, (A) (B) a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias. os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio, ou entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro, ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da Unio. as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas. nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o ProcuradorGeral da Repblica. a execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, sendo vedada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais.

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

36.

Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, (A) ser chamado ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, que dever completar o perodo de mandato de seus antecessores. ser realizada eleio pelo Congresso Nacional, trinta dias depois da ltima vaga, caso a vacncia ocorra nos ltimos dois anos do perodo presidencial. dever ser convocado plebiscito para decidir quanto necessidade de realizao de nova eleio. caber ao Tribunal Superior Eleitoral dar posse aos candidatos segundos colocados no pleito em que eleitos os antecessores. no h soluo prevista expressamente na Constituio da Repblica para a sucesso, cabendo ao Congresso Nacional dispor sobre a matria.

_________________________________________________________

33.

Considere as seguintes afirmaes sobre a proposta oramentria do Ministrio Pblico:

(B)

I. O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias e, caso encaminhada em desacordo com esses limites, caber ao Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. (C) (D)

II. Se o Ministrio Pblico no encaminhar a respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na lei de diretrizes oramentrias. (E)

_________________________________________________________

37.

Ser considerado inelegvel, nos termos da Constituio da Repblica, (A) o Governador de Estado no exerccio de seu primeiro mandato que, pretendendo a reeleio, no renunciar at seis meses antes do pleito. o Deputado Federal no exerccio de segundo mandato consecutivo que pretenda reeleger-se. quem tenha sido condenado criminalmente por deciso judicial, mesmo que ainda no transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. brasileiro naturalizado que queira candidatar-se a uma vaga no Senado Federal. o filho adotado de Governador do Estado que pretenda candidatar-se a Prefeito da Capital do Estado. 7

III. Durante a execuo oramentria do exerccio, no


poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(B) (C)

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

(D) (E)

TCEGO-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


38. Ao dispor sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituio da Repblica admite, expressamente, que seja objeto de acordo ou conveno coletiva de trabalho (A) a concesso de seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio. a garantia de irredutibilidade do salrio. (C) (C) o dcimo-terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria. o prazo prescricional para propositura de ao judicial quanto aos crditos resultantes da relao de trabalho. a reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. revogao unilateral, pela Administrao, de contratos por motivo de interesse pblico. possibilidade de praticar todos os atos no proibidos por lei. sujeio dos atos a controle interno e autotutela. Noes de Direito Administrativo 41. NO contempla prerrogativa inerente ao regime jurdico administrativo: (A) (B) (B) impenhorabilidade dos bens pblicos. imprescritibilidade dos bens pblicos.

(D)

(D)

(E) 42.

_________________________________________________________

(E)

Considere as afirmaes abaixo, relativas ao conceito de servio pblico:

_________________________________________________________

I. O conceito de servio pblico varia no tempo e no


espao, cabendo a cada ordenamento jurdico definir quais so tais servios.

39.

Incluem-se entre os bens dos Estados (A) as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares. o mar territorial, os terrenos de marinha e seus acrescidos. as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios. as ilhas fluviais e lacustres no-pertencentes Unio. os potenciais de energia hidrulica. (A) (B) (C) (D) (E) 43.

II. No Brasil, os servios pblicos so relacionados pela Constituio, embora haja espao para a criao de novos servios pblicos por lei formal.

(B)

III. O conceito estrito de servio pblico inclui toda


prestao de servios pelos rgos do Estado e entidades da Administrao Indireta que possa gerar comodidade fruvel pelos cidados, tais como justia e segurana pblica. Est correto o que se afirma APENAS em

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

40.

Considere as seguintes afirmaes sobre a disciplina constitucional do direito de propriedade:

I. II. I e II. I e III. II e III.

I. A lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituio.

_________________________________________________________

A pessoa legalmente investida em cargo, de provimento efetivo ou em comisso, com denominao, funo e vencimento prprios, nmero certo e remunerado pelos cofres pblicos." Esta a definio de (A) (B) (C) (D) (E) agente pblico. particular em colaborao com a Administrao. servidor pblico em sentido amplo. empregado pblico. funcionrio pblico.

II. A pequena propriedade rural, assim definida em lei,


desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.

III. No caso de iminente perigo pblico, a autoridade


competente poder usar de propriedade particular, desde que mediante indenizao prvia em dinheiro. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 8 44.

_________________________________________________________

No Estado de Gois, o provimento de cargos em comisso (A) depende de concurso pblico, salvo se j houver prvia investidura em cargo de provimento efetivo. feito por decreto do Governador do Estado. est condicionado prvia apresentao de declarao de bens e valores do nomeado. restrito aos funcionrios que j sejam titulares de cargo de provimento efetivo. implica a automtica posse do cargo, sem necessidade de outro ato formal do funcionrio.
TCEGO-Conhecimentos Gerais1

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas.

(B) (C)

(D)

(E)

I, II e III.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


45. A respeito das sanes por improbidade administrativa, tal o como previstas pela Lei n 8.429/92, correto afirmar que (A) possvel a decretao de indisponibilidade dos bens do acusado, nos casos de atos de improbidade que importem enriquecimento ilcito ou que lesem o patrimnio pblico. os herdeiros do infrator respondem ilimitadamente pelos prejuzos causados por este, caso venha a falecer no curso do feito. a propositura da ao gera automaticamente a indisponibilidade dos bens do acusado, cabendo posteriormente sua ratificao por deciso judicial. a condenao ao ressarcimento do dano dever ser efetuada em ao autnoma, ainda que a condenao por improbidade administrativa tenha eficcia de coisa julgada na esfera cvel. so imputveis apenas os agentes administrativos que tenham direta participao no evento, sem prejuzo da responsabilizao disciplinar daqueles que tenham com ele concorrido. 49. O princpio da presuno de legalidade dos atos administrativos (A) (B) impede sua apreciao pelo Poder Judicirio. permite que a sua legalidade seja questionada, embora o ato seja considerado vlido at deciso em contrrio. torna verdadeiros, em carter absoluto, os fatos alegados pela Administrao como motivos para edio do ato. permite ao Poder Judicirio analisar apenas seus aspectos de constitucionalidade, no de legalidade. incompatvel com os demais princpios administrativos e constitui exceo ao regime jurdico de direito pblico.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

50.

_________________________________________________________

Considere as situaes abaixo descritas, relativamente a atividades desempenhadas por servidores pblicos do Estado de Gois, no exerccio de suas funes:

46.

No exerccio de seu poder regulamentar, o Chefe do Poder Executivo pode expedir, relativamente a todas as matrias de sua competncia, regulamentos (A) (B) (C) (D) (E) autnomos, destinados a criar normas jurdicas gerais e abstratas, independentemente de lei anterior. autnomos, cuja eficcia e aplicabilidade independe de posterior manifestao do Poder Legislativo. de execuo, destinados a dar fiel cumprimento s leis. de execuo, destinados a dar fiel cumprimento aos decretos por ele expedidos. independentes, destinados a regulamentar a prestao de servios pblicos.

I. deixar, injustificadamente, de arrecadar tributos a


seu cargo.

II. empregar meio vexatrio na cobrana de tributo ou


receita pblica.

III. deixar de recolher ou repassar tributos aos cofres


pblicos. infrao disciplinar tambm punvel com multa o que est descrito em (A) (B) (C) (D)

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

47.

Dentre os elementos dos atos administrativos, citam-se (A) (B) (C) (D) (E) a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presuno de legalidade. a discricionariedade e a vinculao. a anulao e a revogao. o objeto, a finalidade e o motivo. os atos de imprio, os atos negociais e os atos de gesto. 51. Compete ao Tribunal de Contas do Estado de Gois (A) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta. apreciar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos apenas da administrao direta. processar e julgar o Governador e o Vice-Governador por crime de responsabilidade e os Secretrios de Estado por crime da mesma natureza, conexo com aquele. julgar, anualmente, as contas prestadas pelo Governador, e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo. proceder tomada de contas do Governador, quando no prestadas dentro de sessenta dias aps a abertura da Sesso Legislativa. 9

(E)

_________________________________________________________

Legislao Especfica do Estado de Gois

_________________________________________________________

48.

Em relao invalidao dos atos administrativos correto afirmar que (B) (A) (B) (C) apenas os atos discricionrios podem ser objeto de revogao. apenas os atos vinculados podem ser objeto de anulao. a revogao por convenincia e oportunidade desobriga a Administrao de indenizar o particular lesado. a anulao sempre se d em carter ex nunc e respeita os efeitos produzidos durante a vigncia do ato. a revogao sempre se d em carter ex tunc e desfaz os efeitos produzidos durante a vigncia do ato, com ou sem indenizao. (D) (C)

(D)

(E)

(E)

TCEGO-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


52. O poder que o Tribunal de Contas do Estado de Gois possui para, no mbito de sua competncia e jurisdio, expedir atos normativos sobre matria de sua atribuio e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando os jurisdicionados ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade, denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) 53. processual. disciplinar. de Polcia. jurisdicional. regulamentar. 57. A modalidade de licitao em que a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns feita em sesso pblica, por meio de propostas de preos escritas e lances verbais, denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) convite. registro de preo. leilo. tomada de preo. prego.

_________________________________________________________

Segundo o Regimento Interno, vedado ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Gois (A) (B) (C) resolver os incidentes relativos ordem e andamento dos processos. participar de sociedade comercial, exceto como acionista ou cotista sem ingerncia. exercer representao perante o Tribunal transcorridos 4 anos do afastamento do cargo por aposentadoria. exercer comisso remunerada ou no em concessionrias de servio pblico. desincumbir-se das misses e dos encargos que o Tribunal lhe confiar.

_________________________________________________________

58.

A licitao na modalidade de prego no se aplica s contrataes de (A) (B) (C) (D) (E) servios de copeiragem. servios de apoio administrativo. servios de assistncia mdica. locaes imobilirias. servios de eventos.

(D) (E)

_________________________________________________________

54.

Aceitao formal das atribuies, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem servir, denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) indicao. nomeao. posse. lotao. contratao.

_________________________________________________________

59.

Quanto participao de empresas reunidas em consrcio no prego, correto afirmar que (A) as empresas consorciadas no podero participar, na mesma licitao, de mais de um consrcio ou isoladamente. no consrcio de empresas brasileiras e estrangeiras, a liderana poder ser ou no exercida pela empresa brasileira. para fins de qualificao econmico-financeira, somente a empresa lder dever atender aos ndices contbeis definidos no edital. apenas a empresa lder dever apresentar a documentao de habilitao exigida no edital. as empresas integrantes, salvo a empresa lder, podero deixar de apresentar os documentos de habilitao que j constem do Cadastro de Fornecedores CADFOR.

_________________________________________________________

55.

A prioridade na tramitao dos processos e procedimentos administrativos e na execuo dos atos e diligncias administrativas assegurada quando figure, em qualquer grau de instncia, como requerente ou interveniente, pessoa com idade igual ou superior a (A) (B) (C) (D) (E) 55 anos. 60 anos. 65 anos. 70 anos. 75 anos.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

56.

Considere:

I. O processo administrativo somente poder ter incio


mediante pedido do interessado.

_________________________________________________________

II. No pode ser objeto de delegao a deciso de


recursos administrativos.

60.

III. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo poder ser iniciado perante a autoridade de qualquer grau hierrquico para decidir: Considerando a regulamentao do processo administrativo no mbito da Administrao Pblica do Estado de Gois, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 10

A modalidade de Licitao para registro de preos, realizada a critrio do rgo gerenciador e mediante despacho devidamente fundamentado da autoridade mxima do rgo ou da entidade, (A) (B) (C) (D) (E) a tomada de preo. a concorrncia do tipo tcnica e preo. a tomada de preo do tipo tcnica e preo. o prego do tipo tcnica e preo. a tomada de preo do menor preo.
TCEGO-Conhecimentos Gerais1

I. I e II. II. II e III. III.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS I 61. O esquema abaixo
R S T F1,2,3

1 3 2 4

5 K2 6

1 3 2 4

5 K3 6

1 3 F7 2 4

5 K4 6

1 3 2 4

5 K1 6

Motor

representa um comando (A) (B) (C) (D) (E) automtico de ligao direta e com reverso. estrela tringulo. automtico estrela tringulo com reverso. automtico de partida utilizando chave compensadora. automtico de partida direta.

62.

No esquema abaixo,

Instalao de alimentao U > 36,2 kV

Instalao considerada em MT 1kV < U < 36,2 kV

G
U < 1kV

G
Alimentao de segurana U < 1kV Instalao eltrica de Baixa Tenso

as letras A e B, respectivamente, esto aderentes s NBRs (A) (B) (C) (D) (E) 5460 5410 14039 14039 5410 e 5410 e 5460 e 5460 e 5410 e 14039

63.

A norma tcnica NBR 5410 abrange, alm das instalaes eltricas de edificaes residenciais, comerciais, estabelecimentos de uso pblico, industriais, hortigranjeiros, reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas, feiras, exposies e instalaes temporrias, tambm (A) (B) (C) (D) (E) os canteiros de obras. os canteiros de obras e as redes de distribuio areas urbanas. os trabalhos em circuitos energizados e as usinas. as cercas eltricas, as usinas e as subestaes. as cercas eltricas e as redes de distribuio areas rurais. 11

TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


64. Uma rede eltrica externa, aps o desligamento de todas as fases, ainda pode apresentar valores de corrente e tenso eltricas, devido a (A) (B) (C) (D) (E) rompimento dos condutores da rede, erros de manobra, fonte de alimentao de terceiros, tenso induzida por linhas adjacentes, contato com outros condutores energizados e induo eletrosttica proveniente de nuvens carregadas. descargas eltricas atmosfricas, erros de manobra, fonte de alimentao de terceiros, tenso induzida por linhas adjacentes, queima dos fusveis do circuito e induo eletrosttica proveniente de nuvens carregadas. descargas eltricas atmosfricas, erros de manobra, fonte de alimentao de terceiros, tenso induzida por linhas adjacentes, contato com outros condutores energizados e falha no fornecimento de energia. descargas eltricas atmosfricas, erros de manobra, fonte de alimentao de terceiros, tenso induzida por linhas adjacentes, contato com outros condutores energizados e induo eletrosttica proveniente de nuvens carregadas. rompimento dos condutores da rede, falha no fornecimento de energia, queima dos fusveis do circuito, contato com outros condutores energizados e induo eletrosttica proveniente de nuvens carregadas.

65.

So procedimentos ou equipamentos, dentre outros, a serem empregados na manuteno em redes areas de mdia tenso (classe de 15 kv), alm de load buster ou dispositivo de abertura com carga (DAC) e varas de manobra, (A) (B) (C) (D) (E) aterramento temporrio, voltmetro e par de luvas classe 1. aterramento temporrio, detetores de tenso e par de luvas classe 0. dispositivo diferencial residual (DR), voltmetro e par de luvas classe 2. dispositivo diferencial residual (DR), detetores de tenso e bota de borracha com biqueira de ao. aterramento temporrio, detetores de tenso e par de luvas classe 2.

66.

Considere a figura a seguir.


E

I d

Admitindo-se que: E = iluminamento (lux) I = intensidade luminosa (candelas) d = distncia do foco luminoso ao ponto (B) a iluminar (m) h = distncia, na vertical, entre a fonte e o ponto A iluminado (m) = ngulo entre os pontos A e B B = ponto oblquo a iluminar A frmula para o clculo do iluminamento (E), em lux, pode ser dada por (A) E= I d
2

. cos =

I h
2

. cos 3

(B)

E= E= E=

I d3 I d I d

. cos =

I h3 I h I

. cos 2 .cos 2 . cos

(C)

. cos = .cos 2 =

(D)

h2
I h

(E)
12

E=

I2 d

. cos =

. cos 3
TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


67. O levantamento da quantidade de servios e materiais, seus respectivos preos unitrios e o preo global do investimento, fazem parte (A) (B) (C) (D) (E) da estratgia de marketing. do planejamento de execuo. da estratgia de divulgao. do oramento de custos indiretos. do oramento da obra.

68.

Sabendo-se que: t = durao em segundos da corrente de curto-circuito S = seo de condutor em mm2 I = valor da corrente de curto-circuito, em A k = constante que assume valores distintos dependendo basicamente do material do condutor, de sua isolao e emendas existentes. Pode-se calcular o tempo necessrio para que uma corrente de curto-circuito de durao at 5 segundos, eleve a temperatura dos condutores at a temperatura limite para sua isolao utilizando a frmula: (A)

K . S2 l2

(B)

K 2. S l2

(C)

K 2. S2 l

(D)

K 2. S2 l2

(E)

K 2. S2 l3

69.

Para a escolha do disjuntor, alm da capacidade de estabelecimento em curto-circuito (kA crista) e da capacidade de interrupo em curto-circuito simtrico (kA eficaz), devem ser analisadas a tenso nominal (A) mdia, o nvel de isolamento, as curvas caractersticas (tempo corrente) do disparador trmico e/ou magntico, a frequncia nominal e o ciclo de operao. em vca, o nvel de isolamento, as curvas caractersticas (tempo tenso mdia) do disparador trmico e/ou magntico, a corrente nominal e o ciclo de operao. em vca, o nvel de isolamento, as curvas caractersticas (tempo corrente) do disparador trmico e/ou magntico, a corrente nominal, a frequncia nominal e o ciclo de operao. em vca, as curvas caractersticas (frequncia capacitncia) do disparador trmico e/ou magntico, a corrente nominal, a frequncia nominal e o ciclo de operao. mdia, o nvel de isolamento, as curvas caractersticas (tempo corrente) do disparador trmico e/ou magntico, a corrente nominal e a frequncia nominal.
13

(B)

(C)

(D)

(E)

TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


70. Considere:

I. Mtodo clssico de dimensionamento de rede de captores de raios, em que os ngulos de proteo variam com a altura
do elemento captor, onde a construo envolvida por um cone cujo ngulo da geratriz com a vertical estabelecido em funo do nvel de proteo necessrio e da altura da construo.

II. Mtodo que utiliza malha de condutores acima da edificao a ser protegida, cujo reticulado definido de acordo com
quatro nveis possveis.

III. Mtodo que tem sua origem relacionada aos critrios de projeto de proteo contra descargas atmosfricas em linhas de
transmisso e subestaes. Os mtodos de projeto da proteo contra descargas atmosfricas I, II e III denominam-se, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) Eletrogeomtrico, Faraday e Franklin. Franklin, Faraday e Eletrogeomtrico. Eletrogeomtrico, Franklin e Faraday. Franklin, Eletrogeomtrico e Faraday. Faraday, Franklin e Eletrogeomtrico.

71.

Para se obter uma perfeita coordenao entre o dispositivo de proteo e o condutor de uma instalao eltrica, a relao I1 I2 I3 a ser satisfeita deve ter as suas correntes correspondentes a: I1
(A)

I2

I3

(B)

(C)

(D)

(E)

capacidade de conduo de corrente do corrente de projeto do circuito. corrente nominal do dispositivo de proteo. condutor vivo do circuito j submetido aos fatores de correo. capacidade de conduo de corrente do con- corrente nominal do dispositivo de procorrente de projeto do circuito. dutor vivo do circuito j submetido aos fatores teo. de correo. capacidade de conduo de corrente do con- corrente de projeto do circuito. corrente nominal do dispositivo de protedutor vivo do circuito j submetido aos fatores o. de correo. capacidade de conduo de corrente do corrente nominal do dispositivo de protecondutor vivo do circuito j submetido aos corrente de projeto do circuito. o. fatores de correo. capacidade de conduo de corrente do corrente nominal do dispositivo de protecorrente de projeto do circuito. condutor vivo do circuito j submetido o. aos fatores de correo.

72.

Um motor monofsico de 127 V, 5 HP, fator de potncia igual a 0,85 e rendimento de 90% deve ser instalado com um disjuntor de proteo. Para o dimensionamento do disjuntor, precisa-se calcular a corrente nominal do motor, cujo valor aproximado, em A, (A) (B) (C) (D) (E) 12 18 27 38 45

73.

O dispositivo de proteo recomendado para instalaes de tomadas de corrente em lavanderias, banheiros e reas externas, entre outras, que conjuga a funo de proteo contra sobrecarga e curto-circuito e a funo de proteo contra choques eltricos provocados por contatos diretos e indiretos o (A) (B) (C) (D) (E) rel de sobrecorrente. disjuntor termomagntico. fusvel NEOZED. disjuntor diferencial residual. fusvel NH.
TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

14

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


74. Considere a representao eltrica a seguir.
1 QD 2 3 4 5 100 W 1 A A 1 5 4 220 V 5 4 A 1 4 B 1 G 3 660 W 4 220 V 1 2 3 100 W 1 B B 1 G 3 110 V C 1 100 W 1 C 2 3 G 60 W 2 D 2 2 Partida Conv. E G 3 20 W Cigarra 110 V D 2 3 2 2 3 D 2 3 100 W 2 F 3 Partida 2 2 Rpida F 3 40 W 110 V 3 2

4400 W A 1

C B 1 G 3 3 G 3G 3 D 2 2 3 1 23 3 2

1 2 3

1 2 3

B C

110 V

A representao est corretamente identificada em:


Esquema utilizado (A) (B) (C) (D) (E) unifilar multifilar unifilar unifilar multifilar Potncia instalada do circuito 1 300 W 300 W 220 W 300 W 300 W 1 iluminao iluminao tomadas 110 V iluminao iluminao 2 iluminao iluminao iluminao iluminao iluminao Circuito 3 tomadas 110 V tomadas 110 V tomadas 110 V tomada 220 V tomadas 110 V 4 tomada 220 V tomada 220 V tomada 220 V tomadas 110 V chuveiro 5 chuveiro chuveiro chuveiro chuveiro tomada 220 V

75.

Considere a figura a seguir.


30 m L1
Passeio

L2

L3

L4

L5

Pa
Passeio

15 m

Num trecho externo de um estabelecimento pblico, encontra-se uma rea que servir como pista para deslocamento.
Dados: Tcnica de Iluminamento por Ponto, considere a frmula ao lado Ep = (E K 1 N) / H2 sendo Ep o iluminamento no ponto Pa Ponto Pa iluminamento mnimo Lmpada empregada a de vapor de mercrio de 250 W H = altura das luminrias de 10 m K = o fator da luminria empregada que, extrado do diagrama de curvas resulta em 0,23 Valor para iluminamento mximo = 100 %, ou seja, E = 1 1 = fluxo luminoso da lmpada = 12000 lumens N = 1 (lmpada da luminria) Contribuio somente das luminrias L2 e L3 p = 15% = curva adotada no diagrama de curvas, considerando somente a contribuio de cada uma das luminrias L2 e L3 A distncia entre L2 e Pa igual a distncia entre Pa e L3

O iluminamento em Pa (que est sobre a linha mdia dessa pista) (A) (B) (C) (D) (E) 4,14 lux 8,28 lux 12,42 lux 16,56 lux 27,60 lux 15

TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


76. Um transformador abaixador de tenso tem as especificaes seguintes: 127 V 15 V 4 A. Se ele estiver alimentando uma carga que consome 25 W, o valor aproximado da corrente no primrio ser (A) 0,5 A

(B)

200 mA

(C)

50 mA

(D)

2A

(E)

5A

77.

No dimensionamento do condutor de proteo em uma instalao eltrica predial, se a seo S do condutor (A) neutro do circuito for maior que 35 mm2, a seo do condutor de proteo dever ser, no mnimo, de 4 mm2.

(B)

neutro do circuito estiver entre 16 e 35 mm2, a seo do condutor de proteo dever ser, no mximo, de 8 mm2.

(C)

fase do circuito estiver entre 16 e 35 mm2, a seo do condutor de proteo dever ser, no mnimo, de 16 mm2.

(D)

fase do circuito for menor que 16 mm2, a seo do condutor de proteo dever ser, no mnimo, de 8 mm2.

(E)

fase do circuito for maior que 35 mm2, a seo do condutor de proteo dever ser, no mximo, de 16 mm2.

78.

Dentre as premissas do Modelo de Desenvolvimento Sustentvel incluem-se o controle do crescimento populacional, a dependncia do suprimento externo (A) contnuo de energia, o uso racional da energia e da matria com nfase conservao, em contraposio ao desperdcio, e a capacidade infinita do meio de reciclar matria e absorver resduos.

(B)

inesgotvel de energia, o uso racional da energia e da matria com nfase conservao, em contraposio ao desperdcio, a promoo da reciclagem e do reso dos materiais, e o controle da poluio, gerando menos resduos para serem absorvidos pelo ambiente.

(C)

contnuo de energia, o suprimento inesgotvel de matria, a promoo da reciclagem e do reso dos materiais, e o controle da poluio, gerando menos resduos para serem absorvidos pelo ambiente.

(D)

inesgotvel de energia, o suprimento inesgotvel de matria e a capacidade infinita do meio de reciclar matria e absorver resduos.

(E)

contnuo de energia, o uso racional da energia e da matria com nfase conservao, em contraposio ao desperdcio, a promoo da reciclagem e do reso dos materiais, e o controle da poluio, gerando menos resduos para serem absorvidos pelo ambiente.

79.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu como deve ser feita a avaliao de impactos ambientais, criando duas figuras novas (um relatrio tcnico e um relatrio-resumo), alm de estabelecer a relao de atividades para as quais sua exigncia obrigatria. Essas figuras e atividades, respectivamente, so (A) (B) (C) (D) (E) EIA, Rima e construo de ferrovias. Conama, EIA e extrao de minrios. Rima, Conama e construo de ferrovias. EIA, Simarn e construo de aeroportos. Rima, Simarn e extrao de combustvel fssil (petrleo, carvo, xisto).
TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

16

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


80. Comparando-se os captulos sobre meio ambiente constantes nas Constituies Federal e do Estado de Gois, correto afirmar: (A) A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Cerrado, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so considerados Patrimnio Nacional pela Constituio Federal. A conservao do patrimnio espeleolgico pelo poder pblico, a fim de assegurar um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos, est expressa apenas na Constituio de Gois. A preocupao em assegurar a informao veraz e atualizada em tudo o que disser respeito qualidade do meio ambiente est expressa na Constituio Federal. O estmulo utilizao de alternativas adequadas soluo dos problemas de produo de energia, controle de pragas e utilizao dos recursos naturais est expresso em ambas as constituies. O papel do poder pblico e da coletividade na defesa, recuperao e preservao do meio ambiente, considerando as geraes presentes e futuras, est expresso em ambas as constituies.

(B)

(C)

(D)

(E)

81.

Informaes gerais, caracterizao do empreendimento, rea de influncia, diagnstico ambiental da rea de influncia, com descrio e anlise dos fatores ambientais e suas interaes, por meio das variveis que descrevem o estado ambiental, caracterizando a qualidade ambiental, anlise dos impactos ambientais, proposio de medidas mitigadoras, programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos devem constar na elaborao dos seguintes documentos: (A) (B) (C) (D) (E) ART e PRA. PRA e EIA. ART e Rima. EIA e Rima. Rima e PRA.

82.

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA regulamentada pela norma NR (A) (B) (C) (D) (E) 10 26 5 17 6

83.

Com base na ISO 14001, os sistemas de gesto ambiental devem ser compostos por

I. Poltica Ambiental II. Planejamento III. Implementao e Operao IV. Verificao e Aes Corretivas V. Reviso de Gerenciamento VI. Adequao da Legislao
Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

III, V e VI. II, III, IV e V. I, II, IV e VI. I, II, III, IV e V. I, III, IV, V e VI.
17

TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


84. Deve anteceder o desenvolvimento de um SGA Sistema de Gesto Ambiental a reviso ou diagnstico inicial contemplando uma avaliao dos procedimentos utilizados na empresa relacionados s questes (A) (B) (C) (D) (E) ambientais e uma prospeco sobre as estratgias futuras. ambientais e uma prospeco sobre as estratgias passadas. econmico-financeiras e uma prospeco sobre as estratgias futuras. socioculturais e uma prospeco sobre as estratgias presentes. sociais e uma prospeco sobre as estratgias passadas.

85.

A implantao de um SGA Sistema de gesto Ambiental baseada em um ciclo (A) (B) (C) (D) (E) Justin Time. CDMA. ABCD. 5 S. PDCA .

86.

O BDI Benefcios e Despesas Indiretas, para rgos contratantes, constitui-se de encargos financeiros, impostos e taxas, fatores de risco, lucro e uma parcela composta exclusivamente do custo indireto originrio (A) (B) (C) (D) (E) do canteiro de obras. de consultorias, mobilizao e administrao central. da mobilizao, imobilizao e do canteiro de obras. da administrao central. da administrao central, construo e operao do canteiro de obras.

87.

Numa obra de construo civil, eventos e atividades esto apresentados na tabela a seguir.
Eventos Atividades Inicial 0 1 0 2 3 Final 1 3 2 3 4 Dias necessrios para execuo 5 4 4 6 5

A Tecer alvenaria da fachada B Fazer abertura de Vos C Preparar Caixilharia D Colocar Caxilhos E Assentar Portas e Janelas

A representao grfica correta pelos mtodos PERT/CPM : (A) (B) (C) (D) (E)
A

1
5 4 D C 4

1
5 4 D A 4

3
6

E 5

3
6

E 5

(A)

(B)

1
5 4 B C 4

1
4 5 D C 4

3
6

E 5

3
6

E 5

(C)

(D)

1
4 5 D C 6

3
4

E 5

(E) 18
TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


88. A Lei n 9.605/08, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Esta lei estabelece que (A) (B) (C) (D) (E) a pena e a multa so aumentadas at o triplo, no caso de pesca em locais interditados por rgo regulador competente. a multa ser calculada conforme os critrios do Cdigo Penal e, se revelar-se ineficaz, poder ser aumentada em at cinco vezes o valor mximo. os instrumentos utilizados na prtica da infrao sero doados, garantindo a sua descaracterizao por meio de reciclagem. a reincidncia nos crimes de natureza ambiental e o baixo grau de escolaridade do infrator so circunstncias agravantes da pena. a pena aumentada de um sexto a um tero, no caso de crime contra a flora cometido no perodo de queda das sementes.
o

89.

O cronograma em que so mostrados os servios a serem executados concomitantemente a parcelas de desembolso, durante o perodo previsto para o projeto, o (A) (B) (C) (D) (E) fsico fsico-financeiro. de mo de obra indireta. financeiro. fsico-financeiro-indireto.

90.

Um canteiro de obras apresenta: Composio da equipe a 6 pedreiros e 8 serventes Composio da equipe b 6 pedreiros e 8 serventes Composio da equipe c 1 pedreiro e 1 servente Atividades: Equipe a 150 m2 de alvenaria de tijolos cermicos de 6 furos em 60 horas. Equipe b 150 m2 de alvenaria de tijolos cermicos de 6 furos em 55 horas. Equipe c 12m2 de reboco em 3 horas.

O coeficiente de produtividade de cada participante dessas equipes por metro quadrado de alvenaria de tijolos cermicos e de reboco, considerando as equipes a, b e c, respectivamente, em h/m2, (A) (B) (C) (D) (E) 4,7; 4,7; 3,4; 4,2; 2,4; 3,2; 0,4; 0,2; 1,8; 1,1; 3,5; 1,2; 2,2; 2,4; 2,9; 3,15; 2,12; 2,93; 4,93; 2,65; 1,92; 0,55; 0,25; 2,25; 0,55; 1,92 1,25 0,25 2,25 0,55

91.

Um dos instrumentos legais que ganhou bastante destaque dentro do conjunto de normas para o controle da qualidade o ambiental foi a Lei n 9.605, que dispe sobre (A) (B) (C) (D) (E) a criao do Sistema de Monitoramento Ambiental e dos Recursos Naturais por Satlite (Simarn). o zoneamento ambiental e cadastro de reas intocveis. a criao de estaes ecolgicas e reas de proteo ambiental. a criao do Fundo Nacional do Meio Ambiente. sanses penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, alm de outras providncias. 19

TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


92. O comando do CAD cuja funo cortar objetos onde existe eixos de corte o (A) (B) (C) (D) (E) FILLET. DEL. EXTEND. TRIM. BREAK.

93.

A planilha abaixo foi implementada no Microsoft Office Excel 2003 e refere-se anlise de um circuito composto de 4 resistncias. Foi medida a tenso em cada resistncia e calculada a potncia dissipada por cada uma delas e a potncia total.
A 1 2 3 4 5 6 U(volt) 12,70 16,68 8,45 9,07 B R(ohm) 120 470 270 680 C P(watt) 1,34 0,59 0,26 0,12 2,32

Ptotal (watt)

As frmulas digitadas nas clulas C4 e C6 so: C4


(A) (B) (C) (D) (E)

C6 =SOMA(C2C5) =SOMA(C2:C5) = (C2 a C5) =C2+C3+C4+C5 = + (C2:C5)

=POTNCIA(A42):B4 =POTNCIA(A4;2)/B4 = POTNCIA(2;A4)/B4 =(A4*2):B4 =(A4&2)/B4

94.

Para os fins da Lei n 8.666/93, toda transferncia de domnio de bens a terceiros considerada (A) (B) (C) (D) (E) uma aquisio. uma concorrncia. uma alienao. uma licitao. um leilo.

95.

A NBR 14039 descreve um tipo de subestao na qual os seus componentes esto protegidos contra as intempries, com iluminao artificial, iluminao de segurana e, sempre que possvel, iluminao natural atravs de janelas e vidraas que devem ser fixas e protegidas por meio de telas metlicas ou vidro aramado. Alm disso, ela deve ter ventilao natural, sempre que possvel, ou forada. Trata-se da subestao (A) (B) (C) (D) (E) abrigada. ao tempo. subterrnea. mvel. de superfcie.
TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

20

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


96. Sobre as disposies constitucionais referentes ao controle externo das entidade governamentais, considere:

I. A abrangncia dos controles se restringe legalidade e legitimidade dos atos praticados pelos gestores. II. Qualquer cidado parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de
Contas da Unio.

III. Compete ao Tribunal de Contas da Unio apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica,
mediante parecer prvio que dever ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento.

IV. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro
cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. II e III. II e IV. III. III e IV.

97.

De acordo com o art. 71 da Constituio Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da Unio, no exerccio do controle externo, realizar inspees e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pblica com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstraes financeiras, ele est realizando uma auditoria (A) (B) (C) (D) (E) contbil. de acompanhamento de gesto. de gesto. operacional. especial.

98.

De acordo com os dispositivos constitucionais, os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno, o qual NO possui como finalidade (A) (B) (C) (D) (E) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal. exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei.

99.

A verificao da legalidade dos atos de execuo oramentria ser prvia, concomitante ou subsequente. Uma das formas de se exercer o controle prvio por meio (A) (B) (C) (D) (E) do Balano Patrimonial. do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria. do Relatrio de Gesto Fiscal. do Empenho da Despesa. da Tomada de contas.

100. A Lei no 101/2000 prev que, quando o Poder Executivo ultrapassar 90% (noventa por cento) do limite definido para a despesa total com pessoal, ele ser alertado pelo (A) (B) (C) (D) (E) Poder Judicirio. Tribunal de Contas. Poder Legislativo. Conselho Municipal. Setor de Contabilidade. 21

TCEGO-Anal.Con.Ext-Eng.Eltrica-CEI-C03

www.pciconcursos.com.br

You might also like