You are on page 1of 4

A literacia da informao na escola do sculo XXI: como trabalhar com a biblioteca escolar

... Ao Servio da Literacia da Informao!


Vo longe, muito longe, os tempos em que o conceito de literacia mais no significava do que a capacidade de ler Latim. E, poca, j significava imenso! A verdade que, nas ltimas dcadas, assistimos a um crescimento exponencial de informao que deixou de ser um privilgio de um nmero restrito de iluminados para passar a estar ao alcance de quase todos. a Sociedade da Informao, verdadeira marca identitria de um mundo que se transformou numa aldeia global, para usar a feliz expresso de Marshall McLuhan. Estamos, portanto, numa sociedade que se rege por um paradigma completamente diferente do que vigorou, ao longo dos sculos. De acordo com o Livro Verde para a SI em Portugal (1997), trata-se de um modo de desenvolvimento social e econmico em que a aquisio, armazenamento, processamento, valorizao, transmisso, distribuio e disseminao de informao () desempenham um papel central na atividade econmica, na criao de riqueza, na definio da qualidade de vida dos cidados e das suas prticas culturais1. Neste contexto, escola e, como bvio, biblioteca escolar coloca-se um desafio extremamente arrojado, mas determinante para o nosso futuro: o de preparar as novas geraes, equipando-as com as chamadas competncias ou habilidades de informao, de tal forma que sejam capazes de, ao longo da vida, saber procurar, nos diversos suportes, a informao de que necessitam, de saber recolh-la, avali-la, compreend-la e trat-la, tendo em vista a produo crtica de nova informao que responda a situaes novas2, comunicando-a de uma forma eficaz, tica e socialmente responsvel3. Esta a ferramenta fundamental para a vida que a instituio escolar atravs, nomeadamente, do trabalho tambm desenvolvido na e pela biblioteca deve facultar aos estudantes, isto , ajud-los a saber aprender4. Trata-se, alis, de um desgnio tanto mais urgente e inadivel quanto verdade que a esmagadora maioria dos nossos alunos revela graves lacunas no que literacia da informao diz respeito. O estudo de 2010 Gerao copy/paste, coordenado por Armando Malheiro, da Universidade do Porto, chega mesmo concluso de que 99% dos alunos do ES e Superior tm computador em casa, com acesso Internet. Porm, faltam-lhes competncias ao nvel de pesquisa, de seleo, tratamento e transformao da informao5.
1

Citado por RAMOS, Raquel, A literacia da informao na escola do sc. XXI, slide 3 (documentao disponibilizada na sesso 1). 2 Cfr. CALIXTO, Jos, A BE e a SI, Lisboa, Caminho, 1996 (citado por RAMOS, Raquel, A literacia da informao na escola do sc. XXI, slide 4 documentao disponibilizada na sesso 1). Veja-se tambm Media and Information Literacy Curriculum for Teachers, UNESCO, Paris, 2011. 3 RBE, Aprender com a Biblioteca Escolar, Lisboa, 2012, p. 27. 4 STRIPLING, Barbara K., ERIC,1992, in CTAP Information Literacy Guidelines K-12, citado por RAMOS, Raquel, A literacia da informao na escola do sc. XXI, slide 5 documentao disponibilizada na sesso 1. 5 Citado por RAMOS, Raquel, A literacia da informao na escola do sc. XXI, slide 13 documentao disponibilizada na sesso 1.

Lus Arezes Professor Bibliotecrio na Escola Bsica e Secundria de Ponte da Barca

A literacia da informao na escola do sculo XXI: como trabalhar com a biblioteca escolar

Tal como assinala o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, , portanto, notria a necessidade de a biblioteca escolar se assumir como lugar privilegiado de acesso a recursos diversificados e de desenvolvimento desta literacia, em ambientes cada vez mais tecnolgicos e complexos6, trabalhando com os estudantes esta temtica do tratamento da informao, enquanto caminho que abre horizontes no captulo da construo do conhecimento, atravs, nomeadamente, do domnio das novas ferramentas de trabalho que todos os dias surgem e que constituem, em boa medida, o seu habitat sociocultural e imagtico. Partindo, precisamente, desta situao e considerando o referido desafio, na qualidade de professor bibliotecrio tenho realizado, desde h quatro anos a esta parte, um trabalho sistemtico, com o objetivo de desenvolver nos alunos prticas de literacia da informao. Eis algumas atividades levadas a cabo, com disponibilizao de tutoriais: Sesses de formao de utilizadores e explorao do modelo The Big 6, com as turmas dos 5., 7. e 10. anos de escolaridade, em articulao com os DT e os docentes de Apoio ao Estudo e de Portugus (e tambm do ex-Estudo Acompanhado), com o objetivo de promover as literacias e a autonomia dos alunos no uso dos recursos da BE, para apropriao de mtodos/ hbitos de trabalho e de estudo autnomo, baseados na consulta, tratamento e produo da informao, favorecendo o hbito da aprendizagem, a construo do conhecimento e a utilizao das bibliotecas ao longo da vida; Sesses sobre Metodologias de Estudo com os alunos do 9. ano de escolaridade, em articulao com os DT, tendo em vista o apoio aos utilizadores na apropriao de mtodos de trabalho e de estudo autnomo, acompanhando-os na consolidao de conhecimentos e de hbitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e produo da informao, com recurso ao The Big 6; Construo de Materiais de Apoio (tutoriais), que so colocados no blogue da BE/CRE (www.bibliobarca.blogspot.com) e na pgina web do Agrupamento (www.avepb.net), em Projetos, Biblioteca/ Centro de Recursos, com o objetivo de promover a autonomia dos discentes na construo do conhecimento, favorecendo a articulao entre as vrias estruturas de coordenao educativa e de superviso pedaggica, numa perspetiva de trabalho colaborativo e de aprofundamento do servio da BE no apoio ao desenvolvimento curricular; Construo paulatina de um Centro de Recursos Educativos Digitais, a partir da ferramenta Diigo, com o objetivo de aprofundar nos alunos o uso de ferramentas digitais e a utilizao lcida e crtica da informaao disponvel em linha; Edio, desde o ltimo ano letivo, do Programa semanal Leituras & Companhia, na Rdio Barca (99.6), com o objetivo de promover as literacias, aprofundando o

RBE, Aprender com a Biblioteca Escolar, Lisboa, 2012, p. 27.

Lus Arezes Professor Bibliotecrio na Escola Bsica e Secundria de Ponte da Barca

A literacia da informao na escola do sculo XXI: como trabalhar com a biblioteca escolar

gosto pela pesquisa e tratamento da informao, pela leitura expressiva e pela comunicao escrita e oral; Dinamizao, no dia 14 de novembro ltimo, da sesso Modelos de Pesquisa e de Tratamento da Informao The Big 6 | Como fazer uma pesquisa na Internet, aberta participao dos docentes do Agrupamento, com o objetivo de divulgar diversos modelos de pesquisa e de tratamento da informao, comprometendo os docentes, na medida do possvel, na uniformizao de procedimentos, com a aplicao do The Big 6.

Este trabalho sustentado e consistente vai tendo um impacto relevante em termos de promoo do sucesso educativo dos alunos, na medida em que contribui para o aprofundamento da sua autonomia, equipando-os com conhecimentos/ competncias fundamentais para que, ao longo da vida, sejam capazes de construir o seu caminho. Ao mesmo tempo, estamos a responder a alguns dos objetivos estratgicos do Projeto Educativo do Agrupamento que consigna, explicitamente: Educar para a autonomia e para o esprito crtico, suscitando nos alunos a apropriao de metodologias e tcnicas de trabalho; Qualificar os recursos humanos atravs da oferta de oportunidades de formao; Desenvolver prticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as reas do conhecimento; Estabelecer parcerias e protocolos com instituies e empresas da regio e promover a valorizao da escola enquanto principal instrumento dinamizador da Educao nos seus diferentes domnios.

Para alm disso, acompanhamos, diariamente, os utilizadores, orientando-os no processo de pesquisa que desenvolvem na BE/CRE, uma tarefa tanto mais importante quanto verdade que uma boa parte dos alunos no traz qualquer indicao do professor que solicitou o trabalho. Esta , alis, uma preocupao prioritria que nos est a mobilizar. Propomo-nos aprofundar uma estratgia, no sentido de convencer os docentes acerca das vantagens/ necessidade de facultarem sempre aos alunos orientaes precisas sobre o trabalho a levar a cabo, assim como a indicao de bibliografia de consulta obrigatria, em diferentes suportes e disponvel na BE/CRE. As competncias/ conhecimentos de pesquisa da informao ganharo, assim, outra consistncia e sentido, na medida em que passam a ser trabalhados num contexto concreto de aprendizagem, obedecendo a uma pesquisa orientada, devidamente planificada. Outra situao que pretendemos desencadear tem a ver com uma reflexo no mbito do Conselho Pedaggico, tendo em vista a adoo, por parte do Agrupamento, de um modelo de
Lus Arezes Professor Bibliotecrio na Escola Bsica e Secundria de Ponte da Barca

A literacia da informao na escola do sculo XXI: como trabalhar com a biblioteca escolar

pesquisa eventualmente o The Big 6 , de tal forma que todos os docentes adotem procedimentos idnticos e se mobilizem na construo do mesmo caminho, isto , a promoo da literacia da informao e a consolidao de uma cultura de exigncia que passa tambm pelo rigor das citaes e das referncias bibliogrficas, seguindo normas que a BE/CRE j disponibilizou, atravs de um tutorial. Acabar-se-, ento, de uma forma consistente, com o laxismo do copy/paste, to arreigado na vida escolar. A este propsito, fazemos questo de partilhar o link de trs vdeos eloquentes que costumamos mostrar aos alunos quando trabalhamos com eles a citao, a referenciao e a bibliografia: http://www.youtube.com/watch?v=d0iGFwqif5c (um conto da Universidade de Bergen sobre o plgio); http://www.youtube.com/watch?v=6wEy3vGZSnA (sobre a citao no Ctrl + C); http://www.youtube.com/watch?v=o9nvl0lmzuY (sobre os direitos autorais).

Existem constrangimentos? Com certeza! A dimenso da Escola significativa: 63 turmas, da Educao Pr-escolar ao 12. ano, passando pelo Ensino Vocacional, PIEF, CEF, Cursos Profissionais e EFA (IEFP)... Alguns professores tambm no esto nada disponveis para uma cultura de trabalho articulado/ colaborativo. Continuam ligados porta fechada da sala de aula e cartilha clssica do programa e das metas em sentido redutor. H, no enatnto, que saber escolher os parceiros e que despertar interesse e curiosidade entre os resistentes. De tal forma que, dentro de algum tempo, sejam eles prprios a procurar e a solicitar articulao. E, acima de tudo, pensar sempre que o caminho se faz caminhando e que Roma e Pavia no se fizeram num dia... At porque aquilo de que se trata de uma mudana radical de paradigma. E nem todos tm a mesma abertura mudana. O importante que a BE/CRE (e o professor bibliotecrio) se assuma(m) na escola como espao nuclear para o trabalho sobre a informao7 e seja(m) agente(s) e, se possvel, protagonista(s) da mudana. com este objetivo que trabalhamos, procurando potenciar a articulao e o trabalho colaborativo e apostando, sobretudo, no apoio ao desenvolvimento curricular, no aprofundamento da formao e autonomia dos utilizadores, na promoo das literacias da leitura, dos media e da informao. Estamos, de facto, convictos de que um estudante com autonomia e capacidade de construir o seu prprio conhecimento , seguramente, um aluno mais bem apetrechado, que oferece mais garantias de sucesso escolar, e um cidado equipado com as ferramentas que lhe auguram sucesso pessoal, profissional e cvico. Em sntese, , com certeza, um esprito lcido, uma mente criativa, um cidado com horizontes, uma pessoa com autonomia e valor(es), um Homem com futuro
EBS de Ponte da Barca, 22 de novembro de 2013.
7

RBE, Aprender com a Biblioteca Escolar, 2012, p. 30.

Lus Arezes Professor Bibliotecrio na Escola Bsica e Secundria de Ponte da Barca

You might also like