You are on page 1of 9

Como Testar Capacitores em curto (INS025)

Escrito por Newton C Braga Fonte: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/107-testando-componentes/1137ins025

Uma das causas mais comuns de falhas em equipamentos eletrnicos a entrada em curto de capacitores. Normalmente, este tipo de problema no tem apenas como consequncia o funcionamento anormal ou a interrupo do funcionamento do aparelho em que ele se encontra. Mais do que isso ele pode causar a queima de outros componentes que precisam ser localizados e trocados. Veja como tudo isso ocorre e como reparar circuitos com capacitores em curto.

Todos os equipamentos eletrnicos possuem capacitores, alguns em grandes quantidades. Estes componentes como qualquer outro, esto sujeitos a falhas e uma delas a entrada em curto. Os capacitores so formados por eletrodos metlicos ou placas que devem ser separadas por um isolante. Em outras palavras, no deve haver contato eltrico entre elas. No entanto, por motivos diversos, este isolante pode perder suas propriedades deixando passar a corrente entre as placas. Quando isso ocorre, a resistncia entre as placas, que deve ser muito alta, cai para valores baixssimos representando um curtocircuito. Dizemos, nestas condies, que o capacitor entrou em curto. Quando isso ocorre, o equipamento em que os capacitores se encontram passam a funcionar de maneira deficiente ou mesmo deixam de funcionar, No entanto, o problema maior que, quando um capacitor entra em curto no apenas ele que pode sofrer as consequncias do problema. Ele pode "arrastar" outros problemas causando sua queima. O que acontece quando um capacitor entra em curto e de que forma ele afeta outros componentes de um circuito o que veremos a seguir.

COMO SO USADOS OS CAPACITORES Os capacitores so usados como reservatrios de energia em circuitos de acoplamento, desacoplamento e filtragem. Assim, eles raramente operam sozinhos, mas esto ligados a redes em que outros componentes esto presentes tais como resistores, capacitores, diodos, indutores, transistores, etc. Numa aplicao tpica, mostrada na figura 1, o capacitor ligado depois de um resistor de modo a formar um circuito RC ou um circuito de filtragem.

Neste circuito as variaes da tenso de sada Vcc so compensadas pela carga do capacitor. O capacitor tambm serve para "desacoplar" o circuito que est sendo alimentado por Vcc a partir de V1. Quando o capacitor est bem, a tenso na sada se mantm e o equipamento em que este circuito est funciona perfeitamente. No entanto, num estado inicial, o capacitor comea a perder seu isolamento, ou seja, comea a apresentar uma "fuga" entre suas armaduras que desvia parte da corrente para a terra conforme mostra a figura 2.

Quando isso acontece, como se o resistor R formasse com a resistncia de fuga um divisor de tenso fazendo com que a tenso na sada do circuito baixe.

Assim, o circuito j poder ser induzido a um funcionamento anormal em vista da fuga existente no capacitor. A tenso na sada estar abaixo do normal. A corrente adicional drenada pelo capacitor tem um agravante: ela passa pelo resistor que ento pode aquecer acima do normal. Mas, o problema se torna muito pior quando o capacitor entra em curto. Quando isso acontece toda a corrente que passa pelo resistor e que deveria ser entregue ao circuito externo desviada para a terra atravs do capacitor, conforme mostra a figura 3.

Nestas condies a tenso no circuito que deveria ser alimentado torna-se praticamente nula e a corrente no resistor aumenta muito, pois a carga agora uma resistncia muito baixa, representada pelo capacitor em curto. O resultado que o resistor que est em srie com o capacitor se aquece o suficiente para queimar. Os profissionais de manuteno experientes sabem perfeitamente que um resistor queimado numa placa de circuito impresso tem quase sempre como causa de sua queima a entrada em curto de um capacitor que est depois dele. A verificao da configurao do circuito mostra se isso possvel ou no. Assim, no basta trocar o resistor queimado e ligar o aparelho novamente esperando que ele funcione. preciso verificar tambm se o capacitor ou capacitores que esto depois esto em bom estado! Uma outra posio num circuito em que encontramos um capacitor mostrada na figura 4.

Neste caso, o capacitor tem por finalidade desacoplar os sinais de altas frequncias do emissor do transistor, desviando-o para a terra. Desta forma, o emissor estar num potencial mais alto para a tenso de polarizao DC mas estar aterrado para as correntes de alta frequncia ou udio que ele deve amplificar. Se um capacitor que est nesta funo entrar em curto, sua influncia ser na polarizao do transistor que ento mudar seu comportamento eltrico. Ele passar a funcionar num outro ponto de sua curva caracterstica pois a tenso de emissor ser modificada. O resultado que, se o transistor trabalhar com sinais de udio num amplificador, por exemplo, esta entrada em curto do capacitor levar a uma distoro do sinal amplificado e tambm modificaes no seu ganho. Para sinais de altas frequncias teremos no s a modificao do ganho com uma eventual introduo de deformaes que geram frequncias harmnicas. Dependendo do circuito ser notado um aquecimento anormal do transistor. A medida das tenses nos terminais do transistor com um multmetro pode levar a descoberta do problema. Veja que uma tenso alterada nos terminais de um transistor nem sempre indica que o transistor que est com problemas! Devemos sempre pensar nos componentes associados, como os capacitores e os resistores, como neste caso. Os capacitores tambm podem ser usados para desviar ou desacoplar sinais de frequncias mais elevadas evitando que elas cheguem a uma etapa amplificadora, como o caso do circuito da figura 5.

Num circuito como este uma fuga do capacitor ou entrada em curto pode ter srias consequncias para o funcionamento do transistor. Uma corrente maior de base como indicada na figura, causa uma corrente muito maior de coletor, praticamente levando o transistor a saturao. Os resultados para o funcionamento so drsticos: a etapa deixa de funcionar. No entanto, com o aumento da corrente atravs do transistor tambm podemos ter a sua queima e se existir um resistor de baixo valor em srie, ele alm do aquecimento excessivo poder queimar tambm. Assim, diante de um circuito com a configurao indicada, encontrando um transistor queimado e um resistor de coletor tambm no devemos pensar que a substituio desses dois componentes apenas resolva os nossos problemas. Precisamos tambm verificar se o capacitor tem fugas ou curtos. Temos finalmente na figura 6 uma outra aplicao em que um capacitor com problemas pode levar a resultados bastante desagradveis para os proprietrios de equipamentos eletrnicos que usem esta configurao.

O que temos uma fonte de alimentao tpica em que o transformador abaixa a tenso de entrada, os diodos fazem sua retificao e o capacitor a filtragem final para se obter uma tenso contnua para alimentao do circuito. Se um capacitor de filtro apresenta fugas, o primeiro sintoma que a corrente desviada vai afetar a tenso de sada que ento poder cair sensvelmente. Como esta corrente se soma corrente do circuito alimentado teremos um aumento da corrente circulante pelos diodos que ento vo manifestar um aquecimento anormal. Mais que isso, esta corrente anormalmente elevada vai se refletir no secundrio do transformador que ento tambm passar a se aquecer de forma anormal. A constatao de que a tenso da fonte est abaixo do normal, que os diodos se aquecem j um sintoma de que algo pode estar anormal com o capacitor. No entanto, se o capacitor entra em curto as consequncias para os elementos do circuito antes dele so mais graves. Os diodos podem queimar e o transformador tambm. Assim, diante de um transformador queimado, de diodos de uma fonte queimados (em curto) no deixe de verificar se o capacitor est bom. Ele pode ter sido a causa da queima dos demais componentes.

Testando capacitores fcil testar capacitores de valores elevados (eletrolticos) usando um multmetro comum. O teste descrito pode ser aplicado a capacitores acima de 470 nF tanto eletroticos como de outros tipos. Inicialmente colocamos o multimetro na escala mais alta de resistncias, e encostamos as pontas de prova nos terminais do capacitor que deve ser testado, conforme mostra a figura 7.

Ao tocar com as pontas de prova nos terminais do capacitor a agulha "salta" em direo s baixas resistncias mas logo em seguida volta a posio normal de altas resistncias, o mais prximo do infinito quanto seja possvel. Isso ocorre se o capacitor estiver em bom estado. Se a agulha saltar para as baixas resistncias e ali se manter, indo prxima de zero, sinal de que o capacitor em teste est em curto. Se a agulha voltar para as altas resistncias, mas parar em valores no muito altos, conforme mostra a figura 8, sinal que o capacitor se encontra com fugas.

As fugas podem ser toleradas em algumas aplicaes. Por exemplo, capacitores eletrolticos de valores muito altos (acima de 1 000 uF) possuem fugas normais na faixa em torno de 100 000 ohms. Finalmente, se ao testar um capacitor, a agulha no se movimentar ou se movimentar muito pouco permanecendo perto de infinito, sinal que o capacitor se encontra "aberto" ou "sem capacitncia".

Concluso Capacitores so componentes de extrema importncia para o bom funcionamento de qualquer equipamento eletrnico. Todo profissional deve ter especial cuidado no s com o diagnstico de problemas causados por este tipo de componente, como tambm escolher substitutos de boa qualidade para a reparao. Os capacitores eletrolticos tm uma vida til limitada de modo que, ao adquirir seus capacitores para reposio certifique-se de que eles no tenham sido obtidos de lotes muito antigos. Tambm no tente aproveitar estes componentes de equipamentos muito antigos, desmontando-os. A substncia (eletrlito) do interior destes componentes tende a evaporar-se e perdes suas propriedades com o tempo levando o capacitor ao esgotamento.

You might also like