You are on page 1of 97

PRIMEIROS SOCORROS TIPOS DE ACIDENTES E FORMAS DE ACTUA O

UFCD : 3574 Durao: 50 horas Formador: Enf Paulo Vaz

OBJECTIVOS
Reconhecer as tcnicas de primeiros socorros em caso de acidentes; Identificar as formas de actuao perante os diferentes tipos de acidentes.

CONTEDOS
Primeiros socorros fundamentos

Actuao reflectida rpida e adequada face s diferentes situaes; Limites da ao.. Acidentes de pele formas de actuao
Feridas; Picadas; Queimaduras.

CONTEDOS
Acidentes do esqueleto formas de acuao.
Entorse Luxao

Acidentes digestivo formas de atuao.


Indigesto Obstipao Intoxicao Envenenamento

CONTEDOS
Acidentes circulatrios formas de atuao Hemorragias Sncope Golpe de ar: geral ou de frio Acidentes respiratrios formas de atuao Asfixia Dificuldades respiratrias

CONTEDOS
Outros tipos de acidentes formas de atuao e preveno: Acidentes por corrente elctrica Tcnicas de imobilizao Preveno de contaminao
- Microbiana - Viral - Parasitria

CONTEDOS
Primeiros cuidados em situaes especificas
Atitudes e primeiros cuidados face a situaes especficas:
- Etlica - Epilptica - Convulsiva - Depressiva

CONTEDOS
Mala de primeiros socorros e medicamentos
Organizao da mala de primeiros socorros Medicamentos:
- Localizao, organizao e segurana - Conservao, prescrio e eliminao - Emprego abusivo

INTRODUO
As tcnicas de socorrismo podem ser necessrias quando menos esperamos, e muitas pessoas no tm conhecimento destas. Por serem fceis de aprender e executar, pretendemos que, com esta formao, mais pessoas possam ajudar outras em caso de emergncia, na ausncia de entidades especializadas para o efeito. Alm disso queremos aprender a resolver problemas, partindo das situaes e dos recursos existentes.

O QUE SO OS PRIMEIROS SOCORROS?


So a primeira ajuda ou assistncia dada a uma vtima de
acidente ou doena sbita para estabilizar a sua situao antes da chegada de uma ambulncia ou mdico qualificado.

Pode

envolver

improviso

material

valendo-se

das

condies e materiais disponveis no momento.

FINALIDADE DOS PRIMEIROS SOCORROS


Os primeiros socorros so prestados a um sinistrado para: Preservar a vida.

Evitar o agravamento do seu estado.


Promover o restabelecimento

QUEM O SOCORRISTA?
toda e qualquer pessoa com habilitao para prestar os primeiros socorros. Um mdico, um bombeiro, um enfermeiro ou um paramdico so socorristas no momento de prestar socorro independentemente da sua categoria profissional.

Qualidades de um socorrista: Autoconfiana e sentido de responsabilidade; Compreenso e pacincia;

Capacidade de deliberao e deciso.

RESPONSABILIDADE DO SOCORRISTA
Devido frequncia e gravidade de muitos acidentes o papel do socorrista extremamente importante. Na prestao de cuidados a um sinistrado, a responsabilidade de um socorrista consiste em:
Avaliar a situao sem pr em risco a sua vida; Identificar a doena ou o estado da vtima (diagnstico); Prestar socorro imediato e adequado, sem esquecer que o sinistrado pode ter mais que uma leso e que alguns exigem mais ateno que outros.

RESPONSABILIDADE DO SOCORRISTA
Providenciar, sem demora, o transporte de um sinistrado para um consultrio, para o hospital ou para casa, de acordo com a gravidade do seu estado. O socorrista no deve abandonar o local do acidente at se ter certificado de que a sua ajuda j no necessria.

PASSOS A SEGUIR PARA PRESTAR O PRIMEIRO SOCORRO: 1 PROTEGER


Afastar o perigo da vtima ou a vtima do perigo. Muitas vezes os prprios socorristas so vtimas de um segundo acidente por m sinalizao do primeiro, isto , apenas pelo seu descuido.

2 ALERTAR
Chamar os socorros de emergncia o mais rapidamente possvel, marcando o 112:
Informar o local do acidente. Informar o nmero de vtimas.

3 SOCORRER
Estabilizar as vtimas no local do acidente, dando prioridade ao suporte bsico de vida. Evacuar as vtimas para o hospital, continuando os tripulantes da ambulncia a aplicao das tcnicas de suporte bsico de vida.

FUNDAMENTOS DOS PRIMEIROS SOCORROS


Primeiros Socorros: So os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado fsico coloca em perigo a sua vida ou a sua sade, com o fim de manter as suas funes vitais e evitar o agravamento de suas condies, at que receba assistncia mdica especializada

FUNDAMENTOS DOS PRIMEIROS SOCORROS


Socorrista: Actividade regulamentada pelo Ministrio da Sade. O socorrista possui um treino mais amplo e detalhado que uma pessoa prestadora de socorro.

Urgncia: Estado que necessita de encaminhamento rpido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vtima encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possvel. Emergncia: Estado grave, que necessita atendimento mdico embora no seja necessariamente urgente.
Acidente: Fato do qual resultam pessoas feridas e/ou mortas que necessitam de atendimento.

FUNDAMENTOS DOS PRIMEIROS SOCORROS


Incidente: Fato ou evento desastroso do qual no resultam pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro. Sinal: a informao obtida a partir da observao da vtima.

Sintoma: informao a partir de um relato da vtima.

LIMITES DE ACO
A aco de um cidado que seja detentor dos conhecimentos bsicos de primeiros socorros, que socorra uma possvel vitima tem a sua aco limitada com a chegada de pessoal especializado ao local.

ACIDENTES DE PELE FORMAS DE ACTUAO


Feridas
Uma ferida uma ruptura de pele. uma soluo de continuidade, quase sempre de origem traumtica, que alem da pele (ferida superficial) pode atingir o tecido celular subcutneo e muscular(ferida profunda).

O QUE FAZER ?
Em primeiro lugar o socorrista deve lavar as mos e calar luvas descartveis;
Proteger provisoriamente a ferida com uma compressa esterilizada; Limpar a pele volta da ferida com agua e sabo;

Lavar do centro para os bordos da ferida, utilizando uma compressa e no algodo.

O QUE FAZER ?
Secar a ferida com pequenos toque com uma compressa para no destruir qualquer coagulo;
Desinfectar com lcool iodado a 1%, ou Betadine em soluo drmica; Se a ferida for de pequenas dimenses, deix-la ao ar, depois de limpa ou ento aplicar uma compressa esterilizada.

O QUE FAZER ?
Se a ferida for mais extensa ou mais profunda, com tecidos esmagados ou infectados, ouse contiver corpos estranhos, dever proteger apenas com uma compressa esterilizada.

uma situao grave que necessita de transporte para o hospital

PICADAS
O que deve fazer ?
Picadas de abelhas e de vespas Retirar o ferro com uma pina; Desinfectar com lcool ou com outro anti-sptico; Aplicar gelo localmente.

ATENO
Necessitam de cuidados especiais e transporte ao hospital o casos de:

Picadas mltiplas; Pessoas alrgicas; Picadas na boca ou na garganta( por risco de asfixia).

PICADAS DE PEIXES/OURIOS/ALFORRECAS
Estas picadas provocam geralmente dores muito intensas Aplicar no seu local cloreto de etilo, ou, na sua falta gelo Se no se obtiverem bons resultados transportar com urgncia ao hospital

SINAIS VITAIS
Existem quatro sinais vitais bsicos na maioria das situaes mdicas, havendo discusso sobre a incluso da dor como o quinto sinal vital.

O sofrimento, distinto da dor, pode ser considerado em especial na rea de oncologia, o 6 sinal vital.

QUEIMADURAS
A gravidade da queimadura depende de vrios factores: Da zona atingida pela queimadura; Da extenso da pele queimada; Da profundidade da queimadura.

SINAIS E SINTOMAS
De acordo com a profundidade atingida as queimaduras classificam-se em trs graus

Queimadura de 1 Grau

So queimaduras menos graves: apenas a camada externa da pele (epiderme) afectada. A pele fica vermelha e quente, existindo sensao de calor e dor (queimadura simples).

CARACTERSTICAS
Queimadura de 2 Grau
As caractersticas da queimadura de 1 grau, junta-se a existncia de bolhas com liquido ou flictenas. Esta queimadura j atinge a derme e bastante dolorosa (queimadura mais grave).

QUEIMADURA DE 3 GRAU
s caractersticas das queimaduras dos graus 1 e 2 junta-se a destruio dos tecidos.
A queimadura atinge tecidos mais profundos provocando uma leso grave e a pele fica carbonizada (queimadura muito grave). A vitima pode entrar em choque.

COMO ATUAR?
Se a roupa estiver a arder, envolver a vtima numa toalha molhada ou, na sua falta, faz-la rolar pelo cho ou envolv-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintticos).
Se a vtima se queimou com gua ou outro lquido a ferver, despi-la imediatamente.

Dar gua a beber frequentemente

QUEIMADURA DE 1 GRAU
Se a queimadura for do 1 grau (queimadura simples)
Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente ou cubos de gelo, at a dor acalma

QUEIMADURA DE 2 GRAU
Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente ou cubos de gelo, at a dor acalmar. Lavar cuidadosamente com um anti-sptico (no aplicar lcool). Se as bolhas rebentarem, no cortar a pele da bolha esvaziada; tratar como qualquer outra ferida. O penso deve manter-se 48 horas.

QUEIMADURA DE 3 GRAU
Arrefecer a regio queimada com soro fisiolgico ou, na sua falta, com gua fria corrente, at a dor acalmar. Tratar como qualquer outra ferida.

Se a queimadura for muito extensa, envolver a vtima num lenol lavado e que no largue pelos, previamente humedecido com soro fisiolgico ou, na falta, com gua simples.

O QUE NO DEVE FAZER


Retirar qualquer pedao de tecido que tenha ficado agarrado queimadura.
Rebentar as bolhas ou tentar tirar a pele das bolhas que rebentaram. Aplicar sobre a queimadura outros produtos alm dos referidos.

ACIDENTES COM O ESQUELETO


ENTORSE
uma leso nos tecidos moles (cpsula articular e/ou ligamentos) de uma articulao;

O que deve fazer Evitar movimentar a articulao lesada; Aplicar gelo ou deixar correr agua fria sobre a articulao; Consultar o medico posteriormente.

ENTORSE DE 1 GRAU
Ocorre mais frequentemente no joelho e tornozelo e, como o nome sugere, no h leso importante envolvida, constituindo-se, basicamente, de uma inflamao (sinovite) ps-traumtica. No h instabilidade articular. A entorse simples tratada com repouso relativo. Na fase aguda (primeiras 48 horas) aplica-se gelo em torno de toda a articulao.

O membro deve tambm ser elevado.

ENTORSE 2 GRAU
Corresponde a uma situao h de mdia da gravidade. cpsula e Anatomopatologicamente ruptura

estiramento de ligamentos, de modo que pode existir pequena instabilidade na articulao.

tratamento,

tambm,

fundamenta-se

nos

mesmos

princpios da entorse leve, somente que, como a dor e os

sinais locais so mais intensos, deve-se ser mais rigoroso


nas prescries de repouso relativo e demais medidas teraputicas.

ENTORSE 3 GRAU
Na entorse grave, frequentemente, h ruptura de um ou
mais ligamentos, de modo que fundamental uma boa semiologia da articulao com a finalidade de diagnosticar as instabilidades.

Pode haver equimose periarticular e, geralmente, h grande derrame, sendo necessria a puno articular para se realizar a semiologia adequada e esvaziar o lquido sinovial que francamente hemorrgico.

SINAIS E SINTOMAS
A dor na articulao gradual ou imediata; A articulao lesada comea a inchar( edemaciar); Verifica-se imediata ou gradualmente uma incapacidade para movimentar a articulao.

LUXAES
A luxao uma leso onde as extremidades sseas que formam uma articulao ficam deslocadas, permanecendo desalinhadas e sem contacto entre si. O desencaixe de um osso da articulao (luxao) pode ser causado por uma presso intensa, que deixar o osso numa posio anormal, ou tambm por uma violenta contrao muscular.
Com isto, poder haver uma rutura dos ligamentos.

SINAIS E SINTOMAS
Os sinais e sintomas mais comuns de uma luxao so: dor intensa, deformidade grosseira no local da leso e a impossibilidade de movimentao. Em caso de luxao, o socorrista dever proceder como se fosse um caso de fratura, imobilizando a regio lesada, sem o uso de trao. No entanto, devemos sempre lembrar que bastante difcil distinguir a luxao de uma fratura.

FRATURAS
a rutura do osso, que pode ser completa ou incompleta.
O PRIMEIRO SOCORRO consiste em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando assim o agravamento da leso.

AS FRATURAS PODEM SER

Fechadas - quando o osso quebrado no perfura a pele. Exposta - quando o osso quebrado rompe a pele.

COMO SE MANIFESTA

Dor e edema (inchao) local, Dificuldade ou incapacidade de movimentao;

Posio anormal da regio atingida. H uma sensao de atrito das partes sseas no local da fratura, em fratura expostas h a rotura da pele com exposio do osso fraturado.

COMO PROCEDER
Fratura Fechada
Mantenha a vtima em repouso, evite movimentar a regio atingida. Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local

usando tbua, ou material adequado. Proteja a regio lesada


usando algodo ou pano, afim de evitar danos pele e faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas

articulaes prximas fratura.

Ligue as talas com ligaduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos: ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA LESO. ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio leso.

Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao

IMPORTANTE: No tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar)

FRATURA EXPOSTA
Mantenha a vtima em repouso, evite movimentar a regio atingida. Estanque a HEMORRAGIA e faa um curativo protetor sobre o ferimento, usando compressas, leno ou pano limpo.

FRATURA EXPOSTA
Evite o estado de choque, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua ou material adequado.
Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao.

IMPORTANTE: No tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar).

FRATURA DE CLAVCULA
COMO SE MANIFESTA

Dor intensa no local da fratura e o acidentado no consegue

movimentar o brao do lado afetado e sustento com o outro


brao na altura do cotovelo para diminuir a dor.

COMO PROCEDER
Mantenha a vtima em repouso.

Evite movimentar a regio atingida.


Coloque um chumao de algodo ou pano dobrado entre o brao lesado e o trax (regio axilar). Fixe o brao de encontro ao trax, usando duas faixas de pano. Ampare o antebrao com uma tipia (leno triangular ou tira).

PROCURE UM MDICO

FRATURA DE BRAO (MERO)


COMO PROCEDER
Mantenha a vtima em repouso e evite movimentar a regio atingida; Coloque algodo ou pano dobrado entre o brao lesado e o trax (regio

axilar); Proteja a face externa do brao com uma tala, do ombro ao cotovelo; Fixe o brao protegido de encontro ao trax, usando duas faixas de pano; Ampare o antebrao com um leno triangular ou tira.

PROCURE UM MDICO

FRATURA DE ANTEBRAO (RDIO E OU ULNA)


COMO PROCEDER

Mantenha a vtima em repouso e evite movimentar a regio atingida. Dobre o antebrao, mantendo o polegar voltado para cima. Proteja a regio a ser imobilizada com algodo. Coloque talas nas faces interna e externa do antebrao, ULTRAPASSANDO o cotovelo e os dedos.

Ampare o antebrao com um leno triangular ou tira.

PROCURE UM MDICO

FRATURA DE PUNHO
COMO PROCEDER
Mantenha a vtima em repouso. Evite movimentar a regio atingida. Dobre o antebrao, mantendo o polegar voltado para cima.

Proteja a regio a ser imobilizada com algodo ou pano limpo.


Coloque duas talas nas faces interna e externa do antebrao, ULTRAPASSANDO o cotovelo e os dedos. Ampare o antebrao com uma tipia (leno triangular ou tira).

PROCURE UM MDICO.

FRATURA DE COXA (FMUR)


COMO SE MANIFESTA
Dor intensa agravada pela movimentao. Dificuldade ou incapacidade de movimentao. Posio anormal da regio atingida, podendo ocorrer a rotao do p.

FEMUR

COMO PROCEDER
Mantenha a vtima em repouso e em decbito dorsal (deitada de costa); Proteja todo o membro com um pano ou algodo; Imobilize o membro fraturado na posio ENCONTRADA. Coloque duas talas, uma ao longo de toda a face externa, do tornozelo at a axila (na falta de uma tala use cabo de vassoura, guarda-chuva, ripa ou tbua) e a outra na face interna, do tornozelo a virilha;

PROCURE UM MDICO

ACIDENTES DIGESTIVOS FORMAS DE ATUAO


Indigesto
A indigesto um termo que as pessoas utilizam para se referirem a sintomas diferentes. Aqui o termo utilizado para se referir a uma ampla variedade de problemas do tracto gastrointestinal, como a dispepsia, as nuseas e os vmitos, a regurgitao, a sensao de ter um obstculo na garganta (sensao de n) e o mau hlito (halitose).

DISPEPSIA
A dispepsia uma dor ou um mal-estar na parte alta do abdmen ou no peito que muitas vezes descrita como ter gases, sensao de estar cheio ou como uma dor corrosiva(ardor).

CAUSAS
Algumas so perturbaes importantes, como lceras do estmago, lceras duodenais, inflamao do estmago (gastrite) e cancro gstrico.

A bactria Helicobacter pylori, pode provocar inflamao e lceras do estmago e do duodeno, mas no seguro se pode provocar dispepsia moderada nas pessoas que no tenham lceras.

CAUSAS
A ansiedade pode provocar dispepsia (possivelmente porque
uma pessoa ansiosa tende a suspirar ou a inspirar e engolir ar, o que pode provocar distenso gstrica ou intestinal, bem

como flatulncia ).
A ansiedade tambm pode aumentar a percepo de sensaes desagradveis por parte da pessoa, ao ponto de o

mais pequeno incmodo se tornar muito stressante.

SINTOMAS E DIAGNSTICO
A dor e o mal-estar na parte superior do abdmen ou no peito pode ser acompanhada de arrotos e de rudos

abdominais ampliados. Em algumas pessoas, a ingesto de


alimentos agrava a dor, a outras alivia-a. Outros sintomas incluem perda de apetite, nuseas, priso de ventre, diarreia e flatulncia.

SINTOMAS E DIAGNSTICO
Muitas vezes, comea-se o tratamento sem anlises prvias. Quando estas so feitas, no conseguem identificar qualquer

anomalia em 50 % dos casos de dispepsia. Mesmo quando


se encontram anomalias, muitas vezes no explicam todos os sintomas

SINTOMAS E DIAGNSTICO
No entanto, como a dispepsia pode ser um aviso precoce duma doena grave, em determinados casos fazem-se essas anlises. Fazem-se testes nos doentes cuja dispepsia se prolonga para alm dumas semanas, no responde ao tratamento ou acompanhada de perda de peso ou de outros sintomas pouco habituais.

TRATAMENTO
Se no se encontrar uma causa subjacente, o mdico trata os sintomas.

Durante um curto perodo de tempo pode experimentar-se a administrao dum anticido (sucralfato).

Se a pessoa tiver uma infeo por Helicobacter pylori na mucosa do estmago, o mdico normalmente prescreve subsalicilato de bismuto e um antibitico como a amoxicilina ou o metronidazol.

OBSTIPAO

Obstipao intestinal, ou "priso de ventre", a dificuldade de evacuar, devido ao endurecimento e/ou grande volume das fezes, levando dor e maior esforo defecatrio, com possvel origem de fissuras anais e at hemorridas.

CAUSAS DE OBSTIPAO
Podero existir vrias causas, possivelmente simultneas, responsveis pela obstipao, incluindo a ingesto inadequada de lquidos e fibras, um estilo de vida sedentrio e alteraes ambientais. A obstipao poder ser agravada pela gravidez, viagens ou alteraes na dieta.
Outras causas mais graves incluem apertos ou leses expansivas no intestino grosso, pelo que se a obstipao persistir ser aconselhvel consultar um.

LAXANTES
Laxantes Naturais
Laranja, tangerina, mamo, abacate, manga, morango, quivi, ameixa preta, mel, entre outros prprios para a idade.

Medicamentos, somente com indicao mdica.

Lactulose Pursennide

INTOXICAO

A intoxicao alimentar ou gastrintestinal o resultado de uma reao comida ou gua contaminadas durante o preparo, manipulao ou armazenamento dos alimentos. Os contaminantes mais comuns so as bactrias. Outros contaminantes incluem os vrus, os parasitas e toxinas.

A intoxicao alimentar normalmente conduz a um desconforto gastrintestinal severo que acompanhado de clicas abdominais, vmitos e diarreia.

ACIDENTES CIRCULATRIOS

SINAIS E SINTOMAS
Poder surgir
Sede Sensao de frio Pulso progressivamente mais rpido, embora tambm fique mais fraco

Pode ainda em casos mais graves


Palidez da pele e mucosas Extremidades arrefecidas

Zumbidos
Alteraes do estado de conscincia

SNCOPE OU DESMAIO
a perda temporria, sbita e breve da conscincia e consequentemente da postura, devido a isquemia cerebral transitria generalizada (reduo na irrigao de sangue para o crebro;

o conjunto de manifestaes que resultam de um desequilbrio entre o volume de sangue circulante e a capacidade do sistema vascular, causados geralmente por: choque eltrico, hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, exposio a extremos de calor e frio, emoo violenta, distrbios circulatrios, dor aguda.

TIPOS DE ESTADO DE CHOQUE


Choque Cardiognico: Incapacidade do corao de bombear sangue para o resto do corpo.

Choque Neurognico: Dilatao dos vasos sanguneos em funo de uma leso medular.

Choque Sptico: Ocorre devido a incapacidade do organismo em reagir a uma infeo provocada por bactrias ou vrus que penetram na corrente sangunea liberando grande quantidade de toxinas;

Choque Hipovolmico: Diminuio do volume sanguneo

INSOLAO

ASFIXIA
A Asfixia ou Sufucao est relacionada com a dificuldade respiratria que

leva falta de oxignio no organismo.

As causas podem ser variadas, sendo a mais vulgar a obstruo das vias respiratrias por corpos estranhos (objectos de pequenas dimenses,

alimentos mal mastigados, etc.).


Outras causas de asfixia so: - Ingesto de bebidas ferventes ou custicas

- Pesos em cima do peito ou costas


- Intoxicaes diversas - Paragem dos msculos respiratrios

O QUE FAZER?

Numa criana pequena: - Abra-lhe a boca e tente extrair o corpo estranho, se este ainda estiver visvel, usando o seu dedo indicador em gancho ou uma pina (cuidado para no empurrar o objecto!). - Coloque a criana de cabea para baixo. Sacuda-a e bata-lhe a meio das costas, entre as omoplatas, com a mo aberta

O QUE FAZER?
No jovem/ adulto: - Coloque-se por trs da vtima, passe-lhe o brao volta da cintura. - Feche o seu punho e coloque-o logo acima do umbigo. - Cubra o punho com a outra mo e carregue para dentro e para cima. - Repita as operaes as vezes que forem necessrias. - Se a respirao no se restabelecer e a vtima continuar roxa (cianosada), faa reanimao/ respirao artificial. - Logo que a respirao estiver restabelecida transporte a vtima para o Hospital.

OUTROS TIPOS DE ACIDENTES ACIDENTES POR CORRENTE ELTRICA

TCNICAS DE IMOBILIZAO

PREVENO DA CONTAMINAO MICROBIANA E PARASITRIA


Lavar bem os alimentos; Evitar o contacto com as crianas se estiver constipado; Lavar bem as mos; Manter as unhas cortadas; Colocar luvas para manipulao de vitimas e utenslios; Lavar todos os espaos com detergentes antibacteriano.

CONTAMINAO VIRAL
O ar que respiramos est cheio de vrus e bactrias, que caso entrem pelas vias respiratrias podem causar infeces. Por isso, convm seguir algumas regras para evitar o seu contgio.

ASSIM
Evite os ambientes fechados como os centros comerciais, transportes pblicos e outros lugares pouco arejados. Evite estar em contacto com pessoas doentes. Pelo menos uma vez por dia areje a casa, em especial o lugar onde dorme ou passa mais tempo.

MALA DE PRIMEIROS SOCORROS

CONSTITUIO DAS MALAS DE 1S. SOCORROS


Termmetro (para avaliao da temperatura);

Pina, tesoura, canivete;


Adesivo normal e antialrgico; Compressas diversas (para as hemorragias); Gaze oxigenada (para desinfeco e/ou estancamento de hemorragias); Ligaduras (normais e elsticas) diversas (para as contuses e traumatismos);

Pensos rpidos diversos;

Penso plstico;
Pensos gordurosos; Pensos hemostticos (para estancamento de hemorragias);

Garrote Lanterna pequena;

Anti Sptico (para desinfeco);


Luvas; Betadine espuma e drmico (para lavagem e desinfeco); Antipirticos (para evitar a febre e as convulses); Anticidos (para evitar ou diminuir as gastrites ou outras irritaes das Mucosas do estmago); Anti-inflamatrios (para evitar ou diminuir inflamaes); Repelentes para insectos; Protector solar; Vaselina.

You might also like