You are on page 1of 8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

A F Explicada
JUST ANOTHER WORDPRESS.COM SITE

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO


26 MAI

O livro do Gnesis:
O primeiro livro da Bblia recebeu o nome de Gnesis porque narra a gnese, isto , a origem do mundo, dos seres humanos, do pecado, do dio, das raas humanas e do povo de Israel. Seus escritos datam entre os sculos IX e VI aC, sua redao final aconteceu no sc. V aC. Est assim dividido: Gn 1-11 a histria das origens da humanidade. Gn 12-25 a histria dos patriarcas Abrao, Isaac, Jac e Jos ( um dos filhos de Jac). O livro comea narrando a histria da criao do mundo e de todos os seres vivos. A criao no mero capricho de Deus, mas um gesto de amor. A semana apenas um artifcio literrio para ensinar que tudo o que existe obra de Deus e quer reforar o descanso sabtico. O pice desta criao e portanto desta narrao a criao do homem e mulher imagem e semelhana de Deus. Ser imagem e semelhana de Deus significa ser dotado de vontade e liberdade. Depois mostra a entrada e evoluo do pecado atingindo a famlia com o assassinato de Abel. Para conter o avano do pecado vem o dilvio. Com a historia da Torre de Babel, o autor sagrado mostra como os homens novamente tentam ocupar o lugar de Deus e so espalhados por toda a terra. A seguir o texto apresenta Abrao, um pastor seminmade de Ur da Caldia, que por inspirao divina deixa sua terra e sua famlia e vai a procura da terra prometida. O objetivo do redator no descrever os fatos em si mesmos, mas descobrir neles a presena divina. O livro traz uma srie de ensinamentos importantes. Esto apenas alguns elencados: - Tudo o que existe foi criado por Deus criado com sabedoria e amor, portanto todas as criaes so boas. - Deus existe antes de todo tempo, eterno, no foi criado. - Homem e mulher so imagem e semelhana de Deus e , como tal, so os senhores de toda criao. - A mulher companheira do homem, ambos so uma s carne.
afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ 1/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

- Todo mal que existe no mundo conseqncia da desobedincia de todos ns seres humanos. - Apesar do pecado, Deus no abandona a sua criatura., mas estabelece uma ralao amorosa. - Assim, Deus no est longe e alheio vida humana, mas participa de nossa histria. O livro do xodo: Na Bblia hebraica, esse livro se chama Nomes, porque comea relatando os nomes dos filhos de Jac que desceram, para o Egito. Na Bblia grega recebeu o titulo de xodo, que significa sada. Esse titulo resume o contedo do livro, a sada ou libertao dos israelitas do Egito. Porm, o livro no narra apenas a sada do Egito, mas sobretudo, a manifestao de Deus na montanha do Sinai e a Aliana. A libertao narrada nos 15 primeiros captulos. O livro a continuao do Gnesis, aps descrever rapidamente a situao humilhante dos israelitas no Egito, o livro comea a narrar a histria do libertador, Moiss. Descreve a travessia entre o Egito e o monte Sinai, termina narrando a construo da Tenda ou Tabernculo, onde Deus habitar. O livro est assim dividido: Libertao do Egito Caminho pelo deserto do Sinai. A Aliana do Sinai. A historicidade dos fatos narrados so aceitos unanimemente. Mas trata-se de uma histria religiosa e de carter popular, redigida muito tempo depois dos acontecimentos. O livro procura ressaltar a interveno providencial de Deus na libertao e formao do povo eleito. Por isso, o autor sagrado deixa de lado as causas naturais dos acontecimentos e descreve tudo com ao milagrosa de Deus. No se pode negar a ao divina na libertao de Israel da opresso do Egito, mas no se pode dizer que tudo aconteceu por uma srie de intervenes milagrosas durante quarenta anos. Podemos dizer que este livro ponto central do AT, o Evangelho do AT. Como os Evangelhos este livro contm a Boa Nova da libertao. A experincia fundamental do povo de Israel a experincia do deus Libertador. Por isso, as narraes do xodo tornaram-se o prottipo de todas as outras libertaes. Ainda hoje, estas narraes exercem grande influncia. O fara tornou-se smbolo de todas as opresses e alienaes atuais; Israel representa os oprimidos e marginalizados. O prprio NT serve-se muitas vezes da temtica do xodo. O Concilio Vaticano II definiu a Igreja como povo peregrino em busca da Ptria Celeste. O livro do Levtico. Esse ttulo faz referncia ao contedo do livro, que um grande cdigo de leis, na sua maioria referentes ao culto e ao sacerdcio. Todos sacerdotes judeus eram da tribo de Levi. Da o nome do livro: levtico, isto , da tribo de Levi, ou seja os sacerdotes e levitas. Podemos dizer que o livro um grande ritual, em que se descrevem os sacrifcios, as festas, as ofertas, a consagrao dos sacerdotes, o comportamento de todo povo diante de seu Deus.
afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ 2/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

O livro est situado no corao do Pentateuco como se fosse o corao da Lei. Todas as leis nele recolhidas so consideradas como dadas por Deus no monte Sinai durante a celebrao da Aliana. Mas uma anlise mais profunda mostra que o livro contm leis muito posteriores, que foram reunidas e colocadas no contexto da aliana do Sinai. O livro pode ser dividido em duas grandes partes: Parte cultual, com leis referentes ao culto (Lv 1-16). Parte legal, contendo leis que abrangem toda a vida do povo (Lv 17-26). A primeira parte pode ser assim subdividida: Lv 1-7 Leis sobre os sacrifcios: o holocausto, oblaes, sacrifcios de comunho, expiao e reparao. L v 8-10 Leis sobre os sacerdotes. Lv 11-16 Leis sobre a pureza e impureza. A segunda parte pode ser chamada de Cdigo de Santidade. A santidade deve abranger todos os nveis da vida do povo: social, cultual e temporal. O captulo 27 um apndice com normas sobre votos e tarifas. Este livro importante para uma compreenso do AT e do NT. No podemos esquecer que Jesus, os Apstolos e a igreja Primitiva seguiram muitas das prescries a descritas. Podemos tambm entender a atitude de Jesus contra os fariseus que insistiam, sobretudo nas questes de impureza e pureza. Dentre muitos aspectos doutrinais, elencamos estes: O culto: a concretizao essencial do sacrifcio. Oferecer sacrifcios uma prtica cultual muito antiga, comum a muitos povos. So um meio essencial de aproximar o homem de Deus. A importncia da santidade: o conceito de santidade , ainda, muito imperfeito; atm-se ao exterior das pessoas, contatos, alimentos, comportamentos. Mas essa santidade exterior deve ser reflexo da santidade interior. No se trata de uma santidade religiosa, mas abrange toda a vida das pessoas. O pecado: visto como uma transgresso da Lei. Desobedec-la afastar-se de Deus. Por isso, o livro insiste tanto na necessidade de expiao, purificao para restabelecer a comunho com Deus. Muitas destas Leis preservavam a sade e o bem-estar do povo. Tinham o objetivo de eliminar muitas doenas, no por ritos mgicos, mas por meios naturais. Por mais estranho que parea, o Levitico um livro importante na historia da salvao. No se explica por si mesmo, mas deve ser entendido no contexto global do AT.

O livro de Nmeros.
Na Tradio hebraica, esse livro denominado Deserto, justamente porque narra a travessia do
afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ 3/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

deserto pelos israelitas. Porm na traduo grega, recebeu o nome de Nmeros por causa dos recenseamentos apresentados, sobretudo nos captulos 1-4 e 26. O livro est intimamente unido aos livros do Ex e do Dt, a unidade do livro se deve ao quadro geogrfico, isto , o deserto entre o monte Sinai e as estepes da regio de Moab, comea com uma indicao cronolgica. Descreve os ltimos vinte dias passados no monte Sinai, os trinta e oito anos no deserto perto de Cades Barna e os seis meses na regio de Moab. Os ltimos acontecimentos no monte Sinai antes da partida so o recenseamento dos homens aptos para a guerra; a disposio das vrias tribos no acampamento; uma srie de prescries sobre os levitas e outras leis; a celebrao da pscoa; a apresentao da nuvem que cobre o tabernculo. Logo depois, comea a marcha pelo deserto sob a direo do sogro de Moiss, que conhecia bem a regio, pois era morador do Sinai. A seguir, o livro apresenta as murmuraes e lamentaes do povo pelas dificuldades da viagem. Depois apresenta uma srie de prescries sobre as ofertas de alimento em alguns sacrifcios e sobre a violao do Sbado. Em seguida narra a historia do adivinho Balao que ao invs de amaldioar, bendiz o povo de Israel; depois a idolatria dos israelitas provocada pelas mulheres de Moab e Madian, o castigo divino e o zelo de Finias, neto de Aaro. feito um novo recenseamento para dividir a terra prometida. Depois narra a histria de Josu, a vitria sobre os madianitas, a diviso da Transjordnia, a retrospectiva das etapas do caminho pelo deserto, diviso de Cana, termina dando disposies sobre as cidades refgios para os homicidas e sobre a herana das mulheres casadas. O livro pode ser dividido em trs partes, tendo como base os trs principais lugares onde os israelitas acamparam: o monte Sinai (aproximadamente 20 dias), Cades Barna (38 anos) e as plancies de Moab (mais ou menos 6 meses): Nm 1-10,10 no monte Sinai. Nm 10, 11-21 no deserto entre o monte Sinai e a regio de Moab. Nm 22-36 nas plancies de Moab. O livro apresenta o Israel do deserto como Israel ideal. Mas nem por isso deixa de narrar as revoltas sob as mais variadas formas: murmuraes, desnimo, rejeio da mediao de Moiss, descrena, etc. Na teologia do autor, o deserto o lugar em que Deus habita e caminha com seu povo, mas tambm o lugar do pecado, da ingratido, da revolta contra Deus. O livro do Deuteronmio. O ltimo livro do Pentateuco recebeu este nome que significa exatamente segunda (deuteros) lei (nomos). Na realidade, no se trata de uma segunda Lei, mas de uma segunda cpia da Lei. A maior parte do livro formada por leis que repetem muitas vezes as apresentadas em Ex e Lv.

afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ Na Bblia Hebraica, esse livro denominado Palavras,

com referncia aos discursos de Moiss nele

4/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

Na Bblia Hebraica, esse livro denominado Palavras, com referncia aos discursos de Moiss nele contidos. Sua colocao no final do Pentateuco se deve sua geografia e cronologia. situado na regio de Moab, no ltimo ano da peregrinao pelo deserto, pouco antes da entrada na terra prometida. O livro formado por trs discursos de Moiss, pronunciados em Moab pouco antes de sua morte. O objetivo dos discursos confirmar a aliana do Sinai: primeiro discurso de Moiss Dt 1, 1-4, 40. segundo discurso de Moiss (primeira parte) Dt 4, 41-11,32. segundo discurso de Moiss (segunda parte) Dt 26, 16-28, 69 terceiro discurso de Moiss Dt 29, 1-30, 20 apndice histrico Dt 31-34. Embora os discursos do Deuteronmio sejam atribudos a Moiss, seus verdadeiros autores e destinatrios no viveram no sculo XIII a C., mas provavelmente no sculo VIII. O livro foi se formando gradativamente entre 750 e 400 a C. Provavelmente o ncleo central do livro (4, 1-28; 5, 1-9, 10; 12, 1-28, 46; 30, 11-20; 31, 9-13) foi redigido por um levita no reino de Israel nos meados do sculo VIII a C. Ele parece reunido a pregao de levitas itinerantes que percorriam o Pas, ensinando a Lei e relembrando a aliana do Sinai. Por ocasio da destruio do reino de Israel, em 722 a C, o texto original do Deuteronmio foi trazido para o reino de Jud, talvez junto com o documento elosta. Provavelmente o rei Ezequias (715-687 a C) serviu-se deste documento na sua reforma religiosa. O livro teria ento recebido alguns acrscimos. Mas na reforma religiosa de Josias (640-609 a C), quando por ocasio da restaurao do Templo (622 a C), se encontrou o Livro da Lei. Os biblistas concordam em afirmar que este livro o Deuteronmio. Os dois grandes protagonistas do Livro so Deus e Israel. O Deus de Abrao, Isaac e Jac que se revelou a Moiss no Monte Sinai, escolhendo para si um povo dentre todos os povos da terra. Esta escolha amorosa exige de Israel uma resposta amorosa. Os homens se uenm por meio de pactos e alianas. Deus aceitou este modo dos homens se relacionarem e uniu-se a eles atravs da aliana. Este importante tema perpassa todo o Pentateuco. Os escribas que fizeram a ltima redao dos cinco livros estruturaram todo o texto com base na teologia da aliana divididos em quatro perodos: A criao at No; De No a Abrao; De Abrao a Moiss; De Moiss a Josu. A primeira descrita em Gn 9,1-17, o arco-ris no cu o seu sinal. A aliana com Abrao foi depois renovada com Isaac e Jac. A aliana do Sinai a mais importante de todas. Ela determina o nascimento do Povo de Deus.
afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ 5/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

Enquanto as alianas com No e Abrao eram muito mais uma promessa gratuita de Deus, a do Sinai requer maior participao humana. A aliana de Siqum marca o quarto perodo. Josu prope ao povo servir a Jav ou a outros deuses, o povo se compromete a servir exclusivamente a Jav.
Oops! There was a problem loading the video. (Error code: these-ads/) #120)

About these ads (http://en.wordpress.com/about-

9 Comentrios Publicado por afeexplicada em 26/05/2011 em Bblia, Curso Bblico Tags: Bblia, Curso Bblico

9 respostas para OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO


ANTONIO JOSE DOS SANTOS 28/05/2011 at 3:59 pm HTML: () " "

Resposta Gabrielli mariano da silva 22/08/2013 at 12:41 am


afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ EU AMEI QUANDO EU TAVA LENDO E COMEO

CANTA UMA MUSICA EU LEVEI UM 6/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

EU AMEI QUANDO EU TAVA LENDO E COMEO CANTA UMA MUSICA EU LEVEI UM SUSTO Resposta Fabiana S da silva 04/09/2013 at 6:30 pm Caramba,eu tbm.. Resposta maico 14/09/2013 at 5:41 pm tbm leveii mol susuto Resposta werich 01/10/2013 at 3:07 pm levei um baita susto ate arrepiei kkkk Resposta expedito 15/10/2013 at 11:21 pm gostei muito vou prticar mais. Resposta gatadora 26/11/2013 at 1:52 pm adorai o que vi aqui, mas depois a msica tocou e parou, voltou logo em seguida Resposta lindadora 26/11/2013 at 1:53 pm eu levei um belo susto Resposta
afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/ 7/8

26/12/13

OS 5 PRIMEIROS LIVROS DA BBLIA PENTATEUCO | A F Explicada

joao vitor 26/11/2013 at 4:49 pm gostei Resposta

Blog no WordPress.com. O tema Choco. Entradas (RSS) e Comentrios (RSS)

afeexplicada.wordpress.com/2011/05/26/os-5-primeiros-livros-da-biblia-pentateuco/

8/8

You might also like