You are on page 1of 20

N 1254 - 18 Novembro 2005

Director: Jorge Seguro Sanches Director-adjunto: Silvino Gomes da Silva


Internet: www.ps.pt/accao E-mail: accaosocialista@ps.pt

SOARES EM PR-CAMPANHA DE

DILOGOS E AFECTOS

PARLAMENTO

DISCUSSO DO OE 2006

GOVERNO

SUPLEMENTO

Aprovado Oramento de Estado para 2006

8 a 14

Despesa pblica desce pela primeira vez

Apresentado Plano Nacional de Crescimento 16 e Emprego

ABERTURA

18 NOVEMBRO 2005

EDITORIAL

SOARES APOSTA NOS PORTUGUESES E EM PORTUGAL


Com a coragem a que sempre habitou os portugueses, Mrio Soares tem vindo nas ltimas semanas a percorrer o pas, de norte a sul e do litoral ao interior. Soares fala com as pessoas, estimula-as, acarinha-as, diz-lhes o que pensa do nosso futuro e do nosso pas. Soares no se resguarda no silncio, Soares aposta nos portugueses e em Portugal. e que o exerccio do seu mandato ser um factor de unio entre os portugueses: Mrio Soares que ganhou as eleies em 1986 por pouco mais de 130 mil votos ganhou e recuperou a confiana de quase todo o eleitorado durante os seus dois mandatos sendo eleito em 1991 com mais de 70 por cento dos votos dos portugueses.

Mrio Soares tem essa grande vantagem. Os portugueses conhecemMas afinal qual o Presidente de que precisamos? Um Presidente, no. Conhecem a sua sinceridade e a sua grande capacidade para na defensiva, que veja como correm as coisas para depois dar a criar equipas vencedoras. Os portugueses e os socialistas sabemsua opinio (sempre politicamente correcta), ou um Presidente no muito bem. que aponte o futuro e nos diga aquilo que pensa? Hoje e tal como em 1985, Mrio Soares candidato a Presidente da Repblica, depois de o PS ter sido forado a arrumar o pas e a restaurar a credibilidade das contas do Estado. Hoje e tal como em 1985, Mrio Soares partiu para o combate eleitoral com sondagens modestas e pouco animadoras. Hoje e talvez mais do que em 1985, Portugal precisa da estabilidade poltica que nos permita a todos ter como teis ao futuro os sacrifcios que Portugal nos tem pedido. Mesmo no pertencendo rea poltica do PS, quase todos os portugueses reconhecem que Mrio Soares desempenhou os seus dois mandatos presidenciais com independncia, iseno e sentido de Estado. Os portugueses, sabem ainda que, com Mrio Soares, no dia seguinte s eleies, as lutas eleitorais terminam

JORGE SEGURO SANCHES

Hoje e tal como em 1985, Mrio Soares candidato a Presidente da Repblica, depois de o PS ter sido forado a arrumar o pas e a restaurar a credibilidade das contas do Estado.

SALRIO MNIMO NACIONAL

EXECUTIVO ANUNCIA O MAIOR AUMENTO REAL DOS LTIMOS ANOS


A partir do dia 1 de Janeiro de 2006, o Salrio Mnimo Nacional (SMN) passa a ser 385,90 euros. Trata-se de um aumento de 3 por cento que no s se traduz na maior subida dos ltimos anos, como preserva ainda a produtividade da economia e a estabilidade das finanas pblicas. O anncio foi feito pelo primeiroministro, Jos Scrates, no passado dia 14, sada da reunio que o Governo manteve, em sede de concertao social, com os sindicatos e as confederaes patronais e onde deixou claro que o aumento fica acima do valor previsto da inflao, situado nos 2,3 por cento. Se as previses do Executivo socialista relativas ao agravamento do custo de vida se confirmarem, haver uma variao positiva do poder de compra dos cidados que auferem o SMN na ordem dos 0,7 pontos percentuais. Actualmente, o SMN de 374,70 euros, o que significa que os portugueses que auferem o referencial mnimo de remunerao contaro, no prximo ano, com mais 11,20 euros por ms. O aumento anunciado est de acordo com as nossas preocupaes com as finanas pblicas, com a competitividade da economia e com os trabalhadores, afirmou Jos Scrates, para depois vincar que, em 2006, vai haver um aumento real desta prestao que atinge cerca de 5,5 por cento dos trabalhadores portugueses. Scrates, ladeado pelos titulares das pastas das Finanas, da Economia e do Trabalho e Segurana Social, aps recordar que vrias prestaes sociais esto indexadas ao SMN, advogou que o aumento no podia ser superior, por forma a no desestabilizar as finanas nacionais Fomos to longe quanto podamos, assegurou, avisando que a actual situao do pas no o momento para aventuras. Aumentos muito acima da inflao seria um erro caro para o sistema de segurana social, mas tambm no podemos pr em causa a competitividade das empresas, disse o chefe do Executivo socialista. A deciso do Governo dividiu os parceiros sociais, com as centrais sindicais a considerarem o aumento insuficiente, as Confederaes dos Agricultores (CAP) e do Comrcio e Servios de Portugal (CCP) a declararem o seu acordo face actualizao e as Confederaes da Indstria (CIP) e do Turismo (CTP) a manifestarem algumas reticncias.

Penso mnima de reforma tambm sobe


A ttulo de exemplo do impacto em cadeia gerado pelo aumento do SMN em dezenas de prestaes sociais a ele indexadas, conforme salientou o primeiro-ministro nas suas declaraes, destaca-se a subida da penso mnima. Assim, aqueles cuja carreira contributiva para a Segurana Social for inferior aos 15 anos regulamentares (um escalo que concentra 473.630 pensionistas) tambm vo beneficiar de um aumento de 3 por cento na sua reforma mensal. Isto significa que o actual valor de 216,79 euros passa, em 2006, para 223,49 euros, o equivalente a mais 6,70 M.R. euros por ms.

18 NOVEMBRO 2005

ACTUALIDADE

MAIS UMA PROMESSA CUMPRIDA

GOVERNO INICIA NOVA GERAO DE POLTICAS SOCIAIS

Aprovada uma nova prestao extraordinria de apoio a todos os pensionistas com mais de 80 anos de idade em 2006 e que aufiram menos de 300 euros mensais.
O Executivo liderado por Jos Scrates anunciou uma nova medida de apoio aos mais velhos, dando assim cumprimento a mais uma promessa eleitoral com que o Governo do Partido Socialista se apresentou ao eleitorado. Com efeito, o Conselho de Ministro de 17 de Novembro aprovou na generalidade o Complemento Solidrio para os Idosos, uma medida que visa aumentar a eficcia no combate pobreza dos pensionistas com mais de 80 anos de idade abrangendo deste modo um vasto conjunto de idosos que vivem actualmente com menos de 300 euros mensais. O seu valor estabelecido por referncia a um limiar pr-definido e a sua atribuio ser alvo de uma diferenciao em funo da situao concreta do pensionista que a requer, sujeita, todavia, a uma rigorosa avaliao dos recursos do proponente, nomeadamente quanto penso que usufrui, rendimentos do trabalho, capital prprio ou patrimnio. Pretende-se assim, como adianta o Governo, beneficiar aqueles que esto efectivamente em situao de pobreza extrema, abrangendo esta nova prestao, que ter j aplicao na prtica no prximo ano de 2006, os pensionistas com 80 ou mais anos de idade, prevendo-se que em 2009 esta medida se possa estender a todos os pensionistas com mais de 65 anos. Com este decreto-lei, agora aprovado na generalidade em Conselho de Ministros, ambiciona o Governo aumentar e melhorar o combate pobreza extrema dos estratos da populao idosa com menores rendimentos, atenuando deste modo situaes de maior carncia vivida pelos mais velhos e de entre os mais velhos os que se encontram em situao de pobreza mais acentuada. Como afirmou o primeiro-ministro na apresentao pblica do Complemento Solidrio para Idosos, no Centro Cultural de Belm (CCB), com esta nova medida abre-se em Portugal uma nova gerao de polticas ligadas solidariedade social, facto que, como sublinhou, vai finalmente ajudar a combater a pobreza extrema dos mais velhos que vivem actualmente com menos de 300 euros mensais. Para Jos Scrates, esta iniciativa dever ser classificada como uma das mais ambiciosas e inovadoras em matria de polticas sociais desde o 25 de Abril. O Governo prev, com a introduo deste complemento solidrio, abranger um universo de cerca de 300 mil pensionistas que deste modo vem aumentar os seus rendimentos totais de forma significativa. De referir que, segundo estudos europeus, a insuficincia de recursos monetrios tem um peso superior a 50 por cento no nvel

de pobreza dos mais idosos, da a extrema importncia e significado desta medida agora aprovada pelo Governo socialista liderado por Jos Scrates.

Um primeiro passo
Estamos a inaugurar uma nova gerao de polticas sociais, afirmou o primeiroministro na sesso pblica de apresentao deste programa. Muito mais queremos e vamos fazer, adiantou Jos Scrates, mas por agora teremos que apostar numa estratgia sustentvel face realidade do pas. Tratase, como sublinhou, de concentrar recursos em quem mais precisa, diminuindo assim, de forma mais rpida, a pobreza dos idosos. E porque se trata de um primeiro passo, o Governo tem conscincia, como referiu Jos Scrates, de que muito h ainda a fazer para que o pas possa responder de forma ainda mais eficaz e justa s inmeras desigualdades existentes. Mas porque o objectivo de imediato chegar aos mais carenciados, uma vez que se sabe que entre os pensionistas nem todos se encontram num p de igualdade semelhante, j que existem em alguns casos rendimentos extra-penses que constituem um elemento significativamente diferenciador da situao de cada um, h, por isso, como referiu o primeiroministro, que ter em ateno a situao dos idosos isolados ou com famlias com baixos recursos que distinta da dos outros que podem contar com famlias com maiores posses econmicas ou com outro recursos patrimoniais mais elevados. Os princpios por que norteia este

Complemento Solidrio para Idosos passam pela atenuao das situaes de maior carncia, respondendo de forma clere s necessidades dos mais idosos, atravs de um acrscimo de rendimento que diminua de forma significativa o nvel da sua privao, concentrando os recursos disponveis nos estratos da populao idosa com menores rendimentos, seguindo o princpio da aplicao da diferenciao positiva enquanto instrumento de justia social. Pretende-se ainda, com a introduo desta nova medida, determinar os rendimentos em funo da dimenso e caractersticas dos agregados familiares, assim como activar polticas de solidariedade familiar enquanto um instrumento de concretizao da coeso social.

Devolver a dignidade aos idosos


O complemento solidrio para idosos, que o Governo tornou pblico e que considera como um primeiro passo na inaugurao de novas polticas sociais em Portugal, fixa a sua atribuio a um rendimento mnimo anual de 4200 euros, ou seja, 300 euros mensais. Esta nova medida de carcter social aponta para que em 2009 todos os pensionistas com 65 anos ou mais, e desde que o seu rendimento seja inferior a 300 euros mensais, passem a ser includos por este novo programa. Como frisou o primeiro-ministro na sua interveno no CCB, trata-se de uma prestao extraordinria de combate pobreza dos idosos, a desenvolver de forma gradual e que no prximo ano de 2006, sublinhou, dever abranger todos os

pensionistas com idade igual ou superior a 80 anos, em 2007 atingir aqueles que tenham 75 anos ou mais para que em 2009 possa chegar aos que na altura tenham 65 anos de idade. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, defendeu entretanto que este complemento pretende constituir uma nova estratgia sustentvel de mnimos sociais para os idosos, abraando mtodos e princpios significativamente diferentes dos seguidos at agora, uma vez que o critrio adoptado, lembrou ainda o responsvel pela pasta da solidariedade, era distribuir a todos os idosos os recursos disponveis de modo relativamente indiferenciado. Era impossvel, adianta Vieira da Silva, prosseguir com esta estratgia. Se o fizssemos, lembrou, levaramos 21 anos a convergir a penso mnima do regime geral com o salrio mnimo, algo que na perspectiva deste responsvel governamental seria insustentvel e indefensvel do ponto de vista da solidariedade social. Existem em Portugal, segundo dados oficiais, cerca de um milho de idosos cujas penses no chegam aos 300 euros mensais, algo que o Governo quer inverter at 2009 fazendo crescer o seu rendimento em perto de 20 por cento. Contas feitas, e como disse o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, quando o programa estiver completamente em funcionamento, ou seja, quando passar a abranger todos os idosos com 65 ou mais anos, custar ao Estado cerca de 200 milhes de euros, despesa que dever abranger cerca de 300 mil idosos.
RUI SOLANO DE ALMEIDA

INICIATIVA

18 NOVEMBRO 2005

PLENRIOS DE MILITANTES

SOARES O MELHOR CANDIDATO DA ESQUERDA


A ideia de que Mrio Soares o melhor candidato da esquerda e com o perfil mais adequado para vir a ocupar a presidncia da Repblica foi a nota dominante dos plenrios de militantes realizados recentemente em vrios pontos do pas, com a presena de dirigentes nacionais do PS.
Mrio Soares o melhor candidato da esquerda em geral, sustentou o dirigente socialista Augusto Santos Silva, salientando que o resultado das presidenciais est em aberto, facto que atribui apresentao da candidatura do fundador do PS. Ningum sabe qual vai ser o prximo Presidente da Repblica. At ao passado ms de Julho todos os estudos de opinio davam o no candidato assumido, Cavaco Silva, como o prximo PR. Era um passeio triunfal. Agora no h uma nica sondagem que d por garantida a vitria de Cavaco Silva primeira volta, disse Santos Silva, acrescentando que foi a entrada em cena de Mrio Soares que transformou uma coroao num a verdadeira eleio. Intervindo num plenrio de militantes no auditrio da Escola Superior de Educao, em Castelo Branco, o dirigente do PS considerou ainda a primeira volta das Presidenciais, a 22 de Janeiro, como as primrias do candidato da esquerda. A direita ou ganha primeira volta ou no ganha. impossvel, nos termos da sociologia eleitoral portuguesa, que a direita ganhe segunda volta, afirmou. Por outro lado, Augusto Santos Silva considerou que a coexistncia das candidaturas presidenciais de Soares e Alegre resulta de dois erros, imputando um ao PS e outro a Manuel Alegre. H dois erros. O primeiro, o PS achar que pode estar sempre a desafiar, para qualquer cargo que seja, quem no quer ser candidato e perder algum tempo com isso, disse. Chega a ser pitoresco, uma mania que ns temos, acrescentou, exemplificando com os nomes de Antnio Vitorino, Jaime Gama ou Antnio Guterres dados, no passado, como possveis candidatos presidenciais. Garantindo no conhecer todos os pormenores da questo interna socialista, porque as verses so sempre muitas, frisou ainda que os dois erros no podem ser assacados a Mrio Soares. O outro erro endereou-o no ao PS mas a Manuel Alegre, j que, explicou, do ponto de vista poltico, h nas eleies presidenciais um nvel de deciso pessoal que preciso ter e no tempo certo. No posso ser protocandidato, candidato segunda, tera e quarta, candidato se me derem mimo, ou afirmar que se me pedirem, talvez seja um acto potico, criticou Santos Silva. No me parece que Alegre tivesse condies para potenciar uma candidatura suficientemente forte para a vitria. No me parece que fosse uma candidatura ganhadora, acrescentou. Vitalino Canas num plenrio de militantes realizado na Escola Superior de Educao, em Leiria. Segundo Vitalino Canas, um dos factores distintivos de Mrio Soares o seu prestgio internacional, que constitui uma mais-valia. preciso que o Presidente da Repblica seja algum com prestgio internacional, capaz de acentuar a projeco de Portugal na Europa e no mundo, disse. Por outro lado, referiu, Soares, pela sua natureza optimista e personalidade mobilizadora, tambm quem est em melhores condies para restaurar a confiana entre os portugueses e os agentes econmicos e sociais, e contribuir para os objectivos do crescimento econmico do pas. O dirigente socialista destacou ainda o facto do fundador do PS j ter exercido o cargo de Presidente da Repblica, o que, na sua opinio, outro factor positivo, nomeadamente no que respeita leitura dos poderes do chefe de Estado. J sabemos a leitura que tem dos poderes presidenciais. Assim, estamos tranquilos, disse. Por ltimo, Vitalino Canas referiu que a idade outro factor de vantagem da candidatura de Soares. A experincia adquirida ao longo da sua vida pblica a melhor garantia de estabilidade e sensatez, afirmou, acrescentando que Mrio Soares venera a estabilidade poltica.

Experincia acumulada
Na Guarda, no auditrio Passos da Cultura, realizou-se outro plenrio de militantes, com a presena de Miranda Calha, que destacou a experincia acumulada de Mrio Soares enquanto primeiro-ministro e Presidente da Repblica em momentos de crise essenciais e a sua viso estratgica ao ser o obreiro da entrada de Portugal na ento CEE. No actual quadro poltico, sublinhou, no ter estas referncias pode significar que se centralizem no Presidente outros intuitos, ou seja, uma opo que seja contrria aos poderes presidenciais definidos na Constituio. que, alertou, h sectores da direita que defendem abertamente o reforo dos poderes presidenciais. Para o dirigente do PS, Mrio Soares a pessoa melhor posicionada e mais qualificada exercer o cargo de Presidente da Repblica dentro dos parmetros constitucionais, sendo a sua vitria importantssima para que se possa continuar a governar de uma forma J. C. CASTELO BRANCO correcta.

Prestgio internacional
A necessidade de uma forte mobilizao em torno da candidatura de Mrio Soares e de uma mensagem permanente junto do eleitorado dos factores distintivos do candidato apoiado pelo PS foram realados por

18 NOVEMBRO 2005

PRESIDENCIAIS 2006

SOARES EM PR-CAMPANHA DE DILOGO E AFECTOS

Demonstrando estar em grande forma fsica e preparadssimo para a prxima batalha eleitoral, Mrio Soares encontra-se, desde o passado dia 7 de Novembro, em digresso de pr-campanha pelo pas. Neste priplo nacional, o candidato apoiado pelo PS tem visitado vrios concelhos dos distritos de Coimbra, Braga, Porto, Lisboa e Viana do Castelo, dialogando com as populaes locais, empresrios, trabalhadores e muito especialmente com jovens e crianas, com os quais trocou impresses sobre os assuntos de maior actualidade e interesse para o futuro de Portugal.
Para o candidato, este arranque dinmico da sua campanha de afectividade e dilogo prende-se com a obrigao e o dever de ouvir os portugueses num momento em que h muitas dvidas sobre o carcter da prxima eleio de 22 de Janeiro. Quero ouvir e falar directamente com as pessoas, garantiu Soares um pouco por toda a parte, criticando directa e

fortemente quem pretende fugir ao debate de ideias e condicionar a avaliao do eleitorado pelo silncio. Para Mrio Soares, o prximo chefe de Estado no pode ser hirto, distante e complexado, mas algum flexvel e com uma cultura abrangente. Nas declaraes que fez no final de um almoo com as cmaras de comrcio do Reino Unido e da Alemanha, em Lisboa, no passado dia 16, o fundador do PS criticou a entrevista que o seu adversrio Cavaco Silva concedeu TVI por consider-la uma cassete repetida que visa pedir um cheque em branco aos portugueses. Perante os convidados das cmaras de comrcio do Reino Unido e da Alemanha, Soares fez questo de lembrar que, ainda recentemente, era considerado o pai da ptria e que desde o anncio da sua candidatura presidencial passara a ser referenciado como um grande perturbador nacional. Mas essa ideia est a esbater-se, sustentou , defendendo, depois, que indispensvel que o prximo chefe de Estado seja um poltico, porque o cargo eminentemente poltico.

O Presidente da Repblica no se pode confundir com um ministro das Finanas ou com um primeiro-ministro. Ele deve ter um perfil de um homem com flexibilidade e de proximidade em relao aos problemas das pessoas, reafirmou, advogando que o exerccio da Presidncia exige ter uma viso da Histria de Portugal e ser um super-embaixador do pas em matria de poltica externa. Para Mrio Soares, um Presidente da Repblica no pode ser hirto, distante e complexado, antes pelo contrrio, precisa de ser um exemplo de convivialidade e de falar de igual com todos os cidados e ter capacidade de inovao. Assim, se voltar, pela terceira vez, a ocupar o Palcio de Belm, Mrio Soares garante que inovar no exerccio da magistratura de influncia face aos seus dois anteriores mandatos. Fui eu que, enquanto Presidente da Repblica, inventei as Presidncia s Abertas. Mas, se for eleito desta vez, no vou repetir aquilo que fiz no passado, declarou, no dia 15, durante uma visita a uma escola do Ensino Bsico de Queluz, concelho de Sintra, onde

salientou que h novas formas de contactar de perto com os problemas das populaes. Terei de ouvir os especialistas sobre cada matria, porque o Presidente da Repblica no nenhum iluminado que sabe sempre sobre tudo e a primeira posio de um chefe de Estado deve ser de humildade, sabendo ouvir, vincou, j no final da sua deslocao aos centros de apoio a crianas e jovens da Junta de Freguesia de Monte Abrao. Durante as vrias horas que a visita durou, Mrio Soares teorizou sobre o modo como entende o exerccio da magistratura de influncia no cargo de Presidente da Repblica, sublinhando que ela passa pelo dilogo mediador entre os cidados e os rgos de soberania. Na sua passagem por um espao de ocupao de tempos livres para adolescentes, Mrio Soares cruzou-se com toxicodependentes e portadores do vrus da sida, ocasio em que defendeu a ideia de que o desenvolvimento econmico de um pas dever fazer-se sempre com coeso social. Tambm no decurso da sua visita a Queluz,

PRESIDENCIAIS 2006

18 NOVEMBRO 2005

questionado pelos jornalistas sobre as manifestaes de descontentamento dos militares face a algumas medidas governamentais, o candidato apoiado pelo PS defendeu que o Presidente da Repblica deve ter um papel mais interventivo no conflito que afecta as Foras Armadas.

Terceiro mandato ser ousado e inovador


No mesmo dia, ao discursar num jantar de pr-campanha em Guimares, Soares acusou o candidato presidencial apoiado pela direita de pretender vingar a derrota sofrida no confronto com Jorge Sampaio nas eleies presidenciais de 1995, assegurando, por seu lado, que vai fazer uma campanha eleitoral inovadora e de proximidade com os portugueses. Em Fafe, um dia antes, Mrio Soares prometeu que se for eleito Presidente da Repblica, far um mandato mais ousado e criativo do que os dois anteriores. No encontro com autarcas do concelho liderado pelo camarada Jos Ribeiro, Mrio Soares centrou a sua interveno nos temas europeus e na apresentao das razes que justificaram a sua candidatura. Referiu-se, nomeadamente, crise que se vive na Europa, dizendo que Portugal precisa de ter uma voz credvel na Presidncia da Repblica, capaz de se fazer ouvir, e acrescentou que o pas tem de vencer os desafios do alargamento da Unio Europeia, um dos quais o da diminuio de verbas comunitrias.

Recordando o reconhecimento de que goza nos diferentes pontos do globo, o candidato salientou o carcter essencial do dilogo aos vrios nveis da poltica nacional e internacional. Na visita que realizou, no passado dia 14, ao concelho de Cabeceiras de Basto, Mrio Soares insistiu na necessidade de se realizarem debates, defendendo que da discusso que nasce a luz e manifestando-se por isso mesmo disponvel para debater a dois, a trs ou a cinco. Soares tambm fez referncia crise que se vive na Europa dizendo que

necessrio avanar no sentido da construo europeia. A Europa precisa de vozes fortes e actualmente h poucas que sejam escutadas, como acontece com a minha, alertou, acrescentando que embora no se aponte uma perda de liberdade nas democracias europeias, preciso perceber que a democracia se constri e se aprofunda todos os dias, atravs do dilogo. Neste sentido, o fundador do PS lembrou que uma personalidade conhecida em toda a Europa, o que o torna uma voz respeitada e ouvida, sobretudo num

momento de impasse como o actual na Unio Europeia. Tambm em Viana do Castelo, Mrio Soares defendeu uma campanha de dilogo e confronto de ideias, tendo saudado a ida para o terreno do seu concorrente Cavaco Silva, a quem desafiou para participar em debates e no se limitar apenas a abordar as questes financeiras, mas tambm de problemticas polticas, sociais e morais. Desejamos ouvir a palavra dele, porque a campanha para as candidaturas se confrontarem, afirmou, criticando o facto do seu opositor se ter sempre

PORTUGAL NO PRECISA DE UM TCNICO DE CONTAS


Mrio Soares garante que, se for eleito Presidente da Repblica, estar em melhor posio do que qualquer outro candidato para evitar que em Portugal surja uma situao de conflito social semelhante que se vive actualmente em Frana. Ao frisar que o surto de violncia urbana que tem abalado os arredores de Paris ao longo das ltimas semanas tem as suas origens na existncia de guetos de imigrantes e de excluso social, Soares voltou a sublinhar a ideia segundo a qual o exerccio da presidncia da Repblica no pode limitar-se aco de um tcnico de finanas. No atravs do controlo do dfice embora isso seja importante , que se combatem os problemas sociais, afirmou, salientando de seguida que, para controlar as finanas pblicas so nomeados os respectivos ministros. O pas precisa de algum que saiba compreender os factos e as suas causas, agindo em consequncia e fazendo-se ouvir pelas pessoas, disse, depois de lamentar e condenar a forte onda de violncia urbana que tem afectado os bairros pobres dos arredores da Cidade Luz, alastrando-se depois a outras cidades francesas. Aos jornalistas que o acompanham no priplo nacional de pr-campanha, Soares disse que tm de ser encontradas solues polticas para os problemas do desemprego e da excluso social dos grupos de jovens envolvidos nos tumultos na Frana. Segundo o ex-Presidente da Repblica, no pela violncia de quem protesta designadamente os filhos de imigrantes de origem islmica , que se obtm respostas satisfatrias do Governo. Na sua perspectiva, os governantes franceses devero privilegiar medidas que possibilitem a incluso de milhares de pessoas que habitam os subrbios das grandes cidades francesas. Depois de referir que em Portugal tambm existem guetos, Mrio Soares defendeu ser possvel fazer mais e melhor do que at agora se tem feito no nosso pas para os evitar. Mas ns no temos aquela componente islmica na sociedade portuguesa, ressalvou, admitindo que esse factor dificulta a resoluo dos problemas sociais na Frana.
M.R.

furtado ao dilogo. Falando em Ponte da Barca, onde participou, no passado dia 13, numa jornada gastronmica dedicada s papas de sarrabulho, Soares disse que ningum pode ser eleito pelo silncio e citou o rei de Espanha para vincar que a falar que as pessoas se entendem. Sobre a sua candidatura, Soares assegurou que a sua tem carcter nacional e apoiada por gente de outros quadrantes polticos, por razes diversas e pelos imensos anticorpos que Cavaco Silva tem na sua rea prpria. No dia anterior, em Lisboa, o exPresidente da Repblica desvalorizou o estudo de opinio da Eurosondagem que prev uma vitria de Cavaco primeira volta, explicando que a realidade dinmica. As sondagens referem um retrato da sociedade num determinado momento, mas a sociedade uma realidade dinmica, afirmou Mrio Soares ao falar no final de um jantar debate sobre O futuro da Europa, no Centro Cultural de Belm, promovido pelo Clube do Chiado. Na ocasio, Soares manifestou-se contra a dramatizao do problema do dfice das finanas pblicas e criticou a presena passiva de Portugal no mbito da Unio Europeia. Respondendo a uma questo formulada pelo economista Joo Ferreira do Amaral, Mrio Soares discordou da atitude de se dramatizar tanto o dfice do pas e de viver com s essa preocupao, lembrando que Salazar resolveu o problema do dfice em Portugal, mas o pas, em termos de desenvolvimento,

18 NOVEMBRO 2005

PRESIDENCIAIS 2006

Falncia do Estado Social uma mentira


No dia 8, em Braga, Mrio Soares desmentiu o argumento da iminente falncia do Estado Social, defendendo a continuidade do modelo social europeu por consider-lo uma grande conquista da humanidade. Os portugueses no devem acreditar naqueles que dizem que o Estado Social vai falir, pelo que tudo deve ser privado, na segurana social e na sade, afirmou Soares durante um encontro com cerca de 150 pessoas, maioritariamente jovens, no Estdio Municipal. Quando ouvirem dizer isso importante que saibam que mentira, acrescentou, sublinhando que o problema da sustentabilidade do modelo social europeu j foi ultrapassado em cinco pases. Na sesso em que elogiou o estdio municipal, concebido pelo arquitecto bracarense Eduardo Souto Moura e em que marcaram presena o presidente da Cmara de Braga, Mesquita Machado, e o eurodeputado do PS Srgio Sousa Pinto, Soares respondeu a perguntas dos jovens sobre a liberdade, a Europa, os poderes presidenciais, as relaes com Espanha e as desigualdades entre o litoral e o interior. Disse que Portugal tem uma grande Histria e um grande futuro, e salientou que o chefe de Estado tem poderes fortssimos, sendo um rbitro e um moderador. Nas suas vrias intervenes, Soares desafiou os jovens a interessarem-se pela poltica e deixou crticas aos chamados economistas, defendendo a ideia de que o rgo presidencial poltico por excelncia. Quanto s relaes luso-espanholas, Mrio Soares considerou-as excelentes, prevendo ainda que a Espanha evolua para um modelo federal, o que, vincou, no cria problemas a Portugal, que tem relaes naturais com todas as regies e naes espanholas. Perante uma plateia onde se contavam tambm deputados do PS, simpatizantes e os autarcas de Braga, Guimares, Cabeceiras de Basto, Fafe e Amares, o ex-Presidente manifestou certeza na vitria nas eleies de 22 de Janeiro, avisando: Vou bater-me como um leo. Ainda no dia em que visitou o Porto, Mrio Soares passou a manh a conhecer as novidades literrias das suas livrarias preferidas e at aproveitou para comprar obras de autores que admira. Depois de percorrer ttulos e capas de incontveis obras, deparou-se com vrios livros da sua autoria, incluindo um escrito a dois, com Srgio Sousa Pinto. Este livro, intitulado Dilogo de geraes, foi alis motivo para Soares falar de renovao de geraes. Referindo-se relao de amizade que mantm com Sousa Pinto desde que foram deputados ao Parlamento Europeu, o candidato confessou-se satisfeito por ter amigos de todas as idades, considerando que, em matria de renovao, ningum tira o lugar a ningum. Para Mrio Soares, no h lugares prdeterminados e quem escolhe o povo. Questionado sobre se um Presidente da Repblica necessita de ter uma biblioteca que abranja todas as reas, o candidato explicou que essa opo

depende dos interesses de cada um, reconhecendo que os dossis sobre economia no fazem parte das suas preferncias, embora no hesitasse em garantir que sempre procura referncias nos livros dos grandes economistas.

Portugal mudou desde 2004


Em Coimbra, no arranque do seu priplo nacional de pr-campanha, Mrio Soares explicou mais uma vez as razes que o levaram a voltar atrs na deciso tomada em 2004 de abandonar a vida poltica activa ao afirmar: Achei que a situao poltica mudara. Ora mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e eu mudei tambm a minha. Ao intervir num debate com estudantes, no histrico Caf Santa Cruz, na Baixa de Coimbra, Soares deixou ainda bem claro que depois de sair do palcio de Belm, em 1996, no estava disposto a ficar empalhado. Estava e estou curioso e como sem curiosidade no h sabedoria, disse, sublinhando de seguida a importncia da participao dos jovens na vida poltica e da preparao cvica dos portugueses proporcionada desde o 25 de Abril. Considerando que as associaes de estudantes so escolas de civismo, o candidato presidencial apoiado pelo PS evocou Salgado Zenha como um grande amigo desde o tempo da resistncia ao fascismo. Ao fim da tarde do dia 7, Mrio Soares passeou pelas ruas da Baixa de Coimbra, tendo como anfitrio principal o eurodeputado Fausto Correia e reafirmando-se apostado numa campanha afectiva para regressar ao palcio de Belm nas eleies de Janeiro. No vou fazer discursos com grande marketing para ter cinco minutos nos telejornais, afirmou, garantindo que far uma campanha de proximidade porque quer tocar as pessoas pela afectividade e por ser capaz de as unir e acreditar em Portugal. Falando perante centenas de apoiantes, depois de ter visitado a Critical Software, Soares descreveu esta empresa como um xito na rea das novas tecnologias e inovao. Recorde-se que a Critical Software colabora com a NASA e emprega 150 pessoas, maioritariamente licenciados e alguns doutorados, tendo sido tambm visitada h um ms pelo primeiroministro, Jos Scrates. Soares disse que esta uma instituio de ensino superior moderna e voltada para o futuro. Ao recordar a cerimnia em que a Universidade de Coimbra lhe concedeu o grau de doutor honoris causa, no final do seu segundo mandato de Presidente da Repblica, Mrio Soares explicou por que aceitou a distino acadmica, dizendo que a Universidade de Coimbra simbolizou o esprito de Salazar at ao 25 de Abril, assumindo-se, no entanto, nas ltimas trs dcadas, como a cidade do conhecimento em Portugal e eu considero-me o anti-Salazar. Neste encontro usaram tambm da palavra Joaquim Gomes Canotilho, professor universitrio e mandatrio distrital da candidatura de Soares, e Fausto Correia, deputado do PS no Parlamento Europeu e director da campanha em Coimbra.
MARY RODRIGUES

parou nos 48 anos em que ele esteve a governar. Na sua paragem por Lisboa, no passado dia 10, o ex-presidente da Repblica apresentou formalmente a lista dos seus

mandatrios de candidatura (ver caixa). Na Estufa Real, no Porto, Mrio Soares afirmou-se muito satisfeito com a viagem que fez ao Norte do pas, onde garantiu ter testemunhado um comeo

MANDATRIOS DA CANDIDATURA
Mrio Soares apresentou, no passado dia 10, na Estufa Fria, em Lisboa, a lista de mandatrios da sua candidatura Presidncia da Repblica. Numa lista que rene 26 reconhecidos nomes das mais diversas reas da vida nacional constam: Mandatrio Nacional Vasco Vieira de Almeida Mandatria para a Juventude Joana Amaral Dias Mandatrio para a Emigrao Carlos Lus Mandatria para a Imigrao Francisca Mascarenhas Lopes Porta-voz da candidatura Nuno Severiano Teixeira AORES Gustavo Manuel Soares Moura AVEIRO ldio da Costa Leite de Pinho BEJA Jos Lus Ildefonso Ramalho BRAGA Antnio Manuel de Sousa Fernandes BRAGANA Graa Morais CASTELO BRANCO Maria Joo Pires COIMBRA Jos Joaquim Gomes Canotilho VORA Joo Cutileiro FARO Adriano Lopes Gomes Pimpo GUARDA Rogrio dos Santos Nabais LEIRIA Toms Duarte da Cmara Oliveira Dias LISBOA Maria Joo Seixas MADEIRA Antnio Jorge Mammerickx da Trindade PORTALEGRE Manuel Rui Azinhais Nabeiro PORTO Manuel A. C. Sobrinho Simes REGIO OESTE Diogo Jos Brochado de Abreu SANTARM Rui Manuel Monteiro da Silva SETBAL Joaquim Jos de Sousa Marques VIANA DO CASTELO Salvato Vila Verde Pires Trigo VILA REAL Jorge Manuel Teixeira de Azevedo VISEU Fernando Monteiro do Amaral
M.R.

de mobilizao importante em torno da sua candidatura. H um dinamismo que se est a criar, frisou o antigo chefe de Estado. Foi na sua passagem pela Cidade Invicta que o fundador do PS alertou os seus apoiantes para o combate difcil e muitas vezes armadilhado que vo travar at s eleies de 22 de Janeiro. preciso perceber que no h nenhum eleito partida. Temos que trabalhar para merecer a vitria, disse Soares, no dia 9, na inaugurao da sede distrital portuense da sua candidatura, uma sesso seguida de um debate em que o candidato criticou as vises economicistas de progresso e defendeu a adopo de modelos sociais e o desenvolvimento econmico, semelhana das bem sucedidas experincias dos pases nrdicos. Tambm na sua visita ao Porto, o candidato apoiado pelo PS afirmou ter ficado maravilhado com a Casa da Msica, considerando secundrio o seu elevado custo de construo. Para o candidato, que realizou esta visita na companhia da sua mandatria para a Juventude, Joana Amaral Dias, o que deve interessar aos portugueses o facto da Casa da Msica existir e ser uma maravilha, pois o que faz mudar o mundo so as ideias, no o dinheiro uma casa de excelncia que est ao nvel, com certeza, do mais moderno que se faz na actualidade, frisou, deixando igualmente a mensagem de que preciso ter amor pela cultura e que nas chefias do Estado esteja algum que se interesse por arte e cincia.

ACTUALIDADE

18 NOVEMBRO 2005

FREITAS DO AMARAL SALIENTA VIRTUALIDADES DO ORAMENTO E DESMONTA ARGUMENTOS DA OPOSIO


A proposta de Oramento para 2006, pelas qualidades que comporta, bem como pela falta de fundamento das principais crticas da oposio, merece amplamente ser aprovada por esta Assembleia, afirmou o ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Freitas do Amaral. Falando na sesso de encerramento do debate na generalidade da proposta de Oramento do Estado (OE) para 2006, na Assembleia da Repblica, Freitas do Amaral sublinhou que o PSD e CDS-PP querem menos despesa pblica, mas nunca dizem onde fariam os cortes mais substanciais, acrescentando: Se esses cortes so, como dizem, necessrios e possveis, porque no os fizeram quando foram Governo?. Socorrendo-se das estatsticas, o ministro lembrou que o PSD governou 15 anos com maioria absoluta, sozinho ou em coligao, mas, apesar disso, a verdade que, nesses 15 anos, a despesa pblica cresceu sempre, de ano para ano, apenas com duas excepes, em 1994 e em 1995. Por isso, disse, conviria perguntar porque se exige de ns agora um caminho de que em larga medida discordamos, quando os crentes dessa f no a praticaram quando detiveram o poder?. Segundo o ministro dos Negcios Estrangeiros, tambm seria til que o PCP e o Bloco de Esquerda, sobretudo o primeiro, informassem o pas como que se explica que, se as polticas econmicas e sociais de todos os governos estiveram sempre erradas, como dizem, Portugal tenha conseguido vencer todas as crises que enfrentou desde 1974, e o rendimento mdio do cidado portugus tenha aumentado 50 por cento nos 20 anos que decorreram at hoje desde a entrada do nosso pas na ento CEE. E salientou ser interessante notar que nunca, em 30 anos, qualquer partido da oposio votou a favor de um Oramento apresentado por um Governo com apoio parlamentar maioritrio. Freitas do Amaral fez tambm crticas postura dos sindicatos e das corporaes, explicando, uma vez mais, que o Governo no est a ofender os direitos dos trabalhadores, mas apenas a limitar excessos para acudir aos mais desfavorecidos que no podem ou no conseguem trabalhar. Na sua interveno, o titular da pasta dos Negcios Estrangeiros salientou ainda que a proposta de Oramento do Estado foi elaborada em torno de quatro objectivos fundamentais: cumprir o acordado em matria de reduo do dfice, criar condies favorveis ao relanamento do crescimento econmico, apostar na qualificao dos recursos humanos e promover o aumento do bem-estar social e da qualidade de vida do povo portugus, em especial das classes mais desfavorecidas. E sublinhou que o quarto objectivo, traduzido numa expresso poltica mais

clara como reduzir as desigualdades, ajudar os que mais precisam, combater a pobreza, para o Governo o objectivo mais importante, j que de todos o

mais humano, sendo nele que se consubstancia o nosso compromisso permanente com a justia social. que, sustentou ainda, fazer poltica sem

fazer justia social o mesmo que escolher uma forma sem contedo, fazer um discurso sem substncia.
J. C. C. B.

SEGURANA SOCIAL

FINANAS

COMBATE FRAUDE PERMITIU DUPLICAR CRESCIMENTO DAS CONTRIBUIES


A aposta do Governo no combate fraude na segurana social est a permitir duplicar o ritmo de crescimento das contribuies e ajudar a melhorar a sustentabilidade do sistema de penses, afirmou o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social. No segundo dia do debate parlamentar sobre o Oramento de Estado para 2006, Vieira da Silva salientou que Portugal se encontra numa situao efectivamente crtica no sistema de segurana social, com dfices no regime previdncia e no regime contributivo, depois de vrios anos de suboramentao de despesas e de empolamento das receitas. Uma situao que, disse, obriga a diversificar as fontes de receitas. Segundo o ministro, a prova da melhoria da eficcia do combate fraude a do crescimento taxa de seis por cento das contribuies na segurana social nos ltimos meses, acima das taxas de trs por cento dos anos anteriores. Vieira da Silva defendeu ainda que o Oramento do Estado para 2006 um oramento de ruptura, pois apresenta um relatrio sobre a sustentabilidade de longo prazo da segurana social e prope um conjunto de medidas de curto e longo prazo para melhorar a sua sustentabilidade. A receita da segurana social deve crescer no prximo ano 8,1 por cento, acima do crescimento de 7,5 por cento da despesa e o Governo decidiu consignar a receita do aumento da taxa mxima do IVA segurana social. Sustentar a segurana social pelo aumento da carga fiscal no me convence, acrescentou o ministro, sublinhando que tal medida foi necessria dada a situao difcil em que o Governo encontra as contas da segurana social. Vieira da Silva reafirmou que o Governo vai ainda apresentar mais medidas para melhorar a sustentabilidade do sistema, tais como a alterao da frmula de clculo de penses, a introduo de mecanismos que permitam a flexibilizao da idade da reforma e a diversificao das fontes de financiamento.

GOVERNO ARRECADA 18 MILHES EM COIMAS COM REFORO DA FISCALIZAO


O reforo da fiscalizao, no mbito da aposta do Governo no combate fraude e evaso fiscais, j permitiu arrecadar at ao momento 18 milhes de euros em coimas relativas a 400 mil infraces que at Julho passado escapavam a sanes. Em comunicado, o Ministrio das Finanas refere que a Direco-Geral de Contribuies e Impostos (DGCI) j notificou automaticamente, desde Julho passado, cerca de 560 mil contribuintes por infraces fiscais. Deste conjunto, cerca de 400 mil infraces estavam ligadas a situaes de incumprimento que at a no vinham sendo sancionadas, casos que diziam respeito a atrasos ou incumprimento da entrega da declarao referente ao Modelo 3 do IRS relativos a 2003 e 2004, da declarao de rendimentos Modelo 22 do IRC dos exerccios de 2003, 2004 e 2005, bem como falta de entrega do primeiro pagamento por conta do IRC de 2003, 2004 e 2005 e do pagamento especial por conta do ano de 2004. Destas novas 400 mil infraces detectadas e notificadas automaticamente, mais de 190 mil, 48 por cento do total, geraram o pagamento voluntrio da respectiva coima, num montante global de 18 milhes de euros, denotando uma crescente adeso dos contribuintes regularizao voluntria da sua situao perante a Administrao Fiscal, salienta o comunicado. O Ministrio da Finanas adianta que at ao final do ano a DGCI vai instaurar os processos relativos no entrega e entrega fora de prazo das declaraes de IRS e IRC retidos na fonte desde 2004, acrescentando que no incio de 2006 sero instaurados os processos referentes no entrega da declarao de rendimentos Modelo 22 do IRC. A Administrao Fiscal alargou desde Julho passado o procedimento automatizado da instaurao de processos de contra-ordenao a diversas infraces fiscais, tendo ainda disponibilizado uma funcionalidade automtica que permite aos contribuintes consultar na Internet os processos de contra-ordenao contra eles instaurados desde Fevereiro deste ano, mediante a utilizao de uma senha individual. Os procedimentos instaurados so diferentes consoante se trate do cumprimento da obrigao fora de prazo ou de situaes em que se verifica um incumprimento da referida obrigao fiscal. No primeiro caso, e antes da instaurao do processo contra-ordenacional, os contribuintes so notificados para pagarem uma coima reduzida. S em caso de incumprimento desse pagamento que instaurado o respectivo processo. No caso em que se verifique um incumprimento da entrega da declarao, o processo contra-ordenacional instaurado de imediato sendo, numa primeira fase, os contribuintes notificados para apresentarem defesa. Nestas situaes apenas haver lugar fixao de coimas quando no for apresentada defesa dentro do prazo concedido para esse efeito ou, tendo ela sido apresentada, tiver sido considerada improcedente. Prev-se que, em 2006, sejam recuperados os atrasos na instaurao de processos de contra-ordenao relativos a infraces fiscais e que, a curto prazo, a regra seja a de a penalizao ocorrer num momento prximo ao da prtica da infraco o que, alis, tem vindo a suceder, l-se ainda no comunicado.

18 NOVEMBRO 2005

PARLAMENTO

JOS SCRATES DEFENDE UM ORAMENTO VENCEDOR

DESPESA PBLICA DESCE PELA PRIMEIRA VEZ


Na abertura do debate sobre o Oramento do Estado (OE) para 2006 na generalidade, o primeiro-ministro, Jos Scrates, apresentou-se no Parlamento com a conscincia plena de que estava ali para defender um documento srio, realista e verdadeiro, que pela primeira vez, em muitos anos, aponta para um abaixamento efectivo da despesa pblica.
Tratou-se de uma interveno forte, convicta, onde as linhas programticas e os argumentos apresentados surgiram esvaziados de malabarismos contabilsticos ou mentiras piedosas, pressupostos to em voga no discurso e na prtica de anteriores governos, com as consequncias e os resultados que se conhecem na nossa vida colectiva. O Oramento aprovado na generalidade com os votos favorveis do PS, procura alcanar, como defendeu o primeiroministro, os objectivos de consolidao traados aps a correco da situao do Oramento de 2005, metas que vo ao encontro do prometido no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Trata-se, antes de tudo, de um OE srio, realista e de confiana, j submetido ao escrutnio da anlise quer da comunicao social, quer dos parceiros sociais, quer ainda das diversas instituies nacionais e internacionais, para alm de ter sido j amplamente debatido nas comisses parlamentares e mesmo pela opinio pblica. Em todo o lado, referiu Jos Scrates, os elogios e as anlises confirmaram a credibilidade e a sustentabilidade deste documento. srio, como referiu o primeiro-ministro, porque se baseia numa avaliao rigorosa da situao das nossas finanas pblicas, porque depois das fantasias do OE de 2005, com 1000 milhes de dividendos que de antemo se sabia que nunca entrariam no cofres do Estado, ou dos 500 milhes de euros da venda de patrimnio que nunca foi identificado, ou ainda depois de 5,5 mil milhes de diferena entre o dfice oramentado e o dfice apurado pela Comisso Constncio, eis que com este Oramento, o pas fica a conhecer sem nenhuma espcie de fingimento a verdadeira situao das contas pblicas. realista, por outro lado, porque recusa as fantasias que marcaram o esprito e a lgica dos oramentos anteriores, com as consequncias que da advieram em relao credibilidade e confiana dos cidados e dos agentes econmicos. Finalmente, um OE verdadeiro e de confiana, porque no apresenta truques nem artifcios. Acabaram-se as cativaes generalizadas de 21,4 por cento no PIDDAC que escondiam dotaes meramente virtuais, ou a crnica suboramentao na sade para escamotear as ineficincias de gesto e o desequilibro nas contas. E acabaram-se, por fim, como tambm disse, as receitas extraordinrias, como arte do fingimento e forma de vender iluses, com consequncias nefastas, nomeadamente para os oramentos futuros. Trata-se pois de um OE de mudana, um documento que aponta para a efectiva reduo da despesa pblica, algo que acontece pela primeira vez, como sublinhou Jos Scrates, e que representa uma inverso na trajectria ascendente da despesa dos ltimos anos. aposentao na funo pblica, o fim do regime especial das subvenes vitalcias dos titulares de cargos polticos ou a disciplina introduzida nas condies de acumulao do vencimento de cargos pblicos com o rendimento de penses ou ainda o limite estabelecido nas regalias dos administradores das empresas pblicas, o processo de auditoria aos ministrios, no quadro da reestruturao e modernizao da administrao pblica ou no combate fuga e evaso nas contribuies devidas no s ao fisco como segurana social. So medidas como estas que tornam o actual Governo credvel e que mostram aos portugueses, disse convicto Jos Scrates, o caminho indicado para que livremente e responsavelmente se associem e se mobilizem em volta de polticas que so necessrias, justas e indispensveis para a sustentabilidade das polticas sociais que inspiram o nosso modelo de Estado Social. Da o enfoque dado neste OE para 2006 em relao s polticas ligadas solidariedade social. Na sua interveno, o primeiro-ministro lembrou que, se h uma opo clara neste Oramento, ela aponta de forma prioritria para o combate pobreza, sobretudo a que atinge os mais idosos. por isso que, reforou, apesar dos constrangimentos oramentais as penses mnimas tero um crescimento real, acima da inflao, assim como sero indexadas nos termos da Lei de Bases da Segurana Social, as penses mnimas ao salrio mnimo. Com referncia a estes princpios, adiantou ainda Jos Scrates, e em nome do efectivo combate pobreza entres os idosos, este Oramento permitir comear a pagar, j em 2006, o complemento social destinado aos pensionistas mais pobres, complemento que se destinar a ajudar aqueles que mais precisam e que nada mais tm a no ser os recursos escassos de penses mais baixas. Mas tambm se poder apontar a este OE o objectivo de pretender qualificar um maior nmero de portugueses. Porque por este capitulo, como alis o Governo tem vindo a alertar, que passar muito do nosso futuro colectivo. Com efeito, regista-se na rea da qualificao um dos maiores e mais graves constrangimentos ao nosso desenvolvimento e competitividade econmica, razo por que este Oramento aponta a qualificao como um dos centros das suas opes, assim como considera prioritrio um investimento srio no Plano Tecnolgico. Para o primeiro-ministro, este Oramento consubstancia as medidas mais indicadas para ajudar a encaminhar Portugal, no mais curto espao de tempo possvel, para metas de desenvolvimento em tudo semelhantes s registadas nos restantes parceiros europeus, com finanas pblicas equilibradas, factor essencial para a credibilidade da nossa economia, objectivo que trar a necessria estabilidade ao pas, de modo a poder responder de forma eficaz confiana dos investidores abrindo novas janelas de oportunidades qualidade de vida dos portugueses.
RUI SOLANO DE ALMEIDA

Este j um Oramento vencedor. O OE para 2006 passou - e passou com distino - o teste essencial da credibilidade na sociedade portuguesa.

H vozes que no tm credibilidade


Seguindo o adgio popular, faz o que te digo no faas o que eu fao, a oposio de direita, lembrou o primeiro-ministro, vem agora com ar emproado e doutoral, advogar em teoria a consolidao oramental pelo lado da despesa, reclamando contra o excessivo peso do Estado ou do despesismo dos ministrios e das autarquias locais ou ainda da ineficincia da gesto pblica. Os que reclamam, so os mesmos que, quando tiveram o poder nas mos, sempre aumentaram a despesa pblica fazendo exactamente o contrrio daquilo que agora dizem defender. Como enfatizou o primeiro-ministro, palavras h muitas, mas os factos que contam. E o que conta, prosseguiu, que de 2002 a 2005, a despesa pblica em percentagem do PIB aumentou sempre, todos os anos, subindo de 46,1 por cento do produto em 2001 para 49,3 por cento em 2005. Esta tem sido pois a trajectria ascendente que este oramento, disse Jos Scrates, quer e vai conseguir inverter, fazendo cair a despesa pblica em 0,5 por cento em percentagem do PIB. Ou seja, e pela primeira vez nos ltimos anos, a despesa desce, em vez de subir, constituindo um passo novo no caminho certo para a consolidao oramental. Mas o despudor no tem limites, referiu o primeiro-ministro. Muitos dos que, subitamente, acham agora que todos os projectos so faranicos, so os mesmos que apoiaram, subscreveram e prometeram j para amanh projectos de muito maior dimenso do que aqueles que o Governo actual se prope levar a cabo tendo em vista a modernizao do pas. caso para dizer que bem prega Frei Toms... E o exemplo desta falsa gritaria por parte de alguma oposio, sobretudo da oposio de direita, est bem patente na indignao que demonstra em relao aos 10 milhes de euros que esto oramentados para 2006 destinados realizao de estudos da rede de alta velocidade, quando em 2005, lembrou

O Oramento representa uma inverso na trajectria ascendente da despesa dos ltimos anos, que pela primeira vez desce, em vez de subir.

O despudor no tem limites. Muitos dos que acham que os grandes projectos so faranicos so os mesmos que apoiaram projectos de maior dimenso.

Este Oramento no se destina apenas a enfrentar os problemas mais imediatos da conjuntura. Este Oramento responde crise actual das finanas pblicas mas integrase numa estratgia de reformas que visam, fundamentalmente, evitar crises futuras.

Jos Scrates, oramentaram e votaram 28 milhes de euros quase o triplo precisamente com o objectivo de levar a efeito os estudos referentes a este mesmo projecto. A este propsito, o primeiro-ministro lembrou que j todos assistimos a muitas reviravoltas na poltica, mas faltava-nos assistir ainda a tamanho desplante. De facto, um partido como o PSD que ainda h menos de um ano detinha responsabilidades governativas e se apresentava como um convicto e acrrimo defensor do projecto da alta velocidade, um partido que h menos de um ano assinou com um governo estrangeiro um compromisso em nome do Estado portugus para a realizao deste desgnio, e que se comprometeu, j para 2009, com inauguraes, transforma-se agora, recordou o primeiro-ministro, s porque passou para a oposio, num feroz opositor deste mesmo projecto. Isto, na opinio de Jos Scrates, chama-se irresponsabilidade, inconstncia na defesa dos princpios polticos e ziguezagues ao sabor de oportunismos do momento.

Um Oramento com rumo


Mas no se pense que o OE para 2006 apenas pretende enfrentar, e por a ficar, os problemas mais imediatos da conjuntura, como seja, nomeadamente, a questo grave das finanas pblicas. Como garantiu o primeiro-ministro, este Oramento integra-se numa estratgia mais vasta que aponta para a realizao de reformas profundas, capazes de responder de forma eficaz s diversas situaes econmicas e sociais que o futuro no deixar de apresentar. Trata-se pois, de, por um lado, consolidar as contas pblicas e, por outro lado, dar respostas aos diversos problemas tanto de mbito social como econmicos. E neste sentido, recordou, alguma coisa j comeou a ser feita no seguimento das medidas anunciadas pelo Governo h cerca de seis meses. o caso da convergncia dos regimes de proteco social entre o sector pblico e o sector privado, as leis que hoje estabelecem a uniformizao dos regimes de assistncia na doena no sector pblico, a suspenso dos regimes de incentivo antecipao da idade da reforma, a eliminao de numerosos regimes especiais de

Acabou o tempo do fingimento. Este Oramento cumpre um rumo e obedece a uma orientao estratgica: conciliar a consolidao das contas pblicas com a resposta aos problemas estruturais da economia portuguesa.

Se h uma opo clara neste Oramento esta: a prioridade do combate pobreza e, sobretudo, do combate pobreza entre os idosos.

Esta a terceira vez na Histria da democracia portuguesa que um Governo do PS chamado a resolver um problema oramental grave e uma situao econmica difcil. No passado, soubemos faz-lo com resultados positivos. F-lo-emos agora de novo. Com os portugueses e a bem do futuro de Portugal.

10

PARLAMENTO

18 NOVEMBRO 2005

SOCIALISTAS APROVAM O

O lder da bancada parlamentar do PS, Alberto Martins, felicitou o Governo por ter apresentado um Oramento corajoso, srio, com carcter de futuro. Alis, sublinhou, como exigvel a quem tenha de resolver, simultaneamente, trs questes bsicas da actual situao portuguesa, como as contas pblicas, a economia e o desenvolvimento sustentvel e a preservao do Estado Social e polticas pblicas.
Alberto Martins, ao intervir durante o debate parlamentar do Oramento de Estado para 2006, considerou, por isso, surpreendente que o maior partido da oposio tenha tomado a iniciativa de votar contra o Oramento de Estado (OE) para 2006. O Governo est a combater o dfice oramental e f-lo bem, mas h matria que no possvel combater, que naturalmente o dfice de credibilidade da oposio liderada pelo PSD, disse. E, a propsito, citou declaraes do deputado laranja Miguel Frasquilho ao Oramento feitas nas pginas do hebdomadrio Povo Livre, bem como as posies de alguns economistas ligados ao PSD, como Miguel Beleza e Mira Amaral, entre outros, reconhecendo a seriedade e credibilidade do documento apresentado pelo Governo e recomendando, por isso, a Marques Mendes o voto favorvel do seu partido. A deciso de no votar o Oramento para eles uma deciso irrealista e irresponsvel, disse, acrescentando que o OE de 2006 credvel e realista, ao contrrio do OE fantasmtico de 2005

do trio Santana/Portas/Bago que apontava para um dfice de 2,9 por cento, que se veio a verificar ser afinal de 6,83 por cento.

Oramento de verdade
Este claramente um Oramento de verdade que marca fortemente a diferena do Oramento anterior, um embuste apresentado aos portugueses, responsvel por grande parte da quebra de confiana na economia nacional, afirmou Afonso Candal, no debate parlamentar na generalidade do Oramento de Estado para 2006. O deputado socialista ps em relevo as contradies da bancada laranja relativamente consolidao das contas pblicas no lado da despesa, salientando que no caso do Servio Nacional de Sade (SNS) ao Governo bastava ter seguido a receita do ltimo Executivo de suboramentao do SNS e essa consolidao era feita em 1,1 por cento do PIB instantaneamente. Contudo, frisou, essa no era a verdade, estava-se a enganar os portugueses, era pr em causa o Servio Nacional de Sade. Por outro lado, referiu Afonso Candal, o aumento da despesa ao nvel da segurana

social deve-se ao facto do Oramento do Estado para 2005 ter um dfice previsto para o exerccio de 2005 da segurana social de 45 milhes de euros. Ou seja, explicou, a segurana social no tem, para 2005, dinheiro para pagar as prestaes de desemprego, de abono de famlia, as penses, os subsdios de doena. Faltam-lhe 45 milhes de euros. Perante este quadro, o deputado do PS salientou o enorme esforo do Governo neste Oramento, aumentando as transferncias em 12,6 por cento na segurana social, pretendendo chegar ao final do ano de 2006 com um saldo positivo de mais de 100 milhes de euros. Na sua interveno, Afonso Candal esclareceu que a frmula de clculo do pagamento especial por conta mantmse inalterada, ou seja, as empresas que pagavam 39.999 euros continuaro a pagar o mesmo valor. E relativamente tributao das penses, um papo agitado freneticamente pelas bancadas da oposio, o deputado socialista esclareceu tambm que os 2.563.223 pensionistas que tm as penses mais baixas, situadas abaixo dos 138 contos por ms, na moeda antiga, nada pagavam e nada continuaro a pagar.

Quem que, efectivamente, vai ter o maior prejuzo? Todos os rendimentos que esto acima dos 40.000 euros por ano, cerca de 572 contos por ms, porque comeam a perder a deduo especfica mais cedo. Quantos contribuintes esto acima dos 40.000 euros ano? Exactamente, 3016 pensionistas, disse. Segundo concluiu Afonso Candal, a situao mais penalizada a situao dos rendimentos de penses de 74.022 euros por ano, ou seja, os rendimentos de penso da ordem dos 1060 contos por ms, considerando, mais uma vez, 14 meses por ano. O deputado socialista tambm desmontou as previses do PCP quanto a um alegado congelamento dos salrios da funo pblica durante os governos de Antnio Guterres, o que no se veio a verificar. Ou seja, o Partido Comunista enganou-se sucessivamente nas contas e, nos anos em que houve efectivo congelamento dos salrios da funo pblica impostos pelos governos de direita, no se manifestou com a mesma veemncia com que se manifesta em relao aos governos do Partido Socialista. Pelo menos, no consegui encontrar qualquer notcia de jornal que desse conta disso, acusou.

18 NOVEMBRO 2005

PARLAMENTO

11

ORAMENTO DE FUTURO
autnomo idealizado, referindo que, por isso, se consagrou na Lei das Finanas Locais e na Lei de Enquadramento Oramental uma regra que salvaguarda a possibilidade de as transferncias do Oramento do Estado serem estabelecidas em montantes inferiores, para assegurar o estrito cumprimento dos princpios de estabilidade oramental e da solidariedade recproca, decorrente dos compromissos internacionais de Portugal assumidos no mbito da Unio Europeia e nos termos do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Salientando que Portugal est sujeito ao cumprimento dos parmetros do PEC em matria de finanas pblicas at 2008, defendeu que todos os sectores da vida nacional devem estar solidariamente comprometidos no seu cumprimento. Na sua interveno, Lus Pita Ameixa considerou ainda que a reforma do sistema de financiamento das autarquias, na qual o Governo j est a trabalhar a nvel tcnico, constitui uma importante iniciativa que libertar os municpios do grau de dependncia que hoje existe em relao construo civil, no que toca origem das suas receitas e, do mesmo modo, ser tambm definido o regime legal de poderes tributrios a exercer pelas autarquias municipais. Mas, ressalvou, tudo em obedincia a um princpio basilar de que no sero afectados os actuais nveis globais de financiamento da administrao local. Por ns, concluiu, concordamos com a ideia que este Oramento pe Portugal no bom caminho, com confiana, modernidade e esperana, com uma administrao pblica requalificada e mais eficiente. securitria, j que a chave do problema reside na concretizao de verdadeiras polticas sociais de incluso. Por outro lado, Joo Serrano referiu que numa apreciao proposta de lei do Oramento de Estado para 2006 no tocante rea da administrao interna, uma ideia fica desde logo clara: o Governo consegue uma reduo da despesa total consolidada em cerca de 2,9 por cento. E adiantou que a credibilidade da proposta radica tambm no facto, de ao contrrio do OE de 2005, no se verificar a suboramentao das despesas de funcionamento da GNR e PSP , nem haver lugar transio das divida dos subsistemas de sade. Na sua interveno, o deputado do PS sublinhou ainda que se h rea em que o Governo apresenta uma aposta clara a da proteco civil. De facto, adiantou, a proteco civil regista um aumento de investimento, que reflecte as vrias reformas de fundo j anunciadas para este sector, designadamente no que toca profunda reformulao do dispositivo de combate aos incndios florestais.

SCUTs so lucrativas
J o deputado do PS Joo Cravinho defendeu que as auto-estradas SCUTs (sem custos para o utilizador) so lucrativas em termos oramentais. Ao encerrar pela bancada do PS o debate do Oramento do Estado (OE) para 2006, no Parlamento, Joo Cravinho referiu um estudo dos professores Mouro Pereira e Jorge Andraz para sustentar que, embora sendo gratuitas, as SCUT do lucro ao oramento. Considerando todos os fluxos actualizados mesma taxa, os efeitos sobre o produto so 6,6 vezes superiores aos encargos financeiros para o Estado, explicou Cravinho, que enquanto ministro do Equipamento Social foi responsvel pela concepo das SCUTs. O investimento realizado na construo das SCUTs tem efeito positivo no investimento privado, no emprego, no produto e na arrecadao de receitas fiscais em todo o pas, disse, apontando o referido estudo. O deputado socialista sublinhou que o impacto total das SCUTs sobre o produto da ordem dos 49 mil milhes de euros, a preos constantes de 1999, tendo ainda um efeito positivo sobre o investimento privado de cerca de 23 mil milhes de euros, sem actualizao, dos quais 6 mil no Norte, 38 mil milhes no Centro, 9,6 mil milhes em Lisboa e Vale do Tejo, 1,9 mil milhes no Alentejo e 1,4 mil milhes no Algarve. Joo Cravinho sublinhou que a regio de Lisboa e Vale do Tejo no tem qualquer SCUT e acrescentou que aquelas vias criaram 66 mil empregos. Quanto ao balano entre despesas e receitas oramentais, o deputado socialista referiu ainda que todas as SCUTs se pagam a si prprias e so, portanto, oramentalmente sustentveis e at lucrativas.
J. C. CASTELO BRANCO

Modernizao da administrao pblica


Outro dos oradores no debate do Oramento, o deputado do PS Antnio Gameiro, afirmou que o Governo est a conduzir uma estratgia de desenvolvimento para o pas, onde a modernizao da administrao pblica uma componente essencial, que deve contribuir igualmente para a consolidao sustentada das finanas pblicas e para o crescimento econmico. Segundo o parlamentar socialista, no se trata de fazer a grande reforma da administrao pblica, mas de lanar as bases de um processo reformador firme e consequente, para alcanar uma administrao eficaz que sirva bem os cidados, as comunidades e as empresas, concretizando as expectativas que os cidados tm de um Estado moderno. Esta urgente necessidade de fazer face ao desequilbrio das finanas pblicas, referiu Antnio Gameiro, obrigou o Governo em 2005 a tomar algumas medidas relativas administrao pblica, em alguns domnios, em particular no plano da reestruturao das carreiras e regimes de penses e em

alguns aspectos da gesto da funo pblica. Medidas que, sublinhou, enquadramse nas perspectivas do Governo para a evoluo a imprimir administrao do Estado, e esto para alm do esforo, de curto prazo, de reequilbrio das finanas pblicas. Na sua interveno, o deputado socialista salientou ainda que o processo reformador levado a cabo pelo Governo aponta para um Estado e uma administrao pblica mais eficientes e ajustados aos recursos do pas e, por outro lado, para uma administrao pblica menos produtora, no caso de certos servios, e mais reguladora e fiscalizadora, mais prxima dos cidados e assegurando eficazmente o exerccio dos seus direitos, como so os casos das medidas de descongestionamento da justia que este Oramento do Estado finalmente consagra. Antnio Gameiro realou ainda que a despesa pblica em termos do PIB reduzida pela primeira vez desde h muitos anos, lamentando que os grupos parlamentares do PSD e do CDS/ PP , que tantas vezes nesta cmara tm afirmado estar ao lado do Governo no esforo de conteno e consolidao oramental, votem contra o Oramento.

Receitas autrquicas superam inflao


Por sua vez, o deputado socialista Lus Pita Ameixa afirmou que, relativamente administrao local, espera-se, para 2006, um quadro relativamente favorvel de progresso positiva das suas receitas e meios de financiamento postos sua disposio. Segundo Pita Ameixa, o Oramento para 2006 aponta uma evoluo positiva das receitas autrquicas de 294 milhes de euros, um aumento percentual de 4,1 por cento face ao ano de 2005, que supera a inflao prevista. Para esse acrscimo, explicou, contribuiro as receitas prprias, sobretudo as receitas fiscais provenientes da tributao do patrimnio, mas tambm se destaca o esforo do Estado no sentido de aguentar e assegurar transferncias para as autarquias locais em montante igual ao do ano transacto de 2005 e, igualmente, o alargamento da capacidade no limitada de endividamento a novas reas da sua actuao legal. Por outro lado, o deputado socialista sublinhou que o poder local um poder autnomo mas no vive num pas

Sem segurana no h desenvolvimento


Por outro lado, a ideia de que sem segurana no h desenvolvimento econmico e democracia, foi defendida por Joo Serrano numa interveno centrada na rea da administrao interna. que, sublinhou o deputado socialista, contrariamente a um pensamento tradicional que defendia que mais segurana era igual a menos liberdade, claro, hoje, que a segurana um elemento da prpria liberdade que deve ser assegurado atravs de um combate em duas frentes simultneas e complementares: a preveno das causas e atenuao das consequncias. Referindo que os recentes acontecimentos ocorridos em Frana trazem para a ordem do dia este debate, considerou que, por isso, essencial a criao de uma cultura de segurana, baseada na autoridade legitima do Estado democrtico de Direito e no entendimento que a segurana constitui uma questo de cidadania, determinante para contrariar a tendncia contempornea para a fragmentao e dasagregao das sociedades. No entanto, frisou, esta viso no deve ser confundida com uma qualquer deriva

12

ORAMENTO DE ESTADO

18 NOVEMBRO 2005

UM DISCURSO ECONMICO MOBILIZADOR EM TEMPO DE CONSOLIDAO DAS CONTAS PBLICAS


O Partido Socialista reconhece a necessidade de um slido processo de consolidao oramental em Portugal. No de agora nem poderia ser de outra forma: o desequilbrio persistente das contas pblicas, a estagnao econmica prolongada e as tendncias demogrficas com srias repercusses sobre os custos sociais (em particular segurana social e sade) tornaram imperativas medidas no apenas de conteno e inverso de tendncias como, sobretudo, visando a sustentabilidade a prazo do prprio Estado Social com todo o seu sistema de proteco dos mais fracos, acesso universal educao e aos servios de sade, manuteno de penses aos aposentados, proteco no desemprego, transportes e acessibilidades A abordagem do PS consolidao oramental no se confunde com a experincia recente dos governos de direita. Para o PS o combate pela consolidao oramental passa por aces imediatas de controlo das despesas e receitas do Estado, mas est necessariamente ligado a reformas estruturais de mdio e longo prazos, valorizao das polticas pblicas e da abordagem estratgica nos assuntos do Estado e da sociedade e a objectivos de crescimento econmico-social e de competitividade. Essas so marcas de um Governo socialista que esta legislatura no pode deixar de consagrar. A consolidao oramental est, pois, associada a objectivos de natureza social no mdio e longo prazos. Est tambm associada a objectivos econmicos: a prpria sustentabilidade a prazo e a qualidade do crescimento econmico em Portugal pressupe uma afectao de recursos mais intensa visando objectivos de competitividade e isso so as empresas que garantem o que obriga a desviar, selectivamente, recursos para o tecido empresarial e para as polticas pblicas com incidncia microeconmica. Esta segunda valncia da consolidao oramental, visando objectivos econmicos, liga-se a um aspecto absolutamente decisivo quando se analisam os dfices da sociedade portuguesa: que o to endeusado dfice das contas pblicas apenas um dos desequilbrios da economia e da sociedade portuguesas. Mais determinante do que aquele dfice interno (das contas pblicas) so o dfice externo e o dfice de qualificaes dos portugueses. Esses sim so persistentes, determinam intensamente o futuro de todos ns e no se resolvem num curto perodo nem apenas com a aco do Estado. Num contexto de Zona Euro a margem de manobra da poltica econmica em Portugal curta: fora do contexto da moeda nica resolver-se-ia com o empobrecimento geral da populao portuguesa, por via das desvalorizaes cambiais do escudo, numa percentagem aprecivel certamente no menos de 30 a 40 por cento! De resto, dfice externo e dfice de qualificaes esto ligados. E estes esto, por sua vez, ligados ao dfice interno das contas pblicas. Um tringulo que tanto pode ser perverso como virtuoso Estando o quadro de desvantagens competitivas de Portugal em matria de escolaridade, competncias e qualificaes face aos nossos tradicionais parceiros europeus como, agora, face aos novos pases da Unio Europeia e mesmo face a concorrentes mundiais no espao de globalizao que o mundo moderno diagnosticado amplamente passarei, neste curto artigo, anlise do dfice mais relevante da economia portuguesa que so os desequilbrios com o exterior. O dfice com o exterior bem revelado por, entre outros indicadores, um desequilbrio da balana de transaces correntes (balana corrente + balana de capital) que atingiu -9,1 por cento em 2001 e cerca de -6,0 por cento em 2002 e 2004. tambm revelado por uma continuada perda de quotas de exportao: nos quatro ltimos anos (2001 a 2004) a procura externa de bens e servios, para Portugal, cresceu 2.2 por cento, 1.7 por cento, 3.0 por cento e 7.1 por cento enquanto a nossa quota de mercado de exportaes (bens e servios) evoluiu -1.6 por cento, 0.7 por cento, 1.5 por cento e -1.9 por cento. Esta situao persistente decorre das srias debilidades que a economia portuguesa apresenta, dos handicaps competitivos das empresas portuguesas e, em geral, do padro de especializao da economia assente em actividades pouco intensivas em conhecimento, tecnologicamente pouco evoludas, pouco propensas inovao de processos e produtos e com pouca capacidade autnoma/endgena em termos de marcas e processos comerciais e de distribuio. E hoje, num mundo de globalizao, no bastam baixos salrios e uma competitividade apenas baseada em preos e baixos custos Num mundo global h sempre algum que oferece mo-de-obra mais barata e custos mais baixos! A resultante desta situao estrutural , no passado recente, uma tendncia de crescimento muito fraca da economia portuguesa num longo perodo. Esta situao apenas foi contrariada por factores favorveis no repetveis ad infinitum como os fundos comunitrios e a queda da taxa de juros com a adeso ao euro ou ainda a implantao de algum investimento directo estrangeiro relevante. A divergncia da mdia

MAXIMIANO MARTINS
Coordenador do GP/PS para os Assuntos Econmicos

europeia outra evidncia destes handicaps competitivos. Este o diagnstico. Porm, face s dificuldades altura de aco. Essa a misso que o povo portugus atribuiu ao Governo do PS conferindolhe uma expressiva maioria absoluta. Apostas estratgicas fortes, uma clarividente viso prospectiva, colaborao estratgica entre o Estado e o sector privado em torno de parcerias mobilizadoras, iniciativas de clusterizao de mbito nacional, sectorial ou territorial e polticas pblicas adequadas podero permitir uma decisiva redinamizao econmica. Em Portugal, face aos problemas atrs diagnosticados, decisiva a focalizao dos esforos pblicos em torno de actividades estratgicas e de projectos prioritrios. Como tambm no podemos ignorar nas opes polticas indispensveis o srio problema portugus da insuficiente qualidade do investimento pblico como, mais relevante e to pouco referido, do investimento privado (5 vezes mais importante do que o investimento pblico!). Como ainda no podemos ignorar o facto do continuado distanciamento da produtividade da economia portuguesa face maioria dos parceiros europeus sabendo que no longo prazo a produtividade que verdadeiramente determina os nveis de bemestar de todos ns. Estimular, qualificar e reorientar o investimento tanto pblico como privado essencial para obter srios ganhos de produtividade. Promover a integrao estratgica a partir das grandes empresas nacionais igualmente decisivo como, a este propsito, entender e aceitar a falta de critrios estratgicos de mdio e longo prazo na poltica de fornecedores de empresas como a EDP? Nesta linha a poltica industrial decisiva. Nesta orientao esto a trabalhar a Comisso Europeia com a constituio de grupos de trabalho de alto nvel, com propostas destinadas a sectores especficos e iniciativas para a competitividade, energia e ambiente, direitos de propriedade intelectual, melhoria da regulamentao, investigao e inovao industriais, acesso aos mercados, competncias e gesto bem como a OCDE e diversos pases europeus. Deste ponto de vista, o pas precisa de um discurso econmico mobilizador, gerador de confiana, aglutinador de competncias e fomentador de parcerias estratgicas para o desenvolvimento em parcerias entre o Estado e investidores privados tanto nacionais como estrangeiros, geradoras de ganhos de produtividade, em novos clusters de valor acrescentado.

POLTICAS ADEQUADAS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL NAS OBRAS PBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAES


O Oramento do Estado para o prximo ano, no que respeita s obras pblicas, transportes e comunicaes deve ser apreciado luz do quadro geral de reduo da despesa pblica, onde o contributo do MOPTC para a recuperao financeira do Estado se traduz numa reduo do investimento, sendo que a despesa consolidada apresentar uma reduo de 2,6 por cento, com especial incidncia nas despesas de funcionamento e no financiamento aos investimentos comunitrios. Contudo, pelas prioridades de investimento apontadas pelo Governo, concluise que este evidenciou a preocupao em garantir neste Oramento um nvel de prioridades, com dotao especfica de verbas necessrias que garantem a continuidade dos projectos em curso, assim como no ignora a necessidade de se prestar um novo impulso a alguns investimentos essenciais para o desenvolvimento do pas e importantes para o reforo da coeso nacional. Se, por um lado, privilegia as entidades pblicas administrativas dotando-as com verbas do OE, aposta na dinmica de candidaturas credveis aos fundos comunitrios e deixa s entidades com receitas prprias e/ou capacidade de endividamento a possibilidade de recorrer a outras fontes, por outro lado, reveste a preocupao para com uma rea muito sensvel para a credibilidade, tranquilidade e confiana das populaes e imperiosa, para um necessrio bom funcionamento da economia nacional e regional, que a rea da manuteno da rede rodoviria, onde as verbas para este sector so reforadas em cerca de 40 por cento, face ao oramentado para 2005. Importa assim salientar que o reconhecimento da necessidade de se favorecerem investimentos e polticas que promovam uma mais rpida integrao dos corredores estruturantes do territrio na rede transeuropeia de transportes, com a imprescindvel implementao e desenvolvimento das plataformas logsticas, com interligao aos portos de mar e aeroportos, como so o caso da Plataforma Logstica do Norte, ou a de Sines, e a criao da Plataforma de Elvas, todas perspectivadas numa lgica multimodal, revelam uma correcta percepo poltica e oramental no

MIGUEL COELHO
Coordenador do GP/PS na Comisso de Obras Pblicas, Transportes e Comunicaes

sentido do servio e desenvolvimento econmico do pas. Tambm a vontade em prosseguir-se com polticas e investimentos que favorecem a coeso nacional e o desenvolvimento regional so de saudar e perspectivam uma adequada poltica de coeso nacional. Por ltimo, reala-se que a prossecuo dos estudos para o aeroporto da Ota no sobrecarregam este oramento, uma vez que esto a cargo da empresa NAER e, que as verbas oramentais destinadas ao TGV, para o prosseguimento de estudos tcnicos e de viabilidade financeira, correspondem ao nvel de investimento adequado para esta fase, tendo em conta o quadro geral das dificuldades financeiras do Estado. Pode-se concluir, e face ao quadro geral de conteno e reduo da despesa pblica, que o verdadeiro desafio para o Governo em geral e para este Ministrio em particular, ser o de garantir que a execuo oramental seja fiel aos princpios gerais expostos. A bem das contas pblicas e da credibilidade internacional de Portugal.

OPERACIONALIDADE E ORGANIZAO DAS FORAS ARMADAS ESTO ASSEGURADAS


O oramento do Ministrio da Defesa Nacional segue as linhas orientadoras do Oramento do Estado caracterizado pelo rigor, a conteno e a credibilidade, num quadro macroeconmico que , como todos sabemos, de dificuldade acrescida da circunstncia da necessidade de reduzir um dfice gigantesco herdado dos governos do PSD/CDS. Uma das caractersticas deste oramento relativamente a oramentos anteriores a ausncia de suboramentao, tornando-o num exerccio realista e fcil de compreender. Existem, no entanto, duas questes que devem ser relevadas e que, numa primeira anlise, podem levantar algumas dvidas: o caso do PIDDAC que tem um valor inscrito insuficiente para fazer face ao Programa de Construo dos Patrulhas Ocenicos e de Combate Poluio, em construo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que pode conduzir legitima interrogao sobre o futuro deste programa que absolutamente necessrio e a necessidade do financiamento do Fundo de Apoio aos Antigos Combatentes. Quanto ao PIDDAC, o ministro da Defesa Nacional afirmou, de forma inequvoca, que o Programa dos Patrulhes no ser prejudicado, recorrendo-se sua inscrio na Lei de Programao Militar (LPM), que est em fase de reviso, enquanto no que se refere aos excombatentes o Governo herdou uma situao muito difcil na medida em que, apesar do Fundo de Apoio aos Antigos Combatentes estar formalmente criado, ele no tinha um cntimo! A alimentao deste Fundo est previsto ser feita por alienao do patrimnio da defesa nacional mas o ministro da Defesa referiu que o seu ministrio, s por si, no consegue satisfazer todas as necessidades pelo que ter de haver, a curto prazo, uma nova anlise da situao garantindo, no entanto, que enquanto se mantiver o actual quadro legal o Governo cumprir os compromissos assumidos. No que se refere aos grandes nmeros do oramento podemos dizer que,

MARQUES JNIOR
Coordenador do GP/PS na Comisso da Defesa Nacional

no caso da Defesa, se prev um valor total da ordem dos 2.077,5 milhes de euros, o que representa uma diminuio de 1,4 por cento em relao ao oramento inicial de 2005. O peso do oramento da Defesa Nacional na Despesa da Administrao Central passa de 4,1 por cento para 3,8 por cento e no Produto Interno Bruto de 1,5 por cento para 1,4 por cento. No que se refere despesa de funcionamento, h um decrscimo enquanto no que se refere ao valor total do investimento h um aumento como resultado do valor da LPM inscrito para este ano (299,9 milhes de euros) como resultado da imposio da respectiva lei, embora a proposta do oramento preveja uma cativao de 40 por cento. O oramento da Defesa para 2006 pois um documento enquadrado nas linhas gerais orientadoras do OE, que garante, no quadro das dificuldades conhecidas, o essencial da organizao e da operacionalidade das Foras Armadas no cumprimento das suas misses constitucionais.

18 NOVEMBRO 2005

ORAMENTO DE ESTADO

13

A OPO DO FUTURO EST PLASMADA NO OE DA EDUCAO, CINCIA E CULTURA


O Oramento do Estado para 2006 na parte que diz respeito Educao, Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, e Cultura, e como acontece na sua globalidade um Oramento credvel, de consolidao e de crescimento. Porque credvel, de consolidao e de crescimento o programa de Governo a que diz respeito, e para cuja execuo ser um instrumento fundamental. Em matria de poltica para a Educao, o grande compromisso assumido pelo Governo ultrapassar o dfice de qualificao da populao portuguesa, com vista a contribuir para o aumento da coeso social e da modernizao econmica e tecnolgica do pas. Sendo este um programa para uma legislatura, ao prever, para 2006, um aumento das despesas da Administrao Central com a Educao na ordem dos 0,2 por cento relativamente estimativa de execuo em 2005, e um aumento de 5,4 por cento no que diz respeito s transferncias da componente social do ensino pr-escolar, significa que: se a situao difcil em que vivemos obriga a que a Proposta de Oramento de Estado tenha como orientao geral a diminuio da despesa e a melhoria da receita, um aumento pequeno no oramento da Educao s o pode tornar credvel; o facto de a Proposta considerar a continuao e o desenvolvimento, em 2006, dos grandes programas e linhas de orientao poltica para o sector lanadas e postas em prtica desde que o governo entrou em funes, faz-nos antever um Oramento de consolidao; e um aumento considervel nas despesas com o pr-escolar, leva-nos a pensar num oramento que promove o crescimento da coeso social. O mesmo se pode dizer em matria de Cincia, Tecnologia e Ensino Superior: com um crescimento global de 6,3 por cento para o sector, que se transforma em 7,4 por cento quando se trata de reforar o investimento em Cincia e Tecnologia (o investimento no Politcnico tem um aumento de 34,7 por cento), estamos na verdade perante um oramento que promove a modernizao econmica e tecnolgica. No que diz respeito Cultura, tambm h razes para estarmos optimistas: com

LUIZ FAGUNDES DUARTE


Coordenador do GP/PS na Comisso de Educao, Cincia e Cultura

um aumento total de 5,3 por cento, uma parte considervel (23,4 por cento) do oramento previsto destinada a apoiar a criao artstica e a difuso cultural. Este Oramento, combinado com o da Educao e o da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, permitir que se d um passo importante na execuo das polticas necessrias para a melhoria da qualificao da populao portuguesa. A Proposta de Oramento do Estado para 2006 representa a opo que o Governo fez pelo futuro em matria de Educao, de Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, e de Cultura: consciente das dificuldades do presente, resultantes de opes erradas, ou menos avisadas, tomadas no passado, o Governo procura conciliar a necessidade de reduzir o dfice de qualificao, que um ponto central no seu programa, com um oramento de rigor e de transparncia, onde so igualmente assumidos quer o aumento nas reas que promovem a coeso social e a modernizao econmica e tecnolgica do pas, quer a reduo onde necessria uma melhor gesto dos recursos disponveis.

A VERDADE NA SADE O MAIS FIEL REFLEXO DO OE


Num tempo em que o saber e a qualificao marcam a diferena, em que a organizao e responsabilidade so determinantes, o Governo apresenta um Oramento credvel, porque verdadeiro e mais responsabilizador, porque constitui um desafio capacidade de gesto a todos os nveis de gesto dos servios e dos recursos existentes. O Estado moderniza-se finalmente! A verdade oramental encontra no sector da sade o seu mais fiel reflexo. Pela primeira vez a sade tem o dinheiro que prev gastar, em relao ao oramento inicial de 2005, haver um aumento de 30,8 por cento de verbas para o Servio Nacional de Sade, correspondentes s necessidades de um ano. (O Oramento rectificativo apenas serviu para corrigir a suboramentao crnica do SNS). Inicia-se, com coragem, a defesa do prprio SNS com uma poltica de moralizao de custos dando combate ao esbanjamento e ao desperdcio. A gesto das estruturas de sade tem de recorrer aos instrumentos modernos de planeamento e de avaliao de resultados, com controlo de execuo e at cruzamento de dados. tambm um Oramento mais responsabilizador, mais rigoroso no cumprimento, tendo em vista o princpio do Estado bom pagador. Uma evidncia da verdade deste Oramento prende-se com a forma de pagamento das comparticipaes pblicas na venda de medicamentos nas farmcias; ao contrrio dos anos anteriores em que o Estado recorria a adiamentos do tesouro e saldava depois por recurso banca (o Estado pagava com dinheiro

MARIA ANTNIA ALMEIDA SANTOS


Coordenadora do GP/PS na Comisso de Sade

AS FINANAS LOCAIS NO ORAMENTO DE 2006


Vejamos um aspecto de entre os LUS PITA muitos que o Oramento do Estado AMEIXA contm em matria de finanas Coord. do GP/PS na locais. No ano de 2006 as autarquias vo Comiss. de Poder Local, Amb. e Ord. do Territrio receber de transferncia financeira, por participao nos impostos do Estado, exactamente o mesmo que em 2005. primeira vista pode parecer que isso constituir um grande prejuzo e tambm uma injustia para o Poder Local e as respectivas associaes representativas (Anafre e ANMP) j disso mesmo se fizeram eco, aduzindo at que no cumprida a lei. Mas, bem vistas as coisas, no assim. Em primeiro lugar, preciso esclarecer que a Lei das Finanas Locais, que de 1998, estabelece uma frmula de clculo para definir a participao das autarquias nos impostos do Estado. De acordo com essa frmula 33 por cento da mdia da cobrana de trs impostos (IVA, IRS, IRC) reverte para as autarquias, ficando para o Estado os restantes 67 por cento. Para apurar este valor, em concreto, manda a lei atender cobrana efectuada dois anos atrs. Ou seja, para se apurar a distribuio a fazer no Oramento para 2006 atende-se ao valor de arrecadamento em 2004. Isto tem de ser assim (como sempre tem sido, sem contestao) porque esse o primeiro ano com a contabilidade fechada e em que se sabe, portanto, exactamente o que se cobrou. O facto de ser sempre assim tem tambm a vantagem de fazer acompanhar a distribuio das receitas de acordo com a evoluo da cobrana. Na verdade, de ordinrio, de acordo com a evoluo da economia nacional, pois esta que determina a evoluo da cobrana dos impostos. Se o pas produz mais riqueza e, logo, o Estado cobra mais impostos, temos mais para distribuir. Se se passar o contrrio, ento todos os sectores da Administrao Pblica contaro, logicamente, com menos dinheiro. Est certo! As receitas dependem da verdade econmica do pas e da sua evoluo. Ora, o ano de 2004 foi um mau ano na arrecadao de impostos, pior do que 2003, (lembram-se de quem estava no Governo?) e, por isso, a aplicao daquela referida frmula d, em 2006, uma verba, para transferir para as autarquias, menor do que em 2005. Porm, o Governo Scrates acrescentou, na proposta de Oramento, um reforo de cerca de 47,9 milhes de euros para o poder local, garantindo assim que este no baixar a sua participao nos impostos do Estado. Significa isto que as autarquias iro participar em mais de 33 por cento e o Estado em menos de 67 por cento nos impostos pagos pelos portugueses. Importa ainda sublinhar que vivemos tempos de crise e de cortes para todos os sectores da vida nacional e que a prpria Administrao Central ter menos verbas ao seu dispor em 2006. Na verdade, ineditamente, a despesa do Estado desce e, em particular, a Administrao Central ter, em 2006, menos 360 milhes de euros de dotao. Note-se bem: o Estado impe-se gastar menos, ele prprio mas, para as Autarquias, assegurar uma transferncia igual de 2005. H uma outra regra, que no de origem da Lei das Finanas Locais mas foi imposta, mais tarde, em Agosto de 2001, praticamente, j em andamento de processo eleitoral autrquico e num quadro parlamentar sem maioria do Governo, no sentido de estabelecer sempre e em qualquer circunstncia que haveria um acrscimo das verbas a transferir para as autarquias de, pelo menos, o valor da inflao. Contudo, a mesma Lei das Finanas Locais tambm dispe que, em condies excepcionais, de falta de recursos e necessidade de cumprir compromissos internacionais, como o caso do Pacto de Estabilidade e Crescimento, que impe o cumprimento de valores estritos de dfice e de dvida ao nosso pas, pode o Oramento estabelecer transferncias inferiores. O Oramento para 2006 transferir, para as autarquias, o mesmo de 2005. Mas aquela norma cega, que manda sempre crescer as verbas autrquicas, no tem razo de ser, sobretudo em momentos de aperto e em cenrios de diminuio de receita, pois, por absurdo, mesmo perante a mais severa crise econmica, porventura perante um descalabro de arrecadao de impostos, perante a maior penria de receita do Estado, l estariam as verbas a transferir para este subsector sempre a subir, como se estas entidades vivessem noutro pas. Por isso a nova Lei das Finanas Locais, que ser aprovada em 2006, no a contemplar.

que no tinha!). Assim fez em 2003 em 300 milhes de euros; em 2004 em 600 milhes de euros; em 2005 em 800 milhes de euros; este Oramento pe fim a este processo de bola de neve. Regulariza a dvida e cria um novo regime para efectuar esses pagamentos. Inclui uma norma que permitir ao Estado contratar, atravs de concurso pblico ou procedimento por negociao, processos de intermediao financeira envolvendo instituies de crdito ou sociedades financeiras que garantam o pagamento atempado dos crditos decorrentes do fornecimento de medicamentos, meios complementares de diagnstico e demais servios de sade a fornecedores externos do Servio Nacional de Sade. A concluso a que muitos chegaram que as farmcias tm demasiado poder em Portugal, at poderia ser benfica se no custasse milhes ao Estado, logo, a todos os portugueses. Este esforo de conteno, com a diminuio nalgumas rubricas e a conteno da despesa, por exemplo, com pessoal, com um aumento de apenas 1,5 por cento servir para rentabilizar os recursos e regenerar o Servio Nacional de Sude, que atravs do consagrado e avisado princpio de que a Sade e a vida esto primeiro, se descontrolou despesa em benefcio da qualidade. A credibilidade deste Oramento est tambm directamente ligada capacidade e eficcia na resoluo dos problemas. Quando o Estado poupa, poupamos todos ns.

O REFORO DO ESTADO SOCIAL


O actual Governo da nao props-nos, todos sabem, uma aposta clara no Estado Social. Nesta altura em que se discute o Oramento de Estado para 2006 reconfortante para os portugueses perceber que o Governo no se ficou pelas propostas nem pelas promessas mas passou aos actos. A concretizao dos princpios da governao carece de medidas de poltica concretas e de meios para as concretizar. Percorrendo a proposta de Oramento de Estado em discusso, detivemonos numa tutela fundamental para a realizao do Estado Social o Ministrio do Trabalho e da Segurana Social (MTSS) que nos prope um oramento solidrio e sustentado, de rigor e consolidao. No seu programa de aco para 2006 o MTSS fez apostas estratgicas de extrema importncia que podemos situar em trs sectores primordiais, a saber: Mercado de Trabalho, Emprego e Formao Profissional Aqui de salientar o Plano Nacional de Emprego que implica uma colaborao estreita com a tutela da Educao. O MTSS aposta na promoo e desenvolvimento do capital humano, no quadro de um sistema de formao contnua e aprendizagem ao logo da Vida. Destaque-se ainda, pela sua enorme importncia, a iniciativa das Novas Oportunidades que estabelece o 12 ano como referencial mnimo de formao de todos os jovens, colocando metade deles em vias profissionalizantes do ensino secundrio e promovendo a qualificao de um milho de activos, como forma de recuperao dos seus nveis de escolaridade e qualificao profissional. O Oramento de Estado para 2006 (OE), nesta rea prev um aumento de dotao, em relao a 2005, na ordem dos 13 por cento. Proteco e Incluso Social A pobreza dos agregados familiares em geral e dos idosos em particular constitui um problema cuja existncia se arrasta na sociedade portuguesa, colocando em causa a coeso social e intergeracional e que, por isso mesmo, reclama medidas concretas. Para combater esta situao o OE prev a criao de uma Prestao Extraordinria de Combate Pobreza dos idosos, para apoiar os pensionistas mais idosos e em situao de grave carncia econmica e prev, ainda, a criao do Rendimento Social de Insero, para apoiar as famlias mais desfavorecidas, nomeadamente as que tm crianas e jovens a cargo, designadamente no que respeita ao perodo de tempo

HELENA TERRA
Coordenadora do GP/PS na Comisso de trabalho e Solidariedade Social

relevante para a aferio do direito prestao social, de molde a assegurar patamares mnimos de subsistncia. Mas o reforo da proteco social no se consegue sem uma aumento da fiscalizao juntos daqueles que dela beneficiam e tambm aqui o MTSS faz uma aposta clara. Reabilitao O actual Governo tem opes por politicas de Preveno, Habilitao e Participao das Pessoas com Deficincia e promoo da sua participao nas diversas esferas da vida; a este propsito a primeira e mais clara aposta para implementao destas polticas a criao da Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitao. Para o ano de 2006 esto previstos, entre outros a concluso do II Plano Nacional contra a Violncia Domstica e o Reforo das Comisses de Proteco a Crianas e Jovens em Risco; estes dois planos de aco tm no OE um reforo de dotao, em relao a 2005, respectivamente, de 17,1 por cento e 34,6 por cento. O OE do MTSS totaliza 6 851,7 milhes de euros e corresponde a 4,6 por cento do PIB e a 12,6 por cento do total das despesas da Administrao Central. O OE para 2006 regista, em relao ao ano anterior, um aumento de 601,8 milhes de euros a que corresponde uma taxa de crescimento de 9,6 por cento. Salientem-se ainda, a propsito deste Oramento, dois aspectos fundamentais: - a previso de cobrana do IVA social (destinado a financiar o oramento da segurana social) em 2006 ascende a 633 milhes de euros; - as despesas de funcionamento do MTSS manifestam uma tendncia decrescente, enquanto que as despesas de investimento crescem cerca de 52,4 por cento, em relao execuo prevista para 2005, sendo que a sua quase totalidade financiada por verbas nacionais. No seu conjunto, temos um oramento de verdade e de rigor. Solidrio, na medida em que refora a proteco social dos que mais dela necessitam; equilibrado, pois apresenta, na ptica das contas nacionais, um saldo que passa de 45 milhes de euros negativo em 2005, para um saldo positivo de 101,8 milhes de euros em 2006; sustentado, pois cumprida (finalmente!) a Lei de Bases da Segurana Social. Eu diria mesmo, um oramento verdadeiramente socialista que nas actuais circunstncias nos deve orgulhar

14

PARLAMENTO

18 NOVEMBRO 2005

CONVERGNCIA NA PROTECO SOCIAL

PROCRIAO MEDICAMENTE ASSISTIDA

GOVERNO INTERVM EM NOME DO FUTURO


O projecto de lei que concretiza a convergncia do regime de proteco social da funo pblica com o regime geral da Segurana Social no que diz respeito s condies de aposentao e de clculo de penses est a ser discutido em sede de especialidade, na Assembleia da Repblica, depois de ter obtido aprovao na generalidade. Para a deputada socialista Teresa Diniz, a discusso em plenrio desta iniciativa legislativa do PS marcou um momento decisivo, se no mesmo histrico. Era, h muito, fundamental a aproximao dos dois sistemas, afirmou a parlamentar socialista, sublinhando de seguida que a convergncia proposta pela bancada do PS ser feita tentando compatibilizar os interesses do Estado e as legtimas expectativas de todos aqueles que estiverem em condies de se aposentarem. Ao fazer uma breve referncia crise financeira que o pas atravessa, Teresa Diniz considerou que a actual conjuntura nacional no a ideal para discursos dogmticos e discusses doutrinais. Portugal e os seus compromissos obrigam que todos estejamos cientes que algumas medidas revestem particular sacrifcio, mas que so plenamente necessrias sob pena de os funcionrios/aposentados a breve trecho terem uma mo-cheia de nada e uma mo-cheia de coisa nenhuma, por ruptura do sistema, alertou a deputada, saudando a coragem do Executivo liderado por Jos Scrates pela coragem de se recusar a pactuar com a evoluo desta situao. O Governo socialista teve a coragem e preciso passar j das palavras aos actos para intervir rapidamente em nome do futuro, disse, reafirmando que medidas como as que esto em anlise impem-se. Mas tambm de elementar justia, segundo frisou, que os regimes pblico e privado se aproximem, salvo algumas excepes, uma vez que no existe actualmente nenhuma razo de fundo e relevante para no tratar os cidados por igual. No h motivo real para que se mantenha tal discrepncia de regimes, vincou, explicando de seguida que o diploma do Governo que entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2006 equilibrado e visa garantir uma transio suave e justa que previna a ruptura do sistema.
M.R.

BANCADA DO PS PROMOVE AUDIES


A bancada parlamentar do PS est activamente empenhada em debater e alcanar um consenso em torno das questes relativas procriao medicamente assistida. Para isso, vai promover audies pblicas com todas as entidades que possam contribuir para o aperfeioamento do projecto de lei que, sobre esta matria de inegvel actualidade e importncia, apresentou recentemente na Assembleia da Repblica. Assim, encontra-se em fase de discusso, no mbito de um grupo de trabalho constitudo para o efeito, um projecto cuja redaco final esperase poder merecer aprovao alargada, mas no a qualquer preo. Em causa est o vazio existente no ordenamento jurdico que reclama, com evidente urgncia, um quadro legal adequado aos avanos na medicina e na biologia que caracterizam a nossa poca. A este propsito, a deputada Maria de Belm, a quem coube a apresentao no Parlamento desta iniciativa legislativa do GP/PS, considerou que existncia de normas ticas e quadros deontolgicos aprovados por reconhecidos organismos supranacionais no dispensa a necessidade de criar uma regulao jurdica em domnios de investigao cientfica e de prtica clnica que podem interferir com a liberdade e a dignidade humanas. indispensvel conciliar a liberdade de investigao com a salvaguarda da liberdade e da dignidade de todos os membros da famlia humana, defendeu a antiga ministra da Sade, para quem os temas como a esterilizao, a inseminao artificial, o estatuto do embrio e do feto, as manipulaes genticas, os direitos do recm-nascido

REGULARIZE AS SUAS QUOTAS


As quotas do PS podem ser regularizadas das seguintes maneiras: 1. Depsito bancrio em dinheiro ou cheque; 2. Transferncia bancria Conta: BCP-NOVA REDE PS-QUOTIZAES - N 452 341 62873 NIB - 0033 0000 4523 4162873 05 Para as operaes referidas em 1 e 2 obrigatrio indicar o n. de militante, no balco onde as efectuar. 3. Pagamento atravs do MULTIBANCO da seguinte forma: ENTIDADE 20132 REFERNCIA 0000...+ N. DE MILITANTE (total de 9 dgitos) MONTANTE ............ Quota normal: semestral - 12,00 eur; anual - 24.00 eur Quota reduzida: semestral - 6,00 eur; anual - 12.00 eur 4. Pagamento junto da Seco, caso a Seco detenha Protocolo para o efeito.

e o direito diferena entre outros, vieram abrir campos novos de reflexo filosfica e de criao de ordenamento jurdico adequado. Depois de esclarecer que falar apenas em dignidade da pessoa humana no constitui uma frmula mgica para resolver todos os problemas ligados a este tema, Maria de Belm apontou para o facto desta ideia surgir necessariamente associada a noes mais concretas como o consentimento informado, a integridade corporal, a no discriminao, a privacidade, a confidencialidade e a equidade, que so empregues tambm no lxico dos direitos. Por isso, importante relacionar a biomedicina com os Direitos Humanos, advogou a parlamentar socialista, acrescentando que ningum pode pr

em dvida que a engenharia gentica e a clonagem reprodutiva tm relao com a preservao da identidade da espcie humana. Sobre as intervenes na linha geminal e a clonagem humana reprodutiva, a deputada socialista considerou indispensvel a consciencializao de diferenas a partir dos fins que se visam e que tocam um universo to sensvel como a tica. Os princpios ticos da utilidade, de beneficncia e da no maleficncia tem aplicao nos sistemas e nos servios de sade. O trabalho no sentido de atingir os mais elevados standards na sade tem que ser feito respeitando um princpio de justia, de liberdade, de dignidade humana e de equidade, concluiu Maria de Belm.
M.R.

UMA PROPOSTA COM PRINCPIOS


O projecto de lei da iniciativa do Partido Socialista em matria de procriao medicamente assistida assenta nos seguintes princpios fundamentais: - As tcnicas que implicam manipulao gamtica ou embrionria no constituem modo alternativo de procriao, mas antes mtodos subsidirios; - O recurso procriao medicamente assistida deve assegurar criana condies para o seu desenvolvimento integral, particularmente o direito a beneficiar da estrutura familiar, biparental, da filiao; - Os actos requeridos pelas tcnicas referenciadas tm obrigatoriamente de ser praticados em estabelecimentos com idoneidade comprovada tcnica e cientificamente; - Deve ser garantida a confidencialidade dos actos relativamente aos participantes das tcnicas em causa; - Todo o produto biolgico de natureza gentica que seja objecto de ddiva no poder, em circunstncia alguma, ser transaccionado, nem lhe poder ser atribudo qualquer valor comercial; - Ser obrigatrio em todos os actos relativos a tcnicas de procriao medicamente assistida o expresso consentimento, livre e esclarecido, por parte dos respectivos beneficirios e intervenientes, sendo garantido aos profissionais de sade o direito objeco de conscincia que ter de ser explicitada; Devem ser consideradas finalidades proibidas as tcnicas de procriao que pretendam obter determinadas caractersticas genticas do nascituro, que envolvam a criao de clones humanos, de quimeras ou a fecundao interespcies e ainda a maternidade de substituio e as inseminaes post-mortem, a no ser em circunstncias especificamente previstas; Preconiza-se a legalizao de unidades de conservao de smen; A ddiva de ovcitos s deve poder verificar-se em condies que efectivamente garantam o anonimato dos intervenientes; A criao deliberada de embries excedentrios no deve ter lugar na prtica corrente da procriao medicamente assistida; Podendo ocorrer a criao de embries que depois no venham a ser transferidos para o tero, advoga-se a sua congelao para transferncia posterior para o casal beneficirio e, excepcionalmente, a sua doao para investigao cientfica; Prev-se a constituio do Conselho Nacional da Reproduo Medicamente Assistida para orientao, deciso e acompanhamento no mbito das referidas tcnicas.

Em caso de dvida, contacte-nos pela


Linha Azul

808 201 695

18 NOVEMBRO 2005

ACTUALIDADE

15

GOVERNO PRESENTE EM VIANA DE CASTELO

SCRATES ANUNCIA FORMAO PARA 650 MIL JOVENS E UM MILHO DE TRABALHADORES


A aposta do Governo no aumento da qualificao de jovens e adultos foi reafirmada pelo primeiroministro, na inaugurao do Centro de Formao e Exposies de Arcos de Valdevez. No final de dois dias de Governo Presente no distrito de Viana do Castelo, Jos Scrates anunciou a criao do programa de formao profissional Novas oportunidades, que vai abranger, at 2010, 650 mil jovens e um milho de trabalhadores activos em cursos tcnicos e profissionais.
Salientando que o Governo no se conforma com a falta de qualificao dos portugueses, o primeiro-ministro apelou a uma mobilizao nacional envolvendo famlias, empresas e instituies para aumentar a qualificao e o nvel de ensino dos portugueses, naquela que considerou a batalha essencial de Portugal. Segundo Scrates, a nica forma do pas enfrentar com confiana os novos desafios passa pelo aumento da qualificao dos recursos humanos. O que nos impede de competir melhor o fraco nvel de qualificao em Portugal, afirmou, referindo tratar-se de um problema estrutural que necessrio ultrapassar. E, a propsito, salientou que da populao activa portuguesa, apenas 20 por cento tem mais do que o ensino secundrio, nmeros que colocam o pas apenas ao nvel da Grcia e da Turquia em matria de qualificaes profissionais e acadmicas. No h nenhum pas da Unio Europeia que tenha este nmero. Todos eles tm nmeros muito maiores, acima de 50 por cento, disse, acrescentando que os novos parceiros de Leste na Unio Europeia, que concorrem directamente connosco, tm taxas de 70 por cento de cidados com o 12. ano. No vamos desistir de inverter esta situao, embora a tarefa seja para vrios governos e tambm no iremos ficar espera das pessoas, vamos atrs delas em casa e nas empresas, sublinhou, frisando que esta estratgia de mdio prazo passa pela interveno definida pelo programa Novas Oportunidades. O chefe do Governo afirmou que o programa prev que 50 por cento da oferta de ensino a nvel secundrio seja de vagas em cursos tcnico- profissionais equivalentes ao 12. ano, abrangendo 650 mil alunos nos prximos cinco anos. No mesmo perodo, e atravs de um processo de validao de competncias, adiantou, o Governo quer requalificar, atravs de pequenos cursos complementares de formao, um milho de trabalhadores, de modo a que passem a ter equivalncia ao 12. ano. Scrates garantiu ainda que as verbas do prximo Quadro Comunitrio de Apoio da Unio Europeia, ainda em fase de ultimao em Bruxelas, sero preferencialmente aplicadas em aces de apoio ao conhecimento e formao e inovao tecnolgica. A anteceder a interveno de Jos Scrates, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, referiu que no mbito do programa Novas oportunidades, sero criadas em 2006 mais de 8100 vagas em cursos profissionalizantes de nvel 2.

Cursos ps-laborais para adultos


Nos cursos de nvel 3, correspondentes ao 12. ano, haver mais 5100 vagas e anunciou a incluso nas escolas secundrias pblicas de mais 45 turmas de ensino profissional. O ministro referiu ainda que haver mais 4500 vagas em cursos de educao e formao de adultos em 2006 e anunciou a criao em todos os centros do Instituto de Emprego e Formao Profissional de cursos de Educao e Formao de Adultos, em horrio ps-laboral, o que sucede pela primeira vez. Revelou que sero montados mais 67 novos Centros de Reconhecimento e Validao de Competncias, e que sero envolvidos os chamados grandes empregadores no processo de qualificao profissional, a exemplo do que j sucede com a empresa Portugal Telecom. Neste sentido, procedeu de seguida assinatura de um protocolo com os Estaleiros de Viana do Castelo, o qual envolve, tambm, o Ministrio da Educao, e que se destina validao de competncias e formao de 200 trabalhadores que no possuem o 12. ano de escolaridade. Por outro lado, o primeiro-ministro que no dia anterior tinha inaugurado o IC1/ A28 entre Viana do Castelo e Caminha, num percurso de 27 quilmetros, at Vilar de Mouros, construdo em regime de SCUT garantiu que as portagens no vo chegar ao Alto Minho, pelo menos no prximo ano, como expresso da sua solidariedade para com uma regio mais desfavorecida.

GOVERNO QUER PORTUGAL A LIDERAR APROVEITAMENTO DA ENERGIA DAS ONDAS


O secretrio de Estado Adjunto da Indstria e Inovao afirmou que o Governo tudo far para colocar Portugal no mapa do mundo como pas com condies para desenvolver tecnologia para aproveitamento da energia das ondas. Castro Guerra, que presidiu no dia 11 abertura do seminrio Energia das Ondas, promovido pelo Centro de Energia das Ondas, referiu que a Direco-Geral de Geologia e Energia (DGGE) est a estudar uma tarifa que rentabilize a aplicao deste tipo de tecnologia na produo de energia e que sero criadas condies aos investigadores para, com os investidores, desenvolverem essas tecnologias. Por outro lado, adiantou, sero criadas condies de licenciamento para que os investidores no soobrem ao peso da burocracia. Para o secretrio de Estado, o facto de o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento da energia das ondas estar ainda em fase embrionria poder fazer da plataforma martima portuguesa, em zonas circunscritas, um espao onde elas podem ser desenvolvidas, sendo objectivo que Portugal possa dominar uma das oito tecnologias actualmente em desenvolvimento. Por sua vez, Antnio Sarmento, director do Centro de Energia das Ondas, sustentou que existem condies para comercializar a energia produzida a partir das ondas do mar num prazo de quatro a cinco anos, salientando que Portugal tem condies para se tornar num dos pases lideres na demonstrao e industrializao desta forma de energia. Antnio Sarmento disse apoiar a pretenso do Governo de criar uma zona-piloto, no sentido comercial, uma vez que mais fcil criar situaes de excepo em termos da regulamentao e dos processos de licenciamento numa zona delimitada.

16

ACTUALIDADE

18 NOVEMBRO 2005

PLANO NACIONAL DE CRESCIM E EMPREGO APRESENTADO EM


O Governo tornou pblico o Programa Nacional de Aco para o Crescimento e o Emprego para o trinio de 2005 a 2008. Trata-se de um conjunto de 125 medidas que visam dar corpo agenda de modernizao do pas, promovendo o crescimento e o emprego tendo por base uma maior e mais sustentada coeso social.
Em cerimnia realizada no Centro Cultural de Belm, o Governo apresentou o Programa Nacional de Aco para o Crescimento e o Emprego (PNACE), documento ncora consubstanciado num conjunto de medidas integradas no relanamento da Estratgia de Lisboa. As vrias iniciativas que integram a Estratgia de Lisboa, recorde-se, foram assumidas em Conselho Europeu realizado no ano de 2000 na capital portuguesa, tendo a sido estabelecido como finalidade dotar a Europa da capacidade de competir num contexto de globalizao, com coeso social e sustentabilidade ambiental, atravs da aposta no conhecimento. Como sublinhou o primeiro-ministro, o PNACE pretende levar prtica o compromisso de modernizar o pas aplicando a estratgia consensualizada pelos Quinze h seis anos em Lisboa. Para Jos Scrates, a palavra-chave para a assumpo dos compromissos assumidos passa pelo conhecimento, inovao e pela tecnologia, matrias que, sublinhou, tero que ser objecto de importantes investimentos, quer atravs da qualificao dos recursos humanos, quer atravs de uma maior divulgao dos sistemas de informatizao do pas e ainda no esprito de risco e inovao. Na perspectiva do primeiro-ministro, com este Programa Nacional de Aco para o Crescimento e o Emprego 2005/2008, a Estratgia de Lisboa vai ser de forma sustentada posta em prtica, ultrapassando-se, como defendeu, a apatia que ano aps ano se vinha a verificar, quer em Portugal, quer nos restantes pases da UE em relao a este programa de aco. Os objectivos a atingir at 2008 com o PNACE, como sublinhou, por seu lado, Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratgia de Lisboa, so vastos mas de grande significado para a consolidao do projecto europeu. Esto neste caso, como recordou, metas como a reduo do dfice das contas pblicas para 2,8 por cento do PIB, o aumento do investimento pblico que se pretende duplicar gradualmente at 2009, a criao de condies capazes de ajudar a triplicar o investimento privado em sectores ligados inovao e ao desenvolvimento, a obteno de uma taxa de emprego global de 69 por cento, e ainda atingir uma taxa de crescimento anual da

MEDIDAS A REALAR NO PNACE


O que o Programa Nacional de Aco para o Crescimento e o Emprego? um programa ncora de iniciativa pblica em parceria com a sociedade civil, com um enfoque particular na salvaguarda do Estado social, na qualificao dos portugueses, na sustentabilidade ambiental e na aposta no conhecimento. Trata-se, em suma, de uma agenda para a modernizao, um conjunto integrado de medidas, agrupadas em sete polticas transversais, capazes de dar um novo impulso ao crescimento e ao emprego em Portugal at 2008, ajudando a combater os constrangimentos competitividade e valorizando os factores de diferenciao positiva. Do PNACE fazem parte sete medidas foras que importa realar: Crescimento Econmico e Sustentabilidade das Contas Pblicas Garantir a sustentabilidade das contas pblicas e proporcionar o crescimento a mdio e longo prazo intervindo com equidade nos sectores da Administrao Pblica, Sade e Segurana Social. Governao e Administrao Pblica Modernizar a Administrao Pblica com medidas firmes e coerentes, tornando-a mais eficaz e colocando-a ao servio dos cidados e das empresas, respondendo s exigncias do Estado moderno. Competitividade e Empreendedorismo Criar um ambiente de negcios estimulante para o investimento, desenvolvendo a cultura empresarial e criando mecanismos de apoio internacionalizao e criao de dimenso competitiva. Investigao, Desenvolvimento e Inovao Acelerar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico e promover a inovao, reforando a competitividade da economia e a coeso da sociedade portuguesa. Coeso Territorial e Sustentabilidade Ambiental Uma poltica territorial integrada, combatendo assimetrias de desenvolvimento e contribuindo para a utilizao sustentvel dos recursos naturais e dos transportes e para a qualificao do sistema urbano e das cidades. Eficincia dos Mercados Garantir um maior nvel de concorrncia efectiva, contribuindo para alcanar uma maior eficincia dos mercados e o acesso aos factores em condies mais competitivas. Qualificao, Emprego e Coeso Social Modernizar os sistemas de emprego, de ensino e de formao profissional de forma a poderem responderem aos novos paradigmas da sociedade do conhecimento e aos desafios da globalizao e do desenvolvimento demogrfico.

18 NOVEMBRO 2005

ACTUALIDADE

17

MENTO M LISBOA
riqueza de 2,6 por cento. Do programa fazem ainda parte medidas como a construo do novo aeroporto de Lisboa, a implementao de uma rede de alta velocidade e todas as medidas previstas no Plano Tecnolgico e no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) j tornados pblicos pelo Governo e entretanto j enviados em Maio passado para Bruxelas. As 125 medidas apresentadas esto englobadas em sete polticas transversais que compreendem o crescimento econmico e a sustentabilidade das contas pblicas, a governao e administrao pblica, a competitividade e o empreendedorismo, a investigao, o desenvolvimento e a inovao, a gesto territorial e a sustentabilidade ambiental, a eficincia dos mercados e a qualificao, o emprego e a coeso social. Medidas que para Carlos Zorrinho carecem de divulgao pblica, de modo a que o Estado e os privados, como defendeu, possam ultrapassar os factores limitativos com que o pas se debate ao nvel do seu crescimento. Para o coordenador do programa portugus, o PNACE d seguimento aos objectivos da Estratgia de Lisboa, constituindo um ponto de partida no sentido de atingir as metas de consolidao das contas pblicas e ultrapassar os factores restritivos do crescimento e do desenvolvimento portugus, apontando para o aumento da confiana e para a assumpo dos desafios da competitividade e do reforo da coeso social. Agora que foram apresentadas e definidas as polticas e as medidas do programa, reforou Carlos Zorrinho, h que ir para o terreno, tornando-se necessrio acompanhar a sua execuo, incentivando os actores envolvidos e divulgar o programa junto da sociedade civil. Para Maria Joo Rodrigues, conselheira da Unio Europeia e especialista em questes ligadas ao emprego e qualificao, afigura-se de grande importncia o programa agora apresentado, lembrando, a propsito, que dever constituir um instrumento que possa permitir a Portugal melhorar os nveis da sua competitividade e simultaneamente reforar a coeso social. Para esta especialista, importa, por outro lado, e no sentido de uma melhor definio das prioridades, que o desenvolvimento do programa passe de forma segura por um processo de redes de inovao duradouras, pelo reforo das empresas com capacidade de exportao e por uma aposta sustentada na formao dos portugueses. A Unio Europeia (UE) vai agora apreciar at 15 de Dezembro este programa executado pelo Governo portugus que foi j entregue em Bruxelas no passado dia 21 de Outubro, cabendo Comisso Europeia elaborar de seguida um relatrio global, que dever tornar publico durante o ms de Janeiro de 2006, sobre a concretizao da Estratgia de Lisboa nos diversos Estados-membros. A apresentao do PNACE por parte do Governo portugus no surge agora por mero acaso. De facto, em Maro deste ano, durante a presidncia do Luxemburgo, os chefes de Estado e de Governo da UE decidiram relanar a Estratgia de Lisboa, determinando que cada Estado-membro deveria elaborar um plano nacional de reformas, perspectivando assim a promoo do crescimento econmico e do emprego em todo o espao europeu.
RUI SOLANO DE ALMEIDA

AUDIO PBLICA A ESTRATGIA DE LISBOA NA PERSPECTIVA DO GNERO

GOVERNO VAI APOSTAR NA PROMOO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES


O Governo vai lanar um conjunto de iniciativas para promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e definir um programa estratgico em nome do qual possa ser valorizado o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, que ser assinalado em 2007. Estas iniciativas foram anunciadas pelo secretrio de Estado da Presidncia do Conselho de Ministros, Jorge Laco, durante uma audio pblica organizada pela deputada Edite Estrela, para apresentar e discutir o seu relatrio intitulado A Estratgia de Lisboa na perspectiva do gnero. Intervieram tambm nesta audio a presidente da Comisso para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, Elza Pais, o coordenador nacional para a Estratgia de Lisboa, Carlos Zorrinho, e as jornalistas Fernanda Cncio e Ins Pedrosa, todos defendendo a necessidade de medidas activas para que a igualdade de gnero passe a ser assumida como um desgnio de toda a sociedade. O secretrio de Estado da Presidncia do Conselho de Ministros referiu um conjunto de domnios em que a igualdade de gnero est entre as preocupaes centrais da poltica do Governo, designadamente a nvel das reformas da Administrao Pblica, no aumento em 50 por cento do nmero de creches para crianas com menos de trs anos, programas dirigidos a profisses marcadas pela discriminao de mulheres, criao de novas formas de emprego e medidas para permitir conciliar a vida familiar com a profissional. Para a deputada Edite Estrela, autora deste relatrio e de mais dois relacionados com a condio das mulheres, no ser possvel que a Estratgia de Lisboa atinja os seus objectivos sem a participao das mulheres e sem que sejam corrigidas algumas discriminaes. Porm, rejeitou liminarmente uma atitude em que as mulheres se colocam na posio de vtimas. Rejeito o discurso da vitimizao, tal como rejeito o da reivindicao. A postura tem de ser a de quem faz parte de metade da humanidade; que sabe que h ainda um longo caminho a percorrer, mas que sabe onde quer chegar, afirmou. necessrio ultrapassar os esteretipos para se conseguir a plena igualdade. Homens e mulheres tm de partilhar todas as tarefas e responsabilidades a nvel domstico, profissional e familiar, disse. Da que o seu relatrio contenha tambm recomendaes dirigidas aos homens, designadamente para que tenham maior participao na esfera familiar e para que sejam adoptadas novas formas de trabalho que permitam a conciliao entre a vida profissional e a privada. Esta opinio foi tambm expressa por Elza Pais, que considerou que os homens tm de interiorizar este novo desafio e entrar no espao domstico. Sublinhou tambm que no h modernidade sem igualdade de gnero, como o demonstra a prtica dos pases nrdicos.

PRIORIDADES PARA PORTUGAL


So trs os domnios que importa referir em matria de prioridades subscritas no Programa Nacional de Aco para o Crescimento e o Emprego: o domnio macroeconmico, microeconmico e na qualificao, emprego e coeso social. Em relao ao aspecto mais global da economia, diz o PNACE, importa fomentar o crescimento do sector, consolidar as contas pblicas e controlar o dfice externo. Por outro lado, ainda um objectivo prioritrio, ao nvel das polticas macroeconmicas, reorientar a aplicao dos recursos pblicos, assim como garantir a equidade e a sustentabilidade do sistema de proteco social. Por fim e ainda no que respeita s polticas de mbito macroeconmico, de referir a necessidade de se retomar o processo de convergncia real com os nveis mdios de rendimento da UE. Quanto poltica microeconomia, o PNACE aponta, entre outras medidas, para a criao de um ambiente de negcios mais atractivos para a iniciativa privada, para o incremento do investimento pblico e privado em investigao e desenvolvimento (I&D), e para a promoo da melhoria dos processos produtivos. Outra das medidas apontadas respeita necessidade de se preservar um Estado Social dinmico e evolutivo, atravs de uma maior coeso social, territorial e ambiental. Finalmente em relao qualificao, emprego e coeso social, de referir, entre outras, as medidas que apontam para o reforo das polticas educativas, para a qualificao tcnica e do conhecimento dos portugueses, para a preveno e combate ao desemprego, nomeadamente de jovens e de longa durao, para a modernizao do sistema de proteco social e para a promoo da flexibilidade com segurana no emprego num quadro de reforo do dilogo e concertao social.

FUNDOS COMUNITRIOS

APOSTAR NA CINCIA, QUALIFICAO E CONHECIMENTO


O primeiro-ministro garantiu que Portugal est preparado e tem ideias muito claras para discutir com Bruxelas a aplicao dos fundos comunitrios para o perodo de 2007 a 2013. Para Jos Scrates, tudo est j determinado ao nvel do Governo e o pas enfrentar com firmeza as discusses com Bruxelas porque dispe, como referiu, de orientaes objectivas para concretizar a Estratgia de Lisboa. Segundo sublinhou, Portugal j decidiu que os fundos comunitrios incidiro sobretudo nas reas da investigao, qualificao e do conhecimento. Se Portugal quer responder aos desafios que se colocam num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, advertiu, tem de aumentar os nveis de inovao, de qualificao e de utilizao de tecnologias. Para que este cenrio se concretize, defendeu o primeiroministro, Portugal ter obrigatoriamente que queimar etapas e apetrechar-se das necessrias qualificaes de forma sustentada e clere. Lembrando que para este Governo a Estratgia de Lisboa e a consequente resoluo da aplicao dos fundos comunitrios em inovao, investigao e conhecimento no uma ideia surgida agora, algo que nos inspira desde 2000, Jos Scrates sustentou o profundo empenhamento do seu Executivo nesta tarefa, lembrando que a introduo do ensino do Ingls no ensino bsico, a colocao de mil jovens em estgios em pequenas e mdias empresas e o regresso dos benefcios fiscais para as actividades ligadas investigao cientfica e inovao so bem o exemplo claro de que este Governo sempre colocou a temtica do conhecimento e da qualificao na primeira linha das suas preocupaes polticas.
R.S.A.

18

ACTUALIDADE

18 NOVEMBRO 2005

EDUCAO E CULTURA DE MOS DADAS

SERVIOS CULTURAIS ABREM-SE

AOS PROFESSORES
Atento promoo e enriquecimento dos professores, o Governo estabeleceu, por intermdio dos Ministrios da Educao e da Cultura, um conjunto de medidas perspectivando uma maior oferta profissional aos docentes, permitindolhes, deste modo, empreender uma outra actividade junto de diversos servios culturais. Abre-se assim, simultaneamente, a oportunidade a uma maior mobilidade para as suas carreiras, nomeadamente em relao a todos aqueles que por razes temporrias possam estar impedidos de exercer a sua profisso de docentes, e, por outro lado, com a criao de um despacho conjunto dos dois ministrios, a possibilidade de ajudarem a promover um novo programa vocacionado para projectos educativos na rea cultural. Com esta deciso, o Governo deseja implementar uma mais acentuada mobilidade por parte dos professores, quer dos docentes ligados ao Ensino Bsico, quer os que leccionam no Ensino Secundrio, e que em ambos os casos pertenam aos quadros do Ministrio da Educao, a possibilidade de temporariamente ou no, poderem ser afectados a actividades empreendidas por organismos tutelados pelo Ministrio da Cultura. Esto neste caso, e como exemplo, poderem trabalhar junto de museus, palcios, monumentos ou stios arqueolgicos, ou ainda em arquivos, teatros nacionais ou em orquestras. Podero ainda como alternativa, desenvolver a sua actividade profissional no mbito do novo Programa de Promoo de Projectos Educativos na rea da Cultura, desenvolvendo actividades que tero lugar nas escolas ou nos estabelecimentos sob tutela da Cultura, e que sero, como determinou o Governo, empreendidos em articulao com as escolas tendo como pblico alvo os respectivos alunos, criando deste modo uma maior oferta ao nvel dos projectos educativos extracurriculares. Como ficou decidido em Conselho de Ministros, a afectao de professores a actividades no mbito de servios tutelados pelo Ministrio da Cultura, passa a ser possvel j no ano lectivo de 2005/ 2206, dependendo a sua concretizao unicamente da candidatura dos prprios docentes. O processo de candidaturas ser anunciado atravs de Edital, sendo a seleco dos professores conduzida pelo Ministrio da Cultura, atravs de anlise curricular e entrevista. A partir daqui, os professores seleccionados exercero as suas actividades por um perodo de um ano, durante o qual o programa ser avaliado, podendo esta afectao prolongar-se por um espao de tempo mais duradouro. Contemplada est igualmente a possibilidade dos docentes optarem pela

reclassificao da sua carreira, solicitando uma mudana dos quadros do Ministrio da Educao para o da Cultura, situao que a ocorrer ter sempre subjacente o parecer da tutela da cultura, que apreciar as suas necessidades futuras. Para a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, esta disponibilizao de recursos humanos por parte do Ministrio da

Educao poder contribuir de forma determinante para a revitalizao da componente educativa dos organismos sob sua tutela, cuja actividade afigurase prioritria no quadro de uma estratgia de formao de novos pblicos para a rea cultural, sector que, reconhece a responsvel pela pasta da Cultura, tem sentido fortes carncias ao nvel de quadros especializados.

Quanto ao Ministrio da Educao, e como reconhece a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, esta nova oportunidade proporcionar, por um lado, um novo plano de enriquecimento profissional dos professores e, por outro lado, uma melhor e mais adequada diversidade da oferta extracurricular de ligao da escola comunidade.
R.S.A.

MAIS DE 200 MIL ALUNOS DO BSICO TERO LIVROS GRATUITOS


No mbito do combate ao insucesso escolar e de uma poltica pr-activa de aco social que o Governo est a levar a cabo, mais de 200 mil alunos carenciados do ensino bsico tero acesso a manuais escolares gratuitos dentro de trs anos, segundo um anteprojecto legislativo do Ministrio da Educao (ME). A medida, oramentada em dez milhes de euros, comear a ser aplicada no final da legislatura, abrangendo os alunos que frequentam o ensino obrigatrio (at ao 9 ano de escolaridade) e que beneficiam do primeiro escalo da aco social. Nestas condies, esto 68.500 alunos do segundo ciclo e 80 mil alunos do terceiro ciclo, segundo dados do ME referentes ao passado ano lectivo. Relativamente ao primeiro ciclo, o ministrio estima que neste grau de ensino cerca de 150 mil crianas beneficiem de apoio, aproximadamente um tero do total de alunos da primria. Quanto aos alunos do ensino bsico abrangidos pelo segundo escalo da aco social, a tutela quer aumentar o limite mximo da comparticipao sobre o preo dos livros para reduzir o encargo das famlias com os manuais. No segundo escalo esto 16 mil alunos do segundo ciclo e 20 mil do terceiro ciclo. De salientar ainda que o preo dos manuais no ensino secundrio dever descer, uma vez que os livros passaro a estar abrangidos pelo regime de preos convencionados, que at agora vigorava apenas no ensino bsico. A proposta do Executivo socialista, apresentada no passado dia 11 pelo secretrio de Estado Adjunto da Educao, Jorge Pedreira, prev ainda o aumento do prazo de vigncia dos manuais escolares de trs para seis anos, para aumentar a possibilidade da sua reutilizao, e a criao de um sistema de avaliao e certificao prvia dos livros que ser aplicado, progressivamente, a partir de 2007. A avaliao prvia de todos os manuais levar, no entanto, alguns anos, uma vez que s ir aplicar-se aos livros que forem sendo lanados no mercado.

MINISTRA DA EDUCAO ANUNCIA 40 MILHES PARA MELHORAR CONDIES NAS ESCOLAS


No final de uma semana de trabalho com os sindicatos, a ministra da Educao, Maria de Lurdes Rodrigues, considerou, no dia 16, que chegou a um bom acordo com a Federao Nacional dos Sindicatos da Educao (FNE), a Pr-Ordem e o Sindicato dos Professores do Ensino Secundrio. Prometendo dilogo com as estruturas sindicais, atravs de uma reunio trimestral para avaliao dos processos negociais em curso e informao mtua, Maria de Lurdes Rodrigues afirmou que h necessidade de um investimento nas escolas, tendo em vista melhorar as condies de trabalho e de ensino. Neste quadro, anunciou que nos prximos dias sero publicados editais que permitiro s escolas que tenham a iniciativa instalar gabinetes de trabalho para os professores, bem como espaos oficinais e laboratrios para o desenvolvimento de currculos alternativos e reas de formao alternativas de componente profissional mais forte. O ministrio compromete-se tambm a fornecer meios tecnolgicos actualizados, designadamente computadores

portteis e kits multimdia, para preparao das aulas e desenvolvimento de projectos educativos.

O Estado vai investir 40 milhes de euros nestas melhorias.

18 NOVEMBRO 2005

ACTUALIDADE

19

PS/AORES

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA NATO

CONGRESSO DEBATE MOO GLOBAL DE CARLOS CSAR


O PS/Aores realiza no prximo fim-desemana o seu XII Congresso Regional na ilha do Faial, onde 285 delegados vo debater uma nica moo de orientao poltica global subscrita pelo lder Carlos Csar. Na moo, intitulada No Centro da Participao Cvica dos Aorianos, Carlos Csar defende a necessidade de o partido assumir novas formas de fazer poltica, que permitam a resoluo dos problemas da sociedade de forma quase imediata. Os cidados j no aceitam que os seus interesses sejam discutidos em locais de difcil acesso, sem que a sua opinio seja ouvida, afirma. O presidente do PS/Aores justifica este novo modelo de interaco social com a constatao de que direita e esquerda, pblico e privado, deixaram d e ter definies claras e estanques, o que obriga os partidos a no estarem, na sua opinio, aprisionados a padres de referncia rgidos e inflexveis. No captulo dedicado s autarquias, a moo defende a criao de um Livro Verde da Reforma do Poder Local nos Aores, que dever ter o contributo dos partidos polticos, autarquias e governos Regional e da Repblica. Carlos Csar explica esta proposta com a necessidade de uma maior articulao entre os executivos aoriano, nacional e

JOS LELLO ELEITO VICE-PRESIDENTE


O secretrio nacional do PS para as Relaes Internacionais, Jos Lello, foi eleito um dos quatro vice-presidentes da Assembleia Parlamentar da NATO. Jos Lello foi eleito durante a 51 reunio anual da Assembleia Parlamentar da Organizao do Tratado do Atlntico Norte (NATO), que terminou na passada segunda-feira, em Copenhaga, na Dinamarca. O ex-ministro do Desporto e deputado do PS representa a Assembleia da Repblica portuguesa na reunio daquele rgo consultivo da NATO, que elabora polticas e estratgias de defesa, em que participam 248 deputados e 53 observadores. No primeiro Governo de Antnio Guterres, Jos Lello foi secretrio de Estado da Cooperao e dos Negcios Estrangeiros e, enquanto deputado, integrou, por vrias vezes, as comisses parlamentares de Defesa Nacional.

Educao fundamental para a globalizao


O papel do Estado no sculo XXI foi o tema central do 17 Simpsio Internacional que se realizou em Tunes, nos dias 8 e 9, e que contou com a presena de vrios ministros do Governo tunisino e dirigentes polticos do RCD, o partido do presidente da Repblica Ben Ali. Entre os principais oradores esteve o secretrio para as Relaes Internacionais do PS, Jos Lello. Na sua interveno, Jos Lello abordou o impacto da globalizao nas soberanias nacionais e no desenvolvimento econmico e social dos pases. A educao uma das condies bsicas para se poder participar na globalizao. Sem um acesso generalizado educao impossvel ter um domnio eficaz das tecnologias de informao e comunicao que lhe so estruturalmente inerentes e so fundamentais para o desenvolvimento social e econmico, afirmou perante os mais de duzentos participantes tunisinos e internacionais. Outros temas em discusso foram A redefinio do papel do Estado, O Estado e a sociedade de informao e As relaes internacionais no sculo 21 soberania e supra nacionalidade. Entre as individualidades que participaram no colquio destaque para o presidente do Parlamento da Tunsia e os ministros dos Negcios Estrangeiros, da Educao e do Equipamento, o secretrio-geral do RCD e o ex-chefe da diplomacia francesa Herv de Charrete.

as autarquias, de modo a que as polticas de cada um destes nveis de poder possam ter um efeito multiplicador no desenvolvimento dos concelhos. Relativamente Lei de Finanas Regionais, o lder do PS/Aores preconiza a sua reviso com urgncia para garantir uma mais concreta discriminao positiva dos Aores. Quanto s legislativas regionais de 2008,

o presidente do PS/Aores alerta que no pode haver perodos de descanso no interior do partido. O documento destaca ainda o orgulho na obra feita pelo Executivo regional em vrios sectores, o percurso de pioneirismo e coerncia do partido no processo autonmico e a necessidade de trabalhar na afirmao externa do arquiplago.

OPINIO

OPINIO
de um novo Tratado Constitucional. Se atentarmos bem, qualquer uma destas questes tem ou deve ter a inform-las uma questo de fundo, ARMANDO FRANA essencial para ns Deputado na AR socialistas e a saber: o modelo social europeu em que nos revemos, como contraponto agressividade liberal e ao modelo americano. A nossa matriz de mais social, mais justia, mais equidade e equilbrio no espao europeu ocupado por 450 milhes de pessoas e por aqueles que diariamente o procuram, sempre com o objectivo de assegurar o desenvolvimento sustentado, o reforo da competitividade da economia europeia e tambm a garantia da segurana e da paz. Grandes e justos so os objectivos, escassos os meios e difceis os caminhos. Pois bem, sempre assim foi e s se consegue ir realizando com uma ideia forte e justa, um projecto slido, participado, muito discutido e com princpios e valores em que nos revemos, em que se revem os socialistas. O projecto de construo europeia tem no seu seio todos os elementos com os quais nos identificamos, se acreditarmos nele, se o alimentarmos permanentemente, se formos pacientes e constantes e se soubermos olhar para alm da nossa rua, da nossa cidade, do nosso pas e se olharmos para o futuro. Como algum disse, a Europa somos ns. Faamos ento, por isso, como um desgnio e a conscincia de que as dificuldades de hoje sero superadas amanh. Esta , de resto, a lio da histria dos 50 anos da difcil construo europeia.

SEJAMOS CLAROS
As notcias no so propriamente animadoras em vrias matrias que respeitam Unio Europeia. Por isso, o melhor sabermos o que se passa para que possamos analisar correctamente e podermos tirar concluses polticas acertadas. Da Comisso Europeia chegam-nos ecos de que o presidente da Comisso, Duro Barroso, tem a sua autoridade fragilizada e que a prpria Comisso est muito dividida, tendo em vista a dificuldade na abordagem de alguns temas politicamente delicados, por exemplo, a questo da liberalizao dos mercados agrcolas, a directiva de servios que, alis, agora se encontra no Parlamento Europeu em trnsito ainda pelas comisses e todas as questes relacionadas com os novos fluxos migratrios. Para alm disso e apesar de recentes declaraes de governantes franceses sobre a sua disponibilidade para negociar o pacote financeiro agrcola da Unio destinado Frana, o certo que a posio dos ingleses sobre o cheque britnico e a mais recente posio conhecida da Alemanha e que resulta da plataforma de acordo entre os dois maiores partidos, SPD e CDU que aponta para uma posio restritiva e muito intransigente (1 por cento do PIB) no que concerne contribuio financeira da Alemanha para o Oramento da Unio, tudo vem dificultar a possibilidade de acordo sobre as chamadas perspectivas financeiras 2007/2013 para a Unio. Como se no bastasse tudo isto, na presidncia inglesa em curso no se fala do Tratado Constitucional e, aqui e acol, vo surgindo intervenes escritas advogando a tese do adiamento por trs a cinco anos, para se discutir com os cidados europeus, formar-se uma slida opinio pblica e finalmente acordar-se os termos

ADMINISTRAO PBLICA SEM ESPINHAS


O contributo deste artigo apresentar propostas para um novo ciclo de desenvolvimento da Administrao Publica (AP). Aces que correspondam s necessidades, desejos e expectativas dos seus clientes, ou seja, todos ns. consensual (pelo menos em teoria) que necessrio implementar um novo ciclo de desenvolvimento na Administrao Publica. Um ciclo que promova a sua abertura, eficincia e independncia. Uma gesto estratgica que implemente melhorias organizacionais que passem por uma simplificao de processos e por uma AP focalizado nos seus clientes. Para isso necessrio que os dirigentes tenham conhecimentos e capacidades adequadas liderana de equipas e servios, departamentos e organismos. Serem agentes de inovao e de mudana cultural permitindo assim melhores nveis de qualidade, eficincia e eficcia nos servios que prestam aos cidados, s comunidades e s empresas Os clientes s vo sentir uma mudana de atitude se essa mudana for interiorizada por quem responsvel por prestar o servio. Por quem, necessariamente, ter de assumir ser o motor dessa mudana. Sugiro assim algumas ideias que podem ser facilmente implementadas e que podem servir de alavanca dessa mudana: - Director por um dia: implementar um programa que permita aos trabalhadores apresentarem as suas solues, a sua viso sobre a direco de um servio, de um organismo da AP . - Newsletter (jornal interno): via intranet ou por email criar um ficheiro que permita a todos saberem as actividades do seu organismo, servio ou instituio - Todos passarem pelo atendimento: a melhor forma de perceber as expectativas e necessidades dos clientes e ter um contacCELSO GUEDES to directo com eles. DE CARVALHO Porque que os dirigentes tm de estar fechados nos seus gabinetes afastados dos que so a sua razo de existncia? Um dia por ms. Um dia por ano, que seja. Manual da instituio: criar um documento que descreva todos os produtos e servios disponibilizados ao cidado e s empresas. Um dia de trabalho por ms de voluntariado: faz sentido que os trabalhadores das instituies que promovem o voluntariado no assumam essa prtica entre eles? Atendimento telefnico : j experimentaram telefonar para um servio pblico e ningum atender? Pode simplesmente acontecer que o servio j esteja fechado. Uma simples gravao a informar o horrio de funcionamento e a remeter, por exemplo para o site, diminuir o descontentamento do cliente. Centro de BrainStorming (tempestade cerebral): porque no criar uma equipa com jovens e colaboradores da AP que permitam discutir abertamente (e regularmente) programas e polticas de um organismo pblico.

Sem vencer os pesados obstculos, de ordem essencialmente comportamental, de atitude e de postura perante o futuro dificilmente conseguiremos elevar a nossa Administrao Publica para o nvel e posio a que podemos e temos, legitimamente, obrigao de aspirar.

20

LTIMA

18 NOVEMBRO 2005

CIMEIRA IBRICA

LISBOA E MADRID COOPERAM EM EMPREGO E CINCIA


A XXI cimeira luso-espanhola, a primeira entre os chefes dos governos socialistas Jos Scrates e Jos Lus Zapatero, que decorreu nos dia 18 e 19, em vora, ficou marcada pela assinatura de acordos nas reas do emprego e da cincia, abrindo uma nova fase das relaes bilaterais mais intensa nos diferentes domnios. Tendo como cenrio o Convento do Espinheiro, os Executivos de Lisboa e Madrid assinaram um acordo para a criao, j em 2006, de uma bolsa ibrica de emprego, que permitir aos cidados portugueses e espanhis acederem aos mercados de trabalho de ambos pases. Ainda nesta rea, Portugal e Espanha avanaram, em dois dias de intensos encontros bilaterais, com um programa de intercmbio de estgios para jovens at aos 30 anos, cujo arranque est previsto para os primeiros meses do prximo ano Os responsveis lusos e espanhis celebraram igualmente um acordo de reconhecimento recproco de qualificaes obtidas no mbito dos cursos imigrao ilegal e ao trfico de estupefacientes. Foi tambm objecto de acordo a preveno da chamada gripe das aves. As questes relativas criao de um mercado energtico liberalizado ao nvel da Pennsula Ibrica Mibel e s ligaes ferrovirias de alta velocidade TGV , foram tambm temas da agenda da Cimeira de vora. No campo da energia, os governantes portugueses e espanhis centraram as conversaes na questo da harmonizao de tarifas. Quanto concluso em territrio nacional da construo da linha ferroviria de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, o Executivo portugus props ao Governo espanhol uma nova calendarizao com termo em 2013. No plano poltico, Scrates e Zapatero enviaram uma mensagem presidncia britnica da Unio Europeia em que sublinham a necessidade de uma rpida concluso das negociaes em torno das perspectivas financeiras (2007/2013).

ministrados pelos institutos de emprego e formao profissional dos dois pases. Ao nvel cientfico, Portugal e Espanha

assinaram protocolos de cooperao empresarial em investigao e desenvolvimento.

Os dois primeiros-ministros acordaram igualmente reforar a cooperao transfronteiria no combate aos incndios florestais,

EMPRESA NA HORA

UM PROJECTO PARA MODERNIZAR PORTUGAL


Em Portugal j possvel de forma rpida, fcil, barata e segura constituir uma empresa na hora. Esta iniciativa governamental constitui um passo significativo, tendo em vista a modernizao da nossa economia.
Atravs da iniciativa Empresa na Hora passa a ser possvel a constituio de sociedades num nico balco e de forma imediata, estando j previsto para Janeiro de 2006 a possibilidade do recurso Internet. A partir de agora, todos aqueles que estejam interessados em iniciar um negcio no necessitam de obter, previamente, o certificado de admissibilidade da firma, junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, assim como deixa de ser necessrio a celebrao de escritura pblica. Com as novas regras introduzidas pelo Executivo de Jos Scrates, no momento da constituio da empresa entregue de imediato o carto definitivo de pessoa colectiva, comunicado o nmero de identificao da segurana social, ficando, desde logo, na posse da empresa o pacto social e a certido do registo comercial. A iniciativa de modernizao administrativa Empresa na Hora constitui, como refere o Governo, o primeiro passo para a simplificao do relacionamento das empresas com a Administrao Pblica, desiderato que se pretende perpetuar ao longo de todo o ciclo de vida da nova empresa, assim como proporcionar uma maior agilizao da entrada no mercado s novas empresas, aspecto que contribuir igualmente para melhorar os indicadores da nossa economia a nvel internacional. E os resultado j falam por si. Em apenas quatro meses, a Empresa na Hora j representa 52 por cento do total das sociedades constitudas nos centros de formalidades das empresas, local onde este servio esteve at agora disponvel. De facto, at 10 de Novembro, 1117 Empresas na Hora j foram constitudas, o que significa uma mdia de 13 empresas criadas por dia. A partir dos primeiros meses de 2006 a entrega electrnica da Declarao de Incio de Actividade poder passar-se a fazer junto da Administrao Fiscal, eliminado-se deste modo, o nico impresso ainda existente para a constituio de uma Empresa na Hora. abrir uma sociedade em Portugal nova formas de o fazer de maneira mais agilizada e apoiada. Mais rpida, porque o tempo para a constituio de uma empresa, e segundo os dados j disponveis, permitem afirmar que em mdia quem quis abrir uma empresa no levou mais de que uma hora e oito minutos. Mais fcil, porque a Empresa na Hora criada imediatamente, num nico local e obedecendo ao princpio do balco nico. Mais barata, porque custa menos do que seguir a via tradicional instituda at aqui, uma vez que a Empresa na Hora, custa 360 euros, j com as necessrias publicaes includas e o imposto de selo. Mais barato ser ainda a constituio e uma Empresa na Hora, que vise a inovao tecnolgica, a investigao ou o desenvolvimento, que nestes casos ter um custo de 300 euros. O custo mnimo para a criao de uma sociedade pela via tradicional, recordese, ronda os cerca de 500 euros. Mais segura, porque a Administrao Fiscal e a Segurana Social passam a ter novos mecanismos de controlo, uma vez que ficam logo a conhecer, no momento da constituio da sociedade, que esta foi criada. Os passos a dar so de rpida execuo e de fcil compreenso. Os interessados escolhem uma das firmas pr-reservadas pelo Registo Nacional das Pessoas Colectivas, de seguida escolhem um dos pactos sociais pr-aprovados para a sociedade e logo de imediato a Conservatria regista a sociedade e entrega o carto de pessoa colectiva, o nmero da segurana social, o pacto social que constitui a empresa e uma certido do registo comercial. Seguese a publicao na Internet, no stio www.mj.gov.pt/publicaoes, que passa assim a ficar acessvel ao pblico, com supresso da obrigao de publicao no Dirio da Repblica. Este servio assegurado pelo Fundao gratuito para todas as Empresas na Hora durante o primeiro ano de vida da sociedade. A empresa assim criada passa a poder utilizar endereos de e-mail personalizados e criar uma pgina na Internet. At agora o servio Empresa na Hora apenas esteve disponvel em 6 locais: 2 postos de atendimento do Registro Comercial nos Centros de Formalidades das Empresas em Coimbra e Aveiro e 4 Conservatrias do Registo Comercial em Coimbra, Aveiro, Moita e Barreiro. A partir de agora, e desde este ms de Novembro, passaro a existir igualmente novos locais de atendimento, nomeadamente em Beja, Braga, Bragana, Guarda e Vila Nova de Gaia, para alm dos j existentes, quer em Lisboa, quer no Porto. Paralelamente esto em vias de inaugurao, previstos a partir de Dezembro de 2005 e Janeiro de 2006, os centros de atendimento de Loul, Sintra, Viseu, vora, Leiria, Santarm, Viana do Castelo, Castelo Branco, Portalegre, Setbal e Vila Real. At Fevereiro do prximo ano sero instalados 24 novos locais de atendimento que vo permitir a constituio empresas na hora, assegurando assim a completa cobertura territorial de Portugal continental.
R.S.A.

Novos caminhos j a partir de Janeiro


Uma nova fase est j preparada de modo a facilitar ainda mais a constituio de novas Empresas na Hora. Com efeito, a partir do primeiro ms de 2006, os cidados e as empresas podem utilizar na abertura de uma Empresa na Hora um certificado de admissibilidade de firma que previamente tenham obtido junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas. A constituio comunicada electronicamente Fundao para a Computao Cientfica Nacional (FCCN), a qual disponibiliza de imediato o novo domnio.

Mais rpida, fcil, barata e segura


Esta iniciativa, possibilita a quem deseje

DIRECTOR Jorge Seguro Sanches DIRECTOR-ADJUNTO Silvino Gomes da Silva | REDACO J.C. Castelo Branco cbranco@ps.pt; Mary Rodrigues mary@ps.pt; Rui Solano de Almeida rsolano@ps.pt | SECRETARIADO Virginia Damas virginia@ps.pt | PAGINAO ELECTRNICA Francisco Sandoval francisco@ps.pt EDIO INTERNET Jos Raimundo; Francisco Sandoval | REDACO, ADMINISTRAO E EXPEDIO Partido Socialista; Largo do Rato 2, 1269-143 Lisboa; Telefone 21 382 20 00, Fax 21 382 20 33 | DEPSITO LEGAL N 21339/88 | ISSN: 0871-102X | IMPRESSO Mirandela, Artes Grficas SA; Rua Rodrigues Faria 103, 1300-501 Lisboa

RGO OFICIAL DO PARTIDO SOCIALISTA Propriedade do Partido Socialista


Toda a colaborao dever ser enviada para o endereo do jornal ou para accaosocialista@ps.pt

w .

You might also like

  • As 1387
    As 1387
    Document16 pages
    As 1387
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1092
    AS1092
    Document20 pages
    AS1092
    Korps92
    No ratings yet
  • BUBER, Martin. Sobre Comunidade
    BUBER, Martin. Sobre Comunidade
    Document71 pages
    BUBER, Martin. Sobre Comunidade
    Cleto Abreu
    90% (10)
  • Generais Romanos
    Generais Romanos
    Document25 pages
    Generais Romanos
    Korps92
    100% (1)
  • AS1091
    AS1091
    Document16 pages
    AS1091
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1254
    AS1254
    Document20 pages
    AS1254
    Korps92
    No ratings yet
  • As 1381
    As 1381
    Document16 pages
    As 1381
    Korps92
    No ratings yet
  • As 1383
    As 1383
    Document16 pages
    As 1383
    Korps92
    No ratings yet
  • As 1382
    As 1382
    Document16 pages
    As 1382
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1238
    AS1238
    Document20 pages
    AS1238
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1258
    AS1258
    Document20 pages
    AS1258
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1090
    AS1090
    Document20 pages
    AS1090
    Korps92
    No ratings yet
  • As 1380
    As 1380
    Document16 pages
    As 1380
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1256
    AS1256
    Document20 pages
    AS1256
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1237
    AS1237
    Document20 pages
    AS1237
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1234
    AS1234
    Document20 pages
    AS1234
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1036
    Accao 1036
    Document20 pages
    Accao 1036
    Korps92
    No ratings yet
  • AS1093
    AS1093
    Document16 pages
    AS1093
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1034
    Accao 1034
    Document20 pages
    Accao 1034
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1035
    Accao 1035
    Document20 pages
    Accao 1035
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1038
    Accao 1038
    Document16 pages
    Accao 1038
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1045
    Accao 1045
    Document20 pages
    Accao 1045
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1037
    Accao 1037
    Document20 pages
    Accao 1037
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1033
    Accao 1033
    Document20 pages
    Accao 1033
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1023
    Accao 1023
    Document20 pages
    Accao 1023
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1024
    Accao 1024
    Document20 pages
    Accao 1024
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1022
    Accao 1022
    Document20 pages
    Accao 1022
    Korps92
    No ratings yet
  • As 1301
    As 1301
    Document20 pages
    As 1301
    Korps92
    No ratings yet
  • Accao 1021
    Accao 1021
    Document20 pages
    Accao 1021
    Korps92
    No ratings yet
  • As 1300
    As 1300
    Document20 pages
    As 1300
    Korps92
    No ratings yet