You are on page 1of 20

N 1258 9 Fevereiro 2006

Director Jorge Seguro Sanches Director-adjunto Silvino Gomes da Silva


www.accaosocialista.pt accaosocialista@ps.pt

Com o PS

Debate mensal na AR

Scrates coordena Comisso Permanente

Primeiro-ministro quer um Estado menos burocrtico


Economia
10 a 14

Investimento chega em fora a Portugal


Eleies internas
5

Congressos federativos marcados para Maio


SUPLEMENTO

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Abertura

EDITORIAL

Apostar na qualificao Acreditar em Portugal


1. Segundo
o Balano Social de 2004 da Cmara Municipal de Lisboa (CML), dos 9.586 funcionrios da autarquia, 4433 (46 por cento) no possuem a escolaridade mnima obrigatria (9 ano). Esta noticia, do dia em que vos escrevo, bem elucidativa do muito trabalho que h a fazer em Portugal para elevar o conhecimento e as aptides profissionais dos nossos trabalhadores. Ao momento do lanamento do programa Novas Oportunidades j sabamos que cerca de 3.500.000 dos nossos trabalhadores activos tm um nvel de escolaridade inferior ao ensino secundrio, sendo que cerca de 2.600.000 inferior ao 9. ano. Mesmo nos dias de hoje, e depois de um significativo esforo nos ltimos trinta anos, cerca de 485 mil jovens entre os 18 e os 24 anos (i.e., 45 por cento do total) esto hoje a trabalhar sem terem concludo 12 anos de escolaridade, 266 mil dos quais no chegaram a concluir o 9. ano. Se at revoluo de Abril, o acesso cultura e formao era encarado como um luxo desnecessrio, apenas acessvel s elites do pas ou a alguns bafejados pela sorte, hoje, numa sociedade globalizada, mais do que com riqueza material, a sorte dos povos decide-se no acesso ao conhecimento. Uma evidncia: para o Governo do PS, o futuro do nosso pas passa por uma opo clara e inadivel: a aposta na qualificao da populao portuguesa.

JORGE SEGURO SANCHES


Director

Para o Governo do PS, o futuro do nosso pas passa por uma opo clara e inadivel: a aposta na qualificao da populao portuguesa

2. O

primeiro-ministro anunciou para Maro um Programa de simplificao administrativa e legislativa, bem como 10 medidas de simplificao administrativa, que facilitam a vida dos cidados e das empresas, tornando mais fcil o investimento em Portugal. As 10 medidas anunciadas, tornando facultativas para as empresas, todas as escrituras pblicas, simplificando todo o regime da fuso e da ciso de sociedades, criando uma modalidade de dissoluo e liquidao na hora das sociedades,

acabando com todos os livros de escriturao mercantil, excepto o livro de actas, simplificando a autenticao de documentos e reconhecimento presencial de assinaturas, criando, para as empresas, um novo regime de Prestao nica de Contas, criando uma prestao nica de informao das empresas Segurana Social, eliminando a obrigatoriedade das certides de inexistncia de dvidas Segurana Social e s Finanas e criando o procedimento Marca na Hora, so mais do que bons sinais para os investidores na economia portuguesa. A importncia destas alteraes na Administrao Pblica decisiva quando precisamente todos os estudos credveis sobre a economia nacional apontam os custos administrativos e os procedimentos burocrticos como um dos entraves competitividade da nossa economia. Outra evidncia: para o Governo do PS, o futuro do nosso pas passa pelo fortalecimento da nossa economia, pela atraco de investimento e pelo aumento do emprego.

Congressos federativos em Maio


Os congressos federativos do Partido Socialista vo realizar-se a 6 ou 7 de Maio. A deciso foi tomada no dia 7 pelo Secretariado Nacional do PS, na sequncia de uma deliberao da Comisso Poltica Nacional que lhe delegou a competncia de fixar o calendrio para os actos eleitorais das estruturas descentralizadas do nosso partido. O Secretariado deliberou tambm que as assembleias eleitorais para a eleio do presidente da federao e dos delegados ao congresso tero lugar a 21 ou 22 de Abril. Para tal, e de acordo com os Estatutos do PS, dever realizar-se, at ao dia 6 de Maro prximo, a Comisso Poltica Distrital que eleger a Comisso Organizadora do Congresso (COC) e marcar o congresso federativo e as respectivas assembleias eleitorais nas seces. Vincando a grande importncia poltica da renovao dos mandatos das restantes estruturas descentralizadas do partido, o Secretariado Nacional decidiu ainda estabelecer uma orientao geral no sentido de as eleies para os rgos das concelhias e das seces decorrerem entre os dias 17 e 31 de Maro.

Mais 300 lugares de acolhimento


CRIANAS EM RISCO
O nmero de crianas e jovens a viverem em instituies ascende j a 14 mil. Visando contrariar esta excessiva tendncia, o Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social prope-se reduzir em 25 por cento, at 2009, os valores relativos s institucionalizaes, contando para isso com uma maior agilizao dos processos de adopo, quer atravs de medidas como a base de dados que j est em funcionamento, quer atravs da criao de um Observatrio da Adopo agora anunciada. O ministro da tutela, Vieira da Silva, defende como necessria e urgente a conjugao entre a construo de novos equipamentos e a aco mais eficaz de todos os agentes que participam no processo de acompanhamento de crianas e jovens em risco. Ao anunciar, na Amadora, no passado dia 7, a criao, em conjunto com o Ministrio da Justia, de um Observatrio de Adopo para acompanhar o funcionamento das instituies que respondem aos problemas das crianas, o governante explicou que no fcil aumentar o O titular da pasta do Trabalho e da Solidariedade Social adiantou tambm que vo ser criados, nos prximos trs anos, mais 300 lugares em centros de acolhimento temporrio de crianas e jovens em risco, aumentando de 1800 para 2100 vagas. Durante a assinatura de dois protocolos com a Cmara Municipal e a Sociedade Filarmnica de Apoio Social e Recreio Artstico para o funcionamento de uma casa de acolhimento e de uma unidade de apoio domicilirio, Vieira da Silva garantiu que esto a ser criadas as condies para um aumento de 15 por cento no nmero de lugares para acolhimento temporrio at ao final da presente legislatura. Defendendo que estes centros devem ter como funo prioritria encontrar rapidamente projectos de vida para as crianas que acolhem, quer seja no regresso s famlias quer no sentido da adopo, Vieira da Silva sublinhou ainda que uma criana que fica tempo de mais numa instituio de acolhimento perde a oportunidade de fugir ao trilho da institucionalizao, do regresso famlia ou de ser adoptada.

nmero das crianas adoptveis, frisando de seguida que para que este valor possa crescer essencial a rapidez na resposta das instituies e que as crianas no fiquem nos centro de acolhimento temporrio. todo este processo, segundo adiantou, que o observatrio vai fazer, alm de apresentar permanentemente recomendaes aos diferentes ministrios responsveis.

Actualidade

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Scrates coordena Comisso Permanente


Jos Scrates assumiu a coordenao da Comisso Permanente do nosso partido, ficando com as competncias que at agora eram exercidas por Jorge Coelho. O anncio foi feito pelo prprio Scrates, durante a reunio da Comisso Poltica Nacional, que decorreu na sede do Largo do Rato, em clima de grande unidade.
Esta opo traduz a disponibilidade do lder socialista para acompanhar de perto a agenda poltica do partido, sobretudo ao nvel da sua articulao com o Executivo. Por sua vez, o at agora coordenador Jorge Coelho vai manter-se em todos os rgos de direco do PS e na vida poltica activa. J no captulo da anlise da situao poltica actual o principal assunto em discusso na reunio da Comisso do passado dia 31 de Janeiro , Vitalino Canas, porta-voz do PS, sublinhou perante os jornalistas que a participao dos militantes deve servir para o que une todos os socialistas, que o cumprimento do programa eleitoral e do Programa do Governo. No balano feito dos resultados das presidenciais, afirmou que o

partido est ciente de que errou no processo de escolha do seu candidato, assegurando igualmente que o PS far um esforo para se reconciliar com os seus eleitores tradicionais que no votaram na candidatura de Soares. No nos arrependemos de ter apoiado o doutor Mrio Soares, ressalvou Vitalino Canas, reconhecendo porm que nem o can-

didato nem o partido que o apoiou conseguiram passar a mensagem que poderia ter conduzido vitria. O dirigente socialista deixou ainda bem claro que nas eleies de 22 de Janeiro no estiveram em causa nem a maioria absoluta do PS, nem o Governo, nem as polticas que o nosso partido tem estado a desenvolver. Vitalino Canas reiterou assim a

ideia de que a leitura dos resultados das presidenciais prende-se exclusivamente com o rgo de soberania Presidente da Repblica. Sobre o afastamento de alguns eleitores em relao ao PS, sublinhou que o partido no quer deixar que ele seja mais do que momentneo e far um grande esforo de reconciliao com esses votantes e cidados.

Tambm o secretrio-geral do PS considerou ultrapassada a questo das presidenciais, defendendo que o partido tem de se apresentar como uma fora poltica estvel e de confiana durante o ciclo de trs anos e meio sem eleies que se iniciou com a concluso do ltimo sufrgio, a 22 de Janeiro. Um intervalo propcio unidade.
M.R.

Reorientao dos fundos europeus


ESTRATGIA DE LISBOA E PLANO TECNOLGICO
Os trs programas operacionais do novo Quadro de Referncia Estratgico Nacional vo ser politicamente partilhados por vrios ministrios.
MARY RODRIGUES

Os 22 mil milhes de euros que Portugal vai receber da Unio Europeia entre 2007 e 2013 sero destinados essencialmente a promover a qualificao dos portugueses e o crescimento sustentado, garantir a coeso social, assegurar a qualificao do territrio e das cidades e aumentar a eficincia da governao. As linhas orientadoras do novo Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN) para a elaborao dos respectivos programas operacionais foram aprovadas, no passado dia 2, pelo Executivo de Jos Scrates, corporizadas numa resoluo que aponta para projectos no mbito do Plano Tecnolgico como os novos alvos prioritrios de financiamento. No final da reunio do Conselho de Ministros, o titular da pasta do Ambiente e da Administrao do Territrio a quem cabe a tutela do QREN reafirmou que no novo Quadro Comunitrio de Apoio haver uma reorientao dos investi-

mentos para o conhecimento, a inovao e a educao. Em conferncia de Imprensa, Nunes Correia salientou igualmente que a resoluo aprovada pelo Governo no constitui um exerccio de afectao dos fundos comunitrios a que o nosso pas ter direito ao longo dos prximos seis anos, estabelecendo-se to somente as orientaes fundamentais para a aplicao dessas verbas, uma vez que no seio do Executivo socialista h uma forte determinao em dar prioridade aos programas que servem o Plano Tecnolgico. Todavia, ressalvou, at 2013 Portugal ter necessidade de continuar a investir na construo de infra-estruturas para a melhoria da qualidade da gua e tratamento de esgotos, assim como ao nvel das acessibilidades e comunicaes. Neste sentido, explicou, haver trs programas operacionais temticos, alm dos que tero carcter regional (cinco no continente Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e dois nas regies autnomas). Cada um deles estar virado para os factores de competitividade, de educao e emprego e de valorizao do territrio (onde se inclui a construo de infra-estruturas). No caso particular dos programas relativos aos Aores e Madeira, as prioridades sero definidas pelos respectivos governos regionais, embora tenha ficado estabelecido

que estas devero estar em sintonia com a coerncia estratgica global do QREN. Comparativamente aos anteriores quadros comunitrios, Nunes Correia salientou que o Executivo quer alterar os critrios de gesto dos fundos, reorientando-os no sentido de honrar o compromisso assumido na ltima cimeira europeia, onde se determinou que uma parte significativa das ajudas concedidas a cada Estado-membro at 2013 tem de ser canalizada para as polticas da Estratgia de Lisboa, nomeadamente as que respeitam competitividade e ao emprego. Este novo modelo de gesto dos fundos de coeso assentar numa grande Comisso Interministerial de Governao e em comisses ministeriais para os programas temticos j desenhados. Assim, a direco poltica de cada um dos programas operacionais ser partilhada com vrios ministros de um ponto de vista colegial, onde todos os ministros relevantes tero assento na mesa de negociaes. Em vez da pulverizao ao nvel de projectos financiados, haver uma concentrao em torno de grandes vectores de investimento, adiantou, assegurando de seguida para alm de acabar com a lgica avulsa, o Executivo definir regras de desempenho e rigor de selectividade face aos projectos a financiar dando-se prioridade queles

Modelo temtico assente em trs vectores


I Competitividade
Incentivo modernizao empresarial e estmulo eficincia das instituies pblicas.

II Potencial Humano
Promoo da qualificao, coeso social, mobilidade e da igualdade de gnero, num quadro propcio ao desenvolvimento tecnolgico e inovao.

III Valorizao Territorial


Destaca-se a componente ambiental ao mesmo tempo que se ratifica a ideia de que alguns investimentos estruturantes e de mbito nacional tm ainda de ser feitos, dado o dfice de infra-estruturas.

que tenham uma escala supramunicipal e estruturante. A nova estratgia implicar ainda uma anlise de sustentabilidade e viabilidade econmica de cada uma das candidaturas a co-financiamento da Unio Europeia.

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Presidenciais 2006

Scrates garante empenhamento para bom relacionamento institucional com Presidente eleito
Encerrado um longo ciclo eleitoral, Governo, Parlamento, autarquias e presidncia da Repblica preparam-se para encetar uma nova etapa da vida nacional que, em prol da necessria estabilidade, dever ser pautada pela cooperao solidria.
MARY RODRIGUES

Jos Scrates reiterou a sua disponibilidade e empenhamento para contribuir, com inteira lealdade, para o bom relacionamento e uma boa cooperao institucional com a Presidncia da Repblica. As declaraes do primeiro-ministro foram proferidas numa conferncia de Imprensa de reaco aos resultados do sufrgio de 22 de Janeiro em que o candidato apoiado pelo PSD/PP foi eleito tangente na primeira volta, com 50,59 por cento dos votos. Perante os jornalistas, Scrates insistiu tambm na necessidade de se preservar a estabilidade poltica ao sublinhar que esta uma condio essencial para que todos nos possamos concentrar em vencer os desafios que tempos pela frente em nome de um futuro melhor para Portugal. Depois, o lder socialista elogiou Mrio Soares, pelo exemplo de abnegao, coragem e vitalidade que personificou, e agradeceu-lhe a determinao com que assumira o repto de se candidatar chefia do Estado em circunstncias

particularmente difceis, vincando de seguida que o PS tem muito orgulho no seu fundador. Na sua alocuo, o secretriogeral assumiu inequivocamente que o partido foi derrotado nas eleies, j que o seu candidato ficou longe do objectivo de passar segunda volta das presidenciais. No temos por hbito disfarar derrotas. Estes resultados no foram aqueles que ambicionvamos, disse, deixando claro que os nmeros emanados da eleio de 22 de Janeiro no tm quaisquer consequncias nem para os outros rgos de soberania nem

na vida interna do PS. Ao sublinhar o respeito pela diversidade de opinies que desde sempre existe no nosso partido e que, ao contrrio do que muitos apregoam, nunca o enfraqueceu, Scrates assegurou que as opes dos socialistas so sempre respeitadas, reafirmando ainda que vai continuar a contar com todos os que apostam no projecto de modernizao que o PS protagoniza, tendo em vista termos uma fora mobilizadora ao servio de Portugal e dos portugueses. Antes de desejar ao Presidente da Repblica eleito os maiores

sucessos no cumprimento do seu mandato, Jos Scrates saudou os eleitores, que j nos habituaram a uma grande maturidade democrtica. Tambm Mrio Soares enfrentou o desfecho das presidenciais com evidente fair play democrtico, assumindo a derrota com sentido de dever cumprido e responsabilidade. Os resultados foram contrrios s minhas expectativas: O dr. Cavaco Silva obteve, primeira volta, a maioria absoluta, reconheceu, para declarar de seguida respeito total pela vontade popular expressa nas urnas.

Depois de felicitar e desejar xito no exerccio da sua alta magistratura ao adversrio vencedor, Soares considerou ter valido a pena percorrer o pas de norte a sul para lanar uma sementeira de ideias que, apesar do desaire eleitoral, faro o seu caminho, como assegurou. Lanmos ideias novas e realizmos um combate cvico de que muito me honro, em defesa de grandes causas e advertindo para os novos perigos, recordou Soares, numa breve declarao que proferiu na sede da sua candidatura, onde compareceram igualmente Jos Scrates, alguns membros do Governo, dirigentes socialistas e largas centenas de apoiantes, entre os quais sobressaam os jovens do MASP3. Convicto de que a campanha de proximidade que protagonizou com os portugueses ficar como uma referncia cvica para o futuro, o fundador do PS assegurou que o seu combate no terminaria na noite das eleies presidenciais. Em democracia perdem-se e ganham-se eleies. Mas como eu sempre disse, s vencido quem desiste de lutar. E como mais uma vez demonstrei, no desisto de lutar, afirmou categrico, acrescentando entre aplausos e gritos de Soares! Soares! que o seu empenhamento ao servio de Portugal e dos portugueses ser total, como sempre foi.

Lder parlamentar do PS salienta necessidade de reflexo interna


Alberto Martins lembra que o Presidente preside Repblica, a Assembleia da Repblica legisla e fiscaliza e o Governo governa.
J. C. CASTELO BRANCO

A necessidade de os socialistas realizarem uma reflexo sobre o processo eleitoral das presidenciais, foi sublinhada por Alberto Martins, que tambm considerou ser inaceitvel para os portugueses que se confundissem eleies presidenciais com qualquer outro acto eleitoral. Numa declarao poltica, no plenrio da Assembleia da Repblica, o lder da bancada parlamentar socialista depois de saudar o Presidente eleito, Cavaco Silva, lembrou que o PS retira, como sempre, de todos os actos eleitorais as consequncias e as ilaes necessrias, estando atento aos sinais que deles resultam. Nesse sentido, reconheceu que o candidato apoiado pelo PS, Mrio Soares, ficou longe dos seus objectivos e dos objectivos a que o partido se props, e que a candidatura de Manuel Alegre

recebeu uma votao expressiva, embora tambm aqum dos seus objectivos. Com a mesma naturalidade com que reconhecemos esses resultados queremos

sublinhar igualmente que os portugueses elegeram um novo Presidente da Repblica, e to-s, disse, lembrando que ficou claro para todos que as eleies presidenciais so distintas das eleies para a Assembleia da Repblica, j que, frisou, as maiorias polticas que se firmam em cada uma sustentam mandatos polticos de natureza diversa. Na sua interveno, Alberto Martins referiu que um dos mritos da campanha eleitoral que agora se concluiu foi o de evidenciar as competncias constitucionais respectivas do Presidente da Repblica e do Governo. Ou seja, sublinhou, o Presidente preside Repblica. A Assembleia da Repblica legisla e fiscaliza. O Governo governa. E acrescentou: No se trata de uma questo de opinio, trata-se do que est inscrito na Constituio. Por isso declarou-se satisfeito por todos os candidatos sem excepo declararem o seu acordo com esta doutrina essencial, segundo a qual cada rgo de soberania exerce o mandato para o qual foi eleito, nos limites das suas com-

petncias constitucionais e estatutrias, e no melhor esprito de lealdade e cooperao institucional. bom, por isso, disse, verificar que em relao a estes aspectos basilares do nosso regime constitucional existe um alargadssimo consenso. Por outro lado, o lder do Grupo Parlamentar do PS considerou ser da mais elementar justia, neste particular momento de transio, dirigir uma palavra de reconhecimento para o Presidente Jorge Sampaio, que soube prestigiar a Presidncia da Repblica com as suas elevadas qualidades pessoais e humanas, Referindo que as presidenciais de 22 de Janeiro encerram um ciclo eleitoral aps o qual todos os eleitos e representantes nos rgos de soberania renovaram os seus mandatos, Alberto Martins afirmou ser altura de concentrarmo-nos de novo no essencial, ou seja, no programa de Governo sufragado por maioria absoluta, que harmoniza os princpios fundamentais do desenvolvimento sustentvel, da garantia do Estado Social e do crescimento da economia, que caminham lado a lado com a disciplina e o rigor oramentais.

Actualidade

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Primeiro-ministro quer um Estado menos burocrtico


DEBATE MENSAL
O primeiro-ministro foi ao Parlamento anunciar um conjunto de dez novas medidas tendentes desburocratizao e simplificao administrativa com impacto no desenvolvimento da economia. Para Jos Scrates, o desafio central que o pas tem pela frente o desafio do crescimento econmico. Por isso, como referiu, nesta batalha que continuamos a concentrar o essencial das nossas atenes.
RUI SOLANO DE ALMEIDA

As 10 medidas
facultativas todas as 1. Tornar escrituras pblicas relativas s empresas; o regime da 2. Simplificar fuso e da ciso de sociedades; a modalidade de 3. Criar dissoluo e liquidao na hora; com todos os livros 4. Acabar de escriturao, excepto o livro de actas; a autenticao 5. Simplificar de documentos e reconhecimento presencial de assinaturas; novo regime de 6. Criar Prestao nica de Contas;

Jos Scrates afirmou que uma das apostas do seu Governo passa pela criao de um contrato para a confiana, instrumento que pretende ajudar na criao de um bom ambiente para os negcios e ainda um incentivo no combate burocracia, problemtica que reconheceu estar a asfixiar a vida empresarial. Dos trs pilares que sustentam o edifcio da poltica econmica anunciada pelo primeiro-ministro, aquando da apresentao do Programa do Governo, a saber, o Plano Tecnolgico, a Consolidao das Contas Pblicas, coube agora a vez de Jos Scrates explicar no Parlamento as medidas que o Executivo aprovou tendo em vista o terceiro pilar que respeita ao Contrato para a Confiana. A oportunidade escolhida para o anncio destas medidas registou-se no mbito do j tradicional debate mensal que o Governo socialista tem vindo a manter com o Parlamento, desde que h dez meses assumiu responsabilidades governativas. O primeiro-ministro foi Assembleia da Repblica anunciar a criao do Programa de Simplificao Administrativa e Legislativa. Segundo Jos Scrates, o programa agora proposto pelo Governo e que ser implementado j a partir do prximo ms de Maro de 2006, visa contribuir de forma drstica para uma efectiva diminuio da burocracia para as empresas, passando a constituir mais um instrumento para a promoo e o desenvolvimento da nossa economia. No conjunto das dez medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, destaque, por exemplo, para a iniciativa que torna facultativas todas as escrituras pblicas sobre actos relativos vida das empresas, a criao de uma moda lidade de dissoluo e liquidao na hora das sociedades, ou ainda a simplificao de todo o regime

7.

Prestao nica de informao Segurana Social; Eliminar a obrigatoriedade

certides de 8. das inexistncia de dvidas Segurana Social e s Finanas;

9. Criar a Marca na Hora; a prestao de 10. Simplificar informao pelas


empresas industriais. da fuso e ciso de sociedades e da autenticao de documentos e reconhecimento presencial de assinaturas. Mas este pacote compreende ainda um vasto conjunto de outras iniciativas com destaque para um novo regime de prestao de contas para as empresas, a criao de uma prestao nica de informao das empresas Segurana Social, a eliminao da obrigatoriedade das certides de inexistncia de dvidas Segurana Social e s Finanas, o procedimento Marca no Hora e a simplificao da prestao de informao pelas empresas industriais. Na opinio de Jos Scrates, estas so boas notcias para as empresas, o que alis foi sublinhado por toda a oposio, mas so igualmente, como tambm assinalou o primeiro-ministro, excelentes notcias para o investimento. Por um lado, porque vo ajudar a eliminar inmeros actos at agora obrigatrios, e, por outro lado, o que no ser de desprezar, vo contribuir para poupar s empresas largos milhes de euros. S as medidas respeitantes a livros, escrituras e publicaes, disse o primeiroministro, permitem que as empresas poupem por ano mais de 125 milhes de euros em custos directos e indirectos. Mas estas medidas, que vm alis no seguimento de outras que o Governo socialista j aprovou, como por exemplo, a legislao que permite a constituio da Empresa na Hora, no surgem por acaso ou por uma aco desgarrada e inconsistente por parte dos responsveis polticos. Jos Scrates lembrou a este propsito na sua interveno no Parlamento, que diversos estudos credveis entretanto elaborados sobre a economia portuguesa, quer a nvel nacional, quer a nvel internacional, apontam os custos administrativos e os procedimentos burocrticos como os principais embaraos to desejada competitividade da economia portuguesa. Contrariar este cenrio tem vindo a constituir uma das tarefas prioritrias do Governo, sublinhou Jos Scrates, razo pela qual, disse, o Conselho de Ministros aprovou uma nova metodologia de trabalho. Assim, anunciou, a legislao a aprovar, para alm da identificao do seu impacto oramental, que j exigida, dever ser tambm a partir de agora acompanhada dos respectivos custos administrativos para as empresas e para os cidados. Estas iniciativas agora anunciadas pelo primeiro-ministro, em que apenas salientou dez medidas como mero exemplo, fazem parte de um conjunto mais vasto, como fez questo de afirmar Jos Scrates, de um programa com centenas de medidas a apresentar em Maro, e que visam todas elas facilitar a vida aos cidados e s empresas. O primeiro-ministro, a este propsito, referiu que a Presidncia do Conselho de Ministros j aplica esta regra de simplificao de mtodos, nomeadamente, como afirmou, quando associa a cada lei uma avaliao dos respectivos custos administrativos, sugerindo que o Parlamento seguisse o mesmo caminho. Tambm em relao Europa, Jos Scrates apelou para que aquela instncia adopte a mesma metodologia.

Portugal avalia os custos da legislao comunitria


O Governo vai colocar um conselheiro tcnico em Bruxelas com o objectivo de avaliar in loco os custos da legislao produzida na Unio Europeia (UE). O anncio desta medida foi justificada por Jos Scrates no Parlamento, com a necessidade de se poder avaliar os custos administrativos daquilo a que o primeiro-ministro classificou como de fria legislativa da Unio Europeia. Vamos ter um conselheiro tcnico em Bruxelas, com a nica misso de avaliar os custos administrativos das directivas e regulamentos europeus para que Portugal possa assumir na UE uma posio contrria fria legislativa, assegurou o primeiro-ministro.

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Actualidade Reestruturao da Administrao Central vai poupar 603 milhes de euros na despesa
quadro de supranumerrios, visando fomentar a mobilidade dos trabalhadores (dentro e para fora da Administrao Pblica), melhorar a sua formao e criar incentivos para aqueles que desejem sair do funcionalismo pblico. Neste captulo, o ministro da Administrao Interna presente na sesso assinalou como exemplo o caso que se vive na GNR e na PSP em que cerca de 5 mil postos de trabalho esto a ser exercidos por militares ou foras de segurana quando poderiam ser desempenhados por funcionrios pblicos. Antes de Antnio Costa, j Teixeira dos Santos tinha destacado este aspecto da reforma ao anunciar recentemente que os 700 novos funcionrios que iro ser colocados na Direco-Geral de Impostos sero oriundos, na sua grande maioria, de outros servios e entidades da Aministrao Pblica. E porque a mobilidade geogrfica dos trabalhadores tambm est prevista no PRACE, Antnio Costa referiu que o Executivo socialista pretende abrir uma loja do cidado em cada concelho, concentrando assim num nico balco vrios servios e organismos, porque sublinhou h uma necessidade de racionalizar e aproximar os servios dos cidados. No mbito deste processo de descentralizao, uma parte das funes de alguns organismos do Estado sero transferidas para entidades sediadas em diversos pontos do pas. Os ministros revelaram por ltimo que o Governo vai iniciar ainda este ano experincias-piloto de servios partilhados pelos vrios ministrios, designadamente no domnio da contabilidade e da gesto oramental, de recursos humanos e patrimonial, visando generalizar este tipo de medidas a toda a administrao central produzindo substanciais redues nos custos. Os servios partilhados levaram, em diversos casos experimentados no sector privado, a poupanas situadas entres os 25 e os 50 por cento, frisou Teixeira dos Santos, acrescentando que esta medida resulta da definio por parte do Executivo da organizao-tipo que deve ser implementada em cada ministrio. Assim, distinguem-se as funes de suporte governao das funes para a gesto dos recursos do ministrio, sendo que no primeiro grupo inclui-se a gesto e planeamento estratgico, o controlo financeiro e a auditoria. J no segundo, concentram-se a gesto de recursos humanos e a contabilidade, entre outras funes.

REFORMA DO ESTADO
Funes descentralizadas, partilha de servios pblicos, fuso ou extino de vrios organismos e uma maior mobilidade dos funcionrios so algumas das concluses apresentadas pelos grupos de trabalho criados para redefinir a estruturas dos ministrios.
MARY RODRIGUES

O ministro das Finanas, Teixeira dos Santos, garante que a reorganizao administrativa do Estado, includa no programa plurianual de reduo da despesa corrente, por sua vez inscrito no Oramento para 2006, dever gerar poupanas na ordem dos 603 milhes de euros. Ao intervir numa sesso de trabalho do Programa de Reestruturao da Administrao Central (PRACE) no Centro de Seminrios e Congressos de Caparide, o governante assegurou que sero tomadas as medidas mais adequadas para tornar os servios pblicos mais eficientes e a reduzir os seus custos. Queremos uma mquina que funcione melhor e que custe menos, reafirmou, acrescentando que as concluses finais do PRACE de-

O que o Programa de Reestruturao da Administrao Central (PRACE)?


Trata-se de um plano para a reestruturao do Estado que visa a definio de objectivos, princpios, programas e metodologias a seguir para reorganizar a administrao central e promover economias de gastos e ganhos de eficincia pela simplificao e racionalizao de estruturas.

Qual a metodologia subjacente ao PRACE?


O programa assenta num processo de simplificao e racionalizao de estruturas que passa, por sua vez, pela identificao das misses e funes de cada ministrio, chegando depois avaliao das que devem ser mantidas, partilhadas, descentralizadas, externalizadas ou extintas.
M.R.

vero ser conhecidas j em Maro. Sobre os efeitos que esta reestruturao poder ter nos funcionrios

pblicos, o ministro adiantou que a inteno do Governo alterar futuramente as regras relativas a

Constncio reconduzido no Banco de Portugal


Vtor Constncio aceitou o convite do Governo para fazer mais um mandato de cinco anos como governador do Banco de Portugal. O anncio foi feito em Bruxelas pelo ministro das Finanas, Teixeira dos Santos, antes de uma reunio de uma reunio dos ministros das Finanas dos pases que integram a zona euro. A sugesto de renovar o mandato do governador, que termina em Maro, foi feita por Teixeira dos Santos ao primeiroministro, Jos Scrates, que endereou pessoalmente o convite a Constncio, que acedeu. Apraz-me poder contar com Vtor Constncio para mais um mandato, disse o ministro das Finanas, frisando que o convite traduz o apreo e o reconhecimento do Governo pelo seu excelente trabalho e competncia. Vtor Constncio, licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Cincias Econmicas, foi nomeado governador do Banco de Portugal em Fevereiro de 2000 e terminava o seu mandato este ano. O economista, de 62 anos, que foi ministro das Finanas num Governo do PS, chefiado por Mrio Soares em 1978, j tinha sido governador do Banco de Portugal entre 1985 e 1986, tendo sado para assumir a liderana do PS, cargo que desempenhou at 1989.

Saldo oramental animador no subsector do Estado em 2005


FINANAS
A estratgia de rigor e conteno oramental ir manter-se em 2006, garantiu o ministro das Finanas, Teixeira dos Santos, que considerou francamente animador o saldo oramental de 806 milhes de euros verificado no subsector do Estado em 2005 em relao s estimativas feitas, o que contribui para o respeito da meta acordada com Bruxelas no sentido de que o dfice pblico se fixe nos seis por cento do PIB. Segundo Teixeira dos Santos, que falava antes de entrar para uma reunio em Bruxelas dos responsveis das Finanas da zona euro, a evoluo favorvel no ano passado resulta da estratgia adoptada pelo actual Governo de rigor e conteno, assim como do combate fraude e evaso fiscais em Portugal. No subsector Estado, os resultados so animadores e de alguma forma so tranquilizadores quanto ao cumprimento dos objectivos oramentais, disse, afirmando-se esperanado e optimista na possibilidade de o pas conseguir cumprir o dfice oramental para 2005 de 6,0 por cento do PIB comunicado a Bruxelas. A satisfao do ministro das Finanas tanto maior quanto estes resultados so conseguidos numa conjuntura de grandes dificuldades econmicas. Apesar do crescimento ter sido revisto em baixa, ns cumprimos as obrigaes oramentais, no que depende directamente do Estado. Esta folga oramental mais 347 milhes

de receita cobrada e menos 465 milhes de despesa poupada deriva de estimativas demasiado prudentes feitas no ano passado, disse o ministro. Mas no houve qualquer dramatizao, sublinhou. Felizmente, as medidas de consolidao adoptadas em 2005 e a forma como foram implementadas permitiram obter resultados bem melhores do que se esperavam, acrescentou. O saldo final das finanas pblicas obtido considerando os saldos dos quatro subsectores em que se dividem as Administraes Pblicas: Estado, Fundos e

Servios Autnomos, Administrao Regional e Local e, ainda, Segurana Social. A receita total no subsector do Estado, de que o Governo responsvel directo, era estimada inicialmente em 32.645 milhes de euros e acabou por ser de 32.982,1 milhes, enquanto a despesa total estimada era de 42.548,9 e a execuo foi de 42.079,4. O dfice oramental estimado para o subsector do Estado estimado para 2005 era de 9.903,9 milhes de euros tendo a sua execuo mostrado que ele foi apenas de 9.097,3 milhes, informou a Direco-Geral do Oramento.

Actualidade

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Governos do PSD descapitalizaram sistema rodovirio


Com o actual Governo o sistema rodovirio em Portugal ir ter a curto/mdio prazo uma gesto sustentada, sustentada e solidria, afirmou o deputado socialista Fernando Cabral, numa interveno no Parlamento onde acusou os executivos do PSD de m memria de terem descapitalizado o sistema rodovirio. Falando durante o debate sobre modelos de financiamento e gesto do sistema rodovirio proposto pelo PSD, o deputado socialista acusou o partido liderado por Marques Mendes de continuar a bater no ceguinho ao tentar passar a ideia de que tudo se resolveria com a aplicao das portagens nas SCUT. J o PS, disse o presidente da Federao da Guarda, reafirma o que sempre tem dito sobre as SCUT, ou seja, que estas devero permanecer como vias sem portagem enquanto se mantiverem as condies que justificaram, em nome da coeso nacional e territorial, a sua implementao. E em defesa da aposta iniciada no Governo de Antnio Guterres nas chamadas auto-estradas sem custos para os utilizadores, Fernando Cabral afirmou que se Portugal, nomeadamente dois teros do territrio nacional e respectivas populaes, tivessem tido a infelicidade de s terem conhecido o PSD no poder, ainda hoje uma viagem da Guarda a Lisboa demoraria cinco horas em vez das actuais. Com o PSD no poder, continuou, dois teros do nosso territrio no teria rodovias modernas, seguras e rpidas e no haveria auto-estradas nas regies desfavorecidas porque o Oramento de Estado no teria capacidade para as financiar. S que, referiu o deputado socialista, felizmente para os portugueses, principalmente para os que residem mais longe da capital, houve um Governo do PS que decidiu lanar o sistema SCUT, cujas vantagens so enormssimas. Assim, apontou Fernando Cabral, este sistema permitiu infra-estruturar grande parte do pas com modernas auto-estradas, com as vantagens inerentes coeso nacional e territorial. As SCUT, acrescentou, tm um papel catalizador dos processos de desenvolvimento econmico e social, j que reduzem as assimetrias regionais, aumentam as potencialidades de investimento privado, melhoram a qualidade do servio prestado, minimizam o esforo financeiro do Estado e aceleram a execuo do Plano Rodovirio Nacional. De facto, e ao contrrio do que aconteceu durante os governos PSD de 85 a 95 em que as poucas auto-estradas construdas o foram aos bochechos, o deputado do PS salientou que as SCUT ofereceram, com 15 anos de antecedncia, a melhoria de circulao de pessoas e bens, a reduo dos tempos de percurso, a reduo dos custos de transporte, melhor qualidade ambiental, e sobretudo, uma grande reduo da sinistralidade rodoviria, com os inerentes benefcios sociais e econmicos.
J. C. C. B.

Promoo e valorizao dos bordados de Castelo Branco


Defender os bordados de Castelo Branco, a sua autenticidade e tipicidade, salvaguardando a possibilidade de adulterao, de forma a fazer face ao risco de massificao e usurpao desta arte pelo fenmeno da globalizao o objectivo central de um projecto-lei apresentado pelo PS na Assembleia da Repblica. Referindo que os bordados de Castelo Branco so uma referncia da cidade e de toda a regio, a deputada socialista Hortense Martins considerou que este potencial, devidamente promovido e salvaguardado, constitui um elemento valiosssimo do patrimnio cultural e um elemento gerador de valor acrescentado. Da que, adiantou, se torne mais urgente salvaguardar no s a actividade em si, perseverando estes elementos da nossa cultura, como sobretudo tirar partido, deste nosso potencial, gerando mais-valias. Com este diploma, salientou a deputada socialista, esto assim criadas as condies para que se torne possvel defender um produto histrico numa rea geogrfica bem definida, impedindo-se a sua apropriao indevida. Para o efeito, disse, pretende-se criar um Centro para a Promoo e Valorizao dos Bordados de Castelo Branco, com funes de certificao, controlo da qualidade, formao e estudo, e assegurando uma promoo mais efectiva, o que muito poder potenciar a procura destas peas, assim como a sua valorizao. Assim, concluiu a deputada Hortense Martins, esta iniciativa visa tambm valorizar esta actividade artesanal, como

PS/Guarda sada novos investimentos na regio


A Federao do PS/Guarda congratulou-se com os investimentos anunciados na rea da produo de energia elica para a regio, pelo que eles representam para um maior e melhor desenvolvimento da Guarda e a melhoria da qualidade de vida das populaes. O consrcio Novas Energias Ibricas anunciou a construo de vrias unidades industriais ligadas produo de energia elica, estando destinado Guarda o fabrico das torres, a montagem dos aerogeradores e o centro de logstica. Em comunicado, os socialistas salientam que este investimento infraestruturante, sustentado e sustentvel o mais importante investimento privado que se localiza na Guarda nas ltimas dcadas. Atravs desta iniciativa, refere a Federao socialista, sero criados muitos postos de trabalho directos e indirectos e os consequentes projectos a montante e a jusante, dando-se tambm visibilidade Guarda e s suas potencialidades geoestratgicas. O comunicado lembra ainda que estas novas unidades correspondem a um dos compromissos eleitorais do PS nas campanhas eleitorais para as legislativas e autrquicas de 2005. Os socialistas da Guarda sublinham tambm que s o relanamento duma poltica governamental de incentivo produo de energias alternativas encoraja estes investimentos.

um importante contributo para uma rea econmica com grande potencial como o turismo, uma vez que se trata de um dos elementos da nossa memria, da

nossa cultura e do nosso patrimnio, que no podemos desprezar, bem pelo contrrio, devemos valorizar.
J.C.C.B.

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Sade Portugal vai produzir vacinas antigripais


Agncia Portuguesa para o Investimento e enquadra-se no Plano Tecnolgico desenvolvido pelo Governo. Ocupando uma rea de cinco mil metros quadrados, a nova fbrica, que implica um investimento de 27 milhes de euros e criar 45 empregos qualificados, dever comear a produzir vacinas contra a gripe das aves, j no primeiro trimestre do prximo ano, e ter capacidade para abastecer cerca de 60 por cento do mercado nacional de vacinas contra a gripe sazonal, a partir de meados de 2008. Alm de garantir a auto-suficincia do pas, a futura unidade fabril poder vir a exportar vacinas antigripais, a partir de 2007. Ao intervir na cerimnia, o titular da pasta da Sade destacou o interesse nacional do projecto, que pode ainda beneficiar outros pases, designadamente aqueles com os quais temos um relacionamento privilegiado. Por sua vez, Mariano Gago considerou particularmente gratificante que o investimento feito pelo menos ao longo de duas dcadas em qumica, bioqumica, biologia, biomedicina, e nas reas da biotecnologia comece a ter os seus frutos. Segundo o ministro da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, este tipo de investimentos s possvel porque se acumulou em Portugal e em portugueses que trabalham em Portugal e no estrangeiro competncias muito avanadas nesta matria e, sobretudo, porque houve uma convivncia sistemtica entre empresrios e cientistas e que hoje encontram finalmente a massa crtica para resolver problemas efectivos e oportunidades de trabalho e de negcio.

EMPREGO QUALIFICADO
Vamos estar entre os dez principais fabricantes mundiais de vacinas antigripais
J. C. CASTELO BRANCO

O ministro da Sade sublinhou a importncia estratgica de Portugal estar preparado para fazer face a uma eventual pandemia de gripe das aves, pois se essa ameaa se concretizar cada pas jogar no seu egosmo nacional. Estarmos alerta no basta, temos de estar alerta e preparados. No momento de perigo, se se vier a concretizar essa ameaa, cada pas produtor jogar no seu egosmo nacional e primeiro, antes de mais, tratar de resolver o seu problema e s depois abrir as portas para ceder aos outros pases a sua produo, afirmou Correia de Campos. O ministro da Sade falava na cerimnia de assinatura de um protocolo com a empresa Medinfar para a criao, no parque industrial de Condeixa-a-Nova, da primeira unidade de produo de vacinas antigripiais e das futuras vacinas contra a variante humana da gripe das aves, uma iniciativa que contou tambm com a presena dos ministros da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, Mariango Gago, e Economia e Inovao, Manuel Pinho.

O projecto, que far de Portugal o dcimo fabricante mundial de vacinas antigripais, beneficia de apoios estatais no mbito da

formao profissional, criao de postos de trabalho e benefcios fiscais, associa os ministrios da Sade, Economia e Inovao e a

Casamento entre indstria e investigao


J o ministro da Economia e Inovao, Manuel Pinho, realou o significado do projecto que se insere no Plano Tecnolgico e representa um casamento muito importante entre a investigao e a indstria. Era bom que o Plano Tecnolgico fosse um milagre, que se carregasse num boto e sasse imediatamente o resultado. No : um esforo transversal e aqui est uma prova, afirmou, destacando a colaborao entre os ministrios e a Agncia Portuguesa para o Investimento (API) neste projecto, que tambm uma prova de vitalidade da zona Centro.

Tecnologia
Equipada com tecnologia de ponta, a fbrica de Condeixa-aNova apostar em cientistas portugueses e ter capacidade para produzir 40 mil doses da vacina interpandmica trivalente. Em oito meses, a produo da nova unidade industrial poder satisfazer as necessidades de 63 por cento do mercado nacional.

Vacina
A vacina antigripal s produzida actualmente na Alemanha, Austrlia, Canad, Estados Unidos, Reino Unido, Frana, Holanda, Itlia e Japo. Com a nova unidade industrial de Condeixa-aNova, Portugal passa a ser o dcimo fabricante do mundo de vacinas antigripais.

Aproximar os centros de sade das populaes


O Plano de Requalificao das Urgncias no uma deciso distrital, mas sim nacional e por isso a tomar em conjunto, disse o ministro da Sade, garantindo que nenhuma urgncia ser fechada sem que haja alternativas em funcionamento. Vamos fazer outras visitas pelos distritos, de forma a confrontar o mapeamento tcnico a nvel central com o mapeamento especfico local, afirmou no dia 27, Correia de Campos, numa conferncia de Imprensa destinada a fazer o balano de um priplo de trs dias pelo distrito de Viseu. O ministro realou que cada caso um caso e as solues genricas baseadas em rgua e esquadro nem sempre so as melhores, justificando assim a visita ao distrito de Viseu e as que iro decorrer pelo resto do pas. Correia de Campos explicou que esta reforma tem por objectivo aproximar os Centros de Sade das populaes, criando-se as Unidades de Sade Familiar. O ministro considera que muitos dos actuais Servios de Atendimento Permanente (SAP) so uma falsa segurana para as populaes e uma despesa injustificada para o Estado, j que em muitos casos no so mais do que um prolongamento do horrio de consultas normal para quem no consegue ser visto pelo mdico durante o dia. A reconverso de alguns centros em Unidades de Sade Familiar mais pequenas, com horrios alargados e um pagamento aos mdicos por doentes atenCampos disse que esto em fase de concluso obras no sector da sade no valor de 2,3 milhes de euros, alm de financiamento aprovado no valor se 11,9 milhes de euros. At 2008 o valor ascender at 18,5 milhes de euros. Uma das obras anunciadas at 2010 a construo do Hospital Distrital de Lamego, no valor de 40 a 50 milhes de euros, que o titular da pasta da Sade considera de grande importncia.

Despesas controladas
Entretanto, no dia 25 de Janeiro, em Coimbra, o ministro da Sade anunciou que as despesas oramentais do sector vo crescer menos 1,1 por cento do que estava inicialmente previsto, classificando este resultado como um sinal positivo de vrias medidas de conteno. Para Correia de Campos, que falava na cerimnia de tomada de posse do novo conselho de administrao dos Hospitais da Universidade de Coimbra, este sinal positivo foi dado de muitas formas: na conteno na teraputica hospitalar e no ambulatrio, nos meios complementares de diagnstico e, embora em menor escala, nas despesas com pessoal. E acrescentou: Estamos no princpio de uma longa caminhada para a racionalizao, mas no me consta que, com esta reviso em baixa, ao fim de seis meses, os doentes portugueses tenham sido mais mal tratados.

didos dever, segundo Correia de Campos, resolver esta questo. Esta transformao vai ter lugar j em alguns centros de sade do distrito de Viseu, nomeadamente no Centro de Sade

II, que vamos tentar aproximar das populaes atravs de trs novas unidades de sade familiar, em Rio de Loba, Orgens e Abraveses, anunciou. Sobre o distrito de Viseu, Correia de

Segurana Social Combate fraude permitir recuperar 350 milhes de euros este ano
FISCALIZAO
Animado pelos excelentes resultados de 2005, o Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social refora medidas para continuar a fiscalizar e combater as fugas e fraudes no sistema.
MARY RODRIGUES

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Cinco instrumentos inovadores


Gesto da dvida
Alerta em caso de irregularidade, havendo reforo dos acordos prestacionais com devedores.

Servio on-line
Beneficirios podero consultar e vigiar a sua situao contributiva no servio on-line da Segurana Social, controlando-se desta maneira a subdeclarao de rendimentos por parte das empresas.

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, anunciou como objectivo a atingir em 2006 a recuperao de 350 milhes euros em contribuies para a Segurana Social atravs da execuo de 475 mil aces de fiscalizao a contribuintes e beneficirios de prestaes sociais. Vieira da Silva falava, no passado dia 18, numa conferncia de Imprensa em que apresentou o balano do plano de combate fraude e evaso contributivas e prestacionais implementado ao longo do ano passado, saudando o facto da Segurana Social ter recuperado cerca de 300 milhes de euros em 2005. O montante recuperado supera em cerca de 50 milhes de euros a meta prevista pelo Governo no oramento rectificativo, um montante que espelha de modo satisfatrio os efeitos positivos que tem tido o esforo de moralizao do sistema motivado pelo plano accionado pelo Governo socialista. So resultados que influenciaram positivamente o comportamento global da Segurana Social, afirmou o governante, para quem o dado mais relevante destes nmeros a evoluo das contribuies, pois o crescimento excedeu claramente o que ter sido o crescimento da economia e da massa salarial. Para atingir a meta deste ano, a

Cruzamento de dados
Ser criada rotina de validao mediante troca automtica de informaes com o Ministrio das Finanas.

Recursos humanos
Um total de 40 novos funcionrios sero destacados para reforo dos servios de execuo de processos.

Fiscalizao
tutela vai introduzir algumas alteraes no plano de combate, entre as quais se destacam quatro: a articulao mais intensa com o sistema fiscal; um novo modelo de gesto de dvidas e da relao contributiva das empresas com a Segurana Social, a interveno em circuito (ver caixa) e maior ligao com o Ministrio da Sade, prevendo-se o alargamento a todo o pas do sistema de envio electrnico em tempo real, dos centros de sade para a Segurana Social, dos certificados de incapacidade temporria. Este mecanismo permitir no s pagar de forma mais clere os subsdios de doena, mas tambm accionar imediatamente a fiscalizao da baixa. Assim, para este ano esto previstas 232.500 notificaes e aces de fiscalizao a contribuintes. Junto dos beneficirios de prestaes sociais, Vieira da Silva informou que sero desenvolvidas 242 mil aces de fiscalizao. Destaque-se igualmente o aumento em 47 por cento do nmero de convocatrias para juntas mdicas (180 mil), enquanto o nmero de notificao a trabalhadores independentes regista uma diminuio muito significativa, passando de 278.859 em 2005 para 150.000 em 2006, o que, segundo o secretrio de Estado da Segurana Social, Pedro Marques, justificado pela melhoria do comportamento dos incumpridores. O ministro Vieira da Silva referiu ainda que uma das metas definidas para este ano a aplicao de um novo modelo de gesto da dvida, com o qual o Governo prev recuperar cerca de 160 milhes de euros, o que traduz um aumento de 42,5 por cento, face a 2005. Recorde-se que o plano de combate fraude e evaso contributivas e prestacionais foi apresentado em Abril pelo primeiro-ministro, Jos Scrates, e pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social em nome da equidade, solidariedade e rigor. Aces com o fisco, centros de sade, Inspeco-Geral de Trabalho e IEFP.

Os quatro passos da interveno em circuito


1. Ser aplicada uma lgica selectiva, privilegiando os grupos de risco. 2. Os beneficirios sero notificados para comprovao da situao
de doena, desemprego ou de rendimentos. As empresas sero tambm notificadas para apresentarem declaraes de remuneraes em falta ou tendo em vista a regularizao voluntria de dvidas.

3. Proceder-se- ao cruzamento de dados e a visitas presenciais que


tero carcter imediato sempre que houver notificaes sem resposta.

4. A confirmarem-se as fraudes ou fugas, as prestaes sociais em


causa sero suspensas, podendo ainda ser decidida a sua cessao definitiva, e haver uma nota para a reposio dos pagamentos indevidos que entretanto tenham sido efectuados. J no caso das empresas, haver lugar a penhoras automticas dos bens ou a instaurao de processo-crime. M.R.

Plano nacional para melhorar a mobilidade dos deficientes


A eliminao de barreiras arquitectnicas em edifcios e equipamentos colectivos, a abertura de 400 estgios em empresas privadas, a construo de 20 unidades residenciais e a reabilitao profissional de 800 cidados vtimas de acidentes de trabalho so algumas das propostas avanadas pelo Governo para dar uma resposta integrada aos problemas das pessoas com deficincia. As medidas constam do I Plano de Aco para a Integrao de Pessoas com Deficincia, cujo anteprojecto foi apresentado no dia 1, em Lisboa, pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, e pela secretria de Estado adjunta e da Reabilitao, Idlia Moniz. Durante a apresentao das medidas do plano (ver caixa), Idlia Moniz classificou-as como um marco nas polticas sociais, sublinhou que a primeira vez que se faz uma leitura integrada dos problemas das pessoas com deficincia, a primeira vez que se analisa o mercado onde se inserem e que uniformizam os conceitos de reabilitao e de deficincia, Na rea do emprego, o Governo pretende abrir 400 estgios em empresas, estando igualmente prevista a formao complementar em empreendedorismo para a criao do prprio emprego e um projecto-piloto para reintegrar profissionais vtimas de acidentes de trabalho. A nvel da educao, o plano prev a introduo em 2007/2008 de uma programa curricular de lngua gestual portuguesa, com cobertura de toda a populao escolar surda do ensino bsico e secundrio, e atingir em 2009 o universo de 700 alunos cegos e com baixa viso com oferta de manuais escolares e de livros de leitura extensiva em formato digital Outra das vertentes contempladas no plano a qualificao profissional, estando prevista a criao, a nvel nacional, de seis centros de certificao de competncias para a formao de adultos com deficincia ou incapacidade. Para as pessoas com maior dependncia, sero criados, at 2009, 550 novos lugares em lares residenciais, enquanto para os cidados com maior autonomia o plano prev a construo de 20 unidades residenciais em que cinco pessoas iro partilhar um apartamento. Est previsto ainda um plano nacional para a promoo de acessibilidade a aprovar em Conselho de Ministros at Junho deste ano e que visa eliminar as barreiras arquitectnicas em edifcios pblicos, equipamentos colectivos e de habitao. J.C.C.B.

Propostas
Aces de formao com autarquias, profissionais de turismo e comunicao social. Introduo de programa curricular de lngua gestual portuguesa. Oferta de manuais escolares adequados a 700 alunos cegos em 2009. Plano nacional para a promoo da acessibilidade. Criao de seis centros de certificao de competncias. Formao continua ao longo da vida a 9500 pessoas portadoras de deficincia. Abranger 800 pessoas em projectos de retorno ao trabalho em 10 centros de reabilitao profissional. Formao complementar em empreendedorismo. 400 estgios em empresas nacionais. Criao da figura do tcnico de referncia na Segurana Social para apoio personalizado. Construo de 20 unidades residenciais. Novo modelo de atribuio e de financiamento de ajudas tcnicas. Duplicao do nmero de crianas sinalizadas e apoiadas em especial at aos 3 anos. Criao de um sistema integrado de informao estatstica e de um conselho cientifico para a deficincia.

10

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Economia

Programa Finicia canaliza 114 milhes para expanso das PME


EMPRESAS E NEGCIOS
O Governo socialista vai activar trs instrumentos de apoio e acompanhamento das diferentes fases do ciclo de vida de unidades empresariais e pequenos negcios.
MARY RODRIGUES

do Finicia, a equipa do IAPMEI partiu para um ciclo de visitas s universidades e outras entidades de base local. A primeira sesso aconteceu na Universidade de Aveiro. Queremos fazer um levantamento nacional de ideias empre-

endedoras que venham a transformar-se em negcios, declarou Castro Guerra, adiantando que o IAPMEI vai missionar o pas para mobilizar os actores para organizar e dar corpo a projectos difusos atravs do Finicia.

Finicia
- Dirige-se ao primeiro segmento do ciclo das empresas, isto o seu arranque, privilegiando projectos com forte contedo de inovao, negcios emergentes e de pequena dimenso e iniciativas de interesse regional. - Tem por misso incentivar as redes de agentes de empreendedorismo, fomentar a capitalizao das empresas e o acesso ao crdito, mediante a valorizao do sector informal de capital de risco, e contribuir para a fluidez na transferncia de conhecimento dos centros de saber para as PME.

Apoiar iniciativas empresariais economicamente sustentveis e com potencial de desenvolvimento o objectivo central do Finicia, um programa lanado pelo Ministrio da Economia, atravs do Instituto de Apoio s Pequenas e Mdias Empresas (IAPMEI), que vai induzir um volume de investimentos global de 114 milhes de euros para incentivar mais de 1300 negcios emergentes e unidades de pequena dimenso. Na cerimnia de lanamento do Finicia, que decorreu em Oeiras, o secretrio de Estado adjunto da Indstria e da Inovao, Antnio Castro Guerra, explicou que com este programa o Governo quer lanar no mercado uma nova gerao de empreendedores, com novas atitudes, permitindo de igual modo que muitas ideias boas no morram por falta de financiamento. Tendo por base uma aposta em modelos de parcerias (universidades, politcnicos, plos tecnolgicos, incubadoras de empresas) e dinmicas de rede entre diversos agentes pblicos e privados, o programa, que ser operacionalizado atravs de fundos de capital de risco e de garantia mtua, comeou j a ser divulgado junto dos vrios agentes por tcnicos do IAPMEI. O Finicia o primeiro de uma trade de programas que visam acompanhar os diversos ciclos de vida das pequenas e mdias empresas (ver caixa) vai mobilizar

64 milhes de euros de recursos pblicos e 50 milhes de recursos privados. As fontes de financiamento pblicas que sustentam este primeiro instrumento de apoio ao empreendedorismo so o Fundo de Sindicao do capital de Risco e o Fundo de Contra Garantia Mtuo, capitalizados por sua vez com dotaes do PRIME (Programa de Incentivos Modernizao da Economia). O IAPMEI reala que o financiamento complementar ser assegurado pelas entidades pblicas e privadas em regime de parceria. Privilegiando projectos com forte contedo de inovao (que podero ser financiados em 85 por cento num montante global mximo de 2,5 milhes de euros), o Finicia prev tambm apoios para negcios emergentes de pequena escala, com financiamentos at 100 por cento em projectos at 25 mil euros e at 90 por cento em projectos cujo investimento inicial no v alm dos 45 mil euros. Neste caso, sero disponibilizados dois produtos de financiamento: o microcrdito (destinado exclusivamente a micro empresas de at nove trabalhadores) e o

microcapital (para iniciativas no mbito do fomento do esprito empreendedor, em particular as oriundas do meio acadmico, cujo investimento de arranque no ultrapasse os 50 mil euros). Sero ainda apoiadas, no mbito do Finicia, iniciativas empresariais de interesse regional (at 100 por cento em investimentos no mximo de 45 mil euros). E porque o crescimento econmico no se faz apenas com o investimento estrangeiro, Castro Guerra frisou que os programas em curso ajudaro as pequenas e mdias empresas portuguesas a darem saltos na cadeia de valor e fazer emergir realidades novas. Sublinhando que o pas no pode prescindir das PME no objectivo de aumentar as exportaes, o governante lamentou que as grandes empresas no arregimentem sua volta empresas de menor dimenso e exortou os jovens que saem das universidades e das escolas profissionais a no ficarem espera de um emprego, aconselhando-os a serem ambiciosos e donos do seu destino tornando-se empresrios. Depois do lanamento oficial

Fincres
- Activa-se na segunda fase da vida das empresas, ou seja, quando os negcios encetam uma nova etapa de desenvolvimento, diversificao da actividade, investimento e internacionalizao. - Destina-se a dar apoio ao crescimento e consolidao de lideranas e a atender s necessidades das PME com processos de crescimento em curso. - O primeiro passo deste programa ser a atribuio do estatuto PME Excelncia, cujo relanamento est agendado para este ano. Neste sentido, decorrem j negociaes com banca para que sejam garantidas condies de financiamento favorveis s pequenas e mdias empresas seleccionadas pelas entidades do Ministrio da Economias e do sector financeiro. - O retomar do PME Excelncia visa tambm atenuar o impacto da entrada em vigor do Acordo Basileia II sobre as empresas nacionais. - Este programa ter ainda como segmento alvo as empresas que beneficiam do SIME (principal sistema de investimentos do PRIME), visando-se para ele tambm um tratamento diferencial da banca, tendo em conta que nele se inscrevem projectos a que o Estado reconhece mrito.

Fintrans
- Visa apoiar o processo de renovao de empresas em dificuldades e a transmisso de propriedade, bem como dos ganhos de eficincia, impedindo que percam competitividade ao ponto de carem no mbito de aco do AGIIRE (Gabinete de Interveno Integrada para Reestruturao Empresarial). - Abrange unidades empresariais em fim de vida que necessitam revitalizao. - Incentivar os MBO e MBI. M.R.

Nova lei refora transparncia e responsabilidade


POLTICA CRIMINAL
A lei-quadro que define as prioridades da poltica criminal foi aprovada pela Assembleia da Repblica, no passado dia 26, com os votos favorveis da bancada parlamentar socialista. Na discusso da proposta do Executivo do PS que ocorreu na vspera, o ministro da Justia defendeu que o diploma cria instrumentos para que periodicamente haja uma avaliao e uma prestao de contas em relao poltica criminal. A proposta que apresentamos est do lado do princpio da responsabilidade, quer na vertente da resposta aos problemas, quer na vertente fundamental da prestao de contas, disse Alberto Costa, garantindo de imediato que ser totalmente preservada a autonomia do Ministrio Pblico (MP) e a independncia dos tribunais. Segundo referiu Alberto Costa, a lei-quadro em questo cria condies para dar mais coerncia, mais eficcia e mais eficincia no emprego de meios a uma linha extensa de actuao sobre o fenmeno criminal, recordando que o actual sistema claudica precisamente em sede de responsabilidade, sendo por isso imperativo gerar condies e instrumentos para que possa haver periodicamente uma prestao de contas A falta de orientaes definidas, legitimadas e transparentes e a ausncia de instrumentos de avaliao que permitam objectivar a prestao de contas configuram, em democracia, uma situao insatisfatria, vincou o governante, considerando depois os mecanismos de definio da responsabilidade como parmetro central para avaliar a qualidade das instituies em democracia. Alberto Costa salientou igualmente que o diploma est tambm do lado do princpio da transparncia, uma vez que as opes sero aprovadas no Parlamento, no ficando as escolhas, os resultados ou a ausncia deles a cargo de contingncias insindicveis. A proposta continuou segue ainda o princpio da eficincia, j que num contexto em que os meios sero sempre escassos, h prioridades que devem ser assumidas e publicamente legitimadas. Assegurando que o princpio da legalidade segundo o qual, a cada crime corresponde um processo permanece intocvel e ficar mais protegido do risco inerente a escolhas no legitimadas, o ministro da Justia frisou ainda que o diploma encara pela primeira vez o fluxo criminal do princpio ao fim, do momento inicial da preveno at ao da reinsero social, passando pela investigao, aco penal e at pela execuo de penas. Em sede de execuo, as prioridades aprovadas pelo Parlamento sero apontou assumidas pelo MP e pelos rgos de polcia criminal. Na esfera de aco do Ministrio Pblico, cabe ao procurador-geral da Repblica emitir directivas, ordens e orientaes destinadas a fazer cumprir as resolues sobre poltica criminal, explicou, acrescentando que caber igualmente ao MP identificar ao processos concretos abrangidos pelas prioridades na investigao criminal.
M.R.

Economia

9 DE FEVEREIRO DE 2006

11

Microcrdito um instrumento contra o desemprego e a pobreza


Destinado a apoiar os pequenos negcios, o microcrdito foi introduzido em Portugal em 1998. Desde ento, j foram concedidos mais de 500 emprstimos num valor global de cerca de 2,3 milhes de euros, tendo ajudado a criar mais de 230 postos de trabalho. O Governo prepara-se agora para aprovar um conjunto de incentivos fiscais na previso bvia de um aumento da procura.
O recurso ao microcrdito tem vindo a subir em Portugal. Consciente desta realidade, o Governo resolveu criar um conjunto de incentivos fiscais destinados a financiar os promotores de pequenos projectos empresariais. Como recordou o ministro Vieira da Silva, durante a conferncia O Microcrdito Passado e Futuro: Certezas e Desafios, realizada nas instalaes do Plo Tecnolgico de Lisboa, o microcrdito gerou em 2005 cerca de 180 novos postos de trabalho, atravs de 153 emprstimos concedidos, constituindo por isso, como sublinhou, uma ferramenta essencial para o aumento do emprego, ajudando ainda, por outro lado, a contribuir para a incluso e o desenvolvimento social. Por isso, o Executivo socialista encara este instrumento financeiro, como tambm defendeu o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, como um excelente meio para que as pessoas com mais fracos recursos econmicos, e por isso sem condies para poderem aceder a um crdito normal, possam atravs do recurso ao microcrdito criar a sua prpria actividade econmica. Num pas a braos com uma taxa de desemprego ainda bastante preocupante, a introduo deste instrumento financeiro, com resultados j bastante assinalveis em Portugal recorde-se que a Associao Nacional de Direito ao Crdito (ANDC) concedeu em seis

Empresas com a vida mais facilitada


O Governo vai aprovar um decreto-lei que tornar a celebrao de escrituras pblicas facultativa para todos os actos da vida das empresas. Passo a passo, o Governo vai cumprindo o que prometeu aos portugueses. Desburocratizar e modernizar o tecido econmico portugus num perodo de tempo to curto quanto a urgncia da situao obriga. A aposta, como o primeiro-ministro no se cansa de repetir, passa, de imediato, entre outras medidas, pela criao um ambiente favorvel s empresas e ao investimento, ajudando deste modo a potenciar novos e antigos negcios, contribuindo para a projeco do pas e aumentando os padres de qualidade e de competitividade da nossa economia. Neste sentido, o primeiro-ministro tornou pblica a inteno do Executivo de aprovar at ao final do ms de Janeiro um decreto-lei tendo em vista introduzir um conjunto de novas regras, de forma a facilitar a vida s empresas que passaro a no ter que se deslocar, com as inevitveis percas de tempo, aos notrios quando houver necessidade de se proceder a alteraes nos seus estatutos como seja o caso, por exemplo, na mudana de scios, de sede ou alteraes de capital. Logo que esta legislao entre em vigor, como sublinha o Governo, s empresas bastar registar esses e outros actos na Conservatria do Registo Comercial, passando a escritura pblica para alterao de estatutos a ser, como referiu o primeiro-ministro, uma mera aco facultativa. At agora, lembra o secretrio de Estado da Justia, Tiago Silveira, existem dois controlos de legalidade sobre os actos da vidas das empresas. Por um lado, tm que realizar uma escritura pblica, o que feito num qualquer notrio, mas simultaneamente tm ainda que se deslocar a uma Conservatria do Registo Comercial para legalizarem a sua empresa e assim tornar oficial o acto de constituio ou alterao dos estatutos. Ora, com este cansativo e desgastante circuito que o Governo quer acabar tornando a escritura um acto facultativo. Recorde-se que esta medida vem no seguimento de outras j desenvolvidas e postas em prtica pelo Governo, e que visam facilitar o relacionamento das empresas com a justia, como seja o caso da Empresa na Hora ou o recente sistema de publicao dos actos de vida das empresas. Segundo o Governo, os actos que passam a ser dispensados de escritura so, entre outros, a constituio de sociedade comercial, alterao dos estatutos de sociedade comercial, aumento de capital social, aumento de capital, resultante da converso de obrigaes em aco em SA, quer por novas entradas, quer por incorporao de reservas, reduo de capital, alterao da firma, seja no objecto na sede ou da sociedade. R.S.A.

anos de actividade, mais de 500 emprstimos no valor aproximado de 2,3 milhes de euros, pode representar um factor importante para o aumento do rendimento e do emprego, constituindo mesmo, como tambm assinalou o ministro das Finanas, Teixeira dos Santos, igualmente presente neste encontro, um instrumento eficaz para a reinsero dos indivduos e das famlias. Isto mesmo atestam os nmeros que nos dizem que o recurso ao microcrdito por parte de pequenos empresrios aumentou cerca de 142 por cento no ano passado, face a 2004, para 153 processos que totalizaram um volume de crdito concedido de 693,73 mil euros, o que traduz uma subida de 119 por cento. Por outro lado, como tambm foi tornado pblico neste encontro, o nmero de postos de trabalho entretanto criados em 2004 e 2005, como resultado directo da ajuda do microcrdito, ascendeu a perto de 230, valores que levaram Vieira da Silva a considerar o desempenho do microcrdito como um elemento altamente promissor e justificativo para que o Governo encontre os mecanismos e incentivos apropria-

dos de modo a tornar este instrumento financeiro como um recurso ainda mais apetecvel e de mais fcil acesso a um maior nmero de famlias e de pequenos promotores.

Valorizar os pequenos negcios


O microcrdito um instrumento de combate pobreza e excluso social, que pretende atravs do emprstimo de uma verba no superior a 5 mil euros, ajudar a criar uma actividade econmica a pessoas que, por falta de garantias, no tm acesso a um crdito bancrio normal para poderem desenvolver o seu prprio negcio, mas que apesar deste factor, demonstram possuir capacidade de iniciativa. Trata-se pois de uma ferramenta que valoriza a capacidade de iniciativa na criao de condies de desenvolvimento de pequenos negcios, permitindo assim a quem a ele recorre, uma efectiva insero no mundo do trabalho. Com base nesta realidade, e assumindo o papel fundamental que o microcrdito j representa para uma fatia significativa da

populao portuguesa, o ministro Vieira da Silva garantiu que o Governo est j a preparar um conjunto de medidas para ampliar a via do microcrdito de modo a melhor apoiar, do ponto de vista fiscal e tcnico, estes pequenos negcios. Neste sentido, referiu o ministro, estamos a estudar a hiptese de eles poderem ter, para alm de estmulos financeiros, um tratamento mais favorvel, lembrando o responsvel pela pasta do Trabalho e da Solidariedade Social, que o auto-emprego mais eficaz, mais rentvel e produz mais e melhor desenvolvimento, para alm de acarretar menos custos para a sociedade e para o Estado. O distrito de Lisboa foi o que registou maior nmero de emprstimos concedidos, 209, seguido do Porto, com 61, Setbal com 45 emprstimos concedidos, e Leiria com 42. As reas de negcios apontam para os servios com 16,8 por cento dos emprstimos concedidos, seguido do sector da restaurao com 12,8 por cento.
R.S.A.

O que o microcrdito
O conceito nasceu h 30 anos no Bangladesh, um pas assolado pela fome, quando Muhamad Yunus se deu conta que o acesso a 27 dlares era o bastante para que um grupo de 40 mulheres artess pudesse fugir ganncia dos agiotas, que as mantinham permanentemente endividadas. Foi assim que nasceu o Grameen Bank, cuja regra bsica conceder crdito a quem tem a ideia de um pequeno negcio de subsistncia mas no tem acesso banca tradicional, porque pobre e no tem garantias. A Portugal este conceito, s chegou 23 anos depois, em 1999, por iniciativa da Associao Nacional de Direito ao Crdito, um grupo de cidados maioritariamente voluntrios, que tem como misso ajudar pessoas em situao de pobreza a preparar um projecto, estudar a sua viabilidade, e apresent-lo banca, atravs de protocolos especiais que consagram taxas de juro baixas e perodos amortizao especiais. O montante mximo dos emprstimos de 5 mil euros, mas dever passar para os 10 mil euros este ano.

12

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Economia

Lanados concursos para novas centrais de biomassa


ENERGIA
Portugal tem como objectivo produzir at 2010 cerca de 100 megawatts de energia elctrica proveniente da biomassa. Nesse sentido, o Governo acaba de anunciar o lanamento de um concurso tendente construo de pelo menos dez novas centrais de aproveitamento energtico de resduos florestais.
O Governo aprovou a disponibilizao de uma verba de 30 milhes de euros em incentivos para projectos tendentes ao desenvolvimento de energias renovveis na rea do biocombustvel e da biomassa. Neste sentido, anunciou o primeiro-ministro, durante uma sesso pblica realizada no Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia e Inovao (INETI), que serviu para tornar pblica uma resoluo aprovada em Conselho de Ministros, e que contou ainda com a participao dos ministros da Economia, da Agricultura e do Ambiente, foi aprovado o lanamento de um concurso para, pelo menos, como foi referido, dez novas centrais de produo de electricidade a partir da biomassa florestal, num investimento total estimado em 225 milhes de euros, centrais que se espera possam produzir cerca de 100 megawatts de potncia em biomassa. Decidido ficou igualmente, por parte do Executivo, a criao de um centro de investigao e desenvolvimento na rea do biogs e do hidrognio. Anunciado, pelo primeiro-ministro, foi igualmente que se vai avanar com a certificao energtica de edifcios, medida que obrigar ao reordenamento dos regulamentos actualmente existentes, permitindo, deste modo, que de forma gradual se torne corrente a instalao de painis solares trmicos nos edifcios, quer sejam destinados a escritrios, quer os trais de menor potncia. Recorde-se que Portugal, tem-no sido dito e por diversas vezes pelo actual Governo socialista, tem como objectivo atingir j em 2010 uma meta de 150 megawatts de energia elctrica produzida atravs da biomassa. Presentemente existem unicamente duas centrais termoelctricas que esto ligadas rede elctrica nacional que utilizam a biomassa florestal, uma em Mortgua e outra em Vila Velha do Rdo. Ainda em relao s energias alternativas, o ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou nesta sesso pblica realizada no INETI, que apenas falta concluir o concurso das elicas, cujo prazo de entrega de candidaturas, recordou, terminou no final do ms de Janeiro, e ainda os decretos regulamentares respeitantes ao gs e electricidade. Quando tudo isto estiver concludo, disse o ministro da Economia, teremos finalmente completado o edifcio energtico desenhado pelo Governo.

As novas apostas energticas


Biomassa
O Governo vai lanar concursos para pelo menos dez centrais de produo de electricidade a partir de biomassa florestal. O objectivo retirar cerca de um milho de toneladas de biomassa das florestas portuguesas, que reduziro significativamente o risco de incndio. O investimento estimado de 225 milhes de euros. A potncia global rondar os 250 magawatts.

Incentivos
O Executivo decidiu isentar de impostos sobre produtos petrolferos (ISP), j no Oramento de Estado do corrente ano, os combustveis produzidos a partir de produtos agrcolas. A medida ter um impacto de 50 milhes de euros nas receitas fiscais. Em 2006 este benefcio fiscal ser aplicado aos combustveis produzidos a partir de cereais, beterraba ou desperdcios florestais.

construdos para habitao. Por outro lado, tambm a energia oriunda das ondas est a merecer especial ateno por parte do Governo, enquanto mais uma energia renovvel, estando neste caso prevista a criao de uma zona piloto destinada elaborao de projectos nesta rea. Estas e outras medidas, entretanto j anunciadas, fazem parte de uma poltica mais vasta que tem a ver com a aposta decisiva do Executivo no desenvolvimento das energias renovveis, iniciativa que se integra na Estratgia Nacional para a Energia, uma rea significativa do Plano Tecnolgico. Para o Executivo socialista, liderado por Jos Scrates, o objectivo primordial que levou aprovao destas e de outras medidas, no campo do aproveitamento e melhorias energticas, entretanto tambm j anunciadas, tem em vista, por um lado, a criao de mecanismos capazes de ajudarem ao aproveitamento srio das energias renovveis, contribuindo para o pas consiga diminuir, num curto espao de tempo, a sua dependncia energtica, factor que actualmente constitui uma das maiores fatias

Foi aprovado o lanamento de um concurso para dez novas centrais de produo de electricidade a partir da biomassa florestal, num investimento total estimado em 225 milhes de euros
da despesa pblica, e, por outro lado, como o Governo no deixa de recordar, ao se apostar neste tipo de energia, o pas est igualmente a melhorar as suas emisses de carbono, respondendo assim s directrizes aprovadas no protocolo de Quioto. O Governo espera agora com a abertura deste concurso, destinado construo de dez centrais de produo de electricidade atravs do aproveitamento de resduos florestais, que o tarifrio se situe nos 1,05 euros por megawatt, no podendo ultrapassar os 10 megawatts de potncia cada unidade fabril. Esta limitao, justifica o Executivo, permitir que possam surgir no mnimo 10 centrais, podendo eventualmente este nmero sofrer alguns ajustamentos para cima, se forem atribudas licenas a cen-

Iseno sobre produtos petrolferos


Entretanto, o Conselho de Ministros aprovou um regime de isenes parciais ou totais do imposto sobre os produtos petrolferos energticos aos biocombustveis, no quadro da lei do Oramento. O valor desta iseno varia e fixado entre os 280 e 300 euros por cada 1000 litros. Como refere o Governo, este valor da iseno definido de forma a no conduzir a uma sobrecompensao dos custos adicionais associados sua produo, sendo concedida aos operadores econmicos, por um perodo mximo de seis anos. O total das quantidades a isentar de em 2006 de 2 por cento, em 2007 de 3 por cento, e entre 2008 e 2010 de 5,75 por cento. Os pequenos produtores beneficiaro de iseno total de imposto sobre os produtos petrolferos e energticos at ao limite mximo global de 15 mil toneladas. R.S.A.

Meta
O Governo pretende cumprir a promessa de que pelo menos 5 por cento dos combustveis utilizados em transportes, no ano de 2010, sejam produzidos a partir de produtos agrcolas.

Emprego
As novas centrais de biomassa devero criar entre 500 a 800 novos postos de trabalho, enquanto o mercado decorrente dos biocombustveis poder trazer para o mercado de emprego mais 150 pessoas.

Edifcios
O sector da construo responsvel por cerca de 60 por cento de toda a electricidade. Com a obrigatoriedade de instalao de painis solares trmicos dever poupar-se cerca de 30 por cento da energia oriunda de combustveis fsseis. A emisso de C02, por seu turno, baixar. O Governo quer atingir l milho de metros quadrados de painis solares at 2010.

Pilhas de combustvel e I&D


A assinatura do memorando de entendimento entre o grupo malaio Agni Energie e a API Agncia Portuguesa para o Investimento acabou por constituir o ponto alto da sesso. O objecto deste pr-contrato a instalao, em Montemor-o-Velho, de uma fbrica de produo de pilhas de combustvel e equipamentos de tecnologias ligadas ao hidrognio. O investimento de 60 milhes de euros, boa parte dos quais aplicado na criao de um centro de excelncia em investigao e desenvolvimento I&D, que trabalhar com as universidades portuguesas e, desde logo, com a Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra, situada a 20 quilmetros. O projecto vai criar cerca de 200 postos de trabalho, 55 dos quais altamente qualificados e afectos ao centro de investigao, constituindo para o grupo uma plataforma de expanso da sua actividade na Europa. Paralelamente, foi assinado um protocolo de cooperao entre a Agni e a estatal Empresa Geral de Fomento (EGF) para produo de energia a partir de biogs de aterro, que prev investimentos que podem chegar aos 40 milhes de euros. Trata-se de um projecto inovador e pioneiro a nvel mundial, que ir requerer um forte investimento em I&D. O primeiro-ministro, Jos Scrates, que presidiu cerimnia de assinatura do memorando de entendimento no mbito da apresentao de um conjunto de novas medidas na rea das energias renovveis, considerou que este um investimento muito importante para a economia portuguesa, garantindo que o Governo portugus tudo far para o tornar bem sucedido. Scrates salientou as mudanas muito rpidas que se verificam actualmente no sector da energia, quer por via do protocolo de Quioto, quer por via do aumento do preo do petrleo. Num processo de mudana, a dificuldade no tanto das ideias novas, mais da libertao das ideias antigas. Este sector est em mudana e Portugal tem de acompanhar a mudana, defendeu. As pilhas de combustvel so uma espcie de bateria que produzem energia sob a forma de electricidade e calor a partir do hidrognio, tendo grande potencialidade de utilizao no sector dos transportes, um dos mais poluidores e que mais compromete as metas estabelecidas no Protocolo de Quioto.

Economia

9 DE FEVEREIRO DE 2006

13

Governo aposta na criao de novos plos de desenvolvimento


TURISMO
Regressar s taxas de crescimento registadas nos anos 90 um dos objectivos do Plano Estratgico Nacional do Turismo.
J. C. CASTELO BRANCO

Revitalizao dos parques de Vidago e Pedras Salgadas

Os 10 produtos eleitos
Gastronomia e vinhos Touring cultural e paisagstico Sade e bem-estar Turismo de natureza Turismo de negcios (incentivos, congressos e eventos) Turismo residencial Citybreaks e shortbreaks Golfe
Regio Oeste, e Aores. O Alqueva, disse, deve afirmarse como destino de excelncia com empreendimentos de luxo associados ao turismo nutico, sade bem-estar e golfe. J a Regio Oeste, pela sua proximidade a Lisboa e do novo aeroporto da Ota, adiantou, pode ser um destino de golfe e turismo residencial, enquanto a vertente turstica dos Aores, com a sua beleza natural, pode ser potenciada atravs do turismo nutico e de natureza. Por outro lado, Bernardo Trindade referiu que a seleco de 10 produtos estratgicos, seleccionados entre um conjunto de 50, teve em conta a atractividade de cada um e o interesse atendendo competitividade, mas tambm a qualidade e excelncia. Cada produto tem tambm direito a um modelo de negcio que inclui a sua estratgia de localizao e de crescimento, acrescentou. Cinco dos dez produtos estratgicos so j produtos tradicionais, como sol e mar, citybreaks e shortbreaks , golfe, touring e turismo de negcios, que precisam de uma ateno especial. Os outros cinco so produtos inovadores: turismo residencial, gastronomia e vinhos, sade e bemestar, turismo natureza e turismo nutico. Todos estes produtos tero como trao comum a qualidade e excelncia.

A criao de novos plos de desenvolvimento em diferentes regies do pas atractivos e geradores de riqueza, a seleco de 10 novos produtos de eleio e o reforo dos meios destinados formao e qualificao dos recursos humanos so as principais apostas do Plano Estratgico Nacional do Turismo (PENT) para os prximos dez anos. Precisamos de acelerar o crescimento do turismo, mas Portugal s conseguir impor-se se tiver uma oferta de excelncia, diferenciadora e afirmativa do pas como um dos principais destinos tursticos de bem-estar e qualidade da Europa, afirmou no dia 18 o secretrio de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, na apresentao das linhas orientadoras do PENT, na sesso de abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Para aumentar o padro de qualidade dos destinos, Bernardo Trindade destacou o trabalho a ser desenvolvido para um novo programa de interveno turstica em 2007, que ter por base uma componente de infra-estruturas e remodelao bastante forte. O secretrio de Estado sustentou que Portugal tem condies para criar novos plos de desenvolvimento turstico, como o Alqueva,

Turismo nutico Sol e mar


As obras de requalificao dos parques de Vidago e das Pedras Salgadas e da respectiva componente termal e hoteleira vo avanar este ano e devem concluir-se at Junho de 2008. mais um grande investimento que o Governo, atravs da Agncia Portuguesa para o Investimento (API), vai apoiar com cerca de 18 milhes de euros. Trata-se de um projecto de 48 milhes de euros de investimento no Alto Tmega, baptizado Aquanatur. O objectivo apostar no reforo turstico dos dois parques da Unicer, que ficaro ligados por uma ciclovoia de 15 quilmetros e sero promovidos especialmente nos mercados portugus e espanhol. A assinatura do protocolo de investimento com a API foi realizada no dia 20, numa cerimnia que contou com a presena do primeiro-ministro e do ministro da Economia, no mbito da Bolsa de Turismo de Lisboa. Os projectos-ncora de revitalizao do Vidago sero o centro de congressos e o golfe, com a ampliao do actual campo de nove para 18 buracos. Prevem-se tambm a promoo de um plo de turismo ligado natureza e a criao de um novo SPA dirigido ao bemestar e beleza no mbito deste parque, que vai tambm ser cenrio da primeira delegao da Fundao Serralves e de um centro destinado a artistas. J no parque das Pedras Salgadas, o actual hotel vai ser demolido e prev-se a construo de uma nova unidade de raiz, com 115 quartos. Neste caso o conceito ser mais transversal e o parque estar aberto a toda a regio. Prev-se a criao de um SPA ldico e termal, de espaos museolgicos e de um jardim temtico da gua. No mbito destes projectos, ser feita a modernizao das unidades industriais das duas marcas.

Aposta na qualificao dos recursos humanos


Para alm de uma forte aposta na qualificao dos recursos humanos e materiais, atravs da criao de um novo programa de interveno turstica, e do reforo dos meios destinados formao profissional, o secretrio de Esta-

do do Turismo defendeu como prioritrio apostar na distribuio e comercializao. Com o plano agora apresentado, o Governo tem como objectivo central regressar s taxas de crescimento verificadas nos anos 90, disse o ministro da Economia, Manuel Pinho, que presidiu apresentao do PENT. Afirmando-se muito optimista e entusiasmado, Manuel Pinho realou o volume de investimentos superior a 1,5 mil milhes de euros com os novos projectos tursticos anunciados nos ltimos dez meses, acrescentando estar convicto que esta onda de investimentos e inovao nunca vistos no se vai ficar por aqui.

Mais de 670 milhes de euros vo ser investidos no litoral alentejano


O primeiro-ministro presidiu cerimnia de apresentao pblica de dois novos projectos tursticos para o litoral alentejano. Empreendimentos que envolvero um investimento global de cerca de 677 milhes de euros e a criao de perto de dois mil postos de trabalho directos e mais de cinco mil indirectos ao longo dos prximos dez anos. Mostrando a sua satisfao, Jos Scrates salientou que so iniciativas como estas que demonstram confiana na economia do pas e que o ajudam a projectar alm-fronteiras para que outras aces e outros investimentos de relevo venham em breve a ser concretizados. A minha presena nesta cerimnia, referiu o primeiro-ministro, destina-se a assinalar a importncia e o significado destes dois projectos de enorme alcance para a Costa Vicentina e para o pas, sublinhando que ningum investe mais de 670 milhes de euros se no tiver confiana no pas, e na sua economia. No hesitando em classificar os dois novos projectos como de referncia, Jos Scrates defendeu que, apesar de terem sido alvo de algumas crticas por parte dos ambientalistas, estes so empreendimentos que vo competir ao nvel dos mercados mais exigentes em termos ambientais. Quanto ao facto de a aprovao destas iniciativas ter levado mais de 15 anos a serem avaliadas pelos diversos organismos pblicos, tempo que considerou demasiadamente longo, o primeiro-ministro garantiu que de futuro um conjunto de medidas sero postas em prtica, para que situaes como estas no se voltem a repetir. Para Jos Scrates, no nos podemos resignar ideia de que Portugal precise de tanto tempo para apreciar novos projectos, seja qual for a rea econmica que for assegurando que uma avaliao mais clere no significa, todavia, que haja menos rigor nas decises do Governo. Referindo-se em concreto a estes empreendimentos tursticos, o primeiro-ministro apontou-os como exemplares e reunindo as garantias de que no cometero os mesmos erros de outras dcadas, noutras regies do pas. Presentes nesta cerimnia pblica, onde foi confirmada a declarao de utilidade pblica destes dois empreendimentos tursticos da regio de Grndola, estiveram igualmente os ministros da Economia, Manuel Pinho, e do Ambiente, Nunes Correia. Para o responsvel pelo Ambiente, a atribuio de utilidade pblica justificada com o facto, considerado incontroverso pelo ministro, de ambas iniciativas se enquadrarem num perfil de grande qualidade ambiental, lembrando que a poltica do ambiente serve para que os projectos sejam melhores e no para impedir que se faam, sublinhando ainda que o ambiente deve constituir o motor e no o travo do desenvolvimento do pas. Outro dos aspectos que pre sidiram ao critrio de considerar estes empreendimentos tursticos como de utilidade pblica, referiu ainda o ministro responsvel pela pasta do Ambiente, Nunes Correia, prende-se com o facto de ambos cumprirem os requisitos dos diversos instrumentos de ordenamento do territrio. Para Manuel Pinho, ministro da Economia, a dimenso destes empreendimentos que impressiona. Relembrando que h apenas quatro meses tinha estado em Tria, para a anunciar um outro grande investimento, tambm voltado para o sector do turismo, o responsvel pela pasta da Economia sublinhou que estes representam, contudo, o dobro do investimento e vo criar o dobro dos postos de trabalho.
R.S.A.

14

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Economia

Novo modelo da Autoeuropa sinal de confiana na economia


A atribuio de um novo modelo automvel a Portugal, anunciado pela Volkswagen, um sinal de confiana no futuro da economia portuguesa, afirmou o primeiro-ministro, Jos Scrates, durante a visita Autoeuropa. Na deslocao que efectuou fbrica de Palmela, para felicitar a administrao e os trabalhadores da empresa pelo acordo laboral alcanado, que possibilitou a conquista de um novo produto, mantendo a produo e os postos de trabalho, Jos Scrates manifestou a disponibilidade do Governo para ser parceiro da Autoeuropa no domnio da formao profissional. Para o primeiro-ministro, a vinda do novo modelo da Volkswagen, bem como os investimentos estrangeiros e nacionais que tm vindo a ser revelados nas ltimas semanas traduzem um novo ciclo modernizador da economia portuguesa e demonstram que o pas est em condies de competir nos patamares mais elevados do valor acrescentado, da economia global e do mercado global. Acompanhado pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, o chefe do Governo portugus percorreu a linha de montagem, onde est em fase de produo o cabriolet Eos, um veculo que os dois governantes tiverem o privilgio de conduzir e ao qual no pouparam elogios. um carro fantstico, bonito e de conduo agradvel, disse Scrates, sublinhando que as primeiras encomendas confirmam o sucesso inicial do cabriolet, um carro concebido para um mercado muito exigente e que tem grandes inovaes tecnolgicas. Para a fbrica de Palmela, to importante como o descapotvel Eos o novo modelo da marca alem que ali ser construdo a partir de 2008 e que garante a manuteno dos 2790 postos de trabalho da Autoeuropa por mais alguns anos. O ministro da Economia, Manuel Pinho, salientou que o novo veculo constituiu um dos grandes investimentos previstos para o pas nos prximos anos, que ascendem, globalmente, a mais de 6000 milhes de euros e que representam mais de cinco por cento do PIB.

Scrates espera novos investimentos na ordem dos mil milhes de euros


Nos prximos trs meses sero anunciados novos investimentos em Portugal, cujo montante deve ultrapassar os mil milhes de euros, disse o primeiro-ministro. Numa mesa-redonda com o Governo portugus, organizada pelo Economist Conferences e subordinada ao tema Das Reformas aos Resultados, Scrates afirmou que depois de terem sido conhecidos os investimentos do Ikea, de 450 milhes de euros, e dos empreendimentos do Pinheirinho e da Costa Terra, no concelho de Grndola, de 677 milhes euros, outros investimentos se seguiro, que podem ultrapassar os mil milhes de euros. Para o primeiro-ministro, estes so sinais de que Portugal um pas de confiana na unidade internacional de negcios. Dez meses de governao chegaram para as polticas do Executivo ganharem credibilidade, afirmou, mas preciso continuar a apostar na consolidao das contas pblicas, na inovao e conhecimento e na retoma econmica. A agenda econmica do Executivo em matria de confiana e investimento muito ambiciosa, salientou Scrates perante uma plateia de empresrios, depois de reafirmar que o objectivo do Governo iniciar um novo ciclo de investimento modernizador capaz de colocar a economia portuguesa numa plataforma de exigncia e assim enfrentar com maior sucesso a concorrncia global.

Ikea investe 450 milhes de euros at 2010


O grupo sueco de mobilirio Ikea vai investir 450 milhes de euros em Portugal at 2010, num plano de expanso que criar 1650 postos de trabalho directos em reas comerciais e industriais, para alm de um nmero relevante de empregos indirectos. O memorando de entendimento assinado em Ponte de Lima entre a Ikea e a Agncia Portuguesa para o Investimento (API), numa cerimnia em Ponte de Lima que contou com a presena do primeiro-ministro e do ministro da Economia e Inovao, prev a instalao de uma fbrica no Norte. O acordo prev ainda a construo de trs novas lojas Ikea uma das quais em Matosinhos, e cuja inaugurao dever acontecer no prximo ano e de dois centros comerciais, um deles ligado loja de Matosinhos, e o outro agregado a uma das futuras lojas de Lisboa. Numa segunda fase, at 2015, o plano de expanso do grupo sueco prev, ainda, a abertura de mais duas lojas em Portugal, num investimento de 100 milhes de euros, que criar um mnimo de mais mil postos de trabalho. Espera-se que 90 por cento dos produtos de mobilirio fabricados na nova unidade industrial se destinem exportao. Tambm

importante para a economia nacional o facto do grupo sueco indicar que 60 a 70 por cento dos fornecedores da nova fbrica sero portugueses. O primeiro-ministro, Jos Scrates, afirmou que o entendimento estabelecido entre o Ikea e a Agncia Portuguesa para o Investimento representa um sinal de confiana na economia portuguesa e um incentivo ao seu dinamismo e aponta para um novo ciclo de investimento modernizador com vista afirmao do pas no campo da economia global, competindo nos sectores mais exigentes em termos tecnolgicos.

Por seu turno, o ministro da Economia e Inovao, Manuel Pinho, sublinhou a importncia da atraco de investimento directo estrangeiro, considerando-a uma questo de vida ou de morte para a economia portuguesa, porque este o tipo de investimentos que vai permitir grande parte das transformaes estruturais que necessitamos. Lembrando que a economia portuguesa tem de ser mais competitiva e estar mais virada para as exportaes para se modernizar, Manuel Pinho salientou que o investimento directo estrangeiro uma alavanca extremamente importante para atingir esses objectivos.

Actualidade
Aprovado porto de recreio para Faro
Depois de vicissitudes vrias e contratempos, e aps profunda alterao dos projectos inicialmente apresentados, o Ministrio do Ambiente do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional aceitou que a construo do porto de recreio de Faro possa avanar, uma obra que permitir, segundo dados anunciados pelos responsveis da autarquia, abrigar 275 embarcaes. Para se ter chegado at aqui, como lembra Jos Apolinrio, presidente da Cmara Municipal, houve que ultrapassar alguns obstculos. Com efeito, em princpios de Dezembro, e perante os diversos projectos que lhe foram apresentados, o Instituto do Ambiente, no mbito das suas competncias, deliberou avanar com um parecer negativo para a construo de um porto de recreio na capital algarvia, situao que na opinio do presidente da Cmara Municipal estava a criar uma crescente dificuldade face urgente necessidade de se proceder a obras de reabilitao e de modernizao de toda a zona ribeirinha da cidade frente ria Formosa. Para o autarca socialista, ultrapassado este entrave, e regozijando-se com a recente deciso governamental, abre-se, a partir de agora, a possibilidade de se construir um empreendimento que representar um avano significativo, face tarefa primordial que configura a reabilitao urbana de uma das zonas mais degradadas da cidade de Faro. O projecto desenvolver-se- a partir da actual doca at linha do caminho-de-ferro, permitindo, deste modo, como sublinha Jos

9 DE FEVEREIRO DE 2006

15

Secundrias vo ter gabinetes de aconselhamento

EDUCAO SEXUAL
As escolas secundrias vo criar gabinetes de apoio aos alunos para aconselhamento sobre educao sexual no mbito de um protocolo assinado no dia 7 entre os ministrios da Educao e da Sade. Para a constituio destes gabinetes e de outros projectos a nvel da educao sexual, o protocolo de parceria prev a criao de programas de formao nesta rea destinados a professores e tcnicos de sade. O programa de educao sexual no ensino bsico e secundrio ser dinamizado em colaborao com os servios de sade, associaes de pais e de estudantes e tratado

Apolinrio, a criao de uma zona de lazer com espaos verdes e de divertimento, aproveitando o financiamento do ltimo grande pacote de fundos europeus para o Algarve, que sero disponibilizados para o perodo de 2007 a 2013. O novo porto de recreio de Faro, que dever ser lanado pelo Instituto do Ambiente j em Junho prximo, poder abrigar at 275 embarcaes, com comprimentos iguais ou superiores a oito metros, ocupar uma rea molhada de perto de seis hectares, estando ainda prevista a construo de uma plataforma terrestre, com cerca de quatro hectares, espao este destinado a acolher a construo de edifcios de apoio e zonas de recreio e de lazer. O Instituto do Ambiente levanta contudo algumas condicionantes para que a obra se possa

realizar. o caso, por exemplo, da proibio de se fazerem aterros nas zonas hmidas tendo em vista a execuo do projecto ou a recomendao de s se efectuarem dragagens nas reas estritamente necessrias. Estabelecido ficou igualmente que os trabalhos de construo s se podero efectuar no perodo compreendido entre o Outono e o Inverno, de modo a no coincidirem com os principais perodos de migraes das espcies. Para Jos Apolinrio, trata-se de um empreendimento de prioridade essencial, que ir permitir que a cidade de Faro se volte para a frente ribeirinha e deste modo encontre uma alternativa para a linha frrea, obstculo que o autarca classifica como um verdadeiro Muro de Berlim entre a cidade e a ria Formosa.
R.S.A.

numa perspectiva interdisciplinar. O modelo adoptado acolhe assim as recomendaes do grupo de trabalho sobre educao sexual, presidido pelo psiquiatra Daniel Sampaio, que em Novembro defendeu que as escolas deveriam revitalizar os currculos sobre educao para a sade, incluindo a educao sexual, em vez de criarem uma disciplina prpria para esta matria. No documento, os dois ministrios prevem ainda a constituio de equipas de sade escolar para dar resposta aos estabelecimentos de ensino e a realizao de exames globais de sade aos alunos com seis e 13 anos de idade.

Comisso da Seca pode ser reactivada

Ministrio da Cultura cria programa informtico ligado s artes


O Ministrio da Cultura vai lanar um programa informtico denominado Territrio Artes, que tem por objectivo estabelecer uma corrente directa entre a oferta de produtos de arte privados e pblicos e a procura por parte de espaos vocacionados para a cultura. O anncio desta iniciativa foi feito pela ministra da Cultura, perante uma plateia de agentes culturais da regio algarvia. Para Isabel Pires de Lima, trata-se, numa primeira fase, de ajudar, com a introduo deste programa, os agentes ligados cultura a encontrarem mecanismos mais cleres e sustentados de forma a poderem transportar mais facilmente um determinado espectculo ou iniciativa cultural, de uma terra para outra, dentro da mesma regio, sabendo desde logo partida quais os espaos que esto ou no disponveis. Como referiu a responsvel governamental pela poltica cultural, atravs de um dilogo que se pretende constante, uma regio pode adquirir, com a ajuda deste novo instrumento informtico, um determinado produto, a um preo bastante aceitvel, que, por sua vez, poder ser oferecido numa regio vizinha ou noutro qualquer espao cultural. Na prtica, sublinha ainda Isabel Pires de Lima, isto quer dizer que um determinado produtor, por exemplo de teatro ou um qualquer agente cultural ligado a uma qualquer outra arte, desde que ligado ao Territrio Arte, poder ficar a saber que o espectculo que oferece pode ser recebido, sem qualquer problema, noutra sala do pas. O programa informtico Territrio Artes que o Ministrio da Cultura est em vsperas de inaugurar, conta j com importantes adeses, ainda segundo Isabel Pires de Lima, sobretudo por parte das autarquias, que, como refere, so das estruturas que no pas mais e melhores equipamentos culturais dispem. Paralelamente a este anncio, a ministra da Cultura referiu ainda o lanamento do programa Vate Vamos Apanhar o Teatro, uma outra iniciativa dinamizada pelo seu ministrio, e que mais no pretende, como salientou, do que apoiar na prtica uma efectiva descentralizao cultural ligada actividade teatral. Neste sentido, e numa primeira fase, a soluo encontrada foi o recurso utilizao de um autocarro especialmente preparado e transformado numa sala de espectculos, que se deslocar de municpio em municpio de forma a percorrer toda a regio do Algarve.
R.S.A.

Preocupado com os baixos nveis das reservas de gua nas albufeiras portuguesas, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, prev a reactivao da Comisso da Seca caso no chova at Maro prximo. Durante a visita que realizou sede da Associao de Criadores de Bovinos de Raa Alentejana, na Herdade da Coutada Real, em Assumar (Monforte), o governante afirmou perante os jornalistas que a Comisso da Seca 2006 ser criada se no chover no prazo de um ms. Recorde-se que a Comisso

para a Seca 2005 cessou funes em Janeiro deste ano, mas o ministro do Ambiente garantiu na altura que seria mantido um pequeno grupo para acompanhar a situao. Embora a falta de gua no esteja, para j, a afectar as culturas de Inverno, Jaime Silva considerou a situao das reservas hidrolgicas das barragens nacionais se reveste de alguma gravidade em particular a de Trs-os-Montes , tendo apelado a um intervalo de espera em clima de serenidade, sabendo ns que temos uma situao que comea a preocupar-nos bastante.

16

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Parlamento
Miguel Freitas defende novas prticas de combate desertificao
J. C. CASTELO BRANCO

OPINIO

As freguesias: o que isso?


As freguesias tm uma origem religiosa, eclesistica, ligada ocupao do territrio e respectiva organizao das comunidades crists e mantiveram essa caracterstica at muito tarde. As freguesias ou parquias, dirigidas por um proco, subordinado hierarquia da Igreja Catlica, para alm da vida religiosa, acabaram por ter de responder s mais imediatas e directas necessidades da vida em vizinhana e, por necessidade disso, foram executando, naturalmente, funes administrativas de interesse geral e civil que podemos qualificar como prprias do conceito de Administrao Pblica, a comear logo no registo do nascimento, no casamento ou no registo dos mortos e no seu enterramento. O entrecruzamento dos interesses civis com os assuntos eclesisticos levou a que os moradores tivessem tambm de escolherem representantes seus para intervirem, junto do representante espiritual, nessas tarefas em nome do interesse geral, do interesse da comunidade, da nascendo os primeiros afloramentos orgnicos. A primeira e talvez a maior mudana estrutural poltica em Portugal ocorreu com o advento do liberalismo, implantado pela revoluo de 1820, liderada por Manoel Fernandes Thomaz, Jos Ferreira Borges e outros homens do Sindrio. O liberalismo, a primeira democracia em Portugal, comeou por estruturar a administrao municipal e por tentar uma organizao provincial mas, de inicio, no contemplou a freguesia na estrutura administrativa, nem atravs da primeira das nossas Constituies, a de 1822, nem atravs da que imediatamente se lhe seguiu, a Carta Constitucional de 1826, de D. Pedro, rei de Portugal e dos Algarves e imperador do Brasil. Foi preciso esperar pelo setembrismo, que promoveu uma segunda vida da Constituio de 1822, e pela figura mpar de Manuel da Silva Passos (que era chamado e ficou conhecido por Passos Manuel) para que a freguesia passasse a incorporar formalmente, pela primeira vez, a estrutura orgnica da nossa Administrao. Foi pela importantssima Lei de 25 de Abril de 1835 e na qual so, igualmente, criados os distritos em Portugal. Portanto, distritos e freguesias, legalmente, tm a mesma idade, ambos nasceram no mesmo dia curiosamente um dia 25 de Abril! Na sequncia, o Cdigo Administrativo de 1836 vem estabelecer que os concelhos se compunham de uma ou mais freguesias, que eram dirigidas por uma junta de parquia as quais dispunham de bens e rendimentos e eram investidas de competncias para a administrao daqueles, bem como em domnios de assistncia social. A confluncia e confuso com a igreja no estava porm arredada e, talvez por isso, as freguesias voltaram, momentaneamente, a perder o seu estatuto na Administrao civil, no Cdigo Administrativo de 1842, sob Costa Cabral, estatuto esse que vieram, porm, a recuperar a partir do Cdigo Administrativo de Rodrigues Sampaio, de 1878, definitivamente. Com o sculo XX e a revoluo de 1910, a democracia monrquica foi substituda pela democracia republicana. Se bem que a Constituio de 21 de Agosto de 1911 no fizesse nenhuma referncia expressa freguesia, relegava para lei especial subsequente a organizao e atribuies dos corpos administrativos. Assim, em 1913, a lei veio estabelecer a existncia do que denominou parquia civil, cuja administrao cabia a uma junta de parquia. Mas, logo a lei n. 621, de 23 de Junho de 1916, veio determinar que a denominao passava a ser a de Freguesia, de que o seu corpo administrativo era a junta de freguesia. E assim ficou at hoje. O Estado Novo foi estruturado politicamente com a Constituio salazarista de 1933, a qual foi aprovada em plebiscito nacional de 19 de Maro de 1933, com a singularidade de as abstenes contarem como votos a favor. Esta Constituio estabelecia, com referncia a circunscries e autarquias locais, que o territrio divide-se em concelhos, que se formam de freguesias e se agrupam em distritos e provncias. Os concelhos de Lisboa e Porto subdividem-se em bairros e estes em freguesias. Quanto s freguesias, o Cdigo Administrativo (19361940) veio colocar o enfoque definidor no agregado de famlias que desenvolve uma aco social comum por intermdio de rgos prprios, que eram eleitos pelos chefes de famlia. Em cada freguesia figurava ainda um representante directo do presidente da Cmara o regedor, o qual em Lisboa e Porto dependia directamente do governador civil. Depois veio o 25 de Abril de 1974, com uma histria que ns conhecemos melhor, mas que merece outro tipo de abordagem, com espao para outro artigo.

LUS PITA AMEIXA


Deputado na AR

Foi preciso esperar pelo setembrismo, que promoveu uma segunda vida da Constituio de 1822, e pela figura mpar de Manuel da Silva Passos para que a freguesia passasse a incorporar formalmente, pela primeira vez, a estrutura orgnica da nossa Administrao

Em Portugal preciso criar uma conscincia nacional para a problemtica da luta contra a desertificao, afirmou o deputado do PS Miguel Freitas, salientando ser necessrio uma tomada de conscincia face situao de fragilidade e degradao em que esto muitos dos nossos territrios, muitos dos nossos recursos, muitas das nossas paisagens agrcolas, florestais e naturais e muitas das nossas comunidades rurais. Numa declarao poltica no Parlamento sobre o Ano Internacional dos Desertos e Desertificao, Miguel Freitas alertou ainda que preciso termos conscincia da dimenso do risco de desertificao no nosso pas, em resultado do clima que temos, mas tambm de ms prticas agrcolas de muitos e muitos anos. Por isso, considerou, falar de combate desertificao , naturalmente, continuar a falar em cdigo de boas prticas agrcolas e silvcolas e em Plano Nacional de Regadios continuar a falar em modernizao da agricultura e em Plano de Desenvolvimento Rural. Mas, acrescentou, tambm falar de planos sectoriais no mbito da Rede Natura 2000, de Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Floresta, de Plano Nacional contra Incndios, de Lei-quadro da gua, da Estratgia Nacional de Energia e do Plano Tecnolgico.

Para o lder da Federao do PS/ Algarve, falar do combate desertificao, falar, finalmente, da criao de novas oportunidades de emprego, de diversificao de actividades e de apoio a actividades emergentes, de novos clusters ambientais e de lazer e das novas fileiras energticas a partir da biomassa florestal, dos cultivos bioenergticos e das energias renovveis. Miguel Freitas considerou, por isso, que esta realidade complexa remete para uma nova viso integrada, que dever ser vertida na Estratgia Nacional para o Desenvolvimento Sustentvel, referencial de orientao para o prximo perodo entre 2007 e 2013. Temos agora uma nova opor-

tunidade, com novos enquadramentos de poltica regional e rural e com recursos financeiros suficientes, disse, defendendo que a poltica de desenvolvimento rural deve aprofundar os meios de adaptao realidade de Portugal ser um pas de diversidade na paisagem rural, na economia das comunidades rurais e nas questes ambientais que lhe esto associadas. O deputado socialista sublinhou por ltimo que cabe Assembleia da Repblica, alm da discusso e aprovao de todas as iniciativas legislativas, contribuir para uma maior consciencializao deste problema a nvel nacional, j que uma conscincia activa o primeiro passo para o combate desertificao.

Socialistas satisfeitos com consenso em torno das quotas de salvaguarda


MSICA PORTUGUESA NA RDIO
A bancada parlamentar do PS congratulou-se com o consenso obtido em torno da necessidade de estabelecer quotas de salvaguarda da msica portuguesa nas rdios. Numa declarao de voto, apresentada na Assembleia da Repblica, os deputados socialistas sublinham que este convergncia de opinies dos diferentes grupos parlamentares evidencia de forma inequvoca que nenhum partido ignora a situao de quase excluso da msica portuguesa em alguns importantes servios de programas de radiodifuso. Salientando que o texto de substituio aprovado tal como os projecto de lei apresentado em 2003 e 2005 adequado, realista e eficaz, na medida em que mantm um equilbrio adequado na utilizao de um bem pblico finito, salvaguardando a defesa da msica e da lngua portuguesas, define de forma consentnea o que se entende por msica de factura nacional, atendendo real dimenso e diversidade da lusoSublinham ainda que a base de determinao das quotas simples e clara, uma vez que a lista de temas musicais tocados em cada servio de programa j elaborada pelos operadores. Por outro lado, acrescentam, as excepes aplicao do regime estabelecido so precisas e fundamentadas, e tm em considerao a evoluo para o digital, ficando ainda claramente distinguidas as competncias da entidade reguladora, da fiscalizadora e ainda um sistema de penalizaes por incumprimento das disposies legais. Por fim, o projecto de lei socialista possibilita igualmente uma aplicao progressiva, permitindo uma adaptao s novas regras dos servios de programas onde a msica portuguesa residual. A terminar a declarao de voto, os deputados do PS afirmam continuar disponveis para minorar as tenes detectadas entre msicos, editores e operadores radiofnicos, visando uma salvaguarda activa do patrimnio musical, que parte integrante da identidade nacional.
M.R.

fonia no mundo e assegura uma maior exigncia para com o operador de radiodifuso, bem como a defesa dos artistas portugueses e da sua criao mais recente. Para os socialistas, o diploma mereceu tambm um apoio alargado no hemiciclo, por permitir, atravs da possibilidade de ajustamento anual do valor da quota, adaptar a lei s alteraes do mercado discogrfico e evoluo da rdio, ouvindo os interessados no sector.

Parlamento

9 DE FEVEREIRO DE 2006

17

Portugal deve reforar participao na Europa e afirmar-se no mundo


Assumir um papel activo na construo do edifcio europeu e diversificar as relaes internacionais so os reptos simultneos perante os quais o nosso pas ter de responder com uma estratgia de harmonizao de interesses.
MARY RODRIGUES

segurana social, educao, cincia e cultura e a muitas outras reas, sintetizou o deputado, assinalando que as iniciativas e actividades descritas nos relatrios parcelares das Comisses reforam a participao nacional no processo europeu.

constitucionais e da cooperao para o progresso da humanidade que regem as relaes internacionais em Portugal, resultando benefcios para os estados contratantes.

Simplificar e uniformizar procedimentos


Por sua vez, a deputada socialista Paula Cristina Duarte centrou a sua interveno nas relaes entre Portugal e a Noruega em matria de Segurana Social, sublinhando a necessidade de alguma clarificao no quadro do Espao Econmico Europeu, em vigor desde 1994. Aps saudar o facto do Governo ter apresentado no Parlamento uma proposta de resoluo sobre este aspecto, Paula Cristina Duarte considerou imperativo o estabelecimento de um acordo entre as partes envolvidas que regule aspectos residuais de natureza administrativa em matria de sade, a fim de simplificar e uniformizar procedimentos das instituies portuguesas e norueguesas, designadamente os concernentes a prestaes em espcie e a controlos administrativos e mdicos. conveniente garantir aos trabalhadores dos Estados-membros e s pessoas que deles dependem ou seus sobreviventes, a igualdade de tratamento perante as diferentes legislaes nacionais defendeu, apontando igualmente a convenincia de subordinar, no respeito pelas caractersticas especificas das diferentes legislaes nacionais de Segurana Social, os trabalhadores assalariados e no assalariados que se deslocam no interior da comunidade ao regime de um nico pas-membro, de forma a evitar a cumulao de leis aplicveis e aos problemas que da podem decorrer. A concluir, a deputada do PS reforou o carcter imperativo de prever disposies especiais que correspondam s caractersticas especficas das diferentes legislaes, a fim de facilitar a aplicao das normas.

Aposta na diversificao das relaes


Sobre o posicionamento estratgico do nosso pas no panorama global, a deputada Isabel Vigia afirmou, no Parlamento, que um dos principais desafios que se colocam a Portugal o de conciliar a dinmica prpria do processo de integrao europeia com a capacidade de diversificar as suas relaes com outras regies do mundo. Neste mbito, defendeu a ratificao de um conjunto de convenes estabelecidas entre pases terceiros e a Repblica portuguesa com vista a evitar a dupla tributao e prevenir a evaso fiscal em matria de impostos sobre o rendimento. Ao estabelecer regras de cooperao e canais de comunicao entre os estados, as convenes em ratificao fomentam e incentivam o investimento, na medida em que os agentes econmicos passam a dispor de normas mais claras e de uma certeza jurdica que oferece completas garantias sobre o modo de atribuio dos seus rendimentos, observou, explicando que, em termos de aplicao, estes acordos visam pessoas residentes nos pases contratantes e estabelece um sistema de dedues tributrias. De um modo geral, segue-se o princpio da tributao na fonte, fixando a incidncia fiscal no pas onde os rendimentos so gerados. Por outro lado, so estabelecidos os princpios de no descriminao e de troca de informaes, fixando-se ainda um procedimento amigvel entre estados, explicou a deputada, reafirmando que, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende que as convenes em causa fundem-se nos princpios

A bancada socialista afirma-se apostada em continuar a animar o debate nacional e a promover a participao das instituies e dos cidados portugueses no combate decisivo que o processo de construo de uma Europa unida constitui para o futuro do nosso pas, em cujo horizonte se perfilam tambm importantes desafios ao nvel do posicionamento estratgico nacional s escala planetria. Neste sentido, o deputado socialista Armando Frana fez, na sesso plenria da Assembleia da Repblica do passado dia 20 de Janeiro, uma apreciao da participao de Portugal no projecto comunitrio ao longo de trs anos, concluindo que a atitude nacional tem sido positiva. Ao intervir no hemiciclo de So Bento, Armando Frana lembrou que 2002 foi o ano em que o Conselho Europeu de Copenhaga concluiu as negociaes de adeso dos dez novos Estados-membros, com vista quilo que hoje a Europa dos 25. Trata-se de um acontecimento de enorme relevncia poltica para a paz, para o desenvolvimento equilibrado e sustentado dos povos europeus e para o futuro da Europa, observou, acrescentando que este facto tem outros significados polticos relacionados com a afirmao da liberdade dos povos e a afirmao da sua identidade no novo contexto poltico da Europa democrtica e unida. O nosso pas disse acompanhou neste ano a importncia destes relevantes acontecimentos, mediante a realizao em territrio nacional de numerosos

colquios, conferncias e outras iniciativas promovidas pelo Presidente da Repblica, pela Assembleia da Repblica, pelo Governo, Partidos Polticos, Universidades e pela Comunicao Social. Tambm em 2002, quando a presidncia do Conselho da Unio era exercida pela Espanha e pela Dinamarca, Portugal teve a seu cargo a presidncia da OSCE, definindo trs reas prioritrias: a preveno e o combate ao terrorismo, o tema da gua, a preveno de conflitos e o reforo da cooperao entre a OSCE e a UE a nvel regional. Esta foi, segundo o deputado socialista, uma agenda que se revelou de manifesta oportunidade e inegvel importncia poltica, face aos acontecimentos recentes da poca e aos futuros. No relatrio do ano 2003, Armando Frana destacou duas dimenses no processo de construo europeia. Por um lado, a terica, na qual se exige mais organizao, mais desenvolvimento, mais coeso social e solidariedade, qualidade de vida, segurana e paz para os povos europeus. Por outro, a prtica, feita da concretizao de

inmeras iniciativas polticas e de muitos pequenos e fundamentais passos, declarou, assinalando para esse perodo o facto de Portugal ter assumido o compromisso de aumentar a ajuda pblica ao desenvolvimento, na sequncia, alis, dos acordos de Barcelona. A interveno militar dos Estados Unidos no Iraque geradora de cises e grandes perplexidades polticas na Europa e merecendo a justa reprovao de muitos Estados-membros foi outro dos acontecimentos que, na ptica do parlamentar socialista, marcaram 2003. J em 2004 ano do maior alargamento da histria da Unio Portugal interveio activamente na Conferncia Intergovernamental e assinou o novo Tratado Constitucional, cuja entrada em vigor espera pela ratificao de todos os Estados. Neste perodo da participao nacional na Unio releva tambm a adopo pelo nosso pas da nova Estratgia Europeia de Combate s Drogas e Toxicodependncias, a aproximao a importantes disposies legislativas em matria de sade, trabalho,

PS questiona no adeso do municpio de Setbal a programa de ensino do Ingls no bsico


A deputada socialista Marisa Costa quer saber quantas crianas do municpio de Setbal esto neste momento afectadas pela no adeso do municpio ao Programa de Generalizao do Ensino do Ingls nos 3 e 4 anos do 1 ciclo do bsico. Ao lembrar que esta medida encetada pelo Governo que honra mais um compromisso eleitoral do PS visa desenvolver competncias e fomentar o interesse pela aprendizagem deste idioma ao longo da vida, bem como aumentar a competitividade dos trabalhadores e da economia portuguesa, Marisa Costa num requerimento entregue mesa da Assembleia da Repblica no passado dia 27, que o Ministrio da Educao clarifique se existe ainda a possibilidade dos alunos prejudicados poderem colocar-se a par das restantes crianas do nosso pas durante o corrente ano. Questionando se a edilidade sadina avanou com alguma data para a entrega da proposta de adeso, a deputada inquiriu tambm a tutela sobre os motivos invocados pela cmara para que esta ainda no se tenha verificado. Tendo como referncia os padres europeus, Marisa Costa considera que o sistema educativo portugus necessita recuperar o seu atraso, pelo que defende uma aposta na elevao do nvel de formao e qualificao das futuras geraes, objectivos estes que passam pela aquisio de competncias fundamentais atravs do desenvolvimento do ensino bsico, onde a generalizao da aprendizagem do ingls ganha inegvel relevo desde o primeiro ciclo.
M.R.

18

9 DE FEVEREIRO DE 2006

Internacional

Scrates na vice-presidncia da Internacional Socialista


A pobreza e as desigualdades no mundo e a situao no Mdio Oriente e nos Balcs dominaram os trabalhos do Conselho da Internacional Socialista.
Eleito em Atenas para a vicepresidncia da Internacional Socialista (IS), o secretrio-geral do PS, Jos Scrates, elogiou a actuao de Antnio Guterres durante os cinco anos e meio que esteve frente desta organizao, considerando que o antigo primeiro-ministro portugus deixou uma marca na IS. Scrates, que se deslocou capital grega, na qualidade de lder do PS para participar no Conselho da IS, nos dias 29 e 30 de Janeiro, referiu que Guterres foi um lder muito respeitado e que deixou marcas a vrios nveis, apontando como exemplos a aproximao entre a Internacional Socialista e os democratas americanos, e uma melhor organizao, eficincia e presena da IS. Segundo o lder do PS, a nomeao de Guterres para ACNUR, em Maio do ano passado, honra tambm a Internacional Socialista e o seu trabalho frente da organizao. ser eleito, George Papandreou apontou a democratizao e regulao da globalizao como a prioridade do seu mandato. A democracia a nossa causa. Temos de reconfigurar a globalizao, de forma a podermos recuperar dois teros de seres humanos que esto, actualmente, excludos do processo, reflectindo os princpios socialistas da incluso, da diversidade cultural e do desenvolvimento sustentado, disse. George Papandreou, que centrou grande parte do seu discurso nos malefcios do capitalismo selvagem, salientou que a principal tarefa dos socialistas, sociais-democratas e trabalhistas que integram a organizao ter de passar pelo restabelecimento do equilbrio entre a produo econmica e a justia social. A Internacional Socialista, que existe sob a forma actual desde 1951, agrupa hoje 161 partidos e organizaes polticas de todos os continentes, sendo que actualmente 56 dos seus partidos membros exercem funes governativas nos respectivos pases, como o caso do PS. J. C. C. B.

Hamas tem de adoptar atitude responsvel


Neste Conselho da IS, a vitria do Hamas nas legislativas palestinianas foi um tema incontornvel, tendo Scrates defendido que este movimento integrista deve adoptar imediatamente uma atitude mais responsvel, sob pena de no conseguir obter credibilidade internacional. necessrio que o Hamas abandone a luta armada, para poder ser considerado como um parceiro credvel em negociaes de paz, deixando tambm de ter como objectivo a destruio do Estado de Israel, disse. Recordando que a organizao radical islmica ainda faz parte da curta lista de organizaes terroristas elaborada pela Unio Europeia, o lder do PS afirmou que, sem essa atitude responsvel, e apesar de terem ganho as eleies, os dirigentes do Hamas nunca conseguiro ter uma credibilidade internacional que os afirme como actores a considerar numa negociao que muito difcil.

Na sua interveno durante os trabalhos, Scrates considerou Guterres um dos homens mais brilhantes que conheceu e disse tratar-se de uma referncia para os socialistas. Relativamente ao novo lder da IS, o secretrio-geral do PS, que presidiu ao ltimo dia de trabalhos, cabendo-lhe declarar formalmente George Papandreou como novo presidente, comentou que se trata de uma personalidade muito respeitada, muito prestigiada e muito ouvida internacionalmente, acrescentando ter a certeza que

far um excelente trabalho frente da organizao. Candidato nico eleio, Papandreou foi eleito por unanimidade durante o Conselho da organizao, com votos favorveis de todos os lderes e dirigentes socialistas participantes na reunio de Atenas. Filho do fundador do PASOK e antigo primeiro-ministro grego Andreas Papandreou, George Papandreou, 54 anos, o lder desde Fevereiro deste partido, actualmente na oposio. No discurso que proferiu aps

Michelle Bachelet promete ser Presidente de todos os cidados


ELEIES
O Chile tem pela primeira vez na sua Histria uma mulher na presidncia da Repblica. A futura ocupante do palcio de La Moneda, a socialista Michelle Bachelet, prometeu ser a Presidente de todos os cidados e esbater a profunda clivagem entre ricos e pobres, de forma que o pas de Salvador Allende possa surpreender o mundo daqui at 2010. Desta vez no choveu em Santiago.
J. C. CASTELO BRANCO

Socialista, laica e republicana


Socialista, pediatra, agnstica, me solteira de trs filhos, nascidos de dois pais diferentes, este o perfil da futura Presidente do Chile, Michelle Bachelet, de 54 anos. O percurso de Michelle, que se candidatou pela Concertao Democrtica, a plataforma de socialistas, radicais e democratas-cristos, confunde-se com a histria recente do Chile. Militante socialista desde 1970, filha de um general da Fora Area, antigo colaborador do Presidente Salvador Allende, que foi detido e torturado depois do golpe de Estado de Pinochet, tendo morrido na priso. Tal como o seu pai, esteve presa e foi torturada durante a ditadura, para depois fugir para o exlio na Austrlia e na ex-RDA. Regressa ao Chile, tendo participado activamente no processo de transio democrtica. Foi ministra da Sade e da Defesa nos governos do Presidente Ricardo Lagos.

Fui a candidata dos cidados e serei a Presidente dos cidados. O meu governo vai ser um governo de unidade, de todos os chilenos, garantiu a sucessora de Ricardo Lagos, que derrotou o magnata direitista Sebastian Piera na segunda volta das eleies presidenciais, impondose por uma margem de sete pontos percentuais: 53 por cento, contra 46 por cento. No discurso de vitria perante

dezenas de milhares de apoiantes em Santiago do Chile, a socialista Michelle Bachelet afirmou que ir trabalhar sem descanso, pois no h tempo a perder, so s quatro anos. Num pas ainda muito marcado pelo golpe de Estado que deps Salvador Allende e a feroz represso dos anos da ditadura do general Augusto Pinochet, a Presidente eleita prestou ainda homenagem ao seu pai, que veio a morrer na priso. No tive uma vida fcil, vs sabeis bem, mas quem que teve uma vida fcil?, afirmou, recordando que, tal como o seu pai, foi presa e torturada durante o regime de Pinochet. H uma pessoa que estaria muito orgulhosa esta noite: o meu pai, Alberto Bachelet Martinez; sinto de uma maneira que no consigo explicar que ele est muito perto de mim, disse a antiga ministra da Sade e da Defesa do Presidente cessante, o socialista Ricardo Lagos, seu mentor poltico. Michelle Bachelet sublinhou que a violncia que destruiu tudo o que amava f-la dedicar a sua vida a inverter o rumo das coisas. Por isso, disse, o Chile, sado de

16 anos de ditadura, vai surpreender de novo o mundo ao mostrar que um pas pode tornarse ainda mais prspero sem perder a sua alma, ajudando os que ficam para trs. Quem poderia pensar h 20, 10 ou 5 anos que o Chile iria eleger uma mulher presidente? A democracia permitiu-o, bem como o voto de milhes de vocs. No se trata do triunfo de uma s pessoa, de um partido, de uma coligao, mas o conjunto de todos ns, acrescentou. No plano econmico, o Chile tem uma taxa de crescimento de seis por cento, as exportaes duplicaram em trs anos e desde a restaurao da democracia a pobreza que chegou a atingir 45 por cento da populao fruto da poltica econmica pinochetista inspirada nas teses neoliberais dos chicago boys foi reduzida para 19 por cento. Mas, apesar do crescimento registado, a escandalosa distribuio dos rendimentos, geradora de gritantes desigualdades sociais e grande concentrao da riqueza continua a ser o grande desafio que a nova Presidente tem pela frente.

Tribuna Livre
A Europa dos Projectos Energia, Investigao e Desenvolvimento
Os objectivos nacionais em matria de Cincia, Tecnologia e Inovao para os prximos anos conduzem ao progresso econmico e social, em sintonia com os esforos europeus, relanando a importncia do pas vencer o atraso cientfico e tecnolgico e dar novo impulso inovao
com investigao em bastante mais de 50 por cento em termos reais at 2010, elevando-a, assim, a 3 por cento do PIB, tal como defendido pela Comisso. Assim, a bem do projecto europeu, assente na competitividade, no progresso e na coeso social, esperemos e desejamos que assim seja. Um outro aspecto desta reflexo diz respeito energia, no mbito da complexidade que esta temtica envolve. A dependncia externa da UE no domnio do abastecimento energtico grande e com custos elevados. Ainda temos na memria a recente crise provocada pelo corte de fornecimento de gs da Rssia Ucrnia, que veio a colocar mais visvel a fragilidade europeia em termos energticos, mas, ao mesmo tempo, reforou ainda mais a premente necessidade da Unio Europeia encontrar solues para tornar essa dependncia cada vez menor. De salientar, porm, que a Unio Europeia se encontra frente da Amrica e da sia na corrida para acabar com a dependncia em recursos naturais. A Amrica do Norte j o maior consumidor de petrleo do mundo e prev-se que a procura cresa 1,7 por cento ao ano. J a Europa lidera em matria de converso para fontes de energias renovveis. Por isso, a necessidade da mudana relana com grande acuidade a estratgia da segurana do aprovisionamento energtico destinada a reduzir os riscos associados a esta dependncia e coloca a problemtica que a Europa vem enfrentando na implementao e desenvolvimento do tringulo composto pela Energia, Investigao e Desenvolvimento. Ou seja, como satisfazer as necessidades energticas da UE de forma sustentvel e sem por em causa a sua independncia? Esta abordagem coloca desafios de competitividade e inovao que se encontram vertidos no programa-quadro para a competitividade e inovao a aplicar no perodo de 20072013, gerado pela Estratgia de Lisboa renovada e que incentiva especialmente a utilizao de tecnologias de informao, tecnologias ambientais e a utilizao de fontes de energia renovveis. Em Portugal, o sector energtico , simultaneamente, um importante factor de crescimento da economia e um elemento vital para o desenvolvimento sustentvel do pas. Este Governo assumiu-o como um dos domnios prioritrios de I&D e de interveno do Plano Tecnolgico, face ao desafio que constitui o desenvolvimento sustentvel. O Governo estabeleceu uma estratgia nacional para a energia, com um conjunto de medidas estruturantes concretizando a Estratgia Nacional para a energia e o Plano Tecnolgico, nomeadamente atravs de medidas como o lanamento do concurso de Centrais de Biomassa Florestal; incentivos fiscais ao desenvolvimento dos Biocombustveis; certificao energtica de edifcios, novos regulamentos e obrigatoriedade de instalao de painis solares trmicos; criao de uma zona piloto e de mecanismos geis de licenciamento para projectos na rea da energia das ondas; e assinatura de memorando de entendimento para projectos de investimento e criao de um Centro de Investigao & Desenvolvimento na rea do biogs e hidrognio. Com estas medidas, Portugal pretende reduzir a dependncia externa, dar cumprimento ao Protocolo de Quioto, fomentar a inovao e a criao de empregos qualificados. Nos ltimos dez anos, Portugal assistiu ao lanamento do gs natural como novo vector energtico. Porm, tendo o gs natural origem fssil, o ajustamento ambiental do nosso mix de produo e consumo de energia ter de passar, tambm, pelo recurso a outro tipo de fontes de energia, nomeadamente as energias renovveis. A introduo destas energias contribuir no s para tornar mais eficaz e menos poluente o sistema energtico nacional, mas tambm para garantir a segurana do abastecimento. Estamos conscientes que muito mais h a fazer neste domnio, particularmente agora que o debate energtico est de volta, e a Comisso Europeia lanou o livro verde da energia que ir apresentar em Maro, no qual sero apresentadas as grandes linhas de uma estratgia energtica comum. Isto, no momento em que vrios Estados-membros comeam a encarar o nuclear como alternativa. Apesar de ainda estar na memria o acidente de Chernobil, ocorrido em 1986, e a sua utilizao gerar particular controvrsia, existe uma enorme preocupao por parte da UE em reforar as normas de segurana aplicveis s centrais nucleares. Actualmente, a Frana o principal produtor europeu de energia nuclear, fornecendo uma boa parte aos diferentes parceiros europeus.

9 DE FEVEREIRO DE 2006

19

OPINIO

Segurana Social: que futuro?


No programa televisivo Prs e Contras, do dia 9 de Janeiro, o ministro das Finanas, Teixeira Santos, traou um quadro preocupante sobre a sustentabilidade da Segurana Social. Segundo um relatrio encomendado pelo Governo, o sistema contributivo que financiado pelos descontos dos trabalhadores no activo e pelas entidades patronais registar, em 2007, um dfice de 151 milhes de euros. Em 2015, o fundo de estabilizao financeira deixar de ter dinheiro para pagar as penses e outras prestaes sociais, devendo por isso recorrer--se a verbas do Oramento de Estado. Em meados deste sculo, o dfice previsto atingir 13.503 milhes de euros. Se a taxa de crescimento demogrfico no aumentar, a populao com mais de 65 anos de idade duplicar at essa data, atingindo 34 por cento do total, tornando-se extraordinariamente difcil sustentar financeiramente o pagamento das reformas de uma populao cada vez mais envelhecida. Logo aps a interveno televisiva de Teixeira dos Santos, algumas aves de mau agoiro fizeram sentir a sua voz. Para estes apenas resta uma alternativa: a privatizao de fraces crescentes do sistema de Segurana Social com a criao de um regime de contas privadas para onde os contribuintes seriam obrigados a canalizar uma parte dos seus descontos. Este expediente, para alm de no resolver o problema da sustentabilidade do sistema, constitui um atentado ao to propalado princpio da liberdade de escolha, revelando ao mesmo tempo um total desconhecimento da situao financeira dos fundos privados de penso a nvel internacional. Basta pensar que em 2004 na GrBretanha e nos Estados Unidos os fundos privados de penses registavam um dfice astronmico: 110 mil milhes de dlares no caso da velha Albion e 280 mil milhes de dlares no caso da terra do Tio Sam. Dizer, por conseguinte, que a privatizao constitui a alternativa insustentabilidade do sistema pblico no saber sequer do que se est a falar. As alternativas so, portanto, outras. Antes de tudo necessrio tornar o sistema pblico de Segurana Social mais justo. De facto, no se pode aceitar que os pensionistas com rendimentos mdios recebam uma penso lquida 10 por cento mais baixa em proporo do seu nvel salarial do que a recebida pelos contribuintes com rendimentos mais elevados: ao contrrio do sistema fiscal e tributrio, o sistema de Segurana Social no deve ser progressivo, mas regressivo relativamente aos rendimentos dos contribuintes, sem tectos contributivos, embora se admita o estabelecimento de um tecto mximo para as prestaes como uma das formas de reforar a sua sustentabilidade. Um segundo conjunto de reformas passa por criar novas formas de financiamento. A produtividade do trabalho aumentou significativamente, mas so paradoxalmente as empresas trabalho intensivas, isto , as que registam um valor acrescentado por trabalhador mais baixo a sustentar a maior parte do financiamento do regime contributivo. Um imposto sobre o valor acrescentado das empresas com produtividades mais elevadas que geram enormes excedentes, mas no contribuem em proporo para a sustentao do sistema, seria uma medida no apenas economicamente necessria, mas socialmente equitativa. Um terceiro grupo de reformas incidiria sobre a criao de uma espcie de segundo pilar que pudesse contribuir indirectamente para a melhoria da sustentabilidade financeira do sistema. Os actuais planos privados de poupana reforma no cumprem este objectivo. A formao de fundos sociais de poupana geridos por sindicatos ou por organizaes cooperativas poderiam ser uma resposta. Certamente que estas medidas teriam pouco sucesso se o envelhecimento do pas continuasse a acentuar-se. No entanto, apenas com uma melhoria generalizada das condies de vida se poder esperar uma inverso desta tendncia. Mas isso depende das polticas sociais futuras que devem comear a ser j preparadas no presente.

JOAQUIM JORGE VEIGUINHA

MARIA DE LURDES RUIVO


Deputada na AR

A Unio Europeia (UE) tornou-se num espao cada vez mais integrador e alargado, assente no modelo de economia social de mercado. Conta actualmente com mais de 450 milhes de cidados e converteu-se num gigante econmico. O modelo de construo europeia tornou-se num modelo sedutor para muitos pases. Todavia, com a emergncia da Economia do Conhecimento, potenciada pela globalizao, torna-se necessrio que a Europa se torne mais forte na inovao e na investigao, garantes da competitividade e dos empregos de amanh, vendo-se confrontada com a necessidade de reorientar as suas polticas para poder beneficiar em pleno das capacidades da nova sociedade baseada no conhecimento em consonncia com os valores europeus e com o modelo de sociedade europeia. A Estratgia de Lisboa, agora retomada, pretende isso mesmo, ou seja, que a UE se torne a economia do conhecimento mais competitiva e dinmica do mundo, capaz de gerar um crescimento econmico sustentvel, com mais e melhores empregos e maior coeso social. Mas, segundo evidencia o relatrio da Comisso Conselho Europeu da Primavera Concretizar Lisboa Reformas para uma Unio Alargada, as medidas tomadas a nvel europeu so insuficientes para concretizar os objectivos da Estratgia de Lisboa, sendo que h um conjunto considervel de reformas e de investimentos da responsabilidade dos Estadosmembros, pelo que so necessrios esforos renovados, por parte destes, de forma a reforar o financiamento pblico em investigao e melhorar as condies-quadro para o investimento privado em I&D. Neste mbito, a UE adoptou um conjunto de orientaes estratgicas que se encontram convertidas no VII Programa Quadro de Investigao, para 2007-2013. Em Portugal, o desempenho ao nvel da Economia do Conhecimento fraco. De salientar que o investimento em I&D (% do PIB) cresceu em Portugal, acima da mdia europeia, entre 1997 e 2000, tendo passado de 0,62 por cento, para 0,80 por cento, respectivamente, correspondendo a um crescimento mdio anual de cerca de 9 por cento. Porm, entre 2000 e 2003 este ciclo de convergncia com a Europa terminou, ao apresentar uma evoluo negativa (-0,4 por cento). importante tambm realar que o quadro de financiamento das despesas em I&D, em Portugal, revela ainda uma forte dependncia face ao Estado, enquanto no conjunto dos Estados- membros, so as empresas que assumem a maior parcela de investimento. Todavia, os objectivos nacionais em matria de Cincia, Tecnologia e Inovao para os prximos anos, definidos no programa de Governo, conduzem ao progresso econmico e social, em sintonia com os esforos europeus, relanando a importncia do pas vencer o atraso cientfico e tecnolgico e dar novo impulso inovao. A aposta do actual Governo forte nesta matria, estando a ser implementado um vasto conjunto de aces que vo desde o Plano Tecnolgico, at reformas a nvel da educao e formao, fomentando a excelncia. Tambm a Frana e Alemanha iniciaram grandes programas em domnios do futuro, como as biotecnologias, as tecnologias de informao, as nanotecnologias e gostariam de ver esses programas alargados a toda a Europa. Ora, se queremos uma Europa de progresso e de excelncia, esta deve concentrar-se, sobretudo, no alcance de uma meta comum, de projectos comuns. No entanto, ser pertinente que faamos a seguinte reflexo: uma Europa que mostrou fragilidades para chegar a um acordo sobre as perspectivas financeiras 2007-20013, que tem dificuldades em lidar com a PAC e com o reembolso do cheque britnico, consegue fazer aumentar a despesa

necessrio tornar o sistema pblico de Segurana Social mais justo. De facto, no se pode aceitar que os pensionistas com rendimentos mdios recebam uma penso lquida 10 por cento mais baixa em proporo do seu nvel salarial do que a recebida pelos contribuintes com rendimentos mais elevados

RGO OFICIAL DO PARTIDO SOCIALISTA Propriedade do Partido Socialista

Director Jorge Seguro Sanches Director-adjunto Silvino Gomes da Silva Redaco J.C. Castelo Branco cbranco@ps.pt, Mary Rodrigues mary@ps.pt , Rui Solano de Almeida rsolano@ps.pt Secretariado Virginia Damas virginia@ps.pt Layout e paginao Gabinete de Comunicao do Partido Socialista Edio internet Gabinete de Comunicao do Partido Socialista e Jos Raimundo Redaco, Administrao e Expedio Partido Socialista, Largo do Rato 2, 1269-143Lisboa; Telefone 21 382 20 00, Fax 21 382 20 33 Depsito legal N 21339/88 ISSN 0871-102X Impresso Mirandela, Artes Grficas SA; Rua Rodrigues Faria 103, 1300-501 Lisboa
Toda a colaborao dever ser enviada para o endereo postal do jornal ou accaosocialista@ps.pt

www. accaosocialista . net

You might also like