You are on page 1of 5

O Zodaco e os Solstcios Publicado na Edio 05em Esoterismo e Astrologia9 de Junho de 20101 comentrio

Em astronomia e em astrologia, o Zodaco a zona ou faixa do firmamento dentro da qual esto o Sol, a Lua e os principais Planetas. Uma vez que as rbitas dos Planetas so praticamente fixas, um observador na Terra v estes corpos celestes movendo-se em estreita faixa da esfera celestial (15). As vrias configuraes das estrelas fixas foram agrupadas, h mais de cinco mil anos, na Mesopotmia (Tigre/Eufrates), em constelaes que representavam objetos ou animais. Uma vez que as rbitas dos Planetas passavam pela maioria destas constelaes, os gregos chamaram a esta zona do espao Zodiako Kyklos, isto , crculo de animais. O desenvolvimento da matemtica astronmica permitiu aos sbios da Mesopotmia estabelecer com preciso os doze signos zodiacais, cada um deles ocupando um arco de 30 da elptica orbital do Sol. A histria dos nomes dos smbolos zodiacais desconhecida. Eles apareceram pela primeira vez em manuscritos gregos da alta Idade Mdia.

O conceito de Zodaco chegou ao Egito Antigo sob a dominao grega no sculo III aC . Aps receber influncias babilnicas e egpcias, o sistema zodiacal grego propagou-se para a ndia, Roma e Bizncio, de onde retornou enriquecido por novos elementos recebidos do Isl e do Cristianismo (Santo Agostinho responsvel no s pelo enriquecimento do sistema, mas tambm, por ser figura proeminente do cristianismo, pela sua aceitao pela Igreja da Idade Mdia). A influncia do Zodaco na arte e na literatura foi bastante acentuada no Renascimento Italiano. de extrema importncia o simbolismo do Zodaco, pelo fato de se constituir no prottipo de todos os ciclos da natureza, alegorizando tanto as fases da vida humana desde o nascimento at morte, como as do Maom, desde a sua Iniciao at atingir o Mestrado.

Nos Mistrios de Ceres, em Eleusis (culto deusa Demter), o iniciando partilhava o destino do gro de trigo confiado terra. Como o gro, o iniciando sofria a influncia solar para desenvolver-se e frutificar, passando pelas fases da gerao, da infncia, da juventude, da maturidade e da velhice e morte. Sob este ponto de vista, cada signo do Zodaco tem um significado especfico, atuando sobre o ser humano nascido sob sua influncia. Estes signos so representados nas Lojas Manicas pelas doze colunas zodiacais que ornam o Templo. Estas colunas, identificadas pelo smbolo colocado em cada uma delas, so assim dispostas no Templo: COLUNA DO NORTE Do Ocidente para o Oriente: ries, Touro, Gmeos, Cncer, Leo e Virgem COLUNA DO SUL Do Oriente para o Ocidente: Libra, Escorpio, Sagitrio, Capricrnio, Aqurio e Peixes. O Zodaco exerce influncia sobre os desejos, as sensaes e os sentimentos humanos, reprimindo-os ou amplificando-os, de acordo com o signo em ascendente no momento de seu nascimento. Este signo o que ocupa a posio mais prxima do Sol neste momento. As Colunas Zodiacais, pela sua distribuio no Templo Manico, mostram que o grande candidato Iniciao se relaciona com ries, cuja impetuosidade o leva a forar as portas do Templo. Ele colocado na Cmara de Reflexes, onde se submete prova da Terra, enquanto o Sol est em Touro. Morrendo para a vida profana, sob a influncia de Gmeos e seguindo a frmula alqumica V.I.T.R.I.O.L, (Visita Interiora Terrae Rectificandoque Invenies Occultum Lapidem), o candidato faz um profundo exame de conscincia, analisa os aspectos negativos de seu carter e se prope a abandon-los, comeando a descobrir a Pedra Polida que existe em seu corao. Em seguida o Sol se levanta e o recipiendrio sai do interior da Terra, para passar pela Prova do Ar. O Sol inicia em seguida o seu curso descendente em Cncer, e o recipiendrio passa pelas provas da gua e do Fogo, que presidido por Leo, que devora tudo o que ele ainda possua de impuro. Fortificado pela energia de Leo, o nefito esposa Virgem, que o eleva s alturas do mais puro ideal. J na Coluna do Sul, o obreiro aprende com o signo da Balana a raciocinar com clareza, e a expor suas idias com firmeza. Passando influncia de Escorpio, o obreiro adquire uma vida interior rica, elevando a sua parte intelectual e espiritual. Em Sagitrio, o Iniciado desce ao fundo de seu Eu interior e, usando os conhecimentos j adquiridos, acelera o aperfeioamento do seu carter. Com o Sol em Capricrnio, domiclio de Saturno, o Maom busca a via ascensional e se compraz na Cmara do Meio. Aps ter visto a estrela Srius no cu de Sagitrio, o Iniciado se recolhe e se isola para se lamentar junto tmulo do Mestre. Esta a prova suprema, que o leva a renovar os seus votos de trabalhar em prol da Humanidade, sob os auspcios de Saturno, agora menos sombrio e

mais favorvel meditao construtiva. Neste momento, o Sol acelera a sua marcha ascendente, a partir do oceano de Peixes, para recomear um novo ciclo, que se inicia em ries, ou Carneiro. Pitgoras elaborou toda uma teoria sobre as relaes do Zodaco com a migrao das Almas. Quer para descer na gerao, quer para tornar a subir no caminho da espiritualizao da matria, as almas deviam transpor uma das duas portas do cu. Estas portas so os pontos extremos alcanados pelo Sol em sua marcha anual, onde ele parece deter o seu movimento. Da o nome de solstcios (paradas do Sol), ou portas solsticiais. OS SOLSTCIOS OU PORTAS SOLSTICIAIS A expresso Solstcio vem do Latim SOLSTITIUM, de Sol e Sstere, parar. Em astronomia, o solstcio qualquer um dos dois pontos nos quais o Sol atinge o maior afastamento de sua elptica, em relao ao equador celeste. O termo solstcio tambm usado para designar as datas do ano em que o Sol atinge os pontos assim definidos. Assim, no hemisfrio Sul, o solstcio de inverno ocorre quando o Sol est em Cncer, a 21 de junho, e o solstcio de vero ocorre com o Sol em Capricrnio, a 21 de dezembro.

Os solstcios determinam a separao das duas grandes fases em que a Natureza passa por transformaes e fenmenos notveis, comemorados em todos os cultos desde a Antiguidade, sob vrias formas e alegorias. Os solstcios, ou portas solsticiais, so tambm chamados de Porta dos Homens e de Porta dos Deuses. A primeira corresponde ao solstcio de inverno e a segunda ao solstcio de vero. No hemisfrio sul, a primeira metade do ciclo anual descendente, quando o curso do Sol vai do solstcio de inverno para o de vero. A segunda metade do ciclo anual ascendente, quando o Sol vai do solstcio de vero para o de inverno. Aps a vida terrena, o ser humano, de acordo com o aperfeioamento espiritual alcanado, sair por uma das portas solsticiais. Assim, a porta dos homens ao mesmo tempo uma sada

e uma entrada, para os que necessitam se aperfeioar. A porta solsticial dos deuses aquela pela qual saem aqueles que no mais necessitam retornar vida terrena. O Bhagavad Git, ou Mensagem do Mestre, Livro Sagrado dos Brmanes hindus, assim se expressa: Aqueles que se desencarnam quando neles arde o fogo do amor divino, iluminados pela Luz do verdadeiro conhecimento recebido do Sol da Sabedoria, conhecem o Esprito Supremo e com Ele se unem; esses passam pela porta dos deuses e no so mais obrigados a renascer. Aqueles, porm, que desencarnam no meio da fumaa dos erros, na noite da ignorncia, ho de voltar esfera da mortalidade, e renascero at que adquiram o necessrio grau de amor e de sabedoria. Esses passam pela porta dos homens.

Simbolicamente, os solstcios do dia ocorrem ao meio-dia e meia-noite. A metade ascendente do ciclo vai da meia-noite ao meio-dia, e a metade descendente vai do meio-dia meia-noite. No simbolismo manico, o trabalho inicitico inicia-se ao meio-dia e termina meia-noite, isto , inicia-se na porta dos homens e termina na porta dos deuses. Enquanto o znite do Sol visvel ocorre ao meio-dia, hora em que comeam os trabalhos manicos, o znite do Sol espiritual ocorre meia-noite, quando terminam os trabalhos do aperfeioamento espiritual. Na Antiguidade, os iniciados dos Grandes Mistrios contemplavam o Sol da meia-noite, significando que as trevas, ou cor negra so o smbolo do no manifestado, o Grande Arquiteto do Universo. No simbolismo manico, o solstcio de vero, ou porta solsticial dos deuses, simboliza o Templo Ideal no qual o iniciado se transformou ao atingir a perfeio, ao completar o polimento da sua Pedra Bruta. Na antiga Grcia, os pontos solsticiais eram representados sob o trpode da Pitonisa do Templo de Delfos, e sob os ps dos cavalos do carro solar de Apolo. So Joo Batista e So Joo Evangelista so os dois patronos da Maonaria. Desde a instituio da Maonaria Especulativa, os Maons celebram duas grandes festas anuais, ambas chamadas

de festas de So Joo, as festas solsticiais; a do solstcio de inverno, dedicada a So Joo Batista, realiza-se a 24 de junho, e a do Solstcio de vero, dedicada a So Joo Evangelista, que se celebra a 24 de dezembro.

You might also like