You are on page 1of 16

Aliana Esprita Evanglica Novembro 2012

N 448
Fraternidade dos Discpulos de Jesus Difuso do Espiritismo Religioso

Johan Strydom_Freerangestock

SUMRIO
4 5 6 7 8 10 11 12 13 14 15

RELEMBRANDO ARMOND
RealIdade DIFUsO aTUal de eXeMPlO

H 30 anOs

RELIGIO
F e RaZO

APOIO AO EXTERIOR CAPA

LIes dO dIVUlgadOR PaUlO

Quando houver real fraternidade entre mdiuns e consulentes; quando aqueles no abrigarem noes de superioridade e estes no aguardarem mgicas solues e extraordinrias revelaes, diferente ser o trabalho: no se faro as fichas, no se isolaro os chamados doentes, no se recear entrar em contato com os perturbados, no se temer absorver-lhes fluidos impuros. Haver um fraternal colquio... Bezerra de Menezes, no livro
Comentrios Evanglicos, Cap. 53 - Amorosidade, Edgard Armond, Ed. Aliana

A cOnTRIbUIO dOs PEEs

CAPA

HIsTRIcO dO PEE

CAPA

Aliana Esprita Evanglica rgo de Divulgao da Fraternidade dos Discpulos de Jesus Difuso do Espiritismo Religioso. Diretor-geral da Aliana: Eduardo Miyashiro Jornalista responsvel: Rachel An MTB: 31.110 Projeto Grco Editorao: Thais Helena Franco Conselho Editorial: Azamar B. Trindade, Carlos Henrique, Catarina de Santa Brbara, Daniel Boari, Eduardo Miyashiro, Elizabeth Bastos, Geraldo Costa e Silva, Joaceles Cardoso Ferreira, Luiz Amaro, Luiz Pizarro, Miguel de Moura, Milton Gabbai, Miriam Gomes, Miriam Tavares, Paulo Avelino, Pris Piedade Jnior, Rachel An, Renata Pires, Sandra Pizarro e Walter Basso. Colaboraram nesta edio: Carlos Eduardo Latterza de Oliveira, Flavio Darin, Marcos A Miranda, Equipe de Mocidade e equipes das regionais Campinas, Litoral Centro, So Paulo Centro, So Paulo Leste e So Paulo Oeste Reviso: Brbara Blas e Brbara Paludeti Capa: Arte Equipe Trevo Redao: rua Francisca Miquelina, 259 - CEP 01316-000 So Paulo-SP Telefone (11) 3105-5894 fax (11) 3107-9704

O TREVo Novembro de 2012 Ano XXXIX

COMenTRIOs geRaIs sObRe Os PEEs PEE 1 - QUalIdade dOs DIRIgenTes e EXPOsITORes

PEE 2 - COnceITOs de AlIana

CaPa

CaPa

PEE 3 - InIcIaO EsPIRITUal

CaPa

PEE 4 - COMUnIcaO

PGINA DOS APRENDIZEs


JUnTOs eM qUalqUeR lUgaR

Informaes para Curso Bsico de Espiritismo e Projeto Paulo de Tarso: 0800 110 164

MOcIdade eM AO

www.alianca.org.br
twitter.com/AEE_real Aliana Esprita Evanglica

trevo@alianca.org.br facebook.com/aliancaespirita youtube.com/AEEcomunica

MISSO DA ALIANA
Efetivar o ideal de Vivncia do Espiritismo Religioso por meio de programas de trabalho, estudo e fraternidade para o Bem da Humanidade.

Os conceitos emitidos nos textos so de responsabilidade de seus autores. As colaboraes enviadas, mesmo no publicadas, no sero devolvidas. Textos, fotos, ilustraes e outras colaboraes podem ser alterados para serem adequados ao espao disponvel. Eventuais alteraes e edio s sero submetidos aos autores se houver manifestao nesse sentido.
2 O TREVO NOVEMBRO 2012

De Onde VIeMOs e PaRa Onde VaMOs


quase 10 anos, o Conselho dos Grupos Integrados junto com a diretoria da Aliana Esprita Evanglica viram a necessidade de avaliarmos nosso movimento, descobrir o que precisava ser melhorado e, assim, planejar melhor o futuro. Tudo isso sem esquecer o passado e buscando uma anlise crtica das atividades e relaes entre os voluntrios. Foi ento que surgiram as primeiras ideias e opinies sobre o planejamento estratgico: o que precisava melhorar, de onde viemos, onde estamos, o que somos e para onde queremos ir. Tudo pautado para valorizar nosso principal objetivo: a evangelizao e a melhora do ser. Nesses anos, procuramos desenvolver atividades que, mais do que serem meras avaliaes administrativas, tambm falaram de sentimentos, reexes, necessidade de melhora nos programas e relaes entre as pessoas. Essas avaliaes procuraram aproximar todos os envolvidos justamente para que pudssemos acompanhar a evoluo da sociedade. Sabemos que o Espiritismo e o Cristianismo nos do uma srie de ferramentas para se construir algo slido, e o que sempre buscamos so as integraes das nossas bases religiosas junto com a proposta de efetivao dos nossos programas de evangelizao em atualizao constante. Durante esse tempo, a Aliana procurou ouvir seus colaboradores sobre o que pensavam, como vivenciavam nosso ideal e sugestes para melhorar quaisquer aspectos. chegada a hora de olharmos para trs, vermos os objetivos traados desde o comeo com uma anlise crtica de tudo que construmos at aqui e planejarmos onde queremos estar nos prximos 40 anos. O trabalho deve ser sempre medido pela nossa verdadeira proposta: evangelizar. Porm, devemos sentir o quanto desta evangelizao existe em ns em favor das melhoras contnuas do movimento, em favor da efetivao de todas as discusses geradas pelo planejamento estratgico ao longo desses quase 10 anos. Amigos, com o ideal, a ideia, com sugestes de onde devemos melhorar e praticar iremos conseguir vivenciar os 40 anos de Aliana de uma forma que no s estaremos construindo os prximos 40, mas sabendo exatamente o que queremos e onde chegaremos. Isso planejar estratgica e espiritualmente, com sentimentos e olhar no futuro. O nosso maior desao fazer com que todos os colaboradores e voluntrios tenham isso muito claro em seus coraes e aes. Precisamos fazer como Jesus e sua relao com os apstolos, que correu pelos sculos: mensagens claras e objetivas em favor da multiplicao da boa nova. Onde queremos estar nos prximos 40 anos? Essa uma resposta que iremos construir juntos!

Precisamos fazer como Jesus: mensagens claras e objetivas em favor da multiplicao da boa nova

Equipe O Trevo
O TREVO NOVEMBRo 2012

CONCEITO DE ALIANA

RELEMBRANDO ARMOND

RealIdade
rmos, A Aliana atingir os pontos mais altos de sua nalidade quando, no s os grupos integrados, mas, tambm, seus trabalhadores, viverem estas verdades e pautarem por elas sua compreenso e seus procedimentos com inaltervel sinceridade, com desprendimento e renncia em relao a personalismos, ambies e qualquer outra espcie de interesse pessoal dominante, prprios do homem encarnado neste orbe, superando-se a si mesmos; enquanto seus membros no formarem entre si uma unio inquebrantvel de fraternal convivncia, construindo cada um, pessoalmente, um elo indissolvel da prpria aliana que lhe forma o nome, porque no basta crer somente, e o desejar, mas exemplicar, como todos ns sabemos, os ensinamentos do Evangelho do Senhor. Valemo-nos do ensejo para demonstrar nossa gratido pelo esforo pessoal e prolongado de todos quantos, diretores e trabalhadores, concorreram para que neste 6 aniversrio a Aliana tenha atingido um ponto de segurana, com seus programas e nalidades em franca execuo, pedindo ao Pai que possamos prosseguir cada dia com mais rmeza e segurana, na rota inicialmente traada e abenoada pelo Plano Maior. A Aliana est se expandindo largamente para alm de sua sede metropolitana, e essa expanso no deve ser prejudicada, mas auxiliada em benefcio de quantos ainda no a conhecem; e quando tudo isso acontecer, dentro dela e no corao de todos ns, o Divino Mestre estar espiritualmente integrado e nesta Aliana far sua morada, porque estar na sua casa e no seu templo. Com viso deste futuro rogamos a Deus nos permita desde j essa felicidade e uma alegre antecipao na esperana que sustenta, na luz que esclarece e no amor que constri para a eternidade. E que assim seja.

Essa expanso da Aliana deve ser auxiliada em benefcio dos que ainda no a conhecem

Falando ao Corao, Edgard Armond

H 30 anOs...

DIFUsO aTUal de eXeMPlO


absolutamente necessrio, principalmente nestes nossos dias, que a difuso evanglica no seja simplesmente interpretativa, acomodada s convenincias e aos interesses de cada indivduo ou grupamento doutrinrio, mas sim feita em esprito e verdade, isto , segundo a essncia dos ensinamentos de Jesus, sem interferncias pessoais ou diferenas de compreenso; necessrio tambm seja feita com sinceridade, pureza de intenes e sensatez, na indispensvel testemunhao pessoal.

Na Semedura I item 230

4 O TREVO NOVEMBRO 2012

F e RaZO
Carlos Eduardo Latterza de Oliveira

o incio de julho de 2012, foi anunciada pela Organizao Europeia para a Pesquisa Nuclear a aprovao da existncia de uma partcula subatmica chamada Bson de Higgs, popularmente chamada de a Partcula de Deus. Tal descoberta importante porque seria a ltima pea para decifrar como a matria que existe em nosso Universo formada. Alguns partidrios da cincia anunciaram o m da religio, haja vista que fora encontrada a prova que explicaria como tudo no Universo foi criado a partir do Big Bang, e a ideia de Deus seria, a partir de ento, prescindvel. Partidrios da religio reagiram dizendo que a prova encontrada no uma certeza ainda e que, de qualquer forma, a descoberta no diz respeito existncia de Deus, pois quem fez tudo o que existe no Universo ainda no foi objeto de estudos cientcos. Outros simplesmente negaram a veracidade do experimento. Deixando de lado o mrito desta descoberta, constatamos que este fato reacende as discusses sobre a rivalidade entre religio e cincia. Rivalidade que surge a partir do momento que ambas reclamam a exclusividade da deteno da verdade. H 150 anos, quando Allan Kardec comea a estudar, de forma cientca, os fenmenos espritas, ele inicia sua jornada ctica dos fatos. Aps estud-los, ele se convence da sua veracidade, e passa a codicar a Doutrina dos Espritos, se convencendo cada vez mais de seu carter divino. Em virtude da razo, sua f se instalava sobre uma rocha. No captulo 19 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec arma que a f, sem a razo, cega. A razo, sem a f, a negao de Deus por orgulho dos homens, que no enxergam que pela obra que se identica o Criador. Ao nalizar, Kardec escreve a famosa frase: F inabalvel s o a que pode encarar de frente a razo, em todas as pocas da humanidade. Esta a f raciocinada. Conrmando a necessidade de aliarmos f e razo, o Esprito da Verdade disse: Espritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instru-vos, este o segundo. Ou seja, sentimento e conhecimento juntos, em prol da evoluo do homem. Se Deus nos deu a inteligncia, para utilizarmos. Albert Einstein, maior fsico do sculo 20, conrma esta ligao entre f e razo ao armar o seguinte: Quanto mais eu estudo a cincia e a fsica, quanto mais eu procuro solues, mais eu acredito em Deus. Isso porque ao estudar a obra do Criador, ele admirava cada vez mais o Criador. Jesus passou trs anos ensinando, estimulando os discpulos a usarem a razo para compreenderem as coisas do corao e forticarem sua f. Todos os discpulos eram estudiosos da Doutrina Crist. Aliavam f e razo. Conversavam sobre os

F e razo so caminhos que levam ao mesmo destino: a felicidade junto ao Pai

ensinamentos de Jesus. Debatiam tais ensinamentos, de modo que compreendessem o que Jesus dizia, passando a compreender o mundo que os cercava e fortalecendo sua f em Deus. Quando Jesus nos diz que Ele o Caminho, a Verdade e a Vida, arma que ao decidirmos seguir o Caminho que Ele ensina, chegamos at a Verdade e temos Vida em abundncia. No entanto, ningum pode trilhar esse caminho pelo outro. Cada um deve tomar a iniciativa de trilh-lo. Tudo isso para qu? Por que nos interessaria saber a verdade, reforar a nossa f atravs da razo? No estamos bem do jeito que nos encontramos? Para que tanto esforo? A resposta para estas indagaes nos dada por Jesus, no Evangelho de Joo, captulo 8, versculo 32: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Cincia e religio, f e razo, so caminhos complementares que nos levam ao mesmo destino: a libertao do Esprito, a redeno do homem, a felicidade junto ao Pai. Desse modo, que possamos gravar esta mensagem em nossos coraes, renovando a nossa f luz da razo, lembrando sempre das palavras do Cristo: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar!

Carlos Eduardo da Regional Centro-Oeste

O TREVO NOVEMBRo 2012

CENTRO ESPRITA RELIGIO

LIes dO dIVUlgadOR PaUlO


a alvorada do cristianismo, seu paladino maior, Paulo, o apstolo por excelncia, abriu um caminho por entre um mundo de obstculos, inuindo decisivamente na evoluo da doutrina crist. Cumpre-nos, portanto, da mesma forma que Paulo, tentar interiorizar o Cristo em ns, levando conosco o seu Evangelho e, onde quer que estejamos, exemplic-lo. Para quem se prope a sair de seu Pas para viver no exterior e traz em seu ntimo o Evangelho, o exemplo de Paulo de Tarso deve calar fundo no corao. Os tempos e as condies so outros, mas gostaramos de traar um paralelo entre nossa atuao nas terras americanas e a viagem de Paulo a Atenas. A Grcia foi o bero da cultura moderna, palco dos ensinamentos de Scrates, Plato, Aristteles, e tantos outros. Esses ensinamentos eram bastante semelhantes queles expressados nos manuscritos de Mateus que tantas vezes Paulo havia lido e nada mais justo que ali ele fosse bem recebido e que a nova doutrina rapidamente se difundisse. Mas a histria nos mostra quanto tempo foi necessrio at que o Cristianismo se implantasse naquelas paragens. Da mesma forma que a Grcia sucedeu a Israel nas ideias contidas nos Evangelhos, os Estados Unidos sucederam Frana no que se refere ao Espiritismo, por meio da mediunidade das Irms Fox, de Andrew Jackson Davis e outros. E assim como levou muito tempo at que o aspecto moral do Evangelho fosse aceito pelos Gregos, aqui, nos Estados Unidos, o Espiritismo visto bem mais no seu aspecto cientco. Enquanto Paulo falava sobre o Deus desconhecido, foi bem recebido e aplaudido pelos atenienses, porm, ao falar sobre a reencarnao, o descontentamento foi geral e a audincia foi se esvaziando. Nas terras americanas, a reencarnao bem aceita, a comunicao entre os dois planos da vida fato consumado, porm, ao se falar sobre as implicaes que da resultam, das consequncias morais, a maioria perde o interesse no assunto. Paulo foi exemplo de pacincia, de perseverana e de dedicao tarefa de espalhar a Boa Nova, ele sabia que bases slidas deveriam ser implantadas para a divulgao do Evangelho e que o tempo e as foras da palavra e do exemplo fariam o trabalho de erguer o prdio do Cristianismo pelo mundo. Para levar o Evangelho aos gentios, primeiro retirou-se para o deserto para entender a essncia da palavra do Cristo. Ao dirigir-se aos atenienses, o fez em grego, e no em aramaico ou latim, buscou ajustar a sua mensagem realidade daqueles que a recebiam. Nossas metas em terras americanas devem seguir o mesmo caminho. Se no princpio eramos Casas Espritas de Brasileiros nos Estados Unidos, hoje
6 O TREVO NOVEMBRO 2012

APOIO AO EXTERIOR

Marcos Miranda

Cumpre-nos, portanto, da mesma forma que Paulo, tentar interiorizar o Cristo em ns, levando conosco o seu Evangelho e, onde quer que estejamos, exemplific-lo

devemos ser Casas Espritas Americanas. Mesmo que haja somente brasileiros em nossas reunies, devemos efetuar nossos trabalhos na lngua inglesa, pois servir de treinamento para quando tivermos que falar a um grande nmero de americanos. Tambm urgente que se traduza para o ingls a riqueza de conhecimento contida nas boas obras espritas editadas em portugus. Na ltima reunio da Tristate Spiritist Federation (Federao Esprita que rene as casas espritas de New York, New Jersey e Connectcut), foi dada a orientao de que todos os esforos devem ser feitos para que, a curto prazo, 2/3 das atividades sejam na lngua inglesa, com o objetivo de cumprir as diretrizes traadas pelo plano espiritual no tocante ao processo de divulgao do Espiritismo na Amrica do Norte. A misso de Paulo foi implantar o Cristianismo, e ao Espiritismo cabe, de certa forma, resgatar a moral do Cristo, que apesar de to propagada nos dias atuais, no vem sendo exemplicada. Assim como Paulo abandonou o homem velho para merecer o ttulo de venerado apstolo, a ns espritas cabe vivenciar e exemplicar os ensinamentos do Cristo por meio dos postulados de Kardec at o limite das nossas foras. Para contrapor o orgulho e o materialismo ainda to pungentes na cultura americana, como tambm era na Atenas visitada por Paulo, somente pela vivncia do amor e da humildade que teremos sucesso.

Marcos do Grupo Esprita Caminho da Luz Long Branch, Nova Jersey, Estados Unidos

A cOnTRIbUIO dOs PEEs


A Aliana tem alvos fundamentais j bem conhecidos, a saber: a evangelizao individual pela reforma ntima e a Unio de todos os trabalhadores em torno de divino Mestre, para que se possa formar, sem mais delongas, a cristandade primitiva rediviva. (Mensagens e Instrues, Cap. 26)

Os PEEs vieram para que possamos atingir os melhores resultados em termos de expanso dos Programas de Evangelizao do Ser com qualidade

Desde 2002, o nosso movimento de AEE, por meio do Planejamento Estratgico, busca rever e consolidar esses alvos j bem conhecidos por todos ns, e os encontros de PEE - Planejamento Estratgico Espiritual vieram para ampliar a conscientizao em relao s nossas responsabilidades como trabalhadores do Divino Mestre. Planejar o processo de estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para alcanar os alvos. Estamos atingindo o alvo denido como lembra a mensagem acima escrita por Edgar Armond? Unir casas, regionais, divulgar e ampliar, bem como melhorar a qualidade tm sido um grande desao para o nosso movimento de Aliana, e os PEEs vieram para consolidar nosso plano de trabalho, trazendo objetivos e propostas para que possamos atingir os melhores resultados em termos de expanso dos Programas de Evangelizao do Ser com qualidade. Com isto, realizaram-se os quatro grandes encontros: PEE 1 - Qualidade dos Dirigentes e Expositores (22/05/11), PEE 2 - Conceitos de Aliana (27/03/11), PEE 3 - Iniciao Espiritual (28/08/2011) e PEE 4 - Comunicao (20/11/2011). Esses temas foram denidos como necessrios para manter a chama do ideal. Os objetivos destes encontros foram: alinhar atitudes e nos preparar para os desaos futuros, atendendo aos apelos do Plano Espiritual. Cabe reetirmos: Valorizamos os encontros dos PEEs de forma a possibilitar uma melhor compreenso dos Programas de Evangelizao do Ser (EAE, Pr Mocidade e Mocidade, Evangelizao Infantil)? Depois dos PEEs, alguma mudana de entendimento e melhoria de qualidade nas nossas atividades foi observada? Estamos cumprindo com o ideal de reviver o Cristianismo Primitivo? As nossas Escolas de Aprendizes do Evangelho esto atingindo os objetivos propostos por Edgar Armond, inspirado por Razin, de ser uma Escola de Iniciao? As Regionais esto aplicando de forma metdica os Cursos de Formao de Dirigentes/Expositores, indicados pelo grupo de trabalho? So tantos questionamentos que nos vm mente e, com certeza, outros tantos esto viro do leitor. Terminamos com a frase que est em Joo 9:39: E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juzo, a m de que os que no veem vejam, e os que veem sejam cegos. Que possamos estar de olhos abertos e ouvidos atentos, para manter a proposta da EAE quando de sua criao: um programa organizado para proporcionar a vivncia do Cristianismo como proposta essencial de aperfeioamento moral da Humanidade atravs da Reforma ntima do Ser (Nos Tempos do Comandante, pg. 215).

Equipe EAE Regional Litoral Centro


O TREVO NOVEMBRo 2012

CAPA

CAPA
8 O TREVO NOVEMBRO 2012

O TREVO NOVEMBRo 2012

COMenTRIOs geRaIs sObRe Os PEEs


Regional Litoral Centro
Sentimos que a repercusso dos PEEs em nossa Regional foi muito boa e acreditamos ter tido uma boa aceitao que acentuou a movimentao e despertou o sentido de Aliana entre as Casas. Acrescentamos: 1. Minuto da Aliana em todas as atividades, proporcionando um entendimento quanto ao Conceito e Qualidade em Aliana. 2. A implantao e estudo do GEESE (Grupo Espiritual de Estudos sobre a Escola), complementando a Iniciao Espiritual. Os resultados obtidos foram extremamente proveitosos, e resultaro em aulas que esto, em forma de laboratrio, sendo includas no programa de EAE. 3. Os encontros (9) com os dirigentes de EAE sobre Caderneta Pessoal, trabalhando a questo da Reforma ntima. 4. O trabalho desenvolvido com relao Assistncia Espiritual: acolhimento, recepo e entrevista.

CAPA

Regional Campinas
Em nossas observaes e conversas com as principais lideranas das casas em nossa regional, no conseguimos elencar resultados palpveis que foram colocados em prtica, porm, sentimos que um anseio geral tomou conta e que mudanas vm ocorrendo na forma de agir nas mais simples tarefas. Fizemos o planejamento estratgico e, por meio dos quatro encontros, os divulgamos, fazendo com que sassem das mos dos abnegados colaboradores que atuam nos mais diversos grupos de trabalhos, tornando-os acessveis a todos e agora chegou a hora do gerenciamento estratgico de nossas aes. Se no zermos isto, no saberemos como apreciar os resultados prticos.

PEE 1 - QUalIdade dOs DIRIgenTes e EXPOsITORes


Segundo Encontro Regional de Planejamento Estratgico Espiritual Data: 22/05/2011
Regional SP Oeste
Foi um encontro que mexeu com os expositores antigos e tambm com os que abraaram a tarefa mais recentemente. Ressaltamos a importncia dos sentimentos nas aulas da EAE, a criatividade do expositor sem muita dependncia de tecnologia e internet, apenas o essencial para melhorar a comunicao.

Regional Litoral Centro


O encontro fez-nos avaliar sobre o como estamos realizando nossas atividades, se podemos fazer melhor e nos aprimorar nos cinco itens que denem o que Qualidade em Aliana: 1. Comprometimento consigo mesmo (reforma ntima); 2. Cumprimento das orientaes dadas pelo plano Espiritual; 3. Seguir os Programas da forma como foram idealizados; 4. Preparo atravs de cursos e reciclagens peridicas; 5. Participao ativa dentro do movimento atravs da vivncia dos valores adotados; A colocao em prtica desse itens por todos os voluntrios da Aliana torna-se indispensvel para a sustentao do movimento criado h quase 40 anos.

Regional SP Leste
O encontro levou-nos a uma maior conscientizao da nossa tarefa como trabalhadores do Cristo e envolvidos na evangelizao do ser. Houve tambm uma maior disposio ao estudo e autotransformao do servidor dentro das casas espritas. As principais propostas implementadas a partir do evento foram: maior troca de expositores; maior participao da mocidade; e maior capacitao atravs de cursos e reciclagens.
10 O TREVO NOVEMBRO 2012

PEE 2 - COnceITOs de AlIana


Primeiro Encontro Regional de Planejamento Estratgico Espiritual Data: 27/03/2011

Nesse PEE, foi repensado O Trabalhar, O Pensar, O Sentir, O Construir em Aliana

Regional SP Oeste
Trabalhamos a importncia da conscientizao dos voluntrios sobre Conceitos de Aliana e reexes sobre a vivncia em Aliana (ideal de Aliana, comprometimento e trabalho em equipe). Trabalhamos alguns textos de Armond sobre o Ideal de Vivncia Evanglica e reexes sobre nossos sentimentos em relao aos valores presentes em nossa Aliana. Escolhemos cinco itens para reexo em pequenos grupos: integrao, amor, ateno, interesse pelas pessoas e humildade. Nesse momento, pudemos observar a integrao entre os participantes. Sentimos que a sinergia e o sentimento fraterno aoraram bastante nesta atividade. Trecho da mensagem espiritual:

(...) A Aliana, como ideal dinmico, prev constante estudo, constante sublimao do Evangelho em nossos coraes e constante esforo de renovao interior. E assim, companheiros, que sentimos mais do que sabemos a Aliana dentro de cada um de ns, propondo-nos, sempre, a abrir os coraes e a com ele abraarmos, afagarmos os irmos esquecidos e desesperanosos. (...) A Aliana no tm claro seus ideais porque , por si s, um Ideal de servir em nome de Jesus.

Regional SP Leste
O encontro do PEE Conceitos de Aliana levou-nos a uma maior troca de experincia entre os trabalhadores das casas e os grupos da regional e, por conseguinte, ao fortalecimento do indivduo por meio do amor e da fraternidade. Propostas implementadas: reunies mensais; valorizao do colaborador; formao de novas lideranas; implantao do momento de Aliana.

Aliana... Aliana , companheiros, uma unio fraterna de coraes Evangelizados que se propem a iluminar o seu prprio caminho e, tambm, de outros companheiros menos afortunados que ainda no encontraram essa Luz. A Aliana Esprita Evanglica surgiu de um ideal singelo, porm, rme e acabou por se transformar em uma Instituio, tambm singela e de alicerces rmes. Porque, como Instituio, contm disciplina, regras que permeiam todo trabalho dos seguidores de Jesus.

Regional Litoral Centro


Nesse PEE, foi repensado O Trabalhar, O Pensar, O Sentir, O Construir em Aliana, valores os quais temos que resgatar para manter a chama do Ideal lanado no dia 04 de dezembro de 1973.

O TREVO NOVEMBRo 2012

11

CAPA

PEE 3 - InIcIaO EsPIRITUal


Terceiro Encontro Regional de Planejamento Estratgico Espiritual Data: 28/08/2011
Regional SP Oeste
Nesse PEE, trabalhamos muito na sensibilizao e tivemos depoimentos muito envolventes do ponto de vista espiritual de discpulos que trabalham por amor. Tambm tivemos surpresas de discpulos que iniciaram o processo de reforma interior na EAE e depois perderam o entusiasmo. Alguns sabiam o porqu de isso ter acontecido e outros nem notaram o processo. Foi um dos PEEs mais emocionantes. Alguns dirigentes de EAE procuraram a Regional e sugeriram termos mais Encontros com esse tema, pois acham que tinham perdido o foco desse processo e, como eles, mais dirigentes podem se beneciar dos encontros. isto, zemos uma reexo dirigida, pela qual pudemos relembrar os graus da Iniciao e as ferramentas que temos disposio a serem aplicadas no momento correto e de forma adequada. Algumas das reexes foram: - Como a atividade voluntria que exercito est contribuindo para o meu processo inicitico? - No desempenho dessa atividade, levo em considerao as premissas do processo inicitico (reforma ntima, trabalho em equipe, trabalho pela Escola de Aprendizes)? - Tenho clareza de que o meu processo inicitico prossegue ps-EAE e de que forma isso se d no meu cotidiano? - Tenho conscincia de que os resultados do Planejamento Estratgico Espiritual e deste Encontro no dependem nica e exclusivamente dos monitores e que eu tambm contribuo por meio das minhas aes e postura perante meus irmos de ideal? - Com vistas ao futuro, o que vou fazer para melhorar a conscientizao e vivncia dos conceitos de Iniciao Espiritual propostos pela Escola de Aprendizes e para melhor transmiti-los aos alunos (se for dirigente) ou para ajudar a consolid-los nas atividades das quais participo? Como solues prticas, alguns grupos da Regional So Paulo Centro se propuseram a: (1) Incluir nas prximas Reciclagens das Casas atividades que promovam reexes constantes e, consequentemente, uma maior conscientizao sobre a Iniciao Espiritual de todos os seus voluntrios; (2) Promover grupos de Estudos sobre a Iniciao proposta pela Escola de Aprendizes do Evangelho para a compreenso do Conceito e do signicado da sua vivncia em todos os momentos e setores da casa esprita e da vida cotidiana.

CAPA

Como a atividade voluntria que exercito est contribuindo para o meu processo inicitico?

Regional SP Leste

O PEE3 levou-nos a uma reexo dos momentos iniciticos que passamos e, por conseguinte, o quanto esses momentos interferem nas nossas relaes com os nossos semelhantes. As propostas implementadas foram: maior acolhimento do trabalhador e do assistido; humanizao nas relaes interpessoais; maior conscientizao da necessidade da autotransformao.

Regional Litoral Centro


No terceiro PEE, pudemos avaliar, reetir e responder o que entendemos ser Iniciao Espiritual e o que precisamos fazer para manter a essncia Inicitica da Escola de Aprendizes do Evangelho. Quando falamos das Escolas de Aprendizes do Evangelho, citamos texto do livro Nos tempos do Comandante, pgina 220, 7 pargrafo: A Escola de Aprendizes do Evangelho uma escola de Iniciao no sentido verdadeiro da palavra, porque no se limita apenas ao aprendizado terico, mas uma ampliao tcnica e prtica dos seus ensinamentos.

Regional SP Centro
J na Mensagem Medinica, fomos, mais uma vez, convocados a nos prepararmos para os dias difceis que so chegados. Depois de comentadas as orientaes transmitidas pelo grupo medinico diretoria da Aliana sobre os Encontros Regionais de Planejamento Estratgico Espiritual em 16 de abril de 2011, focamos no propsito de conhecermos e entendermos melhor o conceito e a vivncia do conceito de Iniciao Espiritual proposto pela Escola de Aprendizes do Evangelho. Para

12 O TREVO NOVEMBRO 2012

Quarto Encontro Regional de Planejamento Estratgico Espiritual Data: 20/11/2011


Regional SP Oeste
antigos do Movimento, que acabam passando esse desconhecimento para os que esto chegando. c) Ainda dentro dos Grupos, entre todos os trabalhadores, tambm a comunicao demora a se estabelecer, a falta um roteiro dentro dos Grupos para que todos falem a mesma lngua. Parece fcil de resolver, mas as tentativas acabam morrendo no meio do caminho.

Buscamos identicar que rudos podem estar acontecendo e desviando o Programa de EAE da sua essncia

O PEE 4 foi preparado pela Coordenao de Mocidade e teve o seguinte roteiro: atividade 1 - exerccio prtico/ aquecimento em plenria; atividade 2 - comunicao pessoal e interpessoal; atividade 3 - comunicao com o nosso Mentor. A mensagem medinica veio no sentido de vibrarmos pelos nossos irmos que, diante de outras opes, escolheram no estarem presentes neste domingo. Vibrarmos pelo fortalecimento de todos. Foi enfatizado tambm melhorar o nosso olhar para a qualidade e no para a quantidade, que isso ainda muito presente em nossas anlises. A qualidade dessa iniciativa envolver os coraes preparados e servir de despertador para outros coraes em amadurecimento. Resultados: a) A comunicao Regional melhorou bastante, principalmente porque, de alguma forma, a conana cou mais fortalecida; b) Dentro dos Grupos, principalmente com relao ao jeito de trabalhar em Aliana, ainda precisa melhorar muito. Os dirigentes no conseguem repassar todas as orientaes, informaes e ainda ouvimos muito no sabia que a Aliana era assim, no sabia que tinha essa abertura. Essas posturas so, muitas vezes, de companheiros

Regional SP Leste
O PEE4 levou-nos a vericar o quanto deciente a comunicao em todos os nveis dentro das casas e entre as casas e regional, fazendo com que crissemos novos meios para maior interao entre todos. As propostas implementadas foram: maior comunicao entre as casas da regional; organizao de quadros de informaes; responsvel pela comunicao nas casas.

Regional Litoral Centro


No quarto PEE, fechamos essa srie de encontros buscando exercitar o nosso sentir. Observar a si mesmo foi foco deste encontro. Ao observar a nossa comunicao como emissor da palavra e como receptor, buscamos identicar que rudos podem estar acontecendo e desviando o Programa de EAE da sua essncia.

O TREVO NOVEMBRo 2012 13

CAPA

PEE 4 - COMUnIcaO

PgIna dOs aPRendIZes

EAED Melbourne/Austrlia
A sua irritao no solucionar problema algum.
Problemas so situaes difceis que aparecem na nossa vida, comum se irritar especialmente se este complicado, mas a irritao apenas um fator que faz o problema crescer. Quando estou com a mente clara e no deixo a irritao me atingir, tudo se torna de mais fcil compreenso, porm quando nos irritamos nosso estado mental se modica dicultando o auxlio dos irmos da espiritualidade.

Sociedad Espirita Amalia Domingo Soler Loberia/ Argentina

El hombre retarda, pero da ley lo impulciona. As dores sangram no corpo, mas Retarda por nosotros mismos, que nos acendem luzes na alma. encerramos em nuestros caprichos em Compreendo que o verdadeiro sofrimento ver mal cosas no buscar uma manera de aquele que foge ao meu controle, me salir, siempre es el dolor que te obliga a faz sentir perdida sem saber o que fazer. das leyes de Dios. Hoy he aprendido a Essas dores sangram no meu corpo e chemirarme, a ver las cosas de otro punto gam a causar desespero, mas me fazem de vista, mas positiva em buscar la re- lembrar que se no pudesse suportar e forma intima, tener mas conanza em encar-las de frente no apareceriam mi querer hacer cosas buenas. em minha vida, e Deus em sua innita Carolina Pais EAED Maria Helena Pisani - 9. grupo bondade me conforta, impedindo que eu mergulhe no mar da escurido.

CEME- Centro Esprita Manso da Esperana So Paulo/SP Regional So Paulo Oeste

Paul & Stephen Spiritist Center Melbourne/Austrlia


Diante da noite no acuse as trevas. Aprenda a fazer lume.
Hoje mais madura, e depois de muito aprender com os ensinamentos de Jesus e o innito amor do nosso Pai, vejo quantas vezes culpei os outros ou mesmo as circunstncias pelos acontecimentos difceis de aceitar e enfrentar. fcil justicar meus erros ou me eximir de responsabilidades, de nada adianta procurar culpados, mesmo as trevas nos ajudam no processo evolutivo, alicerando minha f e meu amor para enfrentar as provas.

Associao Esprita Firmina de Oliveira Pires Araraquara/SP Regional Araraquara

Fabiana Silva 52. turma

Sem desprendimento dos mundos materiais no pode haver ascenso espiritual. O culto de um deus exterior um retardamento evolutivo. Sei que meu futuro depende do que zer com minhas possibilidades, acre- Cultuar o Deus exterior toc-lo em ditando na vontade do Pai para o au- imagem, mas sabendo que somos parte xlio daquilo que no possuo. Hoje, dele isso se torna desnecessrio. Lutar me preocupo com bens innitamente contra as ms tendncias descobrir melhores do que os bens da terra que nosso lado bom, que a manifestao so transitrios. Um futuro melhor de- de Deus e busc-lo dentro de ns sigpende principalmente de mim mesma nica fazer a reforma ntima, melhorar ao transformar trabalho caridoso em para evoluir e auxiliar o prximo buscar a sua luz. Fernanda Cordeiro felicidade, estes so bens que nunca sero perecveis. Helena Kazuko Uchida - EAED
Maria Heloise da S. Pio Dias 12. turma

EAED Iromi/Japo EAED Simione Ribeiro Preto Regional Ribeiro Preto

CEAE - Vila Gomes Barretos/SP Regional Ribeiro Preto


Nas lutas habituais, no exija a educao do companheiro, demonstre a sua.
Na maioria das vezes mais exijo das pessoas prximas a mim do que de mim mesma. Sou uma boa pessoa, mas sem pacincia, sabendo que tenho que corrigir este defeito. Preciso demonstrar mais afetividade, para ser mais bem compreendida no meu jeito quieto de ser, em contrrio, acabo atrapalhando meu relacionamento com familiares e com as pessoas. Daiane Cristina B. da Rocha 7. turma
14 O TREVO NOVEMBRO 2012

Ass. C.E. Estrada de Damasco So Vicente/SP Regional Litoral Centro

F.E. Apstolo Joo Santo Andr/SP Regional ABC

Toda virtude que se conquista uma porta As dores sangram no corpo, mas acen- nova que se abre para um mundo melhor. dem luzes na alma. A conquista j uma virtude, uma qualidade que adquirimos pelo nosso esforAcredito que seja uma das mais difo, porm demoramos em entender pelo ceis lies que devemos aprender. Aceinosso orgulho e vaidade. Preciso acreditar tao com resignao das provaes e mais em mim, descobrir detalhes que desdas dores so os obstculos que nos conheo dentro do meu interior, trabalhar so impostos para resgatarmos nossos mais e ter mais esclarecimento. A virtude dbitos transformando vcios e defeitos a qualidade e essncia do bem, parem virtudes. Sempre um processo de ticipar sem almejar a troca, perceber que dor, mas inevitvel e recompensador. algum se sentiu mais feliz. Adriano Luiz A. do Amaral 27. turma Izaide Ortelina de Jesus 2. turma

JUnTOs eM qUalqUeR lUgaR


Comear um novo trabalho, uma nova etapa, na qual todos ns teremos que nos envolver com frentes de trabalho que so desconhecidas para nossas regionais, d medo. Faz com que imediatamente pensemos em nossas limitaes: de contingente, de espao, de qualidade, de conhecimento... E o medo nos faz evitar ao mximo as mudanas. O medo faz com que encaremos a multiplicao necessria como diviso. Mas, aps alguns aprendizados, ns concordamos que hora de multiplicarmo-nos. Anal, no faz parte da nossa vivncia a expanso e o alcance de mais jovens em tantos lugares quanto nos for possvel? No foi esse o grande trabalho de Paulo e o que possibilitou ao Cristianismo sua sobrevivncia? Jesus disse-nos: Ide e pregai e no Ide juntos e pregai juntos. A cada um cabe seu prprio caminho. s vezes juntos, nos fortalecendo, e s vezes separados, multiplicando os frutos com irmos que precisam da fora que ns reunimos. A grande pergunta que pairava sobre ns : Como? Como faremos isso? Este como de nossa responsabilidade, mesmo porque as questes materiais esto a cargo daqueles que ainda esto na matria, e no do plano espiritual. Ento, como faremos o prximo EGM (Encontro Geral de Mocidades)? Dois polos, trs polos, quatro polos? A verdade que no importa muito como faremos, mas quo empenhados estaremos em transpor nossas limitaes e transform-las em fora para o nosso EGM2013. De qualquer modo, precisvamos pensar em opes. A estratgia utilizada foi tentar viabilizar e tornar o mais confortvel e exvel possvel a execuo de alguns pontos importantes para que o EGM ocorra o mais prximo possvel do ideal: cronograma mais exvel, menor tempo de la de banho e para ns mesmos (em um nvel de conscincia que estamos adquirindo cada vez mais) e para que ainda tenhamos uma zona de conforto com questes estruturais da escola, o nmero de jovens por polo deveria ser menor do que este. Levados por essas e outras questes, chegamos ao nmero trs. Trs polos. Um nmero menor de alunos por polo, mas que proporciona maior exibilidade para eventuais erros e maior facilidade para uma reestruturao. Sem contar que, ao nal do EGM2013, sairemos de uma grande equipe capacitada para trs equipes capacitadas, na medida em que todas as regionais nivelaro conhecimentos nas frentes de trabalho, multiplicando-os. Como podemos ver, no importa a quantidade! Aceitando o desao de dividirmos nosso EGM, entramos por um caminho incontestvel: s o que nos aguarda crescimento! Para encerrar, no ano de 2013, os Polos sero: Polo 1 - Litoral Centro, SP Centro, Ribeiro Preto, SP Norte, Minas Gerais e Exterior Polo 2 - SP Leste, ABC, Campinas, SP Sul, Centro Oeste, Piracicaba, Bahia/ Cear e Pernambuco/Alagoas Polo 3 - Vale do Paraba, SP Oeste, Araraquara, Litoral Sul, Sorocaba, Extremo Sul

A verdade que no importa muito como faremos, mas quo empenhados estaremos em transpor nossas limitaes e transform-las em fora para o nosso EGM2013
das refeies, maior tempo de confraternizao entre os jovens. Ou seja, tentamos fazer com que o EGM acontea em funo dos sentimentos que despertam o jovem, e no em funo dele mesmo (questes administrativas). Isso signica que o cronograma serve o evento e no que o evento serve o cronograma. J pensamos sobre isso? Tomando por base o primeiro EGM em que tivemos diculdade com gua e estrutura de banho (em 2007), ns tnhamos quase 700 jovens. Logo, para executarmos um EGM dentro dos padres de qualidade que delimitamos

Equipe de Mocidade AEE

O TREVO NOVEMBRo 2012 15

MOCIDADE EM AO

You might also like