You are on page 1of 10

GLOSSRIO XAMNICO

Lo Artse Aqui compilo termos, expresses mais utilizados no Universo Xamnico A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X y Z

A
Aho: termo nativo-americano. Significa; com efeito, Amm, que assim seja, sim.....e outros do gnero. Alfa: Estado profundo de relaxamento. Aliados: Entidades que podem agir em nome de um buscador. Desde que os aliados no so limitados por nossa compreenso tradicional de espao/tempo. Uma outra definio de um aliado pde ser a essncia viva de plantas de poder, animais, pedras. Alma: Principio Vital. Sopro de Vida de todo 0 animal. o ego que se desenvolve atravs da evoluo. 0 elo entre o Esprito Divino do homem e sua personalidade inferior. Aliado Totem: animal de poder Altar: O arranjo especfico de todos os objetos usados em um ritual. A disposio do altar variam de acordo com o condutor.

Amagat: Esprito protetor dos Yacutes (Sibria) Ancestrais/Antepassados: Os antepassados so nossos predecessores, nossas prprias vidas passadas e esto dentro de ns em nossos genes. Temos ecos do nosso passado pessoal, da famlia,raa. Recebemos deles influncias na maneira de percebemos a realidade. Angakkok: velho Xama, responsvel pela iniciao dos futuros. (Esquims) Anhang: Deus da caa. Veado branco com olhos de fogo que protege os animais. (Tupis BR) Anima: Alma. Anima Mundi: Alma Do Mundo. o principio que mantm o mundo animado. Animismo: A viso segundo a qual a natureza viva e no animada. Arqutipo: Smbolos do inconsciente. Impresses antigas da mente. Herana dos padres de comportamento universal contidos no inconsciente coletivo. atravs da linguagem arquetpica que as religies, seitas, terapias, etc., estabelecem contato. Um smbolo universal gerador de energia que indica como as determinadas foras ou influncias se esto operando. Um arqutipo geralmente tem a forma humana ou animal. Art-toion-aga: Divindade siberiana que reside as 9 esferas do Cu. Relaciona-se com o Sol. Arvore Do Mundo: Onde se estabelece a ligao da Terra com o Cu. Complementa o simbolismo da Montanha Csmica. E o lugar onde os Xams comunicam-se com as Trs Zonas Csmicas. Atman: Termo snscrito. Esprito Universal. Alma Suprema. Aura: Essncia sutil que emana de tudo o que tem vida. Aumakua: Eu Superior (Kahunas)

B
Barca dos espritos: conduz as almas para o alm. Beta: estado ordinrio de conscincia. Quando as pessoas esto acordadas com a percepo do mundo ordinrio. Big Bang: momento de origem do Universo. Quando foi gerada toda a matria do Universo. Boitat: Cobra de Fogo, protetora dos campos (Tupis BR) Boina: cobra d'agua, devora os poluidores de rios. (Tupis -BR). Bodhi: Termo indiano que significa iluminao

Bodhisattva: aquele que atingiu a conscincia da imortalidade, por meio de sua participao voluntria no sofrimento do Mundo. Brujo: Xam (Mxico) Bg / Kami: Correspondente mongol do xam

C
Caipora: Defensor da floresta (Tupi-BR) Caminho Sagrado: caminho da vida equilibrada. De dar, receber e honrar toda a Criao. Caminhar na Terra: A vida humana do nascimento at a morte fsica. As experincias, desafios e a misso. Carma ou Karma: Lei de causa e efeito. Lies da vida reveladas pelo destino. O karma uma lei da ao e as circunstncias repetitivas indicam as reas de vida que no esto trabalhando harmoniosamente e que necessitam ser postas no caminho para que o indivduo possa evoluir espiritualmente. Centramento: Estar no aqui-agora com mente, corpo, emoes e esprito. Estado de equilibro onde o ser humano acha o seu eixo que o faz estar pleno consigo mesmo. Centro Do Mundo: O centro. Residncia da Arvore Csmica e do Senhor Universal. Relao entre 0 Cu e a Terra. Chakras: Significa roda. Energias no centro do corpo. Assim como o corpo fsico tem rgos que exercem funes especficas para manter o corpo, a aura ou corpo energtico tem os chakras. Chanunp: Cachimbo Sagrado (nativos EUA) Chi: Energia vital (China) Conscincia: Reflexo psquica do mundo psquico. Conscincia Csmica: ver Samadhi Conscincia no ordinria: Estados alterados da conscincia tais como sonhar, estados de transe, meditao profunda,estados visionrios. Conscincia Ordinria: O estado onde vivemos a programao humana, nossa viso ordinria sobre o mundo. Corpo de Sonhos: Espao da ilimitada conscincia. A realidade no-fsica que experimentamos dormindo e que podemos vivenciar acordados. Cosmologia: Geografia da realidade no-ordinria.

D
Dana Dos Fantasmas: Religio que prega a regenerao universal, onde todos os ndios, vivos ou mortos, sero chamados para viver numa "Terra Regenerada". (EUA) Deusa Trplice: Os aspectos individuais da deusa (bruxaria) a Virgem, a Mulher e a anci. Lua nova, Cheia e Minguante. Dharma: Ordem legal e virtude moral. Dharma senso de dever, o propsito de aceitar o dever e cumpri-lo. Diablero: Um guerreiro um homem de conhecimento. Em alguns textos, o "diablero" ou o "diablera" significam curadores tambm. Druida: Curador Celta. Dto-Mba: Xam (China) Duas Pernas: Seres Humanos (EUA)

E
Ecossistema: Comunidade de organismos em conjunto com o meio ambiente em que vivem. Ego: O Centro da Conscincia. Contem a nossa vida, 0 relacionamento com 0 Mundo. O reconhecimento do Eu separado da me e do Mundo. Responsvel pela nossa identidade pessoal, percepo do corpo e existncia. Elementais: Foras naturais personificadas; fadas, duendes, gnomos, salamandras, ondinas, etc. Eruncha: Esprito dos Homens (Austrlia) Esbats: Cerimnias associadas com as fases da lua. Espao Sagrado: Um lugar consagrado para o trabalho espiritual. Esqueleto: simboliza a "Casa das Almas", a iniciao, morte e renascimento. o arqutipo do Xam. Estrada Azul: Rumos Espirituais (EUA) Estrada vermelha: Rumos fsicos Estrela do Amanhecer: Vnus - Anpo Wie (EUA) Etrico: Termo para o mundo espiritual. Onde existe a energia pura.

Eu Superior: Nosso prprio Eu, o verdadeiro aperfeioado. a personalidade permanente, eternal. xtase: no sentido religioso a prpria unio com Deus. A sensao de totalidade. acompanhado de vises deslumbrantes, e a paz invade a existncia.

F
Fios Aka: fios que conduzem a Fora Vital/Mana (Kahunas)

G
Gaia: Me-Terra. A terra como um organismo vivo. Guaraci: O Sol (Tupis-BR) Grande Dia Da Purificao: Perodo de purificao da Terra. Segundo o Calendrio Maia e entre 1927 e 2011. Ciclo de Cura da Humanidade. Grande Me Dos Animais: entidade do xamanismo siberiano, responsvel pelos espritos dos animais. Grande Mistrio: A Fonte original da Criao (EUA)

H
Heyokah: O palhao sagrado, O ato contrario, O bom humor. Lembra o absurdo do comportamento humano. o contrario do grito de guerra Hoka-hey. (Nativos EUA) Hula Kapu: Dana sagrada dos Kahunas

I
Iluminao: Conscincia Csmica. Clareza interior. Iara: Protetora dos peixes (Tupi-BR) Icaro: Canes de poder dos vegetalistas e curandeiros dos andes para evocar o poder dos espritos de cura, das plantas, animais, pedras, etc. Inconsciente Coletivo: contedo, arqutipos, imagens que esto na memria da humanidade. E a parte da Psique que retm e transmite 0 conhecimento e as experincias da humanidade. Inconsciente Pessoal: imagens esquecidas, ou suprimidas da memria, oriundos da experincia pessoal. Invocao: Ato de pedir proteo, poder valendo-se de formas/palavras. lruntarinia: Termo usados pelos homens-mdicos australianos = Espritos.

Ina Maka: Me-Terra (EUA)

J
Jaci: A Lua (Tupi-BR) Jurema: Entidade dos cultos de Umbanda e do Catimb. Se identifica com Ossaim do Candombl. Governa as Ervas Mgicas. E a Senhora das Folhas.

K
Kahunas: Xams havaianos. A palavra significa Guardies dos Segredos. Kam: Correspondente ao turco-trtaro do xam Ki: Energia vital (Japo) Kino Aka: Corpo Etrico (Kahunas) Kiva: Cmara cerimonial dos ndios Hopi (EUA). Ela subterrnea. Kokopelli: uma divindade tolteca da fertilidade, do crescimento, e da comunicao. Seu nome Koko, significa madeira e Pelli corcova (saco de sementes). Diz-se que ele tem o, poder de extrair o calor da terra e da humanidade. Sua presena sempre sentida ao dar a vida para as plantas ou animais. Diz a lenda que sua flauta tem poder sobre os animais, e sobre a terra. Alguns dizem que a corcunda era realmente uma cesta onde ele carregava os nossos problemas e os afastava. Ele possui a sabedoria das idades. Um viajante alegre, que tem lies para tudo. Mas talvez sua lio maior a de que "ns no devemos ver a vida to seriamente". Khubilgan : Animal ou passaro que protege 0 Xama. Significa mudar a si mesmo, assumir outra forma - Siberia. Kukulkan : Quetzalcoatl para os Maias. (corresponde a Kundalini)

L
Logos: Reino Divino Lua Negra: Um outro nome para a Lua Nova. Lugar De Poder: Locais de altas concentraes energticas. Luz Interior: A Divindade dentro de ns, a manifestao do Grande Esprito. A luz interna que emana do centro de nossa alma.

Magia: Tcnica para trazer mudanas desejadas na vida.Um processo de dirigir a nossa vida como queremos em harmonia com as leis naturais. Mana: O Poder Divino (Kahunas). Matita-Pereira: Feiticeiro vingador que se transforma ora em coruja, ora em um velho de uma perna s. Tupis (BR). Mariri: Cip banisteriopsis caapi (Ayahuasca) Maya: Termo snscrito para iluso, ou a causa da iluso Medicina: O poder misterioso inerente no universo. H boas e ms medicinas. Medicine Man: correspondente norte-americano do Xam. Mitakuye Oyasin: Por Todas as Nossas Relaes. Mantra nativo americano, usado em vrios rituais para honrar todas as nossas relaes com tudo o que existe. ( Nativos-EUA) Mitos: Histria sobre divindades. So, segundo Campbel, metforas da potencialidade do ser humano. Os mitos abrem 0 mundo para a conscincia do mistrio. Moksha: Libertao. Nirvana. Montanha Csmica: Imagem simblica do Cosmos. O Centro do Mundo. Mount Shasta: Vulco extinto, ao Norte da Califrnia, reconhecido como um Chacra da Terra, um Monte Sagrado, pelos ndios da Amrica do Norte, e tambm por espiritualistas da Nova Era. Mulher Bfalo Branco: Divindade nativo-americana que passou os 7 ritos do cachimbo sagrado aos ndios. Mundo Astral: Alm do Mundo Fsico. Pode ser atingido em estados alterados de conscincia. (Transe).

N
Nagual: Esprito Guardio, mundos paralelos, animal de poder. Nirvana: Ver Samadhi Noite Escura da Alma: Momento de caos e escurido na vida de uma pessoa. Momento de sofrimento que faz refletir o que verdadeiramente importante na vida. *Numinoso:" Pertence Divindade

O P

Pago: Vem de paganus= do campo; homem do campo. Pahu: tambor utilizado em rituais Kahunas. De madeira com pele de tubaro. Pejuta: Medicina (EUA) Pejuta Wichasha: Xam (EUA) Pele: Deusa havaiana que habita o Vulco kilauea (Kahunas) Perfumero: Vegetalista que aprende a manejar a essncia das plantas. Pilar Do Mundo: Relaciona-se com 0 Centro do Mundo. Porta Dourada: Local de iluminao e da expanso da conscincia (EUA). Povo Alado: Todas as criaturas que voam. Insetos, pssaros, mamferos (morcego). Povo-Em-P: rvores (EUA) Povo Pedra: Pedras, cristais, etc (EUA) Povo-Peixe: Todas as criaturas que vivem nas guas. (EUA) Pow-Wow: Reunio de tribos nativas (EUA), onde festejavam e partilhavam conhecimentos, tcnicas de artesanato, medicina, faziam jogos, danavam, etc. Projeo: Processo psicolgico quando se atribui material do prprio inconsciente terceiros. Psicodlico: Termo vem de psiche delos - mente manifestada. Psicodlicos-Substncias: Famlia de compostos psicoativos de indol, tais como lsd, psilocibina, dmt que causam vises. Psique: A totalidade dos processos psquicos conscientes e inconscientes.

Q
Quatro Pernas - Classificao para todos os quadrpedes - EUA. Quamanec: Faculdade mstica em que 0 Mestre entra em contato com 0 Espirito da Lua (Esquims) Quetzalcoatl: Deus dos povos Astecas e Toltecas, representado por uma Serpente Emplumada. (Kundalini).

R
Rastejantes / Creeping-Crawlers: Criaturas que vivem em buracos no cho.

Rito De lniciao: Geralmente marcado pela morte simblica para posterior renascimento. Rito De Purificao: Ato de limpeza astral, essencial antes da sesso xamnica. Roda Medicinal: As Rodas Medicinais dos nativos norte-americanos so mandalas, geralmente feita de pedras Existem vrias verses, dependendo de cada tradio. Serve para rezar, meditar, contemplar, fortalecer nossa conexo com a natureza,etc. Estudar a Roda Medicinal ajuda a lembrar a conexo com todos os aspectos do Universo. Cada pedra na Roda Medicinal uma ferramenta para ajudar voc a entender traos de seu passado que molda o presente e o futuro planetrio.

S
Sabbat: Termo utilizado pela bruxaria . Celebraes da Roda da Vida. Calendrio pago. Samadhi: Estado de conscincia expandido. Pode ser experimentado com 0 uso de plantas de poder, hipnose ou praticas meditativas. E a Conscincia Csmica. Experincia mstico-religiosa onde encontramos a nossa divindade. Satori: Ver samadhi Self: Conjunto da personalidade. o principio unificador da psique. Serotonina: Neurotransmissor necessrio funo normal do crebro. Est intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos. De modo geral a Serotonina regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, as funes neuroendcrinas, temperatura corporal, sensibilidade dor, atividade motora e funes cognitivas. Shaman / Saman: Termo tungue siberiano que deu origem a palavra Xam. Soma: A Lua. tambm a bebida sagrada dos hindus, usada para atingir o Samadhi. o smbolo da Sabedoria Secreta. Sombra: Aspectos de nossa personalidade que tememos ou rejeitamos, geralmente a identificamos nas outras pessoas sem se dar conta que faz parte de ns mesmos. Sundance: Dana do Sol. Ritual de sacrifcio, que 0 praticante tem 0 seu msculo peitoral perfurado, transpassado por um basto de cerejeira que atado a uma arvore. (EUA) Supra-Consciencia: Nvel Supremo da Conscincia Csmica.

T
Ti: Planta sagrada dos kahunas (Cordyline Terminalis) Terapia Transpessoal: Especializada em estados alterados de conscincia, lida com a Experincia Csmica. Tonal: Aquilo que e manifestado na matria. O que vem do Ego.

Totem: Um simbolo que faz a ligao entre nveis diferentes da realidade, a cessar poderes no-fsicos. O totem expressa as qualidades de uma entidade viva. Transpessoal: Alm do pessoal. Dimenso espiritual e coletiva da psique e para o bem estar da coletividade. Transe: Estado Alterado De Conscincia. Pode haver tambm incorporao. Tunkashila Termo lakota para a primeira gerao ou o Masculino Criador. Traduzido melhor como Deus Tup: Divindade Primordial. Dono do Raio e do Trovo (Tupis -BR).

U
Uhane: Eu Mdio. A mente racional (Kahunas) Unihipili: Eu Bsico. Subconsciente - Kahunas Utcha: Espritos dos antepassados (Sibria)

V
Vegetalista: Curador, xam da Amaznia Peruana que se utiliza de entegenos. Viglia noturna: Cerimnia xamnica onde a pessoa se recolhe na natureza e passa da noite para o dia em profunda concentrao, preces, meditaes, ritos. O amanhecer do sol simboliza um novo ser nascendo.

W
Wakan: Santo, sagrado. (nativos EUA) Wakan Tanka: Grande Esprito, Grande Mistrio (EUA)

X Y
Ye- Kyla: Animal-Me (Yacutes / Sibria)

http://www.xamanismo.com.br/Universo/SubUniverso1209333686

You might also like