You are on page 1of 18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Fechar Pagina
Srgio M. Speranza Eng. Civil CREA 0601303517 Av. Mau 763 Araraquara SP Fones : 16-3335-6661 / 9768-7609 e-mail : consultoria@seutrabalho.com Site : www.seutrabalho.com/consultoria

LAUDO DE EXEMPLO - PERICIA DE ENGENHARIA - PARECER TCNICO


Srgio Martins Speranza , Engenheiro Civil, registrado no CREA sob n.o 0601303517, perito especialista em patologias inerentes a revestimentos de edifcios de mdio e grande porte, no mbito da Engenharia Civil, e conforme determinado em contrato de prestao de servios firmado entre o Condomnio Residencial - e a empresa Ivone Soeli & Ferreira Araraquara Ltda. EP (Pinturas Araraquara) apresenta seu parecer tcnico conforme segue : 1 - Consideraes preliminares 1.1 - Finalidade Tem o presente a finalidade de relatar as anomalias relacionadas estabilidade do revestimento externo (fachada), e outras anlises referentes s reas comuns do Edifcio, cuja denominao Condomnio Residencial, localizado na Avenida SP, conforme vistoria efetuada in-loco em 20 de maio de 2009 visando aplicao de nova pintura cujas etapas de servios e composio sero : a) Execuo de hidrojateamento na fachada do edifcio para remoo de partes soltas de pintura antiga, remoo de placas soltas de emboo/reboco, partculas de poeira e limpeza das superfcies impregnadas por fungos. b) Aplicao de uma demo de fundo preparador de paredes (a base de gua) na fachada com a finalidade de se proceder a maior adeso de partculas soltas do substrato e preparo da superfcie para receber a nova camada de tinta acrlica a ser aplicada. c) Tratamento de trincas e fissuras existentes no edifcio, bem como tratamento das partes soltas ou pulverulentas de emboo e emboo/reboco nas regies onde forem detectados desplacamentos ou massa podre. d) - Aplicao de duas demos de Suvinil Suviflex e) Aplicao de uma demo de textura acrlica 1.a linha (a base de gua). Os servios sero executados conforme especificaes no oramento apresentado e conforme contrato de servios firmados entre a empresa Ivone Soeli & Ferreira Araraquara Ltda. EP (Pinturas Araraquara) e o Condomnio Residencial, observando sempre as normas tcnicas vigentes durante a execuo dos servios de pintura. Sero obedecidas todas as orientaes tcnicas do fabricante das tintas Suvinil - Basf The Chemical Company, mesmo que alguns itens no estejam devidamente apresentados na planilha inicial de mo de
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 1/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

obra fornecida pela Pinturas Araraquara - Ivone Soeli & Ferreira Araraquara Ltda EP 2 Caractersticas do Edifcio objeto do presente estudo Edifcio de condomnio residencial constitudo por 18 andares e pavimento trreo, apresentando idade aparente de 15 anos de construo. 3 Histrico apresentado O revestimento apresenta inmeras patologias, tais como fissuras e trincas externas, desplacamentos do emboo/reboco e regies pulverulentas (massa podre). A causa preponderante para o surgimento da pulverulncia (massa podre) e desplacamentos do emboo/reboco a percolao continuada de umidade de dentro para fora, tais como : infiltraes em rejuntes de Box de banheiros, lavanderias e outras reas midas, bem como infiltraes nos pisos das sacadas. A partir do momento em que a pulverulencia do reboco aflorou (perfurou) o revestimento impermevel (tinta antiga) surgiram pontos vulnerveis que permitiram a infiltrao das guas de chuva agravando dessa forma a patologia pr-existente. O agravamento das demais patologias (trincas e fissuras) se deu tambm devido a falta de manuteno no que dizem respeito impermeabilizao (pintura) externa que sofreu deteriorao da camada impermevel (perda de resina da tinta) por calcinao devido ao tempo excessivo de exposio s intempries (mais de 07 anos), bem como o provvel excesso de finos na argamassa de reboco e dosagem inadequada de aglomerante (cimento) e plastificante (cal hidratada), no descartando tambm, causas como as de movimentao estrutural devido dilatao trmica.

Foto1 data 20/05/2009 Regio Fachada externa - inmeras bolhas e reboco/emboo apresentando desplacamento e pulverulencia (esfarelamento / massa podre) em diversas regies, provocada por umidade percolante (capilaridade) de dentro para fora.
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 2/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto2 data 20/05/2009 - (ampliao) inmeras fissuras, abertura de fundo aparente anterior (<= 1mm), apresentando inicio de tratamento inadequado (impercia) com utilizao de ferramenta no apropriada (abertura aparentemente efetuada com esptula metlica e no com ferramenta em V normatizada). Tal procedimento comprometer o tratamento posterior da superfcie, pois haver marcas visveis devido destruio excessiva das bordas. A ferramenta em V possibilitaria um corte de abertura preciso e de pequena largura, apenas o suficiente para aplicao de mastique elstico e no haveria comprometimento substancial do acabamento final. A maior parte das superfcies externas em todo o contorno do pavimento trreo at o 2.o/3.o andar tiveram esse inicio de tratamento inadequado de fissuras, comprometendo dessa forma o acabamento final. Setas 1 e 2 Pulverulncia do reboco/emboo provocada por umidade percolante proveniente do piso.
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 3/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto3 data 20/05/2009 - (ampliao) Regio Acesso ao Hall principal de entrada no edifcio Mesmo procedimento inadequado de tratamento de fissuras relatado na foto 02 Tcnicas adequadas para tratamento de fissuras e trincas. METODOLOGIA APLICADA NAS FACHADAS DO EDIFCIO: No edifcio predominam na fachada as fissuras e micro fissuras. No caso das fissuras (<=0,5 mm) efetuada abertura pouco profunda com ferramenta em "V" com injeo de mastique elastico. No caso das microfissuras (<=0,05 mm) as mesmas so vedadas diretamente com aplicao atravs de rolo de pintura de suvinil suviflex, produto que est sendo aplicado em duas demos em toda a fachada do edifcio

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

4/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto4 data 20/05/2009 - (ampliao) Regio Pav. Trreo - Pulverulncia do reboco/emboo provocada por umidade percolante proveniente do piso.

Foto5 data 20/05/2009 - (ampliao) Regio Pav. Trreo Mesmo procedimento inadequado de tratamento de fissura relatado na foto 02 www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 5/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto6 data 20/05/2009 - (ampliao) Regio Pav. Trreo - Pulverulncia do reboco/emboo provocada por umidade percolante proveniente do piso ou da soleira adjacente.

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

6/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto7 data 20/05/2009 Regio Apartamento n.12 Sacada - Fachada externa - inmeras bolhas e reboco/emboo apresentando desplacamento e pulverulencia (esfarelamento / massa podre) em diversas regies, pulverulencia essa provocada por umidade percolante (capilaridade) proveniente do piso da sacada. Pode-se observar que a maioria das sacadas dos demais apartamentos apresentam a mesma patologia com graus variveis de incidncia. Deve-se verificar se durante a construo do edifcio foi executada manta impermevel no piso das sacadas.

Foto8 data 20/05/2009 - (ampliao) Regio Pav. Trreo - Pulverulncia do reboco/emboo provocada por umidade percolante proveniente do piso.

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

7/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto9 data 20/05/2009 Regio Apartamento 11 Fachada externa - inmeras bolhas e reboco/emboo apresentando desplacamento e pulverulencia (esfarelamento / massa podre) em diversas regies, provocada por umidade percolante (capilaridade) de dentro para fora.

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

8/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

9/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto10 data 20/05/2009 Regio Apartamentos lado impar Vista da Av. Mau sentido Rua Padre Duarte para Rua So Bento - Fachada externa - inmeras bolhas e reboco/emboo apresentando desplacamento e pulverulencia (esfarelamento / massa podre) em diversas regies, provocada por umidade percolante (capilaridade) de dentro para fora. Nos apartamentos do lado par h indcios de umidade percolante, tais como manchas e bolhas, mas pelo fato da mesma estar protegida do sol da tarde as progresses dessas patologias apresenta-se mais lentas.

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

10/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto11 data 20/05/2009 Regio Apartamentos lado par vista da esquina da Rua So Bento com Av. Mau. Nos apartamentos do lado par h indcios de umidade percolante, tais como manchas e bolhas, mas pelo fato da mesma estar protegida do sol da tarde as progresses dessas patologias apresenta-se mais lentas. Aps o hidrojateamento ser possvel verificar a existncia de pulverulencia e possveis desplacamentos.

Foto12 data 20/05/2009 Regio Trreo Teto de gesso em projeo Nota-se um buraco prexistente no teto de gesso. Esse reparo dever ser efetuado pelo condomnio atravs de empresa especializada em gesso.

Consideraes sobre a fachada externa da torre: No estando mais o revestimento (emboo/reboco) protegido da umidade externa e interna (umidade percolante devido a falhas de impermeabilizao), o mesmo passou a absorver parte da gua direta das chuvas e das reas midas internas, sendo dessa forma submetido ao trabalho constante de dilatao e contrao pelo ganho e perda de umidade de forma sequencial e constante ao longo dos anos.
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 11/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

No obstante o edifcio foi ganhando idade e tendo manuteno interna (vazamentos) e externa precria (pintura), quase inexistente. Ocorre nesse quesito que o edifcio, pela sua idade aparente, sugere pontos no facilmente detectveis (ocultos) de percolao de gua de dentro para fora devido a infiltraes provenientes de rejuntes de banheiros e pequenos vazamentos nas redes internas de esgoto e gua fria. Dada a urgncia de se efetuar a nova pintura para estanqueidade do reboco externo, (sob pena, em mdio prazo, de perda de todo o reboco pelo seu provvel descolamento das alvenarias com formao de extensas placas soltas caso a pintura no seja executada ), a mesma dever ser em tons pastis (cor clara) de fcil manuteno prevendo-se de ante mo que pontos de umidade (de dentro para fora) iro aparecer posteriormente no substrato, atacando a nova pintura em pontos localizados devendo provocar anomalias tais como: Descolamento com pulverulncia e Eflorescncia. Essas patologias devero ocorrer de forma localizada e nas proximidades das reas midas, banheiros, reas de servios, falhas em rufos e calhas da cobertura, no prazo mdio de um a dois anos aps o trmino da nova pintura. Nessa ocasio os pontos de umidade sero facilmente detectveis devendo ser sanados nas reas internas e a pintura refeita nesses pontos localizados, da a necessidade tcnica de aplicao da tonalidade clara, pois a mesma permitir maior facilidade de retoques sem manchas de tonalidades diferenciadas. Concomitantemente aos servios de pintura ou em data imediatamente posterior ao seu trmino, o condomnio dever contratar empresa especializada em impermeabilizaes para os devidos reparos e estanqueidade das reas midas internas e externas. Entende-se por reas midas internas e externas os banheiros, lavanderias, cozinhas, prumadas de esgoto e gua fria, pisos das sacadas, caixas externas de ar condicionado, soleiras das janelas e cobertura do edifcio compreendendo calhas, rufos e condutores. 4 - Parecer tcnico sobre as futuras anomalias (patologias) localizadas que devero surgir em funo do novo revestimento altamente impermevel (pintura) a ser executado, tendo em vista o estado de conservao interna do edifcio e condies patolgicas sugestivas do reboco externo. 4.1 Descolamento com pulverulncia Em algumas regies das fachadas externas dos edifcios, situadas junto s reas midas internas, poder se verificar a anomalia chamada de descolamento com pulverulncia A pelcula de tinta descolar em alguns pontos isolados arrastando o reboco que se desagregar com facilidade (massa podre) sendo que nessas regies o reboco apresentara som cavo sob percusso. Essa anomalia descolamento com pulverulncia se da devido composio inadequada do reboco com exposio constante a umidade Principais fatores (causas provveis) Excesso de finos no agregado Trao pobre (falta de dosagem adequada de cimento) Trao rico em cal Ausncia de carbonatao adequada da cal Principal fator (causa prevista) Ao constante de percolao de gua de infiltrao provenientes das reas midas do edifcio compostas pelos banheiros internos cujos Box de banhos se encontram imediatamente anexos as paredes externas (fachada), bem como a percolao tambm se verificara como provenientes das bases dos caixilhos dos apartamentos (regies de aparecimento constante de fissuras devido incompatibilidade de trabalho do alumnio dos caixilhos com o reboco- dilataes diferenciadas). Portanto esse fator preponderante real de umidade somado a um ou a mais de um dos fatores de
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 12/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

causas provveis acima, poder culminar na patologia prevista. 4.2 - Eflorescncia Em diversas regies da fachada externa do edifcio, situadas junto s reas midas internas, poder ocorrer a anomalia chamada de, : Eflorescncia caracterizada por manchas de umidade e p branco acumulado sobre a superfcie (face interna da pelcula de tinta descolada) Principais fatores que provocam a Eflorescncia (causas a serem constatadas in-loco futuramente) Umidade constante ( de dentro para fora, ou atravs de novas fissuras que podero surgir no reboco devido ao seu atual comprometimento) Sais solveis presentes nos componentes da alvenaria Umidade infiltrada (percolao) Cal no totalmente carbonatada (reativa umidade) 5. Cobertura rufos e telhas

Foto 13 data 20/05/2009 Cobertura Capa quebrada

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

13/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto 14 data 20/05/2009 Cobertura capas quebradas e soltas.

Foto 15 data 20/05/2009 Cobertura - remendos


www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 14/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto 16 Os fios de antenas de TV esto expostos s intempries e amarrados uns aos outros de forma improvisada, impedindo parcialmente o acesso normal cobertura. Essa fiao deveria estar embutida em tubos apropriados e de forma organizada.

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

15/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Foto17 data 20/05/2009 Vista geral da cobertura

Foto18 data 20/05/2009 Todas as borrachas vedantes dos parafusos de fixao das telhas esto ressecadas. Foram tambm encontrados inmeros pontos com ausncia de parafusos de fixao.
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 16/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

Regio Cobertura Pode-se constatar diversas telhas trincadas ou remendadas. O Condomnio dever contratar empresa especializada em calhas e rufos para as devidas correes em todos os pontos crticos do permetro da cobertura. Em mdio prazo dever tambm ser efetuada a substituio das telhas de fibrocimento, pois as mesmas j se apresentam parcialmente porosas (enfraquecidas) e deterioradas e com diversos pontos de emendas improvisadas. Recomendamos na oportunidade que as telhas sejam substitudas por telhas metlicas galvanizadas ou de alumnio. Detectou-se tambm que as borrachas vedantes dos parafusos de fixao das telhas esto ressecadas, tendo j perdido sua funo que seria a de anti vibrao provocada por ventos e vedao s guas de chuvas. Foram tambm encontrados diversos pontos de fixao com ausncia de parafusos de fixao. Aps o trmino dos servios de pintura o condomnio dever contratar empresa especializada em cobertura para os devidos reparos gerais necessrios. 6. Perda de Pigmentao ( tonalidade ) Aps a execuo da nova pintura haver uma perda natural de pigmentao oriunda de intemperismo e ao dos raios solares ultravioletas. Consideraes (despigmentao perda de tonalidade) : Quando da utilizao de pigmentos orgnicos ou inorgnicos nas tintas ocorre uma perda natural da cor (tonalidade) devido ao do intemperismo e principalmente devido aos efeitos dos raios ultravioletas do sol. A tinta a ser utilizada se enquadrar no parmetro de alto padro, tinta de boa qualidade, classificao primeira linha, com ndice de resina (aglutinante impermevel) satisfatrio, fazendo com que essa perda de tonalidade transcorra de forma natural, com ndice de perda da tonalidade principal na ordem de 10% a 20% ao ano, dependendo da face do edifcio exposta a maior incidncia dos raios solares e da tonalidade empregada, podendo-se futuramente constatar uma perda natural em relao tonalidade original tendendo ao tom branco/pastel. Essa perda de tonalidade se enquadrara dentro da normalidade de desgaste natural. 7. Concluses e Consideraes finais : Pode-se constatar que o principal agente das anomalias previstas a serem apresentadas ser a umidade de percolao inicialmente oculta proveniente das reas midas internas do edifcio, o qual dever ser sanado pelo Condomnio, gradativamente conforme forem surgindo, visando recuperao da fachada para uma situao de normalidade. O condomnio dever de forma concomitante aos servios de pintura ou em data imediatamente posterior, contratar os servios de empresa especializada em impermeabilizaes a fim de sanar as patologias existentes (infiltraes) j detectadas. Podero tambm surgir novas fissuras e trincas em mdio prazo devido excessiva exposio anterior do reboco s intempries ( mais de 07 anos sem pintura de proteo) e tambm devido a possveis acomodaes naturais estruturais e de fundaes do edifcio. Devido alta incidncia de fissuras, trincas, desplacamentos, ser efetuado o acabamento final de nivelamento nas regies a serem tratadas, mas o mesmo poder no apresentar um resultado altamente satisfatrio no acabamento geral das superfcies. Salientamos tambm que o revestimento atual existente (emboo/reboco) apresenta altssimo ndice de absoro de gua com baixa resistncia mecnica alm da umidade percolante de dentro para fora, tendo sido submetido a esforos trmicos e exposio ao intemperismo por longo perodo. Por esses motivos o revestimento (emboo/reboco) poder apresentar novas placas soltas em mdio prazo, mesmo com a execuo da nova pintura atual e correo das placas soltas existentes
www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm 17/18

31/08/13

Laudo Tcnico de Exemplo

atualmente. As tintas empregadas devero ser oriundas de fornecedor confivel enquadrando-se na classificao de primeira linha, tendo o Condomnio optado pela marca Suvinil fabricada pela Basf The Chemical Company A mo de obra a ser empregada na pintura dever ser de boa qualidade com acompanhamento e orientao de engenharia especializada em pintura de Edifcios, observando-se as premissas bsicas de nmero de demos satisfatrias, diluio satisfatria da tinta (indicada pelo fabricante) e preparao adequada das superfcies a serem pintadas. Para efeito de manuteno preventiva a fachada externa do edifcio dever ser pintada no mximo a cada 04 anos com 01 demo de liquido preparador e 02 (duas) demos de tinta ltex 100% acrlica nas paredes externas. Encerramento Este signatrio apresenta o presente trabalho concludo, constando de 20 folhas digitadas de um s lado, todas rubricadas, exceto esta ltima, que segue devidamente datada e assinada, colocando-se a disposio para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessrios. Araraquara, 20 de maio de 2009

Srgio Martins Speranza Eng. Civil CREA 0601303517 Abaixo assinado, o Sindico e os membros do conselho da Administrao do Condomnio Residencial tomam cincia do presente parecer tcnico de percia de engenharia com a finalidade de esclarecimentos sobre as patologias existentes e previstas no revestimento externo do edifcio, e tambm de que receberam as orientaes dos procedimentos necessrios para san-las.

________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

Srgio M. Speranza Eng. Civil CREA 0601303517 Av. Mau 763 Araraquara SP Fones : 16-3335-6661 / 9768-7609 e-mail : consultoria@seutrabalho.com Site : www.seutrabalho.com/consultoria

Fechar Pagina

www.seutrabalho.com/consultoria/laudo_tec.htm

18/18

You might also like