You are on page 1of 17

"Prometeu": Um Filme sobre Alien Nfilim e Iluminao Esotrica

TERA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2013 19 COMENTRIOS

! !

O filme de fico cientfica "Prometeu" explora as teorias sobre as origens da humanidade e sua relao com visitantes extra-terrestres. Enquanto a maioria possa achar essa premissa muito "fictcia", muitos aspectos do filme, na verdade, simbolicamente refletem algumas crenas e filosofias da elite oculta. Vamos analisar o significado esotrico do filme "Prometeu".

No h escassez de filmes envolvendo aliengenas furiosos esses dias, e ns definitivamente podemos adicionar "Prometeu" lista. No entanto, embora a maioria desses filmes de aliengenas esteja centrada em atirar em suas caras horrveis antes que eles destruam a Terra, "Prometeu" tem uma histria subjacente que lida com questes atemporais que intrigam a humanidade; perguntas como "De onde viemos?" e "Por que estamos aqui?"... e mais uma boa dose de tiros nas caras horrveis dos aliengenas.

Dirigido por Ridley Scott, o filme foi originalmente destinado a ser uma sequncia para o filme "Alien", um clssico de 1979, mas o produto final

tem pouca relao com ele. O filme conta a histria de cientistas que descobrem artefatos antigos retratando visitantes de outro planeta. Para investigar essa descoberta, os cientistas obtm o apoio de uma empresa gigante e embarcam em uma misso espacial para encontrar o planeta de onde os aliengenas vieram e para fazer-lhes perguntas importantes. A premissa baseada na teoria de Antigos Astronautas, que estipula que milhares de anos atrs, os primeiros seres humanos estavam em contato com uma raa aliengena superior.

Como o nome do filme sugere, "Prometeu" tambm est repleto de referncias mitolgicas e simbolismo que do ao filme um sentido subjacente esotrico. Enquanto o filme , a princpio, sobre os seres humanos irem para o espao para encontrar seus criadores aliengenas, "Prometeu" tambm pode ser visto como uma metfora para a iluminao espiritual, como retratado por sociedades secretas ocultistas. Vamos olhar para os conceitos explorados no filme.

! Os Engenheiros? ! !

No incio do filme, um aliengena humanide desembarca na Terra e bebe um lquido estranho.

! !

Um aliengena deixado na Terra por uma nave espacial enorme.

Depois de beber o lquido, o aliengena completamente se desintegra e cai na gua.

O aliengena desintegrado ao nvel do DNA e interage com a gua da Terra para criar uma nova forma de vida.

Na gua, o DNA aciona uma reao biogentica e, a um nvel microscpico, vemos clulas individuais que comeam a multiplicar-se. Essa a teoria do filme sobre como a vida humana surgiu na Terra. Na tela do filme com o ttulo, mostrada uma nica clula se multiplicando. Assim como a vida humana comeou na Terra.

O ttulo do filme aparece mostrando uma nica clula multiplicando-se, criando vida na Terra.

O filme ento avana rapidamente at 2089, onde dois arquelogos, Elizabeth Shaw e Charlie Holloway, esto procura de uma caverna na Irlanda. L, eles descobrem uma pintura desenhada por um homem das cavernas, que retrata os seres humanos procurando por uma formao de estrelas no cu. Os pesquisadores descobrem que essa formao de estrela em particular pode ser encontrada na arte de vrias culturas antigas.

! A formao de estrelas nesta pintura da caverna semelhante s formaes de estrela encontradas na arte egpcia, sumria e maia antiga.

Os arquelogos acreditam que os aliengenas (os quais eles chamam de "Engenheiros") vieram dessa formao de estrelas particular e disseminaram vida humana na Terra. Isso faz com que eles embarquem em uma misso espacial para encontrar o planeta e procurar respostas dos Engenheiros.

A premissa do filme fortemente inspirada pela teoria dos Antigos Astronautas originalmente proposta por autores como Eric Von Daniken e Robert Temple. De acordo com essas teorias, a humanidade foi criada ou "ajudada" por visitantes de outro planeta, que deixaram vestgios duradouros na histria humana.

! !

O diretor de "Prometeu", Ridley Scott, parece acreditar nessa teoria. Em uma entrevista ao Hollywood Reporter, ele afirmou: "A NASA e o Vaticano concordam que quase matematicamente impossvel que podemos estar onde estamos hoje sem que haja um pouco de ajuda ao longo do caminho... para isso que ns estamos olhando (no filme), em algumas das idias de Eric Von Daniken de como que ns, seres humanos, aparecemos".

! !

- Hollywood Reporter, Ridley Scotts New Alien Movie Influenced by Ancient Astronaut Theory

! Vamos dar uma olhada na teoria dos Antigos Astronautas. ! Antigos Astronautas !

Os defensores da teoria Antigos Astronautas acreditam que grande parte do conhecimento humano, cultura e religio so remanescentes de uma "cultura-me" aliengena. Monumentos antigos considerados demasiadamente avanados para a tecnologia da poca, tais como Stonehenge, Ilha de Pscoa e a Grande Pirmide de Giz so considerados prova de um contato aliengena. Eric Von Daniken tambm afirma que a arte antiga e a iconografia em todo o mundo contm descries de veculos espaciais, criaturas no humanas inteligentes e tecnologia avanada. Ele afirma que as culturas que no tiveram contato uma com o outra tinham temas semelhantes em sua arte, provando que havia uma fonte comum para o seu conhecimento.

! Uma pintura da caverna real encontrada na Itlia dita estar representando os Antigos Astronautas visitando a Terra. Essa imagem foi provavelmente a inspirao para a pintura rupestre encontrada em "Prometeu".

Hierglifo egpcio dito descrever mquinas voadoras.

! Em Prometeu, semelhanas entre os artefatos da civilizao egpcia, maia, sumria e outros antigos levam a equipe de pesquisa a buscar os "engenheiros" da humanidade.

Os defensores da teoria dos Astronautas Antigos afirmam que muitos textos religiosos antigos contm referncias a visitantes do espao. Dois dos principais trabalhos citados so o Livro de Gnesis e o Livro de Enoque, que ambos mencionam a existncia na Terra de seres enigmticos gigantes chamados Nfilins.

! Os Sentinelas e os Nfilins ! ! !

O livro de Gnesis menciona a presena na Terra de seres chamados Nfilins (a verso King James usa o termo Gigantes). Esses seres so descritos como hbridos que so o resultado da procriao entre as fmeas humanas e os "filhos de Deus".

"Quando os seres humanos comearam a aumentar em nmero sobre a terra e as filhas nasceram com eles, os filhos de Deus viram que as filhas dos humanos eram bonitas, e eles se casaram as que escolheram. (...) Os Nfilins estavam na terra naqueles dias, e tambm depois, quando os filhos de Deus foram s filhas dos humanos e tiveram filhos com elas."

! ! ! !

- Gnesis 6:1-4 (Nova Verso Internacional)

Em Nmeros 13, os Nfilins so mencionados mais uma vez, descritos como seres gigantes destrutivos que pareciam bastante diferentes dos seres humanos normais. "E eles espalharam entre os israelitas um relatrio negativo sobre a terra que haviam explorado. Eles disseram: "A terra que exploraram devora aqueles que vivem nela. Todas as pessoas que vimos l so de tamanho grande. Vimos os Nephilins l (os descendentes de Anaque vm do Nephilins). Ns parecamos gafanhotos em nossos prprios olhos, e ns vimos o mesmo neles ".

! !

- Nmeros 13:32-33

O livro apcrifo de Enoque expande sobre os Nfilins e seus originadores, os Sentinelas. De acordo com o texto que data de 300 a.C, os Sentinelas eram um grupo formado por 200 "filhos de Deus", que desobedeceram a Deus e desceram Terra para procriar com seres humanos. Eles disseram ter ensinado humanos habilidades avanadas, como a metalurgia, metalurgia, cosmticos, feitiaria, astrologia, astronomia e meteorologia. Visto que os Sentinelas desobedeceram a Deus, eles tambm foram chamados de anjos cados.

A prole dos Sentinelas foram os Nfilins, descritos como gigantes que viveram entre os humanos. Eles finalmente se tornaram uma presena destrutiva na Terra e dito terem consumido "todas as aquisies dos homens". A fim de se livrar desses seres da Terra (junto com os humanos que se misturaram com eles), Deus criou o Grande Dilvio. A

fim garantir a sobrevivncia da humanidade, no entanto, No foi avisado por Deus para construir a arca.

Outro antigo texto judaico, O Livro dos Jubileus, afirma que 10 por cento dos espritos desencarnados dos Nfilins foram autorizados a permanecer na Terra depois do dilvio, como demnios, para tentar deixar o ser humano perdido at o Juzo Final. por isso que a elite ocultista to empenhada em corromper as massas com materialidade e perverso?

Ento, quem eram os Sentinelas e os Nfilins? Muitos diferentes pesquisadores tm proposto vrias interpretaes diferentes, incluindo uma classe de seres humanos ricos, demnios ou uma antiga superraa. Os defensores da teoria dos Antigos Astronautas acreditam que eles eram na verdade aliengenas que foram enviados Terra para supervisionar a evoluo da humanidade - da o seu nome "Os Sentinelas".

! !

A premissa de "Prometeu" muito influenciada por essa teoria como os aliengenas do filme so seres gigantes que vieram Terra para criar e ensinar a humanidade.

! A equipe finalmente encontra um de seus "engenheiros", um aliengena gigante. Infelizmente, o alien no se sente vontade de ter uma discusso sobre as origens da humanidade e arranca a cabea de David, o Androide (o cara do lado esquerdo).

Descobrir que os aliengenas eram parte da evoluo humana no importante do ponto de vista cientfico por si s, mas tambm do espiritual, como isso poderia potencialmente tornar muitas religies completamente obsoletas. Todos os sistemas de crenas seriam completamente questionados, ou pelo menos revistos para incluir o "ngulo aliengena".

! Dilema Espiritual ! !

As implicaes espirituais da misso espacial so sutilmente refletidas no filme, atravs de vrias cenas questionando a relevncia do cristianismo nesse contexto engenhado por aliengena.

! No incio da viagem, o capito do navio instala uma rvore de Natal. Ele questionado pelo seu superior "Que diabos isso?", e o capito responde: " Natal!". O fato de essa misso espacial que altera a histria ocorrer durante a poca de Natal (o feriado que celebra o nascimento de Jesus Cristo) d-lhe um significado religioso.

! Elizabeth, a heri do filme, com orgulho e destaque, usa uma cruz crist ao redor do pescoo. Este pendente torna-se simblico do dilema espiritual que resulta das concluses da misso.

Quando o navio chega ao seu destino, a tripulao descobre um edifcio abandonado construdo por uma civilizao aliengena contendo... aliengenas mortos. Depois de executar testes em um dos corpos, a tripulao percebe que os extraterrestres so de fato os criadores da vida humana na Terra. Em outras palavras, a teoria dos Antigos Astronautas est correta e seres de outro planeta foram de fato os "engenheiros" da humanidade. Uma vez que Elizabeth confirma essa descoberta para seu namorado Charlie, ele imediatamente a questiona sobre a validade de seu pingente de cruz:

! !

- OK, acho que voc pode jogar a cruz de seu pai fora agora. - Por que eu iria querer fazer isso? - Porque eles nos fizeram.

! Elizabeth ento d um "uau" digno de resposta: ! !


- E quem os fez?

Ela, portanto, no v uma contradio entre acreditar no cristianismo e na teoria dos Antigos Astronautas simultaneamente. Ela ainda acredita que Deus o criador acima de tudo... mas agora tem que adicionar os aliengenas para a equao.

! !

Aps essa discusso profunda, Elizabeth e Charlie tm relao sexual na nave espacial. O que o casal no sabe que Charlie foi injetado com DNA aliengena por David, o Andride.

! Antes de Charlie visitar Elizabeth em seus aposentos, David, um rob com uma mente inquisitiva, faz Charlie beber uma bebida contendo DNA aliengena, sabendo que ele iria se relacionar sexualmente com Elizabeth e ela, portanto, dar luz a uma criana meio-aliengena. Observe a rvore de Natal ao fundo.

O casal faz relao sexual sem proteo e Elizabeth logo descobre que est grvida. Ela imediatamente percebe que sua gravidez est muito, muito errada, como se seu filho no fosse humano, e muito hostil. Considerando o fato de que a misso acontece durante o tempo de Natal, Elizabeth se torna uma espcie de anti-Virgem Maria. Em vez de dar luz ao Cristo, ela dar luz a uma criatura meio estranha... no muito diferente do Nfilim.

! Ao descobrir sua gravidez, o pingente de cruz de Isabel removido e guardado, simbolicamente significando que sua f crist no mais vlida.

Elizabeth consegue "abortar" a monstruosidade. Ento, a misso d errado e todo mundo morre, exceto ela. Depois de quase desistir, Elizabeth, aparentemente, tem uma epifania e fica determinada a descobrir a verdade sobre os aliengenas. Aparentemente, eles abandonaram a humanidade h muito tempo e estavam mesmo planejando destruir a Terra. Algo deve ter dado muito errado com a evoluo humana.

! !

No final do filme, ela coloca a cruz de volta em torno de seu pescoo, o que significa que ela no perdeu a f e que sua busca da verdade agora muito espiritual. No se trata mais de cincia, mas sobre a necessidade humana bsica de ter perguntas existenciais respondidas.

Elizabeth coloca de volta sua cruz e est determinada a descobrir a verdade sobre os Engenheiros aliengenas.

O filme inteiro pode ser interpretado como uma metfora espiritual uma busca de iluminao. O ttulo do filme em si, "Prometeu", muito indicativo do significado esotrico subjacente do filme.

! Prometeu e a Busca pela Iluminao !

Na mitologia grega, Prometeu um tit, a raa primeva de divindades que veio antes dos Olimpianos. Ele roubou o fogo dos deuses para dlo humanidade - um ato que permitiu o progresso e civilizao. Para realizar o ato de trazer fogo (um smbolo do conhecimento divino) para a humanidade, Prometeu tornou-se uma figura importante na mitologia de escolas de mistrio, como a Maonaria e Rosacrucianismo, que se baseiam no uso de conhecimento oculto, a fim de alcanar a divindade.

! Prometeu, uma figura favorita da elite iluminista, bem visvel no Rockefeller Center.

O equivalente judaico-crist de Prometeu Lcifer, um "anjo cado" de grande inteligncia, que, uma vez "favorito" de Deus, desafiou-o e trouxe uma nova forma de conhecimento para a humanidade. O nome Lcifer o latim para "portador da luz", que exatamente o que Prometeu realizou, trazendo o fogo para o homem.

Essa "luz" dita ser o conhecimento oculto ensinado nas escolas de mistrios, j que permite que "os seres humanos iluminados" subam de volta para a divindade. A histria dos Sentinelas e do Nfilins descrita acima tambm parece seguir o mesmo arqutipo, uma vez que conta a histria de "filhos de Deus" se rebelando contra seu governo e descendo para a Terra, ensinando conhecimento importante a humanidade. Alm disso, como Lcifer, os Sentinelas so apelidado de "anjos cados". Onde, portanto, veja que h um monte de interconectividade nesses mitos e simbolismo do filme.

! ! ! !

No incio da viagem espacial, o presidente da corporao que financia a misso tem um reunio e d um discurso sobre a importncia da misso: "O Prometeu Titan queria dar igualdade humanidade com os deuses e por isso, ele foi expulso de Olimpo. Bem, meus amigos, a hora finalmente chegou para o seu retorno". No filme, Prometeu o nome da nave espacial que transporta os seres humanos aos seus Engenheiros aliengenas. Ele representa simbolicamente os humanos usando o "fogo" (conhecimento) que foi dado a eles para subir de volta divindade (seus criadores aliengenas) por seus prprios meios. Esta metfora de iniciao espiritual uma reminiscncia das muitas histrias mitolgicas encontradas ao longo da Histria que escondem um significado semelhante esotrico.

No entanto, Escolas de Mistrios acreditam que a iluminao no dada a todos, mas apenas para alguns poucos escolhidos e isso apropriadamente refletido em "Prometeu". No filme, todas as pessoas que estavam a bordo para fins egostas, monetrios ou insinceros morreram. S quem estava l pela verdade e com uma forte f espiritual sobreviveu. Esse tipo de narrativa est a par com histrias alegricas de iluminao espiritual afirmando que apenas o verdadeiro corao vai chegar a esse estado superior de ser.

! !

Alm de Elizabeth, outro personagem no-humano sobreviveu: David, o Android.

! Por volta do fim do filme, David tem sua cabea cortada, mas, j que ele um rob, ele ainda funciona. Elizabeth pega a cabea e continua sua jornada, simbolicamente significando que ela precisa de intelecto humano puro e tecnologia para alcanar a iluminao.

! !

David tem capacidade intelectual grande, fazendo-o acreditar que ele superior aos seus colegas humanos. Apesar deste fato, ele , no entanto, fundamental para a busca de Elizabeth - uma sutil mensagem informando que o transhumanismo importante na evoluo humana. No final do filme, David no entende por que Elizabeth deseja continuar sua busca por seus criadores. A diferena que ela tem uma alma e ele no. por esta razo que ela volta a coloca a cruz no pescoo. Sua busca no simplesmente uma misso espacial, uma peregrinao espiritual para descobrir de onde ela vem.

! Na cena final do filme, Elizabeth decide no voltar para a Terra (representando a materialidade e o baixo ego) e continua a procurar pelos Engenheiros (representando iluminao e divindade). Sua busca no acabou e, portanto, pode haver uma sequela.

! Concluso !

Enquanto a maioria dos espectadores provavelmente pensaram que "Prometeu" era um "filme decente de aliengenas", mergulhando um pouco mais profundo em seu significado e simbolismo revela uma outra interpretao. Inspirando-se na teoria de antigos astronautas, "Prometeu" prope uma reconfigurao radical da histria e teologia, um produto que faz da humanidade um produto de "deuses criadores" extra-terrestres. O filme tambm mistura essa busca de conhecimento cientfico com as questes espirituais e metafsicas, tornando essa histria no s sobre aliengenas com raiva, mas sobre questes existenciais atemporais.

Como o ttulo do filme sugere, a histria de seres humanos que vo para o espao para encontrar seus criadores tem um significado esotrico subjacente, visto que ela pode ser interpretada como uma metfora para a iluminao espiritual. O Prometeu Titan uma figura central em escolas de mistrio ocultistas; uma figura arquetpica de um "rebelde l de cima", que trouxe o conhecimento divino para a humanidade - com todos os benefcios e as perdas que isso gera. Sociedades secretas ocultistas acreditam que esse conhecimento fornece o caminho de volta para a divindade. Da mesma forma que a nave Prometeu deixa a Terra para encontrar os Engenheiros, iniciantes

ocultos procuram deixar o plano material para atingir a iluminao e "ser um" com o Grande Arquiteto do Universo.

Dito isto, h alguma verdade para as muitas histrias e mitologias que se referem a uma figura divina que vem de cima para transmitir conhecimento para a humanidade? As figuras de Prometeu, Lcifer, e os Sentinelas do Livro de Enoque tem base de fato para elas? Existe uma fonte de "fora" para o conhecimento avanado e esotrico da humanidade? Houve algum dia os Nfilins, uma "super-raa" na Terra, ajudando a humanidade a desenvolver-se, mas acabaram a corrompendo? esse o "elo perdido" na evoluo humana? a razo pela qual a humanidade auto-destrutiva e de alguma forma fora de sincronia com o resto do planeta? Ser que essa fonte exterior vm de aliengenas como sugerido em "Prometeu" ou de anjos cados e/ou demnios, como escrito em textos antigos? essa a fonte externa por trs dos ensinamentos de sociedades secretas e por trs... dos Illuminati?

You might also like