You are on page 1of 5

ATIVIDADE ESTRUTURADA 2 Com o avano da internet, os testes psicolgicos, um dos principais instrumentos de trabalho dos profissionais de Psicologia, esto

passando por um processo de banalizao. Para evitar a disseminao indiscriminada desses testes e garantir a qualidade do trabalho de milhares de psiclogas (os) do pas, o Conselho Federal de Psicologia, em parceria com o Frum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), est lanando uma campanha nacional para conscientizao de profissionais e estudantes. O objetivo defender o uso responsvel e os bons resultados que podem advir dos testes psicolgicos. Recentemente, vrios instrumentos de avaliao psicolgica esto sendo divulgados em redes sociais e canais do YouTube. O uso de testes psicolgicos considerados desfavorveis, segundo os critrios estabelecidos na Resoluo CFP n. 002/2003, considerado falta de tica e o profissional pode responder administrativamente. A avaliao psicolgica uma atividade restrita a profissionais da Psicologia. Isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicolgicos, so de uso restrito a esses profissionais. Desse modo, o Conselho Federal de Psicologia alerta a sociedade para os riscos decorrentes do emprego desses instrumentos por profissionais que no estejam habilitados e credenciados para esse fim. Por outro lado, conclama a populao e os profissionais a comunicar aos Conselhos Regionais de Psicologia quaisquer irregularidades ocorridas por ocasio do uso dos testes psicolgicos. Alm disso, a avaliao psicolgica reconhecida pela sociedade e amplamente utilizada como instrumento da organizao das relaes de trabalho entre outros campos. preciso dizer ainda que o processo de organizao que a avaliao psicolgica media no possui, sob nenhum aspecto, carter excludente. Satepsi Para garantir a qualidade tcnica desses instrumentos e o atendimento aos princpios ticos e dos direitos humanos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) criou, em 2003, o Sistema de Avaliao de Testes Psicolgicos (Satepsi). O site do Satepsi constantemente atualizado e suas informaes podem ser localizadas facilmente. Alm de resolues, editais, grupo de pareceristas, comisso consultiva em avaliao psicolgica e novidades, os usurios podem encontrar ainda respostas para as mais frequentes perguntas dirigidas ao CFP sobre o tema. De acordo com a conselheira federal Ana Paula Noronha, o Satepsi um sistema composto por legislao, por um grupo de especialistas, por uma Comisso Consultiva e por um sistema operacional. O Satepsi dinmico e o envio de testes obedece ao fluxo contnuo. Assim, o instrumento que hoje no se encontra em condies de uso pode ser alterado e submetido anlise, disse.

Bibliografia: site do conselho Federal de Medicina www.cfp.org.br/ (conforme orientao do sia)

ATIVIDADE ESTRUTURADA 3

Sobre a aprendizagem de testes psicolgicos, aprendemos em aula o Teste G-38 e tambm o Teste QUATI ,que foi aplicado aos alunos em sala pela professora, que em seguida ensinou a fazer o laudo. Foi entregue na av 2 os laudos dos seguintes testes citados acima. A experincia da aplicao para minha pessoa foi bastante positiva, principalmente ao que se refere ao Teste do QUATI, agregou bastante saber um pouco mais da minha personalidade, enquanto que o G 38 um teste da avaliao da inteligncia, fiquei um pouco desapontada por ter obtido como resultado mdia inferior, mais acho que no dia da aplicao estava bastante tensa e penso que pode ter influenciado. No geral, foi muito bom aprender , j que como futuros psiclogos precisaremos utilizar os testes psicolgicos.

ATIVIDADE ESTRUTURADA 2

Aluna: Cntia Couto da Silva Matrcula: 200902030283 Professora : Rosana Bustamante Campus: Niteri/Manh

ATIVIDADE ESTRUTURADA 3

Aluna: Cntia Couto da Silva Matrcula: 200902030283 Professora : Rosana Bustamante Campus: Niteri/Manh

You might also like