You are on page 1of 4

Metodologia de detalhamento de Estruturas Metlicas

Resumo
O mercado para a construo metlica hoje, no Brasil, se apresenta em um perodo de consolidao, caracterizado por um crescimento contnuo da utilizao dessa tecnologia, graas maior variedade de produtos oferecidos, ao maior de profissionais habilitados e s vantagens da utilizao do ao em elementos pr-fabricados. Embora o conhecimento tcnico hoje seja mais difundido do que h alguns anos atrs, observa-se que o nmero de profissionais especializados atuantes ainda no suficiente para acompanhar a demanda, em crescimento, do mercado da construo metlica. O objetivo do artigo apresentar as metodologias de detalhamento de estruturas metlicas utilizadas no Brasil, como resultado de pesquisa realizada juntamente ao PROPEC/UFOP. A metodologia empregada durante a pesquisa foi a busca por referncias bibliogrficas tcnicas (acadmicas e eletrnicas), alm de visitas tcnicas aescritrios de engenharia, empresas fabricantes de estruturas metlicas e empresas de prestao de servios complementares, totalizando sete empresas visitadas, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Introduo
A utilizao do ao como material estrutural apresenta vantagens sobre outros materiais, como ganhos de vo, diminuio da seo transversal do elemento estrutural, alta resistncia em relao ao peso prprio, alto mdulo de elasticidade, resistncia trao, homogeneidade do produto, diminuio do peso da estrutura com alvio das cargas de base (fundaes), tempo ganho no cronograma da obra, preciso de execuo etc. Essas vantagens so amplamente obtidas quando a opo pela estrutura metlica j feita desde o incio do processo de projeto. A falta de planejamento inicial do uso do ao como material estrutural leva a problemas que seriam facilmente solucionados no processo de projeto. Patologias da edificao seriam evitadas se houvesse o cuidado, por parte dos projetistas de pensar (e detalhar) cada ligao entre os elementos estruturais, cada interface entre os diferentes materiais, etc. O detalhamento adequado do projeto propiciaria menor chance de erros, com maior qualidade e maior velocidade na execuo, o que representaria lucro aos investidores do setor.

Processo de detalhamento

A criao dos detalhes de uma estrutura est diretamente relacionada com a soluo estrutural escolhida. O sistema estrutural, o lanamento da estrutura e o sistema de estabilizao adotado iro determinar, alm da geometria das peas e da escolha dos materiais, as ligaes entre os diversos elementos estruturais. As ligaes entre elementos estruturais so os principais itens a serem detalhados em um projeto de estrutura metlica. O detalhamento ocorre aps a especificao de toda a estrutura por engenheiro calculista que definir alm das dimenses dos perfis, o tipo de ligao, estabilizao da estrutura, posicionamento e dimensionamento de enrijecedores e elementos de contraventamento, etc. A figura 1 apresenta um exemplo de uma ligao detalhada.

O detalhamento de fabricao iniciase pela definio dos conjuntos (Figuras 2) e subconjuntos de peas. A estrutura dividida em pequenos grupos de peas em funo do diagrama de montagem. desejvel que saia montado de fbrica o mximo de peas possveis, sendo os grupos limitados, em suas dimenses, apenas pelo espao disponvel para o transporte.

Ferramentas de detalhamento
Definido o conjunto inicia-se o detalhamento de cada pea componente (Figura 3), ou seja, desenha-se cada pea com todas suas informaes, suas dimenses, possveis cortes, furos, arestas, soldas etc. Cada formato conter apenas o detalhamento de uma pea, o chamado croqui de fabricao, que consiste em um desenho limpo, objetivo e preciso, apresentando apenas as informaes necessrias para a fabricao da pea. O excesso de informao no desenho compromete a sua compreenso, podendo ocasionar erros e, conseqentemente, prejuzo com a perda da pea. Assim, justificada a padronizao de desenhos e smbolos utilizados num projeto, facilitando a compreenso e aumentando a produtividade. Segundo Hayward e Weare (2002), usualmente, cada elemento estrutural ou conjunto mostrado para fabricao na forma como ser entregue no canteiro de obras. comum ocorrer confuso e at erros causados durante o processo de produo, pela representao inadequada ou ausente ou, ainda, pelo desconhecimento de conceitos bsicos de detalhamento. Notam-se, em visitas de campo, que cada fabricante apresenta sua prpria metodologia de representao dos detalhes, seus prprios procedimentos para a realizao desses desenhos. Por esta razo, na maioria das vezes o detalhamento feito pelo prprio fabricante (equipe tcnica prpria). Atualmente, devido ao grande crescimento do mercado de estruturas metlicas, h um processo de terceirizao do servio a outros escritrios, para os quais so fornecidos guias de procedimento de detalhamento, evitando gasto de tempo na fbrica com alteraes e adaptaes. Os escritrios de engenharia que prestam servio de detalhamento s fabricas de estruturas metlicas no utilizam uma metodologia prpria de detalhamento, tendo que recorrer aos guias de procedimentos para detalhamento de fabricao fornecidos por cada empresa. Tal fato dificulta a padronizao do servio realizado, o que acarreta em gastos desnecessrios de tempo, alm da dificuldade de recrutar mo-de-obra, pois, se o escritrio presta servio a seis empresas fabricantes, o novo funcionrio ter que consultar seis diferentes guias de procedimentos para realizao dos desenhos de detalhamento. Os softwares CAD ainda continuam sendo utilizados para a representao de detalhes de estruturas metlicas, porm, crescente sua substituio por softwares de modelagem nacionais e importados. Essa substituio estimulada pelos prprios fabricantes de estruturas metlicas que vem assim uma tentativa de padronizao dos desenhos (informaes), principalmente dos croquis de fabricao, alm da facilidade destes softwares

gerarem automaticamente arquivos CAM que realizam a interface com mquinas ferramentas CNC. A boa aceitao desses softwares pelo mercado e o incentivo de seu uso por parte dos fabricantes est relacionado ao ganho de tempo e a reduo de erros que seus recursos permitem, tornando-os uma importante ferramenta computacional para a engenharia estrutural moderna. Porm, a disseminao incontrolada de suas ferramentas pode levar ao surgimento de um contingente de detalhistas automticos, no capacitados a compreenderem todo o processo de uma construo metlica e no aptos a identificar um erro que pode ser levado at a fabricao, ocasionando prejuzo com a perda da pea ou insegurana estrutural.

Consideraes finais
Como a ABNT ainda no possui um manual de detalhamento ou um guia de procedimentos para fabricao de estrutura metlica que levasse a uma padronizao, seria interessante, por parte dos profissionais e dos pesquisadores defenderem tal ideia. A padronizao na representao dos projetos acelera o tempo despendido com a realizao da tarefa e permite maior controle de qualidade nas etapas de fabricao e na montagem, tanto por parte dos clientes, dos profissionais contratados e dos fabricantes. A vigncia de uma norma, especfica para execuo de estruturas metlicas e mistas, seria de extrema importncia padronizao dos procedimentos de fabricao e montagem e, conseqentemente, padronizao do detalhamento da estrutura. Dessa forma, existiriam dois ganhos imediatos: o primeiro seria a democratizao ao acesso de informaes por parte dos profissionais, que teriam a norma como um norte, pois, quaisquer manuais e guias de procedimentos elaborados no Brasil, posteriormente publicao da mesma, deveriam necessariamente ser coerentes com o estabelecido pela norma; e o segundo ganho seria a possibilidade real de avaliao dos fabricantes ainda na fase de contratao, pois, haveria um padro de projeto e execuo de estruturas metlicas, o que classificaria as diversas empresas atuantes no mercado, evitando que uma empresa pouco qualificada realizasse a execuo e montagem de estruturas em ao.

You might also like