You are on page 1of 2

Pag. 1 Site: www.josiasmoura.wordpress.

com

Parte 03: Curso bsico de evangelismo pessoal


1. Algumas recomendaes especiais Para os evangelizadores novatos
Se voc encontrar dificuldades ou no conseguir se lembrar dos pontos do plano de salvao, que estudamos, no desista. A mensagem que voc est levando aos homens muito poderosa e no depende da sabedoria humana. Faa o seguinte: Fale o que voc sabe sobre Jesus. Recheie suas palavras com testemunhos de bnos que voc ou algum da sua famlia ou algum conhecido recebeu de Jesus. Entregue alguma literatura evangelstica: um folheto, um evangelho, um novo testamento ou at mesmo uma Bblia. Convide essa pessoa para visitar uma igreja evanglica. Se for possvel, oferea-se para acompanh-la at a igreja no dia de culto ou, ento, fornea-lhe o endereo de forma bastante clara.

Em qualquer situao, trate bem a pessoa que voc est evangelizando. Pergunte-lhe o nome e chame-a sempre pelo seu nome. No faa rodeios, apresente claramente a Palavra de Deus, poupando o seu tempo e o tempo do seu ouvinte.

2. Como iniciar e manter contato com a pessoa.


Ao chegar numa casa, identifique-se e diga que voc deseja deixar um convite especial para a pessoa. Informe que haver um culto evangelstico na Igreja, se tiver um folheto deixe-o com a pessoa, pergunte se a pessoa tem tempo disponvel para ir. Quando falar com algum sobre o Evangelho, no faa um discurso. Se voc permitir que a pessoa fale o que pensa, ela se sentir melhor. Procure manter um dilogo. Leia uma passagem bblica, faa um breve comentrio, apresente o seu testemunho pessoal, sempre dando tempo para que ela possa entender o que voc disse. Mostre-se interessado no que ela quer falar. Lembre-se, quem convence o Esprito Santo atravs da palavra pregada. Mantenha-se firme na mensagem a ser entregue mas no force o seu ouvinte. 2.1 Podemos inciar um contato com uma pessoa por meio de: Assuntos Comuns: Faa perguntas ou comentrios rpidos sobre assuntos do dia: trnsito, temperatura, clima, notcias polticas ou econmicas, tomando o cuidado para no criar polmicas. Assuntos relativos a Vida Familiar: Procure saber como se constitui a famlia dessa pessoa: pais, filhos, etc. Fale tambm de sua famlia, de modo a deix-la vontade para perguntar. Assuntos sobre a vida profissional: onde trabalha, se empregado, se trabalha por conta prpria. Assuntos relacionados a Vida Espiritual: Procure conhecer quais crenas ou religies a pessoa segue. No despreze a f dela. Lembre-se de que sua misso levar a Salvao no nome de Jesus e no condenar o seu modo de viver ou de crer. NO MOMENTO OPORTUNO APRESENTE O PLANO DE SALVAO 2.2 Aps expor o plano de salvao, faa o apelo. Estando certo que a pessoa ouviu e entendeu o Evangelho, aproveite o momento e lhe oferea Jesus, pedindo-lhe que se decida por aceitar Jesus em seu corao. Se ela no entender, explique-lhe que aceitar Jesus quer dizer reconhecer que um pecador, que no pode encontrar-se com Deus nessa situao, que deseja ser salvo, que cr que Jesus morreu na cruz em seu lugar, que cr que Jesus pode perdoar todos os seus pecados e que deseja seguir a Jesus por todos os dias de sua vida. 2.3 Em seguida incentive a pessoa a ir a culto evanglico Informe ao novo convertido os dias e horrios dos cultos e o endereo da sua igreja ou da igreja mais prxima. Se possvel, v com ele ao primeiro culto e o apresente ao pastor da igreja, o qual, com certeza, cuidar da sua introduo no corpo de membros e o iniciar no discipulado.

Pag. 2 Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Na tarefa de evangelizao pessoal, na maioria das vezes, voc ter de ir ao lugar onde as pessoas se encontram. Assim como Jesus disse e fez: buscar e salvar o perdido. Na direo do Esprito Santo, voc poder visitar prises, hospitais, locais de trabalho e lares. Em cada lugar voc dever respeitar os seus costumes e normas. E tambm precisa manter uma atitude que faa voc agradvel para a pessoa visitada, de modo que no haja nenhum impedimento para ela ouvir o Evangelho.

3. Orientaes relativas s visitas. Tomando como exemplo o lar, provavelmente o lugar onde se realiza mais visitas para evangelizao, seguem algumas recomendaes.
Equipe para visitas Duas pessoas so suficientes para a visita num lar. Para evitar constrangimentos, o evangelizador somente ir sozinho se no lar houver pessoas do mesmo sexo. Por exemplo, o homem somente ir sozinho visitar o lar de uma mulher, se l tambm estiver o seu esposo, irmo ou pai. Para visitar pessoas que vivem sozinhas recomenda-se que a equipe tenha evangelizadores dos dois sexos. Na entrada do lar Na porta, voc dever se apresentar, dizendo seu nome, a sua igreja e a sua funo. Se estiver acompanhado, faa a mesma apresentao das pessoas que estiverem com voc. Espere o visitado lhe convidar para entrar. Ao entrar, agradea-o com palavras como obrigado ou com licena. Marque horrio Antes de visitar o lar, marque o dia e a hora para permitir que a pessoa se prepare com antecedncia. Se a visita no tiver sido marcada, tome cuidado para que voc no se torne um incmodo. Se a visita se tornar desagradvel, com certeza bloquear a pessoa para receber a Palavra de Deus. Caso a pessoa visitada tenha outro compromisso naquele momento, como visita de parentes, alguma tarefa importante no lar ou um lazer que ela gosta muito, pealhe desculpas e marque outro dia e hora. Dentro do Lar No se mostre curioso em observar os mveis e as condies do lar, a no ser que voc ache necessrio fazer, de modo sincero, algum elogio, por exemplo: este sof mais confortvel que o meu! ou que quadro bonito!. Nunca altere as atividades no lar, como: desligar tv/rdio, baixar volume, fechar cortinas e janelas, juntar cadeiras. Quando uma dessas coisas for realmente necessria, pea educadamente para que a pessoa visitada o faa. Ao sentar Procure sentar-se perto da pessoa a ser evangelizada. Assim voc poder mostrar-lhe na Bblia o texto que est lendo e tambm poder pedir-lhe para que o leia. O motivo da sua visita Mantenha-se alerta para no se desviar dos motivos da visita. Voc est ali para falar do Salvador Jesus, para anunciar as boas novas de uma vida eterna na presena de Deus. Evite outros assuntos, a no ser que, quando falar deles, possa descontrair a pessoa visitada e assim torn-la mais disposta para ouvir o Evangelho. No esquea. Alguns cuidados ajudaro voc, tais como: No demore muito no lar visitado, Mas, tambm, no se mostre apressado, Deixe alguma literatura (por exemplo: folhetos), Convide a pessoa para visitar a igreja, Fornea o endereo da igreja e o horrio dos cultos, Agradea, gentilmente, a oportunidade de ter sido recebido no lar, e Procure marcar outro dia e hora para retornar. Que Deus te abenoe!

You might also like