You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO UFERSA

CURSO: BACHARELADO EM CINCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: LABORATRIO DE QUMICA APLICADA ENGENHARIA PROFESSOR: FRANCISCO SOUTO GRUPO: ACHILLES P. BASTOS JUNIOR

RELATRIO 2 ELETROQUMICA

ANGICOS / RN 12 de Junho de 2013

RELATRIO 2 ELETROQUMICA
EXPERINCIA 2 DESLOCAMENTO GALVNICO

INTRODUO
A Eletroqumica o ramo da qumica que estuda todos os processos qumicos que envolvem reaes de xido-reduo entre substncias, logo, a transformao de energia qumica em energia eltrica. Quando um processo qumico ocorre espontaneamente produzindo corrente eltrica ou produzindo diferena de potencial entre dois plos, chamado de pilha ou bateria. Analogamente, quando o processo qumico ocorre de forma no espontnea, este induzido por uma corrente eltrica de uma fonte externa, tal processo denominado eletrlise. A transferncia dos eltrons entre os reagentes durante uma reao qumica determinada por meio do nmero de oxidao. Desta forma, a oxidao de um elemento resulta no aumento do nmero de oxidao, ou seja, quando um on ou molcula se torna mais positivamente carregado. Por outro lado, a reduo de um elemento resulta na diminuio do nmero de oxidao, ou seja, quando um on ou molcula se torna mais negativamente carregado. Dessa maneira, pode-se dizer que o agente redutor oxidado, e o agente oxidante reduzido. A principal condio em uma reao de xido-reduo a transferncia de eltrons do agente redutor para o oxidante. Assim, estabeleceram potenciais relativos de oxidao e reduo para os elementos, tomando como padro o eletrodo padro de hidrognio. A primeira pilha eletroqumica foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco separados por algodo embebido em soluo salina. Estes discos foram chamados de eletrodos, sendo que os eltrons saiam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente eltrica fluir. J em 1836, John FredericDaniell, construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma clula individual, possuindo um tubo chamado de ponto de salina, que ligava as duas cubas, aumentando sua eficincia. Este dispositivo passou a ser chamado de pilha de Daniell. Uma clula galvnica um dispositivo eletroqumico em que uma reao qumica espontnea usada para geral corrente eltrica. As baterias, so conjuntos de clulas galvnicas unidas em srie para que a voltagem produzida, isto , sua capacidade de forar uma corrente eltrica atravs de um circuito, seja a soma das voltagens de cada clula.

OBJETIVO

Compreender os conceitos de uma reao de oxidao e reduo e as semi-reaes de reduo e oxidao delas definidas. Determinar o potencial de uma reao eletroqumica, prever o carter espontneo ou no de uma reao eletroqumica, pelo seu potencial eletroqumico. Aprendemos tambm a diferenciar uma clula eletroqumica de um dispositivo de eletrlise.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais utilizados durante o procedimento: Soluo de Sulfato de Cobre (CuSO4 0,1 mol/L); Soluo de Sulfato de Zinco (ZnSO4 0,1 mol/L); L de ao (Fe); Tubos de ensaio.

Procedimento experimental: O professor pediu que separssemos em dois tubos de ensaio, no primeiro tubo de ensaio foi pedido que colocasse 10mL de soluo de Sulfato de Cobre (CuSO4 0,1 mol/L), e no outro tubo de ensaio 10mL de soluo de Sulfato de Zinco (ZnSO4 0,1 mol/L). Em seguida, foi pedido para que identificssemos cada tubo de ensaio com os devidos nomes das solues. Logo aps, desfiamos 2 (dois) pedaos bem pequenos de l de ao, e mergulhamos cada 1 (um) em cada tubo de ensaio, com o auxlio do basto de vidro, deixamos a l de ao mais submersa, e ficamos observando o que estava acontecendo.

RESULTADOS E DISCUSSES

1 Tubo de Ensaio: Observamos que o tubo de ensaio que continha a Soluo de Sulfato de Cobre (CuSO4 0,1 mol/L), ocorreu o processo de xido-reduo. Isto , foi oxidando a l de ao que estava submersa soluo. Notamos tambm que a l de ao, mudou de colorao, para um avermelhado escuro, parecendo ferrugem. Resumindo, que as

reaes nas quais h uma mudana no estado de oxidao acompanhada por troca de eltrons entre os reagentes so denominadas reaes de xido-reduo, ou reaes redox. Observa-se que a presena do Fe(II) pode ser detectada na soluo. Fe(s) + CuSO4(aq) FeSO4(aq) + Cu(s) Neste caso, a l de ao doa eltrons aos ons de cobre (II). A l de ao (Fe) oxida-se a Fe2+, ou seja, ele perde dois eltrons, e o cobre (Cu2+) reduzido a Cu, ou seja, ganha dois eltrons. Ento, ao se somar as semi-reaes de reduo, logo aps, somar a equao de oxidao balanceada com a equao de reduo balanceada, igualando o nmero de eltrons ganhos e perdidos possvel se escrever a equao de oxireduo total: Fe Fe+ + 2e (equao de oxidao) Cu+ + 2e Cu (equao de reduo) ______________________________________________ Fe + Cu+ Fe+ + Cu (equao de oxi-reduo total)

2 Tubo de Ensaio:Observamos que o tubo de ensaio que continha a Soluo de Sulfato de Zinco (ZnSO4 0,1 mol/L), no ocorreu nenhum processo de xido-reduo.

CONCLUSES
Conclumos que, a energia liberada em uma reao de xido-reduo espontnea pode ser usada para realizar trabalho eltrico. Este efetuado por uma clula voltaica (ou galvnica), dispositivo no qual a transferncia de eltrons ocorre pelo caminho externo ao invs de diretamente entre os reagentes. Como foi dito anteriormente, ao se colocar a l de ao (Fe) em contato com uma soluo de Sulfato de Cobre (), os eltrons so transferidos do on Cu+, formando ons Fe+ e Cu(s) atravs de uma reao de xido-reduo espontnea. Montando uma clula voltaica com essa reao, ao invs de se colocar a l de ao (Fe) diretamente em contato com o sulfato de cobre, coloca-o em contato com o Fe+ em um compartimento e o Cu em contato com o Cu+ em outro compartimento. A transferncia de eltrons nesse caso ocorrer por um circuito externo, ou seja, por um fio conectado a l de ao e a uma fita de Cu.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1- http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehzsAL/relatorio-eletroquimica, acessado dia 05 de Junho de 2013.

2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroqu%C3%ADmica, acessado dia 05 de Junho de 2013. 3- http://www.infoescola.com/quimica/eletroquimica/, acessado dia 05 de Junho de 2013. 4- http://pt.scribd.com/doc/47268847/Relatorio-3-Eletroquimica, acessado dia 05 de Junho de 2013.

PS LABORATRIO
1- Faa a tabela com os potenciais de reduo dos ons envolvidos no experimento. Semi Reaes Zn (aq) + 2e- Zn(s) Cu2+ (aq) + e- Cu+(aq) Cu2+ (aq) + 2e- Cu(s)
2+

0 (V) -0,76 +0,15 +0,34

2- Compare os dois tubos de ensaio e responda: a) Houve a reao? Caso afirmativo, explique e descreva a reao. R.: No primeiro tubo de ensaio contendo Soluo de Sulfato de Cobre (CuSO4 0,1mol/L) ocorreu sim a reao. J no segundo tubo de ensaio contendo Soluo de Sulfato de Zinco (ZnSO4 0,1mol/L), no ocorreu nenhuma reao. No primeiro tubo de ensaio ocorreu o processo denominado xido-reduo, isto , foi oxidando a l de ao que estava submersa soluo, fazendo com que mesma mudasse sua colorao, para um avermelhado escuro, tpica cor de ferrugem. A colorao da soluo de Sulfato de Cobre, era um azul claro, e no sofreu mudana de cor, hora nenhuma durante a reao. b) O que macroscopicamente caracterizou a ocorrncia de uma reao. R.: No primeiro tubo de ensaio, se caracterizou com a ocorrncia de mudana de cor na reao. No caso a mudana de cor da l de ao sofrendo a xido-reduo.

You might also like